Faculdade de Ciências Biológicas - FBIO/CBRAG
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Navegando Faculdade de Ciências Biológicas - FBIO/CBRAG por CNPq "CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Aprendendo com a prática: como o Residência Pedagógica contribuiu para a minha formação docente(2025-04-01) SANTOS, Matheus Mendes dos; ARAÚJO, Rafaela Lebrego; http://lattes.cnpq.br/4956904563500916O presente trabalho de conclusão de curso se constitui em um relato de experiência intitulado “Aprendendo com a Prática: como o Residência Pedagógica contribuiu para minha formação docente”. Nele, abordo uma das experiencias vividas no âmbito do Programa de Residência Pedagógica (PRP) núcleo E. E. E. F. M Prof.ª Yolanda Chaves, programa que tem como objetivo contribuir com a formação de professores e auxiliar em seu crescimento profissional. Desta forma, este trabalho tem como objetivo relatar atividades vividas no programa de Residência Pedagógica, os desafios enfrentados e os saberes adquiridos. Em destaque, está a aplicação e desenvolvimento do projeto “Descarte de medicamentos”, que tem seu objetivo voltado a compreensão dos impactos ambientais causados pelo descarte inadequado de medicamentos, bem como abordar a temática da educação ambiental na educação básica. Além disso, cabe destacar a importância deste trabalho por trazer como temática a importância do Programa de Residência Pedagógica como impulso para a formação de professores, permitindo que graduandos de licenciatura tenham a real experiência do que é e como é ser docente na educação básica. A pesquisa relata o quão importante foi o PRP para meu crescimento profissional e desenvolvimento de melhores métodos pedagógicos de ensino, o que expandiu minha visão crítica como professor em formação. Portanto, este relato de experiência não tem apenas o intuito de descrever atividades realizadas no programa, mas também despertar em outros graduandos de licenciatura a importância da prática docente para a formação de cidadãos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Construção da identidade docente: pertencimento e autonomia como professora de Biologia(2023-12-06) LISBOA, Luana Oliveira; ARAÚJO, Rafaela Lebrego; http://lattes.cnpq.br/4956904563500916O presente relato tem como objetivo demonstrar as expectativas e anseios vivenciados dentro do meu processo formativo, assim como apresentar a construção da minha identidade profissional e como ela está cercada de desafios, advindos desde a falta de conexão com algumas áreas específicas da biologia, até a angústia de não saber se serei uma boa professora. Com isso, o relato pauta-se nas descrições de experiências vivenciadas até o presente momento no Programa Residência Pedagógica (PRP), e como elas têm transformado o meu pensar acerca de minha profissão, o quanto também tem sido significativo passar por todos os desafios para que pudesse ter uma ampla reflexão sobre o que é ser uma professora de Biologia.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) (Des)encontros entre expectativas na EJA e realidade das vivências: experiências no estágio supervisionado(2023-12-11) BIZERRA, Antonia Jamille Santos; COSTA, William Lima da; ARAÚJO, Rafaela Lebrego; http://lattes.cnpq.br/4956904563500916O Estágio Supervisionado é marcado pela relação entre teoria e prática e a construção de memórias com os sujeitos da escola, momento essencial para a compreensão e reflexão de aspectos pertinentes ao campo de atuação profissional, contribuindo para a construção de identidades docentes e o desenvolvimento de práticas educativas. Neste relato trazemos nossas experiências de estágio, enfatizando os processos formativos presentes na formação inicial. As experiências vividas permeiam inúmeras reflexões acerca dos anseios, expectativas e lacunas existentes durante nosso percurso como estagiários na EJA. As vivências atravessam desde a busca e o primeiro contato com a EJA, passando pelas práticas educacionais da professora colaboradora, até as relações entre a universidade-escola, que implicam em subsídios para o fazer pedagógico. Apesar dos (des)encontros que marcaram nossa identidade como docentes em formação, pontuamos a importância destas experiências para refletir criticamente acerca do percurso formativo, quer seja de exemplos e/ou contraexemplos para se inspirar.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Desafios e experiência no Programa Residência Pedagógica: um relato de formação(2023-12-13) RODRIGUES, Jaqueline Thalia Brito; ARAÚJO, Rafaela Lebrego; http://lattes.cnpq.br/4956904563500916O Programa Residência Pedagógica (PRP) é de suma importância para a carreira de futuros professores, pois ajuda no “aprender a docência”, gerando experiências ao longo da caminhada acadêmica. Por meio desse programa, nós residentes, temos contato com o ensino médio e conhecemos a realidade da escola campo, aprimorando o conhecimento juntamente com o professor preceptor. Este trabalho tem como objetivo apresentar as experiências vivenciadas no âmbito do programa Residência Pedagógicas (PRP), no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Discorremos sobre o trabalho em duas turmas, 2°ano/ 203 e 1°ano/107, atuando em uma escola campo da Cidade de Bragança (PA), no coletivo com a preceptora, que ministra a disciplina Biologia, relatando as diferenças encontradas em ambas as turmas, o modo de adaptação ao longo do processo e as diferentes metodologias utilizadas, considerando os conhecimentos prévios dos alunos que contribuem para o funcionamento das aulas. Também objetivamos apresentar o desenvolvimento de algumas aulas, usando diversos materiais didáticos como maquetes, aulas práticas no laboratório e visitas à universidade. Por esses e outros motivos, podemos aprimorar nosso conhecimento na escola básica focando sempre em melhorar a forma de ensinar o aluno. Com o apoio do PRP podemos ser cada dia melhores profissionais. Ao longo do tempo os professores tiveram o desafio de dominar e se ater ao conteúdo esperado, corrigir provas e preparar alunos para a faculdade. Hoje essas funções são mais amplificadas, pois, uma das várias dificuldades que eu encontrei nessa formação, é aguçar o interesse dos alunos para com a matéria apresentada, no entanto com a ajuda da minha preceptora conseguimos conciliar matéria práticas e conteúdo juntando esses dois modos para uma melhor experiência em sala de aula, com esse aluno compreendendo mais facilmente a matéria e se envolvendo com o assunto exposto.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Educação ambiental, resíduos sólidos e fotografias: experiências formativas no Programa Residência Pedagógica(2023-10-31) SOARES, Sheila de Cássia da Silva; ARAÚJO, Rafaela Lebrego; http://lattes.cnpq.br/4956904563500916; BASTOS, Sandra Nazaré Dias; http://lattes.cnpq.br/5027406598272447; https://orcid.org/0000-0002-4924-2743O presente trabalho tem como objetivo apresentar o relato das experiências de uma professora em formação vivenciadas em uma escola da rede pública de ensino, em Bragança, Pará, no âmbito do Programa Residência Pedagógica (PRP/CAPES/UFPA). Nesse caminho, as atividades foram desenvolvidas no âmbito do Projeto Integrado de Ensino (PIE) com o planejamento de ações de investigação voltadas para a temática dos resíduos sólidos. Os estudantes foram orientados a registrar, por meio de fotografias, o descarte de resíduos ao longo do trajeto de casa para a escola para, posteriormente montagem de um painel. Apesar de algumas dificuldades, os alunos demonstraram compreensão sobre o tema, associando-o à vida cotidiana. Julgamos os resultados positivos, dada a ampla participação dos alunos na elaboração do trabalho. A oportunidade de orientar essa atividade no âmbito do PRP possibilitou observar a resposta dos alunos à metodologia desenvolvida, bem como os diversos desafios que permeiam a prática docenteTrabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Ensino por meio de projeto: trabalhando a sexualidade com adolescentes(2023-11-17) SILVA, Keyse Bianca dos Santos; FREITAS, Lilliane Miranda; http://lattes.cnpq.br/8110174127325055A falta de informações a respeito dos diversos aspectos que envolvem a sexualidade pode acarretar riscos, confusões e tomada de decisões que envolvem aspectos emocionais, sociais e psicológicos que perpassam a fase da adolescência, sendo necessário trazer ao ambiente escolar essa temática para além da abordagem técnica e biológica. Dessa forma, esta pesquisa teve como objetivo desenvolver e analisar uma proposta de projeto de ensino para trabalhar temáticas sobre sexualidade e adolescência na escola. O planejamento do projeto foi desenvolvido com base nas atividades propostas nos Produtos Educacionais (PE) disponíveis no Catálogo Digital de Educação em Saúde e Sexualidade, acessível no repositório digital da Coleção Ensino de Ciências na Escola. Os PE foram analisados e as atividades foram escolhidas a partir de suas metodologias e organizadas por temáticas na proposta do projeto, que foi estruturado para ocorrer ao longo do ano letivo, sendo o primeiro semestre organizado em 6 momentos: (i) Concepções sobre sexualidade; (ii) Adolescência: mudanças e autoconhecimento; (iii) Gênero e orientação sexual; (iv) Sinais de alerta: violência e assédio sexual; (v) Conhecendo seu corpo: sistemas genitais (vi) Higiene pessoal e saúde coletiva: cuidados com a saúde íntima e suas implicações na vida. O segundo semestre traz 4 momentos e envolve atividades com as temáticas: (vii) Ciclo menstrual; (viii) Cuidando do seu futuro: métodos contraceptivos; (ix) Gravidez na adolescência e os riscos de um aborto – a responsabilidade de meninas e meninos; (x) Cuidando da sua saúde: infecções sexualmente transmissíveis. Consideramos a partir do projeto desenvolvido que discutir sobre sexualidade com adolescentes é essencial, sobretudo na escola, para trazer reflexões que auxiliem na compreensão e tomada de decisões na vida sexual, no respeito coletivo, relacionamento interpessoal e cuidados consigo, possibilitando elucidar questões importantes e desmistificar aspectos considerados como tabus acerca dessa temática intrínseca à vida de todo ser humano.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Estágio supervisonado na Educação de Jovens e Adultos: construindo saberes e experiências formativas(2023-10-10) COSTA, Ronayra Silva; BASTOS, Sandra Nazaré Dias; http://lattes.cnpq.br/5027406598272447; https://orcid.org/0000-0002-4924-2743Este trabalho traz o relato de experiências vivenciadas durante o Estágio Supervisionado na Educação de Jovens e Adultos (EJA). As atividades foram desenvolvidas em três etapas: a) Apresentação e reconhecimento das turmas; b) Planejamento e organização das Atividades e c) Regência das aulas. A observação participante nos permitiu compreender o contexto escolar: as turmas continham alunos de diferentes idades e alguns trabalhavam ao longo do dia. Percebemos alto índice de evasão e a baixa interação com a professora em aulas expositivas. A aula prática/experimental, ministrada pelas estagiárias, teve melhor receptividade despertando interesse e curiosidade nos alunos. Vivenciar a dinâmica de uma sala de aula e as dificuldades que poderemos lidar no futuro quando formos profissionais, de forma compartilhada e assistida por profissionais mais experientes, foi de grande importância para nossa formação profissional. Especialmente nessa modalidade de ensino que atende um público diferenciado.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A experiência do PIBID: o impacto das primeiras vivências do professor estagiário(2022-07-05) LIMA NETO, Antônio Clemente de; SILVA, Nelane do Socorro Marques da; http://lattes.cnpq.br/2963277436091603Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Experienciando a prática docente em Biologia por intermédio do estágio supervisionado: experiências e reflexões sobre a regência na educação básica(2025-04-02) SANTOS, Camila Cristina Pereira; MIRANDA, Jaíne Fernanda Jaques; http://lattes.cnpq.br/0856668039889754; ARAÚJO, Rafaela Lebrego; http://lattes.cnpq.br/4956904563500916Este estudo tem como objetivo apresentar e refletir sobre a experiência vivenciada no âmbito do estágio supervisionado no ensino médio para então compreender como se deu a participação, planejamento e a regência durante o processo. A escola provedora da nossa experiência durante o estágio foi a E.E.E.F.M Luiz Paulino Mártires, localizada no município de Bragança-PA, durante o período de agosto a novembro de 2024. Apresentaremos e discutiremos a abordagem do conteúdo Gametogênese desde a ideia inicial até a experiência de regência durante o estágio supervisionado na educação básica. Essa pesquisa abre a possibilidade de refletirmos e pensarmos os estágios supervisionados como espaço importante para produção de conhecimento e para que o licenciando vivencie a realidade da profissão, desenvolva e mobilize saberes que estão associados à prática pedagógica, levando o que aprendeu na universidade para a realidade da sala de aula. Finalizamos esta experiência compreendendo ainda mais a importância da inserção de nós, futuros professores, no ambiente escolar, onde tudo vai sendo construído aos poucos e cada vez que preparamos uma aula podemos refletir, descobrir e aprender algo novo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Experiências com atividades práticas no Programa de Residência Pedagógica: reflexões de uma professora em formação.(2025-04-01) FEITOSA, Luana Águeda Pantoja; ARAÚJO, Rafaela Lebrego; http://lattes.cnpq.br/4956904563500916Este trabalho tem como objetivo relatar e refletir sobre as experiências vivenciadas no Programa de Residência Pedagógica (PRP) e sua influência na formação docente. O PRP, uma iniciativa da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), proporciona aos licenciandos um contato mais intenso com a realidade escolar, permitindo o desenvolvimento de habilidades e reflexões sobre a prática pedagógica. O trabalho foi realizado a partir da minha participação no programa, especificamente na Escola Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral Prof. Bolívar Bordallo da Silva, em Bragança – PA, no qual atuei como residente durante o começo de novembro de 2022 até abril de 2024, resultando no total de 18 meses. O estudo destaca duas experiências pedagógicas marcantes: “a extração de DNA de frutas”, atividade prática desenvolvida em laboratório para aprofundar os conteúdos de genética; e a “nuvem de palavras”, metodologia participativa utilizada para avaliar os conhecimentos prévios e adquiridos pelos alunos sobre um determinado tema. Os resultados indicam que as atividades práticas desempenham um papel fundamental no processo de ensino aprendizagem, estimulando o interesse dos alunos e tornando a construção do conhecimento mais significativa. Além disso, o seguinte trabalho evidencia a importância da experiência docente para a construção da identidade profissional do professor, reforçando a necessidade de práticas reflexivas e ativas no contexto educacional.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Extensão universitária e formação de professores de Ciências e Biologia: experiências com uso de Repositório Digital.(2023-12-07) HORA, Adriane Jamily Ferreira; COSTA, William Lima da; SANTOS, Gisele Damasceno dos; FREITAS, Lilliane Miranda; http://lattes.cnpq.br/8110174127325055A extensão universitária se constitui como elemento essencial para relações mais próximas e interativas entre a universidade-comunidade, que por sua vez geram melhorias na sociedade, entre as quais se destaca o espaço educacional, que pode ser impactado através do conhecimento, uso e aplicação dos resultados gerados. Visto isso, o presente trabalho tem como objetivo relatar experiências das ações extensionistas promovidas em um projeto de extensão que visa contribuir na formação continuada de professores de Ciências e Biologia da Educação Básica, por meio da promoção de oficinas que utilizam produtos educacionais hospedados em repositório digital. O projeto de extensão foi desenvolvido em duas grandes etapas: i) construção do Repositório Digital da Coleção Ensino de Ciências na Escola; ii) divulgação do material do repositório a partir das oficinas de formação. As experiências vivenciadas e refletidas nos possibilitaram perceber que houve um impacto positivo das ações extensionistas no âmbito escolar, pois as oficinas realizadas trouxeram interesse dos professores em relação ao material apresentado e motivação para inovar com um ensino contextualizado e criativo nos temas abordados. Ainda, destacamos a tecnologia como aliada para a disseminação das ações extensionistas, pois alcança diferentes públicos ao romper com barreiras geográficas para a difusão do conhecimento.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Mestrados Profissionais em Ensino de Ciências e Biologia: análise sobre a contextualização regional na Amazônia legal.(2025-04-03) SILVA, Andressa Oliveira da; FREITAS, Lilliane Miranda; http://lattes.cnpq.br/8110174127325055A formação continuada de professores é um processo indispensável para o bom desempenho docente, pois agrega possibilidades para melhorias na aprendizagem e a superação dos desafios educacionais contemporâneos. Considerando o papel dos Mestrados Profissionais na formação docente, esta pesquisa analisou os Produtos Educacionais (PE) em Ensino de Ciências e Biologia produzidos nos Programas de Mestrado Profissional da região da Amazônia legal, no período de 2014 a 2023, para verificar de que maneira os PEs abordam temáticas do contexto amazônico em suas propostas de ensino/formação, quais os focos temáticos e a articulação entre o nível de ensino e o conteúdo curricular. A pesquisa bibliográfica de abordagem qualiquantitativa foi baseada nas três fases da Análise de Conteúdo: (i) a sistematização dos PEs identificados com base em doze descritores previamente definidos; (ii) a leitura analítica dos PEs que abordavam temáticas do contexto amazônico e (iii) a interpretação dos resultados e discussão com os referenciais teóricos. Os resultados da pesquisa revelaram que as instituições que possuem mais PEs que trabalham o contexto amazônico incorporam explicitamente essa abordagem em seus objetivos e linhas de pesquisa. Os temas predominantes em relação ao número de trabalhos incluem Educação ambiental, Fauna e Flora amazônica, Espaços não Formais e Metodologias de Ensino, reforçando a importância da contextualização para um ensino que faça sentido e valorize a cultura local, além da necessidade de mais incentivos para o desenvolvimento de pesquisas que abordem os saberes tradicionais e indígenas, necessários para uma educação decolonial e significativa na Amazônia.Trabalho de Curso - Graduação - Memorial formativo Acesso aberto (Open Access) O uso do jardim escolar para a construção de teia alimentar: experiências no ensino de ecologia(2025-02-10) TORRES , Milena Sousa; ARAÚJO, Rafaela Lebrego; http://lattes.cnpq.br/4956904563500916O presente trabalho de Conclusão de Curso se constitui em um resumo expandido intitulado O USO DO JARDIM ESCOLAR PARA A CONSTRUÇÃO DE TEIA ALIMENTAR: EXPERIÊNCIAS NO ENSINO DE ECOLOGIA, o qual foi apresentado no evento “II SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO e VI SIMPÓSIO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, que ocorreu de forma presencial nos dias 05 a 07 de novembro de 2024 em Castanhal-PA. A realização dessa atividade foi possível através do Programa Residência pedagógica (PRP), que é vinculado à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoa de Nível Superior (CAPES), tendo como objetivo principal a inserção de licenciandos para vivenciar à educação básica, assim como a contribuição na identidade profissional e a experiência precoce do discente no espaço escolar. Com isso, meu objetivo geral foi reforçar o meu desejo em poder contribuir com o aprendizado dos alunos na escola e aprimorar cada vez mais minha experiência em sala de aula, uma vez que esse processo, contribui bastante não apenas para o processo formativo, como também auxilia na identificação de outras vertentes educacionais. No contexto do programa, vivenciei etapas como a imersão no cotidiano escolar, a elaboração de planos de aula, materiais didáticos para utilizar nas aulas ou mesmo em ações; possibilitando assim, uma atuação em atividades de regência e intervenções pedagógicas em parceria com a professora preceptora; para posterior elaboração do relato de experiência, no intuído de produzir baseado na realidade dos alunos e dos acontecimentos cotidianos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Reflexões sobre as práticas sociopolíticas observadas em estágios supervisionados: relações de dinâmica na sala, manejo e controle de turma(2022-07-29) FERREIRA, Tomás José Cabral; BLANDTT, Lucinaldo da Silva; http://lattes.cnpq.br/6422712436917875Durante o estágio supervisionado, o discente tem a oportunidade de ser inserido em diversos contextos educacionais da realidade próxima “É nesta etapa que o acadêmico tem a oportunidade de ver aliadas a teoria e a prática”. Desse modo, busca-se neste trabalho uma visão que trabalhe à certa dos fatores e produtos da relação observada entre professores e alunos, como as expectativas, os atos didáticos e avaliativos e discutir como esses quesitos podem influenciar na permanência escolar dos alunos. Este estudo terá como objetivo discutir questões à certa dos fatores e produtos da relação observada entre professores e alunos, como as expectativas, os atos didáticos e avaliativos e buscar compreender se essa relação pode prejudicar a permanência dos alunos. Será do tipo descritivo, terá abordagem etnográfica e será efetuado por meio de uma pesquisa integrativa de literatura, com base nos dados obtidos na pesquisa de campo, que foram os estágios.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Relatório de atividades: 2018/2020. Contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na experiência prática em sala de aula.(2022-12-08) SILVA, Anderson Luis; SILVA, Nelane do Socorro Marques da; http://lattes.cnpq.br/2963277436091603Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Saúde mental no contexto escolar: as percepções dos professores que atuam em escolas públicas de Bragança, Pará(2023-12-13) ROCHA, Karina Raquel Galvão da; OLIVEIRA FILHO, Aldemir Branco de; http://lattes.cnpq.br/7475600234195238; https://orcid.org/0000-0002-4888-3530Este estudo investigou as percepções de professores sobre o sofrimento psíquico vivenciado pelos estudantes no contexto escolar. Métodos: Este estudo descritivo e exploratório, com abordagem qualitativa, foi desenvolvido com professores atuantes nos anos finais (6º ano e 9º ano) do ensino fundamental de escolas públicas do município de Bragança (PA), tanto na área urbana como na área rural, utilizando questionário contendo perguntas abertas relacionadas a formação académica, e sobre o sofrimento psíquico apresentado por alguns estudantes e enfatizar a importância da saúde mental no contexto escolar. Os dados foram analisados pela técnica de análise de conteúdo. Resultados indicaram um aumento elevado de sofrimento psíquico dos estudantes, identificado por meio de relatos de automutilação, estresse, ansiedade e depressão. Dentre as causas relacionadas a esse sofrimento, as consequências da pandemia da COVID-19 foi a predominante. Desse modo, o estudo destacou a importância do planejamento e desenvolvimento de ações direcionadas à saúde mental dos estudantes. Tais intervenções devem atender a demanda atual e prevenir outras causas de sofrimento psíquico no contexto escolar. A saúde mental deve ser discutida e promovida nesse ambiente de formação do ser humano.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Significado de pobreza menstrual no cotidiano da comunidade acadêmica no Campus de Bragança(2024-11-29) COSTA, Dhayna Cilene Fonseca; SILVA, Nelane do Socorro Marques da; http://lattes.cnpq.br/2963277436091603A pobreza menstrual é um problema social e de saúde pública que afeta quem menstrua, sobretudo em situações de vulnerabilidade social. O objetivo deste estudo foi analisar o impacto da pobreza menstrual na qualidade de vida da comunidade acadêmica do Instituto de Estudos Costeiros (IECOS) e do Campus de Bragança da UFPA, onde obtivemos 106 pessoas respondentes, garantindo uma ampla diversidade de idades, opiniões e situações socioeconômicas. Assim, por meio de questionários, foram identificados anseios, alusivos à falta de acesso individual ao produto menstrual, à infraestrutura inapropriada de higiene e ao impacto no desempenho educacional e saúde mental. Portanto, a distribuição gratuita de absorventes e ensino menstrual são políticas públicas e práticas institucionais pertinentes. A presença destas medidas contribui para a promoção da igualdade de género e da melhoria de condições de saúde e bem-estar da comunidade.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Vivências no ensino remoto: um relato de experiência como professor estagiário na rede pública de ensino(2022-07-14) FERREIRA, Adam Vitor Guerreiro; SILVA, Nelane do Socorro Marques da; http://lattes.cnpq.br/2963277436091603O presente trabalho tem como proposta relatar as vivências ocorridas no período da disciplina de Estágio Supervisionado IV de um licenciando do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Pará – Campus Bragança. As quais serviram de base para a produção do memorial, requerido como quesito avaliativo da disciplina de estágio. O referente momento apresenta-se como um fator indispensável durante o período de formação docente, nele é dado ao discente a rica oportunidade de reflexão acerca das experiências por ele vividas quando encontra-se no ambiente escolar, bem como a possibilidade de avaliação pessoal quanto as suas expectativas e dificuldades diante da realidade do que é vivenciado. Entende-se então, que o momento de estágio constitui-se como algo de suma importância para jornada acadêmica do discente, uma vez que, irá influenciar de forma direta sua formação docente, sendo também o responsável pelo primeiro contato entre o educador e o seu futuro ambiente de atuação profissional. Sendo assim, o presente trabalho por sua vez, traz sob a forma de relato de experiência, situações vividas durante o período de estágio ocorrido através da modalidade de ensino remoto em uma escola da rede pública de ensino. Visando demonstrar de forma clara e objetiva os pontos positivos e negativos que tal modalidade educacional possui com relação ao processo de ensino e aprendizagem para alunos da rede pública de ensino.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Vivências no Programa Residência Pedagógica e contribuições para a Formação Docente(2025-04-01) SANTOS, Beatriz de Oliveira dos; ARAÚJO, Rafaela Lebrego; http://lattes.cnpq.br/4956904563500916Este trabalho relata minha experiência como residente bolsista do Programa Residência Pedagógica, com o objetivo de compartilhar e analisar as vivências e concepções construídas ao longo desse processo, contribuindo para a formação docente. A experiência prática possibilitou um olhar aprofundado sobre a complexidade da profissão, destacando desafios como a gestão de sala de aula e a resolução de conflitos. A conclusão evidencia que a prática docente não apenas complementa os conhecimentos teóricos, mas também impulsiona um contínuo processo de crescimento profissional e pessoal. Além disso, ressalta-se que o Programa Residência Pedagógica vai além de uma experiência profissional, configurando-se como uma jornada de autodescoberta que fortalece o compromisso com a educação.