Curso de Pedagogia - CABAE
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O atendimento de bebês em turma do maternal na escola municipal de educação infantil Nair Lima, município de Abaetetuba-PA(2022-12-14) PINHEIRO, Dilma Ferreira; FERREIRA, Maria das Graças Silva; TOUTONGE, Eliana Campos Pojo; http://lattes.cnpq.br/1223748500489517; https://orcid.org/0000-0002-7466-3996O presente Trabalho de Curso tem por objetivo refletir sobre o ensino de bebês em turmas do Maternal, especialmente tratando da Educação Infantil na Escola Municipal de Educação Infantil Nair Lima (EMEI), município de Abaetetuba-PA. A metodologia abarcou a pesquisa qualitativa, com usos de referenciais teóricos tais como Didonet (2001), Barbosa (2010), Borba (2007) entre outros, além de observações e a aplicação de questionário junto de duas professoras que atuam nesse nível de ensino com turma do Maternal. Como resultado ainda que incipiente, é possível dizer que a Educação Infantil no âmbito do atendimento de bebês é importante para o desenvolvimento integral desses sujeitos bem como o processo educativo enfrenta desafios que precisam ser enfrentados pelos envolvidos no sentido de garantir a qualidade social da educação.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O brincar no processo ensino-aprendizagem da criança(2022-08-18) SANTOS, Mairla da Silva; FALABELO, Raimundo Nonato de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/0245521381922053; https://orcid.org/0000-0003-1193-8072O presente trabalho vem abordar sobre a importância do brincar no processo ensino aprendizagem da criança na Educação Infantil para aprendizagem. Assim, este trabalho tem como problemática verificar como a ludicidade pode ajudar no processo de ensino aprendizagem da criança na educação infantil. A partir da problemática levantada foi delimitado o objetivo geral que é analisar a importância do brincar no que diz respeito ao seu desenvolvimento e aprendizagem de forma significativa, e tem como objetivos específicos, compreender como a ludicidade pode ajudar no processo de ensino aprendizagem da criança na educação infantil, e também, refletir sobre a utilização das práticas lúdicas como ferramenta para os professores da educação infantil, e por fim, verificar como o brincar de faz-de-conta contribui para o desenvolvimento psicológico e social da criança. Para a realização do trabalho foi realizada uma pesquisa bibliográfica a fim de colher informações de autores que já abordaram o tema como, Borba, Corsino, Freire, Góes, Luckesi, Oliveira, etc., e também realizada uma pesquisa de campo com o intuito de observar como o brincar contribui no processo ensino aprendizagem da criança da educação infantil. Para realização desta pesquisa foi utilizado a abordagem etnográfica, pois este método proporciona ao investigador acompanhar de perto o grupo que está estudando. Através desta pesquisa ficou claro a importância do brincar na educação infantil no que diz respeito ao desenvolvimento no processo ensino aprendizagem da criança, contribuindo também no seu desenvolvimento físico, social, cultural, afetivo, emocional e cognitivo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O desenvolvimento das práticas de cuidar e educar criança pequena: a experiência no berçário “A” da creche Maria Celes em Igarapé - Miri-PA(2019-02-18) XAVIER, Rafaela Fonseca; LIMA, Maria do Socorro Pereira; http://lattes.cnpq.br/7102997355677802Este trabalho intitulado “O desenvolvimento das práticas de cuidar e educar criança pequena: experiência do berçário “A” da creche Maria Celes em Igarapé-Miri/Pa”, possui como linha de pesquisa a Educação Infantil e tem como objetivo geral compreender como as práticas de cuidar e educar estão sendo desenvolvidas no interior do berçário “A” da referida creche. A pesquisa também buscou saber como as profissionais que ali atuam entendem e associam este binômio cuidar e educar. De modo específico, buscou brevemente contextualizar teoricamente a história da educação infantil, o surgimento das creches e os assuntos que permeiam o cuidar e o educar nestes espaços, bem como compreender como as professoras entendem estas práticas, procurando descrevê-las a partir das observações feitas no berçário “A”. A referida pesquisa caracteriza-se como uma pesquisa de cunho qualitativo fundamentada em Chizzotti (2010), desenvolvida por meio de um Estudo de Caso etnográfico baseado em André (2012) realizado no berçário “A” da creche Maria Celes em Igarapé-Miri/Pa. As bases teóricas foram pautadas em estudiosos como Ana Beatriz Cerisara (1999), Moysés Kuhlmann Jr. (2000) Sonia Kramer (2006, 2011, [2012]), Vital Didonet (2001, 2011), entre outros que desenvolvem estudos sobre a educação infantil. Ainda, destaco algumas leis que tornaram legítimos os direitos das crianças de 0 a 6 anos, como a Constituição Federal de 1988, o Estatuto da Criança e do adolescente (ECA, 1990), a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) - 9394/1996, o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI, 1998), a Política Nacional de Educação Infantil: pelo direito da criança de 0 a 6 anos à Educação (2003), as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI, 2010) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017). Como técnica de coleta de dados, foi usada a entrevista semiestruturada pautada em Minayo (2011) junto às professoras e a observação participante de acordo com Chizzotti (2010). Para a análise dos dados, optei pela Análise de Conteúdo baseada também em Chizzotti (2010). Os resultados deste estudo indicam que o desenvolvimento das práticas de cuidar e educar crianças pequenas no berçário “A” da creche Maria Celes, materializam-se em momentos dissociados, na medida em que existem momentos específicos para a realização de cada prática em decorrência da rotina já determinada pela coordenação da creche. Todavia, essa rotina caracteriza-se como estratégia organizacional do trabalho docente, pois, faz-se necessária a predominância de certo grau de controle em relação às crianças, fazendo-as entender que existem limites e momentos para realização das atividades que lhes são compelidas. Para tanto, conclui-se que apesar dessa dicotomia existente proveniente da rotina determinada, as profissionais que ali atuam, entendem a importância de se trabalhar de forma indissociável tais práticas, bem como, associam-nas em suas ações cotidianas. A evidência desta questão se efetiva na atuação profissional destas profissionais no âmbito da sala de aula e em seus discursos referentes às práticas de cuidar e educar.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Educação em escola ribeirinha de Abaetetuba: afetividade como condição de aprendizagem(2019-06-12) SILVA, Hudson Pantoja da; SILVA, Dedival Brandão da; http://lattes.cnpq.br/2843515711368703O presente trabalho visa refletir sobre a importância e contribuição da afetividade no processo de ensino-aprendizagem, destacando a necessidade de trazer para o ambiente escolar uma convivência agradável entre todos os que nele estão envolvidos, contribuindo para a formação integral da criança. Neste trabalho utilizaremos algumas concepções de afetividade e algumas considerações sobre Educação Infantil. Como fundamentação teórica nos embasamos em alguns teóricos relacionados ao assunto, como Vygotsky (1998), Piaget (1996), Monte-Serrat (2007), Davis e Oliveira (1994), Cazaux (1995), entre outros. Trata-se de um estudo qualitativo realizado por meio de observações de campo e entrevistas com os participantes da pesquisa. Os resultados do estudo mostraram que: 1- Ainda com existência de professores empenhados em dar uma aula para além da transmissão de conhecimentos científicos e que consideram importantes os conhecimentos culturais e regionais, nutou-se que ainda há muito por desenvolver em relação a esse viés educacional. 2- Não há como negar a ligação entre a afetividade e a aprendizagem, pois na escola a criança se relaciona, emocionalmente, com os todos os indivíduos que fazem parte do sistema de ensino/aprendizagem, o que nos leva a refletir sobre a necessidade de resgatar este tema na ação pedagógica como facilitador do processo de ensino-aprendizagem. 3- Mesmo com todos os problemas que este estudo verificou, pode-se afirmar que é possível o estabelecimento de boas relações entre professor-aluno, escola-comunidade e aluno-aluno.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Educação infantil do e no campo: a natureza no ensinar-e-aprender de crianças marajoaras(2023-12-12) RABELO, Rosane da Cruz; TOUTONGE, Eliana Campos Pojo; http://lattes.cnpq.br/1223748500489517; https://orcid.org/0000-0002-7466-3996Este estudo versa sobre a criança e a natureza, com objetivo de investigar a prática educativa na Educação Infantil do e no campo em interface com a criança e a natureza. Dentro da abordagem qualitativa, o estudo envolveu o aprofundamento documental e bibliográfico concernente ao tema bem como foi realizada pesquisa de campo com o uso de observação, de entrevistas e do registro fotográfico. Como interlocutores contamos com as crianças de Educação Infantil, as professoras da Escola Recreio dos Passarinhos, situada na comunidade de Água Boa, município de Salvaterra-PA. Os resultados apontam que existe concretamente uma interação da criança com a natureza, assim desde antes da escola as crianças iniciam seus aprendizados ecológicos e de convivência com esta. E, talvez, impulsionado por tais práticas faz com que na escola, a continuidade desse exercício seja vivido também e relevante na aprendizagem. Ou seja, na proposta dos professores é incluído a natureza como tarefa pedagógica e da ambientação escolar, encaminhando para um desemparedamento das crianças da sala de aula. Assim, constatamos que as professoras têm uma prática de tematizar a natureza nas atividades educativas desenvolvidas dentro e fora do ambiente escolar, e as crianças apresentam uma relação orgânica e usufruem da natureza de maneira positiva.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Educação infantil: a afetividade no processo educativo na relação de cuidar, educar e socializar(2019-07-19) LOBATO, Rosa Maria Carvalho; FALABELO, Raimundo Nonato de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/0245521381922053No presente trabalho, intitulado Educação Infantil: a afetividade no processo educativo na relação de cuidar, educar e socializar buscou-se fazer um estudo bibliográfico e com uma pesquisa de campo com o foco nas questões do afeto, tendo como elemento de estudo a afetividade na aprendizagem significativa na Educação Infantil, com crianças de 04 (quatro) anos, em uma creche do município de Igarapé-Miri-PA. Para tanto, é indiscutível a importância do vínculo afetivo para aprendizagem. As crianças que não recebem afeto têm sérios comprometimentos em várias áreas: cognitiva, psicológica e social. As ações educacionais precisam estabelecer um vínculo afetivo entre escola e família. As questões familiares estão presentes na vida do aluno, permitindo assim uma discussão entre a instituição escolar e familiar. A escola e a família devem estabelecer uma relação recíproca, onde ambas necessitam uma da outra. Diante do exposto a cima, a presente pesquisa faz uma análise acerca da questão dos afetos na relação da criança com os professores, com a família e consigo mesma, no processo educativo, na relação de cuidar, educar e socializar. Desse modo, foi realizada a observação e a coleta de dados no contexto onde as crianças da Educação Infantil desenvolvem suas atividades, e também, como flui a prática pedagógica das professoras regentes da turma. Eventualmente, os resultados foram analisados e observou-se que as crianças em sua maioria estão bem afetivamente, sentem-se cuidadas e amadas pelos seus pais. No entanto, verificou-se a necessidade de trabalhar mais os afetos no contexto da escolarização. Em vista disso, o trabalho objetiva mostrar a importância da afetividade no processo educativo na relação de cuidar, educar e socializar, no ambiente escolar no âmbito das práticas pedagógicas na Educação Infantil. Logo, o embasamento teórico foca-se em autores que têm contribuído muito com a questão do afeto como elemento do processo de educar.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Educação infantil: TDAH ou indisciplina?(2019-07-16) BRITO, Tatiane Rodrigues; MENDES, Sandra Karina Barbosa; http://lattes.cnpq.br/7531027549313471Este trabalho tem como objetivo analisar como as professoras da Escola Municipal de Educação Infantil Santa Rosa lidam com a indisciplina em sala de aula. O interesse pelo tema surgiu a partir de acontecimentos observados durante um estágio, como professora auxiliar em uma escola de educação infantil, onde pude perceber que os professores, não conseguiam lidar com crianças indisciplinadas em sua sala e associavam a indisciplina da criança com o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Os estudos sobre indisciplina no âmbito escolar são importantes para professores da educação básica e têm relevância significativa no campo de pesquisas educacionais e sociais. A indisciplina está presente na sala de aula da educação básica, e na etapa da educação infantil não é diferente. É na Educação Infantil que a criança é estimulada e desenvolve seus aspectos intelectuais, físicos, sociais e cognitivos. A educação infantil é o primeiro ambiente escolar que a criança tem contato, é ali que elas dão início à educação escolarizada. É uma pesquisa de cunho qualitativo e como técnica para coleta de dados utilizamos a entrevista semiestruturada. Adotamos como base teórica autores como Aquino(1998), Tiba(1996), Craudy e Kaercher(2001), Rego(1996), Vygotsky (1991) que deram contribuições relevantes para este estudo. Nas falas das professoras participantes desta pesquisa elas não explicitaram um conceito específico de indisciplina e de comportamento indisciplinado, mas associam as causas do problema de indisciplina na Educação Infantil a família e ao transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. As falas dos professores indicam que tanto a vida familiar e estudantil influenciam a concepção que eles têm sobre a indisciplina.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Educação infantil: uma análise das práticas pedagógicas(2019-06-21) COSTA, Rafaelly Paola Alexandre da Costa e; LOBATO, Vívian da Silva; http://lattes.cnpq.br/8153247121237657O presente trabalho tem por objetivo analisar as práticas pedagógicas de professores que atuam na Educação Infantil, bem como, identificar a percepção dos docentes em relação aos pilares da educação infantil: o cuidar, o educar e o brincar. O referencial teórico está fundamentado nos seguintes autores: Kramer (2001), Oliveira (2013), Bujes (2001), Felipe (2001), além do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil/RCNEI (1988), o qual foi um documento essencial para a compreensão da prática pedagógica dessa etapa de ensino. Como procedimentos metodológicos foi realizado: uma pesquisa de cunho bibliográfico e depois, uma pesquisa de campo em escola municipal de Educação Infantil que atende crianças de três a cinco anos de idade. Na pesquisa de campo, foi utilizada a entrevista semi-estruturadas e a observação da prática em sala de aula de duas professoras daquela instituição, sendo uma atuante no Maternal e a outra no Período II. Após isso, foi feita a análise dos dados que apontou que a prática pedagógica dos professores analisados, ainda é permeada sob uma visão escolarizante, segundo a qual, a finalidade é preparar as crianças para o ensino fundamental, além de que as professoras observadas mantêm a visão ultrapassada de educação à criança pequena, onde o foco não é no aluno (a) e sim no professor.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A história da ludicidade no desenvolvimento das crianças da educação infantil(2021-10-06) FARIAS, Janaína Rodrigues; LIMA, Maria do Socorro Pereira; http://lattes.cnpq.br/7102997355677802A pesquisa aqui apresentada traz como principal objetivo analisar a importância da utilização do lúdico no processo de ensino-aprendizagem na educação infantil. A pesquisa institui-se em na seguinte problemática: como as atividades lúdicas são trabalhadas através de jogos e brincadeiras e de que forma o ato de brincar pode oferecer recursos de aprendizagem aos alunos da educação infantil? Metodologicamente, a pesquisa é de cunho bibliográfico, que tem como foco o aprofundamento teórico sobre a temática abordada, fundamentada em materiais já elaborados, como livros, artigos científicos, e conta com a apoio de teóricos, tais como: Kishimoto (1993; 2011), Vygotsky (1984; 2007), Sônia Kramer (1988; 2012), entre outros. Os resultados mostram que os jogos e brincadeiras quando são utilizados na aprendizagem da criança da educação infantil, podem ser uma grande ferramenta de conhecimento para o educando em disciplinas estudadas em sala de aula, ajudando também no crescimento do aluno na concepção afetiva, criativa, social e cultural. A pesquisa realizada mostrou que é através da brincadeira que a criança se comunica com o mundo a sua volta, aprendendo a conviver em sociedade, compreendendo regras, relações de reciprocidade, estabelecimento de limites e sua dinâmica de socialização.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A ludicidade na educação infantil: contribuições do brinquedo como recurso na aprendizagem pré-escolar(2021-02-26) ALMADA, Damiana Gonçalves de; LOBATO, Vívian da Silva; http://lattes.cnpq.br/8153247121237657O presente Trabalho de Curso em sua proposta, traz como tema: A ludicidade na Educação Infantil: Contribuições do brinquedo como recurso na aprendizagem pré-escolar, que busca evidenciar o brinquedo quanto a sua cientificidade e que muito pode contribuir com o desenvolvimento e aprendizado da criança de 4 a 6 anos, de forma global. Tal pesquisa, é de cunho bibliográfico, trazendo o enfoque de autores, referência no campo da Educação Infantil para assim discutirem a relevância do brinquedo e suas contribuições para o aprendizado dentro das escolas de educação infantil, especificamente a pré-escola. No objetivo geral deste trabalho, procurou-se analisar o status científico atribuído ao brinquedo para o aprendizado de crianças pré-escolares, destacando os principais estudos dos teóricos que o discutem. Os procedimentos metodológicos se assentam, principalmente, em autores como: Marta Kohl de Oliveira (1997) Brougère (2001), Kishimoto (2001), Walter Benjamim (1984), e Maria Cristina Rau (2011). Porém, conclui-se que o brinquedo apesar de toda importância teórica, na prática ainda não conquistou tal importância. Depreende-se que tal a importância do brinquedo, só poderá ser reconhecida se os professores investirem em sua formação, abdicando de “achismos” e visões paradigmáticas em relação a este recurso que faz parte do universo infantil.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A ludicidade no desenvolvimento e aprendizagem de crianças na pré-escola(2011-07-12) GONÇALVES, Andréa Cristina da Silva; PEREIRA, Denilda Nunes; SILVA, Dedival Brandão da; http://lattes.cnpq.br/2843515711368703Este ensaio objetiva fazer um estudo sobre a importância do lúdico na prática dos professores da pré-escola, discutir a ação lúdica, analisar sua aplicação no desenvolvimento e aprendizado das crianças, tomando por base duas realidades escolares. Observando a prática das professoras em duas escolas distintas do Município de Abaetetuba. Inicialmente, buscou fazer um apanhado da importância do lúdico no contexto social dos indivíduos apontando, também, a importância que o mesmo exerce na educação infantil a considerar a legislação educacional brasileira. Em seguida, o estudo está voltado para a análise sobre a prática lúdica das professoras do pré-escolar, tomando como parâmetro duas escolas com alunos (as) dessa faixa etária, sendo uma da rede pública municipal e outra da rede particular. Finalmente, a pesquisa discute a questão das condições da aprendizagem em tais escolas, enfatizando até que ponto o lúdico ao ser apropriado pelas professoras em seu ambiente escolar, contribuem para o desenvolvimento e a aprendizagem dos alunos naquela faixa etária.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O lúdico na educação infantil: mediações para uma aprendizagem significativa e prazerosa(2022-12-28) NASCIMENTO, Leida Costa Lima do; SILVA, Terezinha Campelo da; FALABELO, Raimundo Nonato de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/0245521381922053; https://orcid.org/0000-0003-1193-8072O presente trabalho, com o tema O Lúdico a Educação Infantil, tem como objetivo o estudo da Importância do Lúdico na Educação Infantil para aprendizagem dos alunos. Para isso foi realizada uma investigação sobre o tema em questão, pois, como cita Knebel (2014, p. 278) a atividade lúdica é ação expressada por meio de brincadeiras e jogos. O ato de brincar pode ser conduzido independentemente de tempo, espaço ou de objetos e isto proporciona que a criança crie, recrie, invente e use sua imaginação, tornando o espaço escolar atrativo. Assim a partir da problemática levantada foi delimitado o objetivo geral.Trata-se de um estudo bibliográfico em que se procura analisar e apresentar uma síntese sobre como diferentes autores analisam essa importante relação entre a brincadeira e o processo de aprendizagem na educação infantil. Além de autores, recorreu-se à análise crítica dos documentos oficiais que tratam desse assunto, tais como: LDB, os PCNS, a BNCC e os referências curriculares. Nesse estudo, foi possível analisar a importância das atividades, constituídas de jogos e brincadeiras, pois os mesmos auxiliam no desenvolvimento e na autonomia da criança.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Percepções geométricas a partir da caixa tátil na educação infantil(2021-06-21) VELOSO, Eleilza da Costa; BARROS, Osvaldo dos Santos; http://lattes.cnpq.br/8886478452699437Este trabalho trata de atividades desenvolvidas para introduzir conceitos de Geometria para alunos da Educação Infantil. Nosso interesse pela temática se deu a partir da compreensão de que os conceitos matemáticos não são trabalhados como alfabetização matemática, devido a fatores como: falta de compreensão dos professores e inadequação dos materiais didáticos. Nesse sentido, objetivamos introduzir os conceitos de igualdade e semelhança a partir do desenvolvimento das percepções visual e tátil, na manipulação de objetos geométricos e do cotidiano. Assim temos como objetivo: relacionar as estruturas das formas geométricas e sua nomenclatura, com as formas e nomes dos objetos do cotidiano, para introduzir os conceitos de classificação e comparação, com ênfase no desenvolvimento da percepção visual, tátil e cultural, através do uso da caixa tátil, como recurso didático. Para fundamentar nossas conjecturas quanto ao processo de aprendizagem, vamos trabalhar as teorias da cognição, as relações desenvolvidas pelos alunos para assimilar os elementos do cotidiano e suas interações sociais. Como desdobramento metodológico utilizaremos materiais compostos de miriti para introduzir os elementos culturais nas atividades escolares. Como resultados desse trabalho, esperamos contribuir para o desenvolvimento sensorial dos alunos e suas percepções geométricas dos espaços e utensílios do cotidiano.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A relação entre constituição da identidade de gênero e brincadeiras infantis no ambiente escolar(2024-09-20) MARTINS, Flaviane Cordeiro; RIBEIRO, Joyce Otânia Seixas; http://lattes.cnpq.br/0569883383932063A presente pesquisa aborda a relação entre a constituição da identidade de gênero e as brincadeiras infantis no ambiente escolar, mais especificamente no espaço da Brinquedoteca em uma Escola de Educação Infantil. Os objetivos principais da pesquisa é analisar como as brincadeiras infantis produzem ou reproduzem as identidades de gênero no contexto educacional, além de identificar os valores e comportamentos pré-estabelecidos social e culturalmente que estão "normalizados" nas brincadeiras infantis, de acordo com o gênero, e verificar o impacto da divisão das brincadeiras e brinquedos por gênero no espaço escolar sobre as crianças. Para fundamentações teóricas dessa discussão, foram consideradas contribuições de renomados autores como Louro (1997,1999), Silva (2000) e Hall (2006), que possuem pesquisas nas áreas de Estudos Culturais e Feministas. Além disso, pesquisadores como Barros (2009), Brougère (2010) e Felipe (2003) também forneceram base sobre a importância do brincar e sua influência na formação das crianças a partir dos aspectos culturais e sociais. Este estudo adotou uma abordagem pós-crítica para investigação e análise, utilizando aproximações etnográficas para compreender os aspectos gerais e, principalmente, a subjetividade dos sujeitos envolvidos. A observação participante foi utilizada para capturar os movimentos e o cotidiano da pesquisa, enquanto o método da conversação permitiu que os participantes se expressassem livremente e compartilhassem suas experiências. Além disso, o uso de imagens foi empregado para aprofundar a compreensão dos aspectos mais intrínsecos da pesquisa. Os resultados destacam questões problemáticas que vão além do espaço da Brinquedoteca, evidenciando que a constituição da identidade de gênero é influenciada também por fatores externos à escola, e que as crianças carregam consigo valores culturais muito bem estabelecidos em suas formações sociais, é importante destacar, então, que a divisão de brincadeiras e brinquedos por gênero vivenciadas no cotidiano escolar pode contribuir para a perpetuação de estereótipos, afetando o desenvolvimento das crianças. No entanto, há esperança de mudança por meio da transformação das práticas pedagógicas, visando construir uma política que valorize a equidade no brincar infantil. Em suma, este trabalho ressalta a necessidade de repensar as práticas educativas, promovendo um ambiente escolar inclusivo, no qual as crianças tenham a liberdade de explorar uma variedade de brincadeiras, independentemente de seu gênero. A pesquisa destaca a importância de criar espaços no qual as crianças possam se expressar livremente, desafiar estereótipos de gênero e desenvolver uma compreensão mais ampla da diversidade humana.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Sexualidade e gênero: atividades pedagógico-culturais na educação infantil(2019-03-12) CORRÊA, Isabella dos Santos; RIBEIRO, Joyce Otânia Seixas; http://lattes.cnpq.br/0569883383932063Questões de gênero e sexualidade são tradadas como um grande tabu na infância, pois muitos pensam na criança como um ser assexuado, que não possui sexualidade. Com isso, acaba-se reproduzindo padrões construídos culturalmente, deixando de lado a construção da subjetividade da criança, bem como reprimindo suas descobertas a respeito do próprio corpo. Visto isso, o presente trabalho pretende analisar como vêm sendo trabalhadas as questões de gênero e sexualidade na Educação Infantil, buscando identificar qual é o papel do professor na formação sexual da criança, bem como, sua qualificação para lidar com situações que envolvam o objeto de estudo. O referencial teórico conta como a contribuição teórica dos autores Louro (1997), Escolano (1998), Felipe (2012), Scott (1995), Xavier Filha (2012), entre outros. Para obtenção dos resultados será utilizada a abordagem qualitativa, em especial etnografia, tendo como ferramentas analíticas a observação, as conversações e a aplicação de questionários, os quais permitirão estudar o cotidiano das relações de gênero e sexualidade em uma escola de Educação Infantil. Os resultados indicam que a escola influencia na formação sexual da criança guiando seus comportamentos e educando de acordo com a norma do gênero, bem como, que os professores não estão totalmente preparados para encarar as manifestações de sexualidade na infância. Conclui-se que é necessário que a escola se aproprie das diversas possibilidades de se trabalhar gênero e sexualidade na Educação Infantil, com tranquilidade e sem preconceitos, tendo consciência que tais assuntos são necessários na formação da criança.