Curso de Pedagogia - CABAE
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O açaí na merenda escolar: tradição alimentar e identidades(2018-07-06) BEZERRA, Luana Carneiro; RIBEIRO, Joyce Otânia Seixas; http://lattes.cnpq.br/0569883383932063Este trabalho é fruto de uma pesquisa realizada na Escola de tempo integral E.M. Joaquim Mendes Contente, no município de Abaetetuba. A pesquisa teve como objetivos refletir o açaí como indispensável na alimentação dos povos ribeirinhos de Abaetetuba; explicar as razões da política de merenda escolar do município excluir o açaí das refeições; refletir como crianças e jovens representam e constituem suas identidades por meio do açaí. Como referencial teórico acionei Raymond Williams (1992), Stuart Hall (1997), Hobsbawm (1984), Clifford (2008), Moreira (2002), Tomaz Tadeu da Silva (2000) (2004), Woodward (2000) Ribeiro (2010) e Gomes (2013). A pesquisa é uma aproximação da etnografia pós-moderna (Clifford, 1998), com observação de fevereiro a maio de 2018; os sujeitos da pesquisa são alunos e alunas do 1º ao 5º ano, alguns profissionais da escola e integrantes do conselho da merenda escolar. Além da observação, a produção de informações se deu por meio de conversações, captura de imagens para a composição do diário de campo. Os resultados informam que a relação do Abaetetubense com o açaí é diferenciada dos demais paraenses, pois ao longo dos anos este fruto se tornou a refeição principal em suas mesas, tanto que na Escola Mendes Contente, no horário do almoço, sem o açaí alunos deixam de almoçar havendo grande desperdício de comida. O Conselho de Alimentação Escolar (CAE), e a PMA desconsideram essa tradição alimentar da cultura local, pois não reconhecem a centralidade do açaí como hábito alimentar, logo, não pensam uma política cultura de merenda escolar que inclua o açaí, para evitar o desperdício e garantir a alimentação de qualidade na escola, para o desenvolvimento físico e social dos alunos, e para a constituição de identidades pelo pertencimento.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Adoecimento docente: um estudo com professores e professoras de séries iniciais no município de Acará/PA(2024-07-17) FÔRO, Maria Marcilene dos Santos; ASSUNÇÃO, Mariza Felippe; http://lattes.cnpq.br/8675067656056250O trabalho docente em função das transformações da sociedade, exige que os professores e professoras, sejam profissionais competentes e comprometidos com o seu trabalho, e essa série de exigências está tornando a vida desses profissionais um tanto quanto difícil por conta da intensa jornada diária de trabalho ao qual são submetidos, e com isso percebe-se que muitos docentes estão adoecendo em função do exercício de ensinar. Em vista disso, este artigo visa realizar um estudo sobre o adoecimento dos trabalhadores docentes de séries iniciais da rede Pública de Ensino do Município de Acará. O objetivo geral consiste em: Compreender que fatores relacionados à prática profissional podem interferir no adoecimento docente do município de Acará/Pa. Com relevância aos seguintes objetivos específicos: Discutir sobre adoecimento no trabalho e profissão docente; Investigar o quantitativo de professores afastados da sua função por adoecimento e as causas desse adoecimento; Analisar os reflexos do adoecimento docente na prática escolar. A pesquisa foi realizada nas seguintes etapas: A priori houve a realização da pesquisa bibliográfica para entender e conhecer melhor o tema, em outra etapa foi realizada uma pesquisa exploratória, em busca de coleta de dados junto à secretaria municipal de educação do município de Acará referente a quantidade de professores que são afastados de seus locais de trabalho por conta de seus problemas de saúde, fazendo relevância a quais problemas são mais comuns entre os profissionais docentes. Os dados disponibilizados neste artigo foram fornecidos de forma espontânea pelo servidor público da secretaria municipal de educação, o qual receberá uma identificação fantasia, pois a pessoa não quer ser identificada por seu nome original, fato este que foi acordado através da assinatura de um documento confirmando o sigilo de sua identidade.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Agenda 2030 da ONU e a formação de professores: relações da sustentabilidade e a etnomatemática(2021-06-03) FARIAS, Jocilene Rodrigues; BARROS, Osvaldo dos Santos; http://lattes.cnpq.br/8886478452699437O presente trabalho tem como tema as contribuições da Agenda 2030 proposta pela Organização das Nações Unidas – ONU e suas orientações à formação de professores, com foco no objetivo 4 e meta 4.c, a partir dos quais evidenciamos as relações entre Sustentabilidade, como proposta e Etnomatemática, como área de estudos. O objetivo 4, da agenda 2030, e a meta 4.c trata da discussão e mudança nos rumos da qualidade da educação para o futuro. Desse modo, o objetivo do trabalho é propor uma ação didática baseada nas diretrizes da sustentabilidade da agenda 2030 e dos princípios da Etnomatemática, visando superar a educação bancária a partir da proposição de pesquisa sobre as práticas culturais na região das ilhas de Abaetetuba. A metodologia é de finalidade básica estratégica, com abordagem hipotético dedutiva, qualitativa, com levantamento bibliográfico em autores como Barros (2004 e 2010), Morin (2011) e Vergani (2007) e desenvolveu-se de maneira documental. Por fim, almeja-se discutir e exercitar uma relação entre a sustentabilidade e a Etnomatemática para buscar compreender o que pode vir a ser uma educação sustentável.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Alfabetização e a prática pedagógica numa turma de multissérie da escola Sagrada Família, município de Abaetetuba – PA(2018) ARAUJO, Josilene Rodrigues; LIMA FILHO, Petronio Medeiros; http://lattes.cnpq.br/9388185898757033Em busca de conhecer experiências que nos permitisse refletir profundamente sobre o processo de desenvolvimento dos alunos em turmas multisseriadas, a presente pesquisa trás a tona as práticas pedagógicas de uma professora que trabalha há décadas com turmas multisseriadas em uma escola do campo, localizada no Município de Abaetetuba- Pará. A história de vida da referida professora e a observação participante em uma turma de multissérie onde ainda leciona foram fundamentais nesta pesquisa qualitativa. As principais referencias teóricas que fundamentam essa analise foram as de Hage (2005,2012) Paulo Freire (1996), Caldart (2002), (FERNANDES;),(Martins, Morais e Santos, 2014) CARDOSO, 2009) e outros que discutem a educação do campo e a importância dela na vida dos campesinos para que haja desenvolvimento educacionalTrabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Alfabetização e letramento nos anos iniciais do ensino fundamental(2024-06-26) RIBEIRO, Sâmia dos Santos; LOBATO, Vívian da Silva; http://lattes.cnpq.br/8153247121237657Alfabetização e letramento são processos distintos, mas necessariamente interligados, que abrangem um amplo conjunto de aprendizagens específicas e complexas, constituindo, juntos, a base da escolarização de um indivíduo. Por ser reconhecida como aprendizagem fundamental na trajetória escolar desde muito tempo, a apropriação do sistema de escrita alfabética configura-se como um objeto de estudo que atrai o olhar de diversos campos científicos a cada vez mais, proporcionando novas descobertas e a construção de novas ideias sobre a alfabetização e o letramento. A partir de uma pesquisa de abordagem qualitativa, por análise bibliográfica, este trabalho tenciona analisar o desenvolvimento de alguns aspectos, práticos e teóricos, dos processos de alfabetização e letramento nos anos iniciais do ensino fundamental, desenvolvendo esta temática pela investigação de algumas questões englobadas por estes processos, tais como, o avanço da concepção de alfabetização ao longo do tempo; a diferenciação entre os dois conceitos centrais desta pesquisa e o modo como interagem na prática; a importância das práticas de leitura e escrita para a formação de leitores e produtores de textos; e, por fim, uma análise sobre a importância da participação familiar para o desenvolvimento dos alunos envolvidos no ciclo escolar de alfabetização e letramento. As informações obtidas, possibilitaram uma compreensão de que, apesar de distintos, alfabetização e letramento podem e devem, acontecer de maneira paralela em um contexto significativo de aprendizagem, pela reflexão e ação pedagógica planejadas e guiadas com base no ritmo de desenvolvimento dos educandos, com a realização de atividades contextualizadas de leitura e escrita, com o objetivo central de formar indivíduos que, ao passarem pelo ciclo de alfabetização e letramento, não apenas apropriam-se de técnicas de codificação e decodificação, mas que desenvolvem as habilidades fundamentais de produção e interpretação textual. E por fim, levando à consideração sobre a importância inegável que a família, como o círculo de socialização primária do ser humano, desempenha nos processos de aprendizagem das crianças, nos anos iniciais de escolarização.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A alfabetização e o letramento na compreensão e nas práticas dos professores alfabetizadores de uma escola no município de Barcarena-PA(2022-07-19) BRABO, Elizyane Valente; ARAUJO, Olidete de; http://lattes.cnpq.br/0819990359705049Durante muitos anos a alfabetização foi reduzida a simples obtenção de um código baseado na correspondência entre fonemas e grafemas. Entretanto, as principais críticas ocorrem pelo fato de que por meio desse modelo tradicional de ensino, tem-se formado sujeitos que leem e escrevem mecanicamente. Nesse cenário, é necessário reconhecer novas práticas visando superar o tradicionalismo, emergindo assim, o letramento, que carrega em seu contexto a dimensão sociocultural da língua escrita. Ao docente, cabe utilizar as práticas sociais para mediá-las no espaço escolar, assim, na medida em que é alfabetizada, a criança tomará conhecimento do mundo a sua volta. Portanto, reconhecendo sua importância para viabilizar o processo de alfabetização, surge a problemática: como o letramento se reflete na prática pedagógica dos professores alfabetizadores? O principal objetivo deste estudo é identificar de que maneira os professores alfabetizadores introduzem a cultura letrada nas suas práticas, e para isso, a pesquisa consistiu-se em uma abordagem qualitativa. A coleta de dados foi realizada em uma escola no município de Barcarena e incluiu observação em turmas de 1º e 2º ano do ensino fundamental e entrevistas com as professoras das classes. Os resultados obtidos no recorte das entrevistas nos levam a pensar que ainda existem lacunas na compreensão acerca dos conceitos de alfabetização e letramento, o que de certa forma, acaba dificultando a inserção da cultura letrada na prática docente. Portanto, esta pesquisa buscou contribuir com a comunidade acadêmica para a ampliação da compreensão destes dois processos, bem como a sua relevância para o meio social.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Alfabetização em tempos de pandemia da Covid-19: desafios enfrentados por professores, pais e alunos(2022-07-13) GUIMARÃES, Allana Caroline da Silva; LIMA, Maria do Socorro Pereira; http://lattes.cnpq.br/7102997355677802Este artigo tem como objetivo conhecer os desafios foram enfrentados por professores, pais e alunos de uma turma de alfabetização da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Alegria de Saber, durante a pandemia da Covid-19. As questões que nortearam a pesquisa foram: como ocorreram as atividades de ensino da leitura e escrita? Qual o apoio dado pelos pais para que as crianças realizassem as atividades escolares em casa? O que mais comprometeu a aprendizagem das crianças durante a pandemia? A pesquisa tem cunho qualitativo e quantitativo, e se procedeu em duas etapas: a primeira etapa foi realizada entrevistas junto a duas professoras da turma da alfabetização e foi disponibilizado um questionário para doze pais com perguntas fechadas acerca da alfabetização dos filhos e dificuldades enfrentadas durante a pandemia. A segunda etapa da pesquisa foi feita junto às crianças da turma, no período de retomada do ensino presencial, em que foi proposto uma atividade lúdica para as crianças, no sentido de avaliar o estado socioemocional, no momento em que elas estiveram realizando tarefas escolares na pandemia. Para dar embasamento teórico, utilizamos autores que colaboram nos campos da alfabetização e que nos ajudam a entender conceitos na educação, tais como: Corsino (2007), Libâneo (2006), Magda Soares (2004), Klein (2003), Vygotsky (1988), Pitombeira e Oliveira (2022), Freire (2011). Os resultados desta investigação apontam que os maiores desafios se concentraram nos pais, que não dispunham de recursos eletrônicos, além dos conteúdos e tarefas pouco acessíveis a eles. Do mesmo modo, os professores, além de não saberem lidar com os recursos eletrônicos, não conseguiram a acompanhar o desenvolvimento das crianças, tendo em vista que as tarefas nem sempre eram feitas por elas. Foram percebidas que as principais frustrações das crianças eram por sentir saudade da escola e por não ter incentivo para fazer as tarefas em casa.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Alimentação escolar, um dos fundamentos para uma educação de qualidade, numa perspectiva social e de análise de políticas públicas de alimentação escolar no Brasil(2024-07-04) SILVA, Jorge Borges da; SOUZA, Alexandre Augusto Cals e; http://lattes.cnpq.br/2652815221358066; https://orcid.org/0000-0002-1424-5055Este trabalho apresenta pontos extremamente relevantes para compreensão da finalidade da alimentação escolar como fundamento indispensável para promoção de educação e crescimento de condições de igualdade. A alimentação escolar é um direito humano e social de todas as crianças, adolescentes e adultos que frequentam as escolas públicas e um dever do Estado, Governo Federal, Estadual, municipal e distrital. O artigo tem como objetivo principal ampliar a compreensão sobre a finalidade social e política da alimentação escolar como direito humano. Com o intuito de proporcionar uma discussão aprofundada no que concerne a questões fundamentais para o conhecimento de direitos, benefícios, análise de desenvolvimento e controle das políticas públicas de distribuição de merenda escolar no Brasil. Para tanto, analisaremos as diretrizes do PNAE e artigos que estão contido na lei n°11.947, de 16 junho de 2009, entres outros fatores importantes.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Alunos com deficiência física em práticas esportivas na escola(2024-06-27) PINHEIRO, Danielle dos Prazeres; MENDES, Sandra Karina Barbosa; http://lattes.cnpq.br/7531027549313471Este artigo apresenta análises sobre as dificuldades e estratégias, no âmbito escolar, para atender crianças com deficiência física em atividades esportivas; esse trabalho se justifica a partir de uma inquietação pessoal sobre a temática, visto que já me deparei com essa dificuldade no ambiente familiar. Desse modo, utilizei a pesquisa documental, onde foram selecionados cinco textos de um evento chamado Congresso Brasileiro de Educação Especial (CBEE), com o objetivo geral de analisar o processo de inclusão escolar e as estratégias curriculares com crianças com deficiência física nas práticas esportivas nas escolas, e os específicos: avaliar as estratégias pedagógicas que contemplam no âmbito do planejamento escolar (PPP) para a inclusão de alunos Pcd físico nas práticas esportivas, verificar que estratégias são utilizadas para incluir os Pcd físicos nas ações voltadas às práticas esportivas e refletir que métodos são utilizadas pelo professor de educação física em suas aulas para incluir o aluno com deficiência física nas atividades. Essa pesquisa é de caráter qualitativo então nos apoiamos em algumas contribuições teóricas de Glat e Blanco (2007), Sassaki (1998) entre outros; como resultado observamos que muitas estratégias estão sendo tomadas, como por exemplo a adaptação dos materiais, no entanto, ainda insuficiente, pois a discussão sobre a inclusão dessa temática ainda é discutida apenas em ambientes educacionais, dificultando que a comunidade tenha acesso a esse conhecimento possibilitando o atraso do aluno PCD físico.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Análise da condição de vida dos alunos e do ensino remoto emergencial durante a pandemia da Covid-19 e as possíveis dificuldades para o acesso as aulas no curso de licenciatura em pedagogia em Abaetetuba(2024-06-20) RUIZ, Juliana de Fátima Guimarães; SOUZA, Alexandre Augusto Cals e; http://lattes.cnpq.br/2652815221358066O presente trabalho é um estudo que busca analisar a condição de vida dos alunos da graduação, especificamente do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Pará - Campus de Abaetetuba. Tendo o objetivo de identificar os possíveis impactos que o Ensino Remoto Emergencial (ERE) pode ter causado na aprendizagem. O estudo apresenta a abordagem quanti-qualitativa a luz da teoria de Minayo e Sanches (1993), tendo como metodologia o levantamento bibliográfico e análise de conteúdo. Os dados foram obtidos por meio de um questionário de perguntas disponibilizado aos universitários, a fim de avaliar a realidade, as principais dificuldades vivenciadas durante a pandemia e de que forma as políticas públicas foram necessárias para promover um ensino de qualidade. Os resultados da pesquisa demonstram que a falta de recursos e equipamentos para acessar as aulas, podem evidenciar a desigualdade, desmotivar e prejudicar a aprendizagem, implicando na continuidade dos alunos na universidade.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Uma análise das práticas de avaliação dos professores na multissérie do ensino fundamental da escola do campo Joana da Conceição Lima, no município de Abaetetuba(2018) CARNEIRO, Valdecira Cavalcante; LIMA FILHO, Petronio Medeiros; http://lattes.cnpq.br/9388185898757033O trabalho buscou estudar as práticas de avaliação realizadas pelos professores nas classes de multisséries. O lócus da pesquisa é a escola Joana da Conceição Lima, a qual está localizada no ramal da Brasília, na comunidade nossa Senhora do Bom Remédio. Para o desenvolvimento do trabalho foram tomados com sujeitos da pesquisa os professores atuantes nas multissérie, com o intuito de obter informações acerca da realidade escolar e do processo de avaliação realizados. Para alcançar essa proposta, foi adotada a metodologia de pesquisa qualitativa e estudo de caso, que através de pesquisas bibliográficas, consultas a trabalhos acadêmicos relacionados com o tema e aplicação de questionário aos professores com perguntas semiestruturadas, as quais permitem uma maior flexibilização das respostas.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Ansiedade na escola: desempenho e dificuldades na aprendizagem de adolescentes(2022-07-19) RIBEIRO, Fabiane Lobato; LOBATO, Vívian da Silva; http://lattes.cnpq.br/8153247121237657Este artigo refere-se a ansiedade em adolescentes no contexto escolar, tendo em vista que ele é um problema muito comum nos dias atuais que afeta a aprendizagem de grande parte dos adolescentes nessa condição. Problemas de saúde mental atingem cerca de 1 bilhão de pessoas em todo o mundo. Estima-se que desse número 14% são adolescentes, com a prevalência de casos de ansiedade segundo os dados do Relatório Mundial de Saúde Mental de 2022. Diante disso, o objetivo desta pesquisa é analisar como a ansiedade interfere na aprendizagem e no desempenho dos alunos adolescentes no âmbito escolar, suscitando a reflexão acerca da necessidade dessa abordagem dentro das escolas. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico e documental, servindo-se das contribuições de autores como Felício e Silveira, e dos dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Ao concluir este estudo, constatou-se que a ansiedade no contexto escolar pode se agravar se houver negligência no seu tratamento. Por outro lado, revelou que seus impactos podem ser amenizados com a promoção em saúde mental nas escolas.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Aprender brincando na educação infantil: jogos e brincadeiras tradicionais(2023-12-15) TEIXEIRA, Cristianne do Carmo; COSTA, Crisolita Gonçalves dos Santos; http://lattes.cnpq.br/3413323530425831; https://orcid.org/0000-0003-3700-5334Considerando que “brincar” é a atividade principal da criança, na qual a mesma expressa sua interação com o mundo, seus valores, modos de pensar, agir e saber fazer o jogo e a brincadeira, além de educar, atendem uma necessidade natural da criança. Objetivamos a partir deste artigo apresentar o papel, do brincar na Educação Infantil como facilitador de habilidades cognitivas e motoras. Sabendo que as atividades lúdicas como jogos, brincadeiras e brinquedos fazem parte do mundo das crianças, auxiliando no seu desenvolvimento físico, cognitivo e social. Nossa pesquisa é bibliográfica e tem por base textos sobre o tema Ludicidade a partir da conceituação de Cipriano Luckesi e Tizuko Kishimoto. Nosso interesse pelo tema “Aprender Brincando na Educação Infantil: jogos e brincadeiras tradicionais”, surgiu a partir da leitura dos textos sobre o referido tema que serviria de base para a produção do evento “I Jornada de jogos, brinquedos e brincadeiras” realizado pela turma de Pedagogia 2018 da UFPA - Soure”, no qual fomos instigados a produzir jogos educativos e pensar no resgate de brincadeiras de gerações antigas. Tendo em vista que muitos professores encontram dificuldades em compartilhar certos conhecimentos os quais poderiam ser facilmente transmitidos com a prática de atividades lúdicas. Ao término da disciplina concluímos que o brincar direcionado proporciona para às crianças um ambiente agradável e interessante, possibilitando assim o aprendizado de habilidades úteis à sua vida social e afetiva.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A aprendizagem através de atividades lúdicas na educação infantil da escola municipal de educação infantil Rosa Maués Carvalho(2018) SILVA, Kátia Regina Cardoso da; VASCONCELOS, Thais Pinheiro Abreu; http://lattes.cnpq.br/8101766262685891O presente estudo tem como principal objetivo investigar a importância das atividades lúdicas na aprendizagem da criança e mostrar que o lúdico é importante na Educação Infantil. A pesquisa foi elaborada um questionário com seis perguntas, que foram aplicadas em três professoras que atuam na Educação Infantil. Através desta pesquisa foi possível mostrar o quanto o lúdico é importância para o desenvolvimento e a vida dessas crianças, que é um recurso didático indispensável nas práticas educativas. Sendo que essas atividades lúdicas nas instituições, ainda não estão como seu devido valor, mas com certeza é de grande importância para a aprendizagem, uma vez que grandes autores, entre eles Vygotsky, Piaget e Kishimoto, comprovam que a ludicidade é uma estratégia positiva para o processo ensino-aprendizagem na Educação Infantil, pois enquanto a criança se desenvolve e se socializa ao mesmo tempo, desta forma, estão descobrindo seu papel na sociedade.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Aquisição da linguagem oral e escrita: desafios em uma turma multisseriada do ensino fundamental(2022-08-18) LIMA, Luciana Alves Lucena; FALABELO, Raimundo Nonato de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/0245521381922053; https://orcid.org/0000-0003-1193-8072Tendo em vista que a escolha deste tema, foi através da disciplina estagio supervisionado, que trouxe uma problemática: que as escolas públicas brasileiras têm enfrentado grandes desafios para alfabetizar crianças na fase inicial de 1º e 2º ano do ensino fundamental. Por tanto pesquisa-se sobre a aquisição da linguagem oral e escrita, a fim de analisar, como a professora trabalha a aquisição da leitura e da escrita na sua prática pedagógica de ensino, em uma escola da rede pública de ensino fundamental multisseriado. Para tanto é necessário identificar a consciência fonológica como estratégias facilitadoras do processo de aquisição do sistema alfabético; descrever as características do método fônico de alfabetização e investigar a prática pedagógica da professora sobre a aquisição da linguagem no início da alfabetização, em turma de multisseriado do ensino fundamental. Realiza-se, então, uma pesquisa qualitativa bibliográfica, e entrevista semiestruturadas e observação, baseada em (LUDKER, 1986), “a observação possibilita um contato pessoal e estreito do pesquisador com o fenômeno pesquisado”, a observação pretende se aproximar da perspectiva dos sujeitos, que consiste em observar e descrever e registrar os fenômenos. Os procedimentos e instrumentos utilizados para a coleta de informações foram: analises de textos, documentos e livros. O referencial teórico utilizado baseia-se nos autores: Braggio (1992), Fontana (1997), Soares (2020), Moraes (2012), BNCC (BRASIL, 2018) dentre outros. Diante disso, verifica-se que os estudos possibilitaram compreender, que a prática pedagógica utilizada pela professora está ancorada na abordagem fônica de alfabetização, porem de forma, fragmentada e controlada. Ressaltou-se, ainda, a importância de uma prática reflexiva que vise apropriação do aluno das relações existente da aquisição da linguagem, como também as habilidades de consciência fonológica como processo facilitador da aprendizagem da leitura e da escrita pelas as crianças. E a importância do papel do professor e da escola, para o ensino da linguagem significativa. O que impõe a constatação de que, as análises dos dados obtidos a partir da entrevista com a professora e da observação, visam os desafios em se trabalhar a aquisição da linguagem escrita de forma significativa articuladas as experiencias e com os direitos de aprendizagem da criança proposto pela Base.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O atendimento da educação infantil em contextos rurais: problematizando o assunto(2022-12-14) MARGALHO, Franciléia Sardinha; MARQUES, Maria Luciane Gomes Ribeiro; TOUTONGE, Eliana Campos Pojo; http://lattes.cnpq.br/1223748500489517; https://orcid.org/0000-0002-7466-3996O artigo trata do atendimento da Educação Infantil do Campo, no município de AbaetetubaPA. Assim, o estudo objetivou compreender a educação de crianças em áreas rurais, elucidando a política educacional e o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem neste nível de ensino. Para isso, tomamos como caminho metodológico a pesquisa bibliográfica, somado a nossa experiência como docente desses contextos e nesta cidade. Foram úteis os referenciais de autores/as, tais como Gomes (2009), Kuhlmann Jr (1998), Oliveira (2002), além das legislações que abarcam o tema da Educação do Campo, da Educação Infantil do Campo e da Educação Infantil. Do estudo, podemos dizer que temos uma política educacional que diz da especificidade da Educação Infantil do Campo, porém os aprendizados e práticas educativas carecem serem condizentes às necessidades das crianças do campo que passa, entre outros fatores, pela formação docente (inicial e continuada) para essa fase escolar como fator fundamental. Isto, se continuamos desejos de uma educação de crianças em suas infâncias do/no campo.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A atuação do pedagogo em espaços não escolares: uma nova visão de educação(2022-12-16) COSTA, Claudia Feio da; VILHENA, Dilceli Ferreira da Silva; LIMA, Maria do Socorro Pereira; http://lattes.cnpq.br/7102997355677802Este trabalho aborda como tema de pesquisa a atuação do Pedagogo em espaços não escolares. Partindo de nossa experiência no curso de Pedagogia da Ufpa, ofertado através do Parfor – Plano Nacional de Formação Docente, Campus de Abaetetuba, vivenciamos, durante a graduação, através de discursos de professores e disciplinas ofertadas, que a formação do Pedagogo estava voltada para atuar somente como docentes em espaços escolares como locais de trabalho prioritários: Educação Infantil, Ensino Fundamental I e em disciplinas pedagógicas, além de gestão e coordenação pedagógica. Partimos do pressuposto de que o processo educativo é amplo e não se restringe apenas ao espaço escolar. A partir deste pressuposto, o presente trabalho objetiva apresentar reflexões em torno dos diferentes e possíveis campos de atuação do profissional formado no curso de Pedagogia, para além do ambiente escolar. Como metodologia, o estudo utiliza a abordagem de Revisão de Literatura a respeito da temática. Como resultado, destacamos a ampliação da visão a respeito da formação, constituição dos saberes profissionais e atuação do Pedagogo para além dos ambientes escolares, levando em consideração que os saberes educacionais extrapolam os saberes que antes estavam restritos às instituições escolares públicas e privadas, mas que esses mesmos saberes podem e devem ocupar espaços institucionais outros, públicos e privados, onde ocorrem processos educativos.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A atuação do professor no processo de alfabetização de crianças com dificuldades de aprendizagem: estratégias e desafios(2024-06-27) LOBATO, Pricila Pastana; MENDES, Sandra Karina Barbosa; http://lattes.cnpq.br/7531027549313471A alfabetização é fundamental para o desenvolvimento educacional, e os professores tem papel crucial nesse processo. O artigo busca atender as necessidades individuais dos alunos e fomentar um ambiente de aprendizado inclusivo, investigando estratégias pedagógicas e didáticas eficazes. A pesquisa focou na análise da prática dos professores no ensino de leitura e escrita para crianças com dificuldades de aprendizagem, destacando as estratégias adotadas e os desafios enfrentados. Utilizando uma abordagem qualitativa embasada em teorias educacionais, o estudo empregou entrevistas estruturadas como método de coleta de dados, destacando a interpretação das respostas para avaliar a eficácia das estratégias implementadas. Os resultados deste trabalho proporcionaram compreendes significativas sobre como os professores enfrentam e superam os desafios ao ensinar alunos com dificuldades de aprendizagem, além de identificar ações para aprimorar as estratégias de ensino. Essas descobertas não apenas promovem uma compreendo mais profunda dos métodos educacionais eficazes na alfabetização, mas também servem como uma base para aprimorar futuras formações docentes, visando melhorar a qualidade da educando e promover uma sociedade mais inclusiva e equitativa, onde todas as crianças tenham igual oportunidade de desenvolver suas habilidades de leitura e escrita.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A atuação do profissional de pedagogia no CAPS AD de Abaetetuba-Pará(2024-06-19) PINHEIRO, Luciele Belém; ASSUNÇÃO, Mariza Felippe; http://lattes.cnpq.br/8675067656056250O presente artigo busca mostrar a importância da atuação do profissional de pedagogia em um ambiente não escolar, concentrando o estudo no CAPS ad (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas), com destaque para o papel do pedagogo em uma equipe multidisciplinar que visa a inclusão de pessoas em sofrimento psíquico em decorrência do uso de álcool e drogas. As questões que nortearam o estudo foram: Qual a importância social do CAPS ad e das equipes multiprofissionais? Qual a função do pedagogo nas dependências do CAPS ad? Como se dá a relação entre saúde mental e a pedagogia? O objetivo geral do trabalho é analisar como se dá atuação do profissional de pedagogia no CAPS ad de Abaetetuba, bem como o desenvolvimento das atividades realizadas no local com os pacientes em tratamento, demostrando a transcendência do acompanhamento pedagógico. Os objetivos específicos do trabalho são: Discutir a importância social do CAPS ad e da atuação das equipes multiprofissionais, analisar a atuação profissional do pedagogo no CAPS ad e compreender a relação entre saúde metal e o profissional da Pedagogia. A metodologia utilizada na pesquisa teve como base uma a abordagem qualitativa, essa que permite uma compreensão mais aprofundada das experiências dos participantes, combinada a pesquisa bibliográfica que possibilita a fundamentação teórica do trabalho, como instrumento de coleta de dados foi utilizado um roteiro de entrevista semiestruturada, a fim de ampliar a compreensão sobre a atuação do profissional de pedagogia no CAPS ad. Como resultados, entende-se a transcendência do acompanhamento pedagógico para as pessoas em tratamento no CAPS ad de Abaetetuba-Pará, haja vista esse acompanhamento visa através de atividades que possuem fins terapêuticos possibilitar a reabilitação, fortalecer a socialização, o desenvolvimento social e a promoção de qualidade de vida das pessoas que se encontram em sofrimento psíquico em decorrência do uso de álcool e outras drogas.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O aumento da violência sexual contra crianças e adolescentes durante a pandemia relatada nas mídias digitais(2022-07-21) OLIVEIRA, Mayra Carolina da Costa; BRÍCIO, Vilma Nonato de; http://lattes.cnpq.br/8117409710687344; https://orcid.org/0000-0003-2634-4189No final do ano de 2019 surgiu no mundo um fenômeno de escala global causado pelo vírus sars-cov-2, um patógeno contagioso que se propaga no ar, o que causou um grande impacto na vida da população mundial e levou ao fechamento ou limitação de acesso de diversos locais de interação social, inclusive das escolas. Com a pandemia do Covid-19 as pessoas precisaram distanciarse fisicamente isolando-as no âmbito do espaço de moradia e gerando um aumento no uso das mídias sociais. O objetivo principal da pesquisa é analisar e avaliar os casos relatados sobre violência sexual contra crianças e adolescentes durante o período da pandemia, pois com o isolamento social e sem contato com o ambiente escolar, crianças e adolescentes encontram-se expostas e mais vulneráveis a sofrer agressão sexual no espaço doméstico sem condições e apoio de notificar uma denúncia contra o agressor. Com as escolas temporariamente fechadas crianças e adolescentes passaram a ter mais acesso a mídias digitais como ferramenta educacional durante o ensino remoto, possibilitando também a aproximação de criminosos sexuais através das redes. Nessa perspectiva surge o seguinte questionamento: Quais os fatores que contribuíram para o aumento dos casos de violência sexual contra crianças e adolescentes em período pandêmico? A metodologia utilizada para essa pesquisa foi de natureza qualitativa com pesquisa bibliográfica a partir de levantamento e revisão de trabalhos científicos publicados para contribuir teoricamente com o objetivo do estudo. Os referenciais teóricos que subsidiaram o trabalho foram Azambuja (2006), Bohnenberger (2021), Faleiros (2008), Barbosa (2009), Souza (2015), Torres (2009), Marques (2020), Moreira (2019), Sousa (2020), Corrêa (2001) embasaram as discussões relacionadas à violência sexual para problematizar a temática abordada. Os resultados revelaram que as mídias digitais são um meio facilitador no que diz respeito ao aumento de casos de violência sexual contra crianças e adolescentes e que há uma grande dificuldade em identificar os criminosos e realizar as devidas notificações, pois muitos casos não são denunciados.