Faculdade de Matemática - FAMAT/CCAST
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O uso de jogos matemáticos como recursos para auxiliar no ensino e aprendizagem das quatro operações aritméticas(2017) CORPES, Maysa Alessandra Viana; THIJM, Gerlândia de Castro Silva; http://lattes.cnpq.br/9934039543357877O presente trabalho apresenta um relato de experiência que utiliza os jogos matemáticos como estratégia para o ensino e aprendizagem das quatro operações aritméticas, realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Latif Ronald Oliveira Jatene, no Município de Castanhal-PA. Para este intento foi realizada uma pesquisa qualitativa subdividida em dois momentos: a observação de campo e intervenção pedagógica em forma de oficina aplicada a uma turma composta por 15 alunos do 4º ano do ensino fundamental. Tendo como objetivo geral, analisar de que forma o uso dos jogos matemáticos como recurso metodológico, pode auxiliar os alunos que apresentam dificuldades nas operações básicas da matemática, tendo ainda como seus objetivos específicos identificar as dificuldades dos alunos nesse nível de ensino, elaborando uma sequência de jogos matemáticos que auxiliem os alunos na resolução de atividades que envolvam as operações básicas da matemática, para que possam desenvolver habilidades e competências em lidar com a matemática em situações no seu dia a dia. A partir do processo de intervenção com o uso de jogos no ensino das operações aritméticas, verificou-se um interesse maior por parte dos alunos em relação às quatro operações, sendo possível utilizar este recurso de forma eficiente no ensino e aprendizagem da Matemática.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Matemática: o que os futuros professores dos anos iniciais narram?(2017-05-11) PRAZERES, Janaina Batista dos; GONÇALVES, Kátia Liége Nunes; http://lattes.cnpq.br/5132791406240062O presente estudo teve por objetivo analisar a Formação Inicial Matemática dos futuros professores dos Anos Iniciais da Educação Básica. Nesse sentido, um grupo de discentes do Curso de Licenciatura em Pedagogia ofertado pela Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de Castanhal, foram os sujeitos da pesquisa. No período de realização, da investigação, o grupo encontrava-se cursando o quarto semestre de sua formação. Para a produção de dados foram utilizados anotações no diário de campo a partir de observações e entrevista semiestruturada. Como metodologia utilizei a abordagem qualitativa, com enfoque nas narrativas, a partir das quais destaquei as vozes dos sujeitos, dialogando com autores referência. Foi perceptível que, há fragilidades e insatisfações, por parte dos discentes, em relação aos conteúdos matemáticos presentes na estrutura curricular do curso.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Equações do 1º grau no 7º ano do ensino fundamental : o valor da incógnita em contexto de sala de aula(2017-05-11) RAMOS, Mayara da Costa; GONÇALVES, Kátia Liége Nunes; http://lattes.cnpq.br/5132791406240062Este estudo vem ressaltar o seguinte tema: equações do 1º grau no 7º ano do Ensino Fundamental: o valor da incógnita em contexto de sala de aula. Teve como objetivo analisar o que os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental manifesta sobre a incógnita ao aprenderem Equação do 1º grau em aula de Matemática. Esta temática surgiu através das minhas inquietações para analisarmos os aspectos que se configuram as dificuldades no processo de ensino e aprendizagem de Equações do 1º grau no 7º ano, em saber o valor da incógnita e da álgebra. O problema investigativo que me ajudou a trilhar a pesquisa: o que os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental manifestam sobre a incógnita ao aprenderem Equação do 1º grau? Para à construção do texto aqui posto, tracei da seguinte maneira: a primeira seção metodologia. A segunda seção que delimita e expressa à temática em questão, a Equação do 1º grau: quais aprendizagens em aula de matemática, destaco assim, os conceitos mais relevantes que configuram a equação do 1º grau. Na terceira seção, indagamos sobre os livros didáticos de Matemática e como aparece a equação do 1º grau para o 7º ano do Ensino Fundamental. Também ressaltaremos quais abordagens são explicitas na hora de sua resolução. Qual o valor da incógnita e da álgebra para ensinar equação do 1º grau? Faço esse questionamento na quarta seção para discutir como acontece o processo de ensino e aprendizagem da equação do 1º grau em aula de Matemática, através das dimensões do fazer e resolver problemas envolvendo tal assunto de forma prática e dinâmica através de jogos matemáticos como fatores importantes na resolução dos mesmos com seu contexto matemático nas salas de aula através das abordagens diferenciadas. Pois, ensinar Matemática é apresentar características de resolução para os problemas existentes e isso é caracterizado através de associações do nosso cotidiano, ou seja, esta correlação estabelece dimensões próprias do fazer acontecer no mundo da Matemática.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Partituras musicais : possibilidades para o ensino de Matemática(2017-08-11) SALOMÃO, Joás dos Santos; GONÇALVES, Kátia Liége Nunes; http://lattes.cnpq.br/5132791406240062Este trabalho objetiva apresentar relação entre a Matemática e a Música, expor breve história de quando esta relação começou a ser percebida pelos Pitagóricos e como esta conexão começou a acontecer. Ainda destaco sobre conteúdos de Matemática que podem ser ensinados por intermédio da Música ao se praticar oficinais interdisciplinares em sala de aula. Foco em conteúdos como frações, proporção e volume, ambos podem ser estudados no 6º ano do Ensino Fundamental. A questão de investigação que permeia este trabalho visa analisar quais as possibilidades as partituras musicais oferecem para o ensino de Matemática em sala de aula. Foram interrogados dois professores não musicais, que lecionam do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental em uma escola pública. Questionamentos foram feitos a eles sobre a relação da Matemática e conceitos musicais, com a finalidade de observamos as possibilidades de se aplicar oficinas envolvendo Matemática e Música em sala de aula e quais seriam aos enfrentamentos ao se pensar neste tipo de oficina. E identifiquei que a relação da Matemática com a Música no ambiente escolar pode surtir efeito na prática, ocasionando em um resultado positivo no processo de ensino e aprendizagem de Matemática.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Cultura da carpintaria naval: saberes etnomatemáticos aplicados à construção de embarcações artesanais no município de Marapanim - PA(2017-12-16) MIRANDA, Kalilo Brasil; LEDOUX, Maria Lídia Paula; http://lattes.cnpq.br/1839640402319006Este estudo versa a Etnomatemática como instrumento cultural na prática da carpintaria naval no município de Marapanim/PA, local da investigação e, teve por objetivo geral: estudar a origem dos saberes matemáticos aplicados pelos carpinteiros navais na construção artesanal de embarcações e, identificar elementos da Matemática, especialmente da geometria, compostos na estrutura das embarcações e, apresentar a forma que esses elementos podem auxiliar no ensino de geometria. Esta pesquisa é de natureza qualitativa, alicerçada em suporte bibliográfico. No estudo etnográfico da cultura da carpintaria naval, foi identificado a presença de elementos característicos da geometria nas estruturas das embarcações e, aproximação do saber fazer matemático que possuem os carpinteiros navais com a Matemática aprendida em ambiente escolar. Todavia, durante a visita aos estaleiros, constatou-se que os saberes matemáticos utilizados no ofício da carpintaria naval são oriundos das práticas culturais que produzem, isto é, etnomatemáticos, gerados e difundidos na própria cultura, sendo aperfeiçoados no exercício diário da carpintaria naval e; e por meio da convivência em grupo familiar, passam esses saberes para as gerações posteriores. Este estudo também valoriza o conhecimento gerado em outras culturas, tendo por base a Etnomatemática, enfatizando a busca de novas descobertas ao ensino de Matemática, assim como a ligação desta ciência com as demais áreas do conhecimento.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Modelagem unidimensional do método geofísico magnetotelúrico marinho na investigação da camada de sal em águas profundas(2018) SILVA, Wanderson de Almeida; ALMEIDA, Frayzer Lima de; http://lattes.cnpq.br/4172693899035068O presente trabalho tem como objetivo descrever metodologicamente acerca da modelagem do método magnetotelúrico 1D, visando sempre determinar as resistividades aparentes e fases do referido método, sua origem e seus idealizadorese apresentar noções preliminares dos ambientes geoelétrico altamente resistivos característicos na prospecção de hidrocarbonetos em águas profundas segundo as características das bacias brasileiras para a modelagem do MMT 1D. Essa é uma técnica relativamente nova, porém, vem ganhando grande visibilidade na indústria, pois, tem se mostrado uma ferramenta valiosa na exploração de hidrocarbonetos. A fonte do Método Magnetotelúrico marinho são as ondas planas oriundas basicamente de interações entre os ventos solares, o campo elétrico e magnético terrestre e a ionosfera.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O Programa Mais Educação na formação de professores de matemática(2018-02-02) SILVA, Rogério de Matos; ALMEIDA, Willa Nayana Corrêa; http://lattes.cnpq.br/2751639119658256; SOARES, Maria Eliana; http://lattes.cnpq.br/9877259421987347O Programa “Mais Educação”, como ação da política educacional é voltado para estudantes do Ensino Fundamental, proporcionando a ampliação da jornada estudantil das escolas da rede pública, por meio de atividades que são agrupadas em macrocampos. Contudo, no ano de 2016 o referido passou por reformulações, onde foi criado o Novo Mais Educação, promulgado pela Portaria MEC nº 1.144/2016 e regido pela Resolução FNDE nº 5/2016, com mudanças tanto estruturais quanto pedagógicas. Assim, o presente Trabalho de Curso tem como objetivo discutir acerca da importância do Programa “Mais educação” para a formação de professores, considerando a colaboração de três graduandos mediadores do programa, todos concluintes do curso de Licenciatura de Matemática, bem como os benefícios desse programa para a graduação desses professores. Para o estudo, seguimos um percurso metodológico de três momentos específicos, no primeiro, com a realização da pesquisa de campo, para a qual utilizamos como instrumento entrevistas estruturadas. No segundo momento, a transcrição das informações, e o terceiro a discussão amparada por referenciais bibliográficos, para o qual foram consultados livros, artigos científicos e documentos oficiais. Como conclusão, ressaltamos que o referido programa é essencial para a Formação de Professores porque permite a relação teoria e prática, bem como, a aproximação com o ensino regular pelas ações dos mediadores que, dentre outras, auxiliam no desenvolvimento de sujeitos críticos, reconhecedores de seus direitos e deveres, ampliando os horizontes de conhecimentos, e ainda possibilita acesso a diferentes instrumentos e culturas, oferecendo novas possibilidades de apropriação do aprendizado pelos educandos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Método das diferenças finitas aplicado a um problema de condução do calor em estado estacionário(2018-02-23) VIANA, Hiago Sales; SILVA, Nildsen Fernando Lisbôa da; http://lattes.cnpq.br/9165074701626196Neste trabalho será feito um levantamento bibliográfico a respeito da transferência de calor bem como a obtenção da equação de transferência de calor na sua forma de diferenças finitas para a solução de uma aplicação de um problema de condução de calor em uma placa em condições estacionárias onde será implementado um código no MATLAB para se obter a solução numérica para a distribuição de temperatura em estado de equilíbrio do problema.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Utilização do laboratório de informática no processo de ensino e aprendizagem de matemática(2018-03-05) PEREIRA, Claudio Humberto da Silva; BRAGA, Roberta Modesto; http://lattes.cnpq.br/3004012674017274Este trabalho apresenta um estudo realizado por meio de uma pesquisa qualitativa, no qual o objetivo foi identificar contribuições do uso do Laboratório de Informática (LI) nas aulas de Matemática. A investigação foi realizada em uma escola de ensino fundamental da rede pública municipal de Castanhal-PA, com uma turma de 7º ano composta por 24 estudantes. Este estudo abrange discussões referentes à importância da utilização de computadores para as aulas da disciplina de Matemática, que juntamente com observações que possibilitaram a coleta/análise de dados, permitiram alcançar o objetivo elencado. Percebeu-se que, apesar de algumas dificuldades dessa abordagem de ensino e aprendizagem de Matemática, a partir do uso de computadores no Laboratório de Informática (LI) foram conquistados avanços no sentido da melhoria na relação dos alunos com a matéria. Desta maneira, nota-se que este enfoque está se modificando, fazendo com que a disciplina passe a ser vista como divertida por meio da utilização do computador.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Contribuições da modelagem matemática para a formação do senso investigativo na EJA(2018-03-05) ALVES, Andréia de Oliveira; BRAGA, Roberta Modesto; http://lattes.cnpq.br/3004012674017274Este trabalho apresenta resultados de uma investigação sobre o ensino de Matemática via Modelagem Matemática com uma turma de 4ª Etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da cidade de Santa Isabel do Pará. O objetivo geral da pesquisa consiste em analisar como a modelagem matemática contribui para o processo de ensino e aprendizagem de Matemática na EJA, nesta cidade. Trata-se de uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa e quantitativa, para a coleta de dados adotou-se a aplicação de questionários somados aos registros da atividade dos alunos. A experiência com a modelagem na EJA resultou em algumas contribuições, destaca-se a interação entre professora-pesquisadora e alunos, a motivação, interação e participação em grupo, facilidade na compreensão dos conteúdos, desenvolvimento da capacidade do aluno de solucionar problemas e do senso investigativo. A partir dos resultados concluiu-se que a Modelagem Matemática é uma forma para ensinar e aprender matemática, uma vez que contribui para o ensino e aprendizagem do aluno facilitando a compreensão da realidade que o cerca ao mesmo tempo em que estimula habilidades no aluno para investigação.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) As leis de Kepler sob o ponto de vista da teoria da gravitação universal de Newton(2018-03-09) GUIMARÃES, Rafael Augusto Duarte; ALMEIDA, Arthur da Costa; http://lattes.cnpq.br/2014957882626187Neste trabalho, realizamos um breve passeio pela a história da Gravitação e seus desdobramentos científicos, bem como fizemos menção de grandes estudiosos nesta área. Uma vez feito isso, abordamos os estudos de Kepler, e em seguida fizemos as considerações e as contribuições de Newton aos estudos daquele, através da Lei da Gravitação Universal e das deduções matemáticas das leis de Kepler. Por fim, enfocamos nas ideias de Albert Einstein e na Teoria da Relatividade.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Modelagem matemática no ensino da trigonometria para 9º ano do ensino fundamental(2018-04-25) SOUZA, Mikaely Gercilen Moura de; ALMEIDA, Arthur da Costa; http://lattes.cnpq.br/2014957882626187Este trabalho é fundamentado em uma pesquisa bibliográfica para colaborar com o ensino da Trigonometria e nas contribuições da Modelagem Matemática, uma metodologia de ensino com a capacidade de motivar os alunos a construir seu próprio conhecimento. Serão apresentados alguns argumentos sobre a Modelagem Matemática que conduza o entendimento dessa metodologia, assim como um pouco da história no decorrer de seu reconhecimento como ferramenta de aprendizagem e a atuação em sala de aula diante a sua proposta na educação. Com enfoque na trigonometria, terá um fundamento teórico sobre triângulos retângulos, como seus elementos e as razões trigonométricas: seno, cosseno e tangente. O intuito de realizar uma aula mais contextualizada por meio de resolução de exercícios não satisfaz o ensino significativo, então a sugestão de uma atividade de acordo com as concepções de Burak na perspectiva dessa tendência metodológica evidencia a importância em buscar a mudança na educação, com a dedicação em tornar a educação matemática referência em qualidade. Palavras-Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Números complexos : cálculo de raízes e sua representação geométrica usando o aplicativo Mathematica(2018-04-27) BARBOSA, Leonardo do Nascimento; SILVA, José Geraldo Gonçalves da; http://lattes.cnpq.br/0680669960875075Este artigo apresentará um estudo sobre a evolução dos números complexos, em particular, sobre cálculos de raízes e sua representação geométrica utilizando o software Mathematica, sua finalidade e calcular as raízes complexas e esboçar o seu gráfico utilizando um software de matemática. A princípio iniciou com uma abordagem histórica e teórica, procurando entender como surgiram os números complexos e quais foram os principais matemáticos envolvidos que contribuíram para o seu desenvolvimento. Buscando de esse modo desenvolver e compreender como são realizados os cálculos das raízes complexas assim como a utilização do Mathematica como forma de suporte para facilitar a interpretação geométrica das raízes, auxiliando os estudantes na realização dos cálculos e tornando o mesmo mais rápido de ser realizado. A metodologia empregada envolve a aplicação do calculo de raízes complexas, fundamentada em pesquisas bibliográficas. Desta forma, mostram-se as definições dos números complexos, as propriedades do mesmo bem como da fórmula de Moivre, seguido de algumas aplicações com o intuito de mostrar em diversas situações a aplicabilidade desse assunto.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Professores que ensinam geometria nos anos iniciais do ensino fundamental(2018-04-30) SILVA, Eduilson Jose e; LEDOUX, Maria Lídia Paula; http://lattes.cnpq.br/1839640402319006Este estudo intitulado de “Professores que ensinam Geometria nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental”, tem como objetivo analisar a dificuldade encontrada por este profissional da educação e compreender quais as estratégias auxiliadora para o ensino da Geometria este usar. A pesquisa apoiou-se primeiramente em conhecer um pouco da historicidade da Geometria, depois em alguns teóricos que refletem sobre o ensino desta, tendo como sujeitos docentes da educação do ensino fundamental. A opção metodológica teve caráter qualitativo e bibliográfico que permitiu análises relevantes. Os dados foram coletados por meio de questionários e entrevistas semiestruturadas. Participaram deste estudo três professores que ensinam Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de uma Vila de São Sebastião da Boa Vista, no munícipio de Marajó – Pará, visando conhecer as estratégias usadas por esses professores para trabalhar a Geometria para estudantes dos Anos Iniciais, considerando a dificuldade de trabalhar este conteúdo, muitas vezes sendo gerado pela falta do aporte pedagógico, pela formação inacabada do professor e pela carência de aproveitamento do estudante na aprendizagem do saber geométrico, proporcionado, como viu-se na pesquisa, na negligencia familiar em acompanhar o processo de aprendizagem de seus pais o que contribui na voz do professor na qualidade do ensino escolar. Os resultados obtidos, apontam que há necessidade de ações de intervenção mais eficientes, na perspectiva de contribuir para a melhoria do ensino de Geometria nos Anos Iniciais das escolas que serviram de ambiente para novas ações que minimize essa dificuldade do educando em aprender a geometria assim como outros tópicos matemáticos para qualidade da educação básica.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Aprendizagem da matemática : dificuldades para aprender conteúdos matemáticos por estudantes do Ensino Médio(2018-05-04) CARNEIRO, Letícia de Nazaré Souza; LEDOUX, Maria Lídia Paula; http://lattes.cnpq.br/1839640402319006Esta é uma pesquisa de natureza básica, de abordagem qualitativa e tem como principal objetivo identificar fatores que dificultam a aprendizagem de conteúdos matemáticos por estudantes do Ensino Médio para compreender suas principais causas. Participaram deste estudo, 48 estudantes do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública da rede estadual, localizada no distrito do Apeú, no município de Castanhal. Para a constituição das informações, utilizamos como instrumento, questionário com questões semiestruturadas objetivando identificar as causas que contribuem para dificultar a aprendizagem de conteúdos matemáticos. Durante o período que estivemos no campo de investigação, foi possível observar que aprender Matemática ainda é uma questão que preocupa, o que nos levou a fazer reflexões acerca do ensino da Matemática no contexto brasileiro, a partir dos dados informados nos indicadores educacionais. Compreende-se que aprender Matemática não é algo fácil, porém é necessário encontrar meios que possam contribuir para a melhoria do ensino a partir da orientação necessária no sentido de estimular o estudante a desenvolver a capacidade e a habilidade de raciocínio-lógico necessário para a aprendizagem de conteúdos matemáticos. As informações foram organizadas e analisadas com base nos estudos realizados por teóricos que discutem a temática. Os resultados apontam que ensinar matemática é sempre um grande desafio para os professores e os mesmos devem encontrar meios para vencer esses desafios, encontrando métodos adequado que ajude o estudante a compreender os conteúdos ensinados e sala de aula.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Educação matemática : o uso do dominó regional como jogo matemático(2018-05-04) PEDRA, Luis Eduardo da Silva; LEDOUX, Maria Lídia Paula; http://lattes.cnpq.br/1839640402319006A pesquisa intitulada Educação Matemática: o uso do Dominó Regional como Jogo Matemático tem como objetivo fazer com que os estudantes gostem de apreender Matemática, mudando a rotina da classe e despertando o interesse do estudante envolvido, pois a aprendizagem através de jogos, como dominó, jogos de tabuleiro e outros, permitem que o aluno faça da aprendizagem um processo interessante e até divertido. Outro objetivo é demonstrar as possíveis aprendizagens dos conceitos novos trabalhados a partir de atividades desenvolvidas com o jogo matemático regional, voltado para o ensino de operações matemáticas fundamentais levando a um melhor aproveitamento escolar em função do uso desta tendência de ensino. Esta é uma pesquisa de natureza básica e de abordagem qualitativa. Participaram como sujeitos desta investigação, 40 estudantes do 6º e 7º anos de duas turmas do Ensino Fundamental, com idade entre 10 e 12 anos, que apresentaram certa dificuldade no aprendizado de conteúdos matemáticos. Foi utilizado como instrumento para a obtenção das informações, entrevista com questões semiestruturada e a observação em lócus. Os procedimentos metodológicos utilizados passam por resoluções de problemas, levando-os a se envolver com as aplicações da Matemática, desenvolvendo e aprimorando as habilidades que compõem o raciocínio lógico Os resultados apontam que os jogos podem ser vistos como ferramentas auxiliares para o professor ensinar e para os estudantes aprenderem conteúdos matemáticos, especialmente quando esses jogos utilizam uma linguagem regionalizada trazendo para o jogo, elementos que fazem parte do cotidiano do estudante. Isto foi observado a partir do envolvimento dos estudantes na experiência realizada que serviu como fonte de informação para construção desta pesquisa.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Matemática e música : uma abordagem através do monocórdio de Pitágoras(2018-06-05) ALMEIDA, Luan Xavier; BRAGA, Roberta Modesto; http://lattes.cnpq.br/3004012674017274Este trabalho investigou algumas relações entre Matemática e Música possíveis de serem abordadas em ambiente de ensino e aprendizagem de Matemática. Usamos a história desta relação como fio condutor para trabalharmos a interdisciplinaridade, a qual qualificou o que é comum entre essas duas áreas de conhecimentos. O objetivo foi desenvolver uma proposta interdisciplinar envolvendo Matemática e Música para o ensino de frações. Nesse intuito, sintetizamos a relação entre a Matemática e a Música retratando especificamente o trabalho de Pitágoras em seu monocórdio. Partindo deste contexto histórico elaboramos um conjunto de atividades articuladas e planejadas com a intenção de atingir nossa finalidade didática. Assim, apresentamos uma proposta de sequência didática, onde os educandos poderão construir seus monocórdios, analisar os sons, assim como relacioná-los com frações. Tal proposta constitui uma abordagem interdisciplinar, que destaca o uso do monocórdio como uma prática didática, capaz de tornar o ensino e a aprendizagem de frações mais significativo, atraente e capaz de fazer com que pequenas frações de corda se tornem Música.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Modelagem matemática no estudo de funções trigonométricas no ensino médio(2018-06-05) MAIA, Amanda de Souza; BRAGA, Roberta Modesto; http://lattes.cnpq.br/3004012674017274A partir da proposta de dinamizar as aulas de Matemática sobre funções trigonométricas no ensino médio objetivou-se analisar como o uso do Geogebra no processo de Modelagem Matemática pode otimizar estas aulas. Para tanto, aplicou-se um questionário de sondagem, uma sequência de três atividades de Modelagem Matemática envolvendo fenômenos periódicos e um questionário final para verificar os resultados gerados pela pesquisa. É possível afirmar com base nos resultados obtidos nesta pesquisa, que a Modelagem Matemática e o GeoGebra são capazes de proporcionar um ambiente de aprendizagem dinâmico e favorável ao ensino das funções trigonométricas, na medida em que são capazes de envolver os alunos na construção do próprio conhecimento com mais significado.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Redes neurais artificiais e suas aplicabilidades : modelagem do valor da temperatura máxima na cidade de Castanhal(2018-06-26) SANTOS, Fernanda Kelly Martins dos; ROZAL, Edilberto Oliveira; http://lattes.cnpq.br/1587055694481384No atual contexto de aquecimento global, torna-se relevante analisar e modelar a Temperatura máxima do ar visando identificar os possíveis sinais ou evidências de tendências das mudanças climáticas, neste caso abordamos a cidade de Castanhal (Pará). A inteligência artificial tem sido utilizada com êxito para modelar dados climáticos, por meio das Redes Neurais Artificiais (RNA). Entretanto, ainda é escassa a utilização das RNA para obtenção da previsão de temperatura disponível. Com isso, esta pesquisa apresenta estudos da série temporal da temperatura máxima (°C) acumulada no tempo com a utilização de redes neurais na tentativa de gerar modelos de previsões. Foi utilizada uma série obtida junto à Estação Meteorológica da cidade de Castanhal/PA de 2013 a 2017 de registros diários da temperatura máxima (°C) que originou a série acumulada diária. O objetivo neste estudo foi testar o desempenho, para previsões, dos modelos de redes neurais artificiais através do algoritmo de treinamento, Backpropagation. Os resultados mostram que o erro médio dos valores simulados fica em torno de 0,6 %, mostrando um desempenho aceitável do método aplicado.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise multitemporal da cobertura do solo do parque estadual do Utinga, Belém-PA(2018-06-26) XAVIER, Nilza Martins de Queiroz; ALMEIDA, Arthur da Costa; http://lattes.cnpq.br/2014957882626187O monitoramento da cobertura do solo é um aspecto fundamental para o controle dos impactos ambientais promovidos por ações antrópicas. Objetivou-se fazer uma análise multitemporal da cobertura do solo do Parque Estadual do Utinga nos anos 1984, 1999 e 2013. Para isso foi empregada imagem orbital digital obtida pelo sensor TM, bandas 3, 4 e 5, do Satélite Landsat-5 para os anos de 1984 e 1999, e imagem do Satélite Landsat-8, bandas 6, 5 e 4, para o ano de 2013. O aumento das classes Floresta Densa e Capoeira indicam o aumento da regeneração natural e estabelecimento de uma floresta secundária densa ao longo de aproximadamente duas décadas. A poluição dos mananciais e a ocorrência de áreas Degradas ao redor dos Lagos Água Preta e Bolonha favorecem o estabelecimento de plantas aquáticas e assoreamento do corpo hídrico do parque.