Curso de Língua Espanhola - CABAE
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Novelas de caballerías: el carácter inovador de la obra el libro del muy esforzado e invencible caballero de la fortuna propiamente llamado Don Claribalte(2013) RIBEIRO, Delcielen de Jesus Oliveira; ALMEIDA, Carlos Henrique Lopes de; http://lattes.cnpq.br/9511564560016368; https://orcid.org/0000-0002-2037-905XAs Novelas de Cavalaria expressam desde o século XVI o espirito de coragem e luta que estavam destinados os Cavaleiros Medievais. Este estudo tem por objetivo apresentar o tipo literário que se preocupava em escrever sobre a vida e glorias desses heróis, assim como a época que esses escritos tiveram grandes êxitos, a Sociedade Cavalheiresca na Idade Média. Para tanto nos utilizaremos de El Libro del muy esforzado e invencible caballero de la fortuna propiamente llamado don Claribalte, de Gonzalo Fernández de Oviedo, pois esta mais que apresentar as características comuns a todos as Novelas de Cavalaria, apresenta uma forma de escrever diferente das demais obras desse gênero, já que seu autor utiliza um caráter doutrinal para demonstrar a seus leitores suas ideologias acerca da sociedade ideal. É este proposito histórico-moralista o que diferencia Don Claribalte da história que lhe deu origem: Amadís de Gaula. Para comprovar o determinado aqui, utilizaremos trabalhos de autores como Río Noguera, George Duby y Bautista Avalle-Arce.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Creencias de aprendizaje de lenguas de alumnos principiantes de un curso de Letras-Español(2013) SILVA, Conceição de Maria Machado; FREITAS, Lorena Lopes de; http://lattes.cnpq.br/8707964777158819Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Las adaptaciones modernas de los cuentos de hadas como estratégia de aprendizaje en la enseñanza del Español como lengua extranjera(2016) MIRANDA, Lídia Costa; SOUZA, Denni Baia de; http://lattes.cnpq.br/5049645896623687A presente proposta é refletir sobre a melhor metodología para trabalhar com o texto literario, em especial o gênero conto de fadas em clases de Espanhol-Língua Estrangeira e suas variadas adaptações, que desenvolverão a interação e as competências básicas: Pensar, Raciocinar, Interpretar e Memorizar. O presente trabalho tem por objetivo avaliar como as adaptações dos contos de fadas podem funcionar como mediadores e motivadores no processo de ensino-aprendizagem do Espanhol. Apresentando possíveis atividades para melhorar as habilidades Oral e Leitora, em uma L2. Além de o professor poder abordar temas que retratam, conflitos internos e psicológicos como: Violência, Abandono, Rivalidade Fraterna, Desobediência, entre outros.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) La importancia de la leyenda en las clases de Español como LE(2016) CARDOSO, Edinaldo Negrão; PINHEIRO JÚNIOR, Benedito Ubiratan de Sousa; http://lattes.cnpq.br/4768700645243361O propósito desta pesquisa está baseado em analisar a importância da lenda na aula de língua espanhola como LE, uma vez que o interesse por este tema também se dá porque queremos estimular os alunos a conhecerem melhor as lendas por meio da aula de língua espanhola, apresentando para eles, propostas didáticas e, que se constituam significativas para sua aprendizagem, estimular leituras, escrita e discursões dos fatos sobrenaturais que são parte dos enredos destes textos, estimular pesquisas a de novas lendas, da região onde vivem os alunos. Por meio da leitura e discursão da lenda, os alunos poderão identificar traços que são referentes à sua cultura para, em seguida, estabelecer diversos diálogos em grupos. Espera-se que a partir das atividades desenvolvidas com elas, os alunos se identifiquem com a língua e se transformem em agentes pesquisadores de sua própria história e de seu próprio conhecimento, que ele tem e não sabem de onde se originam y como buscá-los. Este trabalho está apoiado como base teórica de alguns autores como Jonathan Culler (1999), Cámara Cascudo (1993), Thompson (1998), Geertz (2008), e outros. Esses que têm grande contribuição para o estudo de conceitos como, lenda, cultura e Literatura.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) El papel de la literatura y de la cultura en la enseñanza de lengua española: la leyenda como herramienta(2016) VASCONCELOS, Alessandra dos Santos; PINHEIRO JÚNIOR, Benedito Ubiratan de Sousa; http://lattes.cnpq.br/4768700645243361Este artigo tem como objetivo apresentar a importância que a cultura e a literatura ocupam no ensino de língua espanhola. Pretende mostrar também que a utilização de textos literários em sala de aulas, permitem ao aluno conhecer valores que estão incluídos em seus conhecimentos culturais. E que a lenda é uma ferramenta fundamental para esse ensino, pois suas características são capazes de desenvolver nos alunos as competências linguísticas.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) La influencia de los juegos en la enseñanza-aprendizaje en la lengua extranjera (Español)(2016) RODRIGUES, Alberto dos Reis; FREITAS, Lorena Lopes de; http://lattes.cnpq.br/8707964777158819O presente artigo tem por objetivo discutir a importância e a influência que os jogos como didática para o ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira (espanhol). A partir da leitura de trabalhos de pesquisadores que abordam essa temática primeiramente foi observada a história dos jogos com base nas correntes teóricas de Friedmann (1996), que aponta para os períodos em que cada teoria passou e suas concepções, depois Piaget (1975) e Vygotsky (1984 - 1989), mostrando o papel do lúdico no desenvolvimento dos aspectos cognitivos, afetivos, fisco-motor y moral dos alunos.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) La traducción como herramienta en la enseñanzaaprendizaje de español como lengua extranjera(2016) FREITAS, Elita Ferreira de; VELÁSQUEZ, Ana Paula do Nascimento; http://lattes.cnpq.br/3494070788703772Este trabalho aborda a importância da tradução como ferramenta de apoio ao ensino-aprendizagem de espanhol como língua estrangeira. Para isso será realizado um breve histórico sobre a relação da tradução com as metodologias de ensino de línguas, buscando esclarecer fatores que levaram a criação de uma visão equivocada que muitos educadores possuem atualmente da tradução. Em seguida, será feita uma explanação acerca da importância dos erros e da língua materna no processo de aquisição de um novo idioma, a fim de conscientizar até que ponto podem ser maléficos ou benéficos. O trabalho traz ainda a exposição de alguns argumentos contrários e outros favoráveis ao uso da tradução no aprendizado de espanhol como lingua estrangeira. O objetivo dessa pesquisa é fazer um resgate de pontos positivos capazes de justificar o emprego da tradução como ferramenta de auxílio no ensinoaprendizagem da língua estrangeira, tendo como suporte teórico estudos de autores como Leffa, Durão, Romanelli, Hurtado Albir, dentre outros. Além do mais, pretende-se também fazer uma retomada da discussão que essa temática envolve, assim como explicitar as razões linguísticas, políticas e ideológicas que fazem com que essa técnica didática seja estigmatizada ou mesmo renegada nas aulas de língua estrangeira.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) La música en las clases de español como un recurso didáctico para el desarrollo de la comprensión auditiva : un análisis a partir de la escuela Ernestina Pereira Maia(2016) PINHEIRO, Laiz de Souza; BARROS, Anne Letícia de Sousa Cipriano; http://lattes.cnpq.br/5279617874893299Este artigo resulta de uma pesquisa desenvolvida na Rede Pública de Ensino, no Município de Moju, que objetivou analisar a relação entre a prática pedagógica docente e a utilização da música como ferramenta de ensino para desenvolvimento da compreensão auditiva da língua espanhola no ensino Médio. Metodologicamente, além da revisão bibliográfica realizamos uma pesquisa de campo na EEEM Ernestina Pereira Maia e coletamos os dados através de observação do plano anual e entrevistas para os professores da disciplina Espanhol. Teoricamente, nos pautamos em: Cabral (2014), Martins (2010), Moleiro (2011), Loweinstein (2012), Loureiro (2013), entre outro.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Los desafíos de los profesores en enseñar E/ LE: Un análisis en las Escuelas públicas de enseñanza media de Barcarena/PA(2016) CORMINO, Maria da Conceição Santos; BARROS, Anne Letícia de Sousa Cipriano; http://lattes.cnpq.br/5279617874893299Este trabalho tem por objetivo evidenciar os desafios enfrentados pelos professores ao ensinarem espanhol para o ensino médio das escolas públicas da cidade de Barcarena. Esta investigação de caráter qualitativo foi feita com o uso de uma pesquisa bibliográfica e aplicação de entrevistas para os professores das escolas José Maria Machado, José Maria de Moraes e Palmira Gabriel. Também apresenta documentos oficiais, como a lei 11.161/05 e as contribuições de Ramos (2007), além de outros autores, para compreender as dinâmicas ocorridas com a língua espanhola dentro do sistema educacional brasileiro e seu reflexo com relação aos desafios que os professores de espanhol enfrentam.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) La figura femenina en la obra “Bodas de Sangre” de Federico Garcia Lorca(2016) ALVES, Géssica Alanna dos Santos; PINHEIRO JÚNIOR, Benedito Ubiratan de Sousa; http://lattes.cnpq.br/4768700645243361A presente pesquisa tem por finalidade fazer uma reflexão sobre qual o papel da mulher na sociedade. A partir da analise da obra Bodas de Sangre de Federico Garcia Lorca, que é uma obra onde o autor nos apresenta a mulher de uma maneira muito distinta; adiante mostrar qual é a visão do autor a respeito da figura feminina, como ele expõe na obra o género feminino. Os resultados deste estudo revelam que Lorca nos apresenta a mulher de uma forma muito para a época que a obra foi lançada, uma vez que o machismo impera na sociedade a décadas ate nossa atualidade.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Censura y resistencia en la literatura infantil argentina: reflexiones sobre los cuentos de Laura Devetach y Elsa Bornemann(2016) FARIAS, Laura da Silva; PINHEIRO JÚNIOR, Benedito Ubiratan de Sousa; http://lattes.cnpq.br/4768700645243361No presente trabalho se fará uma investigação acerca dos mecanismos de resistência identificados nas obras La torre de Cubos, (1966), de Laura Devetach e Un elefante ocupa mucho espacio, (1975), de Elsa Bornemann, especificamente nos contos “La torre de cubos” e “La planta de Bartolo”, da primeira autora, e “Un elefante ocupa mucho espacio” e “Caso Gaspar”, da segunda. Neles é possível identificar a presença de uma linguagem simples que ao mesmo tempo consegue abordar temas muito complexos, como por exemplo: a exploração, o preconceito e o desrespeito. O objetivo central é analisar, em perspectiva histórica, um conjunto de contos pertencentes a livros censurados pela Ditadura Argentina (1976-1983), procurando refletir sobre os mecanismos éticos e estéticos de resistência ao autoritarismo. O estudo tem como base teórica principal o ensaio Narrativa e resistência”, capitulo do livro Literatura e Resistência (2002), de Alfredo Bosi.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Literarura y sociedad: un analice de la obra platero y yo por una perspectiva social(2016) RIBEIRO, Áurea Chagas; PINHEIRO JÚNIOR, Benedito Ubiratan de Sousa; http://lattes.cnpq.br/4768700645243361Não há uma essência da literatura, devido à flutuação de seu juízo de valor ter relação com a sociedade vigente. Porém seus produtos promovem representações necessárias ao mundo e na formação do individuo critico, responsável e atuante na sociedade. Esse trabalho se ocupa em apresentar a importância da literatura, com o foco na obra Platero e eu com uma perspectiva social. A elaboração desse artigo se justifica inicialmente por haver poucos estudos que hajam investigado o fenômeno da literatura e sociedade sobre a obra elegida e porque a mesma é respeitada dentro do cânon da literatura espanhola. Os passos para arquitetar a construção de respostas primordialmente foram conceituar de modo simples a literatura, adotando a analise do grande critico literário marxista Terry Eagleton. Subsequentemente contornar o ponto de vista da critica inglesa e de Antônio Cândido para cimentar evidencias que aprovam a viabilidade da literatura no caráter social. Por fim, mas não por ultimo, demonstrar como a obra, objeto de estudo, defende esses papeis, analisando os efeitos de sentido para a formação dos valores.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) El estudio de la Lengua Española a través de las leyendas de Amazonía: una secuencia didáctica en clase con los estudiantes de la EJA(2016) COSTA, Lilian Nunes da; PINHEIRO JÚNIOR, Benedito Ubiratan de Sousa; http://lattes.cnpq.br/4768700645243361A Cultura amazônica é extensa, e já sofreu uma desvalorização significativa, devido à influência de outras culturas. Por esta razão, o trabalho das lendas da Amazônia em nossas escolas é uma forma atraente para descobrir e voltar a esta cultura, acreditamos que, com sua magia e encanto possamos despertar a vontade de adquirir um forte e um melhor conhecimento da região, e também fazer com que seja possível a realização de atividades dinâmicas que promovem a compreensão dos textos e do mundo da Amazônia a partir da perspectiva de cada aluno das turmas de educação de jovens e adultos (EJA). A pesquisa em questão pretende mostrar como a nossa cultura é rica e tem de ser avaliada, assim como estimular o interesse pela leitura, permitindo o conhecimento de lendas da região com o objetivo de despertar nos alunos uma visão crítica da realidade utilizando a sequência didática como suporte.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Juego y enseñanza de lenguas : propuesta educativa para enseñar y aprender lengua española como L.E.(2016-10) SILVA, Cledilson Lima da; FREITAS, Lorena Lopes de; http://lattes.cnpq.br/8707964777158819Pensa-se geralmente que o uso de jogos é restrito a educação infantil, hoje muitos professores podem planejar suas aulas e jogos recursos contextualizados que possam contribuir para um conteúdo de aprendizagem pedagógica. A escola pode oferecer aos alunos atividades lúdicas, para ser usado no contexto escolar não como algo em si mesmo, mas como uma ferramenta de aprendizagem. Este artigo mostra o jogo como um recurso educativo para o ensino de língua espanhola, tornando o emprego e forma da linguagem não é mecânica, mas de acordo com o contexto social. Neste artigo, os autores é feita referência Moura (1991). Antunes (2004). Piaget (1971). Vygotsky (1984). Brougère (2008). Kishimoto (1997). Huizinga, (1951).Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Lo lúdico como mediador de la enseñanza escrita en ELE(2016-10-14) CORRÊA, Mirian Vaz; BEZERRA, Diego Michel Nascimento; http://lattes.cnpq.br/6638368567255738; https://orcid.org/0000-0002-7489-7610O presente trabalho tem como finalidade analisar a contribuição do ensino lúdico no processo de aprendizagem de ELE. Os processos metodológicos forma baseados em pesquisas bibliográficas e também em uma pesquisa qualitativa onde busquemos compreender dados, significados e comportamentos de sujeitos em suas implicações relativas aos desafios de implementar, introduzir os jogos, ou seja as atividades lúdicas em suas aulas de espanhol como língua estrangeira para o desenvolvimento da escrita espanhola. Nossa pesquisa foi realizada com professores de espanhol da rede estadual, onde a través de respostas constatemos que a introdução de atividades lúdicas sala, não somente de espanhol, facilita no desenvolvimento da aprendizagem dos alunos. Percebemos também que com a introdução dessas atividades, o aluno aprende de forma divertida y prazerosa, sem torna a aula um aborrecimento. As professoras utilizando o lúdico em suas aulas fazem com que a sala se torne um ambiente agradável donde o aluno sente-se motivado e decidido a aprender. O lúdico utilizado de maneira correta e com objetivos concretos resgata o gosto de ensinar ao professor e de estudar no aluno.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) El profesor y la lengua española: propuestas didácticas para auxiliar en el proceso de enseñanza y aprendizaje E/LE(2017) MELO, Rayane Santos de; FREITAS, Lorena Lopes de; http://lattes.cnpq.br/8707964777158819O complexo processo de ensino/aprendizagem de línguas, requer de nós professores, habilidades e competências que podem ajudar na aprendizagem dos alunos. Com este pressuposto, temos de apresentar a Lei 11.16/2005 que tornou-se obrigatório nas escolas brasileiras, os métodos como aliado em aprender a língua espanhola, o professor e sua importância, ademais acentuar, a importância do professor reflexivo e as propostas didáticas, que favorecem de maneira positivas, auxiliando o professor em aulas de E/LE. Nossa discussão terá como base teórica, Almeida Filho (1998-2003), Selma Pimenta (2002), Pilleti (1985) cujas teorias inter-relacionam com o professor e sua prática docente. Com metodologias na ajuda do professor em aula de E/LE.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) El cuento literario como herramienta didáctica para el desarrollo de la lectura en las clases E/LE(2017) COSTA, Marlena Pinheiro da; FREITAS, Lorena Lopes de; http://lattes.cnpq.br/8707964777158819Este artigo tem como objetivo estudar a importância dos contos como uma estratégia para adquirir-se o hábito da leitura e que servirá como ferramenta didática neste processo de aprendizagem dos estudantes de E/LE, sendo esta uma das destrezas muito importante no processo de ensino e aprendizagem de uma língua. Desta forma, pretendemos mostrar uma maneira diferente de trabalhar a leitura com os alunos, ou seja, uma condição que lhes proporcione prazer y com isso instigá-los para que tenham interesse por novas leituras, pois o conto é um meio útil para a aprendizagem de línguas e pode considera-lo uma fonte de informações culturais. Partindo deste ponto, estaremos elaborando uma proposta para que o professor possa estar inserindo-as em suas aulas, com a intenção de melhorar o estudo do espanhol como língua estrangeira. Este artigo teve como base teórica os autores: Mário de Andrade(1972), Cortázar(2006), Piaget(1986), Mizukami(1986), Lajolo(1996), Dohme(2003), Gómez(2010), Molina(2013), Pullin y Moreira(2008).Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) El genero textual “charge” como recurso didáctico en la enseñanza de Español como lengua extrangera (ELE)(2017) SOARES, Ian Mario da Silva; BARROS, Anne Letícia de Sousa Cipriano; http://lattes.cnpq.br/5279617874893299Este presente trabalho por meio de investigações bibliográficas, hace um estúdio del gênero textual “charge”, como ferramenta para o ensino de espanhol como língua estrangeira (ELE). Realizando um estudo deste e sua importância para o ensino de línguas, evidenciando como os professores de língua espanhola podem desenvolver as competências y habilidades em ELE, e para isso, discorrerei sobre algumas características deste gênero para melhor compreender a construção de uma interpretação e as funcionalidades das charges nas aulas de ELE. Ademais, utilizarei como fundamento as concepções de Bakhtin (1981,2003) sobre os gêneros textuais; RAMOS (2009) leitura critica da charge; os estudos de gênero textual segundo as teorias de MARCUSHI (2008).Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) La interferencia fonética de la lengua portuguesa en aprendices del español como lengua extranjera (ELE): propuestas didacticas para mejorar la enseñanza y aprendizaje(2017) NUNES, Sueila de Abreu; FREITAS, Lorena Lopes de; http://lattes.cnpq.br/8707964777158819Neste trabalho será discutida a interferência fonética da língua portuguesa nos aprendizes brasileiros de espanhol como língua estrangeira. Como metodologia, utilizou-se o levantamento bibliográfico, tendo como base teórica Santos e Silva (apud Actas XIII 2005) e Neto (2014) em que o referente tema é abordado pelos autores por meio de pesquisa quantitativa e qualitativa. No primeiro momento conceituaremos pontos importantes para essa pesquisa como aprendizagem de uma língua estrangeira, fonética, analise contrativa, interlíngua e fossilização dos erros, baseando em autores como Durão (2010), Santos (2004), Quilis (2010), Quilis e Fernández (1972) e Silva (2005). Em segundo são levados em conta os resultados das pesquisas de Santos e Silva (apud Actas XIII 2005) e Neto (2014) com o objetivo de compreender tal interferência fonética da língua portuguesa na aprendizagem do espanhol e em quais momentos da pronuncia são mais evidentes. No final deste trabalho são feitas propostas de atividades com o objetivo de contribuir com a aprendizagem e prevenir ou corrigir interferências negativas da língua portuguesa nos aprendizes de espanhol.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) La contribuición de la tecnologia “Whatsapp” en la enseñanza y aprendizaje de E/LE(2017) FERREIRA, Romulo Belo; BARROS, Anne Letícia de Sousa Cipriano; http://lattes.cnpq.br/5279617874893299