Faculdade de Matemática - FAMAT/CCAST
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Faculdade de Matemática - FAMAT/CCAST por Autor "ALVES, Andréia de Oliveira"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Contribuições da modelagem matemática para a formação do senso investigativo na EJA(2018-03-05) ALVES, Andréia de Oliveira; BRAGA, Roberta Modesto; http://lattes.cnpq.br/3004012674017274Este trabalho apresenta resultados de uma investigação sobre o ensino de Matemática via Modelagem Matemática com uma turma de 4ª Etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da cidade de Santa Isabel do Pará. O objetivo geral da pesquisa consiste em analisar como a modelagem matemática contribui para o processo de ensino e aprendizagem de Matemática na EJA, nesta cidade. Trata-se de uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa e quantitativa, para a coleta de dados adotou-se a aplicação de questionários somados aos registros da atividade dos alunos. A experiência com a modelagem na EJA resultou em algumas contribuições, destaca-se a interação entre professora-pesquisadora e alunos, a motivação, interação e participação em grupo, facilidade na compreensão dos conteúdos, desenvolvimento da capacidade do aluno de solucionar problemas e do senso investigativo. A partir dos resultados concluiu-se que a Modelagem Matemática é uma forma para ensinar e aprender matemática, uma vez que contribui para o ensino e aprendizagem do aluno facilitando a compreensão da realidade que o cerca ao mesmo tempo em que estimula habilidades no aluno para investigação.