Faculdade de Ciências Biológicas - FBIO/CBRAG
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Vamos falar sobre suicídio? Ações extensionistas para formação continuada de professores de Ciências e Biologia(2022-03-28) SOUSA, Glauce Tayane Santos; BASTOS, Sandra Nazaré Dias; http://lattes.cnpq.br/5027406598272447; https://orcid.org/0000-0002-4924-2743Os trabalhos aqui reunidos relatam minha trajetória no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, mais especificamente como estagiária nos programas de iniciação à docência PIBID e Residência Pedagógica e como bolsista de Extensão PIBEX/UFPA. Meu envolvimento com o tema surgiu a partir de uma experiência vivenciada no âmbito do PIBID, com uma turma de 9º ano da Escola Padre Luiz da cidade de Bragança-PA em um projeto que foi apresentado na Mostra Pedagógica da Escola. Esse trabalho de conclusão de curso é composto por quatro artigos que descrevo a seguir: i) Artigo 1: Experimentações docentes: a importância do PIBID na formação de professores de Ciências e Biologia, apresentado no VIII Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBIO); ii) Artigo 2: Vamos falar sobre suicídio? Abordagem do tema em uma escola pública do no contexto do programa institucional de bolsas de iniciação à docência – PIBID, apresentado no I Encontro Paraense de Licenciaturas (EPALIC), evento que ocorreu em Bragança em 2020, pouco antes da pandemia; iii) Artigo 3: Necessidades formativas para discutir o tema suicídio na escola: planejamentos para o ensino remoto, que foi apresentado no IV Encontro de Licenciaturas e Pesquisa em Educação (ELPED); iv) Artigo 4: Formação continuada de professores: possibilidades para discutir o tema suicídio na escola que será submetido à Revista Brasileira de Extensão Universitária.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Cartilha didática dos crustáceos e moluscos comercializados na feira livre do município de Bragança, Pará(2022-06-07) LIMA, Márcio Adriano Silva; GOMES, Grazielle Fernanda Evangelista; http://lattes.cnpq.br/5740656339448561; https://orcid.org/0000-0001-8898-0311A cidade de Bragança, localizada no Nordeste do estado do Pará, se sobressai como uma das cidades paraenses com maior exploração pesqueira, tendo a pesca artesanal como uma de suas principais atividades comerciais, incluindo a captura de crustáceos e moluscos. Contudo, ainda que estes dois grupos tenham clara importância socioeconômica para a região, há poucos estudos que abordam suas características específicas para o município de Bragança, divulgando-as para a população, que se torna alheia à diversidade faunística local. Tendo em vista esta necessidade de valorização dos produtos da economia local, bem como de divulgação das informações acerca destas espécies para o conhecimento da comunidade bragantina, o presente trabalho teve o objeto de levantar dados sobre crustáceos e moluscos comercializados na feira livre da cidade de Bragança e utilizá-los para elaborar uma cartilha didática que seja útil, essencialmente, para o ensino de ciências e biologia e para a divulgação do comércio local. Para tal, foram realizadas coletas de dados comerciais semanalmente durante 25 meses, com início em julho de 2016 e término em julho 2018, além de uma coleta em fevereiro de 2022 para atualização de dados, junto aos vendedores de pescado da Feira Livre, através de um questionário realizado de forma oral. Também foram coletados espécimes de cada nomenclatura comercial encontrada, para identificação morfológica. Um total de 11 espécies foram identificadas neste estudo, sendo oito pertencentes a categoria dos crustáceos e três, a categoria dos moluscos, todas registradas fotograficamente. Registrou-se 18 nomenclaturas populares, chamadas neste trabalho de designações comerciais, todas obtidas através das coletas. Geralmente, a mesma espécie recebia mais de uma designação comercial, segundo os vendedores. Realizou-se, ainda, as análises de variação e média de preço para cada espécie, além de um levantamento bibliográfico das informações biológicas de cada espécie identificada. Todos estes registros foram inseridos na cartilha, que conta com 37 páginas confeccionadas de forma clara e objetiva, para o entendimento do leitor. Através deste estudo constatou-se a riqueza de informações cultural e comercialmente relevantes e específicas que existem na cidade de Bragança. Além disso, a cartilha como instrumento didático pode ser útil para o ensino de zoologia em diversos níveis de educação, atuando como um facilitador de aprendizagem, sendo possivelmente eficaz na divulgação e consequente valorização do comércio local e de seus comerciantes. Assim, o presente estudo possibilita e contribui com a realização de novas pesquisas voltadas não apenas para o setor econômico, mas para a produção de instrumentos didáticos no município de Bragança-PA.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Como era a minha escola: narrativas dos futuros professores de Ciências e Biologia(2022-06-24) LIMA, Rita de Cássia Pinheiro; BASTOS, Sandra Nazaré Dias; http://lattes.cnpq.br/5027406598272447; https://orcid.org/0000-0002-4924-2743Esse trabalho tem como objetivo discutir memórias escolares trazidas por licenciandos em Biologia no sentido de mapear em suas narrativas as relações que são estabelecidas entre as memórias escolares e a formação docente. Com isso, buscamos identificar e mapear nesses episódios narrados, elementos e sentimentos que possam nos dizer como veem a escola e as relações que ali se estabelecem e o que trazem dali para o futuro profissional. Tomamos como fontes de pesquisa as narrativas individuais de graduandos do 5º semestre do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas produzidas no contexto do Estágio Supervisionado I, quando produziram um exercício de reflexão um texto narrativo com o título “Como era a minha escola?” Tomamos como elementos norteadores os seguintes questionamentos: Como descrevem a estrutura física da escola? Quais personagens aparecem nas narrativas? Quais sentimentos destacam? Após a análise das narrativas mapeamos a presença de alguns lugares favoritos na escola, pois é bastante recorrente nas narrativas dos licenciandos. O refeitório, as quadras de esportes e as salas de leitura são lugares apresentados como uma espécie de fuga da sala de aula ou como refúgio diante de situações difíceis vivenciadas pelos alunos. Observamos também que as chamadas “aulas diferenciadas” como as aulas práticas, de campo e as excursões são trazidas como uma alternativa para as aulas ditas “tradicionais” e como estratégia que contribui e facilita o aprendizado. Também são mencionados nesse caminho as Feiras de Ciências. As narrativas trazem ainda as lembranças dos professores que marcaram a vida e até influenciaram, de certa forma, a conduta dos licenciandos. Se por um lado algumas lembranças remetem a experiências ruins, outras trazem professores que foram lembrados pela forma de ensinar, e pelo vínculo estabelecido por um gesto, uma conversa, um momento de atenção, ou até mesmo uma canção que foram recordações acionadas como referências positivas da vida escolar. Nossos resultados nos permitem inferir como a vida na escola é parte importante do repertório que o futuro professor irá dispor em sua vida profissional. É também daí que ele vai retirar subsídios para sua prática pedagógica, pois a forma como, no presente, ele vê a escola pode nos dar pistas de como ele poderá lidar com esse ambiente quando for professor.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Menstruação e pobreza menstrual, precisamos falar sobre isso! Experimentações didáticas no Programa Residência Pedagógica(2022-06-28) LIMA, Thaís Viana das Chagas; BASTOS, Sandra Nazaré Dias; http://lattes.cnpq.br/5027406598272447; https://orcid.org/0000-0002-4924-2743A ciência ainda é percebida pelos sujeitos como algo distante, aparentemente sem qualquer influência direta sobre sua realidade vivencial. Nesse sentido, faz-se necessário que o ensino de ciências seja abordado de forma inovadora, relacionando o ensino de ciências com o cotidiano. Muitos conteúdos trabalhados no Ensino de Biologia são difíceis de relacionar de forma clara e objetiva com o dia a dia dos alunos. Dentre eles podemos destacar os sistemas reprodutores, que é trabalhado de forma muito compartimentalizada e, muitas vezes, deixando de lado as questões sociais que evolvem esse tema. Nessa perspectiva, é necessário destacar que é compromisso da escola abordar o corpo humano de forma associada com a realidade e com os anseios e necessidades dos estudantes. Dessa forma, o presente artigo relata uma experiência educacional com uma turma do 9° ano do ensino fundamental, abordando conteúdos socais, os tabus sobre a menstruação e a pobreza menstrual. Assim, destacamos a reação dos alunos frente as discussões sobre a diversidade corporal feminina e os padrões corporais impostos pela sociedade. Discutimos o entendimento dos alunos acerca dos tabus sobre a menstruação e a pobreza menstrual, fazendo uso do conhecimento prévio dos alunos como material para as discussões. Propusemos uma atividade de escrita criativa e analisamos o desempenho dos alunos diante do cenário de aulas remotas e a necessidade de atividades que estimulem a criatividade e escrita dos alunos. Destacamos a importância de atividades lúdicas na construção do conhecimento dos alunos. Além disso, propõe-se uma sequência didática para trabalhar esse conteúdo de forma aprofundada.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Monitoramento da qualidade da água, saneamento e higiene em escolas públicas de Bragança, Pará(2022-06-29) ALMEIDA, Lucas Oliveira de; SILVA, Simoni Santos da; http://lattes.cnpq.br/0818422393872186Água potável, saneamento e higiene são imprescindíveis para a manutenção da saúde e bem-estar da população humana. Uma vez que saúde, higiene e aprendizado são interconectados, as escolas são ambientes que precisam de especial atenção no tocante à qualidade da água, higiene e saneamento. No entanto, no Brasil, muitas escolas não dispõem de acesso à água potável ou sistema de saneamento básico, o que é mais crítico na região Norte onde apenas 55% da população utiliza água potável e somente 10% dos efluentes são conectados à rede de esgotos, geralmente sem tratamento, podendo contaminar a água de consumo. Portanto, o presente estudo teve como objetivo monitorar a qualidade água e aspectos higiênico-sanitários de escolas públicas de Bragança, Pará. Ao longo de dois anos foram avaliadas a qualidade da água e aspectos higiênico-sanitários em 16 escolas do município. Os resultados mostraram que, na maioria das escolas, a comunidade escolar consumiu água não potável em algum período avaliado pois, das 144 amostras analisadas, 45,8% (N = 66) apresentaram coliformes totais e termotolerantes em concentrações que variaram de 3,0 a >1100 NPM/100 ml. Também foi identificado que 56,7% das amostras excederam o limite de 5,0 uT, estabelecido como aceitável para a água potável pelo Ministério da Saúde. No tocante às condições higiênico-sanitárias, foram identificados problemas como: ausência de manutenção nos banheiros, lixo acumulado nos terrenos de escolas e ausência no tratamento de água e esgoto, sendo este último despejado, predominantemente, nas ruas. Tais resultados mostram que os gestores escolares devem pleitear, junto às autoridades competentes, melhoria na infraestrutura das escolas, tratamento da água de consumo, bem como desenvolver atividades de educação sanitária com a comunidade escolar. Considerando tais aspectos, foi entregue aos gestores escolares a cartilha desenvolvida no início do programa de monitoramento nas escolas, que contém orientações quanto ao tratamento da água, e cuidados relativos aos aspectos higiênico-sanitários. Todas estas medidas podem ajudar a melhorar a qualidade da água de consumo e as condições higiênico-sanitárias das escolas de forma que estas sejam um ambiente salubre que proporcionem o bem-estar da comunidade escolar.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Identificação molecular de crustáceos e moluscos comercializados na feira livre de Bragança, Amazônia Costeira(2022-06-30) SOUSA, Jefferson Miranda de; GOMES, Grazielle Fernanda Evangelista; http://lattes.cnpq.br/5740656339448561; https://orcid.org/0000-0001-8898-0311O consumo de pescado em escala mundial e nacional vem se destacando nos últimos anos, e o estado do Pará aparece como um importante polo de produção pesqueira, tendo municípios de Belém, Vigia e Bragança, em ordem decrescente, como os maiores portos de desembarque de pescado. O município de Bragança está localizado no entorno do estuário do rio Caeté e apresenta extensa área de manguezal. Esses ecossistemas são berçários para muitas espécies de crustáceos e moluscos. Na região bragantina, são desembarcadas espécies de alto valor comercial, com grande volume de captura. Boa parte dos mariscos desembarcados são vendidos na Feira Livre da cidade. O comércio acontece por meio da designação comercial, o que gera dificuldades na identificação precisa das espécies comercializadas. O presente trabalho objetivou a identificação molecular das espécies de crustáceos e moluscos comercializadas na Feira Livre de Bragança, utilizando marcadores de DNA. Foram obtidas 73 sequências da região mitocondrial Citocromo Oxidase C subunidade I (COI), sendo 16 sequências da primeira porção do COI e 34 da segunda porção do COI. As sequências de camarão só puderam ser identificadas utilizando a segunda porção do COI. Foram registradas quatro famílias, seis gêneros e nove espécies para crustáceos (P. Vannamei, P. schmitti, P. isabelae, X. dincao, X. kroyeri, M. sculptilis, M. equidens, U. cordatus e C. bocourti) e uma família, dois gêneros e duas espécies para moluscos (M. brasiliensis e M. strigata). Dentre as espécies vendidas, notou-se a presença de seis espécies nativas e três espécies exóticas, sendo relatadas pela primeira vez no local. Notamos que a designação comercial não é padronizada de acordo com os nomes científicos das espécies, principalmente para camarões. Além disso, observou - se a presença de uma segunda linhagem mitocondrial matrilinear de M. strigata presente na região Norte. Portanto, a ferramenta molecular mostrou-se bastante eficiente na identificação espécie-específica, podendo auxiliar no ordenamento e na gestão dos recursos pesqueiros.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A experiência do PIBID: o impacto das primeiras vivências do professor estagiário(2022-07-05) LIMA NETO, Antônio Clemente de; SILVA, Nelane do Socorro Marques da; http://lattes.cnpq.br/2963277436091603Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Using copepods to develop a didactic strategy for teaching species concepts in the classroom(2022-07-06) ROSARIO, Renata Furtado do; SOUZA, Marcelo Nazareno Vallinoto de; http://lattes.cnpq.br/9327173329561099Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Variação morfológica e sedimentológica da face da praia em relação as mudanças sazonais (praia de Ajuruteua-PA)(2022-07-07) SOUSA, João Victor Mota de; ASP NETO, Nils Edvin; http://lattes.cnpq.br/7113886150130994; https://orcid.org/0000-0002-6468-6158; GOMES, Vando José Costa; http://lattes.cnpq.br/9803365737108316A Zona Costeira Amazônica (ZCA) está localizada entre o Cabo Orange (Amapá) e a Ponta de Tubarão (Maranhão) com uma extensão de 1.200 km. Em sua porção oriental a ZCA apresenta uma linha de costa extremamente irregular, incluindo 23 estuários e 30 bacias de hidrográficas, que drenam uma área de 330 mil km². A praia de Ajuruteua, localizada na costa nordeste do estado do Pará/Brasil, é um ambiente altamente dinâmico, dominando por macromarés e classificada como dissipativa que atualmente vem apresentando um processo erosivo na região mais urbanizada, associado a formação de bancos arenosos proveniente do delta de maré vazante na foz do estuário do rio Caeté. A combinação de marés de até 6 m em condição de sizígia, contrastando com marés tão reduzidas quanto 2,2 m em condição de quadratura; padrão sazonal de chuvas com medias históricas acima de 400 mm para o mês de abril e abaixo de 30 mm para o mês de outubro; ventos alísios com mudanças sazonais de direção superiores a 30o, e constantes ondas de moderada energia e igualmente mudanças sazonais, confere à praia de Ajuruteua uma dinâmica não somente muito intensa, mas também muito complexa. Para efetivamente entender e eventualmente mitigar os impactos destes processos, é fundamental avaliar a morfologia e sedimentologia da praia de Ajuruteua e suas mudanças em função do ciclo sazonal de chuvas e do ciclo lunar de marés de sizígia e quadratura, incluindo a zona de surfe e antepraia (nearshore), frequentemente negligenciadas. Os dados mostraram uma grande variação na morfologia e na sedimentologia, induzida principalmente pela variação intermareais, essa variação na energia de maré, produz variações morfológicas em uma escala de tempo e espaço. Esses dados darão subsídio para planos de gerenciamento de obras costeiras no setor leste da costa amazônica.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A cadeia produtiva da pesca artesanal da vila de Japerica, São João de Pirabas, Pará, Brasil(2022-07-07) GOMES, João Augusto Severino; HOLANDA, Francisco Carlos Alberto Fonteles; http://lattes.cnpq.br/8493376458861060A atividade pesqueira é um dos ofícios de grande importância para humanidade, porque é fonte nutricional para bilhões de pessoas, gerando empregos para trabalhadores autônomos ou contratados, diminui as desigualdades sociais e movimenta a econômica de vários países. Diante da complexidade da atividade pesqueira uma importante ferramenta de análise desse mercado é a análise da cadeia produtiva, que possibilita avaliar o comportamento entre organizações (políticas e privadas), questões estratégias de negócio, tecnologias empregadas, novos arranjos e identificar questões como melhoria de desempenho e competitividade. O presente trabalho tem como objetivo descrever a pesca artesanal desenvolvida por pescadores do distrito de Japerica do município de São João de Pirabas, levando em consideração a situação socioeconômica dos pescadores. A estrutura técnica e produção da pesca e a cadeia produtiva da pesca. Os dados para o estudo foram obtidos através de um questionário com 45 pescadores residentes na área de estudo. As informações sobre a cadeia produtiva e a comercialização do pescado na feira municipal de São João de Pirabas são fornecidas pelos corretores de pescado. Por meio deste estudo, constatou-se que os pescadores são em sua maioria adultos e idosos, com ensino fundamental incompleto, salário mínimo como renda familiar mensal, sem outra fonte de renda, pescadores por não haver possibilidade de outras ocupações. Dentre elas, as redes de emalhar são as ferramentas de pesca mais utilizadas, e as rabetas são as principais ferramentas transporte de pesca. A produção de pescado é bastante variada, sendo a cadeia produtiva pesqueira composta pelos pescadores artesanais, atravessador e consumidores. O atravessador é o responsável pela venda na feira da cidade. Propõe-se como melhorias ao setor pesqueiro: a atuação intensiva dos órgãos competentes para minimizar a pesca predatória na região e medidas educativas, a implantação da cooperativa dos pescadores para agregar valor ao produto da atividade pesqueira e o acesso facilitado às linhas de crédito para custeio e financiamento para aquisição dos materiais pesqueiros.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O ensino de zoologia em escolas públicas do município de Bragança: o que dizem os professores?(2022-07-07) RIBEIRO, Luan Araújo; FREITAS, Nívia Magalhães da Silva; http://lattes.cnpq.br/1600459523697661Este trabalho teve como principal objetivo analisar de que maneira está sendo trabalhado o ensino de Zoologia para os alunos do Ensino Médio em escolas da Rede Pública do município de Bragança, estado do Pará. Trata-se de uma pesquisa qualitativa. Considerando a pandemia do novo coronavírus, optamos por utilizar a plataforma Google Forms, para aplicação de questionários a professores que atuavam no Ensino Médio, com perguntas objetivas e subjetivas. Além disso, utilizamos a análise de conteúdo para análise dos dados. Dentre os principais resultados da pesquisa, notou-se que a maior problemática apontada pelos professores participantes foi a falta de infraestrutura e recursos didáticos nas escolas, como por exemplo, de laboratórios com boa qualidade e coleções zoológicas para realização de aulas práticas. Uma parcela dos professores apontou que o recurso didático fornecido pelo governo para os professores utilizarem em suas aulas práticas e teóricas é o livro didático, todavia ele não supre todas as necessidades dos alunos. Consequentemente, levando os docentes à busca de novas estratégias de ensino, por meio de cursos ou pesquisas por conta própria de outras metodologias para complementar suas aulas, na tentativa de melhorar o processo de ensino e aprendizagem.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) The effects of tidal modulation of breaking wave in a macrotidal beach in the Amazon coast (Ajuruteua-PA): climatic patterns and unplanned territorial occupation(2022-07-08) COSTA, Remo Luan Pereira Marinho da; MÖSSO ARANDA, Cesar; https://orcid.org/0000-0003-2598-1864; PEREIRA, Luci Cajueiro Carneiro; http://lattes.cnpq.br/9883400404823218O objetivo deste estudo foi conhecer os efeitos da modulação das ondas em função da variação das marés em uma praia de macromaré no litoral amazônico, considerando diferentes padrões climáticos. O estudo foi dividido em duas abordagens, uma com série de dados obtidos em médio prazo (2006-2018) de tempo de instituições nacionais e internacionais, e outra com dados obtidos in situ de marés e ondas, na praia de Ajuruteua, entre 2012 e 2014. Imagens obtidas por Digital Globe foram extraídos usando o software Google Earth (GE). Essas imagens foram utilizadas para monitorar o litoral em diferentes períodos (05/06/2007, 28/04/2013 e 07/09/2021) na área de estudo. As forçantes offshore - ventos e ondas - sopraram de nordeste para sudeste (45°<θ< 120°N) durante a maior parte do estudo. Tempestades severas foram registradas em 2007, 2009, 2011 e 2017 (La Niña) com velocidades médias e de rajadas de vento acima de 20 m s-1. Durante o mesmo período, Hos alcançou alturas acima de 5 m associados a períodos de 16 a 23s. As descargas fluviais também foram relacionadas à precipitação com valores extremos registrados durante os eventos climáticos, como os de 2008-2009 (La Niña), 2010 (El Niño e Seca), 2011 (La Niña), 2012-2013 (Seca) e 2015 -2016 (El Niño). As alturas e períodos de ondas nearshore foram moduladas pela flutuação semi-diurna das marés, assim como pelas condições offshore e do clima local. Um recuo progressivo da praia foi registrado ao longo dessa costa. Comparando 2007 e 2021, foi possível registrar uma redução de 0,15 km2 e um recuo de 0,360 km na parte mais ao norte da praia de Ajuruteua. A ocupação territorial não planejada e a falta de planejamento intensificaram os processos erosivos nesta praia de macromarés que recebe ondas de energia moderada. O planejamento e a regulação costeira são urgentemente necessários para a área de estudo. Diante disso, este estudo sugere que as autoridades governamentais devem controlar a ocupação territorial local, bem como devem considerar os processos físicos de curto a longo prazo para os futuros projetos de contenção.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Diversidade de monogenoidea (platyhelminthes) parasitos de Hydrolycus tatauaia Toledo-Piza, Menezes & Santos, 1999 (Characiformes, Cynodontidae) da Amazônia Oriental(2022-07-11) GUEDES, Daniele Ferreira; SANTOS NETO, João Flor dos; http://lattes.cnpq.br/1056019685903625; DOMINGUES, Marcus Vinicius; http://lattes.cnpq.br/1305347413778843Os peixes compõem um grupo extremamente diversificado representando 55% da diversidade de vertebrados. São conhecidas cerca de 32.000 espécies de peixes no mundo, sendo que deste total cerca de 20% das espécies são para água doce. A ordem Characiformes (948 espécies) destaca-se dentro da ictiofauna neotropical de água doce por sua diversidade. Todavia, o nosso conhecimento sobre a fauna acompanhante de caraciformes é limitada, pois estima-se que apenas 3% da diversidade destes peixes foi avaliada com relação à sua parasitofauna. Dentre os grupos de parasitos registrados para caraciformes destacam-se os platelmintos da Classe Monogenoidea. Todavia, mesmo sendo um dos grupos de parasitos com uma representatividade relativa, pouco se conhece da diversidade destes parasitos para caraciformes da família Cynodontidae da Amazônia Oriental. Desta forma, o presente trabalho teve como objetivo contribuir com o conhecimento das espécies de monogenóideos para peixes da ordem caraciformes parasitando espécies de Hydrolycus tatauaia, Cynodontidae do nordeste paraense. Espécimes de Hydrolycus tatauaia foram coletados, na mesorregião do Nordeste Paraense, no Rio Guamá -1.541479, -47.081476 e Balneário Aracú -1.566811, -47.164363 (Bacia do Rio Guamá) município de Ourém, Pará. Foram reportadas 6 espécies (2 novas), de monogenóideos de H. tatauaia, sendo que Mymarothecioides ararai Soares & Domingues, 2019, Mymarothecioides altamirenses Soares & Domingues, 2019, Mymarothecioides xiguenses Soares & Domingues, 2019, Mymarothecioides sp. n. e Notozothecium sp.n, foram reportadas para as brânquias e Rinoxenus cachorra Soares & Domingues, 2019 reportada para as narinas do hospedeiro. Mymarothecioides sp. n. caracteriza-se por apresentar órgão copulatório masculino (OCM) tubular em forma de “J”; âncora dorsal e ventral similares com lâminas relativamente longa e com ponta curvada. Já, Notozothecium sp.n, difere das demais espécies congenéricas por possuir peça acessória articulada na base do órgão copulatório masculino, robusta, com ornamentações; barra dorsal robusta tem formato de V; barra ventral comprida e levemente em forma de “U”.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Diversidade de monogenoidea (platyhelminthes: neodermata) parasitos de peixes ornamentais amazônicos do sistema Guama-Mojú e drenagens costeiras do Estado do Pará.(2022-07-11) REIS JUNIOR, Enoque Silva dos; DOMINGUES, Marcus Vinicius; http://lattes.cnpq.br/1305347413778843A família Characidae destaca-se por sua diversidade e por representar a única família de caraciformes com distribuição gonduânica. Para as américas são conhecidas cerca de 1.170 espécies válidas que ocorrem do sudoeste do E.U.A. até a região sul da Patagônia Argentina. Dentre os parasitos registrados para peixes caracídeos, os monogenóideos destacam-se pelo número de espécies. Atualmente, são reportadas 88 espécies de monogenóideos para caracídeos neotropicais. Todavia, apenas desta diversidade representar cerca de ¼ da diversidade de monogenóideos parasitos de peixes de águas continentais neotropicais, apenas cerca de 5% da diversidade de caracídeos foi investigada para monogenóideos. Desta forma, o presente estudo teve como objetivo inventariar a fauna parasitológica de monogenóideos para Characidae no nordeste paraense. Foram coletados 69 espécimes de caracídeos em quatro bacias hidrográficas, Bacia do Rio Guamá (Irituia e Ourém), Bacia do Caeté (Bragança), Bacia do Quatipuru (Tracuateua) e Bacia de maracanã (Peixe Boi) de Agosto de 2018 a Julho de 2019, Neste período os espécimes hospedeiros estudadas foram Poptella sp., Moenkhausia oligolepis, Astyanax bimaculatus, Moenkhausia comma e Charax pauciradiatus. Para as espécies hospedeiras ao menos uma espécie de monogenóideos foi detectado. São reportadas as seguintes espécies de monogenóideos já conhecidas Characitecium costaricensis, Jainus hexops, Anacanthorus dipelecinus. Uma nova espécies é reportada pertencente ao gênero Diaphorocleidus, Diaphorocleidus sp. n. das brânquias de Charax pauciradiatus. Um suposto novo gênero espécie nova foi encontrada parasitando os arcos braquiais de poptella sp., Dactylogyridae gen. sp., entretanto novos estudos serão realizados para que se possa confirma o verdadeiro status taxonômico dessa espécie.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Vivências no ensino remoto: um relato de experiência como professor estagiário na rede pública de ensino(2022-07-14) FERREIRA, Adam Vitor Guerreiro; SILVA, Nelane do Socorro Marques da; http://lattes.cnpq.br/2963277436091603O presente trabalho tem como proposta relatar as vivências ocorridas no período da disciplina de Estágio Supervisionado IV de um licenciando do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Pará – Campus Bragança. As quais serviram de base para a produção do memorial, requerido como quesito avaliativo da disciplina de estágio. O referente momento apresenta-se como um fator indispensável durante o período de formação docente, nele é dado ao discente a rica oportunidade de reflexão acerca das experiências por ele vividas quando encontra-se no ambiente escolar, bem como a possibilidade de avaliação pessoal quanto as suas expectativas e dificuldades diante da realidade do que é vivenciado. Entende-se então, que o momento de estágio constitui-se como algo de suma importância para jornada acadêmica do discente, uma vez que, irá influenciar de forma direta sua formação docente, sendo também o responsável pelo primeiro contato entre o educador e o seu futuro ambiente de atuação profissional. Sendo assim, o presente trabalho por sua vez, traz sob a forma de relato de experiência, situações vividas durante o período de estágio ocorrido através da modalidade de ensino remoto em uma escola da rede pública de ensino. Visando demonstrar de forma clara e objetiva os pontos positivos e negativos que tal modalidade educacional possui com relação ao processo de ensino e aprendizagem para alunos da rede pública de ensino.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Problematizando corpo, gênero e masculinidades no ensino de ciências: (re)leituras do silêncio(2022-07-15) NASCIMENTO, Neyson Andriew Torres do; BASTOS, Sandra Nazaré Dias; http://lattes.cnpq.br/5027406598272447; https://orcid.org/0000-0002-4924-2743Discutir questões de corpo e gênero nas escolas, por distintas razões, ainda é percebido como um desafio na prática docente. A temática, circundada por diversos tabus, comumente já encontra receios de docentes na sua abordagem. Isso se tornou ainda mais intenso em função do contexto de ensino remoto por conta da pandemia de COVID-19. O presente trabalho, desenvolvido no âmbito do Programa de Residência Pedagógica, se propõe a discutir a experiência de trabalhar esta temática no Ensino Fundamental durante a pandemia. A construção dos dados foi realizada a partir das manifestações e produções dos estudantes que foram registradas em diário de bordo e organizadas em uma planilha para posterior análise. Foi possível verificar tanto a reprodução de alguns discursos, quanto a sinalização da superação de outros. Dessa forma, essa experiência nos permite defender que é possível fazer de nossas aulas de ciências um espaço de questionamento, reflexão e, principalmente, de ressignificação de pressupostos socialmente estabelecidos e internalizados como “normais” e, nesse contexto, o professor atua como o agente que promove a inquietação do olhar.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Pandemia da covid-19 e a formação de professores: visão do impacto da pandemia na atuação dos pibidianos do subprojeto PIBID Biologia/UFPA campus Bragança(2022-07-16) FARIAS, Erlik Lucas Rodrigues; ARAÚJO, Rafaela Lebrego; http://lattes.cnpq.br/4956904563500916A pandemia do novo Coronavírus (COVID-19) trouxe uma reviravolta em diversos setores da sociedade e o ramo educacional teve que se adaptar a nova realidade, neste sentido foi adotado na maior parte do mundo o ensino remoto emergencial (ERE) – onde os professores tiveram que adaptar abruptamente sua prática pedagógica frente a essa nova realidade. Nesse contexto, as readaptações também alcançaram o Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID), regulamentado e executado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), onde os licenciandos são apresentados a experiência pedagógica em ambientes escolares ainda na graduação. Sendo assim, esta pesquisa apresenta-se com uma investigação das vivências e construções realizadas por um grupo de pibidianos do subprojeto Pibid – Biologia/Bragança, durante a implementação do ensino remoto emergencial no contexto da pandemia da COVID-19. Os resultados apontam que as maiores dificuldades estão relacionadas à adaptação de materiais/metodologias; acesso a internet precário, tanto por parte dos pibidianos quanto dos alunos; dificuldade na utilização das ferramentas digitais e a falta de contato presencial. O “choque” com essa nova realidade também permitiu amadurecimento e estimulou a criatividade dos pibidianos; além de terem a oportunidade de aprender com profissionais especialistas em ferramentas digitais. Os licenciandos foram desafiados a elaborar materiais didáticos; aprender a lidar com as ferramentas digitais e trabalhar em equipe. Portanto, a partir desta investigação foi possível delinear com clareza e de maneira objetiva as duas facetas apresentadas na adoção do ERE à partir da visão dos pibidianos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Bioacumulação de metais em estruturas gonadais do caranguejo-uçá, Ucides cordatus (Linnaeus, 1763) (Ocypodidae), em manguezais da costa paraense(2022-07-21) SILVA, Messias Reis da; FERNANDES, Marcus Emanuel Barroncas; http://lattes.cnpq.br/8943067124521530; FREITAS, Ádria de Carvalho; http://lattes.cnpq.br/9982360373999584O grau de contaminação dos ecossistemas costeiros por metais pode colocar em risco toda a biota associada. Assim, através da análise da concentração de Cd, Cu, Cr, Pb e Mn nas gônadas de machos e fêmeas do caranguejo-uçá (Ucides cordatus), o presente estudo objetivou determinar o grau de contaminação por esses metais nos diferentes estágios gonadais dessa espécie nos manguezais da Vila do Bacuriteua, costa paraense. As concentrações dos metais foram medidas por Espectrometria de Emissão Óptica com Plasma Indutivamente Acoplado (ICP-OES). Dos 57 caranguejos analisados, os machos (n=30) eram indivíduos maiores e mais pesados do que as fêmeas (n=27) e para os quatro estágios gonadais identificados, a maioria dos machos encontravam-se no estágio “em desenvolvimento” (ED), enquanto as fêmeas no estágio “rudimentar” (RU), não sendo encontrado nenhum indivíduo macho e fêmea nos estágios “imaturo” (IM) e “avançado” (AV). A análise da concentração de Cd, Cu, Cr, Pb e Mn revelou que o estágio gonadal “esgotado” (ES) apresentou as maiores concentrações para Cd, Cu e Mn, enquanto que no estágio ED foram para Cr e Pb, embora as concentrações de Cd e Pb tenham sido grande parte registradas abaixo do limite de detecção. Esses elementos só foram detectados nos estágios RU e ES e em poucas amostras. As fêmeas apresentaram valores de concentração um pouco superiores aos dos machos, embora não tenha sido registrada diferença significativa entre os metais analisados. Os resultados aqui apresentados revelaram um processo de bioacumulação desses metais nas estruturas gonadais de U. cordatus. Por fim, nota-se que os manguezais da área de estudo estão localizados em uma região considerada “bem conservada”, mas, os resultados aqui obtidos também revelaram que as gônadas de ambos os sexos do caranguejo-uçá apresentam elevadas concentrações de Cr e Pb, acima dos limites permitidos pelo órgão regulador do país, a ANVISA.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Efeito da cobertura do dossel ripário na estrutura de assembleias de macroinvertebrados de um afluente do Rio Caeté(2022-07-25) FEITOSA, Jaqueline da Conceição Souza; SILVA, Diego Simeone Ferreira da; http://lattes.cnpq.br/2647483416558959; https://orcid.org/0000-0003-0190-6659; BEASLEY, Colin Robert; http://lattes.cnpq.br/6310836748316181; https://orcid.org/0000-0003-1413-1469A vegetação no entorno de corpos d’água, a mata ripária, tem papel fundamental na manutenção de sistemas aquáticos. Os macroinvertebrados que vivem neste ambiente se beneficiam com o fornecimento de material alóctone da mata ripária e atuam ativamente no processamento da matéria orgânica e na ciclagem de nutrientes. De acordo com a forma de aquisição de alimentos, morfologia e comportamento eles podem ser classificados em fragmentador, coletor, raspador, predador e sugador-herbívoro. Em um afluente do Rio Caeté da Vila Camutá-PA, foram amostrados 5 pontos nos quais foi encontrado um total de 1578 indivíduos distribuídos em 32 táxons de macroinvertebrados pertencentes às classes Arachnida, Bivalvia, Clitellata, Insecta e Maxillopoda. Em cada ponto, a percentagem de cobertura ripária foi mensurada, e esta variou de 36,55% a 80,86%. De acordo com o fator de cobertura criado, os pontos 1 (36,55%) e 2 (41,54%) foram classificados em cobertura média (33% - 66%) e os pontos 3 (80,86%), 4 (80,40%) e 5 (78,26%) em cobertura alta (66% - 100%). Assim, não havia a presença de pontos com cobertura baixa (0 – 33%). Os dados de abundância dos táxons e dos grupos funcionais foram submetidos a análise multivariadas para investigar a estrutura da fauna em relação cobertura do dossel e às variáveis físico-químicos da água e sedimento. Folha (g), Areia fina (%), MO total (g) e Areia média (%) foram as variáveis mais relacionadas com a fauna e com os grupos funcionais. As ordenações dos pontos com a fauna taxonômica e com os grupos funcionais apresentam conformações semelhantes, com elipses da cobertura média e alta sobrepostas demonstrando similaridade entre as duas classes de habitats. Os táxons Acari, Chironomidae, Copepoda, Ephemeroptera n.i., Hydroptilidae, Leptoceridae, Odontoceridae e Leptophlebiidae mostraram serem potenciais indicadores de cobertura alta. Enquanto os táxons Tipulidae, Coleoptera n.i., Gomphidae e Helicopsychidae demonstraram serem potenciais indicadores de cobertura média. As duas classes de habitat diferem significativamente tanto em termos das variáveis físico-químicos quanto na estrutura da fauna taxonômica, enquanto que para os grupos funcionais, a diferença é significativa apenas entre os pontos de coleta. Os resultados mostram que até alterações na cobertura de floresta ripária podem estar associadas com mudanças na composição e abundância da fauna de macroinvertbrados aquáticos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O potencial do eugenol como anestésico para juvenis de macrobrachim amazonicum (Heller, 1862)(2022-07-25) REIS, Talison Cley de Castro; SILVA, Talia do Socorro Silva da; http://lattes.cnpq.br/5719113800761944; MACIEL, Carlos Murilo Tenório; http://lattes.cnpq.br/5979732735685066Os óleos essenciais são substâncias cada vez mais empregadas na aquicultura. São usados para minimizar do estresse durante a rotina de cultivo. O eugenol é um componente majoritário encontrado no óleo essencial de cravo. Ele vem sendo empregado, em várias espécies de importância econômica, nos tratamentos como anestésico natural. Apesar de que o Macrobrachium amazonicum ser uma espécie nativa com grande potencial para carcinicultura de água doce, entretanto, a utilização de óleos essenciais ainda é pouco explorada no grupo de pesquisa. O presente estudo se propôs a verificar os efeitos de diferentes concentrações do eugenol em juvenis de M. amazonicum. O experimento foi conduzido com uso de quatro concentrações do óleo (250, 500, 1000 e 2000 μL/L), testado em 10 réplicas biológicas para cada tratamento. Os animais foram observados por um período de 30 minutos, com registro dos estágios de sedação leve (EI), anestesia profunda (EII) e recuperação. Dentre as concentrações testadas, 500 μL/L respondeu de forma mais eficiente na indução aos estágios EI e EII, além alto percentual de recuperação dos animais. A concentração 250 μL/L não apresentou números significativos de indução à anestesia profunda, enquanto as concentrações mais altas resultaram em altas taxas de mortalidade (1000 μL/L = 50%; 2000 μL/L = 70%). Para os camarões Macrobrachium rosenbergii e Farfantepenaeus brasiliensis, foram obtidos resultados similares. Dessa forma, o presente estudo sugere que o eugenol pode ser empregado na espécie M. amazonicum, para indução aos estágios anestésicos EI e EII, utilizando concentrações inferiores a 500 μL/L.