Curso de Pedagogia - CABAE
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Alfabetização de estudantes surdos: uma reflexão necessária(2023-12-14) NASCIMENTO, Fabrício Leal do; ALVES, João Paulo da Conceição; http://lattes.cnpq.br/8550073679337988; https://orcid.org/0000-0002-9549-3906O objetivo deste estudo é analisar o processo de alfabetização de estudantes surdos. O texto traz alguns apontamentos sobre o fazer pedagógico na alfabetização desses estudantes. Realizou-se uma pesquisa de cunho bibliográfico, embasada em Gil (2002). Utilizou-se como base para a discussão os autores; Monteiro (2016); Ziesmam (2007); Sterwart (1993), dentre outros. Os resultados apontam que a alfabetização de surdos deve ser realizada primeiramente na língua de sinais (L1), pois esse processo fará toda a diferença na educação e desenvolvimento social desse coletivo; no entanto a língua portuguesa (L2) deve ser ensinada juntamente; e para a efetivação desse processo de ensino para estudantes surdos, também se pode constatar a importância do intérprete de libras no contexto da sala de aula, que contribui positivamente na sociabilidade do estudante com surdez dentro do espaço escolar e, consequentemente, na convivência em sociedade.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O atendimento educacional especializado na Associação Beneficente de Educação e Neurofuncional Miltom Mello(2019-07-17) SANTOS, Alessandra Wilma Lima; MENDES, Sandra Karina Barbosa; http://lattes.cnpq.br/7531027549313471O processo de consolidação da Educação Especial caracterizou-se por um período de segregação, onde as pessoas com deficiência eram tratadas com diferença e eram privadas tanto do convívio social quanto do direito à escolarização. No entanto, a partir de iniciativas particulares e isoladas, nos anos 60, vemos uma nova configuração se formando para que a educação especial se consolide de fato na perspectiva Inclusiva, inclusive com a implantação de escolas especializadas, a exemplo da Associação Beneficente de Educação e Neurofuncional Milton Melo. Dessa forma, o presente trabalho traz a temática que tem como objetivo conhecer a Associação Beneficente de Educação e Neurofuncional Milton Melo, bem como o método utilizado e sua aplicação no Atendimento Educacional Especializado ofertado as crianças com deficiência. Como método de pesquisa, o trabalho está centrado no processo de pesquisa qualitativa e documental com referencial teórico pautados nos estudos de Mantoan (2010), Glat (2005) e Mazzota (2005).Contudo, essa nova perspectiva de educação leva à vários questionamentos, inclusive por se tratar de uma modalidade de ensino que se caracteriza em proporcionar educação de qualidade e bem estar à pessoas com deficiência, e na escola pesquisada não é diferente, pois a escola além de fazer um trabalho diferenciado, o faz também em paralelo com a escola regular. Portanto, os achados revelam, que há sim a possibilidade de se fazer esse modelo de educação distinta e voltada para a pessoa com deficiência, utilizando o Atendimento Educacional Especializado, tanto na escola comum quanto na escola especializada, a exemplo da Associação Milton Melo.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Atendimento educacional especializado: um estudo de caso de uma aluna com deficiência auditiva no município de Barcarena- PA(2022-07-21) OLIVEIRA, Fryda Vingren Jaster de; LIMA, Maria do Socorro Pereira; http://lattes.cnpq.br/7102997355677802O presente artigo aborda os desafios que surdos enfrentam na escola para se incluírem no processo de ensino-aprendizagem de uma turma de ensino regular no município de BarcarenaPará. Tem-se como objetivo elaborar um plano de AEE (Atendimento Educacional Especializado), por meio do ensino de Libras, que possa atender os alunos a partir das suas necessidades de aprendizagem. Como método de análise, assumimos um estudo de caso, que para o seu desenvolvimento recorreu à entrevista realizada com os pais de uma aluna específica e com a própria aluna. Espera-se com este estudo, entender quais as dificuldades de um aluno surdo em sala de aula. Com base nos dados verificamos que o ensino de Libras não deve ser de alcance apenas do aluno surdo, mas também, do professor, visto que nem sempre o aluno conta com intérprete de Libras para apoiá-lo no entendimento das aulas, além disso, isso significa dizer que as escolas que se propõem à inclusão precisam do acompanhamento de pessoas especializadas para comunicação desses alunos surdos, com o propósito de facilitar a sua aprendizagem de forma efetiva. Neste estudo utilizamos entrevistas semiestruturadas com a família da aluna e com a própria aluna que descreveu a trajetória estudantil desde seu primário ao estado atual, o ensino médio.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O desafio da inclusão de alunos nos interiores do Brasil: um estudo sobre a importância de instituições voltadas para pessoas com deficiências no município de Abaetetuba-PA(2019-06-26) FERREIRA, Érika Ferreira; SANTOS, Bruno Rodrigues dos; http://lattes.cnpq.br/8155936269324036Este trabalho é fruto de uma investigação que buscou analisar a maneira como vem ocorrendo o processo de inclusão de alunos com deficiências nas escolas do interior do Brasil, no município de Abaetetuba/PA. O estudo utilizou o método descritivo com base em análises qualitativas e quantitativas a respeito de como as escolas estão desenvolvendo o processo de inclusão dos alunos com deficiência. O estudo também buscou investigar a atividade das instituições especializadas não públicas, principalmente indagando os motivos que levam os pais a optarem pelo atendimento dos seus filhos nestas unidades. O estudo se concretizou a partir de análises bibliográficas e também com a utilização de uma investigação prática feita por meio da aplicação de questionários a pais de alunos deficientes e, que frequentam a rede regular. A necessidade dessa investigação surgiu a princípio pela intenção de observar a fundo o que atualmente as escolas entendem enquanto inclusão. Os alunos com deficiência são sujeitos expostos e que costumam estar a margem deste processo. Desse modo, ao final da pesquisa descreu-se acerca da qualidade do processo escolar oferecido a estes alunos, da mesma forma como também a respeito das políticas públicas adotadas pelo município, e que necessitam estarem sendo revistas. Dentre o que podemos afirmar, é preciso repensar alguns conceitos, rever algumas ações e reforça o planejamento no sentido de subsidiar o trabalho em prol de melhorias.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Educação especial: um olhar para o profissional de apoio no município de Abaetetuba-PA(2022-07-20) SENA JÚNIOR, Benedito Nogueira; BRÍCIO, Vilma Nonato de; http://lattes.cnpq.br/8117409710687344; https://orcid.org/0000-0003-2634-4189A pesquisa em questão aborda conceitos no âmbito da educação especial e suas implicações e também objetiva uma breve analise com relação as políticas públicas referentes aos profissionais que atuam nesta área, e ressaltando algumas normativas que contribuíram para garantir o direito de alunos da educação especial na rede regular de ensino, tendo como objeto de estudo a experiência de uma Profissional de Apoio Escolar, refletindo sobre as principais barreiras e obstáculos que ela encontra para realizar o processo de ensino-aprendizagem de qualidade para pessoas com deficiência. Este estudo é de cunho qualitativo, onde, foram utilizados artigos científicos das bases de dados Scielo e da Biblioteca digital de monografias como referências, foi realizada analise documental e entrevista estruturada com dez pergunta.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A educação inclusiva no campus universitário de Abaetetuba: reflexões sobre a percepção dos alunos com deficiência(2018-07-16) BITENCOURT, Jacqueline Reis; SANTOS, Bruno Rodrigues dos; http://lattes.cnpq.br/8155936269324036A pesquisa tem como objetivo, descrever e analisar criticamente a inclusão da pessoa com deficiência na UFPA-Abaetetuba a partir de suas instalações físicas, e como objetivos específicos, verificar a adequação da estrutura física da UFPA-Abaetetuba que está de acordo com as normas da ABNT NBR 9050/2015; averiguar outras adequações necessárias de estruturação física para inclusão da pessoa com deficiência que não constam nas normas da ABNT NBR 9050/2015; desenvolver propostas de modificações e melhorias para acessibilidade física e estrutural na UFPA-Abaetetuba dando voz as pessoas com deficiência que precisam de uma universidade mais inclusiva e adequada às suas necessidades. Como metodologia utilizou A pesquisa é de caráter descritivo e do tipo qualitativa, ou seja, no sentido de verificar a existência de adaptações a partir da estrutura física de forma adequada ou não, ofertada na universidade para pessoas com deficiência, o ambiente universitário foi a fonte direta de coleta dos dados, permitindo analisar os dados coletados. Através das análises das fotografias podemos concluir que no Campus de Abaetetuba possuem rampas de acesso tanto no bloco antigo, como no bloco novo, porém estas se apresentam fora das normas da NBR9050, e algumas foram construídas após a construção de seu prédio como uma espécie de exigência da política de inclusão, porém possibilita o aluno com deficiência ingressar e estudar na Universidade.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O ensino de LIBRAS: desafios e perspectivas docente em uma escola no município de Soure(2023-12-15) VITELLI, Anderson Souza; ARAUJO, Olidete de; http://lattes.cnpq.br/0819990359705049Este trabalho está situado no campo da educação especial discute sobre os desafios e perspectivas docente no ensino de LIBRAS em uma escola no município de Soure/PA. O objetivo geral desse estudo pautou na investigação acerca dos desafios e as perspectivas docentes no ensino de LIBRAS para estudantes surdos na sala de aula regular de ensino em uma escola no município de Soure. A pesquisa é de cunho qualitativa (Minayo, 2004). O instrumento de coleta de dados foi a entrevista semiestruturada realizada com a interprete de LIBRAS da referida escola. Após a coleta de dados realizou-se a análise de conteúdo conforme Bardin (1977). Como resultados é possível considerar que a organização educacional no município de Soure, na perspectiva da educação inclusiva, é recente e que a partir dos próprios alunos do curso de licenciatura em letras língua portuguesa/ LIBRAS, começam a desenvolver um trabalho de conscientizar a população sourense sobre os direitos à educação das pessoas surdas que viviam na cidade, sendo que muitas já haviam passado da idade de escolarização. A partir disso, conclui-se que mesmo sendo reconhecida por lei, como meio legal de comunicação e expressão, especialmente, para a comunidade surda, a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), nas escolas, ainda não é componente curricular obrigatório, o que torna despretensioso e irrelevante o ensino de LIBRAS nas instituições de ensino.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Um estudo de caso sobre o processo de aprendizagem de uma aluna com deficiência visual (DV) numa escola pública do município de Abaetetuba/Pará(2019-06-18) SIQUEIRA, Regina Pantoja; LIMA, Maria do Socorro Pereira; http://lattes.cnpq.br/7102997355677802O presente trabalho incide num Estudo de Caso realizado a partir da experiência de aprendizagem vivida por uma aluna com deficiência visual (DV) de uma escola pública localizada no município de Abaetetuba, no Pará. O referido estudo objetiva compreender como se dá o processo de inclusão da aprendizagem da referida aluna na sua relação com as práticas didático-pedagógicas de sala de aula. Metodologicamente a pesquisa é de cunho qualitativo amparando-se em pressupostos teóricos que discutem a educação inclusiva, como Mantoan, Aranha, entre outros, e de teóricos que tratam do processo de aprendizagem, entre os quais, Vygotsky. Para o trabalho de coleta de dados foram utilizados os seguintes procedimentos técnicos: A Observação e entrevistas semiestruturadas. Os resultados da pesquisa indicam que o acesso à aprendizagem da aluna Deficiente Visual (DV) faz mais sentido e significado para ela quando as atividades são disponibilizadas de forma lúdica. Com isso, verificamos através de suas reações que o lúdico é fundamental no processo de aprendizagem de pessoas com DV.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Um estudo histórico da Associação Beneficente de Educação Neurofuncional Milton Melo – ABENMM(2019-07-09) MATIAS, Maria da Conceição Rodrigues; MENDES, Sandra Karina Barbosa; http://lattes.cnpq.br/7531027549313471O presente trabalho trata de um estudo da Associação Beneficente de Educação Neurofuncional Milton Melo, com o intuito de provocar reflexões sobre as condições que possibilitaram sua existência. Os objetivos são: realizar um estudo sobre as necessidades que culminaram na criação da Associação Beneficente de Educação Neurofuncional Milton Melo –ABENMM; investigar quais as necessidades e os fatores que contribuíram para a sua criação e em que condições a Associação foi fundada, iremos investigar também as mudanças ocorridas na proposta pedagógica da associação e o que os levou a adotar o Método de Desenvolvimento do Potencial Humano, idealizado por Glenn Doman e sua equipe. Como referencial teórico, utilizamos os estudos de JANUZZI (2012), MAZZOTA (2001), RODRIGUES (2008), VERAS (1993), e outros autores que também discutem a temática. Na pesquisa, adotamos a abordagem qualitativa, com entrevistas semiestruturadas, composta por perguntas abertas, com dois sujeitos da pesquisa que foram de fundamental importância para o estabelecimento da ABENMM no Município de Abaetetuba-PA.Os resultados obtidos pela pesquisa nos mostram que a criação da Associação se deu pela necessidade das famílias das pessoas com deficiência que buscavam um local para o criação da ABENMM seguiu a mesma linha da criação de outras instituições, marcada pelas iniciativas das organizações da sociedade civil, que estruturaram espaços de atendimento de pessoas com necessidades especiais.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A formação inicial do pedagogo para atuação na educação especial(2019-06-07) COSTA, Francisauro; MENDES, Sandra Karina Barbosa; http://lattes.cnpq.br/7531027549313471Este estudo aborda a temática da formação do profissional pedagogo do Curso de Pedagogia/UFPA-Abaetetuba com ênfase na Educação Especial, tendo como base a compreensão de que o currículo é o guia, o instrumento que norteará o processo de formação docente dos futuros educadores. Assim, o presente estudo tem como objetivos analisar o perfil de pedagogo proposto pelo PPC do Curso de Pedagogia para atuação na Educação Especial; analisar como a Educação Especial está contemplada nas ementas das disciplinas do PPC do curso de Pedagogia e analisar quais as habilidades e competências são definidas no PPC para atuação do pedagogo na Educação Especial. Para fazer tal discussão, utilizei como metodologia a abordagem qualitativa e análise documental do Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia (2011), do desenho curricular, das ementas das disciplinas e da proposta de reestruturação curricular do curso de Pedagogia do Campus do Guamá/UFPA (1999). Para avaliar os resultados dos dados coletados, utilizei como técnica de tratamento a Análise de Conteúdo proposta por Laurence Bardin (2011) com base em Câmara (2013). O referencial teórico se baseia nas concepções de autores como Glat e Blanco (2007); Glat, Pletsch e Fontes (2007); Mesquita (2007) para abordar a discussão da formação docente com ênfase na Educação Especial. Para o entendimento de currículo, estabeleço um diálogo a partir da compreensão de Veiga (1998), Sacristán (2000) e Goodson (1995). Para discorrer sobre o conceito de competência usei as obras de Rios (2001, 2003). Portanto, o resultado deste estudo demonstrou que a Educação Especial está contemplada de maneira obrigatória apenas no Núcleo Básico, por meio da oferta da disciplina “Fundamentos da Educação Especial”. Evidenciou-se ainda que o enfoque da Educação Especial está presente em maior significância no Núcleo Eletivo de Educação Especial mediante disciplinas eletivas. Nesse sentido, concluo que o curso de Pedagogia se apresenta em um estado de fragilidade em relação à Educação Especial, ou seja, apresenta grandes lacunas teórico-práticas que corroboram para a construção de um perfil de profissional minimamente preparado para trabalhar com alunos público alvo da Educação Especial em idade escolar.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A importância do acolhimento escolar para pais de crianças autistas(2019-06-29) ARIAS, Ariela Thayná de Souza; SANTOS, Bruno Rodrigues dos; http://lattes.cnpq.br/8155936269324036Este trabalho é proveniente de um estudo direcionado a perspectiva acolhedora dentro do ambiente escolar e foi realizado com duas famílias de crianças autistas. Possui como objetivos principais entender os efeitos que o modo de acolhimento e inclusão ocasiona na vida das famílias e das crianças com autismo; descrever como acontece o processo de acolhimento dos pais de crianças autistas nas instituições de ensino e identificar as possibilidades que a escola proporciona para promover o acolhimento dos pais e das crianças com autismo no decorrer do processo de ensino-aprendizagem. Como base teórica para a compreensão e realização deste trabalho, utilizo de autores como Vygotski (1991), Aranha (2001), Glat e Fernandes (2005), Mantoan (2003), Davim (2017), Chizzoti (1991), Padua (2000) e Freire (1987). A pesquisa é proveniente de dois estudos de caso baseados na concepção de Gil (2008), tendo como sujeitos duas famílias com crianças autistas e a coordenadora da escola regular que uma delas estuda. A produção de informações se deu primeiramente através do levantamento bibliográfico dos principais conceitos que são refletidos neste estudo, após disso, foram realizadas as entrevistas em busca de uma melhor aproximação da teoria com a vivência cotidiana das crianças autistas. Os resultados desta pesquisa informam que o autismo ainda é um transtorno pouco conhecido, a dificuldade em entendê-lo começa a partir do diagnóstico tardio e implica no desenvolvimento educacional eficaz da criança com TEA. Embora a sociedade reflita bastante acerca de trabalhar práticas pedagógicas inclusivas, nota-se que essa realidade ainda é bastante comprometida dentro das instituições de ensino percebe-se que o acolhimento é pouco conhecido no ambiente educacional, porém fica claro que sua execução é uma prática necessária, que possibilita a aceitação da pessoa com deficiência no seio familiar e que pode diminuir o impacto da descoberta da deficiência para a família. Entretanto ocorre que a implantação do acolhimento ainda é uma realidade impensada dentro do ambiente educacional, sua implantação pode sim trazer melhorias para a inclusão da pessoa com deficiência e auxiliar na parceria entre família e escola.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Desconhecido A interação entre o professor e o intérprete de libras na sala de aula e a inclusão de alunos surdos(2022-08-08) SIQUEIRA, Adrielly de Oliveira; COSTA, Erika de Oliveira; SEIXAS, RIBEIRO, Joyce Otânia; http://lattes.cnpq.br/0569883383932063Este trabalho trata sobre inclusão escolar, problematizando a relação pedagógico entre docentes e o interprete de Libras no processo de inclusão de alunos surdos. O objetivo geral é refletir sobre a relação pedagógica na sala de aula inclusiva. O referencial teórico contou com Quadros (2008), Gebarae Barros (2014), Lacerda (2020), Melo (2013) e outros. A pesquisa se insere na abordagem qualitativa e foi desenvolvida por meio do estudo de caso. O trabalho de campo ocorreu na Escola M.E.F. Dr. Anthodio Barbosa na cidade de Tomé-Açu, tendo como participantes um grupo de docentes e uma interprete de Libras. Na coleta de dados utilizamos a observação e a aplicação de questionários. Como resultado, a relação entre docentes e interprete de Libras ainda se dá de forma muito tímida, o que afeta o processo de inclusão dos alunos surdos; apesar das inúmeras mudanças na educação inclusiva, percebemos fragilidades nesse desse atendimento, especialmente quanto a formação docente inclusiva.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Desconhecido LIBRAS como disciplina no ensino fundamental: uma experiência na escola Antônio de Oliveira Gordo, Moju-PA(2016) SOUZA, Vanda Suely Ferreira de; COSTA, Vanessa do Socorro Silva da; http://lattes.cnpq.br/2743227224359109; https://orcid.org/0000-0002-4911-8144Este trabalho tem como objetivo geral analisar como os professores da escola Antônio de Oliveira Gordo entendem e enfrentam o processo de inclusão de alunos surdos na sala de aula. O local da pesquisa pertence à zona urbana do município de Moju/Pará. Como suporte teórico foram usados os trabalhos de Reis (2013), Silva (2009) entre outros que serviram de referências para as discussões sobre educação dos surdos. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo que se caracteriza pela presença de uma forte subjetividade contida nas falas dos atores sociais envolvidos no ambiente escolar. A coleta de dados foi feita através de pesquisa de campo utilizando como instrumento um roteiro para as entrevistas com docentes e outro sobre a escola pesquisada. Os resultados apresentados são interpretados e discutidos através da técnica de análise do conteúdo extraído das transcrições das entrevistas. Os resultados obtidos indicam que por unanimidade os docentes reconheceram que a escola ofertou uma formação continuada na área.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O lúdico na aprendizagem e no desenvolvimento da criança com autismo(2019-07-02) NEVES, Bruna Soares; ASSUNÇÃO, Mariza Felippe; http://lattes.cnpq.br/8675067656056250A ludicidade é essencial para a criança, pois favorece o seu desenvolvimento em múltiplas habilidades e funções no plano cognitivo, social, emocional e, também, motriz. Sendo que, o Transtorno do Espectro Autista (TEA) evidencia alguma alteração no jogo, especialmente, a nível simbólico. A intervenção desta dificuldade vai repercutir diretamente na área social e comunicativa. Sendo a atividade lúdica uma ferramenta eficaz de aprendizagem e parte vital no desenvolvimento de todo individuo, é importante abordá-la de forma ampla e adaptada às características e necessidades concretas de cada criança. Portanto, o objetivo desta pesquisa é estudar o uso do lúdico na prática pedagógica, como elemento importante para o ensino-aprendizagem da criança com autismo. Os jogos e brincadeiras utilizadas em sala, no desenvolvimento das crianças com TEA, ajudam no comportamento da criança. Desse modo, observar como o lúdico se manifesta perante a sua aprendizagem. A pesquisa apresenta uma abordagem de caráter qualitativo e a técnica de coleta de dados foi a observação participante. Assim, é possível verificar que os processos inclusivos ainda precisam se efetivar na prática e que os professores ainda se sentem despreparados para receber os alunos com desenvolvimento atípico. Todo esse processo educacional mostra a importância e a necessidade dos jogos e brincadeiras para favorecer a inclusão, em geral.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O papel da GAOPA no processo de inclusão familiar, social e educacional da pessoa com autismo no município de Barcarena-PA(2023-07-05) BRITO, Adiuza Pereira; LOBATO, Vívian da Silva; http://lattes.cnpq.br/8153247121237657O presente trabalho foi realizado na Associação de Apoio e Orientação aos Pais de AutistaGAOPA, entidade não governamental, situada no município de Barcarena-Pa. Tem por objetivo analisar como ocorre o processo de inclusão da pessoa com Transtorno do Espectro Autista - TEA sobre a perspectiva da GAOPA. O referencial teórico está em Sílvia Ester Orrú (2016), Geraldo Dawson (2020), James C.McPartland (2020), Sally Ozonoff (2020), entre os autores que dissertam sobre o TEA; Fernandes (1994), Montenegro (1994), autores que falam sobre o trabalho das ONGS. A metodologia é de base qualitativa e pesquisa bibliográfica que discutem a temática abordada nesse artigo, em livros, artigos, documentos da União e documentos municipais. Conclui-se que a GAOPA tem um papel fundamental no município, sendo o pioneiro nas lutas em prol da inclusão da pessoa com TEA e por propagar informações referentes ao autismo no município.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O papel do pedagogo na inclusão escolar de alunos com deficiência na escola "Sagrada família" no município de Tomé-Açu(2022-08-12) SILVA, Samantha Lameira da; ALMEIDA, Werbert Vaz de; LIMA, Maria do Socorro Pereira; http://lattes.cnpq.br/7102997355677802O presente trabalho traz o papel do pedagogo como mediador de diálogos, ele tem papel ativo na gestão pedagógica da escola, inclusão de alunos na escola, suas práticas pedagógicas e concepções sobre inclusão. Com o objetivo p de compreender o papel do pedagogo na inclusão escolar de alunos com deficiência, o artigo tem como questionamento: qual o efetivo papel do pedagogo no processo de inclusão escolar de alunos com algum tipo de deficiência? A metodologia utilizada para o seu desenvolvimento é de caráter qualitativa, dividida em duas etapas: na primeira etapa foi realizada uma pesquisa exploratória de referenciais teóricos que subsidiaram os elementos de discussão, tendo como suporte a reunião de alguns teóricos. A segunda etapa foi feito o levantamento de dados na pesquisa de campo, tendo como lócus a Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Sagrada Família, em Tomé-Açu, Pará. Como resultado, a pesquisa aponta que o papel do pedagogo na inclusão escolar de alunos com deficiência é mediar todo diálogo para que os alunos com algum tipo de deficiência possam ter os mesmos direitos de aprender quanto qualquer outro aluno não incluído na categoria de especial.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A política pública de atendimento educacional especializado para surdos: contribuições e limitações no município de Igarapé-Miri(2020-12-08) COSTA, Eduarda Gonçalves da; SOUZA, Alexandre Augusto Cals e; http://lattes.cnpq.br/2652815221358066; https://orcid.org/0000-0002-1424-5055O presente trabalho tem como objeto de estudo o Atendimento educacional especializado - (AEE). O objetivo geral se concentra em compreender as contribuições e limitações do atendimento educacional especializado no ensino inclusivo dos alunos surdos no município de Igarapé-Miri/PA, a partir da ótica de dois sujeitos surdos e como objetivos específicos descrever o contexto histórico educacional da pessoa surda, assim como, contextualizar os paradigmas da educação especial e as políticas brasileiras de inclusão para somente assim, analisar as limitações e contribuições do AEE em relação ao ensino inclusivo dos pesquisados. Para isso, a pesquisa teve uma abordagem qualitativa, constituindo-se primeiramente em uma pesquisa bibliográfica e em um estudo de caso, por se tratar de uma situação específica, sendo realizado entrevista com duas pessoas surdas. Analisamos que as insatisfações com a eficiência do AEE, em relação ao ensino de surdos, decorrem ainda da falta de domínio da Libras e da não execução políticas e diretrizes para atuação desse profissional.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Práticas educativas do professor do atendimento educacional especializado (AEE) com alunos surdos: um estudo de caso em uma escola estadual do município de Igarapé – Miri(2020-11-21) RIBEIRO, Islanny Cristina Rodrigues; OLIVEIRA, Waldma Maíra Menezes de; http://lattes.cnpq.br/9969566482712444; https://orcid.org/0000-0002-8747-5185A pesquisa intitulada Práticas Educativas do professor do Atendimento Educacional Especializado (AEE) com alunos Surdos: um estudo de caso em uma escola estadual do município de Igarapé – Miri apresenta como foco o AEE para Surdos na escola como também ilustra o tipo de atendimento que os alunos Surdos deveriam ter. Além disso conto a minha experiência escolar no Atendimento Educacional Especializado para compreender, a partir da experiência de aluna surda, como deve ser o atendimento ao aluno Surdo dentro da sala de recursos multifuncionais. O objetivo geral é analisar as práticas educativas do professor do AEE e de maneira específica verificar a formação inicial e continuada do profissional que atende alunos Surdos no AEE, analisar a importância do AEE e investigar se os métodos estão de acordo com o aprendizado do aluno Surdo. A metodologia da pesquisa é de cunho qualitativo, desdobrando-se em um estudo de caso. Fiz uso da entrevista semiestruturada com o professor Surdo do AEE bem como da observação in lócus. Os dados foram analisados e discutidos, com base na análise de conteúdo de Bardin, em cinco categorias: práticas educativas, planejamentos, metodologias, limite de possibilidades do AEE e professor Surdo: modelo identitário e linguístico. Os resultados ilustram que os alunos Surdos necessitam de recursos adaptados, ampliação do tempo do atendimento e a importância da figura do professor Surdo no AEE como modelo identitário e linguístico.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A psicopedagogia na escola: um estudo de caso da atuação de uma professora na inclusão de alunos com deficiência(2019-03-28) NASCIMENTO, Lucas Soares do; MENDES, Sandra Karina Barbosa; http://lattes.cnpq.br/7531027549313471No presente estudo realizamos pesquisa com uma professora com especialização em Psicopedagogia que atua desenvolvendo práticas pedagógicas inclusivas voltadas à inclusão de alunos com deficiência. Estabelecemos como objetivo analisar como a Psicopedagogia tem contribuído na prática pedagógica dessa professora no processo de inclusão dos alunos com deficiência na Escola Antônio de Oliveira Gordo. Para o desenvolvimento dessa pesquisa, realizamos um Estudo de Caso, com abordagem qualitativa e entrevistas semiestruturadas com a professora participante da pesquisa e com a coordenadora pedagógica da escola, sendo que os dados coletados foram analisados por meio da Análise de Conteúdo de Bardin (2006). Os resultados obtidos foram dentro daquilo que se esperava, identificamos que a professora atua na escola como Professora Auxiliar Especializada no acompanhamento de alunos com deficiência, onde essa docente realiza práticas pedagógicas adaptadas em conjunto com os professores regentes das turmas regulares para que as necessidades desses discentes sejam supridas. Também, identificamos que essa docente desenvolve projetos de intervenção por meio de conhecimentos psicopedagógicos, que contribuem na sua prática pedagógica e na inclusão dos alunos com deficiência dessa instituição escolar. Concluímos que uma professora com especialização em Psicopedagogia pode contribuir no processo de inclusão de alunos com deficiência nas instituições regulares de ensino por meio dos projetos de intervenção desenvolvidos por alguém que tenha essa formação. Com isso, compreendemos que há a possibilidade de o psicopedagogo ser um parceiro nessa luta pela garantia do direito da permanência desses discentes e pelo desenvolvimento de práticas educativas que atendam às suas necessidades.