Faculdade de Ciências Naturais - FACIN/CBREVE

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  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Educação inclusiva e o ensino de ciências: o caso do município de Breves, Marajó
    (2019-12-05) FARIAS, Mayara Rodrigues; FREITAS, Nívia Magalhães da Silva; http://lattes.cnpq.br/1600459523697661
    A inclusão escolar de alunos com deficiência embora, disposta como direito legal que prevê o acesso, a permanência e o sucesso no processo de escolarização na classe comum da escola regular, ainda é um desafio para muitos professores, considerando que a maioria encontra dificuldades para efetivar tal processo. Em vista disso, o presente trabalho teve como objetivo principal assimilar a situação do ensino inclusivo, notadamente quanto aos seus limites e desafios, no âmbito do ensino de Ciências. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, e para atingir os objetivos, adotamos como instrumento de coleta de dados um questionário semiestruturado. Foram entrevistados seis professores de Ciências de quatro escolas básicas do município de Breves. Após a análise dos dados, observamos que a maioria dos docentes que ensinam Ciências não se sente seguros para trabalhar com esses alunos, em virtude de não serem formados na perspectiva de trabalhar com a inclusão de alunos com deficiência. Além disso, a falta de suporte escolar necessário para desenvolver as habilidades dos alunos foi uma reclamação constante dos professores para desenvolverem uma prática pedagógica de qualidade. A minoria desses professores tenta suprir a falta de conhecimento na área recorrendo a cursos de formação continuada. Apesar da garantia de oferta de ensino inclusivo estar regido por legislação nacional, evidenciamos que nem todas as escolas e docentes encontram-se preparados para garantir esse preceito legislacional. Isso nos leva a considerar que será necessário rever os currículos de formação inicial de professores para prepará-los adequadamente para trabalhar com este público e em paralelo o poder público precisa oferecer suporte adequado aos professores quando estes chegarem as salas de aula.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O conceito de espaço-tempo na relatividade restrita
    (2019-12-04) SILVA, Marcos Paulo Soares; NASCIMENTO, Leandro Oliveira do; http://lattes.cnpq.br/1873253517088633
    Este trabalho é uma revisão bibliográfica sobre a Relatividade Restrita, no qual será abordado o desenvolvimento histórico e conceitual desta teoria, visando a compreensão dos aspectos conceituais relacionados a interpretação física sobre o espaço-tempo. Discutiremos o contexto antes da física relativística, dando ênfase aos aspectos de discordância entre a mecânica Newtoniana e o eletromagnetismo de Maxwell. Dentre esses aspectos, podemos destacar a discursão da existência do éter (meio no qual a luz se propagaria) e a não aplicabilidade das transformações de Galileu nas equações de Maxwell. Tais problemáticas foram resolvidas por Einstein, com base na sua teoria relativista de 1905. Mostraremos como os estudos relativísticos moldaram de forma significativa os conceitos de espaço, tempo, massa e energia, ao contrário da física newtoniana que tratava tais entidades como absolutas. Depois disso, abordaremos o funcionamento do GPS, levando em conta possíveis correções relativísticas. Dessa forma, esperamos ilustrar como uma teoria de ciência básica pode ser aplicada em um recurso tecnológico que está disponível para a maioria da sociedade.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Análise do conteúdo sobre pteridófitas em livros didáticos utilizados no 7º ano do ensino fundamental
    (2019-12-05) COSTA, Maiara Medeiros; SOUZA, Maria Goreti Coelho de; http://lattes.cnpq.br/7435919468257943
    As Pteridófitas, plantas vasculares sem sementes, são um dos principais alvos da degradação ambiental que está ocorrendo no planeta, pois há espécies que apresentam certa sensibilidade a qualquer mudança no ambiente. Além disso, são comumente utilizadas para fins ornamentais, também são exploradas para consumo de suas partes e insumos na alimentação, na fabricação de objetos e para outros fins. O conteúdo sobre Pteridófitas, presente nos livros didáticos (LD’s), assim como os demais conteúdos de botânica são, muitas vezes, ensinados através da memorização por apresentar seu ensino baseado em nomenclaturas cientificas, que não fazem parte do dia a dia dos alunos, este conteúdo é apresentado aos alunos do 7º ano dentro de um capítulo sobre Reino Vegetal geralmente encontrado ao final do LD. Este trabalho objetivou analisar o conteúdo Pteridófitas presente em quatro livros didáticos distribuídos pela editora Moderna nas escolas de ensino fundamental no município de Breves-Pará, levando em consideração o conteúdo teórico e o recurso visual como critérios de análise e se houveram atualizações e adaptações do conteúdo no decorrer dos livros analisados (cuja publicações ocorreram desde 2008 a 2019). Este estudo foi desenvolvido utilizando a pesquisa qualitativa. Os livros analisados foram adquiridos em uma escola onde a autora deste estudo realizou seus estágios supervisionados. Os livros analisados apresentaram mínimas adaptações quanto ao conteúdo, alguns equívocos conceituais permanecem em todos os livros, e os autores não utilizam a nova classificação para esses vegetais. A forma como o conteúdo se apresenta nos livros didáticos analisados é insuficiente para que os alunos possam compreender o grupo Pteridófitas em sua totalidade (morfologia e fisiologia, interação e importância destas plantas para o meio ambiente). Para isto, indica-se a inserção dos seguintes tópicos: ecologia, evolução, importância desses vegetais tanto para o homem quanto para o meio ambiente e conservação desses vegetais.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Análise do perfil químico dos extratos das partes aéreas de Peperomia pellucida
    (2019-12-13) SANTOS, Gabriela Barbosa dos; FREITAS, Manolo Cleiton Costa de; http://lattes.cnpq.br/7328679372733759
    As plantas medicinais são usadas pela humanidade no tratamento de várias doenças. Dentre as espécies existentes utilizadas para tal finalidade, destaca-se a espécie Peperomia pellucida. Dentro do gênero Peperomia a P. pellucida é uma das plantas mais estudadas devido as aplicações na medicina popular, sua ampla distribuição, produção de substâncias químicas e potencial biológico. Levando-se em consideração esses fatos, esse estudo utilizou Cromatografia em Camada Delgada de Alta Eficiência (CCDAE) para análise simultânea dos extratos das partes aéreas de Peperomia pellucida para verificar o perfil químico da espécie. A coleta, higienização e maceração do material botânico ocorreu no Laboratório de Ciências Naturais da Universidade Federal do Pará Campus Universitário do Marajó-Breves. Os métodos de obtenção, preparação e tratamento dos extratos, assim como a revelação das placas cromatográficas, foram realizados no Laboratório Central de Extração da UFPA Campus do Guamá. Não foi possível realizar a análise isocrática dos extratos devido a problemas de funcionamento de um dos equipamentos. Os resultados obtidos através das revelações mostraram a presença de terpenos, esteróides e compostos fenólicos nos extratos de P. pellucida, além de sinais que indicam a presença de flavonóides. Na verificação da atividade antioxidante os resultados foram negativos. Isso está relacionado as condições nas quais foram realizadas a extração de P. pellucida, como a baixa quantidade de massa utilizada para a produção dos extratos. Portanto, estudos dessa natureza são necessários pois é importante trazer informações químicas de plantas, principalmente as do tipo medicinal, tendo em vista os efeitos terapêuticos proporcionados por esses tipos de vegetais, como é o caso de P. pellucida. Para além disso, essas informações são contribuições relevantes para estudos fitoquímicos dessa espécie e são dados que poderão ser usados por futuras pesquisas de caráter semelhante.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Aspectos envolvidos na abordagem do tema água por professores da educação básica do município de Breves- PA
    (2019-12-05) SILVA, Fabiane Oliveira da; FREITAS, Nívia Magalhães da Silva; http://lattes.cnpq.br/1600459523697661
    A água é um recurso indispensável para a sobrevivência das espécies animais e vegetais do planeta terra. Nos últimos anos, devido as inadequadas práticas assumidas pela sociedade, esse recurso está correndo sério risco de escassez, se não houver mudanças drásticas nos hábitos de consumo dos indivíduos. A presente pesquisa teve como objetivo apreender os aspectos relacionados à abordagem do tema “Água” por docentes do ensino fundamental dos anos finais. Trata-se de uma investigação de cunho qualitativo, onde foram escolhidas (3) três escolas públicas de ensino fundamental do município de Breves, localizadas na zona urbana. Para alcançar os objetivos da pesquisa, adotamos como estratégia de recolha de dados através da aplicação de questionários, contendo (7) sete questões abertas, onde participaram 8 docentes, mas optamos por analisar apenas (5) cinco questionários que se apresentaram mais significativos na compreensão dos fenômenos investigados. Optamos pela análise interpretativa para proceder a análise dos dados. Os resultados obtidos, evidenciaram que os professores apresentam concepções/abordagens similares sobre a temática água, fortemente baseadas na preservação/conservação desse recurso e que se utilizam de diversas estratégias de ensino para tratar o conteúdo. Acreditamos que trabalhar temáticas ambientais, como a água, em sala de aula é muito importante, considerando que a escola é o local ideal para construção do ser crítico, pensante, participante ativo nas decisões acerca das problemáticas ambientais no meio no qual se encontra inserido. É essencial que cada vez mais os professores das diferentes áreas, especialmente os de Ciências, possam inserir em suas práticas pedagógicas abordagens sobre temáticas ambientais, bem como a inserção de conteúdos adaptados para a realidade regional.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Um estudo de caso sobre o conhecimento e importância da mandioca na comunidade Santa Maria, cidade de Melgaço, Estado do Pará
    (2019-12-06) SILVA, Crislaine Moreira da; SOUZA, Maria Goreti Coelho de; http://lattes.cnpq.br/7435919468257943
    A etnobotânica é a ciência que estuda as relações existentes entre seres humanos e plantas, relação esta que permite pesquisas para preservação e conservação da biodiversidade. Abrange não somente conhecimentos voltados para plantas, mas também práticas e atividades econômicas, principalmente o cultivo da Manihot esculenta Crantz, única dentre as espécies conhecida da família cultivada para fins de alimentação, está entre os alimentos mais consumidos do mundo, por meio de seus derivados. Desta forma, o objetivo do presente estudo é investigar sobre o conhecimento e a importância da mandioca na comunidade Santa Maria, município Melgaço, Estado do Pará. Foi realizado um levantamento do material etnobotânico no dia 01 de junho de 2019, por meio de entrevista com produtores de mandioca, por meio de formulários semiestruturados, fazendo uso das abordagens qualitativa e quantitativa. Na entrevista foram citadas 16 etnovariedades, todavia no ato da coleta do material botânico entre os dias 16 e 21 de outubro de 2019, foi possível coletar nove etnovariedades (Castanheira, Roberta, Pai Lorença, Amarelinha, Amarelinha Falsa, Mulata Tinga, Perpoí, Zulhuda e Suruíta). Os espécimes foram coletados com duas amostras cada, uma duplicata de cada foi enviada como doação para o herbário IAN (Amazônia Oriental) para serem confirmadas a identificação, as outras duplicatas foram depositadas na coleção de amostras etnobotânica do herbário da Faculdade de Ciências Naturais, UFPA, campus de Breves. Constatou-se que a identificação vernacular acontece por meio das características morfológicas das plantas, percebe-se uma grande variabilidade genética, devido às trocas entre agricultores, à produção está voltada para a comercialização e consumo de seus derivados, onde a farinha é o principal produto. A produção acontece por meio da agricultura familiar, ainda com o cultivo tradicional e a estrutura física rudimentar. Através da utilização destes derivados tanto para consumo como fonte de renda.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Aplectana hylambatis baylis, 1927 (Nematoda, Cosmocercidae) infectando Elachistocleis helianneae (Anura: Microhylidae)
    (2019-10-28) SILVA, Aline Farias da; MACEDO, Lilian Cristina; http://lattes.cnpq.br/6571940989854674; https://orcid.org/0000-0002-6994-438X
    O anfíbio anuro Elachistocleis helianneae Caramaschi, 2010, está amplamente distribuído dentre os estados brasileiros do Amazonas, Rondônia e Pará, neste último, onde se incluí o Município Marajoara de Breves. Os Anuros são considerados excelentes modelos de estudos sobre a ecologia parasitária e os parasitos constituem uma parte importante da diversidade considerada invisível da Biota. Diante disto, contribuir com o conhecimento de helmintos parasitando E. helianneae, foi o que motivou a proposta deste trabalho. Desta forma o objetivo foi registrar a ocorrência da espécie Aplectana hylambatis (Nematoda: Cosmocercidae) em Elachistocleis helianneae e contribuir para o conhecimento sobre o parasitismo em anuros Microhylidae da Amazônia brasileira. No período de janeiro a julho de 2019 foram necropsiados nove espécimes de E. helianneae para a busca de helmintos, o Filo Nematoda foi o mais prevalente (98,55%). A espécie mais abundante de nematódeo encontrado nos intestinos de E. helianneae foi o parasito Aplectana hylambatis, representante da família Cosmocercidae. A intensidade parasitaria de A. hylambatis variou de 23 a 178 espécimes por hospedeiros. Aplectana hylambatis, morfométricamente, se mostrou menor do que os registros desse parasito nos demais hospedeiros já conhecidos em literatura. Diante do exposto, este estudo vem contribuir com o relato de novo registro de hospedeiro e localidade para a espécie A. hylambatis e é uma contribuição para o conhecimento da fauna de helmintos de anuros da Ilha do Marajó, Pará.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O que dizem os alunos do 9º ano no município de Curralinho sobre biodiversidade?
    (2015-04-10) SANTOS, Cibelle Natália Alves dos; FERREIRA, Darlene Teixeira; http://lattes.cnpq.br/2634892749670751
    Sabemos que a questão ambiental é uma temática que vem sendo discutida constantemente nos meios de comunicação, fazendo com que nos questionemos sobre como surgiu os problemas ambientais e o que vamos fazer para ameniza-lo. O presente trabalho de conclusão de curso teve como objetivo conhecer as concepções dos alunos de 9º ano do ensino fundamental a respeito da temática biodiversidade na escola estadual “Prado Lopes” município de Curralinho. De maneira a saber se conhecem o tema biodiversidade e qual a sua importância, se já tiveram contato com este tema antes na escola, se conseguem identificar as causas da perda da biodiversidade e como sua perda irá afetar o nosso planeta. Para chegar a esses conhecimentos foi aplicado um questionário com questões abertas em duas turmas do 9º ano da referida escola, obtendo o total de 55 questionários analisados de forma qualitativa, tendo a abordagem da pesquisa caráter exploratório, explicativo e descritivo. Através da pesquisa podemos perceber que devido a popularização do tema muitos alunos já ouviram falar sobre biodiversidade, porem poucos sabem defini-la de maneira clara e objetiva, a maioria dos alunos citaram ter estudado essa temática na 6ª série devido a estrutura curricular da mesma; quanto as preocupações com a perda da biodiversidade, é possível perceber que muitos alunos ainda pensam de forma antropocêntrica, se preocupando apenas com a subsistência da espécie humana. Espera-se com este trabalho ajudar aos educadores formar cidadãos mais sensibilizados com a temática abordada, pois mesmo havendo muitas leis criadas para a proteção da biodiversidade, a educação continua sendo o principal instrumento de proteção da biodiversidade.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Percepção ambiental de professores do ensino fundamental de escolas do município de Breves, ilha de marajó, Pará
    (2018-02-02) SARGES, Wanderson Ribeiro; COSTA, Chirla Miranda da; http://lattes.cnpq.br/6172435058557264
    A falta de conscientização ambiental vem crescendo consideravelmente, isso é perceptível no município de Breves-Pará. Com isso fez-se necessário um estudo para traçar um perfil dos professores sobre Educação Ambiental e saber de que modo o tema está sendo trabalhado nas escolas. A pesquisa é de cunho quali-quantitativa e busca investigar “Quais as percepções de professores do ensino fundamental acerca da temática ambiental, mais especificamente no que diz respeito ao lixo?”. E o objetivo geral foi identificar e analisar as percepções ambientais dos professores, destacando a questão do lixo. O presente trabalho foi realizado com dezesseis professores do corpo docente de três escolas da rede municipal de ensino do município de Breves, Pará. Para a realização da pesquisa foi utilizado um questionário contendo dezesseis questões abertas e fechadas com temas relacionados ao meio ambiente, lixo e sociedade. Foram pesquisados temas como: as concepções de meio ambiente e consciência ambiental na visão dos professores, os meios de comunicação e eventos os quais buscam informações sobre meio ambiente, se trabalham os temas relacionados à educação ambiental com os alunos e as dificuldades encontradas e estratégias adotadas, a questão do lixo no município e nas escolas, dentre outros temas relacionados. A análise das respostas se deu por meio da Análise Textual Discursiva. Concluiu-se que a percepção ambiental dos professores ainda está ligada ao tradicionalismo sobre as concepções e cuidados como meio ambiente, a maior parcela dos docentes diz trabalhar os temas em educação ambiental com seus alunos, porém não apresentam estratégias do como trabalhar os temas. Há a necessidade de parcerias entre o poder público e instituições, para que a educação ambiental possa ser difundida em toda a sociedade.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Dialogando sobre infecções sexualmente transmissíveis com alunos do ensino fundamental de duas escolas públicas na cidade de Breves, Estado do Pará
    (2021-12-03) ALBUQUERQUE, Tiago da Silva; SOUZA, Maria Goreti Coelho de; http://lattes.cnpq.br/7435919468257943
    As infecções sexualmente transmissíveis estão entre os problemas mais comuns de saúde pública em todo o mundo e a adolescência é a fase em que há maior risco de contrair as doenças provenientes dessas infecções. As constantes mudanças sociais ocorridas no mundo indicam que a escola deve atender as exigências impostas pela sociedade, tornando clara a necessidade de abordar questões de sexualidade e ISTs com os alunos. Este estudo foi realizado no ano de 2016 em duas escolas públicas de ensino fundamental na cidade de Breves, Estado do Pará. A pesquisa teve como objetivo analisar o conhecimento prévio desses alunos sobre infecções sexualmente transmissíveis. Inicialmente, foi trabalhada uma dinâmica a fim de avaliar o conhecimento dos estudantes sobre o tema. Em seguida, foi realizada uma palestra sobre as ISTs, e ao final das atividades foi aplicado um questionário estruturado com perguntas abertas, para avaliar a apropriação dos conhecimentos socializados. Percebeu-se com a dinâmica realizada que os estudantes, inicialmente, apresentavam pouco conhecimento sobre o assunto e alguns resistiam a falar sobre o tema. Quando sondados acerca dos conhecimentos prévios, apenas 25% afirmaram que conheciam as ISTs, revelando que muitos alunos da rede pública de ensino não possuem o conhecimento que deveriam sobre as ISTs. 62% dos entrevistados afirmaram nunca ter participado de uma palestra sobre essa temática. Contudo, durante a intervenção o público mostrou-se mais aberto as discussões. Apesar da boa aceitação da palestra pela maioria dos alunos, constatou-se que, 19% dos alunos sentiram- se desconfortáveis ao falar sobre as ISTs. Nesse sentido entende-se que trabalhar questões sobre sexualidade ainda é um desafio, pois alguns estudantes ainda não se sentem confortáveis para discutir o assunto. Diante disso, a existência de projetos que possam desenvolver o tema na escola, é indispensável, pois contribuiria bastante para amenizar esse grande problema social.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Diagnóstico da gestão de resíduos sólidos no transporte hidroviário do município de Breves-PA
    (2018-02-01) GONÇALVES, Tainara Demes; FREITAS, Manolo Cleiton Costa de; http://lattes.cnpq.br/7328679372733759
    A cidade de Breves é cercada por vários rios que são o meio utilizado diariamente pela população para o transporte de cargas e passageiros. A gestão de resíduos sólidos nas embarcações de grande porte nas empresas de navegação, é uma problemática a ser estudada, pois é visível a destinação incorreta dos resíduos por funcionários e na maioria das vezes por passageiros das embarcações, causando impactos que trazem consigo várias consequências ambientais e sociais para a população da região. O presente trabalho trata-se de uma pesquisa realizada nas empresas de transporte hidroviário do Município de Breves-PA. A pesquisa do tipo quali-quantitativo mediada por auxílio de questionários e entrevistas, teve como objetivo realizar um diagnóstico da gestão de resíduos sólidos com funcionários de três empresas de navegação, que prestam serviços no município, pois acredita-se que os funcionários podem ser disseminadores de informações e de novas condutas para os passageiros em relação a gestão de resíduos. A partir dos resultados obtidos pode-se verificar a importância de se trabalhar a Educação Ambiental (EA). Além, de desenvolver projetos a serem aplicados no transporte hidroviário com foco na gestão de resíduos sólidos, visto que foi comprovado a carência de informação quanto a EA e a necessidade de ações nas embarcações voltadas para a temática.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Utilização do gene 5S rDNA como ferramenta de identificação de espécies da ordem pleuronectiformes
    (2017) SILVA, Sirley Farias da; SALES, João Bráullio de Luna; http://lattes.cnpq.br/1304788054324708; https://orcid.org/0000-0001-5914-2124
    A necessidade de estudos de genética molecular com espécies da Ordem Pleuronectiformes se baseia principalmente nos problemas taxionômicos de muitos grupos e certas espécies, havendo dificuldade na correta identificação das espécies, principalmente aquelas que não são objeto de captura comercial. Um método de identificação de espécies baseado em Reação em Cadeia da Polimerase (PCR) do gene 5S rDNA, foi empregado para discriminar espécies de peixes-planos Sul Americanas de duas famílias, Achiridae e Pleuronectidae. Os resultados demonstram padrões de bandas espécie-específicos, sendo possível discriminar as espécies analisadas com uma simples migração em gel de agarose. Também foi verificada a variação intraespecífica, através da migração de todas as amostras coletadas para o presente estudo, onde todos os indivíduos apresentaram o mesmo padrão. Os resultados do presente estudo fornecem um método rápido e preciso para a discriminação de espécies de peixes planos de duas famílias Sul Americanas, onde tanto estudos morfológicos quanto genéticos são escassos para as espécies de peixes planos.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Uso do código de barras de DNA para verificar a autenticidade da rotulagem de filés in natura de dourada (brachyplatystoma rousseauxi, castelnau, 1855) comercializados em supermercado e na feira municipal de Breves - PA
    (2018-01-25) GALIZA, Rayrisson Luis da Conceição; SALES, João Bráullio de Luna; http://lattes.cnpq.br/1304788054324708; https://orcid.org/0000-0001-5914-2124
    Brachyplatystoma rousseauxii, é uma espécie da família Pimelodidae, popularmente conhecida como dourada, onde a mesma apresenta uma elevada importância comercial para região amazônica brasileira. Recentemente, com a abertura da exploração comercial desta espécie, e principalmente a modernização das formas de comercialização, como a filetagem, tem gerado duvidas junto aos consumidores sobre possíveis substituições de espécies de elevado valor comercial, por outras de menor valor, o que acarreta fraude comercial. O presente estudo, através da ferramenta de DNA de código de barras, investigou amostras de peixe comercializadas como “dourada” no município de Breves (feira livre e supermercado) bem como amostras provenientes de outros municípios para inferir se B. rousseauxii é alvo de substituições comerciais. 54 amostras foram utilizadas no presente estudo, tendo uma porção do gene citocromo oxidase subunidade I (COI) amplificado para cada espécime. Os resultados apontam que a ferramenta de DNA foi efetiva em identificar 100% dos indivíduos utilizados no presente estudo, indicando que apenas duas amostras não correspondiam geneticamente a B. rousseauxii, mas sim a B. capapretum que possui a mesma distribuição de B. rousseauxii embora, com características morfológica bem distintas. Todos os indivíduos coletados em supermercado e identificados como “dourada” foram geneticamente idênticos a B. rousseauxii. Os resultados aqui obtidos reforçam a necessidade da implementação de metodologias de identificação de pescado adicionais, as quais possam garantir aos consumidores a validade das espécies que os mesmos desejam consumir.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Uma visão conceitual sobre a estrutura da matéria
    (2018-02-01) PEREIRA, Rainara Moraes; NASCIMENTO, Leandro Oliveira do; http://lattes.cnpq.br/1873253517088633
    Neste trabalho realizamos uma abordagem conceitual sobre a estrutura da matéria. Tratamos inicialmente os principais modelos atômicos, bem como os cientistas responsáveis por cada modelo. Abordamos a visão clássica de partícula e radiação, e os experimentos realizados para a comprovação da natureza quântica da luz. Enfatizamos a ideia de fóton proposta por Planck para descrevermos o problema de emissão e absorção da luz e relacionamos as camadas eletrônicas dos átomos com às propriedades magnéticas dos materiais que utilizamos em nosso cotidiano. Descrevemos o efeito fotoelétrico, em que novamente a proposta de fóton foi fundamental na compreensão deste fenômeno. Relacionamos o espectro atômico de linhas com os níveis de energia proposto por Bohr em seu modelo atômico. Trabalhamos a evolução dos modelos atômicos a partir do experimento de Rutherford até o modelo atual de forma detalhada para melhor entendimento sobre a estrutura da matéria, bem como as propriedades do núcleo atômico relacionadas com a força que atua sobre as partículas para que estas mantenham-se ligadas conservando o núcleo estável.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Uso de jogos didáticos para ensinar botânica para alunos do clube de ciências do município de Breves, Pará
    (2018-03-02) LIMA, Maria Paula Martins; FREITAS, Nívia Magalhães da Silva; http://lattes.cnpq.br/1600459523697661
    As atividades lúdicas vêm a cada dia ganhando mais espaço nos ambientes escolares e os jogos didáticos são recomendados inclusive pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s), como um método de ensino satisfatório para trabalhar conteúdos especialmente de difícil compreensão para os alunos. Este trabalho de pesquisa teve por objetivo avaliar em que termos atividades desenvolvidas por meio de jogos didáticos no Clube de Ciências da cidade de Breves contribuem para ensinar conteúdos de Botânica para alunos do 7º ano. A tipologia da pesquisa adotada é mista, ou seja, envolve tanto dados quantitativos, quanto dados qualitativos. Nosso lócus da pesquisa foi o Clube de Ciências do município de Breves, Ilha do Marajó, no Estado do Pará. Participaram da pesquisa estudantes do 7º ano do ensino fundamental que frequentavam o Clube no contraturno de suas escolas. Como instrumento de coleta de dados utilizamos questionário de conhecimentos prévios e pós aula para avaliar a aprendizagem dos conteúdos de Botânica desenvolvidos no Clube, além disso os alunos foram questionados sobre a experiência dos jogos na aula. A experiência com o trabalho dos jogos didáticos para ensinar Ciências, aqui em especial para ensinar botânica mostrou-se positivo no sentido de que a maioria dos alunos se mostrou mais a vontade e motivados nas aulas do Clube de Ciências. Isso se refletiu nos resultados da pesquisa também em relação a aprendizagem dos conteúdos que se mostrou mais satisfatória com o uso dos jogos didáticos. O uso dos jogos didáticos pode se configurar em uma estratégia de ensino que propicie uma aula diferenciada, mas não é pretensão aqui dizer que é a única estratégia e sim mais uma opção.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Percepção sobre a conservação do meio ambiente dos feirantes da feira livre João Costa em Breves-PA: estudo exploratório
    (2018-02-01) ALMEIDA, Maria Jusia Silva de; PINHEIRO, Gleiciane Leal Moraes; http://lattes.cnpq.br/9834815945066835
    O lugar em que vive, visita, percorre, os mundos sobre os quais se lê e vê, e os domínios da imaginação e percepção contribuem para a reconstrução pessoal da imagem da natureza, de tudo o que o homem constrói e do próprio homem. Assim, as pessoas possuem visões diferenciadas do meio em que estão inseridas. Como resultado, a forma com que os indivíduos se relacionam com o meio ambiente é definido pela percepção que ele tem do mesmo. Por isso, foi realizada uma pesquisa na Feira Municipal João Costa, como parte do projeto ―Sessões de Cinema na Feira: Um Convite à Sensibilização Ambiental quanto ao Descarte Inadequado de Resíduos Sólidos a Feirantes e Estudantes de Breves-PA (Ilha de Marajó), com o objetivo de verificar a percepção de preservação ambiental dos feirantes que desenvolvem atividades no local. A pesquisa de caráter exploratório fundamenta-se no método dialético, com abordagem essencialmente qualitativa, cujo instrumento de coleta de dados foi um roteiro de entrevista estruturada. Os resultados obtidos revelam a dificuldade dos feirantes em reconhecer a comunidade, o local de trabalho e a casa como um ambiente. A percepção de ambiente/meio ambiente deles consiste em uma relação do homem com a natureza para fins utilitaristas sem investir na preservação dos recursos naturais em processos de desenvolvimento sustentável (percepção antropocêntrica). O meio ambiente ainda é visto como um espaço de exclusão do homem (percepção naturalista), quando na verdade, ele inclui dimensões naturais, sociais e culturais. A percepção limitada do meio ambiente, se manifesta na falta de compromisso no gerenciamento dos resíduos gerados no local de trabalho; e em pequenas atitudes cotidianas que impactam no meio ambiente, como pensar no reaproveitamento de resíduos antes do descarte no lixo. O que aponta para a não percepção do impacto das ações humanas no meio em que vive.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Criação de objeto virtual de aprendizagem: multiplataforma para o ensino de ciências na Amazônia
    (2018-02-01) VIEIRA, Lucas Maldini da Costa; PINHEIRO, Gleiciane Leal Moraes; http://lattes.cnpq.br/9834815945066835; SANTOS, Alberto Monteiro dos; http://lattes.cnpq.br/5437289296929126; https://orcid.org/0000-0002-7033-3922
    Com os avanços pedagógicos muitas estratégias foram criadas e utilizadas para ajudar o educador na difícil tarefa de ensinar. A partir dos mais distintos métodos e recursos, essas estratégias levam em consideração o público alvo e a disponibilidade de materiais. Com o avanço da tecnologia e sua cada vez maior utilização pela sociedade, ficou claro que os recursos tecnológicos se tornarão uma opção e precisam fazer parte dos métodos e estratégias dos professores da atualidade. Portanto, este trabalho tem como objetivo a criação de um objeto virtual de aprendizagem voltado especificamente para os alunos do ensino fundamental da região marajoara. Para isso o objeto virtual de aprendizagem foi criado em uma das plataformas mais utilizadas na atualidade para criação de jogos virtuais, o programa Unity 5.6.0f3, mais conhecido como Unity 3D, um programa que pode ser usado para elaboração de aplicativos multiplataforma. Além deste programa foram utilizados os programas de uso livre Fungus, Gimp e Spriter para a programação, produção dos desenhos e cenários utilizados no Jogo. O jogo criado é uma narrativa que conta a história de Ciro, um jovem ribeirinho que ao passar pelas mais diversas situações lembra-se de lições de sua infância. O jogo possui simulações, interações, avaliações e foi desenvolvido dentro de um contexto amazônico, mostrando que em todo lugar pode-se ver e estudar ciências. O objeto, portanto visa utilizar a tecnologia como um instrumento de ensino e o processo de criação deste material mostram que todo e qualquer educador pode criar suas próprias ferramentas de trabalho, basta ter conhecimentos e dedicação para produzí-los.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Aspectos epidemiológicos do uso de bebidas alcoólicas entre estudantes do ensino médio no município de Breves-Pará
    (2014-07-10) ARAÚJO, Liliane Gonçalves de; OLIVEIRA FILHO, Aldemir Branco de; http://lattes.cnpq.br/7475600234195238; https://orcid.org/0000-0002-4888-3530
    Geralmente, o início do consumo de bebidas alcoólicas ocorre na passagem da infância para a adolescência. Atualmente, o álcool é a substância psicoativa mais consumida pelos adolescentes. Sendo que, o consumo de álcool em excesso está associado à diversos problemas sociais, econômicos e de saúde. Estudos epidemiológicos sobre consumo de bebidas alcoólicas no Norte do Brasil são escassos. Baseado nisso, este trabalho investigou a prevalência do consumo de bebidas alcoólicas entre estudantes do ensino médio no município de Breves, Pará. Este estudo transversal foi realizado nas quatro escolas de ensino médio de Breves, onde os estudantes preencheram questionários estruturados para a descrição e análise de condições sócio-demográficas, econômicas e familiares relacionadas ao consumo de bebidas alcoólicas. Os testes de qui-quadrado (2) e Odds Ratio (OR) foram utilizados para indicar e quantificar a contribuição dos fatores associados ao consumo de bebidas alcoólicas. Dentre os 3.218 estudantes matriculados, 1.828 aceitaram participar deste trabalho. A faixa etária foi de 14 a 52 anos, sendo detectada predominância feminina (55,9%). A prevalência de experimentação e uso regular de bebidas alcoólicas foi 26,3% e 34,3 %, respectivamente. A idade média dos estudantes usuários regular de bebidas alcoólicas foi de 19,6 anos, tendo geralmente consumido o primeiro gole em torno de 15,6 anos. Os fatores associados ao uso de bebidas alcoólicas entre os estudantes foram: idade superior a 17 anos, escolaridade reduzida do pai, reduzida participação dos pais na vida escolar dos respectivos filhos-estudantes, estudar no turno da noite, defasagem no estudo, ter pais que bebem, ter amigos e familiares que bebem e ter a maioria ou todos os amigos e familiares que consomem bebidas alcoólicas. A prevalência de estudantes que consomem bebidas alcoólicas é relativamente alta no município de Breves quando comparada à outras localidades no Brasil. Além disso, o consumo de bebidas alcoólicas começa precocemente entre adolescentes em Breves, frequentemente, influenciando no rendimento escolar, a partir, principalmente, da influência de pais, familiares e amigos.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Educação alimentar e nutricional: percepções de professores de ciências de 6º ao 9ºano
    (2019-12-05) SOUSA, Lucinéia Reis de; FREITAS, Nívia Magalhães da Silva; http://lattes.cnpq.br/1600459523697661
    A Educação Alimentar e Nutricional, é um tema transversal no processo de ensino- aprendizagem, onde o mesmo passou e passa por várias mudanças no cenário educacional e tem o dever fundamental na adoção de hábitos alimentares saudáveis. Sabemos que o professor de alguma forma, tem o papel de informar e motivar seus alunos à prática da alimentação saudável. Trata-se de um estudo transversal de abordagem qualitativa, na modalidade de estudo de caso. O presente estudo objetivou investigar em que termos são desenvolvidos os temas da educação alimentar e nutricional nas escolas de educação básica no município de Breves. Para alcançarmos os objetivos, elegemos como instrumento de coleta de dados um questionário que foi aplicado aos professores de Ciências Naturais de 6 (seis) escolas do ensino básico do município de Breves. Dos entrevistados, 5 (cinco) professores eram da zona urbana e 2 (dois) professores eram da zona rural, totalizando 7 docentes entrevistados. Os dados obtidos foram analisados pelo método da análise interpretativa. Nossa pesquisa evidenciou que os professores persistem com metodologias tradicionais para ensinar o tema em sala de aula. A formação inadequada ou até mesmo ausência de parcerias com outros atores inseridos diretamente na educação alimentar e nutricional formam lacunas que dificultam a inserção da variação metodológica. Acreditamos que é de fundamental importância que esses professores recebam informações atualizadas sobre educação alimentar e nutricional e que trabalhem em sala de aula de modo transversal e interdisciplinar.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Edulcorantes: a ingestão excessiva de adoçantes não nutritivos e seus possiveis efeitos no organismo humano: uma revisão na literatura
    (2018-02-01) ALMEIDA, Ingleds Michelle Bastos de; FREITAS, Manolo Cleiton Costa de; http://lattes.cnpq.br/7328679372733759
    O consumo de alimentos dietéticos sem açúcar que prometem não engordar parece ser mais atrativo que ler os rótulos dos produtos ingeridos, e desde quando se tornou popular, na década de 1960, vem trazendo inúmeras polêmicas, em especial no que se diz respeito à saúde humana. Uma vez que, esses possuem em suas composições ingredientes que substituem a sacarose e passam despercebidos, mas quando ingeridos em grandes quantidades podem trazer malefícios para o organismo humano. É de grande importância que se esclareçam certas propriedades individuais dos edulcorantes, pois são muitas vezes consumidos de forma errônea e excessiva, podendo causar danos aos seus consumidores. O referido estudo pontua três dos muitos adoçantes não nutritivos consumidos na atualidade e visa apontar seus possíveis efeitos colaterais no organismo humano, quando usado excessivamente pelo homem. Para isso, foi feita uma pesquisa na literatura, em artigos originais, artigos de revisão e livros sobre a respeito do tema.