Faculdade de Educação - FAED/ICED
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O objetivo do Curso de Pedagogia é formar o Licenciado em Pedagogia para o exercício da docência na Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental e para atuação na gestão educacional e coordenação pedagógica. O Curso foi planejado para que – a partir do seu segundo semestre – o estudante possa começar a familiarizar-se com o mundo do trabalho, em uma permanente integração com a rede de ensino e com ambientes educacionais não formais.
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Submissões Recentes
Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Educação especial na perspectiva da educação inclusiva: entre os dispositivos legais e sua efetiva operacionalização(2023-12-22) FERREIRA, Lorrayny Silva; CAETANO, Viviane GislaineO presente artigo tem por objetivo analisar o processo de inclusão da Pessoa com Deficiência (PcD) nas escolas públicas da região metropolitana de Belém. A metodologia da pesquisa se consolidou a partir de uma pesquisa de campo com questionário por meio do Google Forms, a qual se obteve os dados que foram analisados de forma qualitativa, a partir da legislação vigente, as quais normatizam os direitos de alunos da Educação Especial, a partir de documentos como: a Constituição de 1988; o ECA; a LDB; a resolução nº 02/2001; a resolução nº 04/2009; o PNE, além da lei 13.143/2015. Os resultados mostraram que o sistema educacional, no que concerne as práticas pedagógicas, junto à PcD na educação regular, não asseguram uma educação verdadeiramente inclusiva, na contramão da legislação vigente.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Resistência e Luta racial: o ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental e a importância da etnicidade(2024-11-01) ALMEIDA, Lorenna Monteiro; FERNANDES, Zenilda Botti; http://lattes.cnpq.br/6894366712147383O presente trabalho foi realizado a partir da experiência da disciplina Estágio Supervisionado no ensino fundamental, no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará(UFPA). Este trabalho se deu por meio de um projeto didático pedagógico que tinha por objetivo destacar a necessidade da disciplina de estágio supervisionado nos cursos de licenciatura e fortalecer a discussão sobre a importância do ensino de História nos anos iniciais do ensino fundamental. Neste processo, também alimentou debate sobre a relevância de histórias de pessoas negras, lembrando a importância de valorizar o povo que contribuiu para o desenvolvimento da cultura brasileira, assunto trazido ao 3º ano do ensino fundamental no intuito de se voltar para a importância dos povos africanos na formação social, histórica e cultural do meio em que vivem. Portanto, através de atividades participativas e educativas, procurou-se envolver os estudantes em discussões sobre a história e a cultura afro-brasileira, incentivando o respeito e a valorização da diversidade, uma visão mais inclusiva e crítica sobre as desigualdades sociais e raciais ainda presentes. Por fim, pode se deixar evidente que o trabalho só pôde ter êxito com a junção de pesquisa e experiências, sendo a escolarização básica e o estágio na educação, um espaço que pode dar o pontapé inicial e privilegiado para esse aprendizado.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A escola em tempos de pandemia: perspectivas a partir do estágio supervisionado no ensino fundamental anos iniciais(2024-11-08) MARÇAL, Valéria Barros dos Reis; CARDOSO, Maura Lúcia Martins; http://lattes.cnpq.br/3094224817605412O presente estudo resulta das experiências vivenciadas durante oEstágioCurricular obrigatório do Ensino Fundamental II nos anos iniciais, do Curso de LicenciaturaPlena em Pedagogia da Universidade Federal do Pará (UFPA). O lócus onde se realizouacoleta de dados foi a E. M. de Ensino Infantil e Fundamental “Santa Mônica”, emSantaBárbara/Pará e teve como público-alvo a turma do 1º ano do ensino fundamental. Objetivadescrever como se deu o processo de ensino e aprendizagem dos(as) alunos(as), duranteoestágio supervisionado em tempos de pandemia. Trata de uma análise qualitativaecomoresultado enfatiza a importância dos estágios supervisionados para a vida acadêmicados(as)discentes.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A Autorregulação da Aprendizagem na Educação Infantil(2024-03-12) CARDOSO, Letícia Ferreira; RAMOS, Maély Ferreira Holanda; http://lattes.cnpq.br/8174411008021957; https://orcid.org/0000-0001-6150-6345Este estudo investigou a construção de mecanismos para promover a autorregulação da aprendizagem em crianças na educação infantil, com ênfase nas atividades mediadas pelo professor. A pesquisa incluiu uma revisão bibliográfica e um levantamento de campo, com coleta de dados por meio de entrevista aberta. A participante foi uma professora com experiência na Educação Infantil, que aplicou algumas estratégias de promoção da autorregulação da aprendizagem. Os resultados mostraram que as atividades promovidas possibilitaram identificar as fragilidades e potencialidades das crianças em suas capacidades de planejar, executar e avaliar. Foi observada certa evolução na turma em relação às suas capacidades autorregulatórias. As atividades desenvolvidas com um propósito final foram identificadas como capazes de promover a autorregulação da aprendizagem, impactando positivamente o desenvolvimento das crianças na educação infantil. Este estudo contribui para a compreensão da autorregulação da aprendizagem na educação infantil, destacando sua importância e indicando possíveis direções para futuras pesquisas, como o aprofundamento em diferentes abordagens educacionais e uma abordagem multidisciplinar para compreender melhor essa habilidade.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Um olhar sobre a necessidade de prevenção ao abuso infantil: um relato de experiência nos anos iniciais do ensino fundamental(2024-11-04) BASTOS, Larissa Isabelle Maciel; FERNANDES, Zenilda Botti; http://lattes.cnpq.br/6894366712147383Este relato de experiência descreve a aplicação de um Projeto Didático-Pedagógico no Estágio supervisionado, voltado para a conscientização e a prevenção do abuso infantil, para alunos do quinto ano do Ensino Fundamental de uma escola particular, situada na cidade de Belém, Estado do Pará. O projeto teve como objetivos conscientizar as crianças sobre seus direitos, reconhecer comportamentos inadequados e promover a autoproteção. Na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) Brasil (2017, p.29) no eixo vida e evolução que apresenta habilidades referentes a (EF01CI02): “localizar, nomear e representar graficamente (por meio de desenhos), partes do corpo humano e explicar suas funções.” (EF01CI04): “comparar características físicas entre os colegas, reconhecendo a diversidade e a importância da valorização, do acolhimento e do respeito as diferenças.” O projeto foi estruturado em seis eixos utilizando a metodologia de abordagem qualitativa, executado em duas etapas principais: rodas de conversa e atividades lúdicas. Os encontros iniciavam com rodas de conversa e culminavam com as dinâmicas de grupo e jogos educativos, uso de cartilha entregue a cada aluno tratando da temática, permitindo que os alunos compartilhassem experiências e dúvidas em um ambiente seguro, promovendo a empatia e a compreensão entre eles. O projeto foi aplicado em sua totalidade, cumprindo os seis encontros planejados, totalizando 24 horas de atividades. Conclui-se que a educação básica necessita de um olhar sensível sobre a necessidade de prevenção e conscientização sobre o cuidado com o corpo por um direito universal que tem impacto nas demais fases da vida nas questões relativas à orientação sexual, afetividade e a relação com o corpo a partir da aprendizagem de estabelecer limites saudáveis nas relações interpessoais.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Processo de apropriação do sistema de escrita alfabética em alunos com deficiência intelectual(2023-12-22) FRANÇA, Mayara Moreira; CAETANO, Viviane GislaineApesar dos indicadores do censo escolar apresentarem um salto positivo acerca da escolarização e inclusão do aluno com Deficiência Intelectual, ainda restam dúvidas sobre a qualidade educativa durante a permanência desses estudantes na sala comum de ensino. Este artigo objetivou analisar o processo de alfabetização de alunos com Deficiência Intelectual (DI) na sala comum regular, visando averiguar quais as possibilidades de aprendizagem das habilidades de leitura e escrita em alunos com deficiência intelectual. A fundamentação teórica se deu acerca de autores voltados à alfabetização, como Soares (2003, 2004, 2010, 2020) e Mortatti (2004); e na Teoria Histórico-Cultural, a partir das contribuições Vigotski (1994, 1995, 2022). A metodologia utilizada parte dos preceitos metodológicos da pesquisaação. Os resultados mostraram que é possível que crianças com DI se apropriem dos conhecimentos relativos à apropriação do sistema de escrita alfabética e, por conseguinte, participem socialmente de eventos sociais em que a leitura e a escrita estejam presentes. Palavras-Chave: Educação Inclusiva. Deficiência Intelectual. Alfabetização.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Autoeficácia no contexto acadêmico: estudo de caso de aluno com Transtorno do Espectro Autista(2023-12-18) SOUSA, Dyana Maria Resende de; RAMOS, Maély Ferreira Holanda; http://lattes.cnpq.br/8174411008021957; https://orcid.org/0000-0001-6150-6345Autoeficácia é a crença do sujeito sobre a própria capacidade em organizar e executar ações para alcançar suas metas com sucesso. Este estudo tem como objetivo analisar as percepções de autoeficácia acadêmica de um educando com Transtorno do Espectro Autista da rede municipal de ensino de Belém. Para tanto, apresenta-se as principais fontes de autoeficácia, aspectos históricos e legislações com ênfase na inclusão escolar. O estudo caracteriza-se como uma pesquisa exploratória e descritiva. Por meio deste, foi possível reunir evidências a respeito das ferramentas que emergem para a promoção da autoeficácia. Tal qual, sugere a ideia do papel fundamental da instituição de ensino na construção de crenças. Cabe salientar a necessidade de outros debates e pesquisas envolvendo e auxiliando a compreensão sobre o papel das crenças de autoeficácia em face aos educandos com TEA.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Autismo na educação infantil: desafios e possibilidades de práticas pedagógicas inclusivas(2023-06-19) SILVA, Matheus Moisés dos Anjos da; SOUSA, Celita Maria Paes de; http://lattes.cnpq.br/4919699202327083; https://orcid.org/0000-0003-0983-854XEste estudo aborda a temática do autismo na educação infantil, explorando os desafios e às possibilidades de práticas pedagógicas inclusivas no cenário educativo. O objetivo geral é discutir os aspectos que envolvem o ambiente escolar e as práticas docentes desenvolvidas na educação infantil para trabalho junto à criança com TEA, visando proporcionar uma educação de qualidade e que promova a valorização da diversidade e a participação efetiva das crianças com autismo no processo educacional. Adotou-se a metodologia de pesquisa bibliográfica, com recorte temporal no período de 2017 a 2022, optou-se por investigar estudos que dialogava com a pesquisa em questão e que tivessem enquanto objeto de pesquisa o processo de inclusão escolar de crianças com TEA em turmas regulares. Como resultado, a pesquisa forneceu orientações e informações importantes sobre o TEA e o desenvolvimento de práticas pedagógicas educacionais inclusivas, visando garantir o desenvolvimento e a participação dessas crianças no ambiente escolar. Este trabalho concluiu-se refletindo que, a inclusão de crianças com TEA na educação infantil requer flexibilização curriculares, estratégias pedagógicas diferenciadas e profissionais da educação capacitados e sensibilizados para promover um ambiente acolhedor e inclusivo, valorizando a diversidade.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A construção do projeto político pedagógico das escolas de EJA na Diretoria Regional de Educação 05/SEDUC/Pará(2024-11-01) SOUZA, Kézia Costa de; FERNANDES, Zenilda Botti; http://lattes.cnpq.br/6894366712147383Este artigo tem por objetivos descrever e analisar o processo de construção do Projeto Político- Pedagógico (PPP) nas escolas que oferecem a modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), vinculadas à Diretoria Regional de Educação (DRE05/SEDUC), por meio de um projeto de extensão da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Pará (FAED/UFPA). A relevância das ações interventivas nesse contexto, se justifica pela demanda oriunda das escolas noturnas por reformulação dos PPP’s, após constatação de que em todas elas o número de alunos tem reduzido significativamente, quer seja pela escassa procura por matrículas nesta modalidade, quer seja pelos índices elevados de evasão e ações didático-pedagógicas improvisadas e desintegradas do todo da instituição. A metodologia de trabalho adotada no desenvolvimento das ações foi a pesquisa colaborativa na qual o grupo de pesquisadores da universidade tomaram tempo para ouvir, observar, acompanhar e perceber a dinâmica das escolas da EJA, contribuindo no processo de problematização e reflexão sobre as práticas pedagógicas de gestão, coordenação, docência e formação continuada e na reformulação dos PPP’s. O referencial teórico levou em consideração três eixos de discussões a partir de Vasconcellos (1995); Veiga (2001); Pimenta (2012), dentre outros. As ações extensionistas possibilitaram a gênese de um movimento de fortalecimento e integração entre as escolas noturnas da DRE5 em torno de um objetivo comum, que resultou na elaboração de um planejamento pedagógico coletivo, a organização de estratégias para a formação continuada das equipes pedagógicas, a reformulação dos PPP’s, ajustes na oferta da modalidade de EJA no bairro e a permanência na busca por melhorias significativas em cada escola.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Isolamento social e ensino remoto: reflexos no processo de alfabetização e letramento de crianças nas séries iniciais do ensino fundamental(2023-06-27) SILVA, Hadrya Maylla Muniz da; CAETANO, Viviane Gislaine; http://lattes.cnpq.br/1480211988266947As escolas sofreram grandes impactos por conta da pandemia e às mudanças que ocorreram por orientação do Ministério da Educação (MEC) para todo território nacional, no entanto, as instituições escolares não estavam estruturadas para o ensino remoto, fato que ocasionou problemas educacionais, evasão escolar e um número espantoso de crianças não alfabetizadas. Isto posto, este trabalho tem como objetivo central analisar o processo de alfabetização de alunos que cursaram o 1° ano do ensino fundamental via ensino remoto em uma escola pública no município de Belém, provocado pela pandemia de COVID19. A metodologia tratou-se de uma pesquisa-ação por meio do estágio supervisionado e os procedimentos de coleta e construção de dados foram realizados a partir de observação e plano de aula aplicado em uma turma de 2° ano do Ensino Fundamental de uma Escola Estadual no município de Belém, no estado do Pará. A análise foi realizada a partir dos conceitos de alfabetização e letramento SOARES (2004), TFOUNI (1994), BARROS (2016) e da teoria histórico – cultural VYGOTSKY (2000, 2007), MOREIRA (1999). Dessa forma, evidenciou-se que a alfabetização foi afetada demasiadamente pela pandemia, cortando a interação social construída dentro da escola e que se faz importante na construção de conhecimento e na aprendizagem das crianças.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A formação do professor do ensino regular da educação de crianças do público-alvo da educação especial com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e as práticas pedagógicas na alfabetização(2023-07-14) MELO, Géssica Pinheiro; SOUZA, Christianne Thatiana Ramos de; http://lattes.cnpq.br/5947879244550162; https://orcid.org/0000-0002-5508-7049A inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em escolas de ensino regular é relativamente recente e alvo de grandes discussões. Devido às especificidades apresentadas por este público e às suas demandas no âmbito escolar, os educadores questionam, especialmente, sobre como promover a aprendizagem e o desenvolvimento destes sujeitos. A pergunta que norteou esta pesquisa foi: como se dá a formação de professores para a atuação no processo de alfabetização do educando com Transtorno do Espectro Autista no ensino regular? O objetivo geral foi investigar a formação de professores para atuar com o processo de alfabetização de alunos com Transtorno do Espectro Autista nas séries iniciais do ensino fundamental. Os objetivos específicos foram: conhecer a formação inicial de professores que atuam com o público com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e verificar a formação continuada que tem sido recebida pelos professores que atuam com a inclusão escolar desse público nas séries iniciais do ensino fundamental. Participaram deste estudo duas professoras de ensino regular atuantes com o processo de alfabetização de alunos com TEA. As informações foram coletadas por meio de entrevista. Os resultados mostraram lacunas na formação da professora que podem ter contribuído para as dificuldades vivenciadas em sua atuação junto a estudantes com TEA em sala de aula. A análise dos dados apontou, também, a necessidade de constante aquisição de conhecimentos que auxiliem o professor em sua ação educacional voltada para este público na escola inclusiva. Devem ser garantidas condições para que o professor tenha acesso a uma formação inicial e continuada que contribua para sua atuação junto aos estudantes com TEA. Deste modo, é necessário investir na melhoria na formação docente tanto inicial quanto continuada, para que seja possível incluir de fato os estudantes com TEA nas escolas regulares, garantindo não apenas o acesso deste grupo à escola, mas sua permanência com qualidade.Trabalho de Curso - Graduação - Memorial formativo Acesso aberto (Open Access) Reflexões de um aluno com familiar surdo sobre os desafios do ensino bilíngue(2022-12-06) MOURA, Cláudio Renan dos Santos; SILVEIRA, Andréa Pereira; http://lattes.cnpq.br/6174527019071136O presente memorial mostra o meu ponto de vista como estudante do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da Universidade Federal do Pará sobre as dificuldades que uma pessoa com deficiência enfrenta na educação básica. O objetivo compreende narrar um pouco da minha história de vida e da minha relação com a minha irmã, que é surda, bem como relacionar os avanços que houveram acerca da Língua Brasileira de Sinais, dos direitos e conquistas que a comunidade logrou em concomitância com os acontecimentos da minha vida pessoal. Apresento como ponto de partida as minhas reflexões na infância, experiências no Ensino Básico no que diz respeito à inclusão de pessoas com deficiência, e agregando as minhas escolhas para a graduação e as oportunidades vividas no Ensino Superior. Redigir este memorial acadêmico através de uma cronografia buscou ressaltar os meus princípios e conhecimentos sobre o assunto em cada momento específico da minha vida, resultando em um memorial dividido em quatro seções. Dou início com alguns questionamentos sobre a Libras e a inclusão na minha infância e ensino básico, trazendo relações com o ensino básico da minha irmã. Logo após, trago autores que mencionavam a importância da inclusão e ensino de Libras nas escolas regulares e questiono os motivos de ainda não haver consideráveis mudanças na educação da época. Nas seções seguintes relato sobre as mudanças que tive no ensino básico e os desejos e pensamentos sobre o ensino superior, além de comentar meu processo para o ingresso na UFPA. Nas seções finais, reflito sobre as minhas experiências na graduação e como relaciono isso com a educação que a minha irmã teve no ensino básico. Concluo o memorial acadêmico com as considerações finais expondo a importância da construção desse trabalho de conclusão de curso na modalidade memorial, mostrando a significado da análise do meu ensino básico, do ensino básico da minha irmã, quais mudanças ainda precisam ser feitas para que haja de fato a inclusão no ensino básico.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A ludicidade no processo de inclusão escolar de crianças identificadas como público-alvo da educação especial(2023-06-20) MARTINS, Camila Raimunda Nunes Sousa; CAETANO, Viviane Gislaine; http://lattes.cnpq.br/1480211988266947O presente artigo procura analisar as contribuições da atividade lúdica no processo de formação e de inclusão de crianças identificadas como Público-Alvo da Educação Especial em uma escola da rede municipal de Belém. Deste modo o trabalho aborda o seguinte questionamento: como a ludicidade contribui para a inclusão da criança no espaço escolar? A escolha da temática se delineou a partir das minhas experiências de vida, pois desde a Educação Infantil ao ensino básico todas as experiências das quais me recordo foram aquelas com abordagens lúdicas aliadas com as experiências no estágio não remunerado, na qual tive a oportunidade de acompanhar alunos com dificuldades de aprendizagem. Os dados, coletados durante a experiência de estágio não obrigatório, foram analisados a partir das contribuições de Vygotsky (2010), Mazzotta (1996) e Jannuzzi (1992) entre outros. Ao final do trabalho se constatou que o lúdico tem sido uma ferramenta importante quando se trata de inclusão e de aprendizagem.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Mulheres-professoras: uma abordagem histórica para se pensar a trajetória e permanência de mulheres na docência na primeira metade do século XX no Estado do Pará(2023-07-11) LIMA, Amanda Ferreira de; LIMA, Adriane Raquel Santana de; http://lattes.cnpq.br/5012265242662359Este trabalho tem como objetivo discorrer sobre a trajetória das mulheres paraenses no campo da educação na primeira metade do século XX, enfatizando a formação de meninas e seu cotidiano nas instituições nesse período em questão e formação de mulheres professoras, a árdua trajetória e os percalços para o ingresso e continuidade da carreira em um início de século severamente marcado por discriminações e resistências a entrada e permanência da mulher nas instituições de ensino como professoras e os resultados dessas mudanças sociais, que começaram a impulsionar cada vez mais as mulheres a ocuparem espaços públicos, obter renda financeira, autonomia e ocupar cargos socialmente reconhecidos, rompendo com as regras da domesticação feminina.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A Formação Continuada dos Professores da educação Infantil em Tecnologias Digitais(2023-07-21) FURTADO, Mayza Valadares; LIMA, Adriane Raquel Santana de; http://lattes.cnpq.br/5012265242662359Este estudo tem como título, a formação continuada de professores em tecnologias digitais, na educação infantil. Tem como objetivo geral, analisar as contribuições da tecnologia na formação continuada dos professores da educação infantil? Compreender a importância das tecnologias na prática educativa da educação infantil?Identificar os principais desafios enfrentados por professores no uso das tecnologias digitais em sua metodologia de ensino? O levantamento bibliográfico consiste em uma revisão de literatura (conceito) com abordagem qualitativa. Para a análise de conteúdo dos trabalhos, artigos, monografias e TCCs, feita em parte on-line e sobre dados eletrônicos cientificas, foram feita uma busca sistemática, abrangendo o período de 2017-2023.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Mapeamento das escolas para o público surdo no município de Ananindeua-PA(2023-06-20) PORTO, Maria Sarah Sarmento; SOUZA, Christianne Thatiana Ramos deEsse estudo teve como objetivo geral investigar como está organizada a educação de surdos no município de Ananindeua. Especificamente, buscou mapear as instituições municipais de ensino que atendem o público surdo, verificar como acontece a matrícula desses estudantes e conhecer como ocorre o Atendimento Educacional Especializado oferecido aos estudantes surdos. A questão central desse trabalho é: como ocorre a educação de surdos em Ananindeua? Para responder a essa questão foi realizada uma entrevista estruturada com a coordenadora do Grupo de Trabalho de Inclusão e Atendimento Educacional Especializado vinculada à Secretaria Municipal de Educação do município de Ananindeua. As informações foram coletadas por meio de um formulário digital e por entrevista com a participante. A análise dos dados demonstrou que na rede de ensino municipal de Ananindeua há oito estudantes surdos em oito instituições escolares diferentes que estavam com matrículas ativas no ano de 2021. Em relação à matrícula, o município oferece a primeira matrícula nas classes comuns e a segunda matrícula acontece nas escolas que possuem sala de recurso multifuncional. Concluiu se que, no município de Ananindeua a educação de surdos acontece por meio de ações estruturadas de acordo com a proposta de inclusão escolar em classes comuns e do acompanhamento em salas de recursos, nas quais estão situados os profissionais que oferecem apoio para esse público seguindo os princípios do Bilinguismo. Dessa maneira, espera-se, com essa pesquisa a colaboração nos estudos em relação com a temática de surdez, sobretudo com a cartografia em diferentes locais do estado.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A interação a partir do lúdico no processo de alfabetização e letramento no 1º ano do ensino fundamental(2023-07-11) GEMAQUE, Maria de Nazaré Marques; SANTOS, Suelen Gomes; LIMA, Adriane Raquel Santana de; http://lattes.cnpq.br/5012265242662359Este é um trabalho de conclusão de curso que parte de uma análise de experiência de estágio obrigatório que foi vivenciado em dupla no 1º ano do fundamental em uma Escola Pública Estadual de Ensino Fundamental dos Anos Iniciais que enfatiza o processo de alfabetização de forma lúdica tendo como apoio recursos pedagógicos manipuláveis confeccionados manualmente, pois, compreende-se que aprender por meio da brincadeira é uma forma de estimular a criança a querer fazer novas descobertas além do que, promove um aprendizado de qualidade para os educandos. Assim sendo, viabilizamos a seguinte problemática: É possível ter uma aprendizagem significativa por meio do lúdico e das brincadeiras? Essa pergunta deu base para construção do objetivo desta pesquisa que é analisar o processo de desenvolvimento de alunos a partir de atividades lúdicas. Reconhecemos a importância da discussão sobre a temática pesquisada, por isso decidimos explanar neste artigo nossas vivências. Na busca de fomentar este estudo foi realizada uma pesquisa de campo de caráter qualitativo, com base em trabalhos bibliográficos e livros de teóricos renomados no assunto como Freire (1996), Soares (2005) e Vygotsky (1998) que ressaltam a temática desenvolvida. Os resultados evidenciaram que as crianças aprovaram o método do aprender brincando. Portanto, mediar o conhecimento com liberdade de expressão e de forma lúdica reforça a fixação do aprendizado, esta pesquisa tem por finalidade explicitar a relevância da ludicidade em conjunto com a educação.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A educação de trabalhadores jovens e adultos: principais dificuldades(2023-07-11) SILVA, Maria Carla de Oliveira; PENA, Selma Costa; http://lattes.cnpq.br/2595133066254500Sabe-se que a Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade da Educação Básica assegurada pelo governo nas escolas da rede pública, estadual e municipal, que se fundamenta na garantia de direito dos cidadãos que, por algum motivo, não concluíram a educação básica em idade apropriada (VARGAS; VARGAS; SANTOS, 2013). Tendo como base a informação de que na EJA são altos os índices de evasão escolar (INEP, 2022), torna-se necessário identificar quais fatores têm contribuído para tal situação. Sendo assim, quais seriam os empecilhos que fazem com que os alunos da EJA não consigam prosseguir em seus estudos? Nesse sentido, a presente pesquisa teve o objetivo geral de analisar as dificuldades enfrentadas por jovens e adultos que frequentam a modalidade EJA de ensino. No que tange à metodologia, realizou-se uma pesquisa bibliográfica referente ao tema com abordagem qualitativa, por meio da qual foi feito um levantamento a partir do Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES. Os resultados da pesquisa revelaram que, dentre as dificuldades enfrentadas pelos alunos trabalhadores que frequentam a EJA podem ser citadas a redução do tempo de aula (considerando os atrasos decorrentes das dificuldades de acesso que alguns estudantes têm em relação ao local da escola), dificuldade de acesso dos alunos que moram na zona rural às escolas que ofertam a EJA (situadas nos centros urbanos), cansaço, falta de conciliação entre trabalho e estudo, dificuldade das alunas em conciliar os afazeres domésticos e cuidados com os filhos à escola, machismo, entre outros fatores.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A ludicidade no processo de alfabetização de estudantes com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH)(2023-06-27) BARBOSA , Thayná Xavier; CAETANO, Viviane Gislaine; http://lattes.cnpq.br/1480211988266947O presente estudo apresenta o lúdico como algo imprescindível para o processo de alfabetização de crianças com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), por isso, o estudo objetivou analisar a ludicidade enquanto recurso para o processo de alfabetização de crianças com TDAH. A partir dessa discussão se levantou o seguinte questionamento: a ludicidade pode se constituir em um recurso para o processo de alfabetização de estudantes com TDAH? Este estudo se trata de uma revisão bibliográfica de caráter qualitativo. Para coleta de dados, realizamos uma busca virtual no periódico da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) de pesquisas que tenham contemplado a presente temática no período de 2020 a 2022. Os resultados mostram que, a atividade lúdica para criança com TDAH é de extrema relevância para o universo infantil dentro do período de alfabetização, uma vez que ela pode ser o caminho utilizado pela criança para incorporar e apreender os aspectos do mundo. É durante a brincadeira que ela experimenta novas sensações, novas formas de agir, interagir e se relacionar.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O ensino de ciências nos anos iniciais e a formação inicial dos discentes em pedagogia: uma análise bibliográfica(2023-01-07) MACIEL, Luís Otávio de Souza; OLIVEIRA, Sônia Maria Maia; http://lattes.cnpq.br/0360323192870657O presente trabalho de conclusão de curso vem abordar questões relacionadas ao ensino de Ciências nos Anos Iniciais do ensino Fundamental. O objetivo geral foi analisar como é dado o ensino de ciências nos anos iniciais. Os objetivos específicos foram: abordar os saberes discentes na formação inicial nos cursos de Pedagogia; compreender as questões envolvendo o letramento científico e como se dão os processos educativos; refletir sobre o ensino de ciências sob a ótica dos principais teóricos da área, além da Base Nacional Curricular (BNCC), e por fim, apresentar algumas práticas existentes no ensino de ciências. Destacamos que a formação docente é essencial para que o trabalho pedagógico seja desenvolvido com sucesso no que tange ao processo de ensino e aprendizagem e que a Ciência não está apenas na sala de aula, mas onde os alunos enfrentam situações cotidianas, onde a Ciência existe. Assim, concluímos que, apesar da forte presença dos livros didáticos, um ensino de ciências que venha suscitar a curiosidade, criatividade para enfrentar as problemáticas da humanidade, vontade de aprender sempre mais, pensar de forma diferente, gerando resultados diferentes, é o que esperamos e são alguns dos objetivos que nós professores devemos compartilhar com nossos alunos.