Curso de Pedagogia - CABAE
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Navegando Curso de Pedagogia - CABAE por CNPq "CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Comunidade quilombola São Manoel: um estudo acerca do currículo escolar(2018-07-03) VALADARES, Nelnice do Carmo; SILVA, Dedival Brandão da; http://lattes.cnpq.br/2843515711368703O presente trabalho foi desenvolvido na Comunidade Quilombola São Manoel, e pretende analisar se os saberes e fazeres culturais da Comunidade, concebidos enquanto experiência educativa, são ou não aplicadas na escola por meio de seu currículo. A pesquisa é de cunho etnográfico e desenvolveu-se seguindo a metodologia de pesquisa qualitativa, sendo realizada entre os meses de Dezembro de 2017 a Maio de 2018. Iniciou com pesquisas bibliográficas, em sequência foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os moradores locais, professores e pais de alunos, análise de documentos e observação participante na escola e na Comunidade. A pesquisa foi dividida em três momentos: No primeiro, foi direcionada ao levantamento de dados acerca do processo histórico da comunidade. No segundo, a pesquisa voltou-se para o espaço escolar e, no terceiro, foi direcionada a análise acerca do currículo desenvolvido pela Instituição Escolar. O aporte teórico foi embasado em Brandão (2007), Silva (2004), Libâneo (1994), Petersen (1991), entre outros que discutem essa problemática. Como resultados obtido temos que a escola apresenta em seu currículo alguns elementos que nos leve a considerar à aplicabilidade da experiência educativa de sua clientela, ainda que timidamente. Considerando esta afirmação finalizo dizendo que a identidade cultural de um grupo é constituída por meio de sua maneira de pensar, falar, viver e se relacionar uns com os outros, por meio de formas e costumes que se perpetuam de geração em geração, proporcionando a esse grupo, uma característica particular, que os define enquanto pertencentes a uma determinada sociedade. Na perspectiva de Silva (2000) a identidade, assim como a diferença, é um produto social e cultural, ou seja, é produzido no contexto social onde as relações interpessoais acontecem.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O documento curricular municipal de educação infantil e a valorização e preservação da identidade cultural de Soure-PA(2023-12-21) SANTOS, Yasmim Gonçalves dos; GONÇALVES, Jadson Fernando Garcia; http://lattes.cnpq.br/1364246536097509; https://orcid.org/0000-0001-6289-065XA discursão sobre a temática currículo na área educacional é intensa e promove muito diálogo entre especialistas e profissionais da educação, buscando compreender, a importância e a finalidade desse documento, no campo da educação. Em Soure não é diferente. O currículo torna-se um documento alvo de estudos por profissionais do campo educacional que buscam torná-lo um documento orientador do trabalho docente, mais em uma perspectiva de valorização da identidade da cultural local como elemento significativo na formação do discente. Portanto, este trabalho objetiva-se em verificar a organização do DCM/EI e quais suas orientações para a prática docente; averiguar de que maneira, em suas diretrizes, ações e estratégias, o DCM/EI promove a valorização e preservação da identidade cultural local; identificar a contribuição do DCM/EI para a prática educativa desenvolvida na formação da infância mediante a preservação e valorização das identidades culturais do município de Soure-Pa. A importância deste estudo perpassa pela compreensão de como o Documento Curricular Municipal de Educação Infantil (DCM/EI) aborda a dimensão da cultura local no âmbito escolar, visto que a escola, como espaço formativo, deve estar compromissada em sua proposta pedagógica, com práticas educativas que formem cidadãos e que estes se reconheçam como sujeitos pertencentes e possuidores de uma identidade cultural própria o que favorece a preservação de sua história e da história de seu povo. Segundo Gomes (2006) a diversidade cultural é ilimitada e transversal e, no âmbito escolar, é considerada essencial para a formação humana. Daí que um currículo não pode deixar de considerar tal dimensão, negligenciando que somos todos sujeitos socio-histórico-culturais diversos. A cultura está diretamente interligada à educação e compreender como o DCM/EI, aqui tomado como objeto de análise, é utilizado na prática de educadores da Educação Infantil na perspectiva da formação de crianças com vistas à preservação e valorização da cultura local é a proposta deste artigo, a metodologia utilizada foi a análise documental, que de acordo com Sá-Silva; Almeida e Guindani “[...] é desenvolvida através da discussão que os temas e os dados suscitam e inclui geralmente o corpus da pesquisa, as referências bibliográficas e o modelo teórico” (2009, p. 11), sente sentido o Documento Curricular Municipal de Soure, com especificidade o nível de Educação Infantil foi elemento de investigação neste trabalho. Quanto o resultado, ao desejar a valorização da Cultura Local, precisa ser posta em prática no ambiente escolar, as tradições e os costumes sourenses. E, embora sejam feitas adaptações sobre a valorização da cultura em âmbito global, se faz necessário adequar o currículo e as propostas pedagógicas para que a valorização da cultura local seja um direito representativo e presente nos espaços escolares e educativos. A aprendizagem do aluno pode ocorrem em diversos lugares, afirmando assim que a escola já não é mais o único espaço para obtenção conhecimento e os docentes já não são mais os únicos detentores do saber. Qualquer tipo de adaptação curricular proposta deverá, em suas atividades educativas, respeitar a cultura de seus sujeitos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Os filmes infantis e suas implicações para a formação da criança(2019-03-12) Tavares, Moizaquer Moraes; RIBEIRO, Joyce Otânia Seixas; http://lattes.cnpq.br/0569883383932063Este trabalho investigou a relação que existe entre mídia e currículo, alguns autores colaboraram para o melhor entendimento do tema, dentre eles: Henry Giroux (2003), Douglas Kellner (2001), Silva (1995) e de Costa (2009) que contribuíram para maior compreensão sobre a temática. Tendo em vista a validade do assunto e partindo da conjuntura do atual cenário político, onde a cultura da mídia é abordada como instrumento forte pelo qual manipula e forja muitos pensamentos, veio o desejo de explorar seus efeitos nas crianças. Levando em consideração que os filmes infantis, artefatos culturais dissipadores da cultura da mídia, entram em milhões de lares como meio de entretenimento infantil, surgiu a pergunta: “De que forma o currículo midiático vem implicando na formação das crianças na infância?” O objetivo é refletir sobre os efeitos do currículo midiático na formação das crianças na infância. Foram analisados os enredos de alguns filmes, como: “Viva! A vida é uma festa (2018)”, “Up! Altas aventuras (2009)”, “Como treinar o seu dragão (2010)” e “Emoni – O Filme (2017)”, por serem filmes bem aceitos pelo público infantil. O trabalho procurou ainda apresentar aspectos históricos sobre o surgimento da mídia, suas tendências e contribuições que ela trouxe para o desenvolvimento da sociedade. Para tanto, foi utilizado a pesquisa bibliográfica focalizando os resultados da teorização pertinente, seguida de sistematização, análise das ideias e das imagens nos artefatos culturais. Concluiu-se que os filmes infantis podem ser ótimos instrumentos de ensino, desde que haja uma preocupação, por parte do responsável/educador, em escolher o filme seguindo a faixa etária dos educandos e refletindo antes sobre o conteúdo do filme e o que se quer ensinar. Constatou-se que há consequências não desejáveis pelo fato dos filmes infantis não serem vistos/usados em formas de ferramentas úteis na construção da criticidade na criança em seu processo de desenvolvimento escolar e social, isto é, os filmes podem estar sendo usados apenas para entretenimento. Verificou-se que a indústria cultural é extremamente forte e que seus produtos são produzidos objetivando fins específicos de comércio e consumo facilmente aceito pelo público infantil. Percebeu-se que os conteúdos dos filmes muitas vezes podem levar as crianças a apresentarem comportamento de maneira não infantil. A isso podemos chamar de adultização da infância, ou infância instantânea. No entanto, os filmes oferecem grandes ferramentas que podem auxiliar de maneira direta no desenvolvimento imaginário da criança. Os artefatos culturais (re)constroem padrões afirmando/reafirmando/confirmando normas e ideias aceitas pela sociedade. Observou-se ainda, que os artefatos culturais, materializados sob a forma de filmes infantis, precisam ser vistos como currículo que ensina valores, crenças que configuram instrumentos construtivos que forjam as identidades de maneira positiva, ou negativa, dependendo de como se usou essa ferramenta. Pais, educadores precisam contribuir na construção crítica das crianças, fazendo destas, cidadãos ativos, emancipados em sua realidade.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A força cultural do brinquedo de miriti para o currículo da escola Bernardino Pereira de Barros(2018-07-06) ALEXANDRE, Joneide Pinheiro; RIBEIRO, Joyce Otânia Seixas; http://lattes.cnpq.br/0569883383932063Este estudo trata da força cultural do brinquedo de miriti para o currículo da Escola Bernardino Pereira de Barros. O objetivo é analisar a força pedagógica do brinquedo de miriti para o currículo da escola a partir da perspectiva dos professores. Como a Escola Bernardino Pereira de Barros está situada em Abaetetuba, considerada a capital mundial do brinquedo de miriti, a cultura do miriti é central para a cidade e para o currículo. Entre os procedimentos metodológicos da pesquisa de campo temos a aplicação de questionários abertos-fechados a um grupo de professores da escola. O referencial teórico conta com a contribuição de vários autores, entre eles: Giroux (2003), Hall (1997), Silva (1999), Gomes (2006), entre outros. Dos resultados obtidos considera-se que Abaetetuba produziu a cultura do miriti, que tem reconhecimento estadual e nacional, os professores não detém conhecimento da tradição e do patrimônio cultural, acreditamos na necessidade de um redimensionamento curricular, aproximando currículo e escola. A força pedagógica da cultura local na escola ainda não é percebida, existe para repensar o ensino e a relação escola-cultura.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A reestruturação do PPC do curso de Pedagogia do campus de Abaetetuba: o currículo em questão(2019-03-12) SILVA, Edina Cristina Silva e; RIBEIRO, Joyce Otânia Seixas; http://lattes.cnpq.br/0569883383932063O presente estudo problematiza o processo de reestruturação do currículo do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará-Campus/Abaetetuba. O objetivo de estudo é acompanhar a trajetória histórica de reestruturação do PPC do curso de Pedagogia da UFPA Campus-Abaetetuba, tendo como marco legal a LDB e as DCNS/2015. A metodologia utilizada para a construção do referido trabalho é a análise documental em documentos oficiais e a pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, em artigos científicos, seguindo autores como: Libâneo (1999, 2000, 2001, 2004, 2005, 2006), Franco (2008, 2011), Saviani (2007,2008), Dourado (2015), Moreira (2009), Lopes (2016), Mascarenhas (2015), Freire (1999), Goodson (2008), Sacristán (2001), Apple (2008). Os resultados apontam que a reestruturação do PPC do curso em questão, vem sendo realizada desde 2007, buscando formar Pedagogo e Pedagogas críticos/as; atualmente, a reestruturação do PPC do curso de Pedagogia, exige atenção as exigências culturais da contemporaneidade; por outro lado, o curso de Pedagogia e os professores estão sofrendo ataques que configuram um retrocesso na educação nacional.