Curso de Pedagogia - CABAE
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Navegando Curso de Pedagogia - CABAE por Orientador "COSTA, Crisolita Gonçalves dos Santos"
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Aprender brincando na educação infantil: jogos e brincadeiras tradicionais(2023-12-15) TEIXEIRA, Cristianne do Carmo; COSTA, Crisolita Gonçalves dos Santos; http://lattes.cnpq.br/3413323530425831; https://orcid.org/0000-0003-3700-5334Considerando que “brincar” é a atividade principal da criança, na qual a mesma expressa sua interação com o mundo, seus valores, modos de pensar, agir e saber fazer o jogo e a brincadeira, além de educar, atendem uma necessidade natural da criança. Objetivamos a partir deste artigo apresentar o papel, do brincar na Educação Infantil como facilitador de habilidades cognitivas e motoras. Sabendo que as atividades lúdicas como jogos, brincadeiras e brinquedos fazem parte do mundo das crianças, auxiliando no seu desenvolvimento físico, cognitivo e social. Nossa pesquisa é bibliográfica e tem por base textos sobre o tema Ludicidade a partir da conceituação de Cipriano Luckesi e Tizuko Kishimoto. Nosso interesse pelo tema “Aprender Brincando na Educação Infantil: jogos e brincadeiras tradicionais”, surgiu a partir da leitura dos textos sobre o referido tema que serviria de base para a produção do evento “I Jornada de jogos, brinquedos e brincadeiras” realizado pela turma de Pedagogia 2018 da UFPA - Soure”, no qual fomos instigados a produzir jogos educativos e pensar no resgate de brincadeiras de gerações antigas. Tendo em vista que muitos professores encontram dificuldades em compartilhar certos conhecimentos os quais poderiam ser facilmente transmitidos com a prática de atividades lúdicas. Ao término da disciplina concluímos que o brincar direcionado proporciona para às crianças um ambiente agradável e interessante, possibilitando assim o aprendizado de habilidades úteis à sua vida social e afetiva.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A criança e a transição da educação infantil para o ensino fundamental(2023-12-14) SILVA, Gilviane Carla Silva da; COSTA, Crisolita Gonçalves dos Santos; http://lattes.cnpq.br/3413323530425831; https://orcid.org/0000-0003-3700-5334O artigo que se apresenta corresponde ao trabalho de conclusão do curso de Licenciatura em Pedagogia, apresenta o título” A criança e a transição da educação infantil para o ensino fundamental”. O estudo tem por objetivos, analisar as mudanças comportamentais que ocorrem durante o processo de transição do Ensino Infantil para o Ensino Fundamental e analisar os desafios pertinentes no processo de transição do Ensino Infantil para o Ensino Fundamental. O aporte teórico baseia-se em autores que estudam a infância, educação infantil e ensino fundamental de nove anos, como: Sônia Kramer (2006/2007), Nascimento (2007), Peretti (2016), Correa (2012), Melo (2020), entre outros. Como opção metodológica de pesquisa, utilizou-se a análise do conteúdo, por meio de revisão bibliográfica com abordagem qualitativa. Feita a análise e a discussão sobre os desafios postos diante da nova organização do ensino fundamental, nos limites deste trabalho, evidenciou-se a importância de as instituições educacionais repensarem estratégias para a inclusão de crianças de seis anos, considerando que as mesmas estão ligadas a ensinança que vivenciaram na etapa da educação infantil, assim como é fundamental a formação adequada aos professores que irão trabalhar com o 1º ano do ensino fundamental. Ajuizamos que esse processo ainda precisa ser estudado e debatido, pois, mesmo que as leis e suas normativas assegurem o direito ao ensino em instituições ajustadas para a inclusão das crianças de seis anos, muito ainda há por se fazer, é preciso garantir a permanência da criança no espaço educacional melhorando as condições e o acesso às instituições de ensino.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O estágio supervisionado como campo de pesquisa: discussões sobre gestão democrática e formação continuada no ambiente escolar(2023-12-14) OLIVEIRA, Luiz Felipe Carvalho; COSTA, Crisolita Gonçalves dos Santos; http://lattes.cnpq.br/3413323530425831; https://orcid.org/0000-0003-3700-5334Este artigo foi elaborado com base nas experiências adquiridas durante o estágio supervisionado no curso de pedagogia da Universidade Federal do Pará. O estágio curricular teve atividades orientadas por um projeto de intervenção e atualização de organização e gestão da escola, exigiu a redação do relatório de campo, que embasou as discussões desse estudo. Este artigo aborda como objetivo geral a discussão relacionada ao estágio como campo de promoção à pesquisa na gestão escolar e na coordenação pedagógica. Nesse sentido, o trabalho assume uma abordagem qualitativa. O artigo também aborda como objetivo específico a discussão da epistemologia como agente fundamental para o desenvolvimento das ações práticas tanto na coordenação pedagógica quanto na gestão escolar, apontando essa correlação também chamada de práxis dentro da dimensão do trabalho. Com o intuito de tornar a leitura de mais fácil compreensão o trabalho está divido em três tópicos respectivamente: O estágio como campo de pesquisa para a gestão escolar e a coordenação pedagógica; o trabalho da gestão escolar e coordenação pedagógica na escola pesquisada; o trabalho do coordenador pedagógico e a formação continuada: Desafios para trabalhar a valorização da cultura local.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Gestão democrática participativa na escola Florência Inglis de Paiva: um estudo de caso(2021-10-08) CARVALHO, Jofre Brasil de; COSTA, Crisolita Gonçalves dos Santos; http://lattes.cnpq.br/3413323530425831; https://orcid.org/0000-0003-3700-5334O presente trabalho de conclusão de curso teve como objetivo geral analisar a participação da comunidade de Marupaúba na Escola Municipal Florência Inglis dePaiva, com vistas a identificar como vem sendo construído o processo de gestãodemocrática na escola e como objetivos específicos identificar os princípios norteadores da gestão participativa e democrática da escola; descrever como se dáa participação da comunidade na gestão da Escola Florência Inglis de Paiva, proporações que devem ser desenvolvidas para a melhoria da participação da comunidade na escola pesquisada. Como metodologia, utilizamos a pesquisa qualitativa do tipoestudo de caso, tendo como referência Ludke e André (1986) e Moresi et al (2003).Os instrumentos de coleta de informações foram: pesquisa bibliográfica, análise documental e entrevista com aplicação de questionários com perguntas abertas. Foram entrevistados (9) sujeitos: gestor, coordenador pedagógico, 2 professores, 2 alunos, 1 mãe de aluno, 1 agente comunitário de saúde e 1 líder da comunidade. A partir dos dados coletados, os resultados apresentados permitem inferir que os entrevistados não têm conhecimento dos diversos significados de participação. Paraa maioria, participação significa está presente no espaço escolar. Apesar dessa forma de participação não ser a ideal, pode-se considerar que a comunidade tem participação ativa na escola. Porém ainda há necessidade de se discutirem entre os profissionais da escola, bem como toda a comunidade, o que realmente significa participação, e assim, juntos, construírem uma parceria forte com o objetivo de promover educação de qualidade, contribuindo para o bem de todos, baseado numa gestão com princípios orientadores de uma gestão democrática.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Manifestações de bullying em uma escola pública do ensino fundamental: uma análise pertinente(2023-12-14) MATOS, Rita de Cássia Santana de; COSTA, Crisolita Gonçalves dos Santos; http://lattes.cnpq.br/3413323530425831; https://orcid.org/0000-0003-3700-5334O presente estudo tem como objetivo analisar as práticas comportamentais de estudantes de uma escola pública municipal e se essas caracterizam-se ou não como bullying. Partindo dos seguintes questionamentos: quando as práticas comportamentais da adolescência tornam-se violência na forma de bullying? Quais são os impactos desse fenômeno na vida dos sujeitos envolvidos? A pesquisa é de cunho qualitativo, a partir da pesquisa de campo e da utilização de questionários para obtenção dos dados. Para o desenvolvimento mais satisfatório, serviram de aportes teóricos os estudos de Silva (2010), Souza e Almeida (2011), Fante (2005), dentre outros. A pesquisa revelou que, as manifestações ocorrentes na escola pesquisada, classificamse como práticas do fenômeno bullying, revelou também, que no contexto educacional, existem poucas produções científicas sobre esse fenômeno, tendo vastas produções voltadas ao contexto clínico, pisicológico, e refrente a escola que é onde se propaga, o acervo é limitado. A prática do bullying é muito grave, e não deve jamais ser encarada como “brincadeira”, as consequências geradas por esse fenômeno são devastadoras e algumas, irreverssíveis, como o homicídio e suicídio.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Práticas de gestão em sistemas educacionais nos municípios de Abaetetuba, Acará e Barcarena(2022-06-30) VILHENA, Paloma Gomes; COSTA, Crisolita Gonçalves dos Santos; http://lattes.cnpq.br/3413323530425831; https://orcid.org/0000-0003-3700-5334O presente trabalho está articulado à pesquisa de gestão de sistemas e unidades educativas e organização do processo educacional na escola básica, suas práticas exercidas e novas possibilidades de trabalho coletivo, com uma proposta de investigação, cujo escopo principal é a analisar os modelos de gestão educacional adotados por três municípios do Estado do Pará, sendo eles, Abaetetuba, Acará e Barcarena, à luz dos modelos juridicamente consagrados e dos corpos conceituais cientifica e tecnicamente construídos, verificando sua capacidade de efetivar um processo de ensino de melhor qualidade com otimização de recursos, à luz de referências como: concepção gerencial de gestão e gestão democrática. Adota como orientação metodológica a abordagem do ciclo de políticas (policy cycle approach), formulada por Stephen Ball e Richard Bowe (1992) e empregada em diferentes contextos como referencial teórico-analítico para o estudo de políticas educacionais. A teoria se distingue da realidade vivida nos municípios, apesar da autonomia atribuída aos sistemas municipais, na prática, tem-se centralização de poder, que afetam diretamente a formação do educando, isso está expresso nos dados obtidos através dos índices de desempenho da aprendizagem quando transformados em ações da gestão, necessitando de uma construção baseado no modelo de gestão educacional participativa.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Residência pedagógica: desafios e possibilidades acerca da prática docente no processo de alfabetização e letramento(2024-06-20) CORRÊA, Rayane Furtado; COSTA, Crisolita Gonçalves dos Santos; http://lattes.cnpq.br/3413323530425831; https://orcid.org/0000-0003-3700-5334Este artigo objetiva analisar os desafios e possibilidades acerca da prática docente no processo de alfabetização e letramento no Programa Residência Pedagógica. A questão que norteou este trabalho foi: quais os desafios enfrentados no processo de alfabetização e letramento no Programa Residência Pedagógica acerca da prática docente? No propósito de atingir o objetivo e aprofundar a temática, o artigo aborda estudos e reflexões sobre alfabetização e letramento a partir das obras de Soares (2020) e Ferreiro (2020), abordando a psicogênese da língua oral e escrita, somado a isso busca-se trazer a reflexão sobre teoria e prática e prática docente utilizando autores como Freire (1996), Libânio (1994), e Pimenta (1995, 1999, 2005, 2012), para aprofundar a discussão sobre a práxis. A metodologia utilizada na realização da pesquisa é de abordagem qualitativa e teve como principal instrumento de coleta de informações a observação a partir da vivência na escola campo. Os resultados da pesquisa e da vivência na escola-campo geraram reflexões pertinentes sobre a prática docente no processo de alfabetização e letramento, visto que no, processo de ensino aprendizagem da turma em estudo, o maior desafio era conseguir alcançar a todos de maneira que elas viessem avançar de nível, e através do Programa Residência Pedagógica foi possível notar avanços na turma, se utilizando de práticas de letramento no ambiente alfabetizador, pois são processos distintos, mas inseparáveis.