Curso de Pedagogia - CABAE
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A água, o território e vida de crianças quilombolas do rio Tauerá-Açu, município de Abaetetuba-PA: significações e produções infantis(2023-07-06) VILHENA, Ivone Barbosa de; TOUTONGE, Eliana Campos Pojo; http://lattes.cnpq.br/1223748500489517; https://orcid.org/0000-0002-7466-3996Este estudo trata do viver de crianças quilombolas da comunidade Tauerá-Açú, município de Abaetetuba-PA, especialmente suas interações infantis e a relação com as águas. Teve como objetivo situar a cultura infantil de crianças quilombolas do Tauerá-Açú, sobressaindo o cotidiano de/nas águas a partir de suas vozes e práticas sociais. A investigação de abordagem qualitativa, envolveu o estudo bibliográfico a partir de teóricos que discutem o tema bem como foi realizada pesquisa de campo com o uso de observação, de entrevistas e da fotografia. Como parte dos resultados obtidos pelo estudo, constatamos que as crianças potencializam seus saberes, pois suas práticas interativas e relacionais estão sempre acontecendo, em diferentes banhos nos rios, nas contemplações e travessias, nas brincadeiras que inventam, na escola que brinca no mundo deles/delas, na família etc. Foi possível evidenciar um ambiente natural/social amazônico rico de aprendizagem, das sabenças de crianças quilombolas. Fez-se notar os saberes, o cotidiano, as invisibilidades das crianças diante da rica diversidade do lugar, ainda, como síntese, vimos um tipo de cultura infantil que se processa nos espaços das águas, como uma prática que precisa de valorização e preservação, considerando a emancipação e a liberdade de expressão das crianças em seu processo educativo e identitario.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O analfabetismo: e as implicações na vida social do sujeito(2024-11-13) FEITOSA, Wanderley de Leão; FALABELO, Raimundo Nonato de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/0245521381922053; https://orcid.org/0000-0003-1193-8072O presente artigo tem como objetivo compreender, as implicações do analfabetismo na vida social do sujeito, a partir de pesquisa bibliográfica, revisando a literatura existente sobre o tema para fornecer uma compreensão aprofundada sobre o tema. Para responder quais as implicações do analfabetismo na vida social do sujeito e como esse fenômeno pode ser compreendido a partir do referencial teórico embasado nos estudos de Braggio (1992), que analisa a concepção de métodos predominante na alfabetização tradicional; Fontana (1997), a autora trata sobre a “psicologia da educação” e Brandão (1981/2017), que destaca o método Paulo Freire, enfatizando a educação como um processo de libertação e empoderamento dos sujeitos. A abordagem freireana, com sua ênfase no diálogo, na conscientização e no significado das palavras, será central para compreender como a educação pode transformar a realidade dos sujeitos analfabetos, permitindo sua integração plena na vida social. Os resultados apontam, que a escolha do método de alfabetização impacta diretamente a vida social dos indivíduos, moldando sua habilidade de acessar direitos, exercer a cidadania e se engajar de forma ativa na sociedade, a alfabetização vai além de um direito fundamental; ela é uma ferramenta crucial para diminuir desigualdades e fortalecer uma democracia plena e inclusiva.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O direito à educação na perspectiva da pedagogia hospitalar: a ação do pedagogo na brinquedoteca hospitalar(2024-07-02) SILVA, Rodrigo Barra da; ASSUNÇÃO, Mariza Felippe; http://lattes.cnpq.br/8675067656056250O objetivo desta pesquisa foi investigar sobre o direito à educação na perspectiva da pedagogia hospitalar, juntamente com a ação do pedagogo no contexto da brinquedoteca hospitalar. A pesquisa busca contribuir com os discussões referentes as interfaces onde o profissional de pedagogia pode atuar, e principalmente o direito à educação de qualidade das crianças e adolescentes. O artigo argumenta também, a colaboração desse profissional com a equipe médica, influenciando na melhoria do tratamento da criança, através da intencionalidade pedagógica do brincar de forma lúdica. Para construção desta pesquisa de análise bibliográfica, foram realizadas buscas através do site Google Acadêmico, a respeito de artigos já publicados sobre a temática. O aporte teórico da leitura, baseia-se nos artigos de Cury (2002), Fontes (2009), Lima e Paleologo (2012), Brito e Perinotto (2014), Paula e Foltran, Angelo e Vieira (2010). Como resultado desta pesquisa, percebe-se que ainda há ausência de materiais científicos referentes a esse tema e corrobora a desinformação dessa temática, e a importância do comprometimento para que sejam alcançadas melhorias decorrentes a estudos científicos.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental I: a cachaça como “lugar de memória” no município de Abaetetuba/PA(2023-07-06) FERREIRA, Erick Fernando Figueiredo; NASCIMENTO, Sérgio Bandeira do; http://lattes.cnpq.br/7040227647321399; https://orcid.org/0000-0002-1366-5760O presente artigo aborda a temática do ensino de História e suas metodologias, as quais segundo a escola dos Annales, são ferramentas importantes que auxiliam o educador. Tendo como indicador metodológico a pesquisa bibliográfica, a presente escrita procurou evidenciar a importância da cultura local por meio da valorização da memória dos habitantes do Município de Abaetetuba/PA, indicando a Cachaça como um “lugar de memória”. Como fundamentação teórica, utilizou-se principalmente Silva e Silva (2009), Bittencourt (2004) e Nora (2012) que postulam em suas obras a respeito da virada histórica e a influência desse acontecimento no trabalho dos historiadores. Como considerações finais, o artigo ressalta a visão tradicionalista quanto ao ensino de história nas escolas, sendo algo negativo, uma vez que os registros dos acontecimentos históricos são contados pelos grandes personagens e são mostrados somente os feitos dos mesmos, portanto, evidencia-se a importância e necessidade da valorização da memória e da cultura local, afim de manter viva a história que cerca e colabora para a construção do cidadão abaetetubense, além de apontar para uma eminente desconstrução profissional que almeja uma abertura para a inserção de novos procedimentos metodológicos para o ensino da disciplina de História.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Experiências da pedagogia social no contexto do Creas no município de Tomé-Açu-Pará(2024-07-02) MOREIRA, Islene Chaves; ASSUNÇÃO, Mariza Felippe; http://lattes.cnpq.br/8675067656056250Tendo em vista que os espaços de atuação do profissional de pedagogia não se limitam apenas ao ambiente escolar, este trabalho apresenta um estudo sobre as experiências do campo da pedagogia social trabalhada no contexto do Centro de Referência Especializado de Assistência Social-CREAS, visando compreender a atuação do profissional de pedagogia, no processo de garantia de direitos dentro desta unidade. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que obteve como metodologia para o aporte teórico a pesquisa bibliográfica de estudos já publicados sobre a temática, e pesquisa de campo onde fora utilizado como técnica de coleta de dados a aplicação de uma entrevista semiestruturada com a profissional de pedagogia do CREAS. Os resultados obtidos nesta pesquisa apontam que a inserção deste profissional no âmbito da Assistência Social ainda é recente, e as consequências causadas pela falta de preparação na formação inicial acarretam grandes desafios para a prática do educador social inserido em uma instituição que atende vítimas de violações de direitos.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Formação inicial e continuada e a (des)valorização da docência no Brasil(2022-07-11) ARNOUD, Amanda Bastos Cerqueira; ALVES, João Paulo da Conceição; http://lattes.cnpq.br/8550073679337988A presente pesquisa tem como tema a formação inicial e continuada e a (des)valorização da docência no Brasil, tem como objetivo analisar e refletir sobre a produção teórica lida, relacionando-a com a realidade dos dados coletados, sobre à formação de professores dos anos iniciais e a desvalorização desse profissional no Brasil. Para o desenvolvimento do trabalho realizou-se pesquisa de cunho bibliográfico, além da realização de uma pesquisa de campo, por meio de entrevistas e questionários com docentes dos anos iniciais. O trabalho aborda o processo da formação docente, e a formação continuada desse profissional e ainda a perceptível desvalorização dos professores na sociedade brasileira. Com a pesquisa observa-se que os docentes ainda sentem falta de prática nos cursos superiores de pedagogia e que ainda algumas instituições não oferecem formação continuada para seus profissionais. E fica evidente ainda, a necessidade da valorização do profissional docente para a melhora do sistema educacional brasileiro.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A importância do ensino de libras para crianças surdas nos anos iniciais da educação básica(2022-07-20) MORAES, Hillary Suzan Medeiros de; RIBEIRO, Joyce Otânia Seixas; http://lattes.cnpq.br/0569883383932063O presente artigo possui como importância a abordagem, a compreensão e a reflexão do ensino de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) na educação básica, buscando responder à questão problemática de: por quais motivos a alfabetização em Libras não é integrada às aulas iniciais, mesmo sendo prescrita como segunda língua no Brasil além de entender como funciona o ensino de Libras nos primeiros anos na educação básica. O objetivo principal deste trabalho é ressaltar a importância da educação inclusiva nos anos iniciais. O referencial teórico deste trabalho começa com uma breve perspectiva histórica a respeito da educação inclusiva para pessoas com surdez, posteriormente aborda sobre a educação para alunos surdos na educação básica, ou seja, nos anos iniciais da educação infantil, abordando essa comunicação entre alunos surdos e ouvintes dentro da sala de aula. Por fim, o referencial teórico deste trabalho aborda sobre as políticas educacionais para alunos com surdez no Brasil, nos anos iniciais da educação básica. Através desta pesquisa foi observado que é de enorme importância que as escolas possam incluir o ensino da LIBRAS nos anos iniciais, para que essa língua possa se perpetuar como comum, promovendo cada dia mais uma educação igualitária e inclusiva para os alunos com deficiência auditiva.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A organização do sistema de ensino no município do Acará-PA(2019-12-17) PAIVA, Fellipe da Silva; SOUZA, Alexandre Augusto Cals e; http://lattes.cnpq.br/2652815221358066; https://orcid.org/0000-0002-1424-5055Este trabalho de conclusão de curso tem por objetivo trazer resultados sobre a pesquisa com o tema “Política Educacional no Baixo Tocantins: A Organização do Ensino no Município de Acará/PA”. A pesquisa busca compreender como está estruturado a organização do ensino em Acará/PA e perceber de que forma as articulações políticas e sociais vem debatendo em torno de uma proposta efetivamente democrática de ordenação do sistema educacional do município buscando entender de forma sintetizada os resultados das articulações feitas em torno de uma proposta de educação de qualidade, através de um sistema municipal com autonomia. Como opção metodológica foi utilizada a abordagem qualitativa de pesquisa, por entender que a mesma possibilita uma melhor participação dos integrantes que fazem parte deste processo. Para isso foi realizado análises de documentos como: Constituição Federal de 1988, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e o Plano Municipal de Educação do município de Acará. Como referencial teórico da pesquisa foram utilizados os estudos de Diva Sarmento, Demerval Saviani, Alexandre Cals, Maria Piana dentre outros. Os resultados sinalizam que o município de Acará possui um sistema de educação complexo e ousado, com sérios problemas em relação ao enraizamento de uma cultura política partidária local que reflete nas ações de planejamento e organização do ensino, tais grupos políticos são fortes e interferem historicamente no interior das políticas educacionais ocasionando assim alguns problemas para que o município possa se desenvolver com uma política efetiva para a melhoria da qualidade da educação em Acará.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) As potencialidades da história local para o ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental(2024-11-02) BELEM, Eloiza da Silva; NASCIMENTO, Sérgio Bandeira do; http://lattes.cnpq.br/7040227647321399Considerando-se que a disciplina História agrega conhecimentos imprescindíveis para a construção da identidade sociocultural e para o exercício da cidadania de alunos e alunas em processo de formação na educação básica, o presente artigo discute o ensino de História nos anos iniciais do ensino fundamental, sob a perspectiva de valorização da história local e da memória de moradores das próprias localidades em que os/as discentes estão inseridos, assim como, correlaciona a partir de relato de experiência a Festividade do Bom Odori em Tomé Açu com o ensino da história local . Trata-se de uma pesquisa qualitativa que inclui uma revisão bibliográfica abrangente e um ensaio de pesquisa histórica para potencializar o ensino de história nos anos iniciais do nível fundamental. Desta maneira, os resultados, apontam, que a valorização da História local nos anos iniciais do ensino fundamental é de suma importância para assegurar a formação da identidade sociocultural e histórica dos estudantes, pois, por meio desta, os alunos têm a oportunidade de conhecer sua própria história, suas raízes ancestrais e as tradições que perpassam até os dias atuais. Conclui-se que a integração da história local nas aulas de História é crucial para uma educação integral e para a constituição das identidades histórica e sociocultural dos alunos, demandando uma implementação cuidadosa que inclua formação docente adequada e colaboração com a comunidade.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) As práticas pedagógicas na educação infantil do campo: realidade de uma escola municipal localizada na zona rural do município de Abaetetuba/PA(2022-07-20) SILVA, Izani da Silva e; ARAUJO, Olidete de; http://lattes.cnpq.br/0819990359705049O presente trabalho tem por tema as práticas pedagógicas realizadas pela professora de educação infantil do campo. Sendo realizado em uma escola municipal de ensino infantil e fundamental I, localizada na zona rural do município de Abaetetuba/PA. Consiste em pesquisa de campo, de abordagem qualitativa, com observação participante e entrevista semiestruturada para coleta de dados. Tem-se por objetivo apresentar e discutir a realidade da escola do campo, evidenciando as práticas pedagógicas presentes, com base no tripé da educação infantil, conforme BNCC – brincar, cuidar e educar. Entendemos prática de ensino como uma ação pedagógica em seus aspectos concretos, baseada em teorias estudadas e analisadas, sustentada pelas realidades educacionais e observação da ação da criança em seu desenvolvimento. Sobre a estrutura da escola e relações estabelecidas, tem-se os seguintes resultados, a sala de aula possui cadeiras e mesas coloridas, adaptadas às crianças, além de diversos cartazes de cunho pedagógico. A professora trabalha com um livro de atividades montado por ela mesma, e dois cadernos específicos, para atividade de sala e de casa. Localizada na beira da estrada, o ruído de automóveis é constante, interrompendo a fala da professora. As crianças são sempre assistidas pela professora e pelo inspetor, no lanche e no brincar. Os pais mantêm boa relação com educadores e funcionários, e, em maioria, preocupam-se com a vida e o desempenho escolar das crianças. Conclui-se que, apesar das dificuldades observadas, no que se refere ao ensino-aprendizagem das crianças, elas estão dentro do que se espera para a faixa etária e nível educacional.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Reflexões sobre o ensino da arte na formação de alunos dos anos iniciais do ensino fundamental(2024-07-02) MENDES, Rayara Rodrigues; PEREIRA, Maria do Socorro Alexandre; http://lattes.cnpq.br/7102997355677802O ensino de Arte no âmbito escolar visa despertar o potencial criativo, imaginário, expressivo e critico nos alunos, todavia, são muitas as intercorrências que implicam no alcance desse processo, considerando isto, o objetivo deste estudo busca refletir qual a importância direcionada ao ensino de Arte para a formação da criança dos anos iniciais se sobressaem na delineação das estratégias pedagógicas incorporadas na rotina de estudo dos alunos do 5° ano (A) da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Professora Nair Maia Vieira Gomes, localizada no município de Tomé-Açu/PA. A problemática está centrada na seguinte questão: Qual a importância direcionada ao ensino de Arte para a formação da criança dos anos iniciais nas ações pedagógicas da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Professora Nair Maia Vieira Gomes, localizada no município de Tomé-Açu/PA? A metodologia apoia-se na abordagem qualitativa, associada a pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo, está relacionada a uma experiência de iniciação científica sobre o ensino de Arte, desenvolvida na referida escola. Os instrumentos de coleta de dados, consistiram na utilização das técnicas de pesquisa de observação participante e entrevista semiestrurada/não diretiva. O aporte teórico comportou os seguintes teóricos, Barbosa (1975-2001-2002-2008); Silva (1989) Ferão et al. (2001); Ferraz e Fusari (2009); Freire (2011); Rodrigues (2013); Chirinéa e Brandão (2015); Iavelberg (2016); Martins, Picosque e Guerra (2010), e documentos legais referente as Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e a Resolução CNE/CP n° 1, de 15 de maio de 2006. De acordo com a observação feita na escola sobre o ensino da arte, bem como a sua importância na formação da criança, conclui-se que a arte, disciplina obrigatória do currículo escolar, está sendo posta em segundo plano pela escola, tendo em vista a ênfase direcionada ao preparatório do SAEB, fato que impactou negativamente o desenvolvimento da formação artística dos educandos, privando-os de terem aula durante quase todo semestre letivo observado.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A trajetória de vida de uma mulher da comunidade quilombola de Tucumandeua em busca da formação acadêmica(2024-07-02) SANTOS, Regiane Caldeira dos; SOUZA, Alexandre Augusto Cals e; http://lattes.cnpq.br/2652815221358066; https://orcid.org/0000-0002-1424-5055A ideia de que a formação humana é um processo contínuo, conduz estudos e atuações de diversas áreas, junto a seus atuantes e instituições. Analogamente, este trabalho foi inicialmente inspirado nessa consideração, visto que a formação acadêmica, esteve interpretada como parte do desenvolvimento humano e por isso é abordada neste trabalho sendo uma etapa e/ou busca continua, iniciando na infância, e perdurando até a fase adulta. Dessa forma, o presente trabalho trata-se de uma narrativa autobiográfica, de uma mulher pertencente ao Quilombo Tucumandeua, norteada pelo questionamento de: como se dar a trajetória de formação acadêmica de uma mulher pertencente a uma Comunidade Quilombola? Para tanto, utilizou-se aportes de coletas autobiográfica, bibliográficas e de campo, com o objetivo fundamental de refletir sobre a importância da Educação Quilombola e os desafios propostos aos quilombolas para alcançarem todos os níveis da educação brasileira. Entre os autores do referencial teórico destaca-se: Brasil (2013; 2017), ECQ (2023) e Soares (2001). Em apresentação preliminar dos resultados, verificou-se que os membros da Comunidade Quilombola Tucumandeua vivenciam dificuldades semelhantes, relacionadas a transporte, à infraestrutura, e ao ensejo de investimentos em Educação, como o restabelecimento de uma escola na Comunidade Tucumandeua. Concluindo-se que embora a formação acadêmica seja repleta de desafios, para alguns grupos, apontados como “minorias” essas buscas são ainda mais desafiadoras.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O transporte escolar como política pública de acesso e permanência dos alunos na escola Santa Bárbara, no município de Acará/PA: um estudo sobre qualidade e condições de execução(2024-07-04) ALVES, Valdeci Cristo; ASSUNÇÃO, Mariza Felippe; http://lattes.cnpq.br/8675067656056250Este artigo analisa a política de transporte escolar, na perspectiva da garantia do acesso e permanência de estudantes da área rural em uma escola ribeirinha, através de pesquisa de campo sob uma abordagem qualitativa, bem como através da análise de documentos pertinentes ao tema. Exploramos além das regulamentações e alguns embasamentos teóricos, a experiência prática dos alunos da escola Santa Bárbara que utilizam transporte escolar, onde verificamos algumas condições em que a política é executada, sob a perspectiva das especificações técnicas previstas na legislação. Nossos resultados revelam que a política de transporte escolar é fundamental para a garantia do direito a educação de estudantes do campo, mas que melhorias são necessárias, e possíveis. Este estudo contribui para a discussão sobre a implementação de medidas técnicas e de gestão visando a melhoria no serviço de transporte escolar.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A vida da criança na década de 1960, no município de Abaetetuba/PA: aspectos familiares, educativos e culturais(2023-07-16) LOBATO, Clissia de Kássia Nunes; TOUTONGE, Eliana Campos Pojo; http://lattes.cnpq.br/1223748500489517; https://orcid.org/0000-0002-7466-3996O presente artigo aborda a vida de crianças na década de 60, no município de Abaetetuba/PA, a fim de compreender os desafios e experiências vivenciados nesse período e sua relevância na atualidade. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, embasada em estudos bibliográficos em autores, tais como Ariès (1981), Kuhlmann (2010) e Del Priore (1991), que discutem amplamente sobre a infância e o universo infantil. Além disso, também foi realizada a coleta de dados empíricos, por meio de entrevistas com moradores da cidade de Abaetetuba. Os resultados do estudo permitem inferir que as condições de vida das crianças na década de 60 eram notavelmente diferentes em comparação com o contexto atual. No aspecto educacional, verificou-se que era limitada a disponibilidade de escolas, e o sistema educacional se baseava em um modelo tradicional, no qual o uso de castigos físicos era comum como forma de disciplina dos alunos. No âmbito cultural, as crianças conviviam com diversas manifestações culturais, tais como festivais, eventos comunitários e celebrações religiosas, que desempenhavam um papel significativo em seu cotidiano. Quanto à esfera familiar, predominava o modelo tradicional de família, com suas características particulares.