Curso de Pedagogia - CABAE
URI Permanente para esta coleção
Campus de Abaetetuba /
Bibliotecária: Luciane Silva da Silva
Fone: (91) 3201-7089
E-mail: bibabaetetuba@ufpa.br
Site: http://www.ufpa.br/cubt
Navegar
Navegando Curso de Pedagogia - CABAE por Assunto "Academic education"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A busca pela prática docente como alfabetizadora: minhas histórias no município de Igarapé-Miri/PA(2018-05) AIRES, Olinda Quaresma; RIBEIRO, Edinéa Bandeira; http://lattes.cnpq.br/5750440522721213O presente trabalho que tem como tema: “A Busca pela prática docente como alfabetizadora: minhas histórias no município de Igarapé-Miri/PA”. Objetivou relatar, os aspectos de minha vida da infância, à docência e posteriormente no ensino superior. Assim, o tema escolhido justifica-se pelo fato de tratar de uma experiência real de vida, no caso a minha, retratando a minha realidade e poder relatar experiência da docência, a partir da ação-reflexão-ação, por meio dos conhecimentos teóricos e metodológicos adquirido na academia, possibilitando, com isso, refletir os processos pelo qual é constituído o nosso fazer pedagógico na prática educativa e social. Para tanto meu trabalho foi realizado, por meio de meus próprios relatos de experiências, passos traçados no decorrer da minha vida social e profissional, assim como busquei, através de material bibliográfico fundamentação teórica de autores adeptos ao tema para fundamentar meu trabalho. Desta forma esta obra está pautada em três capítulos a saber: no primeiro relato da minha vida do nascimento ao contexto familiar, com os seguintes subtemas: minha vivência familiar: memorias de infância; primeira escola e a alfabetização; ensino fundamental. No segundo capitulo abordei a construção profissional, com os seguintes subtemas: minha formação no magistério; atuação na docência. No terceiro capitulo abordei a construção profissional, com os seguintes subtemas: minha formação no magistério; atuação na docência.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Lembranças de minha vida: da infância à formação(2018) SOUZA, Josias Machado de; RIBEIRO, Edinéa Bandeira; http://lattes.cnpq.br/5750440522721213Este presente trabalho tem como objetivo abordar diversos aspectos de minha trajetória de vida, sendo que destaca muitos momentos de minha infância, como também, os desafios de minha trajetória escolar em que me fez resgatar de minha memória muitas lembranças principalmente aquelas que marcaram minha vida, assim como as dificuldades encontradas na minha vida enquanto profissional para trabalhar como docente nas series iniciais da educação básica. Traz também um pouco sobre a importância da ludicidade no âmbito educacional principalmente no processo ensino aprendizagem da educação básica, dando ênfase em minha trajetória acadêmica em que se fazem presentes diversos desafios os quais vivi durante esse processo de minha formação na universidade fazendo refletir minha prática docente. As histórias aqui narradas são experiências de vida que proporcionaram a minha construção no processo deste longo percurso de minha formação acadêmica.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Memória: caminhos percorridos da minha história de vida na educação infantil à vida acadêmica(2018) MORAES, Eugênia Patrícia Lobato; REIS, Edilma Neves Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/8969672247481302Este trabalho visa fazer um relato de minha tarjetória de vida, desde a educação na base infantil até a minha formação acadêmica, onde retrato com muita satisfação e alegria essa trajetória. Pois, através dos estudos pude ampliar os meus conhecimentos e adiquirir novos. É ter uma chance de me tornar uma profissional que se precoupa com a educação desde pequeno a vida adulta, porque sabemos da realidade de muitas pessoas que não tem o incentivo dos familiares para o esutudo. Então, tive a alegria de ter uma família que me incentivava para o estudo, e se caso hoje muitos alunos não tiverem o incentivo no lar, eles poderão encontrar na sala de aula, quando nos que seremos futuros professores com a nossa formação iremos ajudar esse aluno a entender que sem a educação não podemos chegar quase em lugar nemhum, ela é a base de uma boa sociedade. Essas oportunidades que a mim foram dada, em memória as relato como forma de demostra e incentivar a educação.