Faculdade de Ciências Biológicas - FBIO/CBRAG
URI Permanente para esta coleção
Campus de Bragança /
Bibliotecária: Vivyanne Ribeiro das Merces Neves
Fax: (91)3425-1593
E-mail: bibbraganca@ufpa.br
Navegar
Navegando Faculdade de Ciências Biológicas - FBIO/CBRAG por Autor "COSTA, William Lima da"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) (Des)encontros entre expectativas na EJA e realidade das vivências: experiências no estágio supervisionado(2023-12-11) BIZERRA, Antonia Jamille Santos; COSTA, William Lima da; ARAÚJO, Rafaela Lebrego; http://lattes.cnpq.br/4956904563500916O Estágio Supervisionado é marcado pela relação entre teoria e prática e a construção de memórias com os sujeitos da escola, momento essencial para a compreensão e reflexão de aspectos pertinentes ao campo de atuação profissional, contribuindo para a construção de identidades docentes e o desenvolvimento de práticas educativas. Neste relato trazemos nossas experiências de estágio, enfatizando os processos formativos presentes na formação inicial. As experiências vividas permeiam inúmeras reflexões acerca dos anseios, expectativas e lacunas existentes durante nosso percurso como estagiários na EJA. As vivências atravessam desde a busca e o primeiro contato com a EJA, passando pelas práticas educacionais da professora colaboradora, até as relações entre a universidade-escola, que implicam em subsídios para o fazer pedagógico. Apesar dos (des)encontros que marcaram nossa identidade como docentes em formação, pontuamos a importância destas experiências para refletir criticamente acerca do percurso formativo, quer seja de exemplos e/ou contraexemplos para se inspirar.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Extensão universitária e formação de professores de Ciências e Biologia: experiências com uso de Repositório Digital.(2023-12-07) HORA, Adriane Jamily Ferreira; COSTA, William Lima da; SANTOS, Gisele Damasceno dos; FREITAS, Lilliane Miranda; http://lattes.cnpq.br/8110174127325055A extensão universitária se constitui como elemento essencial para relações mais próximas e interativas entre a universidade-comunidade, que por sua vez geram melhorias na sociedade, entre as quais se destaca o espaço educacional, que pode ser impactado através do conhecimento, uso e aplicação dos resultados gerados. Visto isso, o presente trabalho tem como objetivo relatar experiências das ações extensionistas promovidas em um projeto de extensão que visa contribuir na formação continuada de professores de Ciências e Biologia da Educação Básica, por meio da promoção de oficinas que utilizam produtos educacionais hospedados em repositório digital. O projeto de extensão foi desenvolvido em duas grandes etapas: i) construção do Repositório Digital da Coleção Ensino de Ciências na Escola; ii) divulgação do material do repositório a partir das oficinas de formação. As experiências vivenciadas e refletidas nos possibilitaram perceber que houve um impacto positivo das ações extensionistas no âmbito escolar, pois as oficinas realizadas trouxeram interesse dos professores em relação ao material apresentado e motivação para inovar com um ensino contextualizado e criativo nos temas abordados. Ainda, destacamos a tecnologia como aliada para a disseminação das ações extensionistas, pois alcança diferentes públicos ao romper com barreiras geográficas para a difusão do conhecimento.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Pluralidade metodológica no ensino de Bioquímica e Citologia a partir de Repositório Digital Educacional(2023-12-12) COSTA, William Lima da; FREITAS, Lilliane Miranda; http://lattes.cnpq.br/8110174127325055Uma particularidade no ensino de Citologia e Bioquímica é o caráter microscópico e abstrato dos assuntos, o que torna o estudo mais desafiador; assim, para promover a aproximação e compreensão dos estudantes, é necessário o uso de pluralidade metodológica no ensino aprendizagem neste tema. Visando contribuir nesta questão, esta pesquisa tem como objetivo analisar o conteúdo e as potencialidades de um Catálogo Digital de Produtos Educacionais sobre Bioquímica e Citologia que integra a Coleção Ensino de Ciências na Escola, uma vez que se configura como material de apoio para planejamento docente de aulas nesta temática. A investigação se deu a partir de uma pesquisa bibliográfica na qual foi realizada uma análise quanti-qualitativa descritiva com base nas três fases da Análise de Conteúdo, tendo como principais categorias: (i) Conteúdos Abordados; (ii) Estratégias de Ensino e (iii) Interdisciplinaridade e Inclusão. A partir dos resultados, consideramos que o Catálogo Digital de Bioquímica e Citologia oferece um suporte pedagógico aos docentes para o efetivo exercício do pluralismo metodológico no ensino desta temática, pois as propostas educativas diversificadas apresentadas nos produtos educacionais analisados podem enriquecer as atividades em sala de aula, trazendo dinamismo, inovação e aperfeiçoamento da prática pedagógica e no ensino do tema.