Curso de Matemática - CABAE
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Navegando Curso de Matemática - CABAE por Orientador "COSTA, Manuel de Jesus dos Santos"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise da lucratividade do produtor rural familiar de pimenta-do-reino no município de Acará-PA(2022-12-29) CUNHA, Lisandra de Sousa; DAMACENO, Marcela Marques; COSTA, Manuel de Jesus dos Santos; http://lattes.cnpq.br/7579240913305272O objetivo deste estudo foi analisar o impacto da lucratividade dos agricultores familiares, sobre a produção de pimenta do reino no município de Acará. Neste contexto, foi realizada uma pesquisa de campo na modalidade de entrevista direcionada aos agricultores familiares do município do Acará. Os dados coletados foram utilizados para analisar através do indicador Valor Presente Líquido (VPL) a viabilidade lucrativa do cultivo da pimenta do reino. Verificou-se que a produção em pequena escala de pimenta do reino para um determinado produtor caracterizou-se viável economicamente, haja vista que o indicador utilizado se mostrou positivo quando analisado, utilizando mesmo uma taxa atrativa de 10%.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Aplicação da regra de Simpson adaptada para estimar a determinação de volumes utilizando uma integral dupla(2019-08-07) MONTEIRO, Jorge Duarte; COSTA, Manuel de Jesus dos Santos; http://lattes.cnpq.br/7579240913305272Esse trabalho de conclusão de curso tem o objetivo de aplicar a regra de Simpson composta (RSC) adaptada para uma solução numérica de uma integral dupla denominada integral dupla de Simpson (IDS) , com um intuito de ratificar uma alternativa presente na literatura para obter a solução de uma integral dupla. Nesse sentido, foi apresentada uma breve revisão dos conceitos referente às funções de duas variáveis, abordando-se limite e continuidade, em seguida a teórica referente às integrais duplas, bem como o conceito de interpolação, em particular a interpolação de Lagrange, a qual serviu de suporte teórico para definir as regras de Simpson simples e composta, sendo a composta adaptada para estimar a solução de uma integral dupla considerando uma região de integração não-retangular. Uma aplicação foi desenvolvida, onde a mesma consistiu em resolver uma integral dupla que determinava o volume de um sólido compreendido entre dois paraboloides. A referida integral foi calculada analiticamente, como também numericamente tendo os resultados comparados através do erro relativo. Tal comparação ratificou que a estratégia numérica abordada se apresenta como uma atraente alternativa principalmente na impossibilidade de determinar o valor de uma integral dupla de forma analítica.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O cálculo de volume de sólidos geométricos utilizando como ferramenta auxiliar o GeoGebra 3D(2022-12-14) CARVALHO, Suzane da Silva; COSTA, Manuel de Jesus dos Santos; http://lattes.cnpq.br/7579240913305272Este trabalho visa destacar a importância do GeoGebra 3D no estudo de sólidos geométricos, apresentando uma proposta de atividade de ensino, vinculado as possibilidades que o programa pode fornecer, em termos de contribuição à aprendizagem com relação ao cálculo do volume de sólidos geométricos. Nesse contexto, a fundamentação teórica foi articulada usando a definição de alguns sólidos geométricos convencionais como o prisma, a pirâmide, o cilindro e a esfera e a demonstração das respectivas fórmulas para o cálculo de volume. Três aplicações foram desenvolvidas de forma analítica. Posteriormente o passo a passo da construção no GeoGebra 3D para comprovação dos resultados obtidos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Cálculo do potencial hidrogeniônico da água mineral consumida no município de Abaetetuba-PA e nas soluções diluídas de ácido fraco(2019-08-07) BRABO, Ana Paula Góes; ANDRADE, Flávio Vargas; http://lattes.cnpq.br/0492668759819624; COSTA, Manuel de Jesus dos Santos; http://lattes.cnpq.br/7579240913305272O objetivo deste trabalho foi inicialmente comparar quantitativamente o potencial hidrogeniônico (pH) disposto nos rótulos de três marcas de água mineral comercializadas no município de Abaetetuba-PA com os resultados obtidos experimentalmente, onde neste último utilizou-se uma escala logarítmica presente intrinsicamente no equipamento denominado pHmetro. Posteriormente, utilizou-se uma estratégia similar de comparação utilizando uma solução diluída de um ácido fraco denominado acético, no entanto, agora foram obtidos três valores para o pH quais sejam: teórico, experimental e numérico. Em relação ao resultado teórico utilizou-se uma fórmula analítica que quantifica a chamada constante de acidez, por sua vez no experimental utilizou-se novamente o pHmetro, já o numérico foi determinado através de uma equação (modelagem), onde a raiz da mesma necessária para calcular o pH em questão, foi estimada através do método de Newton-Raphson utilizando um ambiente computacional para determinar os cômputos necessários. Na comparação envolvendo as águas minerais foi possível indicar que as mesmas apresentam valores de pH abaixo do recomendado pela legislação vigente. Já em relação à comparação do pH da solução diluída de ácido acético, constatou-se a eficácia de uma estratégia numérica para determinação do mesmo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Educação financeira nas séries iniciais do ensino fundamental(2023-07-15) CRUZ, Ethianne Trindade da; CRUZ, Ethiele Trindade da; COSTA, Manuel de Jesus dos Santos; http://lattes.cnpq.br/7579240913305272O presente trabalho tem por objetivo, mostrar a importância do tema educação financeira nas series iniciais, pois durante o desenvolvimento do trabalho e das pesquisas realizadas foi possível observar que o assunto ainda é pouco abordado nas escolas, e essa é uma falha na educação, pois, o tema da educação financeira se for discutido em sala de aula, ajudará as crianças a se tornarem cidadãos mais conscientes e comprometidos no futuro. Diante do acima exposto, foi abordado sobre os conceitos de Matemática financeira e educação financeira, ressaltando-se que o tema precisa ser trabalhado não somente nas escolas mais também na sociedade, pois nos dias atuais é possível observar que a imensa maioria das pessoas não sabe lidar com suas necessidades financeiras, isso acontece por diversos fatores, dentre eles a falta de organização e conhecimento. Com o desenvolvimento do artigo também se propõe algumas atividades em que há a possibilidade de serem trabalhadas nas escolas. E por fim foi realizado um pequeno questionário voltado para os representantes de cinco escolas das séries iniciais do ensino fundamental da área urbana do município de Acará, com o intuito de verificar se o tema já vem sendo trabalhado nas escolas. Diante dos relatos analisados foi possível observar, que a educação financeira no município ainda não está em evidência, mas quando os representantes falavam sobre o tema era notório o interesse para que a mesma seja inserida, pela relevância que o assunto possui na vida das pessoas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Um estudo matricial de projeção populacional baseada em faixas etárias no município de Acará/PA(2022-12-14) SILVA, Wevertton da Silva e; COSTA, Manuel de Jesus dos Santos; http://lattes.cnpq.br/7579240913305272O presente estudo mostra novas formas de gerar e aplicar informações interdisciplinares com o uso da Matemática, de forma específica no campo da Álgebra Linear. A aplicação em Biologia de Populações mostra um interessante ramo de pesquisa que exige mais atenção por meio dos profissionais de ambas as áreas. Foram estudados os movimentos na estrutura etária de uma população feminina que é frequentemente acompanhada por uma migração rural-urbana sendo, portanto, um caso convincente para as implicações das taxas de fertilidade e mortalidade. O objetivo geral deste estudo, após analisar os dados destes movimentos na estrutura etária, foi estimar o crescimento, ou não, da população feminina no município de Acará, estado do Pará. O modelo aplicado foi da matriz de Leslie e os cálculos realizados com a utilização do software Populus. O resultado obtido permitiu uma comparação gráfica com os dados populacionais retirados do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS).Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Monitoramento da curva glicêmica utilizando a spline cúbica(2022-12-13) PAIVA, Brenda Rafaele da Conceição; BASSANI, Igor Menon; COSTA, Manuel de Jesus dos Santos; http://lattes.cnpq.br/7579240913305272O objetivo deste trabalho foi utilizar a Spline Cúbica como ferramenta auxiliar no monitoramento de uma curva glicêmica utilizando dados adquiridos de uma pessoa portadora de diabetes, atrelado a um aplicativo denominado Glic. Neste contexto, foram apresentados os conceitos sobre diabetes, abordando os tipos, hemoglobina glicada, dieta e exercícios físicos. Em seguida, foi abordado uma curva de aproximação denominada Spline Cúbica. Uma aplicação foi desenvolvida, a qual analisou-se o comportamento da Spline Cúbica na interpolação dos dados coletados utilizando o Glic. Ao analisar os resultados, foi possível concluir que a Spline Cúbica se mostra eficiente no processo de tornar denso um conjunto de dados, apresentando uma imagem geométrica suavizada indicando uma menor variação nos mesmos ratificado pelo parâmetro estatístico desvio padrão, proporcionando desta maneira uma análise mais fidedigna em relação aos valores da hemoglobina glicada vinculada as taxas glicêmicas utilizadas.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Monitoramento de matriculas, evasões e dependência na escola Lucimar Lima utilizando gráficos estatísticos(2022-12-14) GONÇALVES, Fernanda Vitor; COSTA, Manuel de Jesus dos Santos; http://lattes.cnpq.br/7579240913305272O presente estudo apresenta uma pesquisa quantitativa acerca do monitoramento das alterações em matriculas, evasão e dependência escolar nas series finais do ensino fundamental na Escola Municipal de Ensino Fundamental Lucimar Lima do município de Acará, objetivando analisar, conhecer e representar o número de alunos matriculados por serie , total de alunos que evadiram e os que passaram de ano letivo e continuam com dependência nos turnos da manhã e tarde por meio de gráficos estatísticos: de barras, de linhas e de setores, considerando o ano de 2019, antes da pandemia, e o ano de 2020 em meio a pandemia, para então conhecer e visualizar o número total de alunos matriculados que tiveram dificuldades e evadiram ou que foram aprovados com pendencias no ano letivo anterior nesse período. Sabendo que os gráficos estatísticossão de suma importância na análise, organização, visualização e compreensão de dados, fez-se um levantamento bibliográfico sobre conceitos importantes como os de gráficos de barras, gráficos de setores e gráficos de linhas, para então fazer a análise quantitativa dos dados coletados, os quais foram analisados, organizados em tabelas e demonstrados por meio de representações gráficas utilizando o aplicativo Power Bi. Finalizando com os resultados e com algumas considerações sobre o tema abordado.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Resolução de limites de funções trigonométricas com auxílio computacional(2022-07-11) VILHENA, Cleison da Silva; COSTA, Manuel de Jesus dos Santos; http://lattes.cnpq.br/7579240913305272O presente trabalho abordou a resolução de limites envolvendo funções trigonométricas com auxílio computacional para comprovar e visualizar os resultados obtidos analiticamente. Nesse sentido, a referida abordagem, foi iniciada com uma contextualização do assunto com base em um breve relato da evolução histórica do cálculo diferencial e integral. Num segundo momento, foi apresentada a teoria que rege a definição de limites, limites laterais, teorema do confronto e o limite trigonométrico fundamental. Posteriormente, foram resolvidos quatro problemas de forma, intuitiva, algébrica e computacional, onde nesta última foi utilizado uma função intrínseca do programa wxMaxima vinculada a uma visualização geométrica.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Resolução de um sistema linear utilizando o método de Gauss-Seidel(2022-02-25) BARROS, Iris Lobato; COSTA, Manuel de Jesus dos Santos; http://lattes.cnpq.br/7579240913305272O objetivo deste artigo foi apresentar a eficiência do método de Gauss-Seidel na resolução de um sistema linear de grande porte a menos de uma precisão requerida. Neste contexto, foram apresentados a formulação matemática que define o método de Gauss-Seidel, critérios de convergência, teste de parada. Duas aplicações foram desenvolvidas. Primeiramente, abordando a solução de um sistema linear modelando uma situação problema não contextualizada. Num segundo momento, foi utilizado o método de Gauss-Seidel para resolver um sistema linear oriundo de uma situação problema envolvendo engenharia de estruturas pertencente a área de engenharia civil.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Resolução de uma integral através das regras de Simpson composta e adaptativa(2022-12-13) SILVA, Maykon Gomes da; COSTA, Manuel de Jesus dos Santos; http://lattes.cnpq.br/7579240913305272O presente trabalho, refere-se a apresentação e comparação quanto aos métodos numéricos regra de Simpson composta e adaptativa, na resolução de uma integral. Neste contexto, foram apresentados os conceitos de interpolação, do erro de truncamento e da quadratura adaptativa, sendo implementado na interface do matlab, algoritmos do tipo Simpson convencional e adaptado, nesta ordem, para auxiliar nos cômputos. Assim, foi exibido o resultado de uma integral definida não contextualizada, a qual teve inicialmente sua solução fornecida através do mecanismo computacional denominado Wolfram|Alpha. Seguidamente a integral teve sua resolução por meios numéricos, concedendo uma análise quantitativa utlizando a fundamentação teórica do erro relativo, o qual indicou para o senário abordado que a regra de Simpson adaptativa se apresenta mais eficiente tanto na acurácia quanto na convergência a menos de uma tolerância requerida.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Resolução de uma integral através de métodos numéricos: regra dos trapézios repetida e adaptativa(2022-08-31) PONTES, Edilene Lacerda; CANTUÁRIO, Raul Carlos de Alencar; COSTA, Manuel de Jesus dos Santos; http://lattes.cnpq.br/7579240913305272O objetivo desta pesquisa consistiu em apresentar e comparar a resolução de uma integral simples através do método numérico da regra dos trapézios repetida e adaptativa. Neste contexto, foram apresentadas as teorias matemáticas que embasam esses procedimentos, incluindo o erro de truncamento e o algoritmo adaptativo da quadratura trapezoidal. Inicialmente abordou-se a resolução analítica de uma integral simples definida em uma situação problema não contextualizada, a qual posteriormente foi resolvida numericamente através de dois códigos implementados em uma interface do programa Matlab possibilitando dessa maneira uma análise quantitativa através do erro relativo no que concerne o desempenho das técnicas numéricas abordadas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Utilização do polinômio interpolador de Gregory-Newton como ferramenta auxiliar na adaptação de um carneiro hidráulico(2021-03-01) PINHEIRO, Eduarda Silva; COSTA, Manuel de Jesus dos Santos; http://lattes.cnpq.br/7579240913305272O objetivo desse trabalho foi utilizar a interpolação como ferramenta auxiliar na determinação do rendimento de um Carneiro Hidráulico (CH), sabendo aproximadamente a quantia de árvores que poderão ser irrigadas, podendo adaptar o CH para expandir a irrigação para mais árvores, no caso estudado para a produção de açaí de agricultores familiares.Neste contexto, foi apresentado o conceito de irrigação, sua importância e custo elevado, além da importância da agricultura familiar para as comunidades locais verificando o custo benefício para os pequenos produtores. Em seguida, foi apresentado um método de captação de água para utilizar na irrigação em conjunto com uma formulação matemática (modelo matemático). Após, apresentou-se os conceitos de interpolação polinomial, apresentando o polinômio interpolador de Newton o qual foi particularizado definindo o polinômio de Gregory-Newton, sendo este o utilizado no trabalho em questão. Ainda como informação apresenta-se a comunidade do Tauerá de Beja, na qual foi realizada a instalação do CH. Ao analisar os resultados, foi possível estimar através da interpolação de Gregory-Newton, o rendimento do CH nas razões de alturas utilizadas, possibilitando determinar aproximadamente quantas árvores de açaí o CH poderia suprir na irrigação corroborando em uma perspectiva de potencializar a produção dos pequenos produtores que necessitam de um processo de irrigação levando em consideração custo/benefício.