Graduação - CABAE
URI Permanente desta comunidade
Campus de Abaetetuba /
Bibliotecária: Luciane Silva da Silva
Fone: (91) 3201-7089
E-mail: bibabaetetuba@ufpa.br
Site: http://www.ufpa.br/cubt
Navegar
Navegando Graduação - CABAE por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 1036
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A utilização do software wxMaxima na solução de EDOs lineares de segunda ordem(2025-03-12) SANTOS, Heloisa Helena Alves Trindade dos; SANTOS, Renan Cardoso dos; LIMA, Romulo Correa; http://lattes.cnpq.br/9959312607102378As equações diferenciais ordinárias (EDOs) desempenham um papel fundamental na modelagem de fenômenos físicos, químicos, biológicos e de engenharias, sendo amplamente utilizadas para descrever sistemas dinâmicos. Este trabalho tem como objetivo geral analisar a aplicação do software wxMaxima na solução de EDOs lineares de segunda ordem, destacando sua eficiência e acessibilidade. A metodologia utilizada consistiu em pesquisa bibliográfica sobre equações diferenciais, seguida de aplicação prática do software wxMaxima na resolução dessas equações. Primeiramente, discute-se a teoria das equações diferenciais, abordando sua classificação, métodos de solução e conceitos fundamentais, como linearidade, homogeneidade, problemas de valor inicial (PVI) e problemas de valor de contorno (PVC). Em seguida, são apresentados os comandos e funcionalidades do wxMaxima, demonstrando sua aplicação na resolução de equações diferenciais de forma eficiente. Por fim, um exemplo prático baseado no Movimento Harmônico Simples (MHS) ilustra a utilização do software, evidenciando sua eficiência no ensino e aprendizagem de matemática aplicada. Conclui-se que o wxMaxima se mostra uma ferramenta eficaz para o estudo das EDOs, proporcionando maior agilidade e precisão nos cálculos, além de auxiliar na compreensão dos conceitos matemáticos e sua aplicação em diversas áreas da ciência.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O abuso sexual contra crianças e adolescentes: perspectivas teóricas e o enfrentamento pela escola(2022-05-23) BAIA, Éden Taynara Cavalheiro; TOUTONGE, Eliana Campos Pojo; http://lattes.cnpq.br/1223748500489517; https://orcid.org/0000-0002-7466-3996O presente trabalho trata-se de uma pesquisa documental e bibliográfica, problematizando questões sobre o abuso sexual contra crianças e adolescentes, assim nos propusemos a estudar o abuso sexual desses sujeitos e a atuação da escola enquanto instituição formadora e cidadã. Nesse sentido, nos dirigimos a estudar o abuso sexual contra crianças e adolescentes e suas implicações para a ação formativa da escola. Fazendo parte dos aspectos metodológicos, além do aprofundamento do tema utilizando os referenciais teóricos e documentais, também realizamos um breve diálogo com uma profissional da área. Fizerem parte dos referenciais: o Estatuto da Criança e Adolescente (1990), a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (1996), os autores Gabel (1997), Moreira e Silva (1997 apud JESUS, 2008), Faleiros (1998) e Ferreira (2002). Como resultados podemos dizer que apesar do município já contar com uma sólida rede de proteção, os casos ainda são iminentes, as campanhas e politícas de conscientização não são abrangentes a todas as crianças e adolescentes, e as ações voltadas para a temática do abuso sexual na escola e, de modo geral, na cidade ainda são infímas, especialmente na escola elas acontecem de forma esporádica. Desta forma, é de suma importância que os profissionais da educação e pesquisadores, deêm mais vez e voz ao tema abuso sexual contra crianças e adolescentes na produção acadêmica e científica. Na escola de Educação Básica a questão precisa ser posta em pauta.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O açaí na merenda escolar: tradição alimentar e identidades(2018-07-06) BEZERRA, Luana Carneiro; RIBEIRO, Joyce Otânia Seixas; http://lattes.cnpq.br/0569883383932063Este trabalho é fruto de uma pesquisa realizada na Escola de tempo integral E.M. Joaquim Mendes Contente, no município de Abaetetuba. A pesquisa teve como objetivos refletir o açaí como indispensável na alimentação dos povos ribeirinhos de Abaetetuba; explicar as razões da política de merenda escolar do município excluir o açaí das refeições; refletir como crianças e jovens representam e constituem suas identidades por meio do açaí. Como referencial teórico acionei Raymond Williams (1992), Stuart Hall (1997), Hobsbawm (1984), Clifford (2008), Moreira (2002), Tomaz Tadeu da Silva (2000) (2004), Woodward (2000) Ribeiro (2010) e Gomes (2013). A pesquisa é uma aproximação da etnografia pós-moderna (Clifford, 1998), com observação de fevereiro a maio de 2018; os sujeitos da pesquisa são alunos e alunas do 1º ao 5º ano, alguns profissionais da escola e integrantes do conselho da merenda escolar. Além da observação, a produção de informações se deu por meio de conversações, captura de imagens para a composição do diário de campo. Os resultados informam que a relação do Abaetetubense com o açaí é diferenciada dos demais paraenses, pois ao longo dos anos este fruto se tornou a refeição principal em suas mesas, tanto que na Escola Mendes Contente, no horário do almoço, sem o açaí alunos deixam de almoçar havendo grande desperdício de comida. O Conselho de Alimentação Escolar (CAE), e a PMA desconsideram essa tradição alimentar da cultura local, pois não reconhecem a centralidade do açaí como hábito alimentar, logo, não pensam uma política cultura de merenda escolar que inclua o açaí, para evitar o desperdício e garantir a alimentação de qualidade na escola, para o desenvolvimento físico e social dos alunos, e para a constituição de identidades pelo pertencimento.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) “Acuerdadate de mí”: una propuesta de actividade con juego de tablero para clases de E/LE con enfoque intercultural entre México y Brasil(2024-07-12) SARGES, Gabriela de Jesus Gonçalves de; RIBEIRO, Márcio de Abreu; http://lattes.cnpq.br/6362089190344124Essa investigação centra-se na área do ensino aprendizagem, isso pois, apresenta uma proposta com jogo de tabuleiro para a utilização de professores e alunos com a intenção de trabalhar o processo da interculturalidade entre México e Brasil. Para tanto, a interculturalidade é um marco no estudo de línguas estrangeiras, isso porque para estudar-se a um outro idioma há que conhecer-se os costumes e tradições que cercam os falantes nativos dessa língua meta, assim como, a cultura deles, observando a estes fatos, nossa investigação se justifica no interesse em expandir os estudos interculturais junto ao idioma hispano no Brasil, somando a isso buscamos enfatizar a importância dos jogos lúdicos, em especifico os jogos de tabuleiro, como uma ferramenta estratégica para o professores utilizarem em suas aulas. Com esse olhar, o objetivo desse trabalho é fomentar a importância dos aspectos interculturais para o ensino do espanhol como língua estrangeira, enfatizando a extrema relevância dos recursos lúdicos pedagógicos nesse processo. Nesse sentido, nossa metodologia de investigação contém uma abordagem de caráter bibliográfico e pesquisa de campo, assim como o aporte teórico que fundamenta essa pesquisa está centrada nos escritos de autores como Kraviski y Bergmann (2006), Candau (2012) Alsina (2004) y Chacón (2008). Os resultados apontam que nossa proposta de jogo de tabuleiro “Acuérdate de mí” é uma ferramenta que impulsiona o desenvolvimento do espanhol nos mais distintos níveis de aprendizagem, sendo um material inovador e incentivador para os professores e alunos. Por fim, com base no conteúdo desenvolvido e na análise da pesquisa sobre o jogo elaborado, concluímos então que os recursos lúdicos misturados ao dinamismo e a interculturalidade podem ser grandes precursores no desenvolvimento do espanhol nas escolas brasileiras.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Adoecimento docente: um estudo com professores e professoras de séries iniciais no município de Acará/PA(2024-07-17) FÔRO, Maria Marcilene dos Santos; ASSUNÇÃO, Mariza Felippe; http://lattes.cnpq.br/8675067656056250O trabalho docente em função das transformações da sociedade, exige que os professores e professoras, sejam profissionais competentes e comprometidos com o seu trabalho, e essa série de exigências está tornando a vida desses profissionais um tanto quanto difícil por conta da intensa jornada diária de trabalho ao qual são submetidos, e com isso percebe-se que muitos docentes estão adoecendo em função do exercício de ensinar. Em vista disso, este artigo visa realizar um estudo sobre o adoecimento dos trabalhadores docentes de séries iniciais da rede Pública de Ensino do Município de Acará. O objetivo geral consiste em: Compreender que fatores relacionados à prática profissional podem interferir no adoecimento docente do município de Acará/Pa. Com relevância aos seguintes objetivos específicos: Discutir sobre adoecimento no trabalho e profissão docente; Investigar o quantitativo de professores afastados da sua função por adoecimento e as causas desse adoecimento; Analisar os reflexos do adoecimento docente na prática escolar. A pesquisa foi realizada nas seguintes etapas: A priori houve a realização da pesquisa bibliográfica para entender e conhecer melhor o tema, em outra etapa foi realizada uma pesquisa exploratória, em busca de coleta de dados junto à secretaria municipal de educação do município de Acará referente a quantidade de professores que são afastados de seus locais de trabalho por conta de seus problemas de saúde, fazendo relevância a quais problemas são mais comuns entre os profissionais docentes. Os dados disponibilizados neste artigo foram fornecidos de forma espontânea pelo servidor público da secretaria municipal de educação, o qual receberá uma identificação fantasia, pois a pessoa não quer ser identificada por seu nome original, fato este que foi acordado através da assinatura de um documento confirmando o sigilo de sua identidade.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Afetividade e o processo de ensino aprendizado na educação infantil: qual sua influência?(2022-07-19) SILVA, Jamily Costa e; LOBATO, Vívian da Silva; http://lattes.cnpq.br/8153247121237657O presente artigo tematiza a afetividade no processo de ensino-aprendizagem, com o objetivo de refletir sua relevância e a maneira que a afetividade influencia no processo de ensinoaprendizagem. A metodologia utilizada foi à pesquisa qualitativa, de natureza explicativa, de cunho bibliográfico com levantamentos em Trabalhos de conclusão de curso e artigos, como também na lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB 9394/96) e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), através de recurso eletrônico. Desta maneira, este estudo fornece conceitos importantes para compreensão do conceito de afetividade e sua influência na aprendizagem do aluno da Educação Infantil, dado que é um aspecto mediador para o desenvolvimento cognitivo da criança. Como resultado inicial, foi possível perceber que a afetividade é o pilar da relação professor-aluno capaz de fortalecer a prática pedagógica, e assim o aluno tenha um aprendizado eficiente. Como também, concede concepções para que os educadores conheçam seus alunos não somente no aspecto cognitivo, mas também, e principalmente, no afetivo-emocional, além do conhecimento científico, tornando a ação educativa eficaz.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Agenda 2030 da ONU e a formação de professores: relações da sustentabilidade e a etnomatemática(2021-06-03) FARIAS, Jocilene Rodrigues; BARROS, Osvaldo dos Santos; http://lattes.cnpq.br/8886478452699437O presente trabalho tem como tema as contribuições da Agenda 2030 proposta pela Organização das Nações Unidas – ONU e suas orientações à formação de professores, com foco no objetivo 4 e meta 4.c, a partir dos quais evidenciamos as relações entre Sustentabilidade, como proposta e Etnomatemática, como área de estudos. O objetivo 4, da agenda 2030, e a meta 4.c trata da discussão e mudança nos rumos da qualidade da educação para o futuro. Desse modo, o objetivo do trabalho é propor uma ação didática baseada nas diretrizes da sustentabilidade da agenda 2030 e dos princípios da Etnomatemática, visando superar a educação bancária a partir da proposição de pesquisa sobre as práticas culturais na região das ilhas de Abaetetuba. A metodologia é de finalidade básica estratégica, com abordagem hipotético dedutiva, qualitativa, com levantamento bibliográfico em autores como Barros (2004 e 2010), Morin (2011) e Vergani (2007) e desenvolveu-se de maneira documental. Por fim, almeja-se discutir e exercitar uma relação entre a sustentabilidade e a Etnomatemática para buscar compreender o que pode vir a ser uma educação sustentável.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Agroextrativismo vegetal e obtenção de matéria-prima para o mercado de cosméticos verdes: estudo de caso da cofruta, em Abaetetuba-Pará(2023-03-09) MARQUES, Mônica Pereira; BUDEL, Juliana Cristina de Castro; http://lattes.cnpq.br/3951447822414329O objetivo do trabalho foi fazer um diagnóstico, através de aplicação de questionário, para identificar as práticas empregadas no agro extrativismo vegetal de Produtos Florestais Não Madeireiros (PFNM) para obtenção de matéria-prima, visando a produção de cosméticos verdes, a partir do caso da Cooperativa de Fruticultores de Abaetetuba (COFRUTA). Como resultados notou-se que as espécies usadas para o beneficiamento de matéria-prima para cosméticos são: cupuaçu, andiroba, tucumã, ucuúba, murumuru e patauá. A forma de manejo dos cooperados segue protocolos de produção orgânica, assim como o transporte dos frutos das comunidades obedece às práticas de rastreabilidade de PFNM. No beneficiamento da matéria prima constatouse a utilização de práticas que atendem demandas das empresas compradoras para produção dos cosméticos, por exemplo, a Natura. Embora o manejo e o beneficiamento da matéria prima sejam conduzidos nos padrões de produtos orgânicos, as espécies em questão ainda não recebem certificação. Tal fato é explicado pelos elevados valores cobrados pelas certificadoras, visto que grandes distâncias precisam ser percorridas para monitorar a produção, que é diversa e ocorre em diferentes locais das ilhas de Abaetetuba. Conclui-se que a COFRUTA e seus cooperados empregam práticas em suas etapas produtivas que viabilizam a comercialização de matériasprimas para cosméticos verdes, no entanto, os elevados valores para obtenção do selo certificador ainda é um entrave para regularizar a produção orgânica.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A água, o território e vida de crianças quilombolas do rio Tauerá-Açu, município de Abaetetuba-PA: significações e produções infantis(2023-07-06) VILHENA, Ivone Barbosa de; TOUTONGE, Eliana Campos Pojo; http://lattes.cnpq.br/1223748500489517; https://orcid.org/0000-0002-7466-3996Este estudo trata do viver de crianças quilombolas da comunidade Tauerá-Açú, município de Abaetetuba-PA, especialmente suas interações infantis e a relação com as águas. Teve como objetivo situar a cultura infantil de crianças quilombolas do Tauerá-Açú, sobressaindo o cotidiano de/nas águas a partir de suas vozes e práticas sociais. A investigação de abordagem qualitativa, envolveu o estudo bibliográfico a partir de teóricos que discutem o tema bem como foi realizada pesquisa de campo com o uso de observação, de entrevistas e da fotografia. Como parte dos resultados obtidos pelo estudo, constatamos que as crianças potencializam seus saberes, pois suas práticas interativas e relacionais estão sempre acontecendo, em diferentes banhos nos rios, nas contemplações e travessias, nas brincadeiras que inventam, na escola que brinca no mundo deles/delas, na família etc. Foi possível evidenciar um ambiente natural/social amazônico rico de aprendizagem, das sabenças de crianças quilombolas. Fez-se notar os saberes, o cotidiano, as invisibilidades das crianças diante da rica diversidade do lugar, ainda, como síntese, vimos um tipo de cultura infantil que se processa nos espaços das águas, como uma prática que precisa de valorização e preservação, considerando a emancipação e a liberdade de expressão das crianças em seu processo educativo e identitario.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Alfabetização de estudantes surdos: uma reflexão necessária(2023-12-14) NASCIMENTO, Fabrício Leal do; ALVES, João Paulo da Conceição; http://lattes.cnpq.br/8550073679337988; https://orcid.org/0000-0002-9549-3906O objetivo deste estudo é analisar o processo de alfabetização de estudantes surdos. O texto traz alguns apontamentos sobre o fazer pedagógico na alfabetização desses estudantes. Realizou-se uma pesquisa de cunho bibliográfico, embasada em Gil (2002). Utilizou-se como base para a discussão os autores; Monteiro (2016); Ziesmam (2007); Sterwart (1993), dentre outros. Os resultados apontam que a alfabetização de surdos deve ser realizada primeiramente na língua de sinais (L1), pois esse processo fará toda a diferença na educação e desenvolvimento social desse coletivo; no entanto a língua portuguesa (L2) deve ser ensinada juntamente; e para a efetivação desse processo de ensino para estudantes surdos, também se pode constatar a importância do intérprete de libras no contexto da sala de aula, que contribui positivamente na sociabilidade do estudante com surdez dentro do espaço escolar e, consequentemente, na convivência em sociedade.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Alfabetização de jovens e adultos em Barcarena nos anos 1990(2014) SOUZA, Maria do Carmo Soares de; GOMES, Edson de Freitas; http://lattes.cnpq.br/5130130582179483Este trabalho tem como objetivo central de mostrar um pouco por meio, de pesquisa feita com alunos e professores, como ocorreu o processo de alfabetização de jovens e adultos em Barcarena na década de 1990. E também como as pessoas vinham de outras regiões com a finalidade de conseguir emprego nas fábricas, mas eram impedidos por falta de estudos e qualificação profissional. Tratar da educação de jovens e adultos, na visão dos autores Magda Soares, Alfabetização e letramento 2013. Suzana Schwartz, Alfabetização de jovens e adultos 2012. Lígia Regina Klein Alfabetização Quem Tem Medo de Ensinar 2002. Luiz Antônio Marcuschi. Da Fala para a Escrita 2010. Como os adultos não alfabetizados estão inseridos, em uma sociedade letrada e totalmente escrita, algumas dicas para alfabetizar adultos, o que acontece quando um adulto é alfabetizado, aprende a ler, escrever, a produzir em situações específicas, como os educadores devem agir para que os alunos jovens e adultos não desistam dos estudos. Os educadores devem com habilidade estimular o aluno para ele pensar antes de agir, para transformar a informação em conhecimento e o conhecimento em experiência.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Alfabetização e a prática pedagógica numa turma de multissérie da escola Sagrada Família, município de Abaetetuba – PA(2018) ARAUJO, Josilene Rodrigues; LIMA FILHO, Petronio Medeiros; http://lattes.cnpq.br/9388185898757033Em busca de conhecer experiências que nos permitisse refletir profundamente sobre o processo de desenvolvimento dos alunos em turmas multisseriadas, a presente pesquisa trás a tona as práticas pedagógicas de uma professora que trabalha há décadas com turmas multisseriadas em uma escola do campo, localizada no Município de Abaetetuba- Pará. A história de vida da referida professora e a observação participante em uma turma de multissérie onde ainda leciona foram fundamentais nesta pesquisa qualitativa. As principais referencias teóricas que fundamentam essa analise foram as de Hage (2005,2012) Paulo Freire (1996), Caldart (2002), (FERNANDES;),(Martins, Morais e Santos, 2014) CARDOSO, 2009) e outros que discutem a educação do campo e a importância dela na vida dos campesinos para que haja desenvolvimento educacionalTrabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Alfabetização e letramento nos anos iniciais do ensino fundamental(2024-06-26) RIBEIRO, Sâmia dos Santos; LOBATO, Vívian da Silva; http://lattes.cnpq.br/8153247121237657Alfabetização e letramento são processos distintos, mas necessariamente interligados, que abrangem um amplo conjunto de aprendizagens específicas e complexas, constituindo, juntos, a base da escolarização de um indivíduo. Por ser reconhecida como aprendizagem fundamental na trajetória escolar desde muito tempo, a apropriação do sistema de escrita alfabética configura-se como um objeto de estudo que atrai o olhar de diversos campos científicos a cada vez mais, proporcionando novas descobertas e a construção de novas ideias sobre a alfabetização e o letramento. A partir de uma pesquisa de abordagem qualitativa, por análise bibliográfica, este trabalho tenciona analisar o desenvolvimento de alguns aspectos, práticos e teóricos, dos processos de alfabetização e letramento nos anos iniciais do ensino fundamental, desenvolvendo esta temática pela investigação de algumas questões englobadas por estes processos, tais como, o avanço da concepção de alfabetização ao longo do tempo; a diferenciação entre os dois conceitos centrais desta pesquisa e o modo como interagem na prática; a importância das práticas de leitura e escrita para a formação de leitores e produtores de textos; e, por fim, uma análise sobre a importância da participação familiar para o desenvolvimento dos alunos envolvidos no ciclo escolar de alfabetização e letramento. As informações obtidas, possibilitaram uma compreensão de que, apesar de distintos, alfabetização e letramento podem e devem, acontecer de maneira paralela em um contexto significativo de aprendizagem, pela reflexão e ação pedagógica planejadas e guiadas com base no ritmo de desenvolvimento dos educandos, com a realização de atividades contextualizadas de leitura e escrita, com o objetivo central de formar indivíduos que, ao passarem pelo ciclo de alfabetização e letramento, não apenas apropriam-se de técnicas de codificação e decodificação, mas que desenvolvem as habilidades fundamentais de produção e interpretação textual. E por fim, levando à consideração sobre a importância inegável que a família, como o círculo de socialização primária do ser humano, desempenha nos processos de aprendizagem das crianças, nos anos iniciais de escolarização.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A alfabetização e o letramento na compreensão e nas práticas dos professores alfabetizadores de uma escola no município de Barcarena-PA(2022-07-19) BRABO, Elizyane Valente; ARAUJO, Olidete de; http://lattes.cnpq.br/0819990359705049Durante muitos anos a alfabetização foi reduzida a simples obtenção de um código baseado na correspondência entre fonemas e grafemas. Entretanto, as principais críticas ocorrem pelo fato de que por meio desse modelo tradicional de ensino, tem-se formado sujeitos que leem e escrevem mecanicamente. Nesse cenário, é necessário reconhecer novas práticas visando superar o tradicionalismo, emergindo assim, o letramento, que carrega em seu contexto a dimensão sociocultural da língua escrita. Ao docente, cabe utilizar as práticas sociais para mediá-las no espaço escolar, assim, na medida em que é alfabetizada, a criança tomará conhecimento do mundo a sua volta. Portanto, reconhecendo sua importância para viabilizar o processo de alfabetização, surge a problemática: como o letramento se reflete na prática pedagógica dos professores alfabetizadores? O principal objetivo deste estudo é identificar de que maneira os professores alfabetizadores introduzem a cultura letrada nas suas práticas, e para isso, a pesquisa consistiu-se em uma abordagem qualitativa. A coleta de dados foi realizada em uma escola no município de Barcarena e incluiu observação em turmas de 1º e 2º ano do ensino fundamental e entrevistas com as professoras das classes. Os resultados obtidos no recorte das entrevistas nos levam a pensar que ainda existem lacunas na compreensão acerca dos conceitos de alfabetização e letramento, o que de certa forma, acaba dificultando a inserção da cultura letrada na prática docente. Portanto, esta pesquisa buscou contribuir com a comunidade acadêmica para a ampliação da compreensão destes dois processos, bem como a sua relevância para o meio social.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Alfabetização em tempos de pandemia da Covid-19: desafios enfrentados por professores, pais e alunos(2022-07-13) GUIMARÃES, Allana Caroline da Silva; LIMA, Maria do Socorro Pereira; http://lattes.cnpq.br/7102997355677802Este artigo tem como objetivo conhecer os desafios foram enfrentados por professores, pais e alunos de uma turma de alfabetização da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Alegria de Saber, durante a pandemia da Covid-19. As questões que nortearam a pesquisa foram: como ocorreram as atividades de ensino da leitura e escrita? Qual o apoio dado pelos pais para que as crianças realizassem as atividades escolares em casa? O que mais comprometeu a aprendizagem das crianças durante a pandemia? A pesquisa tem cunho qualitativo e quantitativo, e se procedeu em duas etapas: a primeira etapa foi realizada entrevistas junto a duas professoras da turma da alfabetização e foi disponibilizado um questionário para doze pais com perguntas fechadas acerca da alfabetização dos filhos e dificuldades enfrentadas durante a pandemia. A segunda etapa da pesquisa foi feita junto às crianças da turma, no período de retomada do ensino presencial, em que foi proposto uma atividade lúdica para as crianças, no sentido de avaliar o estado socioemocional, no momento em que elas estiveram realizando tarefas escolares na pandemia. Para dar embasamento teórico, utilizamos autores que colaboram nos campos da alfabetização e que nos ajudam a entender conceitos na educação, tais como: Corsino (2007), Libâneo (2006), Magda Soares (2004), Klein (2003), Vygotsky (1988), Pitombeira e Oliveira (2022), Freire (2011). Os resultados desta investigação apontam que os maiores desafios se concentraram nos pais, que não dispunham de recursos eletrônicos, além dos conteúdos e tarefas pouco acessíveis a eles. Do mesmo modo, os professores, além de não saberem lidar com os recursos eletrônicos, não conseguiram a acompanhar o desenvolvimento das crianças, tendo em vista que as tarefas nem sempre eram feitas por elas. Foram percebidas que as principais frustrações das crianças eram por sentir saudade da escola e por não ter incentivo para fazer as tarefas em casa.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Alfabetização nas séries iniciais: um estudo reflexivo do método fônico na cartilha “a casinha feliz”(2018-07-18) SANTOS, Giselle Nascimento dos; LIMA, Maria do Socorro Pereira; http://lattes.cnpq.br/7102997355677802O presente trabalho teve como principal objetivo fazer um estudo teórico e reflexivo do emprego do método fônico no processo de alfabetização a partir e sua materialidade na cartilha “A Casinha Feliz”. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, apoiada, prioritariamente, nos estudos de Capovilla, Mortatti, entre outros teóricos que desenvolveram estudos sobre o referido método, o qual, historicamente, contribuiu no processo de alfabetização das séries inicias, tendo como suporte sua materialidade na cartilha “A Casinha Feliz”, de autoria de Iracema Meireles e Eloísa Meireles. O estudo feito a partir das atividades proposta na referida cartilha, indicam, por meio de sua didática e atividades, que, apesar da eficácia do método inovador na época em que foi implantado e, que, por muito tempo ter permanecido no contexto de alfabetização da sociedade brasileira, ele foi gradativamente considerado um método tradicional, sendo substituído por outros métodos considerados mais progressivos. No entanto, mesmo se tratando de um método tradicional, e até ter recebido várias críticas no atual cenário político e educacional brasileiro, não é possível afirmar do seu desuso em sala de aulas, principalmente por professores que não se adequaram às metodologias de métodos mais progressivos.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Alfabetização: dificuldades e estratégias nas práticas alfabetizadoras(2024-06-19) DIAS, Débora Mendes; LIMA, Maria do Socorro Pereira; http://lattes.cnpq.br/7102997355677802Este artigo tem como objetivo principal analisar as práticas alfabetizadoras (leitura e escrita) em uma escola da rede pública do município de Abaetetuba, a fim de verificar as dificuldades e possibilidades de estratégias no processo de ensino e aprendizagem. As questões que nortearam a pesquisa foram: Como é desenvolvido o fazer pedagógico docente para o ensino da leitura e escrita? Quais as dificuldades enfrentadas no trabalho de alfabetização na sala de aula? Que estratégias são criadas para superar as dificuldades?. A pesquisa tem abordagem qualitativa e se procedeu em duas etapas: a primeira etapa foi de observações na escola-campo, especificamente numa turma do 2º ano do ensino fundamental. Na segunda etapa da pesquisa estabeleceu-se um período de aplicação de atividades de intervenção didática com o intuito de favorecer a aprendizagem das crianças em processo de alfabetização. Como referencial teórico, usou-se como embasamento os seguintes autores: Soares (2020), Soares (2016), Frade (2005), Marques et al. (2006), Falabelo et al (2020), Braggio (1992), Kramer (2019), Mortatti (2006), Libâneo (1990), Alves-Mazzotti e Gewandsznajder, Minayo (2007). Os resultados desta investigação apontam que a prática alfabetizadora alicerçada em métodos tradicionais, rígidos, mecânicos, descontextualizados, que privilegiam os aspectos da codificação e decodificação, apresenta-se como um decisivo fator que pode atuar como um empecilho, dificultando a aprendizagem dos alunos. Dessa forma, acredita-se no processo de alfabetização e letramento tendo o texto como eixo central para o processo de aprendizagem, visto que é uma proposta mais atrativa e motivadora, além de ser uma prática que se preocupa com os aspectos materiais, sociais e linguísticos para a construção do conhecimento significativo pelo aluno.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Alfonsina Storni: Análisis de la representación de la mujer en los poemas capricho, tú me quieres blanca y bien pudiera ser(2024-06-27) RODRIGUES, Cássia Núbia Celso; LIMA, Maria José Souza; http://lattes.cnpq.br/1175447822304778; https://orcid.org/0009-0009-0971-1662O presente trabalho pertence a área da literatura e pretende analisar a representação da figura feminina nas composições poéticas Capricho, Tú me Quieres Blanca e Bien Pudiera Ser de Alfonsina Storni, o estudo será desenvolvido através de uma análise da escrita, do estilo e da forma da autora nos poemas em questão, incluindo a exposição de aspectos importantes na literatura e na poesia que contribuem para esta pesquisa. Por essa razão, o objetivo principal deste trabalho é analisar a representação da mulher nos poemas de Alfonsina Storni, contextualizando o período de sua produção, a fim de compreender a influência de suas visões sobre o papel da mulher na sociedade. Também examina os poemas de Alfonsina Storni e sua relevância na literatura latino-americana, além de identificar a voz poética feminina expressa nos poemas supracitados e descrever a representação e sua importância. Assim, a abordagem é de natureza qualitativa e bibliográfica para o conhecimento do objeto de estudo. Com base nisso, serão mencionadas as contribuições de Rocha (2013), Retamar (2020), Borges (1988), Paz; Stanton (1998), Beauvoir (2009), Bourdieu (2017), Martínez (1998) entre outros. Como resultado, foi possível perceber que a representação da mulher nos poemas de Alfonsina Storni contribui para um olhar mais crítico e reflexivo sobre o papel da mulher na sociedade desde a contribuição literária da autora, tendo em vista que a forma como ela expressa através da crítica sua experiência pessoal como mulher no contexto de sua época e a realidade que outras mulheres viviam.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Alimentação escolar, um dos fundamentos para uma educação de qualidade, numa perspectiva social e de análise de políticas públicas de alimentação escolar no Brasil(2024-07-04) SILVA, Jorge Borges da; SOUZA, Alexandre Augusto Cals e; http://lattes.cnpq.br/2652815221358066; https://orcid.org/0000-0002-1424-5055Este trabalho apresenta pontos extremamente relevantes para compreensão da finalidade da alimentação escolar como fundamento indispensável para promoção de educação e crescimento de condições de igualdade. A alimentação escolar é um direito humano e social de todas as crianças, adolescentes e adultos que frequentam as escolas públicas e um dever do Estado, Governo Federal, Estadual, municipal e distrital. O artigo tem como objetivo principal ampliar a compreensão sobre a finalidade social e política da alimentação escolar como direito humano. Com o intuito de proporcionar uma discussão aprofundada no que concerne a questões fundamentais para o conhecimento de direitos, benefícios, análise de desenvolvimento e controle das políticas públicas de distribuição de merenda escolar no Brasil. Para tanto, analisaremos as diretrizes do PNAE e artigos que estão contido na lei n°11.947, de 16 junho de 2009, entres outros fatores importantes.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Alternativas metodológicas para revisão de matemática para alunos do 6º ano(2022-06-20) MEIRELES, Francisco Xavier Campelo; BARROS, Osvaldo dos Santos; http://lattes.cnpq.br/8886478452699437O presente artigo tem como tema, alternativas metodológicas para revisão de matemática para alunos do 6º ano do ensino fundamental, tem como objetivo revisar as operações básicas da matemática utilizando metodologias já estuda que pode ser aplicada facilmente em sala de aula. Destaca-se nessa pesquisa um estudo sobre o ensino e aprendizagem, o papel do professor e as metodologias que auxilia na aprendizagem das operações básica sendo elas: Tábua de Pitágoras; Multiplicação com as mãos; Multiplicação chinesa, o processo da divisão pela soma e atividades complementar para o ensino e aprendizagem das operações básicas.