Curso de Pedagogia - CABAE
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Educação do campo e multisseriado: a prática dos professores e o desafio do PNAIC numa escola de Barcarena-Pará(2018-07-28) MAIA, Jaqueline Cristina de Souza; LIMA, Maria do Socorro Pereira; http://lattes.cnpq.br/7102997355677802O presente trabalho tem por objetivo analisar prática docente e os desafios do PNAIC em turmas multisseriadas de uma escola do município de Barcarena - PA. Identificar os níveis das turmas atendidas pelos professores da escola; verificar, na perspectiva docente, como se dá a dinâmica ensino e aprendizagem na sala de aula; analisar os limites e possibilidades do PNAIC nas classes multisseriadas, segundo os professores. A pesquisa constou de revisão bibliográfica em banco de dados eletrônicos, materiais periódicos, livros, artigos já publicados, para verificar como os autores pesquisados tratam da temática, e de pesquisa de campo, realizada através de entrevista semiestruturada, com duas professoras da escola. Verificou-se que o PNAIC tem como objetivo a formação continuada, presencial, para os Professores Alfabetizadores, com foco na alfabetização; distribuição de recursos materiais do MEC, voltados para a alfabetização e o letramento, articulados pela formação; aumento da quantidade de materiais didáticos entregues por sala de aula, e a avaliação diagnóstica. Concluiu-se que há necessidade de uma formação continuada mais sólida, em que os coordenadores do PNAIC no município ouvissem as queixas, as dúvidas dos docentes do campo.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Educação do campo: pedagogia da alternância e valorização do meio para construção de saberes(2022-08-26) SILVA, Jessiane Gonçalves da; BRÍCIO, Vilma Nonato de; http://lattes.cnpq.br/8117409710687344; https://orcid.org/0000-0003-2634-4189Este artigo científico apresenta um estudo sobre a Pedagogia da Alternância, com o objetivo de analisar sua contribuição para a educação do campo. Foi realizada uma pesquisa teóricobibliográfica com abordagem qualitativa que possibilitou aprofundar o conhecimento referente à história, sobre a legislação específica da educação do campo, e os princípios da Pedagogia da Alternância. Esse método de ensino apresenta-se como uma alternativa de educação contextualizada, voltada para o desenvolvimento econômico, social e político, acontece em tempo e espaço alternados e os instrumentos de ensino são elaborados a partir da realidade da escola e de seus alunos, essa proposta muda gradativamente o contexto em que as pessoas se inserem, além mudar a vida e o pensamento dos jovens. Na análise ficou evidente que a Pedagogia da Alternância por meio dos Centros Familiares de Formação por Alternância (CEEFAS) tem desempenhado papel importante para a educação do campo, pois possui ferramentas próprias e uma abordagem inovadora que contribui diretamente para o processo de ensino.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Práticas pedagógicas de alfabetização na escola São Miguel II em uma turma multisseriada de 3° ao 5° ano no município de Abaetetuba – Pará(2018) ABREU, Maria de Lourdes Rodrigues de; LIMA FILHO, Petronio Medeiros; http://lattes.cnpq.br/9388185898757033Esta monografia é resultado de um estudo realizado sobre práticas pedagógicas de alfabetização na escola em uma turma multisseriada de 3°ao 5°ano no município de Abaetetuba - Pará. O referido estudo teve como participantes um professor e seis alunos. Os mesmos encontram-se inseridos no 3° e 5° ano do ensino fundamental, da escola São Miguel II, que se localiza na Rodovia Doutor Joao Miranda km 05 ramal do Abaetezinho, no município de Abaetetuba-Pa. Este estudo objetiva refletir sobre as praticas pedagógicas desenvolvidas por um professor em uma turma multisseriada e os principais obstáculos enfrentados por ele para trabalhar. A questão central da pesquisa foi quais os principais obstáculos encontrados na alfabetização da turma multisseriada na escola São Miguel II? A presente pesquisa realizou-se através de um estudo bibliográfico, com levantamento teórico, em livros, artigos e na internet. Possuindo uma abordagem qualitativa, através da pesquisa de campo do tipo etnográfico, pelos métodos da observação sistemática e entrevista semiestruturada, utilizando técnicas qualitativas e quantitativas.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Problematizações sobre o ensino multisseriado: olhares sobre a escola do campo Presidente Artur da Costa e Silva em Concórdia do Pará(2022-08-19) SILVA, Tassia Gonçalves da; NASCIMENTO, Sérgio Bandeira do; http://lattes.cnpq.br/7040227647321399O presente artigo, é destinado para fins de conclusão de curso, abordando a temática da educação do campo, com destaque sobre as classes multisseriadas que são predominantes nas escolas dos espaços rurais, com ênfase em localidades da Amazônia paraense, trazendo minhas memórias de ex aluna da Escola Presidente Arthur da Costa e Silva. O objetivo é discutir sobre a Educação do Campo e as lutas dos movimentos sociais por melhores condições de vida e pela efetivação de políticas públicas educacionais que valorizem o sujeito do campo dentro das suas particularidades e, busca problematizar sobre a precarização do ensino nas classes multisseriadas. A pesquisa é do tipo bibliográfica e autobiográfica e traz abordagem qualitativa, com embasamento teórico nos estudos de autores como Hage, Caldart, Moraes, Barros e Côrrea. Ao final do estudo, pode ser observado que os problemas enfrentados pelos educadores e educandos das escolas rurais ainda está longe de terminar e que a luta pelo direito de receber uma educação de qualidade no espaço de vivência dos sujeitos do campo precisa ser constante.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O sistema modular de ensino em Abaetetuba: trajetórias de implantação e afirmação do SOME no rio Piquiarana-Açú(2024-06-27) SILVA, Gevanildo dos Santos; NASCIMENTO, Sérgio Bandeira do; http://lattes.cnpq.br/7040227647321399; https://orcid.org/0000-0002-1366-5760O estudo discute sobre as trajetórias de implantação e afirmação do SOME no município de Abaetetuba, particularmente na comunidade de PiquiaranaAçu. O SOME surge como um projeto de ensino voltado para suprir a ausência do então ensino de 2º grau em diversas localidades no interior do extenso estado do Pará, e oferecer oportunidade de conclusão da educação básica em um local próximo à sua casa. O objetivo principal consiste em compreender a importância do SOME para as localidades ribeirinhas, bem como suas principais dificuldades na oferta do ensino, com foco na localidade do Rio Piquiarana-Açú. Para tal utilizou-se a abordagem qualitativa, sendo realizada uma pesquisa bibliográfica. Para isso, realizou-se o estudo de autores que já discutiram e avaliaram a temática do ponto de vista histórico e relevante, além de usarmos algumas legislações. Foi realizada a descrição dos fatos que compões a trajetória histórica do SOME no Pará, depois em Abaetetuba e em seguida, na Comunidade do Rio Piquiarana-Açú. Após, se estabeleceu uma discussão a respeito da relevância e das dificuldades e limitações apresentadas na execução do Projeto. Conclui-se que o Sistema de Organização Modular de Ensino — SOME; surgiu como uma estratégia inovadora tendo a finalidade de suprir a falta da oferta do Ensino Médio no Pará e além deste, o Ensino Fundamental Maior, em Abaetetuba e em outras regiões interioranas do Estado. E que, apesar das dificuldades e instabilidades encontradas no projeto, evidencia-se como de suma importância para as localidades por ele atendidas.