Faculdade de Ciências Biológicas - FBIO/CBRAG
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Navegando Faculdade de Ciências Biológicas - FBIO/CBRAG por CNPq "CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::MICROBIOLOGIA"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Monitoramento da qualidade da água, saneamento e higiene em escolas públicas de Bragança, Pará(2022-06-29) ALMEIDA, Lucas Oliveira de; SILVA, Simoni Santos da; http://lattes.cnpq.br/0818422393872186Água potável, saneamento e higiene são imprescindíveis para a manutenção da saúde e bem-estar da população humana. Uma vez que saúde, higiene e aprendizado são interconectados, as escolas são ambientes que precisam de especial atenção no tocante à qualidade da água, higiene e saneamento. No entanto, no Brasil, muitas escolas não dispõem de acesso à água potável ou sistema de saneamento básico, o que é mais crítico na região Norte onde apenas 55% da população utiliza água potável e somente 10% dos efluentes são conectados à rede de esgotos, geralmente sem tratamento, podendo contaminar a água de consumo. Portanto, o presente estudo teve como objetivo monitorar a qualidade água e aspectos higiênico-sanitários de escolas públicas de Bragança, Pará. Ao longo de dois anos foram avaliadas a qualidade da água e aspectos higiênico-sanitários em 16 escolas do município. Os resultados mostraram que, na maioria das escolas, a comunidade escolar consumiu água não potável em algum período avaliado pois, das 144 amostras analisadas, 45,8% (N = 66) apresentaram coliformes totais e termotolerantes em concentrações que variaram de 3,0 a >1100 NPM/100 ml. Também foi identificado que 56,7% das amostras excederam o limite de 5,0 uT, estabelecido como aceitável para a água potável pelo Ministério da Saúde. No tocante às condições higiênico-sanitárias, foram identificados problemas como: ausência de manutenção nos banheiros, lixo acumulado nos terrenos de escolas e ausência no tratamento de água e esgoto, sendo este último despejado, predominantemente, nas ruas. Tais resultados mostram que os gestores escolares devem pleitear, junto às autoridades competentes, melhoria na infraestrutura das escolas, tratamento da água de consumo, bem como desenvolver atividades de educação sanitária com a comunidade escolar. Considerando tais aspectos, foi entregue aos gestores escolares a cartilha desenvolvida no início do programa de monitoramento nas escolas, que contém orientações quanto ao tratamento da água, e cuidados relativos aos aspectos higiênico-sanitários. Todas estas medidas podem ajudar a melhorar a qualidade da água de consumo e as condições higiênico-sanitárias das escolas de forma que estas sejam um ambiente salubre que proporcionem o bem-estar da comunidade escolar.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Que água nossas crianças estão consumindo?: avaliação da potabilidade da água de escolas do município de Bragança por meio de análises microbiológicas – Fase IV(2025-03-21) FERREIRA, Heloisa de Lima; SILVA, Simoni Santos da; http://lattes.cnpq.br/0818422393872186Acesso à saúde e saneamento básico são direitos fundamentais dos seres humanos, porém muitos países não fornecem tais condições básicas a todos os seus cidadãos, incluindo o Brasil. No que tange o acesso à água, cerca de 1,42 bilhão da população mundial não dispõe de água potável, e parte delas estão no Norte do Brasil, onde somente 55% da população consome água potável. Quanto ao saneamento básico, a situação no Norte é mais crítica pois apenas 10% dos efluentes são carreados por redes de esgotos e nem sempre são tratados antes de serem despejados em mananciais, provocando contaminação da água. Considerando que o consumo de água contaminada por efluentes não tratados é responsável por doenças de veiculação hídrica, o presente trabalho teve como objetivo avaliar a potabilidade da água consumida em oito escolas do município de Bragança-PA, bem como as condições higiênico-sanitárias destes ambientes. Foram realizadas análises bimestrais de água nas oito escolas e através do método do número mais provável foi identificado, na maioria das instituições, a presença de coliformes totais e/ou termotolerantes, atestando que a população escolar de Bragança consumiu água não potável, em algum momento. Também foi identificado que todas as escolas despejam efluentes, sem tratamento, diretamente na rua ou no próprio terreno, o que pode culminar na contaminação do lençol de onde é retirada a água de consumo. Muitas escolas têm banheiros com problemas de infraestrutura, em alguns casos, sem portas, com falta de fechaduras funcionais e sem assentos sanitários. Também, na maioria das escolas não há papel higiênico nos banheiros e as pias não possuem sabão para higienização das mãos, o que pode ocasionar problemas à saúde dos estudantes. Portanto, sugerimos que há necessidade do tratamento da água de consumo e de melhorias das condições higiênico-sanitárias das escolas para garantir a saúde da comunidade escolar e reduzir o absenteísmo que prejudica o aprendizado.