Curso de Pedagogia - CABAE
URI Permanente para esta coleção
Campus de Abaetetuba /
Bibliotecária: Luciane Silva da Silva
Fone: (91) 3201-7089
E-mail: bibabaetetuba@ufpa.br
Site: http://www.ufpa.br/cubt
Navegar
Navegando Curso de Pedagogia - CABAE por Data do Documento
Agora exibindo 1 - 20 de 296
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O lúdico como recurso didático para o ensino aprendizagem da criança com síndrome de Down(2011) PEREIRA, Elza do Socorro Ferreira; PINHEIRO, Georges Alberto Silva; http://lattes.cnpq.br/7157671383955575O presente trabalho tem como tema “O lúdico como recurso didático para o ensinoaprendizagem da criança com Síndrome de Down”. Este trabalho tem como objetivo geral analisar a importância do lúdico como recurso didático no processo de ensinoaprendizagem de alunos com Síndrome de Down da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e da Escola Dr. Vicente Maués. E como específicos: Verificar como o lúdico contribui para o desenvolvimento do Ensino-Aprendizagem do deficiente com Síndrome de Down; Saber de que maneira os professores da APAE e da Escola Dr. Vicente Maués, turno vespertino, podem utilizar o lúdico para desenvolver a coordenação motora dos alunos com Síndrome de Down; e, Perceber qual a relação do professor com o aluno Síndrome de Down na entidade APAE e na Escola Dr. Vicente Maués. Buscando responder a esses questionamentos optamos por realizar uma pesquisa com método indutivo, de abordagem qualitativa com aplicação de questionários e observações nas referidas Instituições Educacionais. Ao final da pesquisa, concluímos que o lúdico se torna necessário para a aprendizagem do aluno com Síndrome de Down.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A ludicidade no desenvolvimento e aprendizagem de crianças na pré-escola(2011-07-12) GONÇALVES, Andréa Cristina da Silva; PEREIRA, Denilda Nunes; SILVA, Dedival Brandão da; http://lattes.cnpq.br/2843515711368703Este ensaio objetiva fazer um estudo sobre a importância do lúdico na prática dos professores da pré-escola, discutir a ação lúdica, analisar sua aplicação no desenvolvimento e aprendizado das crianças, tomando por base duas realidades escolares. Observando a prática das professoras em duas escolas distintas do Município de Abaetetuba. Inicialmente, buscou fazer um apanhado da importância do lúdico no contexto social dos indivíduos apontando, também, a importância que o mesmo exerce na educação infantil a considerar a legislação educacional brasileira. Em seguida, o estudo está voltado para a análise sobre a prática lúdica das professoras do pré-escolar, tomando como parâmetro duas escolas com alunos (as) dessa faixa etária, sendo uma da rede pública municipal e outra da rede particular. Finalmente, a pesquisa discute a questão das condições da aprendizagem em tais escolas, enfatizando até que ponto o lúdico ao ser apropriado pelas professoras em seu ambiente escolar, contribuem para o desenvolvimento e a aprendizagem dos alunos naquela faixa etária.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Minha trajetória: um retrato autobiografico em formação(2013-10-31) MORAIS, Maria Elisa Salazar; RIBEIRO, Edinéa Bandeira; http://lattes.cnpq.br/5750440522721213Apresento neste trabalho as narrativas de memória de escolarização por meio da metodologia de história de vida e formação de professora, a partir de um relato autobiográfico. Desta forma, também se dispõe a articular, a luz da teoria revisada que me fez pensar, refletir, rememorar as lembranças que foram revividas e que deram vida a este trabalho de suma importância. O referencial teórico – metodológico e sustentado nos estudos de, Bomeny (2011), Bueno (1998), Dewey (1965), Freire (1987, 2001, 2011), Josso (2007), Nóvoa (1992).Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Do ato de aprender ao ato de ensinar: a história de vida e os diferentes saberes na construção de minha identidade profissional docente(2015) QUARESMA, Maria do Carmo Maués; SILVA, Claudete do Socorro Quaresma da; http://lattes.cnpq.br/1459920630595914Este memorial trata de minhas memórias sobre o ato de aprender ao ato de ensinar: os marcos das reminiscências da história de minha vida e os diferentes saberes na construção de minha identidade profissional docente. Pretende apresentar as reflexões teóricas que embricaram-se à minha formação familiar, acadêmica e profissional. Destacando as memórias sobre minha origem de vida, e minha passagem pela educação básica e superior, bem como no trabalho com a formação em serviço. Assim, encontrei fundamentação teórica metodológica na abordagem qualitativa da pesquisa descritiva por meio da técnica de elaboração de um memorial. Meu objetivo geral é compreender como os marcos das reminiscências da história da minha vida e os diferentes saberes influenciaram no meu ato de aprender e na construção de minha identidade profissional docente, além de apresentar as memórias dos acontecimentos marcantes da Educação Familiar e da Educação Formal que me levaram a compreender a forma como eu aprendi; Evidenciar os diferentes saberes que somaram a construção de minha identidade profissional docente; Analisar as contribuições das diferentes aprendizagens para a forma de como eu, professora alfabetizadora, ensino hoje. Cheguei à conclusão que a identidade docente é produzida através das várias aprendizagens, saberes oriundos de si e de outrem e que há uma estreita relação dinâmica entre a história e vida que interfere no modo que aprendemos e ensinamos e que sempre há possibilidades de mudanças a nível pessoal, profissional principalmente quando sabemos reconhecer as contribuições implícitas e explícitas advindas de muitos e diferentes saberes.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) LIBRAS como disciplina no ensino fundamental: uma experiência na escola Antônio de Oliveira Gordo, Moju-PA(2016) SOUZA, Vanda Suely Ferreira de; COSTA, Vanessa do Socorro Silva da; http://lattes.cnpq.br/2743227224359109; https://orcid.org/0000-0002-4911-8144Este trabalho tem como objetivo geral analisar como os professores da escola Antônio de Oliveira Gordo entendem e enfrentam o processo de inclusão de alunos surdos na sala de aula. O local da pesquisa pertence à zona urbana do município de Moju/Pará. Como suporte teórico foram usados os trabalhos de Reis (2013), Silva (2009) entre outros que serviram de referências para as discussões sobre educação dos surdos. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo que se caracteriza pela presença de uma forte subjetividade contida nas falas dos atores sociais envolvidos no ambiente escolar. A coleta de dados foi feita através de pesquisa de campo utilizando como instrumento um roteiro para as entrevistas com docentes e outro sobre a escola pesquisada. Os resultados apresentados são interpretados e discutidos através da técnica de análise do conteúdo extraído das transcrições das entrevistas. Os resultados obtidos indicam que por unanimidade os docentes reconheceram que a escola ofertou uma formação continuada na área.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Caminhos e descaminhos de uma mulher educadora(2017) LUZ, Fernanda da Costa; CARDOSO, José Carlos Martins; http://lattes.cnpq.br/8339490167570990; https://orcid.org/0000-0002-9090-8842O presente memorial intitulado “Caminho e descaminhos de uma mulher educadora” traz como objetivo realizar uma análise nas mudanças ocorridas no processo de minha formação docente. Nele descrevo o resgate de todos os fatos ocorridos em minha infância até a vida adulta, os desafios do meu trabalho docente, com a educação de jovens e adultos, multisserie e educação infantil e aos caminhos que percorri para atingir meu principal objetivo ser pedagoga e poder contribuir no ensino aprendizagem dos meus aluno. Ingressar na educação como educadora foi uma maneira de não ficar perdida no tempo por falta de estudar e sim um incentivo para mais adiante subir os degraus que os estudos oferecem, portanto neste memorial percebo o quanto a minha persistência em continuar estudando foi primordial para esta onde estou, terminando uma graduação com intuito de continuação.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Praticas docente: memórias entre a educação básica e a universidade(2017) GONÇALVES, Raimundo Pinheiro; SILVA, Erbio dos Santos; http://lattes.cnpq.br/4809843012802542; https://orcid.org/0000-0002-0030-3058O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre minha trajetória pessoal, escolar, profissional e acadêmica resgatando os fatos históricos, envolvendo as minhas experiências, perpassando pela infância onde alguns fatores como as brincadeiras, valores familiares contribuíram para o meu desenvolvimento em diversos aspectos de mudanças e transformações. Senti necessidade de aprofundar meus conhecimentos e saberes adquirido através de estudos e experiências com os colegas, docentes e todos os sujeitos que envolvem a educação em diversas etapas, assumindo responsabilidades que certamente contribuíram para a inserção na docência no município de Abaetetuba. Partindo de uma revisão bibliográfica, bem como das discussões e das reflexões socializadas com as disciplinas interdisciplinares durante o curso de pedagogia. Esta pesquisa de abordagem qualitativa tem como método a história de vida ou método (auto) biográfico que expressou o escrito da própria vida. Sendo assim a escrita da narrativa mobilizou-se de uma tomada de consciência, tornando-se evidente o meu conhecimento das dimensões intuitivas, pessoais e políticas remetendo a constantes desafios em relações às experiências e as posições tomadas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Reflexão: uma base para mudança na prática pedagógica(2017) PINHEIRO, Eliana Gomes; GARCIA, Rosangela de Jesus; http://lattes.cnpq.br/1428996665976967Este Memorial é uma abordagem de pontos importantes da trajetória da vida estudantil, profissional e acadêmica no curso de Licenciatura Plena em Pedagogia minha, sua finalidade é descrever recordações da infância, desde o primeiro contato com as experiências pessoais e profissionais adquiridas, passando pelo ingresso para o Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da Universidade Federal do Pará, que foi a concretização do sonho de chegar à formação acadêmica, um sonho que para mim, mulher de origem simples da região ribeirinha muitas vezes pareceu impossível. Ainda traço uma reflexão sobre processo de construção do conhecimento durante o período de formação e aprendizagem, bem como as mudanças e novos direcionamentos em minhas práticas pedagógicas, diante de uma nova compreensão das teorias e concepções educacionais do pedagogo, adquiridas em minha formação acadêmica.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Os desafios na docência: contribuições para a formação de uma professora da educação básica(2017) MERCÊS, Ana Maria Silva das; MORAES, Rodrigo Ferreira de; http://lattes.cnpq.br/5549158587518629O presente memorial tem como objetivo retomar meus desafios na docência, destacando minha escolarização desde a infância, até a graduação, através do Plano Nacional de Formação de Professores (PARFOR), minha prática docente. Para isso, busquei autores que tivessem falas dentro das vivências, entre eles: Brandão (2014). Ortiz (2005), Freire (2005), Durkheim (1982), entre outros. Retomei minhas memórias desde a infância, para perceber as diferenças e através disso acreditar em dias melhores; minha vida escolar sempre foi cheia de desafios, mas eles me permitiram chegar até aqui. Minhas experiências profissionais, me deram base, até o meu encontro com o que realmente queria: o magistério, que conquistei com dificuldades e superações que fizeram parte de minha formação nesses quatro anos de graduação, e essas experiências modificam minha vida e aperfeiçoaram minha prática pedagógica.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A minha prática pedagógica em uma nova perspectiva(2018) MONTEIRO, Lemaire Regina da Silveira Cardoso; SILVA, José Nazareno Figueiredo e; http://lattes.cnpq.br/9760705917211645Este trabalho trata-se de uma autobiografia, no qual relato a minha vida, da infância ao curso de Pedagogia pela Universidade Federal do Pará – UFPA/PARFOR, fazendo uma reflexão e análise sobre minha prática pedagogia. Tem como objetivo trazer informações sobre a minha trajetória de vida, articulada com a minha prática pedagógica na escola e na sociedade. As questões que nortearam esse trabalho foram: De que forma exercia docência? Quais as contribuições do curso de Pedagogia para a minha vida profissional? Por que professores graduados ainda continuam utilizando um único método? Quais as contribuições das formações para as práticas docentes?A prática pedagógica está diretamente relacionada com o nível de formação do professor e da capacidade de inovação que ele possui.Em síntese este trabalho permitirá identificar a necessidade da formação continuada para os professores. E redigir em plena maturidade um memorial é identificar uma fase concreta e segura da vida, seja pessoal ou profissional, fazendo desse suporte um espaço propício para registrar as situações que julguei mais significativas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Minhas memórias: meu caminho na formação de professora(2018) AZEVEDO, Mariza de Lima; NASCIMENTO, Afonso Welliton de Sousa; http://lattes.cnpq.br/0305006968020175O presente trabalho tem como objetivo principal registrar a minha trajetória de vida desde a infância até os dias atuais. O memorial caracteriza-se como uma pesquisa de abordagem qualitativa que tem como método a história de vida ou método (auto) biográfico. A análise da pesquisa pautou-se na autobiografia que expressou o “escrito da própria vida”. Os dados para desenvolvimento deste estudo foram coletados em meu arquivo pessoal e em outras fontes de informação, tais como: a fonte escrita; a internet (livros científicos e revistas) e a fonte oral: os dados partiram de meu próprio relato. A partir da rememoração de minha vida, conclui-se que os conhecimentos e experiências adquiridas antes, durante e depois deste memorial serviram e servirão para o aperfeiçoamento e ressignificação de minha prática docente, a qual será desenvolvida agora com mais competências. Reflete, ainda, o processo de construção do conhecimento durante o período de formação e aprendizagemTrabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Memórias na formação docente acadêmica na vida escolar: relembrando minha história e trajetória de vida, enfrentando obstáculos para cursar uma graduação(2018) FERREIRA, Venício Dias; RIBEIRO, Edinéa Bandeira; http://lattes.cnpq.br/5750440522721213Este memorial acadêmico foi solicitado como trabalho de Conclusão do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará. Foi um trabalho muito significativo para mim objetivando relatos de alguns momentos de minha trajetória de vida. Perpassando pela infância, fase adulta, até a vida profissional e acadêmica. Enfatizo que este trabalho estará dividido em três capítulos, onde o mesmo encontra-se em tópicos no quais possui vários relatos autobiográficos de minha vida pessoal e profissional. No primeiro capítulo, narro os momentos que marcaram que foi de grande relevância durante minha infância registando momentos bons, difíceis durante essa fase de minha vida. Assim como, registrando os momentos de contatos no âmbito escolar. O segundo capítulo, consiste nos relatos marcantes em toda a minha pratica docente. Contudo, exponho a grande vontade que tinha para cursar pedagogia. Sendo assim, conhecimentos teóricos e científicos adquirido no PARFOR1 me proporcionaram grande formação pessoal e profissional. O Terceiro e último Capitulo, intitulado “Formação e trajetória acadêmica” descrevo o grande desafio de cursar Pedagogia, pois visando um melhor entendimento e crescimento pessoal e profissional, assim como relato as expectativas de ser um graduando da UFPA, o ingresso na universidade, os medos, desafios, insegurança, as dificuldades encontradas e as conquistas, os caminhos percorridos através dos saberes e conhecimentos para uma melhor prática cientifico adquiridos no curso PARFOR, os quais me proporcionaram uma grande formação pessoal e profissional.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Memória de formação: trajetórias e reflexões(2018) CASTRO, Suely Pinheiro; PEIXOTO, Rosiane Morais; http://lattes.cnpq.br/3731083746358462O presente memorial teve como objetivo focalizar minha trajetória de vida pessoal, profissional, acadêmico até a atualidade bem como, descreveu meu percurso de vida desde ensino básico à universidade através da coleta documentos e fotos dos períodos. O mesmo traz o início da minha vida escolar que se deu a partir dos 4 anos de idade no então, jardim de infância atual educação infantil. Seguindo com uma trajetória cheia de dificuldades e persistência relacionadas principalmente à minha primeira fase escolar que ocorreu do 1º ao 4º série, hoje transformados em anos do Ensino Fundamental. Nesse período além da carência de materiais escolares, fui alfabetizada pelos métodos tradicionais, comuns nas práticas dos professores da época. O interesse em reconstituir minha memória, foi em primeiro lugar para obtenção de título de graduação em Pedagogia pelo, através de um memorial descritivo. Também pesou o fato de não ter nenhum registro feito sobre minha vida, esse servirá para situar no tempo os momentos marcantes desde a infância à universidade. Para a construção desse memorial foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa que tem como método a história de vida ou método (auto) biográfico, onde este usado como metodologia de educação, busca investigar através da história de vida escolar, a importância e os desafios enfrentados durante o período escolar vivido, relembrar esses momentos no qual foram adquiridos saberes e experiências significativas para minha vida é como voltar ao tempo e vivenciá-los novamente.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Trajetória de vida educacional e os desafios da atuação profissional da EJA (Educação de Jovens e Adultos)(2018) LIMA, Selma Oliveira; AZEVEDO, Antonio Reis Ribeiro de; http://lattes.cnpq.br/6909197579392941Elabora um memorial é construir a própria existência. Essa não é uma tarefa fácil. Sendo assim, ao elabora este memorial levei em conta a critica e autocrítica do desempenho acadêmico ao longo da minha trajetória. Neste ensejo procuro destacar os elementos que marcados por quebras de paradigmas, por coerência e incoerências e por meio das relações estabelecidas com o mundo, possibilitaram a construção de minha trajetória que envolve o pessoal e o profissional. O desafio proposto é resgatar fragmentos das experiências passadas conscientes e “inconscientes” que passam a dar vida ao memorial de trajetória e as transformações percebidas no decorrer das experiências passadas e atuais. Além de considerar este memorial alto-avaliativo, acredito que ele acaba se tornando um instrumento confessional de meus sonhos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Entre memórias e histórias de uma pedagoga ribeirinha(2018) BAÍA, Madalena Vilhena; AVELAR, Marcilene Calandrine de; http://lattes.cnpq.br/9932486584975690Com a finalidade de descrever a minha trajetória profissional de forma crítica e reflexiva, o presente memorial, entre outras coisas, me possibilitou a descrição de fatos do meu cotidiano e sua vasta amplitude, no que se refere às relações por mim vivenciadas nos cenários interpessoal e educacional. Os agentes que fizeram e fazem parte dessa teia humana são os alunos, colegas de profissão, professores da graduação, diretores, funcionários, membros de minha família que de uma forma direta ou indireta foram decisivos para que desempenhassem de maneira efetiva e afetiva minhas práticas de docente. As memórias e histórias aqui presentes são acompanhadas de reflexão sobre os fatos acima citados. Isso só foi possível por meio de teóricos como Andrade (1999), Borba (2006), Cury (2003), Freire (2000), Moreira (2008), Smole (2007), que permitiram por meio de suas abordagens, uma análise coerente com cada fato detalhado. A todos que partilharem dessa leitura, desejo que tenham nas interpretações e reflexões presentes nesse memorial a oportunidade de cruzar informações e conhecimentos com as próprias práticas pessoais, a fim de somarmos experiências em nossas relações no contexto educacional.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A aprendizagem através de atividades lúdicas na educação infantil da escola municipal de educação infantil Rosa Maués Carvalho(2018) SILVA, Kátia Regina Cardoso da; VASCONCELOS, Thais Pinheiro Abreu; http://lattes.cnpq.br/8101766262685891O presente estudo tem como principal objetivo investigar a importância das atividades lúdicas na aprendizagem da criança e mostrar que o lúdico é importante na Educação Infantil. A pesquisa foi elaborada um questionário com seis perguntas, que foram aplicadas em três professoras que atuam na Educação Infantil. Através desta pesquisa foi possível mostrar o quanto o lúdico é importância para o desenvolvimento e a vida dessas crianças, que é um recurso didático indispensável nas práticas educativas. Sendo que essas atividades lúdicas nas instituições, ainda não estão como seu devido valor, mas com certeza é de grande importância para a aprendizagem, uma vez que grandes autores, entre eles Vygotsky, Piaget e Kishimoto, comprovam que a ludicidade é uma estratégia positiva para o processo ensino-aprendizagem na Educação Infantil, pois enquanto a criança se desenvolve e se socializa ao mesmo tempo, desta forma, estão descobrindo seu papel na sociedade.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Alfabetização e a prática pedagógica numa turma de multissérie da escola Sagrada Família, município de Abaetetuba – PA(2018) ARAUJO, Josilene Rodrigues; LIMA FILHO, Petronio Medeiros; http://lattes.cnpq.br/9388185898757033Em busca de conhecer experiências que nos permitisse refletir profundamente sobre o processo de desenvolvimento dos alunos em turmas multisseriadas, a presente pesquisa trás a tona as práticas pedagógicas de uma professora que trabalha há décadas com turmas multisseriadas em uma escola do campo, localizada no Município de Abaetetuba- Pará. A história de vida da referida professora e a observação participante em uma turma de multissérie onde ainda leciona foram fundamentais nesta pesquisa qualitativa. As principais referencias teóricas que fundamentam essa analise foram as de Hage (2005,2012) Paulo Freire (1996), Caldart (2002), (FERNANDES;),(Martins, Morais e Santos, 2014) CARDOSO, 2009) e outros que discutem a educação do campo e a importância dela na vida dos campesinos para que haja desenvolvimento educacionalTrabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A relação do interprete de Libras, no processo de ensino aprendizagem do aluno surdo(2018) SOUSA, Luana de Lima; REIS, Edilma Neves Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/8969672247481302Este Memorial de formação aborda pontos relevantes da trajetória de vida profissional e acadêmica de Luana de Lima Sousa, objetivando descrever recordações da infância, desde o primeiro contato com as experiências pessoais e profissionais adquiridas, passando pelo ingresso na Universidade Federal do Pará(UFPA), sendo esse acontecimento o ápice da realização do sonho de chegar à formação acadêmica. Reflete ainda o processo da educação inclusiva de alunos surdos durante todo esse percurso histórico, mas especificamente, a relação do interprete de libras no processo de ensino aprendizagem do aluno surdo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Cuidado ou educação? As práticas pedagógicas nas escolas do rio Tucumanduba(2018) CUNHA, Leila Silva; REIS, Edilma Neves Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/8969672247481302O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo analisar como se dá o cuidar e o educar, por meio de práticas pedagógicas e como a relação familiar está presente e é indispensável neste processo. Para desenvolver esta pesquisa, utilizou-se a pesquisa exploratória e descritiva, que visa na análise documental do tema proposto por meio de referências de autores que discutem o assunto sobre escola, família e educação infantil. O tipo de abordagem foi a qualitativa e a técnica foi a da entrevista semiestruturada, aplicada a pais e professores de duas escolas localizadas na região das ilhas do município de Abaetetuba. Os dados da pesquisa foram coletados em um período de quatro meses, levando em consideração a argumentação teórica, necessária para construção deste trabalho. A escola precisa ser de qualidade. Precisa conhecer muito sobre o desenvolvimento da criança e sobre como ela aprende para ter um impacto positivo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Práticas pedagógicas de alfabetização na escola São Miguel II em uma turma multisseriada de 3° ao 5° ano no município de Abaetetuba – Pará(2018) ABREU, Maria de Lourdes Rodrigues de; LIMA FILHO, Petronio Medeiros; http://lattes.cnpq.br/9388185898757033Esta monografia é resultado de um estudo realizado sobre práticas pedagógicas de alfabetização na escola em uma turma multisseriada de 3°ao 5°ano no município de Abaetetuba - Pará. O referido estudo teve como participantes um professor e seis alunos. Os mesmos encontram-se inseridos no 3° e 5° ano do ensino fundamental, da escola São Miguel II, que se localiza na Rodovia Doutor Joao Miranda km 05 ramal do Abaetezinho, no município de Abaetetuba-Pa. Este estudo objetiva refletir sobre as praticas pedagógicas desenvolvidas por um professor em uma turma multisseriada e os principais obstáculos enfrentados por ele para trabalhar. A questão central da pesquisa foi quais os principais obstáculos encontrados na alfabetização da turma multisseriada na escola São Miguel II? A presente pesquisa realizou-se através de um estudo bibliográfico, com levantamento teórico, em livros, artigos e na internet. Possuindo uma abordagem qualitativa, através da pesquisa de campo do tipo etnográfico, pelos métodos da observação sistemática e entrevista semiestruturada, utilizando técnicas qualitativas e quantitativas.