Curso de Matemática - CABAE
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Solvabilidade de soluções via Nagumo e Osgood para o problema x0 = f(t; x)(2018-06-28) PORTUGAL, Izaque Pantoja; LOBATO, Renato Fabrício CostaEste trabalho surgiu do resultado da pesquisa de iniciação cientifica do livro do renomado Dr. Luiz Adauto da Justa Medeiros sobre Equações Diferenciais Ordinárias, visto que em seu livro ele faz um estudo qualitativo da equação diferencial escalar x0 = f(t; x), especificamente abordaremos o estudo de unicidade de soluções de uma equação diferencial de primeira ordem de um ponto de vista qualitativo. Para tal exibiremos as definições de solução, e faremos um estudo básico de espaços métricos, com foco em espaços métricos completos e as sequências de Cauchy. Mostramos um pouco da história dos Matemáticos Willian Foog Osgood e Mitio Nagumo e exibimos suas condições de Unicidade para a solução do problema x0 = f(t; x)Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A história da geometria e a importância de Arquimedes(2018-07-19) GOMES, Francenildo Pinheiro; BARROS, Osvaldo dos SantosNeste trabalho será abordado a história da matemática com ênfase na geometria até o período de Arquimedes (século III a.C.) focalizando Arquimedes, “o gênio de Siracusa”, e dois de seus principais trabalhos; o método da exaustão e a quadratura da parábola. A metodologia utilizada foi somente de caráter bibliográfico, tendo como objetivo mostrar um pouco da historia da matemática. Onde e como ela se desenvolveu e conhecer sobre as obras de Arquimedes um dos maiores matemático de todos os tempos, principalmente sobre o método da exaustão e a quadratura da parábola que apresentam uma complexidade semelhante ao calculo integral estudado hoje. Os estudos abordados sobre o método da exaustão e a quadratura da parábola mostram a grandeza do “gênio de Siracusa” que acredita se que serviu de base para o calculo integral e as definições de infinitos que conhecemos hoje, usados nas disciplinas de calculo nos cursos de matemática, física, engenharia e outros.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Função quadrática contexto e aplicações no cotidiano(2018-09-03) ANDRÉ, Pedro Júnior dos Santos; ALMEIDA, Raimundo das Graças Carvalho de; http://lattes.cnpq.br/8447434150719179O presente trabalho inicia-se com um breve histórico sobre função, dando destaque a alguns matemáticos que tiveram fundamental importância para o seu desenvolvimento. Faz também uma abordagem dos conceitos de função, conceitos estes que foram fundamentais para a construção desse trabalho. Posteriormente abordou-se à evolução da função quadrática, falando dos matemáticos e sua respectiva importância para o desenvolvimento da função quadrática ao longo da história. Adentrando no assunto de função quadrática foram abordadas as definições, os gráficos, a forma canônica, zeros da função quadrática, máximo da função e mínimo, o vértice da parábola, a imagem, e o eixo de simetria e por ultimo foi desenvolvido as aplicações da função quadrática em diversas situações do cotidiano.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Triângulos pitagóricos, ternos pitagóricos e suas propriedades(2018-09-06) COSTA, Eliel de Araujo e Silva; CORRÊA, Manoel Lima; http://lattes.cnpq.br/9314280735403557O presente trabalho é dedicado ao estudo dos triângulos Pitagóricos, bem como os ternos dos números que representam seus lados, sua forma algébrica e geométrica. Mostram-se algumas de suas propriedades, como eles se apresentam e como reconhecer esses ternos, apresenta-se também à fórmula geradora tanto de ternos pitagóricos primitivos, como os não primitivos e uma consequência dessa fórmula é que os triângulos obtidos através dela são retângulos. Provar-se que existem infinitos ternos Pitagóricos primitivos através de uma variação da fórmula citada anteriormente e consequentemente infinitos triângulos Pitagóricos primitivos. Aplicando-se os conceitos, lemas e propriedades estudadas sobre os ternos Pitagóricos nesse trabalho num caso particular do teorema de Fermat. Mas antes falar-se um pouco do contexto histórico e sobre o matemático que da o nome a essa classe de triângulos, quem foi Pitágoras? Também se aborda a descoberta de uma tábua de pedra do período babilônico e com ela descobrir que antes de Pitágoras esses triângulos já eram conhecidos e estudados pelos babilônios, apresentar-se conceitos básicos sobre triângulos e uma demonstração do Teorema de Pitágoras.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Existência de solução da equação diferencial ordinária escalar x0 = f(t; x) via método da poligonal(2018-09-28) MOTA, Rosinildo Nunes; LOBATO, Renato Fabrício Costa; http://lattes.cnpq.br/251698134624010Neste trabalho faremos uma abordagem básica sobre a teoria qualitativa das equações diferenciais ordinárias no que tange a existência da solução de uma equação escalar de primeira ordem. Para tal, apresentamos as principais definições e exemplos de espaços métricos e abordamos sobre sequências em espaços métricos em especial as de Cauchy, em seguida, fazemos um estudo básico sobre conjuntos compactos e seus principais teoremas e introduzimos o conceito de funções continuas em espaços métricos. Mostramos o teorema de Arzelà Ascolí e demonstramos o teorema de Cauchy-Peano o chamado método da poligonal e por fim fizemos uma aplicação do teorema principal à ecologia.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Uma análise do nível de pensamento geométrico segundo modelo de Van Hiele dos alunos no ensino fundamental no bairro Novo II em Barcarena-PA(2018-12-18) CORRÊA, Márcia da Silva; COSTA, Aubedir Seixas; http://lattes.cnpq.br/9474738220279039O ensino da Geometria tem adquirido nos últimos anos, uma importância maior no senário das reformas educacionais do país tem sido proposto como fator fundamental das habilidades e competências matemáticas nos níveis de ensino fundamental e médio. O objetivo desse trabalho é através de um estudo de casos analisar e detectar o nível de pensamento geométrico dos alunos do ensino fundamental maior, utilizando como ferramenta principal o teste de Van Hiele. Com o resultado obtido da pesquisa poderemos analisar como está o conhecimento em geometria dos alunos pesquisados.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Uma análise do desenvolvimento dos níveis do pensamento geométrico segundo o modelo de Van Hiele dos alunos do 9° ano de uma escola pública no bairro Aviação em Abaetetuba-PA(2018-12-18) SENA, Regina Maciel; COSTA, Aubedir Seixas; http://lattes.cnpq.br/9474738220279039Considerando que a geometria está presente em quase todos os lugares em que estamos e muita das vezes passa completamente despercebida o seu ensino se torna indispensável nos currículos escolares. Partindo desse pressuposto e tendo como fundamentação teórica o modelo da Van Hiele onde diz que o processo do desenvolvimento do pensamento geométrico tem como base cinco níveis de compreensão e cinco fases de aprendizagem para o avanço entre esses níveis, o presente estudo edifica suas bases nas orientações descritas por Van Hiele para o ensino de geometria, onde sua finalidade é relatar uma prática realizada com alunos do 9° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da cidade de Abaetetuba - PA. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que teve como objetivo investigar e detectar, por meio da Teoria de Van Hiele, o nível de pensamento geométrico dos aprendentes, onde foi proposto o teste de Van Hiele respeitando as características, propriedades e fases de cada nível de aprendizagem. Como conclusão a pesquisa revela as dificuldades que os alunos enfrentam quando o conteúdo e geometria o que indica que existe uma ausência do ensino da Geometria desde os anos iniciais e que esta ausência pode ser atribuída a vários fatores, alguns, inclusive, relacionados à formação docente. Por tanto a necessidade de um maior aprofundamento no ensino da geometria.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Os números racionais aplicados na metrologia(2019-06-11) INVENÇÃO, Ismael Felix; GOMES, Silvana da Costa; http://lattes.cnpq.br/2042856060420568Este trabalho trata de mostrar uma aplicação dos números racionais em uma área que algum estudante do ensino fundamental ou médio possa querer atuar no futuro - metrologia - conhecendo alguns de seus instrumentos, que são muitos utilizados por trabalhadores que atuam na mecânica e na construção civil, como a régua graduada, a trena e o paquímetro e que nestes instrumentos pode-se perceber a utilização dos números racionais, na forma de uma fração impropria e irredutível e não somente na forma de números inteiros que são mais comuns no dia a dia da maioria das pessoas. Para aplicação de forma concreta do ensino dos números racionais, utilizando instrumentos da metrologia faz-se aplicação em uma turma do ensino fundamental em que o professor já tenha explicado sobre os números racionais ou esteja explicando, com objetivo de mostrar na prática, onde e como são utilizados os números racionais, de certa forma mais concreta, com os materiais em mãos, também para estimular o professor a trazer materiais concretos para sala de aula e que o aluno posso manuseá-lo, para tentar facilitar o aprendizado do aluno. Esta prática ocorreu em uma Escola Estadual de Ensino Fundamental localizado no município de Barcarena/Pa com uma turma do 8º ano em dois momentos. No primeiro momento fez-se uma espécie de teste de conhecimentos, sobre os números racionais através de um questionário-teste com 5 questões e logo após entregarem o questionário-teste, foi feita a resolução da parte do teste, no quadro branco para todos como forma de revisão e ao final marcou-se o segundo momento para aplicação dos números racionais com o uso dos instrumentos da metrologia. No segundo momento foi apresentado aos alunos os instrumentos de medição: a régua graduada, a trena e o paquímetro. Repassou-se aos alunos as informações contidas em cada instrumento e como devem ser utilizados, focando a presença dos números racionais e ainda, como esses números são percebidos e inseridos no cotidiano de quem trabalha usando estes instrumentos de forma mais concreta com uso dos equipamentos em mãos dos próprios discentes, da qual a maioria não conhecia. Ao final responderam outro questionário-teste, agora usando os instrumentos em mãos, e que os resultados dos questionários-testes, regista-se neste trabalho, com uma satisfação muito grande de aprendizagem e interesse dos alunos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) As tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC’S) no contexto de ensino da matemática: aplicação de vídeos de animações no estudo de matrizes(2019-06-28) VILHENA, Patrício de Jesus Quaresma de; ALMEIDA, Raimundo das Graças Caralho de; http://lattes.cnpq.br/8447434150719179; COSTA, Aubedir Seixas; http://lattes.cnpq.br/9474738220279039Ao desenvolver o tema “As tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC’s) no contexto de ensino da Matemática: aplicação de vídeos de animações no estudo de Matrizes”, o presente trabalho contribui com o fato de que as metodologias desenvolvidas em sala de aula, quando apresentam novas formas de abordagem da matemática, fazem aguçar a curiosidade e o interesse dos alunos, principalmente em matemática, a qual está rotulada como disciplina difícil de compreensão e fora da realidade. Assim, oferecer subsídios práticos para que os professores desenvolvam o ensino da matemática de maneira satisfatória, a partir da ferramenta vídeos de animação, é o foco principal do trabalho. Para alcançar essa proposta, foi realizada uma revisão bibliográfica dos principais autores que abordam a questão do ensino em matemática a partir das tecnologias da informação e comunicação (TDIC’s). Após essa abordagem foi realizada uma oficina direcionada aos alunos do Colégio Cristo Trabalhador, na turma do 2º ano do ensino médio, onde foi ministrada aula com o recurso mencionado. Após a oficina, foram aplicados questionários aos alunos e ao professor da turma acerca do ensino da Matemática, especificamente matrizes, com vídeos de animação, indicando a possibilidade de sua utilização em sala de aula com seus alunos e caracterizando uma ferramenta auxiliar no ensino.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Teorema de Pitágoras, demonstrações e aplicações no cotidiano(2019-06-28) SANTOS, Rivaldo Pantoja dos; ALMEIDA, Raimundo das Graças Carvalho de; http://lattes.cnpq.br/8447434150719179O presente trabalho é dedicado ao estudo do teorema de Pitágoras e suas contribuições nas representações e nas demonstrações de exercícios de comparações de áreas e dos cálculos que o representam, bem como nas construções que usamos no cotidiano, visando também familiarizar os alunos do ensino médio, que muitas das vezes não dão a importância necessária para o estudo do mesmo. Sabemos que ao entrar na faculdade para estudar matemática uma das primeiras disciplinas da estrutura curricular é a matemática básica onde o discente percebe logo que, comparado ao que se estuda no ensino médio em especial nas escolas da rede pública é outro nível, logo este começa a sentir muitas dificuldades, e inspirado nisso foi feito este trabalho. No decorrer deste trabalho, realizaremos umas aplicações do teorema de Pitágoras em questões do cotidiano, pois vivemos em um mundo formado por objetos reproduzidos a partir de formas geométricas, e as vezes nem nos damos conta disso, porém se pararmos para observar, logo notaremos em camas, mesas, portas, paredes, entre outros objetos, que para serem construídos com tanta precisão, foi preciso analisar ângulos; além de cálculos de áreas para saber o tamanho ideal. Mas antes falaremos um pouco da história sobre o matemático que dá o nome a esse teorema, que é Pitágoras, introduzimos conceitos básicos sobre triângulos e duas demonstrações do teorema de Pitágoras.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A utilização das tecnologias da informação no processo avaliativo na disciplina de matemática: uma abordagem do aplicativo plickers(2019-07-11) PASTANA, Delson Ferreira; CORRÊA, Genivaldo dos Passos; http://lattes.cnpq.br/6321452953013620No terceiro milênio o uso das tecnologias de informação traduziu perfeitamente a atual maneira de ver o mundo e de se relacionar com ele, como consequência natural, esses fatos trouxeram uma série de transformações sociais, comportamentais e econômicas que interagem, criando novas formas de compreender a educação e suas práticas realizadas em sala de aula. No presente trabalho foi usado as TDIC’s (tecnologias digitais de informação e comunicação) para realizar um processo de avaliação em sala de aula, por meio do aplicativo Plickers, que é o foco principal do trabalho. Assim, oferecer subsídios para que os professores desenvolvam o ajuizamento do ensino da matemática de maneira satisfatória. E para alcançar essa proposta, foi realizada uma revisão bibliográfica dos principais autores que abordam a questão das TDIC’s no ensino-aprendizagem em matemática e a avaliação. Após essa abordagem, foi executada uma prática de aferição direcionada aos alunos do 9º ano da escola estadual Prof.ª Benvinda de Araújo Pontes, após, foi aplicado questionários aos alunos e professor acerca do método utilizado tendo como ferramenta o aplicativo Plickers, a fim de identificar a receptividade e eficiência de seu emprego na escola.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O número de ouro e suas belezas(2019-07-11) SOBRINHO JUNIOR, Jose Xavier; GOMES, Silvana da Costa; http://lattes.cnpq.br/2042856060420568Este trabalho tem como objetivo fazer com que um maior número de estudantes da matemática conheça o número de ouro e mostrar o valor de ouro que ele possui, pois muitos ainda não o conhecem. Com esse objetivo é que este trabalho desenvolve-se, mostrando a importância deste número presente em várias vertentes do nosso dia a dia, contextualizando-o com registros atuais e identificando-o principalmente na natureza. E por que a terminologia “número de ouro”? Segundo informações contidas no site escolakids, “O número de ouro é o representante matemático da perfeição na natureza”. Dizer qual número é considerado de ouro pode ser fácil, mas explicar como os matemáticos descobriram este número, é um dos objetivos específicos que responderemos no desenvolver deste trabalho. Ele é estudado desde a Antiguidade e muitas construções gregas e obras artísticas apresentam-no como base. O número de ouro é representado pela letra grega (phi) e seu valor corresponde a 1,61803399... Mas por que esse número é tão importante? Por que é tão usado em construções, obras de arte, sendo o referencial da beleza? Porque ele representa a perfeição e a beleza da natureza, ele está presente em quase todos os lugares, na natureza, em objetos e construções que consideramos as mais belas. Através da sequência numérica descoberta por Fibonacci, e posteriormente a criação da Espiral de Fibonacci, descrita neste trabalho, entendemos que o número de ouro é sinônimo de perfeição e beleza, por justamente estar presente na maioria da criação Divina.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Modelos de atendimento ao público via cadeias de Markov(2019-07-11) LOBATO, Olzemir Jeffrey da Silva; ALMEIDA, Raimundo das Graças Carvalho de; http://lattes.cnpq.br/8447434150719179Cadeias de Markov são uma poderosa ferramenta probabilística de previsão do comportamento de diversos sistemas, cite-se como exemplo a gestão de quadro de funcionários para atendimento em estabelecimentos comerciais (1); em ciências físicas, provê um modelo com propriedades globais de interações locais de acordo com o artigo de Aharonov et al. (2). As aplicações são muitas; cite-se ainda os modelos de PageRank, uma aplicação fundamental para motores de busca da internet mais modernos como o Google (3, 4). Todavia, o foco deste trabalho são modelos de atendimento de pessoas em estabelecimentos, como bancos, repartições públicas, aeroportos, postos de combustível, por exemplo, ou por telefone, via cadeias de Markov, como sugerido pelo título do trabalho. Interessante notar também que existe uma variedade de situações diversas que podem ser descritas com o mesmo modelo. O trabalho está dividido em duas partes maiores, a primeira relembra conhecimentos básicos de Probabilidade e um pouco de Álgebra Linear; somente o necessário. Não se faz estritamente necessária a leitura da parte 1; mas em caso de dúvidas ou dificuldades, é possível que uma rápida consulta ajude. A contribuição deste trabalho está em estimar o tamanho futuro de uma fila, nas situações relatadas acima, após um tempo t indicado, com auxílio de um programa de computador em linguagem C construído neste trabalho de pesquisa. Também foi calculada a complexidade computacional do algoritmo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Uma proposta de estudo de integral dupla com o auxílio do software Geogebra(2019-07-11) ALCANTARA, Yuri Castro; CORRÊA, Genivaldo dos Passos; http://lattes.cnpq.br/6321452953013620Este trabalho faz um estudo sobre as integrais duplas, usando como suporte o software Geogebra para construir as figuras planas e espaciais que surgem no decorrer do estudo. Ressalta-se a importância do software, nessas construções, pois os mesmos são difíceis de ser construídos a mão livre pelo aluno e pelo professor em suas aulas. Cabe ainda ressaltar que a visualização dessas figuras pelos alunos pode facilitar o entendimento da teoria das integrais duplas, diminuindo o teor abstrato do ensino de matemática, contribuindo significativamente com a aprendizagem dos alunos. Além disso apresenta-se um tutorial das construções desenvolvida, afim de que o mesmo sirva de suporte para outros alunos que desejarem estudar com o auxílio do software Geogebra.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Percepções geométricas: as dificuldades na aprendizagem da geometria(2019-07-16) PINHEIRO, Giselle Feio; BARROS, Osvaldo dos Santos; http://lattes.cnpq.br/8886478452699437O presente trabalho tem por objetivo apresentar as dificuldades encontradas por alunos em diversas etapas do ensino e da aprendizagem da geometria. Nesse contexto, observa-se as dificuldades de percepção e visualização geométrica que surgem devido o defict na aplicação dos seus conceitos fundamentais. Por isso, é necessário investigar e desenvolver novas estratégias metodológicas as quais simplifiquem a compreensão dos conceitos básicos da geometria. Dessa forma, o trabalho desenvolveu-se a partir de pesquisas bibliográfica e aplicação metodológica em sala de aula para identificar as principais necessidades. Assim, gerar uma reflexão em torno das práticas atuais de ensino e colaborar para a problemática da aplicação da geometria.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Jogo “sobe e desce”: operações matemáticas no 6º ano do ensino fundamental(2019-07-16) GOMES, Julielson Pinheiro; LIMA, Josicleide dos Santos; http://lattes.cnpq.br/6444996933605110; BARROS, Osvaldo dos Santos; http://lattes.cnpq.br/8886478452699437Ao desenvolver o tema “JOGO DO SOBE E DESCE: OPERAÇÕES MATEMÁTICAS NO 6ºANO DO ENSINO FUNDAMENTAL” para o referido trabalho busca utilizar metodologias diferenciadas a serem trabalhadas com os alunos da Escola Quilombola Santo André (anexo a Escola Benvinda de Araújo Pontes – Abaetetuba / Pará), que estão iniciando o 6º ano (ensino fundamental maior), procurando contribuir com as metodologias desenvolvidas em sala de aula, apresentam novas formas de abordagem da matemática, fazendo aguçar a curiosidade e o interesse dos alunos, principalmente na matemática, a qual está rotulada como disciplina de difícil compreensão e fora da realidade. Assim, oferecer subsídios práticos para que os alunos aprendam a disciplina de maneira satisfatória, a parti do Jogo Sobe e Desce, onde é o foco principal do trabalho. Para alcançar essa proposta, foi realizada uma avaliação escrita com a turma do 6º B de 2017, com conteúdos matemáticos envolvendo as quatro operações fundamentais da matemática, onde se constatou uma grande dificuldade na resolução das questões. Em seguida ouve o acompanhamento da turma com oficinas utilizando o jogo matemático “Sobe desce”, buscando trabalhar as operações fundamentais, sendo que o material para a elaboração do jogo foi da própria localidade (bucha do miriti) envolvendo a cultura desses estudantes. Ao finalizar as oficinas realizou-se uma avaliação escrita, trabalhando com as mesmas questões realizadas na primeira avaliação, com o intuito de avaliar o desenvolvimento dos mesmos nas quatro operações. Assim, a proposta do trabalho é ajudar o aluno com os conteúdos que são enfatizados de cálculos com as operações fundamentais matemáticas, através de oficinas ministradas, para que este consiga assimilar e colocar em prática quando necessários tais conteúdos, com isso perder o medo pela disciplina citada, principalmente no início do ensino fundamental maior, 6º ano.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Cálculo do potencial hidrogeniônico da água mineral consumida no município de Abaetetuba-PA e nas soluções diluídas de ácido fraco(2019-08-07) BRABO, Ana Paula Góes; ANDRADE, Flávio Vargas; http://lattes.cnpq.br/0492668759819624; COSTA, Manuel de Jesus dos Santos; http://lattes.cnpq.br/7579240913305272O objetivo deste trabalho foi inicialmente comparar quantitativamente o potencial hidrogeniônico (pH) disposto nos rótulos de três marcas de água mineral comercializadas no município de Abaetetuba-PA com os resultados obtidos experimentalmente, onde neste último utilizou-se uma escala logarítmica presente intrinsicamente no equipamento denominado pHmetro. Posteriormente, utilizou-se uma estratégia similar de comparação utilizando uma solução diluída de um ácido fraco denominado acético, no entanto, agora foram obtidos três valores para o pH quais sejam: teórico, experimental e numérico. Em relação ao resultado teórico utilizou-se uma fórmula analítica que quantifica a chamada constante de acidez, por sua vez no experimental utilizou-se novamente o pHmetro, já o numérico foi determinado através de uma equação (modelagem), onde a raiz da mesma necessária para calcular o pH em questão, foi estimada através do método de Newton-Raphson utilizando um ambiente computacional para determinar os cômputos necessários. Na comparação envolvendo as águas minerais foi possível indicar que as mesmas apresentam valores de pH abaixo do recomendado pela legislação vigente. Já em relação à comparação do pH da solução diluída de ácido acético, constatou-se a eficácia de uma estratégia numérica para determinação do mesmo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Aplicação da regra de Simpson adaptada para estimar a determinação de volumes utilizando uma integral dupla(2019-08-07) MONTEIRO, Jorge Duarte; COSTA, Manuel de Jesus dos Santos; http://lattes.cnpq.br/7579240913305272Esse trabalho de conclusão de curso tem o objetivo de aplicar a regra de Simpson composta (RSC) adaptada para uma solução numérica de uma integral dupla denominada integral dupla de Simpson (IDS) , com um intuito de ratificar uma alternativa presente na literatura para obter a solução de uma integral dupla. Nesse sentido, foi apresentada uma breve revisão dos conceitos referente às funções de duas variáveis, abordando-se limite e continuidade, em seguida a teórica referente às integrais duplas, bem como o conceito de interpolação, em particular a interpolação de Lagrange, a qual serviu de suporte teórico para definir as regras de Simpson simples e composta, sendo a composta adaptada para estimar a solução de uma integral dupla considerando uma região de integração não-retangular. Uma aplicação foi desenvolvida, onde a mesma consistiu em resolver uma integral dupla que determinava o volume de um sólido compreendido entre dois paraboloides. A referida integral foi calculada analiticamente, como também numericamente tendo os resultados comparados através do erro relativo. Tal comparação ratificou que a estratégia numérica abordada se apresenta como uma atraente alternativa principalmente na impossibilidade de determinar o valor de uma integral dupla de forma analítica.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A matemática financeira e as estratégias de investimentos: poupança e títulos públicos federais(2019-09-02) NASCIMENTO, Luís Otávio Andrade; GOMES, Silvana da Costa; http://lattes.cnpq.br/2042856060420568Este trabalho, de natureza qualitativa, aborda a matemática financeira no contexto das estratégias de investimentos, a fim de contribuir para um maior conhecimento a cerca dessa prática financeira, que está muito alheia da população. Nesse sentido, a abordagem desse tema é capaz de proporcionar informações, desse aparentemente mundo complexo dos investimentos. Desse modo, a matemática financeira é essencial para quem deseja conhecer e aplicar valores, já que é capaz de oferecer instrumentos de utilização das operações que envolvem juros, taxas, investimentos e outros elementos do mercado financeiro de maneira clara e objetiva. É bastante recorrente, a utilização da poupança, como a única ou melhor forma de realizar investimentos, isso porque há um grande desconhecimento sobre outras formas de investimentos. Para alcançar essa proposta, foi realizada uma revisão bibliográfica dos principais autores que abordam a questão da matemática financeira na economia, especialmente na área dos mercados financeiros. Essa abordagem se faz necessária para fundamentar a abordagem teórica realizada.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Discalculia: uma análise bibliográfica(2019-09-09) CUIMAR, Misael Pantoja; ALMEIDA, Raimundo das Graças Carvalho de; http://lattes.cnpq.br/8447434150719179Este trabalho procura despertar o interesse de conhecer-se a discalculia e nele enfatiza-se suas principais referências bibliográficas, e tenta-se tornar o mesmo conhecido por parte dos profissionais da educação e principalmente pelos professores de Matemática e da Pedagogia. Tendo em vista que as várias dificuldades dos alunos apresentam-se de formas diversas quanto à aprendizagem em relação as suas habilidades matemáticas de desenvolver possíveis cálculos, onde a discalculia tem uma grande parcela que dificulta em tais habilidades, portanto, houve a necessidade de realizar tal pesquisa, pois, a discalculia afeta a cognição das crianças, impedindo que tenham êxito escolar. E justamente, foi este fato que deu-se a devida atenção para este tema de tão importância relevância para uma futura mudança no ensino-aprendizagem da matemática. Diante do exposto, procura-se compreender melhor o assunto, apresentando uma união de intervenções pedagógicas e psicopedagógicas juntamente com o auxilio de ferramentas tecnológicas, possibilitando a percepção do surgimento da discalculia e seus sintomas para uma melhor compreensão deste transtorno de aprendizagem, visto que atinge de forma negativa a vida escolar do aluno, fato este que chama a atenção de muitos profissionais da educação mundial.