Faculdade de Ciências Biológicas - FBIO/CBRAG
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise comparativa e filogenética de mitogenomas de garoupas do atlântico (Perciformes; Epinephelidae)(2025-02-20) REIS, Glória Maria da Costa; SOUSA, Rodrigo Petry Corrêa de; http://lattes.cnpq.br/0921857281639788; https://orcid.org/0000-0002-3626-4484; SOUZA, Marcelo Nazareno Vallinoto de; http://lattes.cnpq.br/9327173329561099Os peixes da família Epinephelidae, comumente conhecidos como garoupas, são espécies de grande importância ecológica e econômica, sendo relevantes tanto para a conservação marinha quanto para a pesca comercial. O estudo dos mitogenomas dessas espécies é essencial para entender a diversidade genética do grupo, assim como, evolução e adaptação destes aos diferentes ambientes marinhos. Nesse contexto, este estudo focou na análise dos mitogenomas das espécies Epinephelus morio (garoupa-vermelha) e Mycteroperca interstitialis (garoupa-deboca-amarela) da família Epinephelidae. Os mitogenomas sequenciados apresentaram comprimentos de 16.418pb e 17.455pb, respectivamente, e continham 37 genes mitocondriais, incluindo 13 genes codificadores de proteínas (PCGs), 22 tRNAs e 2 rRNAs, além de uma região de controle. A organização e a ordem gênica observadas são consistentes com o padrão encontrado em outras espécies da família e na maioria dos peixes teleósteos. Ambos os mitogenomas apresentaram uma composição de nucleotídeos semelhante, com variações pequenas nas proporções nucleotídicas. A análise do uso de códons e a estrutura dos genes mostraram semelhanças com outras espécies da família. A árvore filogenética gerada com base nos 13 genes codificadores de proteínas revelou relações próximas entre E. morio e outras espécies da mesma família, contudo, observam-se algumas incongruências nas relações entre gêneros, em virtude de arranjos com padrões parafiléticos de alguns grupos. Este estudo oferece uma base sólida em análises filogenéticas e destaca a importância de integrar dados moleculares para entender melhor as relações evolutivas entre as garoupas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise morfodinâmica de uma praia de macromaré na costa leste amazônica como suporte para modelagem numérica(2023-10-30) SILVA, Ellyda Beatriz Aquino da; ASP NETO, Nils Edvin; http://lattes.cnpq.br/7113886150130994; https://orcid.org/0000-0002-6468-6158A praia de Ajuruteua, está situada na faixa costeira do município de Bragança/PA, é dominada por macromarés, e classificada como dissipativa. Atualmente a praia de Ajuruteua vem enfrentando um progressivo recuo na linha de costa, causado por processos erosivos, processo natural que se intensificou por ações antrópicas, que associados a formação de um banco arenoso e ao estuário do rio Caeté, acabam retendo os sedimentos transportados pela plataforma continental em direção à costa, gerando um déficit de areia na praia, e consequentemente a erosão em alguns setores da praia. Para tentar conter a forte erosão marinha, em 2020 se iniciou a construção de um muro de contenção ao longo de 1,8 km de extensão na orla da praia. Este trabalho buscou analisar os dados morfológicos e sedimentológicos coletados entre os anos de 2013 e 2019, para tentar compreender as variações espaço-temporais na morfologia da praia em questão. A altimetria demonstrou que as áreas mais altas estão localizadas próxima aos extremos, onde estão os canais de maré da Barca (SE) e ao canal do Chavascal (NO), áreas relacionas a formação de dunas. As análises revelaram que as mudanças morfológicas da face da praia são influenciadas por fatores sazonais.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Aprendendo com a prática: como o Residência Pedagógica contribuiu para a minha formação docente(2025-04-01) SANTOS, Matheus Mendes dos; ARAÚJO, Rafaela Lebrego; http://lattes.cnpq.br/4956904563500916O presente trabalho de conclusão de curso se constitui em um relato de experiência intitulado “Aprendendo com a Prática: como o Residência Pedagógica contribuiu para minha formação docente”. Nele, abordo uma das experiencias vividas no âmbito do Programa de Residência Pedagógica (PRP) núcleo E. E. E. F. M Prof.ª Yolanda Chaves, programa que tem como objetivo contribuir com a formação de professores e auxiliar em seu crescimento profissional. Desta forma, este trabalho tem como objetivo relatar atividades vividas no programa de Residência Pedagógica, os desafios enfrentados e os saberes adquiridos. Em destaque, está a aplicação e desenvolvimento do projeto “Descarte de medicamentos”, que tem seu objetivo voltado a compreensão dos impactos ambientais causados pelo descarte inadequado de medicamentos, bem como abordar a temática da educação ambiental na educação básica. Além disso, cabe destacar a importância deste trabalho por trazer como temática a importância do Programa de Residência Pedagógica como impulso para a formação de professores, permitindo que graduandos de licenciatura tenham a real experiência do que é e como é ser docente na educação básica. A pesquisa relata o quão importante foi o PRP para meu crescimento profissional e desenvolvimento de melhores métodos pedagógicos de ensino, o que expandiu minha visão crítica como professor em formação. Portanto, este relato de experiência não tem apenas o intuito de descrever atividades realizadas no programa, mas também despertar em outros graduandos de licenciatura a importância da prática docente para a formação de cidadãos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Avaliação do status de conservação e distribuição geográfica da ictiofauna do Estuário do Taperaçu, norte do Brasil(2023-12-15) SANTOS, Micheli de Cássia Sousa dos; COSTA, Aurycéia Guimarães; http://lattes.cnpq.br/5342395629825218; SAMPAIO, Iracilda; http://lattes.cnpq.br/2482763145819602Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Bioacumulação de metais em estruturas gonadais do caranguejo-uçá, Ucides cordatus (Linnaeus, 1763) (Ocypodidae), em manguezais da costa paraense(2022-07-21) SILVA, Messias Reis da; FERNANDES, Marcus Emanuel Barroncas; http://lattes.cnpq.br/8943067124521530; FREITAS, Ádria de Carvalho; http://lattes.cnpq.br/9982360373999584O grau de contaminação dos ecossistemas costeiros por metais pode colocar em risco toda a biota associada. Assim, através da análise da concentração de Cd, Cu, Cr, Pb e Mn nas gônadas de machos e fêmeas do caranguejo-uçá (Ucides cordatus), o presente estudo objetivou determinar o grau de contaminação por esses metais nos diferentes estágios gonadais dessa espécie nos manguezais da Vila do Bacuriteua, costa paraense. As concentrações dos metais foram medidas por Espectrometria de Emissão Óptica com Plasma Indutivamente Acoplado (ICP-OES). Dos 57 caranguejos analisados, os machos (n=30) eram indivíduos maiores e mais pesados do que as fêmeas (n=27) e para os quatro estágios gonadais identificados, a maioria dos machos encontravam-se no estágio “em desenvolvimento” (ED), enquanto as fêmeas no estágio “rudimentar” (RU), não sendo encontrado nenhum indivíduo macho e fêmea nos estágios “imaturo” (IM) e “avançado” (AV). A análise da concentração de Cd, Cu, Cr, Pb e Mn revelou que o estágio gonadal “esgotado” (ES) apresentou as maiores concentrações para Cd, Cu e Mn, enquanto que no estágio ED foram para Cr e Pb, embora as concentrações de Cd e Pb tenham sido grande parte registradas abaixo do limite de detecção. Esses elementos só foram detectados nos estágios RU e ES e em poucas amostras. As fêmeas apresentaram valores de concentração um pouco superiores aos dos machos, embora não tenha sido registrada diferença significativa entre os metais analisados. Os resultados aqui apresentados revelaram um processo de bioacumulação desses metais nas estruturas gonadais de U. cordatus. Por fim, nota-se que os manguezais da área de estudo estão localizados em uma região considerada “bem conservada”, mas, os resultados aqui obtidos também revelaram que as gônadas de ambos os sexos do caranguejo-uçá apresentam elevadas concentrações de Cr e Pb, acima dos limites permitidos pelo órgão regulador do país, a ANVISA.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A cadeia produtiva da pesca artesanal da vila de Japerica, São João de Pirabas, Pará, Brasil(2022-07-07) GOMES, João Augusto Severino; HOLANDA, Francisco Carlos Alberto Fonteles; http://lattes.cnpq.br/8493376458861060A atividade pesqueira é um dos ofícios de grande importância para humanidade, porque é fonte nutricional para bilhões de pessoas, gerando empregos para trabalhadores autônomos ou contratados, diminui as desigualdades sociais e movimenta a econômica de vários países. Diante da complexidade da atividade pesqueira uma importante ferramenta de análise desse mercado é a análise da cadeia produtiva, que possibilita avaliar o comportamento entre organizações (políticas e privadas), questões estratégias de negócio, tecnologias empregadas, novos arranjos e identificar questões como melhoria de desempenho e competitividade. O presente trabalho tem como objetivo descrever a pesca artesanal desenvolvida por pescadores do distrito de Japerica do município de São João de Pirabas, levando em consideração a situação socioeconômica dos pescadores. A estrutura técnica e produção da pesca e a cadeia produtiva da pesca. Os dados para o estudo foram obtidos através de um questionário com 45 pescadores residentes na área de estudo. As informações sobre a cadeia produtiva e a comercialização do pescado na feira municipal de São João de Pirabas são fornecidas pelos corretores de pescado. Por meio deste estudo, constatou-se que os pescadores são em sua maioria adultos e idosos, com ensino fundamental incompleto, salário mínimo como renda familiar mensal, sem outra fonte de renda, pescadores por não haver possibilidade de outras ocupações. Dentre elas, as redes de emalhar são as ferramentas de pesca mais utilizadas, e as rabetas são as principais ferramentas transporte de pesca. A produção de pescado é bastante variada, sendo a cadeia produtiva pesqueira composta pelos pescadores artesanais, atravessador e consumidores. O atravessador é o responsável pela venda na feira da cidade. Propõe-se como melhorias ao setor pesqueiro: a atuação intensiva dos órgãos competentes para minimizar a pesca predatória na região e medidas educativas, a implantação da cooperativa dos pescadores para agregar valor ao produto da atividade pesqueira e o acesso facilitado às linhas de crédito para custeio e financiamento para aquisição dos materiais pesqueiros.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Cartilha didática dos crustáceos e moluscos comercializados na feira livre do município de Bragança, Pará(2022-06-07) LIMA, Márcio Adriano Silva; GOMES, Grazielle Fernanda Evangelista; http://lattes.cnpq.br/5740656339448561; https://orcid.org/0000-0001-8898-0311A cidade de Bragança, localizada no Nordeste do estado do Pará, se sobressai como uma das cidades paraenses com maior exploração pesqueira, tendo a pesca artesanal como uma de suas principais atividades comerciais, incluindo a captura de crustáceos e moluscos. Contudo, ainda que estes dois grupos tenham clara importância socioeconômica para a região, há poucos estudos que abordam suas características específicas para o município de Bragança, divulgando-as para a população, que se torna alheia à diversidade faunística local. Tendo em vista esta necessidade de valorização dos produtos da economia local, bem como de divulgação das informações acerca destas espécies para o conhecimento da comunidade bragantina, o presente trabalho teve o objeto de levantar dados sobre crustáceos e moluscos comercializados na feira livre da cidade de Bragança e utilizá-los para elaborar uma cartilha didática que seja útil, essencialmente, para o ensino de ciências e biologia e para a divulgação do comércio local. Para tal, foram realizadas coletas de dados comerciais semanalmente durante 25 meses, com início em julho de 2016 e término em julho 2018, além de uma coleta em fevereiro de 2022 para atualização de dados, junto aos vendedores de pescado da Feira Livre, através de um questionário realizado de forma oral. Também foram coletados espécimes de cada nomenclatura comercial encontrada, para identificação morfológica. Um total de 11 espécies foram identificadas neste estudo, sendo oito pertencentes a categoria dos crustáceos e três, a categoria dos moluscos, todas registradas fotograficamente. Registrou-se 18 nomenclaturas populares, chamadas neste trabalho de designações comerciais, todas obtidas através das coletas. Geralmente, a mesma espécie recebia mais de uma designação comercial, segundo os vendedores. Realizou-se, ainda, as análises de variação e média de preço para cada espécie, além de um levantamento bibliográfico das informações biológicas de cada espécie identificada. Todos estes registros foram inseridos na cartilha, que conta com 37 páginas confeccionadas de forma clara e objetiva, para o entendimento do leitor. Através deste estudo constatou-se a riqueza de informações cultural e comercialmente relevantes e específicas que existem na cidade de Bragança. Além disso, a cartilha como instrumento didático pode ser útil para o ensino de zoologia em diversos níveis de educação, atuando como um facilitador de aprendizagem, sendo possivelmente eficaz na divulgação e consequente valorização do comércio local e de seus comerciantes. Assim, o presente estudo possibilita e contribui com a realização de novas pesquisas voltadas não apenas para o setor econômico, mas para a produção de instrumentos didáticos no município de Bragança-PA.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Chave interativa e ilustrada de identificação de famílias de adultos de Trichoptera, Kirby 1813 ocorrentes no Brasil(2025-04-02) SILVA, Deliane Freitas da; QUINTEIRO , Fábio Batagini; http://lattes.cnpq.br/1531054078905516A ordem Trichoptera é a maior ordem de insetos estritamente aquáticos e compreende cerca de 17.300 espécies no mundo. Na fase adulta, os Tricópteros são alados e possuem cerdas que cobrem praticamente todo o seu corpo, vivem em ambientes terrestres e assemelham-se a pequenas mariposas. No Brasil, há registro de aproximadamente 940 espécies de tricópteros, distribuídos em 16 famílias e 74 gêneros. Atualmente, existem poucas chaves de identificação de família para os adultos da ordem no Brasil, sendo que nenhuma delas é interativa. Isso limita drasticamente a identificação, principalmente porque as chaves dicotômicas tradicionais dependem de caracteres específicos, que podem estar danificados em muitos espécimes (e.g. antenas, palpos labiais e maxilares, esporões tibiais). Nesse contexto, o presente trabalho apresenta uma chave interativa e ilustrada de identificação de famílias de tricópteros adultos que têm ocorrência registrada no Brasil, utilizando a plataforma Xper3, o que permite mais fácil acesso e também a atualização da mesma. Foram fotografadas e editadas 13 estruturas diagnósticas, como venação das asas, palpos maxilares, olhos e ocelos, pernas, mesoscuto e mesoscutelo de representantes das famílias de Trichoptera com registro no Brasil, para upload na plataforma Xper3. Ainda, alguns caracteres cuja visualização é mais difícil, foram complementados com ilustrações. Com a disponibilização da chave online, espera-se que a identificação de famílias dessa ordem ocorra de uma maneira facilitada, principalmente para alunos de graduação e mesmo não-taxonomistas, cujo interesse pela ordem ainda é recente.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Coleção Ensino de Ciências na Escola: um repositório digital com apoio pedagógico para o ensino e a formação(2023-12-07) SANTOS, Gisele Damasceno dos; FREITAS, Lilliane Miranda; http://lattes.cnpq.br/8110174127325055Os repositórios digitais se configuram como importantes ferramentas para o acesso digital e gratuito a materiais com o potencial de contribuir positivamente nas práticas docentes. Visto isso, a presente pesquisa tem como objetivo descrever e analisar a construção de um repositório digital para hospedar a coleção “Ensino de Ciências na Escola” com 12 catálogos digitais de produtos educacionais (PE). A metodologia consistiu em duas grandes etapas: a primeira compreendeu uma pesquisa bibliográfica em 36 programas de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, entre 2010 a 2019, para a identificação e sistematização dos PE. A segunda contemplou duas fases paralelas: i) a editoração e diagramação dos catálogos digitais, através do App Canva®; ii) construção do repositório digital. Os resultados originaram materiais educacionais que se constituem em produtos acessíveis de inovação, que visam à melhoria do ensino de Ciências e Biologia e o fortalecimento da formação inicial e continuada de professores.Trabalho de Curso - Graduação - Capítulo de Livro Acesso aberto (Open Access) Como a visualidade está sendo empregada no ensino de ciências e biologia? um estudo de caso nas escolas públicas de Bragança(2025-03-10) ALVES, Eva Maria Oliveira; OLIVEIRA, Gláucia Caroline Silva deEste trabalho teve como objetivo conhecer se os professores que atuam nas disciplinas de ciências e biologia utilizam recursos didáticos em um contexto multimodal, principalmente quando trabalham em turmas bilíngues com surdos. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho exploratório e descritivo, abordando professores que atuam no ensino de ciências e biologia na educação básica do município de Bragança, Pará. O atual estudo registrou que os professores utilizam os seguintes recursos didáticos como: imagens em slides e textos reduzidos, maquete, as ilustrações do livro didático, fotografias, prancha ilustrada e a realidade aumentada. Assim, os resultados desse trabalho apontam para uma prática docente coerente, mas a presença da Libras nas escolas e a atuação de interpretes e tradutores é muito reduzida o que pode ser um elemento que desmotiva a participação mais efetiva dos surdos na escola, uma vez que, a situação de evasão é uma realidade na educação de surdos neste município.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Como era a minha escola: narrativas dos futuros professores de Ciências e Biologia(2022-06-24) LIMA, Rita de Cássia Pinheiro; BASTOS, Sandra Nazaré Dias; http://lattes.cnpq.br/5027406598272447; https://orcid.org/0000-0002-4924-2743Esse trabalho tem como objetivo discutir memórias escolares trazidas por licenciandos em Biologia no sentido de mapear em suas narrativas as relações que são estabelecidas entre as memórias escolares e a formação docente. Com isso, buscamos identificar e mapear nesses episódios narrados, elementos e sentimentos que possam nos dizer como veem a escola e as relações que ali se estabelecem e o que trazem dali para o futuro profissional. Tomamos como fontes de pesquisa as narrativas individuais de graduandos do 5º semestre do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas produzidas no contexto do Estágio Supervisionado I, quando produziram um exercício de reflexão um texto narrativo com o título “Como era a minha escola?” Tomamos como elementos norteadores os seguintes questionamentos: Como descrevem a estrutura física da escola? Quais personagens aparecem nas narrativas? Quais sentimentos destacam? Após a análise das narrativas mapeamos a presença de alguns lugares favoritos na escola, pois é bastante recorrente nas narrativas dos licenciandos. O refeitório, as quadras de esportes e as salas de leitura são lugares apresentados como uma espécie de fuga da sala de aula ou como refúgio diante de situações difíceis vivenciadas pelos alunos. Observamos também que as chamadas “aulas diferenciadas” como as aulas práticas, de campo e as excursões são trazidas como uma alternativa para as aulas ditas “tradicionais” e como estratégia que contribui e facilita o aprendizado. Também são mencionados nesse caminho as Feiras de Ciências. As narrativas trazem ainda as lembranças dos professores que marcaram a vida e até influenciaram, de certa forma, a conduta dos licenciandos. Se por um lado algumas lembranças remetem a experiências ruins, outras trazem professores que foram lembrados pela forma de ensinar, e pelo vínculo estabelecido por um gesto, uma conversa, um momento de atenção, ou até mesmo uma canção que foram recordações acionadas como referências positivas da vida escolar. Nossos resultados nos permitem inferir como a vida na escola é parte importante do repertório que o futuro professor irá dispor em sua vida profissional. É também daí que ele vai retirar subsídios para sua prática pedagógica, pois a forma como, no presente, ele vê a escola pode nos dar pistas de como ele poderá lidar com esse ambiente quando for professor.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Construção da identidade docente: pertencimento e autonomia como professora de Biologia(2023-12-06) LISBOA, Luana Oliveira; ARAÚJO, Rafaela Lebrego; http://lattes.cnpq.br/4956904563500916O presente relato tem como objetivo demonstrar as expectativas e anseios vivenciados dentro do meu processo formativo, assim como apresentar a construção da minha identidade profissional e como ela está cercada de desafios, advindos desde a falta de conexão com algumas áreas específicas da biologia, até a angústia de não saber se serei uma boa professora. Com isso, o relato pauta-se nas descrições de experiências vivenciadas até o presente momento no Programa Residência Pedagógica (PRP), e como elas têm transformado o meu pensar acerca de minha profissão, o quanto também tem sido significativo passar por todos os desafios para que pudesse ter uma ampla reflexão sobre o que é ser uma professora de Biologia.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) (Des)encontros entre expectativas na EJA e realidade das vivências: experiências no estágio supervisionado(2023-12-11) BIZERRA, Antonia Jamille Santos; COSTA, William Lima da; ARAÚJO, Rafaela Lebrego; http://lattes.cnpq.br/4956904563500916O Estágio Supervisionado é marcado pela relação entre teoria e prática e a construção de memórias com os sujeitos da escola, momento essencial para a compreensão e reflexão de aspectos pertinentes ao campo de atuação profissional, contribuindo para a construção de identidades docentes e o desenvolvimento de práticas educativas. Neste relato trazemos nossas experiências de estágio, enfatizando os processos formativos presentes na formação inicial. As experiências vividas permeiam inúmeras reflexões acerca dos anseios, expectativas e lacunas existentes durante nosso percurso como estagiários na EJA. As vivências atravessam desde a busca e o primeiro contato com a EJA, passando pelas práticas educacionais da professora colaboradora, até as relações entre a universidade-escola, que implicam em subsídios para o fazer pedagógico. Apesar dos (des)encontros que marcaram nossa identidade como docentes em formação, pontuamos a importância destas experiências para refletir criticamente acerca do percurso formativo, quer seja de exemplos e/ou contraexemplos para se inspirar.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Desafios e experiência no Programa Residência Pedagógica: um relato de formação(2023-12-13) RODRIGUES, Jaqueline Thalia Brito; ARAÚJO, Rafaela Lebrego; http://lattes.cnpq.br/4956904563500916O Programa Residência Pedagógica (PRP) é de suma importância para a carreira de futuros professores, pois ajuda no “aprender a docência”, gerando experiências ao longo da caminhada acadêmica. Por meio desse programa, nós residentes, temos contato com o ensino médio e conhecemos a realidade da escola campo, aprimorando o conhecimento juntamente com o professor preceptor. Este trabalho tem como objetivo apresentar as experiências vivenciadas no âmbito do programa Residência Pedagógicas (PRP), no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Discorremos sobre o trabalho em duas turmas, 2°ano/ 203 e 1°ano/107, atuando em uma escola campo da Cidade de Bragança (PA), no coletivo com a preceptora, que ministra a disciplina Biologia, relatando as diferenças encontradas em ambas as turmas, o modo de adaptação ao longo do processo e as diferentes metodologias utilizadas, considerando os conhecimentos prévios dos alunos que contribuem para o funcionamento das aulas. Também objetivamos apresentar o desenvolvimento de algumas aulas, usando diversos materiais didáticos como maquetes, aulas práticas no laboratório e visitas à universidade. Por esses e outros motivos, podemos aprimorar nosso conhecimento na escola básica focando sempre em melhorar a forma de ensinar o aluno. Com o apoio do PRP podemos ser cada dia melhores profissionais. Ao longo do tempo os professores tiveram o desafio de dominar e se ater ao conteúdo esperado, corrigir provas e preparar alunos para a faculdade. Hoje essas funções são mais amplificadas, pois, uma das várias dificuldades que eu encontrei nessa formação, é aguçar o interesse dos alunos para com a matéria apresentada, no entanto com a ajuda da minha preceptora conseguimos conciliar matéria práticas e conteúdo juntando esses dois modos para uma melhor experiência em sala de aula, com esse aluno compreendendo mais facilmente a matéria e se envolvendo com o assunto exposto.Trabalho de Curso - Graduação - Capítulo de Livro Acesso aberto (Open Access) Disciplinas e níveis escolares em Libras: uma proposta didática para aprendizagem na escola(2025-03-10) FONSECA, Maycon Expedito da Silva; OLIVEIRA, Gláucia Caroline Silva deO presente relato de experiência apresenta uma sequencia didática desenvolvida para o ensino de Libras como L2 em uma escola pública em Bragança, Pará, sendo este trabalho um recorte das atividades desenvolvidas durante a disciplina Libras II do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Pará, Campus de Bragança. O objetivo desta proposta didática e trabalhar a aquisição de sinais do contexto escolar, neste caso disciplina e níveis de escolaridade em Libras a partir de contextos interacionais. Considerando tais aspectos os universitários elaboraram uma sequencia didática que continha um jogo da memória em Libras para promover a aprendizagem desse conteúdo com26 alunos do ensino fundamental. Os resultados mostraram uma evolução no desempenho dos alunos ao longo da atividade, indicando a eficácia da estratégia didática desenvolvida e aplicada. Conclui-se que a aplicação da sequência didática se mostrou eficiente na promoção da aprendizagem ampliando as oportunidades também de desenvolvimento do fazer docente e da adoção de práticas pedagógicas inovadoras e inclusivas na busca de fomentar um espaço escolar mais acessível e inclusivo para surdos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Diversidade de abelhas (Hymenoptera: Apoidea) em área de parque urbano no município de Bragança, Pará.(2024-03-15) OLIVEIRA, José Vinícius Alves de; QUINTEIRO, Fábio Batagini; http://lattes.cnpq.br/1531054078905516As abelhas, como são conhecidos alguns Hymenoptera da superfamília Apoidea que se especializaram na coleta de pólen, são um dos grupos de insetos mais importantes para o processo de polinização em plantas nativas e em plantações industriais. As abelhas estão presentes em quase todos os continentes e fazem parte de uma ordem com mais de 150.000 espécies descritas. No Pará, há pouco menos de 500 espécies de abelhas descritas, e em áreas degradas é muito comum o uso de abelhas para a reconstrução de paisagens. O dano a esses organismos, causando um declínio nas populações de abelhas no mundo, impacta diretamente a reprodução de plantas nativas, o estudo sobre populações, diversidade e como alguns fenômenos naturais (estiagens e sazonalidade na floração) ou de origem antrópica (queimadas, poluição e controle de pestes com agrotóxicos) afetam as mesmas. Esse dano pode acontecer de inúmeras maneiras, mas a perda de hábitat e o uso de pesticidas são as mais comuns. Mesmo em áreas de mata urbana, esses organismos estão presentes e, frequentemente, sob forte pressão antrópica. Com isso, o objetivo deste estudo é avaliar o impacto de incêndios na diversidade de abelhas em um ambiente de mata urbana no município de Bragança (PA). A área em questão é destinada à construção de uma APA como Parque Ambiental. Foram coletados 200 indivíduos de 39 espécies. Apesar de pequena, a área apresenta uma ampla diversidade, inclusive com espécies raras. Epanthidium tigrinum, Exomalopsis (Phanomalopsis) sp., Melitoma danunciae, Melitomella sp., Megachile verrucosa, e Plebeia aff. flavocincta representam novos registros para o estado. Uma espécie de Trigona é dada como possível nova espécie. O registro de Tropidopedia punctifrons, espécie típica de Cerrado, indica a presença de ilhas de savana na região bragantina. Os resultados nos alertam para a necessidade de mais estudos na área e da conservação de áreas florestais urbanas.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Diversidade de monocotylidae (Platyhelminthes, Monopisthocotyla) parasitos de Styracura schmardae Werner, 1904 (Myliobatiformes: Potamotrygonidae, Styracurinae) de Belize, América Central(2025-04-01) LEITE, Júlia Fernanda Brito; DOMINGUES, Marcus Vinicius; http://lattes.cnpq.br/1305347413778843; https://orcid.org/0000-0002-1230-5464Potamotrygonocotyle Mayes, Brooks & Thorson, 1981 é um gênero da família Monocotylidae, que atualmente é composto por 12 espécies válidas descritas nas brânquias de arraias de água doce da família Potamotrygonidae, pertencentes aos gêneros Potamotrygon, Paratrygon e Heliotrygon, distribuídas em diferentes bacias hidrográficas da América do Sul. Neste estudo, é descrita uma nova espécie do gênero a partir das brânquias de Styracura schmardae, uma recém realocada espécie marinha para a família Potamotrygonidae, coletada na costa de Belize, América Central. Este é o primeiro registro de um Potamotrygonocotyle em ambiente marinho, sugerindo que a origem dessa linhagem parasitária pode anteceder a colonização de ambientes de água doce por seus hospedeiros, possivelmente durante incursões marinhas pretéritas na América do Sul. A nova espécie apresenta caracteres morfológicos diagnósticos que contribuem para o avanço do conhecimento taxonômico e evolutivo dos Monopisthocotyla associados aos Potamotrygonidae.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Diversidade de monogenoidea (platyhelminthes) parasitos de Hydrolycus tatauaia Toledo-Piza, Menezes & Santos, 1999 (Characiformes, Cynodontidae) da Amazônia Oriental(2022-07-11) GUEDES, Daniele Ferreira; SANTOS NETO, João Flor dos; http://lattes.cnpq.br/1056019685903625; DOMINGUES, Marcus Vinicius; http://lattes.cnpq.br/1305347413778843Os peixes compõem um grupo extremamente diversificado representando 55% da diversidade de vertebrados. São conhecidas cerca de 32.000 espécies de peixes no mundo, sendo que deste total cerca de 20% das espécies são para água doce. A ordem Characiformes (948 espécies) destaca-se dentro da ictiofauna neotropical de água doce por sua diversidade. Todavia, o nosso conhecimento sobre a fauna acompanhante de caraciformes é limitada, pois estima-se que apenas 3% da diversidade destes peixes foi avaliada com relação à sua parasitofauna. Dentre os grupos de parasitos registrados para caraciformes destacam-se os platelmintos da Classe Monogenoidea. Todavia, mesmo sendo um dos grupos de parasitos com uma representatividade relativa, pouco se conhece da diversidade destes parasitos para caraciformes da família Cynodontidae da Amazônia Oriental. Desta forma, o presente trabalho teve como objetivo contribuir com o conhecimento das espécies de monogenóideos para peixes da ordem caraciformes parasitando espécies de Hydrolycus tatauaia, Cynodontidae do nordeste paraense. Espécimes de Hydrolycus tatauaia foram coletados, na mesorregião do Nordeste Paraense, no Rio Guamá -1.541479, -47.081476 e Balneário Aracú -1.566811, -47.164363 (Bacia do Rio Guamá) município de Ourém, Pará. Foram reportadas 6 espécies (2 novas), de monogenóideos de H. tatauaia, sendo que Mymarothecioides ararai Soares & Domingues, 2019, Mymarothecioides altamirenses Soares & Domingues, 2019, Mymarothecioides xiguenses Soares & Domingues, 2019, Mymarothecioides sp. n. e Notozothecium sp.n, foram reportadas para as brânquias e Rinoxenus cachorra Soares & Domingues, 2019 reportada para as narinas do hospedeiro. Mymarothecioides sp. n. caracteriza-se por apresentar órgão copulatório masculino (OCM) tubular em forma de “J”; âncora dorsal e ventral similares com lâminas relativamente longa e com ponta curvada. Já, Notozothecium sp.n, difere das demais espécies congenéricas por possuir peça acessória articulada na base do órgão copulatório masculino, robusta, com ornamentações; barra dorsal robusta tem formato de V; barra ventral comprida e levemente em forma de “U”.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Diversidade de monogenoidea (platyhelminthes: neodermata) parasitos de peixes ornamentais amazônicos do sistema Guama-Mojú e drenagens costeiras do Estado do Pará.(2022-07-11) REIS JUNIOR, Enoque Silva dos; DOMINGUES, Marcus Vinicius; http://lattes.cnpq.br/1305347413778843A família Characidae destaca-se por sua diversidade e por representar a única família de caraciformes com distribuição gonduânica. Para as américas são conhecidas cerca de 1.170 espécies válidas que ocorrem do sudoeste do E.U.A. até a região sul da Patagônia Argentina. Dentre os parasitos registrados para peixes caracídeos, os monogenóideos destacam-se pelo número de espécies. Atualmente, são reportadas 88 espécies de monogenóideos para caracídeos neotropicais. Todavia, apenas desta diversidade representar cerca de ¼ da diversidade de monogenóideos parasitos de peixes de águas continentais neotropicais, apenas cerca de 5% da diversidade de caracídeos foi investigada para monogenóideos. Desta forma, o presente estudo teve como objetivo inventariar a fauna parasitológica de monogenóideos para Characidae no nordeste paraense. Foram coletados 69 espécimes de caracídeos em quatro bacias hidrográficas, Bacia do Rio Guamá (Irituia e Ourém), Bacia do Caeté (Bragança), Bacia do Quatipuru (Tracuateua) e Bacia de maracanã (Peixe Boi) de Agosto de 2018 a Julho de 2019, Neste período os espécimes hospedeiros estudadas foram Poptella sp., Moenkhausia oligolepis, Astyanax bimaculatus, Moenkhausia comma e Charax pauciradiatus. Para as espécies hospedeiras ao menos uma espécie de monogenóideos foi detectado. São reportadas as seguintes espécies de monogenóideos já conhecidas Characitecium costaricensis, Jainus hexops, Anacanthorus dipelecinus. Uma nova espécies é reportada pertencente ao gênero Diaphorocleidus, Diaphorocleidus sp. n. das brânquias de Charax pauciradiatus. Um suposto novo gênero espécie nova foi encontrada parasitando os arcos braquiais de poptella sp., Dactylogyridae gen. sp., entretanto novos estudos serão realizados para que se possa confirma o verdadeiro status taxonômico dessa espécie.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Do mercado ao ensino: a importância das coleções zoológicas no ensino e conservação da Ictiofauna(2025-03-28) MIRANDA, Aline da Silva; LUTZ, Ítalo Antônio de Freitas; http://lattes.cnpq.br/9129676973207172; https://orcid.org/0000-0001-8664-6440; GOMES, Grazielle Fernanda Evangelista; http://lattes.cnpq.br/5740656339448561; https://orcid.org/0000-0001-8898-0311O município de Bragança, localizado na região costeira do Nordeste Paraense, destaca-se como um importante polo pesqueiro no Brasil. A atividade pesqueira, com destaque para a pesca artesanal e empresarial é essencial para a economia local, com cerca de 54% da população envolvida diretamente no setor pesqueiro. Os teleósteos representam as principais espécies comercializados, com a maioria sendo proveniente de habitats marinhos e/ou estuarinos. Além deles também são comercializadas diferentes espécies de elasmobrânquios. Essa rica diversidade de espécies de pescado faz parte do cotidiano de alunos por estarem inseridos nessa realidade do município. Nesse sentido as coleções zoológicas (CZ) podem desempenhar um papel significativo no campo científico, como recursos educacionais no processo de ensino aprendizagem, tanto para estudantes da educação básica, quanto para o nível superior, auxiliando na valorização da importância de preservação da biodiversidade. Com base nisso, o presente estudo teve como objetivo atualizar a Coleção Zoológica do Pescados (CZP) do Laboratório de Genética Aplicada (LAGA), baseada no levantamento da diversidade de peixes comercializada na Amazônia costeira, além de avaliar/validar sua eficiência como ferramenta de ensino na educação básica e superior, para o uso em aulas práticas, como como alternativas de ensino em sala de aula. A CZP, criada em 2016, no Instituto de Estudos Costeiros, da Universidade Federal do Pará (UFPA), é uma coleção temática que registra e armazena espécimes de pescado, especialmente os oriundos do comércio, em Bragança. Com mais de 410 espécimes catalogados, a CZP tem sido utilizada com êxito em atividades de ensino e extensão, beneficiando alunos de cursos de graduação e proporcionando uma base de dados atualizada sobre a diversidade de pescados da região. Além disso, tem contribuído para o estudo da ictiofauna local e para a conscientização sobre a conservação das espécies.