Curso de Teatro - ETDUFPA/ICA
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Escola de Teatro e Dança /
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) 1800 - O grito da família morta: a poética pessoal na encenação de um teatro performativo(2018-03-09) SANTOS JÚNIOR, Paulo César Sousa dos; AMORIM, Ana Karine Jansen de; http://lattes.cnpq.br/5875820201443540Este Trabalho de Curso é um memorial descritivo do processo de criação do espetáculo 1800 – o grito da família Morta desenvolvido no Zecas Coletivo de Teatro, no ano de 2017 em Belém-PA. O objetivo principal é organizar a metodologia de criação cênica desenvolvida durante este processo criativo. Para isso, ativaremos os escritos de Gaston Bachelard em A poética do devaneio e A poética do espaço aliando-os a Dramaturgia pessoal do ator de Wlad Lima e aos estudos de Josette Féral sobre o teatro-performativo. Esta escrita é desenvolvida do ponto de vista do encenador-performer deste espetáculo que utiliza de sua liberdade poética para dialogar com a persona que se exteriorizou durante este processo criativo, apresentando esse recorte de sua memória como um Flâneur, que observa e analisa sua trajetória. Neste memorial descritivo expõe-se consecutivamente em suas três seções: os devaneios poéticos autobiográficos antecedentes da criação cênica; os conceitos e metodologias escolhidas para este processo criativo; e as exemplificações da utilização da poética pessoal na encenação de um teatro performativo.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Ancestralidade e cultura - vida e morte do boi das 3 estrelas no Puxadinho do Sêo Lourenço Légua; Marituba – PA(2023-06-19) SILVA, Natan Veloso da; ALMEIDA, Ivone Maria Xavier de Amorim; http://lattes.cnpq.br/5012937201849414; https://orcid.org/0000-0001-8277-5210O presente artigo, intitulado Ancestralidade e cultura - Vida e morte do Boi das 3 estrelas no Puxadinho do Sêo Lourenço Légua; Marituba – PA é resultado das atividades como bolsista PIBIPA ETDUFPA/ICA/UFPA (período 2021/2022), na execução do Plano de Trabalho Festas, Brincadeiras e Ritos de passagem na casa de Mina Jeje Nagô, no distrito de Marituba-Pa, vinculado ao projeto de pesquisa Festas, Brincadeiras, Cortejos, Procissões e Atos Devocionais: Estudos sobre Manifestações artísticas e culturais na Amazônia, coordenado pela professora do curso de Licenciatura em Teatro da ETDUFPA/UFPA, Ivone Xavier. Neste sentido, este artigo intenciona refletir sobre a brincadeira do Boi, do Boi de Encantaria realizada no Terreiro do Sêo Lourenço ao mesmo tempo em que reflete sobre a vitalidade desta prática artístico-cultural no Brasil e mais particularmente, na Amazônia paraense, com destaque para o terreiro de Mina Jeje Nagô no município de Marituba, Pará.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Apiaká - Maytapu: uma performance sobre família e ancestralidade indígena(2023-06-15) SANTOS, Lena Carla Jardim dos; AMORIM, Ana Karine Jansen de; http://lattes.cnpq.br/5875820201443540No Brasil os indígenas eram donos dos territórios antes da invasão dos europeus. A partir da apropriação os povos originários passaram a sofrer com as imposições culturais por parte dos colonizadores, até os dias atuais, com as invasões de suas terras. A partir de uma pesquisa qualitativa, em que foram realizadas entrevistas com familiares a fim de descobrir a nossa ancestralidade, já que tomei conhecimento da origem de minha bisavó ser indígena, e, que vem de uma etnia do Baixo Amazonas, utilizo todas as informações que me foram dadaspara o enriquecimento do trabalho. Através da arte performática, pretendo construir saberes com meus consanguíneos acerca destas etnias indígenas. Como resultado final a performance trará, não só os conhecimentos que minha bisavó tinha, todavia, a experiência que terei e compartilharei sobre a cultura dos povos do Baixo Amazonas, pensando nos desdobramentos futuros tendo mais instigações sobre este tema.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Arte é política, afeta e transforma: uma experiência de aprendizagem com as Crias do Curro Velho(2021-01-07) FONSECA, Thalia Santos da; SANTOS, Adriana Maria Cruz dos; http://lattes.cnpq.br/3379311795685098Este presente estudo gira em torno das vivências na arte com crianças e adolescentes da comunidade da Vila da Barca no projeto da Iniciação Artística do Curro Velho em Belém do Pará. Na pesquisa, da qual sou parte envolvida, me ponho na busca por compreender como as noções de afetabilidade e a fabulação são importantes, no sentido de modificar e gerar novas perspectivas dentro de realidades na periferia, instigando, assim, movimentações dessa coletividade em um ato político. Pontuo como a confiança, trajetória e representatividade dos instrutores se faz crucial durante os meses de processo de trabalho. Aponto na trajetória da pesquisa, como cada elemento que rege a construção dos espetáculos é importante para as crianças como: figurino e cenografia. Falo sobre a transformação mutua entre professor e aluno e como a arte-educação atravessou minha vida pessoal e de pesquisadora.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O Artesão de si mesmo: um estudo sobre o processo de criação do ator Claudio Barros no espetáculo “Solo de Marajó” em Belém do Pará(2013) ROCHA, Diego Augusto Pereira da; SILVA NETO, Alberto da Cunha e; http://lattes.cnpq.br/1688547872932866A presente monografia dedica-se ao estudo do processo criativo do ator. Utilizo como sujeito o trabalho desenvolvido pelo ator Claudio Barros para a construção física dos personagens do espetáculo Solo de Marajó a partir da ótica do ator-artesão, termo este proposto por mim nesta pesquisa. Através do conceito ator-artesão, proponho também que o ator seja o “artesão de si mesmo”. Para o desenvolvimento da pesquisa utilizo como principal fonte teórica o método das ações físicas desenvolvido por Jerzy Grotowski. Como resultado, foi constatado que os procedimentos utilizados pelo ator Claudio Barros podem ser considerados como o de um ator “artesão de si mesmo”, o que confere e estimula possíveis pesquisas a respeito do conceito ator-artesão.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O Auto da Vaca-Bumbá Rosinha Cheirosa: O Manejar da Encenação da Companhia Teatral Quixotes Del grão Pará(2019-07-04) SANTOS, Murilo Ferreira; CHARONE, Olinda MargaretEste trabalho tem como tema: O Auto Da Vaca-Bumbá Rosinha Cheirosa: O Manejar da Encenação da Companhia Teatral Quixotes Del grão Pará. No qual se investiga através da observação participativa os processos da encenação do Auto da Vaca-Bumbá Rosinha Cheirosa. Cria-se como identidade cultural através da etnometodologia poética em conformidade com a memória do dramaturgo/diretor Admilson Medeiros como mote para o surgimento do grupo e posteriormente do Auto. O projeto se compõe em três momentos: O manejar dos piquetes, compreender o manejamento da construção do Auto e o papel da encenação nesse contexto tendo como autor principal o diretor do grupo; O pasto, tendo a compreensão do processo de encenação da dramaturgia do cortejo à observação participante dialogando com o roteiro de encenação junto com o texto dramatúrgico, das descrições das atividades, entrevista com o diretor/encenador do Auto da Vaca-Bumbá, dos brincantes, coisas ouvidas, sentidas. Contrapartida faço uma ponte com Viola Spolin - Improvisação para o teatro descobrindo métodos possivelmente utilizado pelo encenador e O Leite da Vacabumbá Rosinha Cheirosa, trazendo a compreensão de “comunidade” do livro O Tempo das Tribos – O Declínio do individualismo nas sociedades de massa de Michel Maffesoli, fazendo com que o assunto tenha uma aproximação dinâmica, pois tende a uma visão mais aguçada da criação de novas sociabilidades imaginárias e referente a micro sociedade pós-moderna, onde a comunidade (tribos) se forma em redes pela própria vontade de se divertirem e criam compartilhamento de opiniões, valores e gostos estéticos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Bom Intento em cena: memórias de um teatro ribeirinho e da floresta em Bujaru-PA (1980-2020)(2021-03-09) CRUZ, Silvana da Silva; BEZERRA, José Denis de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9404514273838260; https://orcid.org/0000-0001-8186-4510O presente Trabalho de Curso apresenta-se como um estudo sobre a história teatral na cidade de Bujaru/PA, com intuito de desvelar memórias, narrativas e documentos da Cia de Teatro Bom Intento. O percurso teórico-metodológico pautou-se nos estudos da memória, com Bosi (1994), e da história para a promoção de reflexões sobre práticas cênicas na Amazônia paraense, com Salles (1994) e Bezerra (2013). A história oral, fundamentado por Freitas (2001), apresenta-se como um olhar metodológico da pesquisa. Para o levantamento de fontes documentais, que garantam essa escrita crítico-reflexiva, trabalhamos com a escuta de personagens envolvidos com a cena teatral em questão, além de serem portadores de memórias sociais, individuais e coletivas do município de Bujaru-PA. Como resultados desse processo, temos: a) a construção narrativa histórica da Cia de Teatro Bom Intento, motivo primeiro que impulsionou esta pesquisa; b) as memórias deste grupo teatral proporcionaram adentrar nas memórias culturais do município, os lugares, as pessoas e os fazeres teatrais que emergem de palcos na floresta e nas margens dos rios; c) um registro de um percurso memorial com o teatro, evidenciando trabalhos e influências que contribuem no processo de minha construção e crescimento enquanto ser atuante e corpo preto na arte.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Brincar de teatro: potência criativa em sala de aula(2022-10-13) PIMENTEL, Felipe Fernandes; CORREIA, Aníbal José Pacha; http://lattes.cnpq.br/8835640143672715O presente trabalho apresenta estudos da memória infantil e a importância dela para o desenvolvimento pessoal, sendo assim apresento algumas das minhas memórias infantis voltadas para algumas brincadeiras feitas nesse período e apresento potências para esse brincar para que sejam inseridas como metodologias para o aprendizado do ensino do teatro em sala de aula.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Caboclada à libanesa: Experimento Cênico e Memorial Poético de Formação e Criação(2023-06-16) CAMPOS, Helane Cibele do Nascimento; AMORIM, Ana Karine Jansen deEste trabalho é um registro da minha história pessoal, da minha atividade docente e da minha formação em teatro, amalgamados num experimento cênico, a poética Caboclada à Libanesa. A escrita dessas vivências configurouse no meu objeto de estudo, partindo das ideias de memória coletiva de Durkheim e de memória e oralidade de Walter Benjamim, ressaltando a experiência na construção do conhecimento. O processo de construção da poética teve como referência a ideia de dramaturgia pessoal do ator e histórias de vida, de Wlad Lima, sobre a influência da história de vida no Teatro Brasileiro, método contemporâneo de criação teatral. A escrita teve como diálogo fundamental as memórias, percepções e análises poéticas da pesquisadora e orientadora Karine Jansen, além do trabalho com a artistaanalista Wlad Lima, que me instigou a escrever sobre o meu lugar de origem e sobre as pessoas que permitiram a minha constituição, a partir do programa Espirais do coração, dança da Boiúna, utilizadas no seu projeto Clínicas do Sensível. A pesquisa, durante o curso de Licenciatura em Teatro, ajudou-me a compreender melhor a história dos libaneses no Pará e toda história da minha família ribeirinha, contadas ao longo deste trabalho. Esta temática foi escolhida para minha pesquisa e elaboração poética por mover-me para dentro de mim e para o mundo. Foi a partir de minha relação com meu pai, que sempre esteve e ainda está muito presente com seu conhecimento de mundo, que consegui pensar sobre a existência de maneira poética, animando-me a alma.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Cafeto: café com afeto e a dialética do cuidado do si(2019-07-05) FERREIRA, Lorena Priscila da Costa; CHARONE, Olinda Margaret; http://lattes.cnpq.br/6158077424278917Este Trabalho de Curso visa relatar o processo de criação e execução da performance denominada “Cafeto”. Nesse processo narro a importância do cuidado do si e como esse cuidado interno se estabelece em relação ao outro com base no desenvolvimento performático. O termo “Cafeto” nasce da união de duas palavras: café e afeto. Onde utilizo o café para ativar memórias dos participantes e a partir dos relatos de vida, construir uma relação de cuidado do si para com o outro, evidenciando que toda história de vida tem significância não apenas para o emissor, mas, também, para o receptor. Além disso, essa pesquisa aborda minha relação com as pessoas que ajudaram nesse processo criativo, pois teatro é uma das poucas artes que não se faz sozinho. Nesta pesquisa encontra-se fundamentação teórica para a realização da performance com Renato Cohen. Em relação ao cuidado do si, dialogo com as ideias de Michel Foucault e George Gurdjieff. Outros autores da poesia que me auxiliaram nessa pesquisa como Flavio Venturini, Renato Russo, Leandro Flores, Fátima Araujo, Manoel de Barros, Martha Zamora e com cartas apaixonadas de Frida Kahlo que me auxiliaram na construção da escrita poético-acadêmica. Assim como, se faz presente no desenvolvimento da metodologia de pesquisa a história de vida de Waldir Abreu.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Caminho de ninguém: Processo criativo de uma atuante no espetáculo Fenda do grupo de investigação do treinamento psicofísico do atuante(2021-07-03) OLIVEIRA, Tais Sawaki; SANTOS, Adriana Maria Cruz dos; http://lattes.cnpq.br/3379311795685098Esta pesquisa aborda o processo de criação do solo teatral “Caminho de 人間 (ningen)” que compôs o espetáculo Fenda apresentado em 2017. A pesquisa foi realizada dentro do Grupo de Investigação e Treinamento Psicofísico do Atuante, e teve como indução a obra O Rei Lear do dramaturgo inglês William Shakespeare. O presente trabalho objetiva olhar o percurso da criação do solo a partir dos documentos de processo reunidos durante a construção do mesmo, além de abordar o processo criativo sob o ponto de vista pedagógico de uma atuante em formação discutindo as possibilidades de criação a partir das metodologias utilizadas nesse processo de experimentação.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Cartografia da história de vida de minha mãe, com base na personagem Zeca, na dramaturgia “Zeca de uma cesta só”(2022-12-21) SOUZA, Victória Inês Oliveira de; FLORES, Andréa Bentes; http://lattes.cnpq.br/4347358203729416Este artigo tem como intuito cartografar aproximações entre a história ficcional da personagem Zeca, do espetáculo “Zeca de uma Cesta Só” e a história de vida de minha mãe, Márcia, ambas mulheres negras e empregadas domésticas. Faço isso a partir de uma perspectiva política e social acerca dessas mulheres e da herança histórica de escravidão no Brasil, que designa às escravas negras papéis até certo ponto semelhantes aos das empregadas domésticas atualmente. Falo ainda sobre a importância do teatro como potência de representação de camadas sociais, ficcionalizando histórias reais de corpos marginalizados pela sociedade.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Casangrá: casas que sangram(2023-06-15) FRANÇA, Tarsila Maquiavel Rosa de; SANTOS, Adriana Maria Cruz dos; http://lattes.cnpq.br/3379311795685098O presente artigo científico aborda de maneira reflexiva sobre o processo criativo do espetáculo Casangrá, apresentado no Teatro Universitário Claudio Barradas em novembro de 2022. Casangrá provoca uma discussão entorno dos serviços domésticos, ainda muito presente em nosso cotidiano, focando mais precisamente nas figuras da empregada doméstica e da cria de família. Para a construção do projeto foi utilizado como metodologia a memória oral e a escrevivência, resultando numa dramaturgia dramática que em alguns momentos flerta com a comicidade e uma encenação híbrida que através de elementos cênicos falam da realidade amazônida. Através deste processo criativo é discutido principalmente sobre a condição da mulher periférica na atual sociedade relacionando-a aos processos históricos do capitalismo e seus impactos na raça e gênero. Por fim, o artigo Casangrá é um grande manifesto feminista que trata sobre o processo de criação do primeiro espetáculo de Tarsila Rosa, focando na área da dramaturgia e encenação.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Cenografia Urbana no Auto do Círio: a cidade de Belém como palco de celebração(2023-11-29) BESSA, Gabrielle Aboul Hosn; AZEVEDO, Jorge Luís Torres de; http://lattes.cnpq.br/1883014995844657O Auto do Círio, é uma homenagem artística à Nossa Senhora de Nazaré, em forma de cortejo pelas ruas de Belém, criando experiências únicas e pessoais, promove uma comunhão cultural e artística na cidade. O espetáculo envolve devoção, fé e diversidade, transcendendo barreiras religiosas. O cortejo é marcado pela construção coletiva, uma cidade e suas pessoas, valorizando a expressão artística e o patrimônio cultural. A relação intrínseca entre o Auto do Círio e a cidade é explorada, destacando a cenografia urbana como linguagem visual que enriquece a sua identidade. A pesquisa foi feita com base na metodologia qualitativa tendo embasamento descritivo no relato de experiência, além da busca por teóricos nas áreas de teatro e cenografia. Este estudo contribui significativamente para a compreensão da interação entre a cenografia e o teatro, ressaltando a relação do bairro da Cidade Velha e o Auto do Círio como um espetáculo que vai além do cortejo de rua, transformando a cidade em palco de celebração, tradição e arte.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Um Colar Para Nanã: um manuscrito cartográfico para o não esquecimento(2017-04-10) OLIVEIRA, Patrick Garcês de; LIMA, Wladilene de Sousa; http://lattes.cnpq.br/4769018199137074Esse manuscrito é o documento poético do processo criativo do espetáculo Um Colar Para Nanã, onde disponho da criação de um método cartográfico próprio, o qual denomino como Manuscrito Cartográfico, e o utilizo como caminho para o resgate das minhas memórias e vivências, transformando-as em matéria gênese e potência poética na construção deste meu trabalho. Neste meu processo, divido a escrita do meu manuscrito em cinco momentos: pistas, o mapa, primeira pele áquea, segunda pele áquea e terceira pele áquea. Cada um desses momentos designa um fragmento do trabalho que juntos, unificados, servem como apontamento para caminhos que podem ser percorridos dentro do teatro.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O corpo - Encruzilhada(2017-05-22) TEIXEIRA, Joan Pablo Pina; SANTOS, Adriana Maria Cruz dos; http://lattes.cnpq.br/3379311795685098O Corpo-Encruzilhada é uma pesquisa sobre o processo criativo de mesmo nome, que em forma de rito cênico musical homenageia Exu e o Povo da Rua, projeto que surge a partir de práticas voltadas para a teoria queer e travestismo na rua, e o subsequente contato com a medicina da floresta, especificamente com o uso feito dentro da sincrética doutrina do Santo Daime em Belém do Pará desde 2015, e consequentemente a licença e a busca pela prática e filosofia afro-religiosa em um terreiro de Candomblé de Angola, o Rundembo Gunzo de Bamburucema Mameto de Inkissi Muagilê Oto Torodê em 2016. A organização de meu trajeto enquanto sujeito-pesquisador dá-se através de uma técnica metodológica de pesquisa que lança a imagem-força da encruzilhada como estratégia de investigação usada com o intuito de desvelar e compreender as máscaras do sujeito-pesquisador dividindo o corpo em três vias de uma encruzilhada: o corpo ancestral, o corpo político e o corpo mágico, marcado por histórias de vida e práticas dentro da arte, política e religião. A imagem da Encruzilhada também traça a grafia da metodologia de pesquisa que conta com a Etnocenologia como campo instigante para a consecução desse estudo enquanto base epistemológica, junto à correlata Auto-Etnografia, e na terceira via a Astrologia Natal que possibilita relacionar trechos do trajeto do artista-pesquisador-participante com o mapa natal, abrindo caminhos para novas formas de conceber o processo criador dentro da pesquisa em Artes.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Corpo Devir: as afecções de uma mãetriz e palhaça(2021-03-11) CRUZ, Paula Adrianna Barros da; MELO, Priscila Romana Moraes de; http://lattes.cnpq.br/1710377749388056; SILVA, Cláudia do Socorro Gomes da; http://lattes.cnpq.br/1585364014264241Este é um processo criativo em arte. Ele nasce em um movimento de observação das afecções atravessadas em meu corpo, a partir, da maternidade e da minha vida que permeia a Universidade e o Teatro. Em uma dialética com meu SER e com pensadores da Linguagem Teatral como Augusto Boal (1931-2009) e Antonin Artaud ( 1896-1948) que são minha "rede de apoio" no pensar a cena do meu corpo e fazer a cena com o Teatro e a educação. E, em consonância com a trajetória deste corpo ao encontro e descoberta do Si, encontro com os pensadores Gilles Deleuze (1925-1975) e Benedicto de Espinosa (1632-1677) sobre os estados de afecção destes corpos EU: mãe, atriz e palhaça. Desse modo, descobrindo a ação na escrita e nas mídias da vida corpo eu que existe. O objetivo desta pesquisa é relatar minha vivência materna em formatos de cartas, onde se inicia um novo ciclo de construção sobre mim, pela pessoa que fui, que sou e das relações que tenho construído nesse espaço do Teatro com a maternidade. O método utilizado surgiu a partir do encontro que tive com a primeira gestação, pois a relação da maternidade a linguagem teatral, juntamente com a necessidade de envolver o “Corpo em Construção” em pesquisa que pudesse contribuir nas relações dos estados de afecções do meu corpo com o mundo. Os materias utilizados foram cartas e vídeos, nos quais são a concretização do meu desejo de formar-me educadora sobre a condição humana que o Teatro há séculos se expressa e vive. A demonstração da vivência retrata o corpo/materno com a palhaçaria, no qual foi construído através de cenas e cartas, proporcionando encontros com outros corpos, permitindo afeccionar com Teatro. As sensações e experiências do corpo em construção que sou “eu”, paralelo aos pensadores e fazedores dessa arte, reforça o decurso do Corpo/Devir, no qual enfatiza que sou como uma criança recém-nascida que desde o primeiro momento da sua geração vai recebendo os estímulos externos e vai dando “luz” as suas sinapses. Considerando as devidas aproximações da minha vivência materna em formatos de cartas, narrei a construção sobre mim, mais especificamente as relações que tenho construído nesse espaço do Teatro com a maternidade. Concluir que o Corpo faz parte do nosso cotidiano e a maternidade se torna um mundo a partir do momento que descubro que um ser cresce dentro de mim. Fortificando a verdadeira natureza do “Corpo em Construção” em conjunto com as partes vivas que construir.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Corpo-catedral: entre o teatro evangelizador e a poética de uma paixão subversiva(2022-12-13) CHAGAS, Thiago Batista das; RIBEIRO, Inês Antônia Santos; http://lattes.cnpq.br/7197341810130704Este trabalho discute a minha trajetória do teatro em igrejas, que aqui chamo de evangelizador e as possibilidades de corpos que subvertem. E neste caso, o meu corpo, no qual apresento uma poética de um Cristo Negro no contexto de violência atual. O tema do trabalho é CORPO-CATEDRAL: entre o teatro evangelizador e a poética de uma paixão subversiva que foi construído da seguinte forma: um texto escrito no qual transcrevo a minha trajetória no teatro em Igrejas e uma vide performance de um fragmento da Paixão de Cristo trazida para a realidade atual – o encontro de Jesus com Maria, mas uma paixão contemporânea em que Cristo é representado por um homem negro morto a tiros e Maria é representada por uma mulher transexual. O trabalho subverte o estereótipo de um Cristo branco, europeu, de olhos azuis. Sendo assim, pretendemos refletir sobre a questão do racismo e da vulnerabilidade dos corpos negros em nossa sociedade que têm sido atacados e mortos, simplesmente por serem pretos. É importante destacar como um menino (Thiago) engajado em igreja evangélica, “servo” de Cristo, músico e ator consegue subverter e insurgir através da arte teatral, criando linhas de fuga da normatividade de um corpo-catedral (fixo, “sem” possibilidades de movência) para um corpo subversivo (vídeo performance).Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Corpo-História: band-aid na ferida(2019-12-18) SILVA, Jéssica Bianca César; FURTADO, Paulo Roberto Santana; http://lattes.cnpq.br/4090281906746877; http://orcid.org/0000-0001-8925-4207A presente pesquisa começa com um memorial que perpassa pelo abuso sexual, o teatro pessoal em busca de uma cura, o ser professora e encenadora, inicialmente, principalmente pelo teatro pessoal que desenvolvo para sobreviver mais um dia. E partindo dessa fenomenologia chamada teatro, revivo, construo, destruo e reconstruo meu corpo. Percebendo assim as diversas construções de personagens anarcometodologicos. Em quatro sessões falo sobre como o engendramento de dores, feridas e cicatrizes resultam em um ensinar sobre o cuidado de si; cuidado esse que vai além do EU, de mim, e deságua em um grupo de mulheres que tem em comum as lutas diárias de ser mulher, as diversas feridas e o não saber como lidar com diversos transtornos psicológicos adquiridos pelo silenciamento diário. Teço através do teatro pessoal a construção de vários personagens, dramaturgias e encenações. Como resultado, desenvolvo métodos de ensino de teatro propulsor de vozes, onde os estudos de conexões de autocuidado – cuidado de si – propiciam uma construção cênica de lutas sociais poéticas: o espetáculo “Enfim Sós”.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Corpos “Infames”: entre o controle normativo e a transgressão artística teatral(2020-10-07) SOUZA, Nilson Milas Chucre de; SILVA, Cláudia do Socorro Gomes da; http://lattes.cnpq.br/1585364014264241“Corpos ‘Infames’: entre o controle normativo e a transgressão artística teatral” é a junção de dois momentos muito importantes para a minha história, onde reúno elementos, sinais e cicatrizes de uma vida que foi bombardeada pela normatividade social e dogmas religiosos que permearam minha infância e adolescência e, até hoje, refletem na minha vida adulta como artista e educador. A relação com o corpo está em todos os pontos desta escrita. Um corpo, incialmente, preparado para adorar e servir, porém, por conta de uma libertação moral, toma um rumo diferente. A vida foi o principal palco para que este corpo se moldasse e desabrochasse para sentimentos e desejos que lhe foram represados na comunidade cristã. As cicatrizes de escolhas e ações foram aparecendo no meio dessa trajetória, em cada momento que a vida tentava responder às suas inquietações. Um pai que controlava a ação “cristã” de cada filho, uma doutrina que afastava o corpo e a mente dos seus desejos particulares, e até mesmos as descobertas sexuais fizeram brotar feridas de culpa, vergonha e medo durante o período que ainda frequentava a igreja. Com o tempo, este corpo descobre na arte a libertação e o caminho para expurgar esses medos; na literatura, no cinema, na música e no teatro via a vida passar pela frente dos meus olhos e identificava, encontrava histórias como a minha, os conflitos e as dores parecidos, corpos que lutavam para sobreviver aos maus-tratos dessa normatividade cotidiana opressora, corpos “infames” como o meu. Assim, as cicatrizes de um Corpo Infame passam a fazer parte dessa narrativa, onde o elemento escrito e encenando ilustram muitas vidas, não apenas a minha.