Curso de Língua Espanhola - CABAE
URI Permanente para esta coleção
Campus de Abaetetuba /
Bibliotecária: Luciane Silva da Silva
Fone: (91) 3201-7089
E-mail: bibabaetetuba@ufpa.br
Site: http://www.ufpa.br/cubt
Navegar
Navegando Curso de Língua Espanhola - CABAE por CNPq "CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS"
Agora exibindo 1 - 17 de 17
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) “Acuerdadate de mí”: una propuesta de actividade con juego de tablero para clases de E/LE con enfoque intercultural entre México y Brasil(2024-07-12) SARGES, Gabriela de Jesus Gonçalves de; RIBEIRO, Márcio de Abreu; http://lattes.cnpq.br/6362089190344124Essa investigação centra-se na área do ensino aprendizagem, isso pois, apresenta uma proposta com jogo de tabuleiro para a utilização de professores e alunos com a intenção de trabalhar o processo da interculturalidade entre México e Brasil. Para tanto, a interculturalidade é um marco no estudo de línguas estrangeiras, isso porque para estudar-se a um outro idioma há que conhecer-se os costumes e tradições que cercam os falantes nativos dessa língua meta, assim como, a cultura deles, observando a estes fatos, nossa investigação se justifica no interesse em expandir os estudos interculturais junto ao idioma hispano no Brasil, somando a isso buscamos enfatizar a importância dos jogos lúdicos, em especifico os jogos de tabuleiro, como uma ferramenta estratégica para o professores utilizarem em suas aulas. Com esse olhar, o objetivo desse trabalho é fomentar a importância dos aspectos interculturais para o ensino do espanhol como língua estrangeira, enfatizando a extrema relevância dos recursos lúdicos pedagógicos nesse processo. Nesse sentido, nossa metodologia de investigação contém uma abordagem de caráter bibliográfico e pesquisa de campo, assim como o aporte teórico que fundamenta essa pesquisa está centrada nos escritos de autores como Kraviski y Bergmann (2006), Candau (2012) Alsina (2004) y Chacón (2008). Os resultados apontam que nossa proposta de jogo de tabuleiro “Acuérdate de mí” é uma ferramenta que impulsiona o desenvolvimento do espanhol nos mais distintos níveis de aprendizagem, sendo um material inovador e incentivador para os professores e alunos. Por fim, com base no conteúdo desenvolvido e na análise da pesquisa sobre o jogo elaborado, concluímos então que os recursos lúdicos misturados ao dinamismo e a interculturalidade podem ser grandes precursores no desenvolvimento do espanhol nas escolas brasileiras.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Alfonsina Storni: Análisis de la representación de la mujer en los poemas capricho, tú me quieres blanca y bien pudiera ser(2024-06-27) RODRIGUES, Cássia Núbia Celso; LIMA, Maria José Souza; http://lattes.cnpq.br/1175447822304778; https://orcid.org/0009-0009-0971-1662O presente trabalho pertence a área da literatura e pretende analisar a representação da figura feminina nas composições poéticas Capricho, Tú me Quieres Blanca e Bien Pudiera Ser de Alfonsina Storni, o estudo será desenvolvido através de uma análise da escrita, do estilo e da forma da autora nos poemas em questão, incluindo a exposição de aspectos importantes na literatura e na poesia que contribuem para esta pesquisa. Por essa razão, o objetivo principal deste trabalho é analisar a representação da mulher nos poemas de Alfonsina Storni, contextualizando o período de sua produção, a fim de compreender a influência de suas visões sobre o papel da mulher na sociedade. Também examina os poemas de Alfonsina Storni e sua relevância na literatura latino-americana, além de identificar a voz poética feminina expressa nos poemas supracitados e descrever a representação e sua importância. Assim, a abordagem é de natureza qualitativa e bibliográfica para o conhecimento do objeto de estudo. Com base nisso, serão mencionadas as contribuições de Rocha (2013), Retamar (2020), Borges (1988), Paz; Stanton (1998), Beauvoir (2009), Bourdieu (2017), Martínez (1998) entre outros. Como resultado, foi possível perceber que a representação da mulher nos poemas de Alfonsina Storni contribui para um olhar mais crítico e reflexivo sobre o papel da mulher na sociedade desde a contribuição literária da autora, tendo em vista que a forma como ela expressa através da crítica sua experiência pessoal como mulher no contexto de sua época e a realidade que outras mulheres viviam.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Análisis de la eroticidad en poemas de Pabo Neruda y Julia Santibáñez: una propuesta aplicada a un grupo del nivel superior en el campus de Abaetetuba-Pa(2023-06-30) ALMEIDA, Joelma Trindade de; LIMA, Maria José Souza; http://lattes.cnpq.br/1175447822304778Este trabalho discute sobre a importância de utilizar poemas com temáticas eróticas para auxiliar no ensino da literatura aos docentes em formação do curso de língua espanhola, no ensino superior (E/LE). Inicialmente, observamos a carência que existe em se analisar e refletir sobre os poemas que contenham uma visão acerca das temáticas do erótico na Universidade Federal do Pará (UFPA) – Campus de Abaetetuba, que necessita ter um contato maior com esse tipo de texto literário. Para essa reflexão, nos baseamos em Cândido (2009), que trata do estudo da literatura como processo de formação do cidadão, a partir do ponto de vista social, Rodríguez (2005), que esclarece sobre o erótico e Chiama de Jones (2010), que nos mostra uma visão da importância de apresentar a literatura de uma maneira mais dinâmica para os estudantes, trazendo propostas de aplicação de atividades que despertem o interesse do aluno em aprender. A metodologia utilizada partiu da percepção em trabalhar textos eróticos no curso de Licenciatura em Letras – Língua Espanhola na UFPA os textos literários, logo realizamos a aplicação de um questionário com dez perguntas (três objetivas e sete discursivas) em uma turma do sétimo período do curso de Letras – Língua espanhola, na disciplina de textos literários, na UFPA, composta por 13 alunos, com a intenção de comprovar se os alunos tem consciência de como dos poemas “Cuerpo de mujer”, de Pablo Neruda e “Las dos”, de Julia Santibáñez. Como resultado, foi possível observar como a exploração de poemas com temáticas eróticas pode favorecer o processo de ensino dos estudantes, fazendo com que ampliem seus conhecimentos, conseguindo assim, analisar outros poemas eróticos.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Aspectos de la decolonialidad en la visión de los vencidos de Miguel Léon-Portilla(2023-06-30) VIEIRA, Evair de Oliveira; LIMA, Maria José Souza; http://lattes.cnpq.br/1175447822304778Este trabalho tem como objetivo fazer uma análise da decolonialidade na obra La visión de los vencidos de 1959, do autor mexicano Miguel Luis León Portilla. A obra retrata o processo da conquista do México, desde a chegada dos europeus até a queda do império Azteca que estava localizado na região. Utilizando uma abordagem de caráter qualitativo, buscamos identificar aspectos da decolonialidade, especificamente dando ênfase aos capítulos I, II, III, IV, V, IX e XV da obra, mostrando assim outra visão em relação a conquista da América Latina; sendo assim a investigação inclui a teoria de Bethell (1990) que também retrata a relação entre nativos e os europeus, além de Esteves e Zanoto (2010) que relata como se construiu o imaginário em relação o continente latinoamericano a partir da concepção europeia, assim como o autor O'Gorman (2006), entre outros que vão contribuir nesse estudo de análise teórica a partir de passagens da obra, com Avila (2021) que descreve a decolonialidade como uma proposta para confrontar o pensamento moderno, na atualidade tem grande importância na desconstrução dos conceitos impostos sobre povos marginalizados. Com isso, acreditamos que La visión de los vencidos é uma obra relevante, levando em consideração sua estrutura e relatos presentes em cada capítulo, que de acordo com Corrêa (2019) Léon-Portilla propõe a inversão da lógica eurocêntrica através de aspectos da decolonialidadeTrabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Culturele: una propuesta de juego de tablero para el aprendizaje de los contenidos culturales en ele(2023-06-30) CARVALHO, Obeden Ferreira de; LIMA, Maria José Souza; http://lattes.cnpq.br/1175447822304778O objetivo deste trabalho es una propor um jogo de tabuleiro cultura com setenta e duas fichas de perguntas e respostas para o ensino das culturas dos países de língua oficial espanhola. Estudos anteriores mostraram que o jogo é um dos meios de exploração de hábitos que se manifestam em todos os seres humanos. No entanto, as salas de aula poderiam ser espaços lúdicos de obtenção de conhecimento e cultura com atividades mais prazerosas e significativas. O professor deve recorrer a diferentes técnicas e métodos de ensino para transmitir e construir o conhecimento dos seus alunos. Então o jogo se constitui em um recurso didático com alto nível de riqueza que carrega informação, cultura, direitos e valores em uma aula de E/LE. Assim, esta análise tem como objetivo conhecer a influência das metodologias lúdicas na aprendizagem da cultura dos alunos de língua estrangeira, a pesquisas e baseia em uma abordagem qualitativa de hipóteses descritivas, comum a amostra de 20 alunos da instituição de ensino Universidade Federal Campus Abaetetuba Pará , para o qual foi aplicado o jogo de tabuleiro culturele e uma pesquisa com a atividade voltada para a cultura dos países de língua espanhola. Os efeitos indicaram significativos quanto ao interesse demonstrado pelos alunos quanto ao uso de jogos de tabuleiro para o ensino da cultura, portanto, conclui-se que as metodologias lúdicas favorecem o aprendizado cultural e promovem o desenvolvimento integral do indivíduo, tanto no aspecto físico, aspectos emocionais, sociais e intelectuais, favorecendo a observação, a reflexão e o espírito crítico, enriquecendo o vocabulário, fortalecendo a autoestima e desenvolvendo a criatividade. Para o desenvolvimento deste artigo, foram necessários autores que indagassem sobre cultura, brincadeiras e jogos de tabuleiro, bem como fundamentassem os temas discutidos. “Cultura”,Durão, (1999), López (2004), “Lúdico” Huizinga (2004), Fuentes (2008), Benítez(2010),“Board Game” De Paula Chaugurif (2008), Fernández games (1997), "Motivação" Friedmann(1970) Fringerman (1996) que foram fundamentais para o resultado deste trabalho.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) El criollismo en el cuento caballero carmelo de Abraham Valdelomar(2023-06-30) SARGES, Leidiane Lobato; LIMA, Maria José Souza; http://lattes.cnpq.br/1175447822304778O artigo a ser apresentado, tem como objetivo mostrar a importância da literatura em uma narrativa mais específica, no caso, o conto, bem como analisar o gênero literário do conto "el caballero carmelo" (1913) do autor Abraham Valdelomar, que se refere aos contos crioulos e por isso também abordará o “criollismo” em diversos contextos através das visões, conceitos e características e o que influenciou a literatura regionalista da época em que esses povos celebravam sua independência, especificamente o primeiro século. Essa investigação está estruturada em seções, nas quais veremos a importância do criollismo latino-americano, onde o autor modernista Abraham Valdelomar faz sua representação através de suas obras. Neste artigo especificamente, o conto El caballero Carmelo, no qual Valdelomar expressa toda sua admiração ruralista, mostrando as características criollas, a partir do momento em que enfatiza com riquezas de detalhes a descrição da natureza e dos ambientes onde se passa a narrativa. Além disso, com a análise, observaremos as características do criollismo contidas no conto, a obra também envolverá escritores que terão seu protagonismo nas seções que conceituam a literatura peruana, o gênero do conto e seu protagonismo em seus estudos literários, autores como: Terry Eagleton (2006) que fala sobre a importância de conhecer a literatura, Édouard Glissant,(2005) o filósofo da 'crioulização', Iván Égüez (1996) que nos mostrará o que é o conceito de curta histórias é e as diferenças entre esse gênero e os demais gêneros que podemos encontrar na literatura, além de Abraham Valdelomar, autor da própria história que será trabalhada.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) El uso de la metodología activa: propuestas de actividades con juego lúdico de la memória utilizando los léxicos de los colores, frutas y animales para alumnos del 6º año de la enseñanza primaria y 1º año de la enseñanza media de la educación básica(2024-07-12) SANTOS, Tanayara Lobato dos; RIBEIRO, Márcio de Abreu; http://lattes.cnpq.br/6362089190344124O presente artigo faz uma abordagem sobre a utilização de metodologias ativas de ensino-aprendizagem, que apresentará uma proposta de intervenção pedagógica utilizando o vocabulário das cores, frutas e animais por meio de atividades com jogos lúdicos nas aulas de espanhol. O trabalho se justifica a partir das observações realizadas durante as práticas supervisionadas I e II nas escolas Terezinha de Jesus Ferreira Lima e São Francisco Xavier, na cidade de Abaetetuba-Pa. Neste sentido, o artigo tem como objetivo geral estimular, contribuir e salientar a importância das metodologias ativas com jogos lúdicos, os objetivos específicos visam desenvolver atividades que promovam a proatividade e as competências dos alunos em aula através do jogo da memória, envolvendo os alunos de forma mais ativa na sua própria aprendizagem, estimulando a criatividade, a sua colaboração e autonomia. A metodologia da pesquisa é de natureza bibliográfica, com informações extraídas de artigos científicos e blogs. Para o referencial teórico foram selecionados textos de autores como Araújo (2015), Cambi (1999), Freire (1999 e 2006), Barbosa e Moura (2013), Pimenta (2002) que se referem aos primeiros indícios da metodologia ativa. Os resultados da pesquisa apontam que através das metodologias ativas utilizando os jogos lúdicos com o jogo da memória, podem ajudar os alunos a desenvolver, e aperfeiçoar suas habilidades de memorização, tornando-se assim, o aprendizado mais divertido e motivador. Além disso, ao aumentar o empenho do estudante nas atividades e no processo de aprendizagem, estimula-se a criatividade e incentiva-se- lhes a pensar de forma mais ampla e assim explorar diferentes possibilidades.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Elemprende: una propuesta de cartilla didáctica para la enseñanza de E/LE con el uso de las herramientas digitales y/o educacionales Canva, Jamboard, Padlet y Quizlet.(2024-06-27) CARDOSO, Ana Claudia Barreto; LIMA, Maria José Souza; http://lattes.cnpq.br/1175447822304778; https://orcid.org/0009-0009-0971-1662Durante o processo de ensino de espanhol como língua estrangeira, é perceptível a dificuldade de muitos professores em conseguir manter um processo de ensino proveitoso durante as aulas. Com base nesta observação, o presente trabalho, visa discorrer sobre a construção e evolução de um material didático voltado para auxiliar professores no processo de aprendizagem de alunos do curso de língua espanhola. A elaboração dessa pesquisa se fez necessária para o enfrentamento dos desafios atuais, produzindo um recurso prático para auxiliar professores a atender as demandas de uma pratica educacional eficaz e dinâmica, promovendo atividades interativas. Além disso, incentivar a participação ativa de docentes e alunos, contribuindo para um aprendizado mais significativo, adaptado aos contextos contemporâneos. Assim sendo, o objetivo desta pesquisa é refletir e elaborar uma cartilha didática utilizando aplicativos digitais e/o educacionais como o Canva, Jamboard, Padlet e Quizlet no ensino de espanhol. Onde o propósito é facilitar o desenvolvimento das quatro habilidades linguísticas: falar, ouvir, ler e escrever. Destacar a importância do ensino do espanhol como língua estrangeira, assim como o papel das ferramentas, na melhoria do ensino do idioma. Neste trabalho, foi utilizada a metodologia de pesquisa descritiva para explorar o tema proposto. Essa metodologia nos permitiu observar e descrever com precisão os fenômenos analisados sem influenciá-los. Baseamo-nos em autores como Trujillo Sáez (2022), González Valencia (2015) e Lima (2023), entre outros, usando fontes secundárias/terciárias e combinando uma abordagem qualitativa/quantitativa. Durante o desenvolvimento descrevemos a estrutura, o conteúdo e as perspectivas da cartilha ELEmprende, avaliamos sua eficácia através da aplicação de um questionário semiestruturado, composto por 18 perguntas relacionadas a viabilidades da cartilha didática a professores de espanhol, os quais possuíam os mais variados graus de instrução, sendo eles graduados, mestres e doutores. Com isso, os resultados da pesquisa revelam que a cartilha conseguiu demonstrar relevância e interesse nos professores, além da qualidade das propostas e organização com a abordagem dos quatro aplicativos como facilitadores, abrindo novas possibilidades e oferecendo suporte prático e acessível para o ensino-aprendizagem do espanhol como língua estrangeira.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) La casa de Bernarda Alba: la casa como representación de la ley y de la opresión, simbologías y metáforas del teatro lorquiano(2023-06-30) DIAS, Cláudio José; LIMA, Maria José Souza; http://lattes.cnpq.br/1175447822304778Este trabalho tem como objetivo analisar a obra La casa de Bernarda Alba (1936) do autor espanhol Federico García Lorca, em seu gênero trágico a partir dos aspectos simbólicos e linguísticos de seu estilo presentes na obra. Desta forma, o corpus analítico desta pesquisa será a edição do ano (1985), com cento e quarenta e três páginas, de uma peça teatral na qual emergem elementos característicos da literatura trágica espanhola do século XX, que vem crescendo desde o século VI quando teve seu surgimento e desenvolvimento inicialmente na Grécia e posteriormente em vários países. Em compensação, reconhecendo a extensão desse gênero, a presente investigação delimitou-se em três temas: um ambiente de lei e opressão, a presença de diálogos carregados de símbolos e metáforas, e as características do estilo teatral de Lorca. Nesse sentido, a abordagem é de natureza qualitativa e bibliográfica según indica Marconi y Lakatos (2003), se trabalhará as teorias sobre a literatura trágica de Álvarez (2009), Lesky (2021), Autoridade e liberdade (GONZÁLEZ, 2012), Realidad y simbolos (MARTINEZ, 1965)., além dos estudos sobre a peça La casa de Bernarda Alba (1936), e diversos outros autores que contribuirão para este estudo de análise teórica. Assim, por meio desta investigação, busca-se demonstrar a presença do trágico lorquiano na obra. Uma vez que a tragédia é um gênero dramático e teatral criado na Grécia antiga no século IV aC, atingindo seu máximo esplendor nos séculos VI, mas através de Lorca se empreendeu uma profunda renovação teatral na Espanha. Seus principais argumentos giram em torno da combinação de verso e prosa, elementos cultos, expressão de sentimentos humanos, aproximação com o popular, ambientes opressores que condicionam a liberdade das personagens, protagonistas femininas, linguagem simples e direta, bem como a presença de símbolos e metáforas de extraordinária plasticidade, atribuindo ao teatro um papel profissional de integração social. Outro argumento importante é a liberdade que aparece exercida nos dramas del autor. Pretendo que este trabalho possa contribuir para fornecer novos dados sobre o estilo teatral trágico de Lorca e assim deixar novos recursos para serem utilizados por outros acadêmicos em seu crescimento no estilo de lorquiano.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) La enseñanza del Español como lengua extranjera enfocada a alumnos(as) de la educación secundaria con discapacidad visual: una propuesta didáctica a través del juego de tablero “Más allá del arco iris”(2024-07-19) MOREIRA, Eraldo Alcantara; LIMA, Maria José Souza; http://lattes.cnpq.br/1175447822304778; https://orcid.org/0009-0009-0971-1662O presente trabalho centra-se no campo de estudo do ensino-aprendizagem de ELE e inclusão e tem como objetivo refletir o ensino do espanhol como língua estrangeira voltado para alunos da educação secundaria com deficiência visual, com vistas a expor uma proposta didática por meio do jogo de tabuleiro intitulado "Mas Allá del Arco Iris", aplicado para um aluno com deficiência visual. Na verdade, além disso, outros objetivos são discutir a deficiência visual, especificamente, a aprendizagem de E/LE, bem como, compreender a importância do brincar em sala de aula, expor aspectos da literatura através do gênero literário conto, conteúdos como humores e cores no idioma em questão. Assim, no que diz respeito à metodologia do trabalho, foi realizada uma revisão bibliográfica utilizando autores como Freire (1987), Pedraza Jiménez (1996), Vigotski (1997), Gil (2000), Cortázar (2006), Albaladejo García (2007), Nunes e Lomônaco (2010), Vitores (2022), entre outros, além de uma análise qualitativa e uma pesquisa de campo onde buscamos observar, aplicar e analisar o jogo aplicado a um aluno com 1 Aluno de la carrera de Letras- Español (UFPA) Universidade Federal do Pará- Campus Universitario de Abaetetuba. Correo electrónico: alcantaraheraldo20@gmail.com 2 Mestra em Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES- UFPA). Profesora de la carrera de Letras – Licenciatura en Lengua Española, Faculdade de Ciências da Linguagem da UFPA –Campus Universitario de Abaetetuba. Correo electrónico: mariajoselima@ufpa.br 8 deficiência visual da Escola Santa Luzia no Algodoal bairro, município de Abaetetuba-PA. Ressalta-se que, logo após a aplicação do questionário de 12 perguntas seguiu-se a resposta do participante sobre o potencial da proposta do jogo. Assim, como resultados, a pesquisa revelou que a proposta apresentada é muito relevante pois favorece o desenvolvimento do ensino de espanhol como língua estrangeira de forma interativa, criativa e lúdica, o que proporciona aprendizagem e uma contribuição para os estudos de ELE para alunos deficiência visual.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) La práctica de la oralidad en las clases de español entre alumnos y profesores en una escuela pública en Abaetetuba-pa(2023-07-01) RIBEIRO, Mariana de Fátima Silva; RIBEIRO, Márcio de Abreu; http://lattes.cnpq.br/6362089190344124Este artigo trata, como enfoque principal da temática sobre a oralidade e tem como objetivo analisar a pratica da oralidade nas aulas de espanhol na escola pública de Ensino Fundamental e Médio Esmerina Bou-Habib entre alunos e professoras na cidade de Abaetetuba-Pa. Para chegar a esse ponto central do trabalho, foram considerados como embasamentos teóricos Baralo (2000), Llach (2006), Ladino e Bernales (2018) e Yong (2015), os quais trataram a temática do trabalho. A metodologia da investigação está constituída de pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo com enfoque na habilidade oral. A continuação prossegue com a análise do corpus da pesquisa que propõe analisar as 5(cinco) perguntas de 5(cinco) alunos y duas (2) professoras. E finalmente, as considerações finais que apresentam os resultados da pesquisa referente ao processo da prática da oralidade na rede pública de ensino entre alunos e professoras.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) La representación de la negritud y del prejuicio en la obra “Cartas a mi mamá de Teresa Cárdenas”(2024-06-27) SILVA, Elialda Farias; LIMA, Maria José Souza; http://lattes.cnpq.br/1175447822304778; https://orcid.org/0009-0009-0971-1662O objetivo deste trabalho é falar sobre a importância da obra Cartas para minha mãe como literatura negra e analisar a representação da negritude e do preconceito. Então, a ênfase nesta pesquisa é dar voz e visibilidade às autorias que falam da negritude e aos autores que defendem a literatura negra. Soma-se a isso o fato de a palavra “representação” ter se tornado conhecida por um público mais amplo, o que torna necessário perguntar quais identidades estariam representadas na literatura atual. Consequentemente, o corpus analítico trabalhado é a segunda edição da obra Cartas para minha mãe (1997). Esta pesquisa é de natureza qualitativa e contamos com o apoio de escritoras negras como Noémia de Sousa (1951), Teresa Cárdenas (1997), Munanga (2020), Paulette Nardal (2022). Os resultados demonstram a importância da literatura de autores negros e, principalmente, da obra de Teresa, numa produção literária amplamente dominada pela figura masculina, principalmente ao confirmar a representação da negritude e do preconceito em fragmentos de sua obra Cartas para minha mãe, o estudo também contribui para a avaliação da representação negra das produções literárias de autores negros na literatura latino-americana. Portanto, justificamos a realização deste estudo devido à relevância da temática da narrativa selecionada e da caracterização inovadora da personagem principal, a qual pode contribuir com a emancipação de jovens leitores.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) La traducción como herramienta en la enseñanzaaprendizaje de español como lengua extranjera(2016) FREITAS, Elita Ferreira de; VELÁSQUEZ, Ana Paula do Nascimento; http://lattes.cnpq.br/3494070788703772Este trabalho aborda a importância da tradução como ferramenta de apoio ao ensino-aprendizagem de espanhol como língua estrangeira. Para isso será realizado um breve histórico sobre a relação da tradução com as metodologias de ensino de línguas, buscando esclarecer fatores que levaram a criação de uma visão equivocada que muitos educadores possuem atualmente da tradução. Em seguida, será feita uma explanação acerca da importância dos erros e da língua materna no processo de aquisição de um novo idioma, a fim de conscientizar até que ponto podem ser maléficos ou benéficos. O trabalho traz ainda a exposição de alguns argumentos contrários e outros favoráveis ao uso da tradução no aprendizado de espanhol como lingua estrangeira. O objetivo dessa pesquisa é fazer um resgate de pontos positivos capazes de justificar o emprego da tradução como ferramenta de auxílio no ensinoaprendizagem da língua estrangeira, tendo como suporte teórico estudos de autores como Leffa, Durão, Romanelli, Hurtado Albir, dentre outros. Além do mais, pretende-se também fazer uma retomada da discussão que essa temática envolve, assim como explicitar as razões linguísticas, políticas e ideológicas que fazem com que essa técnica didática seja estigmatizada ou mesmo renegada nas aulas de língua estrangeira.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Salud y educación: el nivel de exigencias y la salud mental de algunos estudiantes de grado en letras Lengua Española 2020 de la Universidad Federal del Pará, campus de Abaetetuba(2024-09-11) RODRIGUES, Marisa Dias; RIBEIRO, Márcio de Abreu; http://lattes.cnpq.br/6362089190344124Este artigo está localizado na área de educação e saúde, que apresentará o nível de exigência e saúde mental de alguns alunos do curso de Letras da Língua Espanhola 2020 da Universidade Federal do Pará, campus Abaetetuba. A justificação da investigação foi dada a partir das observações de alguns alunos do grupo Espanhol 2020 que manifestaram a sua insatisfação com o nível de exigência em determinadas disciplinas, o que teve um impacto negativo na sua saúde mental. A metodologia da pesquisa é classificada como de natureza bibliográfica, com informações extraídas de livros, artigos científicos e sites; além de pesquisa de campo online por meio de questionário no Google Forms. Para o referencial teórico foram selecionados textos de autores como Silva Filho (2007), que discute problemas de saúde mental que podem comprometer o desempenho acadêmico dos estudantes, bem como Santos (2000), que retrata os comportamentos de risco dos estudantes do ensino superior, Almeida Filho (1999), com a discussão do período de transição que o universitário passa ao ingressar na universidade e Gomes (2008), que trata da definição e dos conceitos de saúde mental. Os resultados da pesquisa indicam que os estudantes que conseguem superar as dificuldades que enfrentam na transição do ensino básico para o ensino superior geralmente chegam com a saúde mental gravemente comprometida, pois enfrentam diversos problemas ao longo da carreira acadêmica, o que muitas vezes não recebe o devido. atenção necessária, impactando negativamente no seu nível de aprendizagem e gerando desmotivação, além de outros problemas de saúde mental entre esses estudantes do ensino superior.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Tecnologías y educación: el uso de la aplicación duolingo escuela en el celular como propuesta de complemento curricular tradicional para profesores de Español LE(2024-07-12) GONÇALVES, Paola Belo; RIBEIRO, Márcio de Abreu; http://lattes.cnpq.br/6362089190344124Esta pesquisa está inserida na área de ensino e aprendizagem e busca refletir sobre os avanços das tecnologias na educação e no uso do telefone celular como ferramenta educacional, Também investiga suas vantagens e desvantagens dentro das classes, Ou como uma reflexão sobre o uso do aplicativo Duolingo como uma ferramenta metodológica para amenizar esses distúrbios que o celular pode gerar na educação. O estudo justifica-se pela flexibilidade, motivação e personalização da aprendizagem que a aplicação inserida no telefone pode oferecer para o aluno e professor dentro e fora da sala de aula. Assim, o objetivo geral é a utilização de Duolingo para a escola como uma forma de amenizar o uso indevido do celular na sala de aula, E usá-lo como uma forma estratégica para ajudar os educadores a rever seus conhecimentos da língua espanhola. Já os objetivos específicos são: gerar interação nas aulas, promover o autodidatismo e complementar o currículo tradicional. Na metodologia, utilizou-se a abordagem bibliográfica e qualitativa. A contribuição teórica tem como autores principais José Moran (2007, 2017, 2018), Renato Soffner (2013), Maria Moraes (1997), e outros que ajudaram a desenvolver o tema proposto. Os resultados evidenciam a evolução das tecnologias na educação até a atual era dos celulares. Além disso, demonstrou se a importância de incluir uma metodologia eficaz para atenuar as desvantagens que o telefone móvel pode causar no ambiente escolar, Para que o aplicativo seja usado de forma consistente e responsável, contribui significativamente para a integração do telefone nas aulas, fazendo com que os alunos se comprometam, Usando seus telefones celulares de uma forma dinâmica e atraente, favorecendo sua criatividade através da aprendizagem ativa.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Traducción comentada y anotada de la leyenda de la chicha, de Jenaro Herrera(2023-12-14) SANTOS, William Andrade dos; NASCIMENTO, Lilian Cristina Barata Pereira; http://lattes.cnpq.br/8988695521604964; https://orcid.org/0000-0003-3587-849XTrabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Variación linguistica: um estudio comparativo entre las expresiones idiomáticas y jergas de los países Chile y Argentina(2024-07-12) SANTOS, Amanda Gomes; RIBEIRO, Márcio de Abreu; http://lattes.cnpq.br/6362089190344124Esta pesquisa se concentra no campo da linguística, a qual faz um estudo comparativo das expressões idiomáticas e gírias do Chile e da Argentina, explorando suas semelhanças e diferenças culturais, históricas e sociais. Em primeiro lugar, este estudo se justifica por seu interesse acadêmico e cultural, já que as expressões idiomáticas facilitam uma comunicação mais efetiva e promovem a integração cultural entre os dois países. Além disso, a pesquisa é útil para estudantes de idiomas e para aqueles que desejam entender como a linguagem e as expressões idiomáticas refletem o contexto sociocultural de ambos os países, analisando seu uso em situações cotidianas. Portanto, o objetivo do artigo é comparar as 3 (três) expressões idiomáticas “pololo”, “pasarlo chancho” y “pasarla bomba”; y as 3 (três) gírias, que são: “taco”, “luca” y “curado(a)”, utilizadas no Chile e na Argentina e compreender suas semelhanças e diferenças, buscando identificar os aspectos culturais, históricos e sociais que influenciaram o surgimento e a evolução dessas expressões em ambos os países. A contribuição teórica se baseia nas principais obras de Saussure (2002), Orellana (2017), González (2015), Moreno Fernández (2010), Marta González (2015), entre outros, com o objetivo de compreender o contexto e a evolução dessas expressões ao longo do tempo. Quanto à metodologia, este trabalho é de caráter bibliográfico e qualitativo, o que permite uma análise exaustiva de diversas fontes escritas e digitais, demonstrando que as expressões idiomáticas são uma parte essencial de qualquer língua e refletem a cultura, as tradições e as formas de pensar de uma determinada comunidade linguística. Finalmente, os resultados destacam não só as semelhanças e diferenças nas expressões utilizadas, mas também as influências dos contextos históricos e sociais na formação das mesmas. Em conclusão, este trabalho contribui para o entendimento mais profundo das sutilezas linguísticas e culturais entre Chile e Argentina, promovendo ideias relevantes para estudos linguísticos e antropológicos na região.