Faculdade de Matemática - FAMAT/CCAST

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 213
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Uso do geoplano no processo de ensino e aprendizagem de um estudante surdo
    (2025-04-03) SANTANA NETO, José Luis; SILVA, Fabio Colins da; http://lattes.cnpq.br/4404734777828009; https://orcid.org/0000-0002-9138-1712
    O objetivo deste trabalho foi analisar as estratégias de ensino de conceitos e procedimentos de cálculo de área por meio da utilização do geoplano como recurso pedagógico para estudante surdo. Nesse contexto, esta pesquisa assumiu uma abordagem de natureza qualitativa e do tipo exploratória. Nesta investigação, a metodologia adotada envolveu uma atividade prática com geoplano, adaptada para atender à necessidade de um estudante surdo do ensino médio da rede estadual no município de Castanhal-PA, priorizando a interação e a ludicidade no processo de aprendizagem. O trabalho evidenciou que o uso do geoplano contribuiu para a compreensão de conceitos geométricos e procedimentos de cálculo de área, além de ter promovido maior interação e engajamento do estudante em sala de aula. Com isso, pode-se inferir que metodologias inclusivas, como a utilização de materiais manipulativos, potencializam o aprendizado de conceitos e procedimentos matemáticos, especialmente em contextos de educação matemática inclusiva. Portanto, esta pesquisa fomentou a importância de práticas pedagógicas que dialogaram com as especificidades do estudante, destacando-se como uma contribuição relevante para o processo de ensino e aprendizagem matemática para estudantes surdos.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Trajetória acadêmica: provocações do PIBID na constituição docente
    (2024-06-04) SILVA, Aliandro Chagas da; GONÇALVES, Kátia Liége Nunes; http://lattes.cnpq.br/5132791406240062
    Este trabalho estruturado em formato de portfólio acadêmico apresenta a minha trajetória de formação de licenciando do curso de Matemática, Campus Universitário de Castanhal da Universidade Federal do Pará, no que remete trazer minha inserção e participação como bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) núcleo de Castanhal, com o subprojeto PIBID 2022: RE/ações na iniciação à docência para/com a Licenciatura em Matemática, campus Castanhal-PA, que foi desenvolvido junto a instituição parceira Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Maria das Mercês de Oliveira Conor, localizada na área urbana de Castanhal-PA, através do projeto apresentado à escola intitulado “Matemática, te puxa. Bora aprender”. Neste texto serão apresentadas três pesquisas/produções cientificas do licenciando enquanto bolsista do PIBID buscando não apenas relatar as atividades desenvolvidas, como acriação de jogos matemáticos, participação em eventos e ações pedagógicas, mas também analisar de que forma essas experiências moldaram a visão do licenciando em RE/Pensar a docência em Matemática. No escopo do subprojeto, ’RE/ações na iniciação à docência para/com a Licenciatura em Matemática’, o enfoque recai sobre as diferentes formas de reação dos/das estudantes diante dos métodos de ensino, bem como as adaptações e inovações implementadas pelo licenciando e demais bolsistas para otimizar a aprendizagem e potencializar o ensino de matemática na educação básica. Ao compartilhar essa experiência, o presente trabalho buscou não apenas documentar a participação no PIBID, mas também contribuir para uma discussão ampla sobre a Formação Docente e ampliação de metodologias e estratégias para o ensinar aprender Matemática, promovendo diálogos que potencializem a imbricação entre a teoria e prática na Educação e Educação Matemática.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A resolução de problema no processo de ensino e aprendizagem de matemática em turmas do 6º ano escolar em Capanema-PA
    (2024-10-29) CHAVES, Bruna Santiago; THIJM, Gerlândia de Castro Silva; http://lattes.cnpq.br/9934039543357877
    O trabalho aborda “A Resolução de Problemas no processo de ensino e aprendizagem de Matemática em turmas do 6º ano escolar em Capanema – PA”, com objetivo de compreender de que modo esta metodologia está presente no ensino-aprendizagem de Matemática a partir dos relatos de experiência e prática pedagógica de professoras que atuam com a disciplina neste nível de ensino. Para o desenvolvimento do trabalho foi utilizada a revisão da literatura pertinente e trabalho de campo com aplicação de questionário. As informações coletadas foram analisadas qualitativamente. Os resultados evidenciaram que é de suma importância o trabalho docente na disciplina de Matemática com suas experiências e didáticas que auxiliam no desenvolvimento educacional dos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. Ressalta-se a importância de se observar o desenvolvimento dos alunos diante ao incentivo de sua aprendizagem e criatividade no ato de pensar e praticar a Matemática. Especificamente, a resolução de problemas, como uma opção metodológica em meio a outras, se mostra promissora na prática docente, embora haja necessidade de um conhecimento maior sobre a metodologia. Outros fatores, contudo, mesmo não tendo ganhado ênfase aqui, interferem no processo de ensino-aprendizagem que estão para além do emprego de metodologias diferenciadas e que vão desde a capacitação docente, ambiente de trabalho e condição socioeconômica do estudante.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O Problema de Dirichlet para Equação de Laplace em um retângulo
    (2025-04-02) GONÇALVES, Afonso Barata; ALMEIDA, Arthur da Costa; http://lattes.cnpq.br/2014957882626187
    Este trabalho aborda o Problema de Dirichlet no retângulo, um dos problemas fundamentais da teoria das Equações Diferenciais Parciais (EDPs). O objetivo principal é estudar a equação de Laplace em um domínio retangular e analisar o comportamento das soluções sob condições de contorno bem definidas. Para isso, utilizamos a técnica de separação de variáveis e a teoria das séries de Fourier, que desempenham um papel essencial na solução analítica do problema. Além do embasamento teórico, destacamos as aplicações do Problema de Dirichlet em áreas como física, engenharia e matemática aplicada, evidenciando sua relevância tanto no contexto acadêmico quanto em problemas do mundo real.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Preposição de uso de materiais manipuláveis para o ensino de matemática
    (2025-04-01) ALVES, João Vitor da Costa; BRAGA, Roberta Modesto; http://lattes.cnpq.br/3004012674017274
    Este trabalho consiste na proposição de atividades por meio da sequência didática, utilizando materiais manipuláveis. As sequências foram desenvolvidas para o 6º ano de Ensino Fundamental, na perspectiva de tornar tornar a Matemática mais interessante na visão dos alunos. De natureza qualitativa exploratória, expositiva e propositiva, as sequências foram constru[idas levando em consideração os descritores da Base Nacional Comum Curricular na perspectiva do uso de materiais alternativos e manipulativos para o ensino de matemática. De modo geral, os materiais manipuláveis podem ser capazes de promover as diversas maneiras e variações do aprendizado, podendo facilitar o entendimento diante das resolução de problemas e a inserção social, quando se trabalha em grupo.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Quadro de escrever: sentidos e significados do uso deste objeto didático na voz de professores de matemática e estudantes da educação básica
    (2025-04-03) SANTOS, Daiane Costa; LEDOUX, Maria Lídia Paula; http://lattes.cnpq.br/1839640402319006
    A pesquisa que deu origem ao Trabalho de Conclusão de Curso ora apresentado, se fez da curiosidade de buscar conhecer uma ferramenta que faz parte do dia a dia do professor - o Quadro de Escrever – considerado como elemento imprescindível para ensinar, com o objetivo de compreender as contribuições do Quadro de Escrever para o professor ensinar e para o aluno aprender conceitos matemáticos nas salas de aula da Educação Básica. Para constituir as informações necessárias a esta discussão, contamos com a colaboração de três professores de Matemática e vinte estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental, de escolas públicas do município de Capanema – Pará. A pesquisa tem características de uma pesquisa de natureza básica, de abordagem qualitativa descritiva. As informações constituídas foram organizadas e apresentadas em formato de relato e gráficos, que contribuíram para as discussões. Os resultados, revelaram que os significados e os sentidos em relação ao objeto de estudo - Quadro de Escrever – que são manifestados pelos colaboradores, deixam explicitados que os estudantes do 6º Ano têm uma relação de tranquilidade com a ferramenta, diferentemente dos estudantes do 9º Ano, que demonstram uma relação inversa. Quanto aos professores, estes afirmam que o Quadro de Escrever é uma ferramenta indispensável e necessária ao desenvolvimento de suas atividades diárias na sala de aula.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Prejuízos da discalculia às habilidades da cognição numérica: estudo de caso com uma estudante com TEA
    (2025-03-27) SILVA, Aline Yamagishi da; SILVA, Fabio Colins da; http://lattes.cnpq.br/4404734777828009; https://orcid.org/0000-0002-9138-1712
    A pesquisa teve como objetivo compreender os prejuízos nas habilidades matemáticas causados pela discalculia no Transtorno do Espectro Autista (TEA), a partir da perspectiva da neurociência cognitiva, especificamente da cognição numérica. Para isso, foi desenvolvido um estudo de caso com uma aluna do 7º ano de uma escola privada de Castanhal-PA. Fundamentada na interdisciplinaridade entre neurociência e educação matemática, a pesquisa abordou os déficits na cognição numérica e suas implicações na aprendizagem matemática. A metodologia incluiu uma revisão bibliográfica e a aplicação do teste PROMAT, que avaliou fatos aritméticos, representação numérica simbólica e não simbólica e transcodificação numérica. Os resultados indicaram prejuízos mais expressivos nos fatos aritméticos, que correspondem ao início da competência cálculo. Enquanto o senso numérico permaneceu preservado, sugerindo dificuldades em etapas mais avançadas do processamento matemático. Foi possível identificar prejuízos também em habilidades do processamento numérico – na linha numérica, na contagem decrescente, na representação simbólica e na transcodificação –, os quais podem acarretar diversos prejuízos posteriores. Portanto, os prejuízos evidenciados nos fatos aritméticos, em parte, devem-se a prejuízos na competência anterior, que é o processamento numérico. A análise evidenciou a necessidade de uma abordagem interdisciplinar para compreender as dificuldades matemáticas de autistas, destacando a carência de estudos que investiguem a relação entre TEA e discalculia. Conclui-se que a integração entre neurociência e educação matemática pode contribuir para estratégias pedagógicas mais eficazes e inclusivas com base nas compreensões oriundas dessa interrelação, promovendo o desenvolvimento acadêmico de alunos autistas e reforçando a importância de um ensino baseado em evidências científicas.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Métodos da programação linear e aplicações
    (2025-04-02) LIMA, Jonas Barros; ALMEIDA, Frayzer Lima de; http://lattes.cnpq.br/4172693899035068
    A Programação Linear é um dos modelos da Programação Matemática que mais evoluiu nas últimas décadas, devido sua grande aplicabilidade na solução de problemas lineares que auxi liam na tomada de decisão. Com interesse de entender os motivos pelos quais essa área se de senvolveu tanto, fizemos uma pesquisa bibliográfica sobre; contexto histórico em que ganhou visibilidade e atenção; suas aplicações na tomada de decisão; conceitos matemáticos do Método gráfico, Método simplex utilizados na solução e otimização de modelos de Programação Linear; o desenvolvimento da Programação Linear dentro da Programação Matemática com seu pro vento em microcomputadores. Por meio desta conseguimos descobrir o exato período em que a Programação Linear ganhou visibilidade, o motivo que proporcionou seu desenvolvimento e sua relação com Pesquisa Operacional, suas aplicações, os fundamentos matemáticos que são as bases dos algoritmos desenvolvidos para a solução de modelos de Programação Linear; os algoritmos desenvolvidos são de fácil implementação em microcomputadores o que facilita seu avanço e aplicações. Esses motivos têm despertado o interesse de vários pesquisadores pela Programação Linear.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaDesconhecido
    Metodologias ativas na prática do ensino de matemática
    (2025-04-01) PINHEIRO, Lucianny Wanessa Baia; BRAGA, Roberta Modesto; http://lattes.cnpq.br/3004012674017274
    Este portfólio acadêmico, reúne produções científicas desenvolvidas ao longo das vivências acadêmicas de atividades de extensão de abordagem prática, no âmbito do curso de Licenciatura em Matemática na Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus Castanhal. O texto discute a importância das metodologias ativas no ensino da matemática, explorando estratégias que colocam o estudante como protagonista do próprio aprendizado, tornando o ensino mais dinâmico, interativo e significativo. Nesse contexto, os trabalhos apresentados neste portifólio refletem a aplicação dessas metodologias no Ensino Fundamental. Trata-se de duas comunicações orais (em anais dos eventos), a saber: A Importância da Resolução de Problemas na Aprendizagem Matemática, investiga o impacto da resolução de problemas aliada ao uso do ábaco e do material dourado, demonstrando como esses recursos favorecem o desenvolvimento do raciocínio lógico e do pensamento crítico dos estudantes; e Jogos Matemáticos no Desenvolvimento das Competências Operacionais, explora a aplicação de jogos matemáticos no ensino das operações básicas, evidenciando que a ludicidade pode tornar o aprendizado mais dinâmico, engajador e acessível. Os resultados das atividades destacam que abordagens interativas não apenas facilitam a compreensão dos conceitos matemáticos, mas também promovem maior confiança e participação dos alunos.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Ludicidade no ensino de monômios e polinômios: uma abordagem ativa e interativa integrando geometria, material manipulável e recurso digital
    (2024-08-21) CASTRO, Amanda Chelly Nascimento de; ROZAL, Edilberto Oliveira; http://lattes.cnpq.br/1587055694481384
    Esta pesquisa visa demonstrar como a combinação de conhecimentos prévios dos alunos sobre geometria com materiais manipuláveis e recursos digitais pode melhorar a compreensão de monômios e polinômios. Realizada na Escola Estadual Professor Marcos Nunes, em Santa Maria do Pará, a pesquisa começou em 2022 com um aluno durante a pandemia e foi adaptada para uma turma em 2024. Observou-se que alunos expostos a jogos matemáticos entre 2022 e 2023 mostraram maior receptividade e desempenho com abordagens lúdicas. Apesar de lacunas no aprendizado, a simplificação da linguagem e a introdução de jogos e atividades digitais aumentaram o interesse dos alunos pela matemática. Duas turmas do 8º ano participaram da pesquisa, oferecendo dados quantitativos e qualitativos. As dificuldades no ensino foram evidenciadas, com alunos reconhecendo a importância de métodos diferenciados, embora nem sempre utilizados pelos professores. A pesquisa sugere que a escola revise suas metodologias para melhorar o aprendizado e evitar a antipatia pela matemática.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Inserção da história da matemática no ensino: uma investigação com professores de matemática de Castanhal - PA
    (2025-04-12) SILVA, Ana Vitória de Souza; THIJM, Gerlândia de Castro Silva; http://lattes.cnpq.br/9934039543357877
    A inserção da História da Matemática no ensino tem se mostrado uma estratégia eficiente para tornar a aprendizagem dos estudantes mais atrativa e significativa. Contudo, sua aplicação enfrenta limitações devido, principalmente, à insuficiência de formação específica dos professores e à carência de materiais didáticos adequados. Este estudo objetiva analisar o emprego da História da Matemática no ensino dos logaritmos, investigando sua aplicabilidade, os desafios inerentes à sua implementação e os impactos na aprendizagem dos alunos. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória, que utilizou questionários aplicados a professores de Matemática de Castanhal, PA, e a elaboração de um plano de aula que integra a abordagem histórica ao conteúdo de logaritmos. Os resultados evidenciam as percepções dos docentes quanto ao uso da História da Matemática, destacando as dificuldades encontradas e apontando possíveis benefícios para a melhoria das práticas pedagógicas e o incentivo à adoção de metodologias mais dinâmicas e contextualizadas no ensino de Matemática.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Formação matemática: percurso formativo e enfrentamentos da docência
    (2025-04-03) PIEDADE, Ana Celia Nascimento da Silva; GONÇALVES, Kátia Liége Nunes; http://lattes.cnpq.br/5132791406240062
    O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como tema Formação Matemática: percurso formativo e enfrentamentos da docência e se apresenta no formato de portfólio acadêmico. O objetivo é refletir sobre a trajetória formativa da autora e suas interlocuções em meio aos desafios encontrados na Formação Inicial para a docência em Matemática, com base em experiências práticas e produção acadêmica durante a graduação. O portfólio é composto por três trabalhos acadêmicos: Aplicações dos Múltiplos: da Matemática para a vida dos estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental; O Tangram como ferramenta pedagógica para o ensino da Matemática: experiência no PIBID; e Vivências e desafios no Estágio III: uma imersão na Educação de Jovens e Adultos. A metodologia adotada inclui a análise dessas produções acadêmicas à luz das diretrizes da Faculdade de Matemática da UFPA, bem como, a reflexão sobre a prática docente. Os resultados indicam que a Formação Inicial dos professores de Matemática pode se fortalecer com experiências práticas em interações junto aos PIBID e os estágios supervisionados, permitindo um ensino dinâmico e contextualizado. Conclui-se que a Formação Matemática na Licenciatura deve articular teoria e prática para preparar os futuros docentes para os desafios em aula de Matemática.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Laboratório experimental de modelagem matemática: práticas e formação docente
    (2023-12-18) SOARES, David Gomes; BRAGA, Roberta Modesto; http://lattes.cnpq.br/3004012674017274
    No âmbito deste Trabalho de Conclusão de Curso, no formato portfólio, o objetivo é analisar minha participação enquanto bolsista PGRAD/Labinfra no projeto “O Laboratório Experimental de Modelagem Matemática como um Espaço de Aprendizagem” (LEMM). Através das vivências e práticas nesse espaço de aprendizagem, busco destacar as contribuições que ser bolsista do LEMM proporcionou à minha formação docente. Desta forma, enfatizo o papel fundamental desempenhado pelo LEMM no desenvolvimento de habilidades e abordo práticas desenvolvidas enquanto bolsista do LEMM nos anos de 2022 a 2023, evidenciadas por 20 trabalhos apresentados nas seções 5 e 9, que foram essenciais para a minha formação inicial. Ademais, discuto três trabalhos em específico que compõem este portfólio que estão em conformidade com a centralidade deste TCC, intitulado “O Laboratório Experimental de Modelagem Matemática: Práticas e Formação Docente”. Sendo que dos trabalhos selecionados para compor este portfólio, dois são sugestões de atividades de Modelagem Matemática como metodologia, enquanto o terceiro remete à reflexão sobre o papel de ser bolsista e sua importância na formação docente. Em resumo, participar do LEMM enquanto bolsista moldou minha trajetória acadêmica, pessoal e profissional, correspondendo a uma experiência essencial para o meu desenvolvimento como futuro professor e pesquisador proativo de matemática.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O estágio supervisionado como contexto para aprender a ser professora de matemática
    (2025-03-27) LIMA, Elizabeth dos Santos; SILVA, Fabio Colins da; http://lattes.cnpq.br/4404734777828009; https://orcid.org/0000-0002-9138-1712
    O estágio deve ser considerado como um trabalho de formação coletivo, pois o professor formador, o professor regente e o estagiário compartilham de experiências e saberes necessários à docência. Nesse contexto, o objetivo deste estudo foi refletir sobre as experiências formativas vividas durante o estágio supervisionado, destacando os desafios e as aprendizagens adquiridas ao longo do processo. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, utilizando relatos das vivências da estagiária em turmas de Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA), além de sua atuação inicial na gestão escolar. Os resultados mostraram que o estágio proporcionou um entendimento mais profundo da prática docente, com foco na adaptação de metodologias para atender às necessidades individuais dos alunos, incluindo aqueles com deficiências. Constatou-se que a prática pedagógica exige do professor habilidades de observação, empatia e adaptação de estratégias, fundamentais para promover um ambiente inclusivo. A pesquisa conclui que o estágio supervisionado é fundamental para a formação docente, oferecendo uma oportunidade para que os futuros professores desenvolvam competências para lidar com a diversidade e se tornem agentes de mudança no processo educacional.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Construindo saberes: estratégias e práticas metodológicas para o ensino da matemática
    (2025-04-02) BEZERRA, Antonio Italo Oliveira; THIJM, Gerlândia de Castro Silva; http://lattes.cnpq.br/9934039543357877
    Este trabalho acadêmico foi elaborado no formato de portifólio para a etapa de conclusão de curso da Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Pará. Seu objetivo é apresentar produções científicas e experiências acadêmicas realizadas no decorrer da formação docente. Durante a graduação foram desenvolvidos alguns artigos acadêmicos, no qual dois foram designados para o X Congresso Nacional de Educação (2024), apresentados no formato de comunicação oral. Este texto discute a importância dos trabalhos acadêmicos na formação docente e aborda estratégias pedagógicas para o aperfeiçoamento do ensino da Matemática, com metodologias adaptativas por meio dos materias manipuláveis. O primeiro, intitulado o geoplano como ferramenta complementar para o ensino de área e perímetro dos quadriláteros, discute o uso do geoplano como recurso didático para o ensino da geometria plana, cuja proposta resulta um projeto de extensão com alunos da rede pública da Cidade de Castanhal-PA, com intuito de proporcionar uma abordagem mais visual e interativa dos conteúdos matemáticos. O segundo artigo, com o titulo: Para impulsionar o aprendizado matemático: estratégias práticas e inovadoras no ensino para estudantes público-alvo da Educação Especial, explora metodologias diferenciadas no ensino da Matemática para estudantes público alvo da Educação Especial. Essas produções refletem o compromisso com a pesquisa e a busca por metodologias que possam contribuir para o ensino e a aprendizagem da Matemática.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A construção da identidade profissional na matemática: reflexões e projetos
    (2025-03-26) SANTOS, Andreza Magalhães dos; NUNES, Renato Germano Reis; http://lattes.cnpq.br/4662907821707953; https://orcid.org/0000-0001-7052-2152
    O presente portfólio acadêmico aborda a construção da minha identidade profissional como professora de matemática, sob orientação do Prof. Dr. Renato Germano Reis Nunes, com base na aplicação de três projetos pedagógicos que utilizam metodologias inovadoras e práticas interdisciplinares. Cada projeto é fundamentado em um artigo específico, sendo eles: “Modelagem matemática no aluguel de casas: previsão de preços e tendências” que explora o uso da modelagem matemática para analisar o tempo necessário para adquirir uma casa própria, considerando diferentes valores de aluguéis. O estudo conecta conceitos matemáticos e problemas do cotidiano, incentivando os alunos a desenvolverem habilidades práticas e pensamento crítico. “Problemas enfrentados por alunos do 6° ano no aprendizado de fração: uma solução com base no jogo matemático Dominó de frações” que propõe a aplicação de um jogo educativo para facilitar a compreensão de conceitos como razão e proporção, com objetivo principal de tornar o aprendizado mais lúdico e acessível. E “Medição do coeficiente de restituição através da análise sonora: uma abordagem experimental com modelagem matemática” este apresenta uma abordagem experimental para calcular o coeficiente de restituição de bolas quicando em superfícies rígidas. Utilizando o aplicativo Phyphox, o artigo demostra como ferramentas tecnológicas de baixo custo podem integrar conceitos de física e matemática. Os três projetos apresentados refletem diferentes formas de articular teoria e prática no ensino da matemática, contribuindo para a construção da identidade profissional do educador. Cada experiência enfatiza a relevância de metodologias interativas, a aplicação prática do conhecimento e a conexão com o cotidiano dos estudantes. Assim, este portfólio evidencia como a prática reflexiva e a inovação pedagógica fortalecem o papel do professor e ampliam as possibilidades de ensino e aprendizagem da matemática.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Análise estátistica dos principais crimes ocorridos no município de Castanhal-PA no ano de 2023
    (2025-04-02) CANTANHEDE, José Wellington da Silva; ALMEIDA, Frayzer Lima de; http://lattes.cnpq.br/4172693899035068
    O presente trabalho tem como objeto de estudo, a análise dos dados sobre o quantitativo dos principais crimes ocorridos no município de Castanhal no ano de (2023). Registrados pelo 5° BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR (5° BPM) sediado na cidade de Castanhal/PA. Assim, após coleta e tratamento das informações, iniciou-se a análise estatística, processando um total de 8.200 registros ocorridos no ano de 2023, subdivididos em 07 modalidades de infrações, durante o período de 12 meses; tais como: Furto; Roubo; Estelionato; Ameaça; Lesão corporal; Injúria e Tráfico de drogas. Neste contexto, os ilícitos: Furto e Roubo, mantiveram-se ocupando a (1ª e 2ª) posição, com 29,5 % e 27,5 % respectivamente do total dos registros em 2023. A partir de uma análise Geoestatística, foi possível identificar, áreas de maior incidência criminal, como os bairros:" Centro e Jaderlândia. Contudo, corroborou-se com verificação do mês de outubro, como o de maior frequência criminal, e neste contexto, foi extraído a semana, no referido mês, com maior quantidade de registros, e a partir da análise, identificou-se os dias de maior fluxo criminal. Além disso, por processo de sobreposição de dados, foi aferido os horários de maiores índices de ilícitos. Os resultados destas verificações são de suma importância, para possíveis soluções em um planejamento-estratégico elaborado, a fim de subsidiar os gestores da segurança pública local, em possíveis tomada de decisão. A partir de uma análise comparativa entre os anos de 2022 e 2023, verificou-se um aumento expressivo de ilícitos em (2023) a um total de: 8.200 registros superando o ano (2022), que mantinha um valor total em: 7.752 registros. Com um acréscimo de " 448 " registros. Representando uma taxa de variação de aproximadamente: 5,8 %. No entanto, os crimes de furto e roubo em (2023) continuaram como os ilícitos de maiores índices, apesar de sofrerem redução no contexto, geral para este ano. Contudo, estes mesmos ilícitos, Furto e Roubo, apresentaram redução em um comparativo geral, em relação ao ano de (2022).
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Ações de inclusão social no ensino médio para o ingresso na universidade: perfil do estudante e proposta extensionista
    (2025-04-03) REIS, Ruam Waldiney Santos dos; THIJM, Gerlândia de Castro Silva; http://lattes.cnpq.br/9934039543357877
    O trabalho analisa os impactos do projeto Mostra Itinerante Universidade e Inclusão Social: o perfil do estudante para o ingresso na universidade e ações de intervenção, da Faculdade de Matemática do campus universitário de Castanhal da Universidade Federal do Pará, sobre a decisão dos estudantes do Ensino Médio e de cursinhos em prosseguir com os estudos em nível superior, com breves considerações sobre as representações de estudantes sobre a Matemática. Parte do princípio de que a transição do Ensino Médio para o Ensino Superior para estudantes de escolas públicas, é marcada por diversas adversidades. Nesse sentido, é importante realizar uma orientação profissional no percurso formativo a partir da oferta de atividades que coloquem em interação o público da escola básica com a universidade. O trabalho de campo foi subdividido em dois momentos: a efetivação da proposta de intervenção e a coleta de dados por meio de uma abordagem qualitativa descritiva que tomou como instrumento de coleta o questionário com o uso da plataforma Google Forms para entender melhor os desafios enfrentados por estudantes do Ensino Médio que desejam ingressar na universidade. O Resultado, analisado por amostragem estatística, destacou a importância de trabalhar o aspecto emocional dos estudantes que manifestaram, dentre outras emoções, medo em relação ao acesso ao Ensino Superior, com destaque às representações sociais sobre a Matemática. Além disso, a falta de preparação em seminários, cálculos e leitura durante o ensino básico os coloca em risco de abandonar os cursos universitários. Finalmente, os resultados enfatizam as dificuldades de políticas enfrentadas pelos estudantes das escolas durante o ingresso no Ensino Superior, evidenciando a necessidade de um suporte mais eficaz para esses alunos. Como impacto positivo do projeto extensionista está o próprio processo formativo ministrado nas feiras, nos seminários e palestras, nas cartilhas e portifólios e, principalmente, na interação do Estudante do Ensino Médio e o do Ensino Superior por meio das ações realizadas.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Etnomatemática e o saber matemático na produção da pimenta do reino
    (2024-02-15) AMARAL, Rivandson Rocha; NUNES, Renato Germano Reis; http://lattes.cnpq.br/4662907821707953; https://orcid.org/0000-0001-7052-2152
    A pesquisa parte da indagação sobre a articulação dos conhecimentos formais e informais da produção da pimenta do reino, a sua origem e objetiva identificar saberes matemáticos tradicionais da agricultura familiar na agrovila do Candeua em Curuçá/PA, a partir da cultura da produção da pimenta do reino e sua articulação ao saber escolar. Buscou especificamente, 1) investigar no dia a dia da agrovila do Candeua em Curuçá/PA, aspectos dos conhecimentos matemáticos utilizados na prática do cultivo da pimenta do reino; 2) relacionar os saberes matemáticos natos ou não formais aos conhecimentos ensinados pela escola. Os sujeitos da pesquisa são agricultores que têm o ensino fundamental incompleto, residentes na agrovila do Candeua. Buscando demonstrar essa relação dos saberes matemáticos informais (empírico) com os formais (erudito) a pesquisa seguiu a abordagem qualitativa, aproximando-se dos conhecimentos Etnomatemático de Ubiratan D’Ambrósio (1987) (2011). No decorrer do trabalho foram desenvolvidos cálculos que demonstram com base teórica a prática que os agricultores utilizam no dia a dia, que muitos destes são produzidos de modo formal pelos agricultores, mas que muitas vezes desconhecem do que se trata. Os resultados estão implícitos na vida em sociedade e são experimentados cotidianamente nas vivências campesinas e no ensino e aprendizagem escolar.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Ensinar e aprender geometria espacial com os livros Pop-up
    (2024-02-23) MODESTO, Mateus Carvalho; ARANHA, Lucas da Silva Costa; http://lattes.cnpq.br/6318420490118692; THIJM, Gerlândia de Castro Silva; http://lattes.cnpq.br/9934039543357877
    O trabalho aborda a utilização dos livros pop-up como um recurso pedagógico para ensinar e aprender Matemática, com intuito de analisar os efeitos da utilização desta ferramenta no ensino-aprendizagem de Geometria Espacial no Ensino Fundamental. A pesquisa foi realizada em uma turma do de 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública Municipal no município de Curuçá, PA, caracterizando-se como uma pesquisa básica, cujas etapas envolveram levantamento bibliográfico, diagnóstico da turma, criação e apresentação do produto em formato de livro, intervenção pedagógica e análise dos resultados. Os principais resultados da pesquisa apontam os benefícios que os livros Pop-up apresentam para o ensino-aprendizagem de Geometria Espacial, como compreender melhor os conceitos, permite a manipulação das estruturas geométricas, permite relacionar conceitos geométricos com experiências concretas, ajuda os alunos a memorizar conceitos e fórmulas com mais facilidade, torna o aprendizado desse conteúdo mais evolvente.