Curso de Língua Espanhola - CABAE
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) “Acuerdadate de mí”: una propuesta de actividade con juego de tablero para clases de E/LE con enfoque intercultural entre México y Brasil(2024-07-12) SARGES, Gabriela de Jesus Gonçalves de; RIBEIRO, Márcio de Abreu; http://lattes.cnpq.br/6362089190344124Essa investigação centra-se na área do ensino aprendizagem, isso pois, apresenta uma proposta com jogo de tabuleiro para a utilização de professores e alunos com a intenção de trabalhar o processo da interculturalidade entre México e Brasil. Para tanto, a interculturalidade é um marco no estudo de línguas estrangeiras, isso porque para estudar-se a um outro idioma há que conhecer-se os costumes e tradições que cercam os falantes nativos dessa língua meta, assim como, a cultura deles, observando a estes fatos, nossa investigação se justifica no interesse em expandir os estudos interculturais junto ao idioma hispano no Brasil, somando a isso buscamos enfatizar a importância dos jogos lúdicos, em especifico os jogos de tabuleiro, como uma ferramenta estratégica para o professores utilizarem em suas aulas. Com esse olhar, o objetivo desse trabalho é fomentar a importância dos aspectos interculturais para o ensino do espanhol como língua estrangeira, enfatizando a extrema relevância dos recursos lúdicos pedagógicos nesse processo. Nesse sentido, nossa metodologia de investigação contém uma abordagem de caráter bibliográfico e pesquisa de campo, assim como o aporte teórico que fundamenta essa pesquisa está centrada nos escritos de autores como Kraviski y Bergmann (2006), Candau (2012) Alsina (2004) y Chacón (2008). Os resultados apontam que nossa proposta de jogo de tabuleiro “Acuérdate de mí” é uma ferramenta que impulsiona o desenvolvimento do espanhol nos mais distintos níveis de aprendizagem, sendo um material inovador e incentivador para os professores e alunos. Por fim, com base no conteúdo desenvolvido e na análise da pesquisa sobre o jogo elaborado, concluímos então que os recursos lúdicos misturados ao dinamismo e a interculturalidade podem ser grandes precursores no desenvolvimento do espanhol nas escolas brasileiras.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Alfonsina Storni: Análisis de la representación de la mujer en los poemas capricho, tú me quieres blanca y bien pudiera ser(2024-06-27) RODRIGUES, Cássia Núbia Celso; LIMA, Maria José Souza; http://lattes.cnpq.br/1175447822304778; https://orcid.org/0009-0009-0971-1662O presente trabalho pertence a área da literatura e pretende analisar a representação da figura feminina nas composições poéticas Capricho, Tú me Quieres Blanca e Bien Pudiera Ser de Alfonsina Storni, o estudo será desenvolvido através de uma análise da escrita, do estilo e da forma da autora nos poemas em questão, incluindo a exposição de aspectos importantes na literatura e na poesia que contribuem para esta pesquisa. Por essa razão, o objetivo principal deste trabalho é analisar a representação da mulher nos poemas de Alfonsina Storni, contextualizando o período de sua produção, a fim de compreender a influência de suas visões sobre o papel da mulher na sociedade. Também examina os poemas de Alfonsina Storni e sua relevância na literatura latino-americana, além de identificar a voz poética feminina expressa nos poemas supracitados e descrever a representação e sua importância. Assim, a abordagem é de natureza qualitativa e bibliográfica para o conhecimento do objeto de estudo. Com base nisso, serão mencionadas as contribuições de Rocha (2013), Retamar (2020), Borges (1988), Paz; Stanton (1998), Beauvoir (2009), Bourdieu (2017), Martínez (1998) entre outros. Como resultado, foi possível perceber que a representação da mulher nos poemas de Alfonsina Storni contribui para um olhar mais crítico e reflexivo sobre o papel da mulher na sociedade desde a contribuição literária da autora, tendo em vista que a forma como ela expressa através da crítica sua experiência pessoal como mulher no contexto de sua época e a realidade que outras mulheres viviam.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Análisis de la eroticidad en poemas de Pabo Neruda y Julia Santibáñez: una propuesta aplicada a un grupo del nivel superior en el campus de Abaetetuba-Pa(2023-06-30) ALMEIDA, Joelma Trindade de; LIMA, Maria José Souza; http://lattes.cnpq.br/1175447822304778Este trabalho discute sobre a importância de utilizar poemas com temáticas eróticas para auxiliar no ensino da literatura aos docentes em formação do curso de língua espanhola, no ensino superior (E/LE). Inicialmente, observamos a carência que existe em se analisar e refletir sobre os poemas que contenham uma visão acerca das temáticas do erótico na Universidade Federal do Pará (UFPA) – Campus de Abaetetuba, que necessita ter um contato maior com esse tipo de texto literário. Para essa reflexão, nos baseamos em Cândido (2009), que trata do estudo da literatura como processo de formação do cidadão, a partir do ponto de vista social, Rodríguez (2005), que esclarece sobre o erótico e Chiama de Jones (2010), que nos mostra uma visão da importância de apresentar a literatura de uma maneira mais dinâmica para os estudantes, trazendo propostas de aplicação de atividades que despertem o interesse do aluno em aprender. A metodologia utilizada partiu da percepção em trabalhar textos eróticos no curso de Licenciatura em Letras – Língua Espanhola na UFPA os textos literários, logo realizamos a aplicação de um questionário com dez perguntas (três objetivas e sete discursivas) em uma turma do sétimo período do curso de Letras – Língua espanhola, na disciplina de textos literários, na UFPA, composta por 13 alunos, com a intenção de comprovar se os alunos tem consciência de como dos poemas “Cuerpo de mujer”, de Pablo Neruda e “Las dos”, de Julia Santibáñez. Como resultado, foi possível observar como a exploração de poemas com temáticas eróticas pode favorecer o processo de ensino dos estudantes, fazendo com que ampliem seus conhecimentos, conseguindo assim, analisar outros poemas eróticos.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Análisis de la traducción del libro abecedario al portugués brasileño(2022-02-24) SILVA, Edilza Santos da; NASCIMENTO, Lilian Cristina Barata Pereira; http://lattes.cnpq.br/8988695521604964; https://orcid.org/0000-0003-3587-849XEsta pesquisa se dedica a analisar a tradução do livro Abecedário traduzido para o português brasileiro, considerando de forma geral a discussão sobre literatura infantil e a teoria da tradução de literatura infantil, examinando suas características e processo com Hunt (2010), Oittinen (2004) e Shavit (1991). Da mesma forma, na literatura infantil traduzida abordaremos seus principais aspectos e responderemos à seguinte pergunta: Qual é o olhar de um tradutor ao traduzir para crianças? Em particular, este trabalho de pesquisa esclarece que o livro é uma modalidade textual que possui texto e ilustração, com a qual será examinada sua tradução no texto de partida e de chegada, bem como suas semelhanças, alterações e equivalentes. Contribuir para a análise do referido livro sobre a tradução da literatura infantil, este que aprofunda o sistema literário brasileiro, é o principal desafio.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Androginia: la deconstrucción de género en Alejandra Pizarnik, un análisis de la obra Diarios (2013)(2019-12-06) REIS, Francidalva Araújo; LIMA, Maria José Souza; http://lattes.cnpq.br/1175447822304778Tendo em vista a necessidade de contribuir com os escassos trabalhos que abordam a vertente: androginia-literatura, relacionados entre si e a relevância em tratar da luta das mulheres contra os estereótipos patriarcais, tanto em sociedade quanto no âmbito literário. Esta investigação objetiva abordar o carácter andrógino presente na poeta Alejandra Pizarnik, a qual realiza por meio deste elemento uma desconstrução de gênero manifestada em si própria como escritora e como mulher. Assim, o corpus analítico trabalhado será a segunda edição da obra Diarios (2013) constituída por 934 páginas, em que devido a tal extensão serão analisados especificamente os cadernos pertencentes aos anos de 1954; 1955; 1958; 1959; 1960; 1963; 1965;1968 y 1970. Os quais correspondem a momentos da vida de Pizarnik, onde os aspectos andróginos se encontram mais evidentes. De este modo, a presente pesquisa é de carácter qualitativo e tem como suporte teórico autores como Molina (2009), Butler (2003), Flores Depardieu (2017), entre outros. Se buscará evidenciar a aversão que a poeta demonstra aos estereótipos que a sociedade molda para o papel do homem e da mulher, onde rechaça em seu diário as mulheres que aceitam as imposições. Assim, o estilo andrógino de Alejandra Pizarnik constitui em uma forma de resistência às convenções sociais, em uma época na qual a mulher ainda ocupa um espaço de inferioridade tanto em sociedade quanto na literatura.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Aspectos de la decolonialidad en la visión de los vencidos de Miguel Léon-Portilla(2023-06-30) VIEIRA, Evair de Oliveira; LIMA, Maria José Souza; http://lattes.cnpq.br/1175447822304778Este trabalho tem como objetivo fazer uma análise da decolonialidade na obra La visión de los vencidos de 1959, do autor mexicano Miguel Luis León Portilla. A obra retrata o processo da conquista do México, desde a chegada dos europeus até a queda do império Azteca que estava localizado na região. Utilizando uma abordagem de caráter qualitativo, buscamos identificar aspectos da decolonialidade, especificamente dando ênfase aos capítulos I, II, III, IV, V, IX e XV da obra, mostrando assim outra visão em relação a conquista da América Latina; sendo assim a investigação inclui a teoria de Bethell (1990) que também retrata a relação entre nativos e os europeus, além de Esteves e Zanoto (2010) que relata como se construiu o imaginário em relação o continente latinoamericano a partir da concepção europeia, assim como o autor O'Gorman (2006), entre outros que vão contribuir nesse estudo de análise teórica a partir de passagens da obra, com Avila (2021) que descreve a decolonialidade como uma proposta para confrontar o pensamento moderno, na atualidade tem grande importância na desconstrução dos conceitos impostos sobre povos marginalizados. Com isso, acreditamos que La visión de los vencidos é uma obra relevante, levando em consideração sua estrutura e relatos presentes em cada capítulo, que de acordo com Corrêa (2019) Léon-Portilla propõe a inversão da lógica eurocêntrica através de aspectos da decolonialidadeTrabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Aspectos interculturales em el proceso de enseñanza de lengua española: análisis del libro didáctico “entre lineas” 8º año(2021-06-16) BITENCOURT, Eslen Quaresma; BARROS, Anne Letícia de Sousa Cipriano; http://lattes.cnpq.br/5279617874893299A interculturalidade tem o potencial de ser utilizada como uma ferramenta para o ensino de línguas, pois possui muitos benefícios para a educação, no qual pode ser trabalhada com vários elementos metodológicos e pedagógicos dentro das aulas. Desta forma, a presente investigação tem como objetivo principal observar como são introduzidos os aspectos interculturais dentro do livro didático entre líneas. Para isso, desenvolveu-se no texto uma explanação estreita mediante o cenário e as transfigurações do ensino de línguas no Brasil, a continuação reflete termos e compreensões sobre cultura, assim como sua relação com a educação, por conseguinte, analisa-se a obra didática de espanhol entre líneas, pautada no contexto intercultural. O trabalho apoia-se numa abordagem de natureza de levantamento de exploração documental, pois é um corpus de análise, e embasa-se também fundamentações teóricas e bibliográficas, estes que agregam e desenvolvem em seus estudos a interculturalidade, cultura e ensino de línguas. Foi possível verificar, através da análise do exemplar, que as autoras do livro contemplam o aspecto intercultural, por meio das manifestações culturais do mundo hispanohablante, bem como as destrezas comunicativas. A partir desses resultados pode-se concluir que, as elaboradoras do livro moldaram a construção da obra didática de acordo com a competência da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), por conseguinte, introduzindo o aspecto intercultural na coletânea.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Aura: la novela fantástica del autor Carlos Fuentes(2019-12-06) DINIZ, Poliana Serrão; LIMA, Maria José Souza; http://lattes.cnpq.br/1175447822304778Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Bibiana y la representación de resistencia contra la explotación en Torto Arado de Itamar Vieira(2023-03-01) SANTOS, Ivanda Costa dos; ARAYA, Marco Antonio Chandía; http://lattes.cnpq.br/9774804288895317Ao longo da história da sociedade as mulheres negras foram representadas por vozes que não lhes pertenciam; muitos textos revelam um peso notável de preconceito relacionado a elas. Portanto, este trabalho tem como objetivo refletir a respeito da representação da mulher negra na literatura. Dessa forma, foi necessário realizar uma busca bibliográfica acerca da história, silenciamento e o protagonismo dessas mulheres. A pesquisa é de cunho qualitativo. Para a fundamentação teórica, a investigação está baseada em autores com: Dussel (1993); Certeau (2000); Foucault (2005); Evaristo (2005); Vargas e Wambier (2016); Sampaio (2017); Miranda (2019); Sampaio (2017) e outros.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Censura y resistencia en la literatura infantil argentina: reflexiones sobre los cuentos de Laura Devetach y Elsa Bornemann(2016) FARIAS, Laura da Silva; PINHEIRO JÚNIOR, Benedito Ubiratan de Sousa; http://lattes.cnpq.br/4768700645243361No presente trabalho se fará uma investigação acerca dos mecanismos de resistência identificados nas obras La torre de Cubos, (1966), de Laura Devetach e Un elefante ocupa mucho espacio, (1975), de Elsa Bornemann, especificamente nos contos “La torre de cubos” e “La planta de Bartolo”, da primeira autora, e “Un elefante ocupa mucho espacio” e “Caso Gaspar”, da segunda. Neles é possível identificar a presença de uma linguagem simples que ao mesmo tempo consegue abordar temas muito complexos, como por exemplo: a exploração, o preconceito e o desrespeito. O objetivo central é analisar, em perspectiva histórica, um conjunto de contos pertencentes a livros censurados pela Ditadura Argentina (1976-1983), procurando refletir sobre os mecanismos éticos e estéticos de resistência ao autoritarismo. O estudo tem como base teórica principal o ensaio Narrativa e resistência”, capitulo do livro Literatura e Resistência (2002), de Alfredo Bosi.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Creencias de aprendizaje de lenguas de alumnos principiantes de un curso de Letras-Español(2013) SILVA, Conceição de Maria Machado; FREITAS, Lorena Lopes de; http://lattes.cnpq.br/8707964777158819Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Culturele: una propuesta de juego de tablero para el aprendizaje de los contenidos culturales en ele(2023-06-30) CARVALHO, Obeden Ferreira de; LIMA, Maria José Souza; http://lattes.cnpq.br/1175447822304778O objetivo deste trabalho es una propor um jogo de tabuleiro cultura com setenta e duas fichas de perguntas e respostas para o ensino das culturas dos países de língua oficial espanhola. Estudos anteriores mostraram que o jogo é um dos meios de exploração de hábitos que se manifestam em todos os seres humanos. No entanto, as salas de aula poderiam ser espaços lúdicos de obtenção de conhecimento e cultura com atividades mais prazerosas e significativas. O professor deve recorrer a diferentes técnicas e métodos de ensino para transmitir e construir o conhecimento dos seus alunos. Então o jogo se constitui em um recurso didático com alto nível de riqueza que carrega informação, cultura, direitos e valores em uma aula de E/LE. Assim, esta análise tem como objetivo conhecer a influência das metodologias lúdicas na aprendizagem da cultura dos alunos de língua estrangeira, a pesquisas e baseia em uma abordagem qualitativa de hipóteses descritivas, comum a amostra de 20 alunos da instituição de ensino Universidade Federal Campus Abaetetuba Pará , para o qual foi aplicado o jogo de tabuleiro culturele e uma pesquisa com a atividade voltada para a cultura dos países de língua espanhola. Os efeitos indicaram significativos quanto ao interesse demonstrado pelos alunos quanto ao uso de jogos de tabuleiro para o ensino da cultura, portanto, conclui-se que as metodologias lúdicas favorecem o aprendizado cultural e promovem o desenvolvimento integral do indivíduo, tanto no aspecto físico, aspectos emocionais, sociais e intelectuais, favorecendo a observação, a reflexão e o espírito crítico, enriquecendo o vocabulário, fortalecendo a autoestima e desenvolvendo a criatividade. Para o desenvolvimento deste artigo, foram necessários autores que indagassem sobre cultura, brincadeiras e jogos de tabuleiro, bem como fundamentassem os temas discutidos. “Cultura”,Durão, (1999), López (2004), “Lúdico” Huizinga (2004), Fuentes (2008), Benítez(2010),“Board Game” De Paula Chaugurif (2008), Fernández games (1997), "Motivação" Friedmann(1970) Fringerman (1996) que foram fundamentais para o resultado deste trabalho.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) De la literatura al cine: el amor en los tiempos del cólera y su adaptación cinematográfica(2018-08-30) RODRIGUES, Selma Suely Miranda; LIMA, Maria José Souza; http://lattes.cnpq.br/1175447822304778O propósito desta pesquisa é relacionar literatura e cinema através da análise da obra El amor en los tiempos del cólera de Gabriel García Márquez, e sua adaptação cinematográfica, dirigida pelo diretor Mike Newell. O principal objetivo, é demostrar de que forma foi tratada a obra no contexto cinematográfico, observando pontos como a narrativa, o narrador, os personagens, o tempo e espaço. Para isso, levamos a cabo uma abordagem de natureza bibliográfica, focalizando textos que abordam teorias que tratam do tema, como os estudos de Bautista (2001), Brito (2006), Noriega (2001), Pino (2005). A pesquisa desenvolveu-se em três momentos: Primeiramente presentou-se uma descrição detalhada sobre o autor e seu realismo mágico. No segundo capítulo foram feitas considerações sobre a obra. No terceiro momento, foi feita a análise da obra e sua adaptação. Esta análise nos permitiu constatar que alguns pontos divergiram da narrativa original. Porém, esta análise foi importante porque nos proporcionou significativos conhecimentos sobre vários temas tratados na obra de García Márquez. Além do que foi exposto na obra escrita, a adaptação permite ainda, a valorização da obra original, de seu autor e por consequência sua cultura.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Desafíos en la enseñanza y aprendizaje de E/LE de los estudiantes en la educación fundamental-de los años finales(2023-03-02) SANTOS, Suzana Américo dos; PASCOAL, Rosana Moraes; http://lattes.cnpq.br/0935591532586126; https://orcid.org/0000-0002-1321-0045A Espanhol como língua estrangeira estudada nas redes públicas de ensino vem sofrendo grandes impactos por parte das amplas problemáticas existente, seja ela educacional ou política. Em invés dessas divergências, este trabalho tem como objetivo compreender quais os obstáculos encontrados no desenvolvimento de ensino-aprendizagem de E/LE por alunos que estão cursando o ensino-fundamental-anos finais, dessa forma podendo identificar e analisar os motivos e as causas que sucedem para a ocorrência dessas dificuldades encontradas durante a aplicação desse ensino. Nesse aspecto, os procedimentos da metodologia desse estudo estão voltados para revisão bibliográfica de ordem qualitativa com o intuído de conhecer quais os conceptos de determinados autores como, Weiss (1997), Antunes (2008), Alexopoulou (2012), Leffa (2016), Souza (2018), que abordam assuntos relacionado a essa temática e apresentar suas contribuições a respeito da mesma. Em detrimento dos obstáculos encontrados, pode-se notar que os desafios que os alunos encontram no ensino-aprendizagem são fatores comuns referente as escolas públicas de ensino básico, e que não há uma garantia de que essas dificuldades não faram parte da vivencia do aluno durante a sua caminhada no âmbito escolar. Em suma, para que se tenha suportes para trabalhar a língua espanhola como disciplina relevante para o desenvolvimento do aprendiz inserido na sociedade, que tem direto de ter um ensino de qualidade, requer uma ampla rede de apoio, principalmente depois da revogação de sua lei 11.161/2005, que mudou completamente o cenário da língua espanhola no Brasil.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Drama y anticomedia del absurdo em el Brasil actual(2023-06-13) CARDOSO, Eva Nátalia Rodrigues; BRANDÃO, Michele Sarges; ARAYA, Marco Antonio Chandía; http://lattes.cnpq.br/9774804288895317; https://orcid.org/0000-0002-6262-595XO potencial autodestrutivo gerado pela humanidade devido aos avanços tecnológicos do último século chegou ao seu ápice, apresentando como sintomas as frequentes crises econômicas, as guerras civis e de escala mundial e as epidemias que vem se tornando mais frequentes. Dentro do conceito de necropolítica, discute-se quem são os soberanos que atribuem a si a capacidade de definir a quem cabe viver e quem deve morrer. As duas grandes guerras e o holocausto fizeram com que alguma coisa desta quadra sombria da história se cristalizasse no presente, resultando em um desassossego que não cessa. Neste sentido, é possível dizer que o cenário cultural, social e político da segunda metade do século passado influenciou significativamente a produção teatral, que apresenta como características narrativas que vão do pessimismo beckettiano a propostas paródicas das teorias estéticas, e diante deste cenário, texto e encenação trazem consigo a fragmentação do corpo cênico, flertando com o acaso, o jogo, a euforia, a própria existência e o absurdo. Partindo destas considerações, este estudo traz como proposta a possibilidade de abordar dramas atuais, à exemplo da pandemia do novo coronavírus e a guerra na Ucrânia por meio do Teatro do Absurdo.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Educación inclusiva: una propuesta y ejecución de actividad oral em e/el para un alumno com TEA em una escuela privada em Barcarena-PA(2023-07-08) FURTADO, Ana Madalena Almeida Saito; RIBEIRO, Márcio de Abreu; http://lattes.cnpq.br/6362089190344124Este artigo trata, como abordagem principal, a educação inclusiva para alunos com autismo, e sua inserção na escola regular. O presente estudo é uma revisão bibliográfica e qualitativa, que analisou o conteúdo de publicações no período de março a junho de 2023. Para chegar a este ponto central do trabalho, foram considerados como embasamento teórico a Constituição Brasileira (1988), a Lei Brasileira de Pessoa com Deficiência (2015), o Manual de Diagnóstico e Estatística de Transtornos Mentais (DMS-5) (2014), a Declaração de Salamanca (1994), Declaração dos Direitos Humanos (1948), Meléndez (2002), Rodríguez (2009), Almeida et al. (2007), Palacio e Menjura (2020), Fernández (2003), Jannuzzi (2004), Fossile (2010), Schmidt et al. (2016), Passos, (2019), Costa y Nunesmaia (1998), Rossi (2007), Cervini (2011), Mendonça e Silva (2019), Brito et al (2021) e outros. Além disso, há autores que abordam o tema da inclusão na escola regular. Com o objetivo de desenvolver uma das habilidades da linguística, foi desenvolvida uma proposta de atividade com o objetivo de desenvolver a interação no ambiente escolar, e medir o grau de aprendizagem da LE, em um aluno com Transtorno do Espectro Autista.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) El análisis de la presencia de la identidad cultural hispanoamericana en las secciones “nos…otros” de los libros didácticos de la colección “enlace” de la enseñanza secundaria(2018) GOIS, Rayza Pereira; BARROS, Anne Letícia de Sousa Cipriano; http://lattes.cnpq.br/5279617874893299Em decorrência da relação entre ensino e aprendizagem de línguas é observável que quando se aprende uma língua se aprende também alguns aspectos relacionados à cultura do idioma estudado. Partindo destes pressupostos procuramos dar nesta pesquisa a devida atenção ao conhecimento relacionado à cultura e a identidade cultural hispano-americana. Esta pesquisa tem como objetivo mostrar como a coleção “Enlaces – Español para jóvenes brasileños” escolhida no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2015, retrata a identidade cultural hispano-americana nos livros de nível 1, 2 e 3 direcionados ao ensino médio, mais especificamente em uma parte dos mesmos, na seção “Nos...Otros”. Além de reconhecer quais são os aspectos culturais hispano-americanos presentes nos livros, demostrar a importância de trabalhar a cultura nas aulas de E/LE, além de tentar fazer uma ponte para a competência intercultural. Assim que o referencial teórico utilizado para realizar esta investigação respalda-se nos estudos sobre cultura (DECLARACIÓN DE, 1982; CLIFFORD GETTZ, 2003; MIQUEL Y SANS, 2004; LARAIA, 2004), também foram inseridos estudos sobre identidade (HALL, 2005; MARTÍNEZ, 2006; SILVA, 2000) e também sobre a questão da identidade cultural (LARRAÍN, 1994; CELY Y QUIÑONES, 2008; SOSA FUENTES, 2009), além de fazer uma breve reflexão sobre a importância de trabalhar a cultura nas aulas de Espanhol (PRIETO, 199; COUTO, 2016; CELY Y QUIÑONES, 2008), foi mencionada a questão da interculturalidade (EHRICHS, 2010; SIERRA, 2008; PRIETO, 1999; FERNÁNDEZ, 2005) também foram utilizados fontes como o MEC, ONLD, o guia de livros didáticos, entre outras fontes e teóricos. Para fazer esta pesquisa se utilizou uma abordagem qualitativa (DENZIN Y LINCOLN, 2006; OLIVEIRA, 2014) de cunho documental (CAJUERO, 2015; GIL, 2002), a analise dos dados foi de caráter interpretativo (OLIVEIRA, 2014). Na analise foi comprovado que esta coleção tem algo das identidades culturais hispano-americanas, mais com o objetivo principal de trabalhar questões gramaticais relacionadas com a interpretação de texto, a pouco interesse em mostrar verdadeiramente os aspectos culturais dos povos.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) El aprendizaje cooperativo en las clases de e/le: una herramienta pedagógica para el desarrollo de la destreza oral de los alumnos del 2° año de la enseñanza media de la escuela Terezinha de Jesus Ferreira Lima(2019-07-11) FONSECA, Larissa Azevedo; CARDOSO, Edgar Ferreira; http://lattes.cnpq.br/9968943368356816Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) El celular como herramienta didáctica en la enseñanza/aprendizaje de E/LE(2017) FERREIRA, Darilene Pantoja; BARROS, Anne Letícia de Sousa Cipriano; http://lattes.cnpq.br/5279617874893299O presente trabalho analisa o uso do celular como ferramenta para o ensino/aprendizagem de uma nova língua, mas especificamente o espanhol. Esta analise reflete sobre a possibilidade do uso do celular como ferramenta pedagógica, evidenciando que seu uso nas aulas de línguas, ainda que muitos educadores sejam contrários à ideia, pode trazer grandes vantagens para a aprendizagem do aluno, como, por exemplo, em sua autonomia e inclusive ajudar aos estudantes que possuem alguma dificuldade, até mesmo física, na aquisição de novos conhecimentos, alcançando assim, um melhor desenvolvimento educacional e a inclusão social dos aprendizes. A fundamental teórica foi baseada em diversos teóricos que relatam sobre o tema como Almeida (1999), Marques (2016), Matos (2013) e Tedesco (2016) entre outros autores.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) El contenido cultural en el proceso de enseñanza aprendizaje en las clases de español: una propuesta metodológica para desarrollar la competencia comunicativa en el 9º año de la enseñanza fundamental II(2018-06-05) FREITAS, Francicleide da Silva; VELÁSQUEZ, Ana Paula do Nascimento; http://lattes.cnpq.br/3494070788703772