Curso de Teatro - ETDUFPA/ICA
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Mulheres morae(i)s uma tríade da justiça cega, surda e muda: performance como (re) corte da violência geracional contra o feminino(2004-10-31) FALCÃO, Márcia Fernanda de Moraes; AMORIM, Ana Karine Jansen de; http://lattes.cnpq.br/5875820201443540Este resumo apresenta um estudo performático acadêmico que envolve histórias reais de três mulheres da mesma família em gerações diferentes. Trato então de uma violência geracional. O interesse pela arte ligada à performance e em falar das mulheres invisibilizadas pela violência doméstica se desenvolveu e foi se concretizando ao longo dos estudos acadêmicos. Tal interesse teve início em umas das primeiras disciplinas do curso de licenciatura em teatro, através de disciplinas ligadas à arte performática até se transformar em um trabalho de conclusão de curso. Na disciplina de performance tive a oportunidade de conhecer teóricos que trabalharam com conceitos performáticos entre eles Richard Schecner, autor que me deu embasamento teórico para outras pesquisas que viriam consequentemente sobre a mesma linha de pesquisa. Comecei a desenvolver minha pesquisa sobre a violência contra a mulher, fui buscando ainda mais outras mulheres que antecediam minha geração e é sobre essa violência geracional onde incluo minha vó materna, minha mãe e eu, mulheres que foram violentadas fisicamente e psicologicamente por seus companheiros durante algum tempo, o que irei relatar e expor no meu trabalho de conclusão de curso utilizando-me de recursos e estudos performáticos. O trabalho conta com um amplo estudo dentro da arte de performance e autores que me nortearão ao longo do processo escrito e atuante o trabalho de conclusão de curso, colocando em prática a vivencia dessas três mulheres que foram violentadas por seus companheiros. Exploro essa manifestação artística como ferramenta para provocar reflexões, o trabalho consiste em conscientizar mulheres e homens sobre a violência contra as mulheres em seus diversos aspectos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Performances no Twitter: um breve ensaio sobre formas de autorrepresentação contemporâneas(2004-11-04) CARVALHO, Marcos Adles de; AMORIM, Ana Karine Jansen de; http://lattes.cnpq.br/5875820201443540Este é um Trabalho de Conclusão de Curso, da Licenciatura em Teatro, na Universidade Federal do Pará, requisito para conclusão da disciplina de TCC II, e orientado pela professora Drª. Karine Jansen. O trabalho é uma investigação sobre atividades performativas na Rede Social da Internet (RSI) Twitter, atualmente conhecida como X. Aqui, faremos um breve histórico sobre as formas de autorrepresentação na História, da literatura até chegar à Internet, depois vamos explorar um pouco da história desta rede social, para então esmiuçar como as suas autorrepresentações, expressões e interações podem ser relacionadas com a teoria da performance e do jogo, propostas por Richard Schechner. Outros objetivos desta pesquisa são: contextualizar historicamente a Internet e debater as dinâmicas de funcionamento particulares do Twitter/X. Apesar de ser um trabalho eminentemente da área do Teatro, com foco na performance, pretendemos trazer outros campos do conhecimento, como a Comunicação, no sentido de enriquecer interdisciplinarmente a discussão proposta. Esta é uma pesquisa qualitativa e descritiva, feita no intuito de aprofundar as discussões sobre Teatro, Performance e Novas Mídias. Foram adotados procedimentos como a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo na rede social.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) As memórias do Sr. Penante: uma dramaturgia sobre o ator José de Lima Penante e o teatro paraense do século XIX(2004-11-04) REIS, Rafael Bruno Rodrigues dos; BEZERRA, José Denis de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9404514273838260Este estudo propõe descrever e refletir sobre o processo criativo da peça As memórias do Sr. Penante como espaço de pesquisa e valorização das memórias das artes da cena paraense e do ator José de Lima Penante, por meio da pesquisa bibliográfica e documental, além de refletir sobre o processo aos olhos de um pesquisador-dramaturgo, acompanhado de uma pesquisa historiográfica. O caminho metodológico é dividido em quatro etapas: 1 – Levantamento bibliográfico e documental; 2 – Análise dos dados do material levantado; 3 – Desenvolvimento criativo da peça; e 4 – A obra em destaque. Neste levantamento inicial, três obras são o pilar investigativo, pois retratam pedaços da trajetória do artista Lima Penante (Salles, 1994; 2000; Ávila, 2019). Construir este texto dramático de cunho histórico-biográfico foi, na realidade, o ato de pesquisar os vestígios e rastros da história de Lima Penante deixados pelos acontecimentos históricos e fixados em fontes bibliográficas e documentais (Magalhães, 2019). Foram as personagens interpretadas por ele que caracterizaram um dos motores embrionários na construção da narrativa dramática, considerando como elementos essenciais da dramaturgia o tema, o enredo, as personagens, o espaço, o tempo e as ações dramáticas. Na peça criada nesta pesquisa, o protagonista representa o próprio ator no ano de 1892, ano de seu falecimento. Suas personagens ganham vida para contar a memória de nosso primeiro ator profissional que traçou um percurso fora do Estado, conforme Vicente Salles. Os resultados oriundos desse processo de pesquisa oportunizaram construir, não somente a peça, mas desdobramentos acadêmicos, performáticos e pedagógicos em teatro. Este estudo enfatiza a importância da pesquisa historiográfica na área do teatro paraense, assim como o estudo da dramaturgia histórica de figuras importantes que ainda precisam de um olhar atencioso. As memórias do Sr. Penante é uma peça teatral, em potencial, que pode provocar reflexões, debates, estudos e propagação cultural na área do teatro sob esta versão dramatúrgica e os desdobramentos que ela pode possibilitar futuramente.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Dramaturgias invisíveis: a importância do Teatro Inclusivo para crianças autistas(2004-11-04) CASTRO, Ana Paula; MAUÉS, Marton Sérgio MoreiraEste trabalho explora a importância do teatro inclusivo no desenvolvimento de crianças autistas, destacando como essa forma de arte oferece um ambiente seguro e estimulante para a expressão emocional e social. A experiência de uma mãe solo, que observou os impactos positivos do teatro na comunicação e sociabilidade de seu filho, Pedro, revela a necessidade de uma dramaturgia adaptada que respeite as singularidades de cada criança. A participação em atividades teatrais e circenses demonstrou melhorias nas habilidades motoras e na autoestima de Pedro, evidenciando o teatro como uma ferramenta eficaz para inclusão e desenvolvimento integral. As entrevistas com educadores de teatro ressaltam a carência de dramaturgias que reflitam as vivências de crianças atípicas e a importância de metodologias inclusivas que valorizem cada aluno como indivíduo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Entre o teatro e as projeções audiovisuais na Poética de Nando Lima(2004-11-04) PEREIRA, Luana de Fátima Sousa; SANTOS, Adriana Maria Cruz dos; http://lattes.cnpq.br/3379311795685098O presente trabalho tem como objetivo identificar o recurso audiovisual como uma ferramenta usada no teatro, a partir da análise das performances e da trajetória do artista visual Nando Lima. Diante disso, essa pesquisa irá discutir as questões visuais encontradas em projeções usadas pelo artista e como as suas significações se relacionam com os espectadores em termos de interação e imersão, usando a visualidade e a tecnologia como parte da cena. Para a realização desse trabalho foram analisadas duas performances: “À Sombra dos Homens Ausentes” e “Incidental”. O trabalho consiste em entrevistar Nando sobre seu trajeto artístico e quais suas propostas ao usar as projeções, além de observar características do teatro e do audiovisual inseridas em suas obras.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O Artesão de si mesmo: um estudo sobre o processo de criação do ator Claudio Barros no espetáculo “Solo de Marajó” em Belém do Pará(2013) ROCHA, Diego Augusto Pereira da; SILVA NETO, Alberto da Cunha e; http://lattes.cnpq.br/1688547872932866A presente monografia dedica-se ao estudo do processo criativo do ator. Utilizo como sujeito o trabalho desenvolvido pelo ator Claudio Barros para a construção física dos personagens do espetáculo Solo de Marajó a partir da ótica do ator-artesão, termo este proposto por mim nesta pesquisa. Através do conceito ator-artesão, proponho também que o ator seja o “artesão de si mesmo”. Para o desenvolvimento da pesquisa utilizo como principal fonte teórica o método das ações físicas desenvolvido por Jerzy Grotowski. Como resultado, foi constatado que os procedimentos utilizados pelo ator Claudio Barros podem ser considerados como o de um ator “artesão de si mesmo”, o que confere e estimula possíveis pesquisas a respeito do conceito ator-artesão.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Vivendo o sistema: uma contribuição para os estudos sobre a aplicação do Sistema de Stanislavski na formação de atores(2013) PARAGUASSU, Renan Delmontt Souza; SILVA NETO, Alberto da Cunha e; http://lattes.cnpq.br/1688547872932866Este trabalho buscou contribuir com os estudos relacionados ao sistema de representação teatral desenvolvido por Contantin Stanislavski, procurando entender como se dá a aplicação do Sistema no ensino de interpretação na formação de atores e seus possíveis desdobramentos, tendo como base a experiência vivida no curso de Teatro e Educação da Escola Superior de Educação de Coimbra. Pretende-se que o entendimento dos estudos práticos e teóricos possibilite ao acadêmico mais uma ferramenta de trabalho na área teatral, onde a sua aplicação possa ser feita tanto como ator quanto professor. A metodologia da pesquisa caracteriza-se por um estudo de caso, sobre as vivências no treinamento do Sistema. Tem como fundamentação teórica os estudos de Constantin Stanislavski focados no trabalho do ator e seus desdobramentos feitos por Eugênio Kusnet e Richard Boleslavski. O resultado da pesquisa possibilitou verificar o quanto o Sistema contribui para proporcionar aos alunos e atores iniciantes uma base sólida de trabalho. E ainda, este estudo mostrou ser necessário o aprofundamento do tema por parte do pesquisador em outro nível de pesquisa, com a possibilidade de articulá-lo com outras metodologias de ensino de atuação.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Introdução ao vocábulario dos pássaros(2013) SILVA, Rodolfo Silva da; LOUREIRO, João de Jesus Paes; http://lattes.cnpq.br/2018214713424265A presente monografia faz uma introdução ao vocabulário técnico popular do Pássaro Junino. Segundo a interpretação de cinco guardiões, para a maior clareza de significados dos termos pertencentes ao teatro dos pássaros. Expressão dramática nascida e criada por artistas da cultura popular paraense. Uma das maiores contribuições à cultura junina brasileira, um teatro sui generis, conforme o professor Paes Loureiro. Original, singular. Portanto tendo peculiaridades próprias, criando também seu próprio vocabulário. Terminologias nascentes para denominar situações no âmbito do Pássaro, necessárias e decorrentes da cultura que lhe deu origem. Com o objetivo de identificar e preservar, foram levantados verbetes com suas respectivas correspondências. Trabalho importante para a preservação da identidade da cultura amazônica no qual está inserido o Pássaro Junino.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Sucata & Diamante: o jogo como metodologia de criação do artista-docente(2013) SOUZA JÚNIOR, Enoque Paulino de; PINHEIRO, Patrícia Mara de Miranda; http://lattes.cnpq.br/8113463304089178Esta pesquisa realizada a partir do espetáculo Sucata & Diamante tem como objetivo analisar o processo artístico-pedagógico montado pelo Dirigível Coletivo de Teatro no ano de 2012 em Belém-Pa. Considerando que a metodologia utilizada nesse processo de criação foram os jogos Teatrais, descreverá analiticamente, a utilização da metodologia na criação das cenas de um espetáculo pensado para a Linguagem do teatro de RUA, como também relata que o processo, totalmente experimental é o primeiro desafio desse novo coletivo em busca da própria linguagem artística teatral.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Feminino e Feminismos: um encontro (im)possível com o teatro(2014-12-19) SOUSA, Érica Patrícia Ferreira de; AMORIM, Ana Karine Jansen de; http://lattes.cnpq.br/5875820201443540Este trabalho de pesquisa propõe através de uma abordagem narrativa um olhar sobre uma formação feminista, de um pouco mais de um ano, realizada na cidade de Coimbra, que se constitui em dois encontros. Pretende-se, neste, documentar o primeiro no contexto da Universidade de Coimbra, o segundo no contexto da cidade de Coimbra, considerando um diálogo em âmbito internacional, um debate feito na comparação da Teoria da Performatividade de Judith Butler com a Teoria de Simone de Beauvoir e a Política Feminista Contemporânea. Também pretende-se, neste registro, documentar a formação por uma docente no contexto da Universidade Federal do Pará e por militantes feministas no contexto da cidade de Belém. É através destes que serei capazes de dizer que um encontro com o feminino e os feminismos justifica as propostas deste estudo, uma vez que ajuda a um exercício de implicação e a abrir novas possibilidades.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Teatro de serviço e adoração: um estudo sobre o processo criativo do artista-servo da Igreja Batista da Agulha, no Grupo de Teatro Renascer(2015-01-20) MOREIRA, Terezinha Cantanhede; AMORIM, Ana Karine Jansen de; http://lattes.cnpq.br/5875820201443540A presente pesquisa faz uma pequena demonstração histórica do cristianismo, realiza um panorama geral sobre a presença da Arte dentro das igrejas Batistas da cidade de Belém, podendo assim estabelecer comparações entre estas e a academia. Porém, tem como foco maior a produção artística da Igreja Batista da Agulha, a partir do grupo de Teatro Renascer. Expõe as diversas encenações realizadas pelo grupo, seus princípios criativos e o processo dos artistas-servos. A mesma está no universo qualitativo (SILVA; MENEZES, 2005). A técnica utilizada é estudo de caso (GIL, 2000), pois se realiza com fatos que já aconteceram. Alguns outros procedimentos metodológicos também são utilizados como, coleta de entrevistas dos pastores e/ou líderes das igrejas Batistas de Belém, dos atuais e antigos participantes do grupo e consequentemente com sua idealizadora, análise destas, catalogação de textos dramatúrgicos, fotos retiradas de fontes pessoais, do acervo do próprio grupo em posse de sua fundadora, de seus antigos participantes e de alguns membros da congregação em questão. Trabalhando com Fernando Peixoto (2007) para a conceituação de Teatro, Patrice Pavis (2007) para esclarecimento de conceitos e nomenclaturas; e Richard Schechner (2004) como autor determinante para o entendimento e análise dos princípios deste fenômeno teatral.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A culpa é das ervilhas: relato sobre minha vivência no treinamento psicofísico do GITA e na montagem teatral “Zé”(2015-01-22) MONTEIRO, Tainá Lima; SILVA, Edson Fernando Santos da; http://lattes.cnpq.br/4980320934440273Esta pesquisa relata meu percurso de auto-investigação através do treinamento psicofísico e processo de criação em teatro pelo GITA – Grupo de Investigação do Treinamento Psicofísico do Atuante – da obra adaptada em verso “Zé” de Fernando Marques no ano de 2014. A narrativa dessa pesquisa se compõe livremente poética a partir de minha escrita pessoal, abordando, contudo, conceitos e teóricos relevantes sobre a arte do atuante cênico. O diálogo é a proficiência primeira dessa pesquisa no âmbito escrito, assim, não somente relata, mas dialoga ferozmente com a pesquisa prática que nasceu primeiro. A narrativa dessa pesquisa não dividi em capítulos ou sessões, mas indica ao leitor o começo das etapas e o fim delas. Para melhor especificar, ao todo são quatro etapas: a primeira composta pela introdução, a segunda narra a vivência no treinamento, a terceira narra a vivência no processo de criação da montagem teatral “Zé” e a quarta compõe as considerações finais.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Do ensino do teatro a educação ambiental através do teatro no 4º ano da E.M.E.F General Osório(2015-02-12) BATISTA, Felippe Rodrigues; RIBEIRO, Inês Antônia Santos; http://lattes.cnpq.br/7197341810130704Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar duas práticas pedagógicas teatrais com os alunos do 4° ano da E.M.E.F. General Osório que tem como foco o debate sobre o lixo urbano na cidade de Cametá-PA. Para se escolher a temática deste trabalho de pesquisa, partiu-se da seguinte indagação: Como o ensino do teatro engloba no processo de ensino a problemática “lixo urbano” na cidade de Cametá? A relevância refere-se aos benefícios que sua solução trará para a Cidade de Cametá e para a área de conhecimento Teatro, no sentido de construir um saber ambiental com os educandos por meio do teatro. A primeira prática descreve a experiência realizada com a encenação dos 04 elementos da natureza: ar, fogo, terra e água, para se introduzir conceitos ambientais e práticas humanas ecologicamente saudáveis. Já na segunda prática pedagógica teatral, trabalhei com o teatro fórum de Augusto Boal, para desenvolver nos alunos um pensamento crítico sobre a sociedade. A metodologia desenvolvida é da pesquisa-participante na qual é uma análise da própria realidade, com o objetivo de promover uma transformação social em benefícios para os alunos, tendo como principais teóricos: Augusto Boal com suas técnicas do teatro do Oprimido; Guimarães (2010) com seu livro “A Dimensão Ambiental na Educação” em que trata a discussão sobre a importância da educação ambiental para vivermos em um mundo equilibrado trazendo alguns conceitos e definições; Leff (2011), que em seu livro “O Saber Ambiental”, vem discutir a emergência de se construir um saber que venha mudar as concepções de progresso, do desenvolvimento sem limite para se configurar desse modo numa nova racionalidade social. Tendo como resultado as duas práticas pedagógicas dos alunos do 4° ano da E.M.E.F. General Osório.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Lavadeiras de Nova Olinda: o corpo cotidiano como fonte para treinamento do ator(2015-02-12) SOUSA, Fernando Augusto Penafort de; ANDRADE, Valéria Frota de; http://lattes.cnpq.br/1090018980074461O estudo do movimento é um instrumento que propicia novas ferramentas para o treinamento do ator, sendo uma possibilidade de pensar o fazer teatral. Dessa forma, a pesquisa tem como objetivo investigar e privilegiar o corpo cotidiano de mulheres lavadeiras da comunidade de Nova Olinda/PA como fonte para o treinamento do ator. O referido estudo se apropria de conceitos da Mímesis corpórea e de conceitos do Sistema Laban de Análise de Movimento – SLA. Nesse processo, utilizo a metodologia etnográfica como ferramenta de observação e codificação dos movimentos cotidianos das mulheres lavadeiras. Na perspectiva de um desdobramento da pesquisa realizo um exercício solo, como caminho para a busca de princípios criativos pessoais e aprimoramento de um trabalho preciso, orgânico, consciente e expressivo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Égua do Peixe Sonhador! O processo criativo do espetáculo “Brocado” no projeto de extensão Teatro Com-Vida(2015-02-12) OLIVEIRA, Priscila Costa de; CORREIA, Anibal José Pacha; http://lattes.cnpq.br/8835640143672715; PINHEIRO, Patrícia Mara de Miranda; http://lattes.cnpq.br/8113463304089178Esta pesquisa consiste em analisar o processo criativo do espetáculo “Brocado” até a sua apresentação no Hospital Universitário João de Barros Barreto, processo este que resultou de uma oficina de teatro de animação com ressignificação de objetos hospitalares, tais como: gaze, algodão, atadura, máscara de proteção e luvas cirúrgicas, que serviu como indutores para o processo de criação do espetáculo. Meu objetivo é relatar e analisar o processo criativo com o Teatro de Animação até a sua chegada ao Hospital. Dialogo com Gil (2000), trazendo uma pesquisa de caráter qualitativo, dividida em pesquisa participante e coleta de dados com entrevistas semi estruturadas, com duas participantes do projeto. Tenho como principais referências para falar do Teatro e sua existência dentro do hospital: Pavis (2007), Masetti (2003) e Achcar (2007), para o Teatro de Animação: Amaral (2001), Processo Criativo: Rangel (2009) entre outros. O processo criativo com o Teatro de Animação dentro do hospital aconteceu de forma bem cuidadosa, gradual, onde cada detalhe desse processo foi minunciosamente importante, pois o espaço do hospital é um espaço especial, delicado, diferenciado. Tudo o que levamos ao hospital obteve um significado, nenhuma escolha foi feita aleatoriamente.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Tá Falando: processo de criação da iluminação cênica do espetáculo “Barrela”(2015-03-06) SILVA, Paula Nayara dos Santos; BARROS, Osvaldo dos Santos; http://lattes.cnpq.br/8886478452699437Este trabalho objetiva descrever o processo de criação de um experimento de iluminação cênica, que utilizou e produziu materiais alternativos para a apresentação teatral em espaços não convencionais. O eixo central é o relato do processo de criação com a construção de materiais alternativos de iluminação para o espetáculo “Barrela”. No decorrer da monografia, apresento o processo por etapas, desde o primeiro encontro com o grupo, o tipo de material utilizado, as tentativas frustradas na busca pelo acerto e o amadurecimento do trabalho. A referente pesquisa encontrasse pautada na montagem do espetáculo “Barrela”, autoria de Plínio Marcos e encenação do grupo “Os Varisteiros”. Tendo por finalidade discutir e apontar caminhos para a iluminação cênica como instrumento de ensino e aprendizagem.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Eu, a solidão e o veneno: um experimento cênico construído a partir da vida trágico amorosa de uma prostituta de Belém do Pará(2015-03-26) PIMENTA, Alessandra Azevedo; SILVA, Edson Fernando Santos da; http://lattes.cnpq.br/4980320934440273A presente monografia está retratada em formato de Portfólio e neste documento apresentamse: imagens, fotos, entrevista, dramaturgia, processo criativo para cena e o trabalho de ator, e por fim, a criação de um experimento cênico intitulado de “Eu, a Solidão e o Veneno” baseado na história real trágica e amorosa de uma prostituta de Belém do Pará, o qual fora remetido para dentro do universo de Nelson Rodrigues como fonte de inspiração para a força dramática em cena e pela morbidez rodriguiana na essência dramatúrgica. Canalizando com isso, o trabalho de ator, centrado nos métodos do mestre russo Constantin Stanislavski.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) “Corre que lá vem ela!”: a pedagogia do jogo teatral e suas contribuições na construção cênica infantil(2016-04-08) SANTOS, Carmen Cilene Mourão dos; PINHEIRO, Patrícia Mara de Miranda; http://lattes.cnpq.br/8113463304089178O presente trabalho nos remete a compreender que os jogos teatrais são estruturas de jogos utilizados no treinamento de atores e no contexto educacional. Este trabalho teve por objetivo verificar como o método de jogos teatrais auxiliou na criação do espetáculo “Corre que lá vem ela!”, encenado por crianças do curso de teatro infantil da Escola de Teatro e Dança da UFPA (ETDUFPA) em novembro de 2014. Para tanto, realizou-se uma oficina de jogos teatrais objetivando a análise do processo pedagógico da criação de cenas, onde me coloco na condição de pesquisadora participante. A fundamentação teórica desta pesquisa tem sua base em Spolin (1992), (2010) (2012), (2013), Piaget (1990), Vigotski (1998) e Stanislavski (2004). A pesquisa pretende ser respondida em duas seções a primeira: Tipos de jogo e sua relação com a infância, que evidencia o processo de maturação do jogo praticado pela criança. A segunda: Onde? Quem e o Que? Que nos apresenta os sujeitos da pesquisa, a oficina de jogos teatrais e a estrutura dramática adotada na construção de cenas. Em uma abordagem qualitativa utilizou-se de questionário para os participantes e entrevistas. Observou-se ao final da pesquisa que o método de Jogos teatrais possibilitou a construção de uma dramaturgia onde as crianças se reconheceram como criadores, que contextualizou suas vivências e sua cultura, onde a riqueza desse processo deu-se pela ação, observação e reflexão da prática no teatro.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Uma flecha não bastou para calar a sua voz: a comunidade de Bom Jesus em cena(2016-09-05) MORAES, Raimunda da Silva; BEZERRA, José Denis de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9404514273838260O presente Trabalho de Curso tem por objetivo registrar as memórias da comunidade de Bom Jesus do município de Santo Antônio do Tauá/PA, a partir da festividade de São Sebastião. Nosso condutor são as lembranças das ações de Job Barbosa, que ao receber de seu pai a imagem de São Sebastião, iniciou uma vida religiosa, cultural e social na localidade, através das ladainhas, folias, pajelança e a festividade. Os caminhos, metodológicos e teóricos são a História Oral e os Estudos da Memória, como Bosi (1994), Freitas (2002), Fernandes (2011), Thompson (1992), que nos auxiliaram no levantamento de dados, por meio de entrevistas, e na reflexão das memórias coletivas, que se apresentam por intermédio das convivências dos comunitários em grupo, e as individuais que são memórias pessoais, fundamentais para a realização da atividade cênica desse processo de pesquisa. Dessa maneira, os depoimentos e relatos de moradores de Bom Jesus, feitas no período do ano de 2013 a 2016, foram de extrema importância, pois vivenciaram essas manifestações, contribuindo significativamente para o processo desse trabalho. Entendo, assim, que é possível fazer um cruzamento desses elementos, articulando um vínculo com as memórias de um lugar, de uma família, que ajudam na reconstrução de um passado e enfatizam histórias do presente que se tornam também memórias.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Teatro na terceira idade: costurando vidas em cena(2017) FIGUEIREDO, Amanda Carneiro; FURTADO, Paulo Roberto Santana; http://lattes.cnpq.br/4090281906746877; http://orcid.org/0000-0001-8925-4207Teatro na Terceira Idade: Costurando Vidas em Cena, registra em cinco cartas pessoais, cada uma com um destinatário diferente, o percurso da aluna Amanda Carneiro Figueredo, enquanto bolsista e estagiária do Projeto de Extensão Teatro, Memória, Música e Poesia na Melhor Idade. Através de uma perspectiva subjetiva – entremeada de descrições e reflexões, lembranças e emoções, que procura aproximar vários campos do conhecimento, como o artístico, empírico e científico – este trabalho apresenta considerações sobre a inserção do idoso no universo teatral como protagonista da cena e sobre o trato com a memória de velhos por meio do teatro; discorre sobre o trabalho de uma professora de teatro em gestação; sobre uma oficina de teatro com idosos embasada nos jogos de Augusto Boal e sobre uma montagem teatral realizada a partir desta oficina; sobre a relação da escritora com seus colegas de tralaho, suas alunas, o contexto em que o projeto foi desenvolvido e suas íntimas observações. Com uma escrita livre, um olhar ora brando, ora apurado, este estudo vem unir perspectivas e criar sua própria Colcha de Retalhos de saberes.