Curso de Pedagogia - CABAE
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Navegando Curso de Pedagogia - CABAE por Orientador "BARROS, Osvaldo dos Santos"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Agenda 2030 da ONU e a formação de professores: relações da sustentabilidade e a etnomatemática(2021-06-03) FARIAS, Jocilene Rodrigues; BARROS, Osvaldo dos Santos; http://lattes.cnpq.br/8886478452699437O presente trabalho tem como tema as contribuições da Agenda 2030 proposta pela Organização das Nações Unidas – ONU e suas orientações à formação de professores, com foco no objetivo 4 e meta 4.c, a partir dos quais evidenciamos as relações entre Sustentabilidade, como proposta e Etnomatemática, como área de estudos. O objetivo 4, da agenda 2030, e a meta 4.c trata da discussão e mudança nos rumos da qualidade da educação para o futuro. Desse modo, o objetivo do trabalho é propor uma ação didática baseada nas diretrizes da sustentabilidade da agenda 2030 e dos princípios da Etnomatemática, visando superar a educação bancária a partir da proposição de pesquisa sobre as práticas culturais na região das ilhas de Abaetetuba. A metodologia é de finalidade básica estratégica, com abordagem hipotético dedutiva, qualitativa, com levantamento bibliográfico em autores como Barros (2004 e 2010), Morin (2011) e Vergani (2007) e desenvolveu-se de maneira documental. Por fim, almeja-se discutir e exercitar uma relação entre a sustentabilidade e a Etnomatemática para buscar compreender o que pode vir a ser uma educação sustentável.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Percepções geométricas a partir da caixa tátil na educação infantil(2021-06-21) VELOSO, Eleilza da Costa; BARROS, Osvaldo dos Santos; http://lattes.cnpq.br/8886478452699437Este trabalho trata de atividades desenvolvidas para introduzir conceitos de Geometria para alunos da Educação Infantil. Nosso interesse pela temática se deu a partir da compreensão de que os conceitos matemáticos não são trabalhados como alfabetização matemática, devido a fatores como: falta de compreensão dos professores e inadequação dos materiais didáticos. Nesse sentido, objetivamos introduzir os conceitos de igualdade e semelhança a partir do desenvolvimento das percepções visual e tátil, na manipulação de objetos geométricos e do cotidiano. Assim temos como objetivo: relacionar as estruturas das formas geométricas e sua nomenclatura, com as formas e nomes dos objetos do cotidiano, para introduzir os conceitos de classificação e comparação, com ênfase no desenvolvimento da percepção visual, tátil e cultural, através do uso da caixa tátil, como recurso didático. Para fundamentar nossas conjecturas quanto ao processo de aprendizagem, vamos trabalhar as teorias da cognição, as relações desenvolvidas pelos alunos para assimilar os elementos do cotidiano e suas interações sociais. Como desdobramento metodológico utilizaremos materiais compostos de miriti para introduzir os elementos culturais nas atividades escolares. Como resultados desse trabalho, esperamos contribuir para o desenvolvimento sensorial dos alunos e suas percepções geométricas dos espaços e utensílios do cotidiano.