Graduação - CABAE
URI Permanente desta comunidade
Campus de Abaetetuba /
Bibliotecária: Luciane Silva da Silva
Fone: (91) 3201-7089
E-mail: bibabaetetuba@ufpa.br
Site: http://www.ufpa.br/cubt
Navegar
Navegando Graduação - CABAE por Data do Documento
Agora exibindo 1 - 20 de 1036
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O lúdico como recurso didático para o ensino aprendizagem da criança com síndrome de Down(2011) PEREIRA, Elza do Socorro Ferreira; PINHEIRO, Georges Alberto Silva; http://lattes.cnpq.br/7157671383955575O presente trabalho tem como tema “O lúdico como recurso didático para o ensinoaprendizagem da criança com Síndrome de Down”. Este trabalho tem como objetivo geral analisar a importância do lúdico como recurso didático no processo de ensinoaprendizagem de alunos com Síndrome de Down da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e da Escola Dr. Vicente Maués. E como específicos: Verificar como o lúdico contribui para o desenvolvimento do Ensino-Aprendizagem do deficiente com Síndrome de Down; Saber de que maneira os professores da APAE e da Escola Dr. Vicente Maués, turno vespertino, podem utilizar o lúdico para desenvolver a coordenação motora dos alunos com Síndrome de Down; e, Perceber qual a relação do professor com o aluno Síndrome de Down na entidade APAE e na Escola Dr. Vicente Maués. Buscando responder a esses questionamentos optamos por realizar uma pesquisa com método indutivo, de abordagem qualitativa com aplicação de questionários e observações nas referidas Instituições Educacionais. Ao final da pesquisa, concluímos que o lúdico se torna necessário para a aprendizagem do aluno com Síndrome de Down.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A ludicidade no desenvolvimento e aprendizagem de crianças na pré-escola(2011-07-12) GONÇALVES, Andréa Cristina da Silva; PEREIRA, Denilda Nunes; SILVA, Dedival Brandão da; http://lattes.cnpq.br/2843515711368703Este ensaio objetiva fazer um estudo sobre a importância do lúdico na prática dos professores da pré-escola, discutir a ação lúdica, analisar sua aplicação no desenvolvimento e aprendizado das crianças, tomando por base duas realidades escolares. Observando a prática das professoras em duas escolas distintas do Município de Abaetetuba. Inicialmente, buscou fazer um apanhado da importância do lúdico no contexto social dos indivíduos apontando, também, a importância que o mesmo exerce na educação infantil a considerar a legislação educacional brasileira. Em seguida, o estudo está voltado para a análise sobre a prática lúdica das professoras do pré-escolar, tomando como parâmetro duas escolas com alunos (as) dessa faixa etária, sendo uma da rede pública municipal e outra da rede particular. Finalmente, a pesquisa discute a questão das condições da aprendizagem em tais escolas, enfatizando até que ponto o lúdico ao ser apropriado pelas professoras em seu ambiente escolar, contribuem para o desenvolvimento e a aprendizagem dos alunos naquela faixa etária.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Dificuldades no processo da leitura e escrita dos discentes do 1º ano do ensino médio da escola Esmerina Boa-Habib no município de Abaetetuba-PA(2013) CARDOSO, Rosinete de Lima; GALVAO, Alessandro Nobre; http://lattes.cnpq.br/3246625519590166Este trabalho foi realizado na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Esmerina Boa-Habib, com os alunos do 1° ano do ensino médio, com o objetivo de evidenciar um dos problemas que mais afeta os alunos na idade acadêmica: Dificuldades no processo da leitura e escrita dos discentes do 1º ano do ensino médio da Escola Esmerina Boa-Habib no município de Abaetetuba-PA. Pode-se acrescentar, ainda, que apesar de muitos alunos passarem para séries posteriores estes ainda muitas vezes não sabem se expor através da oralização da leitura de textos escritos, apresentando um insuficiente desenvolvimento diante de seminários, entrevistas, debates, apresentações teatrais, entre outros. No decorrer da execução deste trabalho pode-se observar que outros fatores também influenciam para esta realidade, dentre eles está o descaso de algumas famílias em incentivar a leitura de seus filhos. Além disso, a escola que também deveria dar suporte aos docentes, deixa muito a desejar, esquecendo-se do compromisso perante a essa problemática no ensino-aprendizagem. Contudo, há aqueles que buscam novas práticas pedagógicas e, consequentemente, conseguem atingir um resultado favorável perante seus alunos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Noções básicas de versificação como instrumento de interação para a composição de poesia(2013) GONÇALVES, Wanderlei Ferreira; NASCIMENTO, Lilian Cristina Barata Pereira; http://lattes.cnpq.br/8988695521604964; https://orcid.org/0000-0003-3587-849XEste projeto consiste em dar uma nova dinâmica na forma como se trabalha o conteúdo “versificação”, possibilitando assim, uma maior participação do estudante na efetivação das aulas. O embasamento teórico se pauta principalmente no texto guia do professor Drº Alcmeno Bastos intitulado, “Alguns conceitos básicos de poesia” e fragmentações de vários autores. É um projeto singelo com uma carga horária de aproximadamente doze horas-aula distribuída em quatro encontros, um a cada semana e destina-se ao ensino médio. Esses encontros possuem duração de duas aulas e versam uma sequencia lógica. Não objetivamos formar poetas, porém apenas estimular os participantes através de versos livres a despertar o gosto pela leitura e pela poesia.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O ensino da gramática através da leitura: uma experiência com Monteiro Lobato(2013) SILVA, Elzenira Benedita Macêdo da; CRUZ, Benilton Lobato; http://lattes.cnpq.br/8451486836821037Este estudo objetivou verificar a possibilidade de se desenvolver um processo de ensi-no-aprendizagem utilizando a obra ―Emília no País da Gramática‖ de Monteiro Lobato atra-vés de um estudo aplicado tendo como sujeitos da pesquisa alunos do 6º ano da Escola de Ensino Fundamental e Médio Professor Basílio de Carvalho, localizada no município de Aba-etetuba. Partiu-se primeiramente de uma análise bibliográfica sobre o autor e sua obra. To-mou-se como pressupostos teóricos para análise dos elementos gramaticais a Nova Gramática do Português Contemporâneo de Cunha e Cintra (2008). Utilizou-se, também, como ponto de apoio, as indicações de Coutinho (1978) sobre os aspectos literários da obra. Na análise da composição Lobatiana, foram estudados quatro capítulos: ―Gente Importante e gente pobre‖; ―Em Pleno mar dos Substantivos‖; ―Entre os Adjetivos‖ e ―Artigos e Numerais‖ duranteinter-venção com os alunos, sendo que durante a leitura aplicou-se atividades de verificação de aprendizagem. Os resultados obtidos apontaram para a afirmação de que a obra em questão é uma prática inovadora de se ensinar e aprender o funcionamento da Língua Portuguesa.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Quais as contribuições dos exercícios de interpretação desenvolvidos no 7° ano da escola Santa Clara para o desenvolvimento e habilidades de leitura(2013) SILVA, Ilma de Jesus; SOUZA, Helius Cezar Tocantins; http://lattes.cnpq.br/2046392455224374Esse projeto visa analisar como as propostas de interpretação textual contidas nos livros didáticos, os gêneros textuais trabalhados em sala de aula ,e os gêneros digitais podem ser uteis no processo de aperfeiçoamento da leitura dos alunos do 7º ano da Escola Santa Clara, localizada na cidade de Tailândia-PA. A temática surgiu após ser observado o desinteresse dos alunos no processo de ensino aprendizagem no que diz respeito a interpretação textual. A proposta se apoia nas ideias contidas no livro Produção Textual Análise de Gêneros e Compreensão, apesar dos avanços que temos visto na área da educação a compreensão e interpretação de textos continua sendo para os alunos algo vago e na maioria das vezes sem muita importância. Se quisermos formar verdadeiros leitores precisamos mostra-los que para um bom leitor a peça fundamental e a compreensão e interpretação, pois não conseguirei me comunicar com as pessoas da minha própria comunidade se eu não entendo o que esta sendo dito. De forma que preciso entender para repassar de uma forma mais clara e objetiva e só a partir de me fazer entender vou conseguir me comunicar.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) As histórias em quadrinhos como materiais linguísticos no livro didático de Língua Portuguesa do 9° ano do ensino fundamental(2013) MIRANDA, Ana Cristina Cardoso; FREITAS, Lorena Lopes de; http://lattes.cnpq.br/8707964777158819Este trabalho aborda o gênero Historias em Quadrinhos (HQs) e de como é exercida a sua função no ensino da Língua Portuguesa no último ano da educação básica em suas atividades aplicativas. Este estudo consiste em analisar as historias em quadrinhos no Livro Didático de Língua Portuguesa considerando sua utilidade nas atividades de compreensão, interpretação e produção textual com a finalidade de exercitar o raciocínio e a imaginação criadora do aluno em suas perspectivas de aprendizagens e não como mera ilustração sem nenhuma função. Os Livros Didáticos (LDs) de Língua Portuguesa (LP) do 9º ano possuem várias atividades voltadas para o ensino aprendizagem da língua materna do aluno como forma de lhes proporcionar um aprendizado eficaz e remunerador. Devido isso, é que diversos tipos de gêneros textuais foram propostos aos Livros Didáticos, para satisfazer uma leitura de interpretação considerando o conhecimento do aluno em seu dia a dia e o lugar em que ele está envolvido.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Os contos Amazônicos como proposta de ensino na formação leitora na Educação de jovens e Adultos (E.J.A)(2013) ESPÍNDULA, Rosa Lúcia Góes; SILVA, Leiliane Nascimento daEste trabalho tem como objetivo principal compreender, através da análise dos dados coletados na Escola Estadual De Ensino Fundamental e Médio José Maria De Moraes, localizado no Bairro Novo, município de Barcarena - PA, o processo de aprendizagem na formação leitora de alunos da quarta etapa da Educação de Jovens e Adultos – EJA. Para atingir tal objetivo realizamos o levantamento do referencial teórico pautando-nos nas teorias as quais se referem ao uso dos gêneros textuais como imprescindíveis a qualquer projeto de intervenção didática, pois segundo Schneuwly & Dolz (1997), “o gênero trabalhado como objeto de ensino-aprendizagem é sempre uma variação do gênero de referência”. Tomamos como referenciais aquelas que também tratam a leitura como sendo indispensável para a inserção ao mundo do conhecimento e do aperfeiçoamento, tais como: “A importância do Ato de Ler” de Paulo Freire, “Estratégia De Leitura” de Isabel Solé, “Ler e Escrever na Escola: O Real, O Possível e o Necessário” Delia Lenner, entre outros. O tema foi escolhido porque acreditamos que nesta modalidade de ensino, o uso deste gênero discursivo podem reconfigurar a prática pedagógica em sala de aula e o cotidiano escolar. Pretendem-se com este trabalho apresentar o gênero textual, mais precisamente os Contos Amazônicos como objetivo de ensino da língua, nas séries finais da Educação de Jovens E adultos (E.J. A). Visto que através deste suporte acreditamos que é possível estabelecer relações entre a aprendizagem e o uso social que o falante faz da língua. Nesta perspectiva entende se que o estímulo ao hábito de leitura, através dos contos amazônicos, pode contribuir para a aquisição de múltiplos saberes, e nada mais justo aliar esta formação à aquilo que tanto proporciona interesse e prazer tanto aos jovens como aos adultos. Visto que entre os desafios da modalidade de ensino da EJA, inclui-se também a preparação dos alunos para o mercado de trabalho, o que ganha destaque na atual conjectura educacional do país. Até porque é postulado pela LDB 9394/96, a qual determina no Art. 1º. (...) § 2º em que diz que “a educação escolar deverá vincular-se ao mundo e à prática social”. Dessa forma, o professor, para atuar e desenvolver uma aprendizagem significativa, deve estar sempre em busca de novos recursos metodológicos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Glossário ilustrado da terminologia da marcenaria de Nova Timboteua - PA(2013) SILVA, Lucidalva Marques da; MATOS, Alessandra Martins; http://lattes.cnpq.br/4919356253853403O presente trabalho de conclusão de curso (TCC) consiste na elaboração de um Glossário Ilustrado da Terminologia da Marcenaria1 do município de Nova Timboteua - PA. Apresenta-se estruturado de forma semi-sistemática: em ordem alfabética e em três campos conceituais, e traz o levantamento do vocabulário que caracterizam a Terminologia da Marcenaria (léxico especializado) utilizada por um grupo de 08 marceneiros (informantes da pesquisa) que atuam na confecção artesanal de móveis domésticos e esquadrilhas da oficina São Francisco, localizada na zona urbana desde município. O trabalho desenvolveu-se com base nas orientações teórico-metodológicas da Lexicologia, Socioterminologia, Terminologia e Terminografia, com ênfase nas pesquisas em Terminografia, ciência que corresponde à aplicação dos estudos linguísticos desenvolvidos pela terminologia a técnica de elaboração de dicionários e glossários especializados. Nesta perspectiva, este trabalho tem como principal objeto de análise e descrição linguística a unidade terminológica – o termo - lexia especializada presente no discurso de profissionais que compartilham uma mesma área do saber humano. O glossário terminológico apresenta o registro de levantamento de 98 termos (termos – entrada e suas variantes terminológicas lexicais e morfossintáticas), cuja descrição e análise parte dos contextos social, situacional e sociolinguístico em que os termos circulam. Assim sendo, pretende-se, com este trabalho, contribuir para a documentação e a preservação do léxico especializado da área da atividade da marcenaria, contribuindo para o avanço dos estudos terminológicos e resgate social deste ofício ainda pouco documentado.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Novelas de caballerías: el carácter inovador de la obra el libro del muy esforzado e invencible caballero de la fortuna propiamente llamado Don Claribalte(2013) RIBEIRO, Delcielen de Jesus Oliveira; ALMEIDA, Carlos Henrique Lopes de; http://lattes.cnpq.br/9511564560016368; https://orcid.org/0000-0002-2037-905XAs Novelas de Cavalaria expressam desde o século XVI o espirito de coragem e luta que estavam destinados os Cavaleiros Medievais. Este estudo tem por objetivo apresentar o tipo literário que se preocupava em escrever sobre a vida e glorias desses heróis, assim como a época que esses escritos tiveram grandes êxitos, a Sociedade Cavalheiresca na Idade Média. Para tanto nos utilizaremos de El Libro del muy esforzado e invencible caballero de la fortuna propiamente llamado don Claribalte, de Gonzalo Fernández de Oviedo, pois esta mais que apresentar as características comuns a todos as Novelas de Cavalaria, apresenta uma forma de escrever diferente das demais obras desse gênero, já que seu autor utiliza um caráter doutrinal para demonstrar a seus leitores suas ideologias acerca da sociedade ideal. É este proposito histórico-moralista o que diferencia Don Claribalte da história que lhe deu origem: Amadís de Gaula. Para comprovar o determinado aqui, utilizaremos trabalhos de autores como Río Noguera, George Duby y Bautista Avalle-Arce.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Gênero dissertação escolar na perspectiva do uso dos articuladores de conteúdo proposicional e discursivo-argumentativo(2013) MENDES, Adriana Serrão; GALVAO, Alessandro Nobre; http://lattes.cnpq.br/3246625519590166Neste trabalho, analisamos os articuladores de conteúdo proposicional e discursivoargumentativos nas dissertações de alunos da Escola pública de Ensino Fundamental e Médio Esmerina Bou-Habib e do Colégio particular Engels. De maneira mais específica, buscamos determinar em que grupos de textos coletados há maior incidência desses fenômenos, bem como vislumbrar o impacto desses articuladores na consecução dos propósitos comunicativos dos produtores textuais. Para tanto, faremos uso dos trabalhos de Bentes e Mussalim (2008), Camacho (2001), Koch (2001, 2004, 2008), Fávero e Koch (2002), Possenti (1996) e Souza (2003), trabalhos estes que sedimentam nossas análises no quadro teórico da Linguística de texto de viés cognitivo-discursivo interacionista.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A escrita como processo de construção do conhecimento: uma análise das produções textuais dos alunos do 6° ano do colégio São Francisco Xavier(2013) SOUSA, José Maria Ferreira de; FREITAS, Lorena Lopes de; http://lattes.cnpq.br/8707964777158819O presente trabalho tem como tema A Escrita como Processo de Construção do Conhecimento: Uma Análise das Produções Textuais dos Alunos do 6º Ano do Colégio São Francisco Xavier, localizado no município de Abaetetuba. O trabalho teve como objetivo analisar o uso da escrita como mecanismo da aquisição da habilidade para se produzir textos. Assim, como abstrair nossas percepções científicas, optamos por executar metodologicamente a pesquisa de campo numa abordagem qualitativa. O local escolhido para a realização da pesquisa foi o Colégio de Ensino Fundamental e Médio São Francisco Xavier. Tendo transitado por leituras e fichamentos de teóricos que tratam sobre o objeto de estudo e após analisarmos os dados coletados em campo, concluímos que o ensino e a prática da linguagem escrita é referência construtiva e consistente no processo de apropriação dos mecanismos linguísticos relacionados a produção textual. Na verdade quanto mais o aluno se habilitar a escrever, mais terá a oportunidade de envolver-se textualmente com que escreve, bem como adquirir subsídios conceituais quanto ao habito de ler e de escrever.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Dificuldades de aprendizagem na interpretação de textos escritos dos alunos da turma do 6° ano da escola professor Bernardino Pereira de Barros(2013) PINHEIRO, Bernadete do Socorro da Silva; FREITAS, Lorena Lopes de; http://lattes.cnpq.br/8707964777158819O presente estudo foi realizado no município de Abaetetuba do Estado do Pará, visando identificar as dificuldades encontradas no processo de Ensino Aprendizagem referente a interpretação de textos escritos dos alunos do 6º ano Ensino Fundamental da Escola Professor Bernardino Pereira de Barros. Inicialmente realizou-se uma pesquisa bibliográfica sobre a importância da interpretação de textos escritos no Ensino Fundamental. Em um segundo momento realizou-se uma Pesquisa de campo, utilizando como instrumentos duas entrevistas aplicadas ao professor e aos alunos da turma do 6º ano da referida Escola. O questionário aplicado ao Professor encontra-se dividido em três etapas, que abordam questões relacionadas ao Ensino aprendizagem, no intuito de apontar as dificuldades que os docentes e discentes alegam enfrentar em seu cotidiano escolar, bem como a necessidade de uma reflexão por parte dos mesmos sobre o uso de metodologias inovadoras, como estratégia eficiente para que possam desenvolver um raciocínio para compreensão dos textos. O outro questionário utilizado nesta pesquisa foi direcionado aos alunos, com o objetivo de indagá-los sobre a aceitação da referida metodologia e as contribuições trazidas ao processo de Ensino/Aprendizagem ocasionadas pelo uso da mesma. Ainda como parte do processo de levantamento de dados, foram desenvolvidas com os alunos atividades de interpretação de textos relacionadas aos conteúdos já abordados neste ano letivo. As atividades foram realizadas em sala de aula. As análises dos resultados da Pesquisa estão informados nos Resultados e Discussões deste trabalho.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Preconceito linguístico: um estudo do comportamento linguístico dos alunos da área rural da estrada de Beja(2013) RODRIGUES, Maria Odaléia Barbosa; FREITAS, Lorena Lopes de; http://lattes.cnpq.br/8707964777158819O presente trabalho aborda o estudo linguístico dos alunos da zona rural da estrada de Beja e o preconceito linguístico que estes estudantes sofrem dentro da escola. As escolas, principalmente as públicas, são hoje frequentadas por alunos de diversas localidades que possuem manifestações e dialetos diferentes. O fato da língua ser condicionada e modelada pela realidade social e cultural faz dela um instrumento que representa reflexos significativos no processo de aprendizagem desses alunos. Tendo isso em vista, este trabalho se torna pertinente porque trata um tema muito importante para o ensino brasileiro atual: o preconceito linguístico como sendo um agravante na indisciplina dentro da sala de aula. No caso específico, a comunidade da área rural que possui seu próprio dialeto que é um dos fatores de discriminação e inferiorização do sujeito, incluindo sua história e sua cultura. Buscamos por meio da pesquisa bibliográfica consultar autores com reconhecida contribuição no que se refere a temática da pesquisa, tais como Bagno (2002), Benveniste (1989), Luft (2001). A pesquisa de campo ocorreu na escola Estadual Esmerina Bou-habib. Para a coleta de dados foi aplicada duas entrevistas com sete questões para dois professores de língua portuguesa e outra com um grupo de alunos do 6º ano da mesma escola.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Creencias de aprendizaje de lenguas de alumnos principiantes de un curso de Letras-Español(2013) SILVA, Conceição de Maria Machado; FREITAS, Lorena Lopes de; http://lattes.cnpq.br/8707964777158819Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Gramática do designer visual em propagandas publicitárias(2013-08-19) SIQUEIRA, Márcia Denise dos Santos; DUARTE, Raimunda Dias; http://lattes.cnpq.br/7984277654304859Neste artigo teremos como foco principal a análise de textos publicitários multimodais. O objetivo é mostrar que, nas propagandas, as escolhas das cores, formatos de letras, texturas, sons, incluindo todos os modos semióticos, são dotados de significação e que os elementos composicionais das imagens não são escolhidos de forma aleatória. Para analisar as propagandas, retiradas da revista Marie Claire das edições de dezembro de 2012 e de janeiro de 2013, foram aplicadas as categorias da Gramática do Designer Visual, de Kress e van Leeuwen. Os resultados mostram que assim como os interlocutores precisam de uma Gramática específica para conseguir ler e escrever textos verbais, a mesma coisa acontece com os textos multimodais: é preciso eleger algumas regras e normas para produzir e decodificar textos dessa natureza.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Ecoponto: a importância da coleta seletiva de lixo(2013-08-23) RODRIGUES, Ivanilda Rodrigues; SANTOS, Judite Carvalheiro dos; ABREU, Waldir Ferreira de; http://lattes.cnpq.br/6364117476478718Este trabalho apresenta um estudo sobre Ecoponto e sua a importância para coleta seletiva de lixo, tendo como objetivo promover o entendimento social na questão da importância de utilização de Pontos de Coleta de Lixo contribuindo com a formação ecológica da sociedade, quanto ao descarte seletivo de materiais inservíveis. Desse modo, a pesquisa justifica-se pela necessidade de conhecer melhor a função e importância dos Ecopontos na sensibilização e conscientização do papel social formativo, promovendo o desenvolvimento equitativo e sustentável do Meio Ambiente. Aborda-se ao longo do texto, a importância do Desenvolvimento Sustentável na perspectivada de implantação dos Ecopontos como proposta fundamental para a solução da correta coleta seletiva em escolas e outros espaços públicos. Tendo em vista que nos muitos estados brasileiros que adotam este modelo de recolha obtiveram resultados positivos ao utilizaram o Ecoponto como solução dos problemas causados pelo acúmulo inadequado de lixo do Lixo Urbano. Dentro deste pressuposto a metodologia adotada para discutir a temática tem caráter bibliográfico com a fundamentação nos principais periódicos brasileiros, artigos da Internet, os Parâmetros Curriculares Nacionais, a Política Nacional de Resíduos Sólidos e autores como Enrique Leff, Guimarães, Moacir Gadotti, Marcos Reigota, Calvacante, Leornardo Boff, Demarjovic, Calderone, dentre outros que abordam a problemática ambiental. Neste sentido, a pesquisa surge de problemáticas envolvendo o correto gerenciamento dos Resíduos Sólidos (RS) que geram inquietações diante da guerra ambiental vivenciada no Século XXI. Tais como: a formação cidadã pautada nos princípios da ecocidadania é capaz de mudar os padrões comportamentais da sociedade para garantir a biodiversidade e a vida do planeta? Como e porque os Ecopontos contribuem para formação ecológica e melhor gerenciamento dos Resíduos Sólidos contribuindo para o bem estar social e ambiental? Sendo assim, como proposta para solucionar estes problemas ambientais como efeito estufa, aquecimento global, destruição da camada de Ozônio dentre outros, as primeiras iniciativas seriam a Coleta Seletiva do lixo no contexto da Educação Sustentável e a reciclagem que representam fatores fundamentais para amenizar esta problemática principalmente se tratando do desperdício dos recursos naturais renováveis e não-renováveis. No entanto, para compreender melhor esta temática, abordam-se a questão do o lixo como problema social, seus aspectos conceituais e históricos, os objetivos da educação ambiental, seu contexto histórico nacional, internacional, a Conferência de Tbilisi, a Conferência eco-92 e a Agenda 21. Dar-se ainda ênfase na educação ambiental nacional e histórico, Criação do instituto brasileiro do meio ambiente, o lixo e seu contexto histórico, o avanço tecnológico, a Cidadania e o lixo. Portanto, discute-se o desenvolvimento da educação ambiental e as possíveis metas para solucionar os problemas do lixo tendo como principais objetivos de levar em consideração às realidades ecológicas, econômicas e sociais de cada sociedade, cujo conhecimento ajuda os indivíduos ou grupos sociais a adquirirem consciência dos riscos à saúde que lhes podem ser causado devido o não tratamento do lixo o que na verdade contribui de forma significativa para a conservação do meio em que se vive e a prevenção de possíveis catástrofes resultantes do desequilíbrio natural do Meio Ambiente. Sendo assim, os resultados desta pesquisa corroboram com ideia de que é possível a relação estável entre homem e natureza de forma sustentável e que a utilização dos Pontos de Coleta Seletiva de lixo diminuem consideravelmente os vários problemas decorrentes do descarte incorreto dos Resíduos Sólidos Urbanos em vias públicas como praças, escolas, ruas e outros. Desse modo a destinação correta do lixo facilita o processo de reciclagem, evitando assim uma série de danos ao meio ambiente e à saúde da população.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Preservando e educando: o tratamento dado ao lixo na comunidade ribeirinha do rio Quianduba(2013-08-23) RODRIGUES, Marenilda Oliveira; GONÇALVES, Edileusa Lobato; ABREU, Waldir Ferreira de; http://lattes.cnpq.br/6364117476478718O presente trabalho busca analisar e discutir as problemáticas ligadas aos impactos sociais e ambientais gerados pelo depósito irregular de lixo nas ilhas de Abaetetuba, em particular no Rio Quianduba. Por não existir transporte via fluvial, para coleta seletiva do lixo nas ilhas do município, os resíduos são lançados diretamente nos rios, contaminando as águas e a mata em torno das ilhas. Para a elaboração deste trabalho foram realizados levantamentos bibliográficos, pesquisas de campo, através de entrevistas com moradores da comunidade e com a coordenação do Meio Ambiente do município de Abaetetuba e analise de um projeto ambiental, elaborado por professores da Escola Nossa Senhora do Perpetuo Socorro (Rio Quianduba) e aplicado aos alunos e moradores da ilha, para obtenção de informações da área de pesquisa. Após a pesquisa, observamos que as famílias passaram a obter outros hábitos de costumes em relação ao lixo. Este trabalho foi gratificante, pois sensibilizou as famílias do Rio Quianduba a terem conhecimentos de como é importante o manejo de resíduos sólidos, onde os filhos já tentavam explicar aos seus responsáveis do perigo que os mesmos trazem ao meio ambiente e a saúde humana.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O uso de jogos didáticos para o ensino de botânica: uma experiência no 7º ano(2013-08-23) BRITO, Maria do Socorro Ferreira; CORRÊA, Sandra do Socorro Silva; SILVA, Rachel Macedo da; http://lattes.cnpq.br/4108811268950247; https://orcid.org/0000-0002-0619-5692Este trabalho teve por objetivo investigar o resultado da aplicação de jogos didáticos no ensino de Botânica. Os dados para o desenvolvimento do trabalho foram coletados através de questionários aplicados aos professores e alunos na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Esmerina Bou-Habib, localizada na cidade de Abaetetuba-Pa. Após a aplicação dos questionários para os alunos, foi utilizado o jogo didático como facilitador do processo de aprendizagem. Nossos resultados permitiram concluir que o jogo didático pode ser uma ferramenta viável, instigante e interessante, pois permite ao professor ensinar o conteúdo por meio do lúdico e sair do ensino tradicional. Desse modo, os jogos deveriam possuir um espaço e um tempo maior na prática pedagógica, pois observamos que os alunos demonstraram um interesse maior na disciplina de botânica.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) As técnicas de enxertia no município de Abaetetuba-PA(2013-08-23) RIBEIRO, Maria José Pereira; LOBATO, Rosa Maria Mata; BAHIA, Carlomagno Pacheco; http://lattes.cnpq.br/0910507988777644; https://orcid.org/0000-0003-3794-4710A reprodução assexuada nos vegetais pode ocorrer por propagação vegetativa através de caules, folhas ou raízes. Os mecanismos de desenvolvimento de novas plantas podem ocorrer espontaneamente na natureza ou podem ser provocadas pelo homem, principalmente para cultivo econômico de certas plantas. A enxertia é um método de obtenção de novas plantas pelo processo assexuado de multiplicação vegetativa, com a intervenção humana. A enxertia é a união dos tecidos de plantas, geralmente de diferentes espécies, passando a formar uma planta com duas partes: o enxerto (garfo) e o porta-enxerto (cavalo). O garfo, cavaleiro ou enxerto é a parte de cima, que vai produzir os frutos da cultivar desejada. E o cavalo ou porta-enxerto é a parte de baixo, que vai formar o sistema radicular, o qual tem como funções básicas o suporte da planta, fornecimento de água e nutrientes e a adaptação da planta às condições do solo, clima e doenças. Essa técnica só é possível porque as células vegetais são totipotentes. Os meristemas secundários iniciam uma grande produção de novas células através de sucessivas mitoses, que posteriormente sofrerão diferenciação celular para a formação de novos tecidos, ocasionando, assim, a união (soldadura) dos tecidos das partes enxertadas. A enxertia pode ser realizada por vários métodos, sendo os mais comuns a encostia, a borbulhia e a garfagem com suas variações. Essa técnica possui inúmeras vantagens como, por exemplo, a união de várias características desejáveis em uma única planta, a não necessidade de a planta passar pelo período de juvenilidade para entrar em produção, a formação de plantas de menor porte e a garantia genética do material.