Faculdade de Ciências Biológicas - FBIO/CBRAG
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Navegando Faculdade de Ciências Biológicas - FBIO/CBRAG por Orientador "ORNELLAS, Valéria dos Santos Moraes"
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Estudo integrado de ecologia cultural na comunidade Quilombola do Torres, Tracuateua-PA(2022-11-24) SANTOS, Isabelle Lorrane Silva; ORNELLAS, Valéria dos Santos Moraes; http://lattes.cnpq.br/1253485739454855A Ecologia Cultural e a Etnobiologia permitem uma abordagem interdisciplinar que estuda a relação entre o mundo natural, simbólico e social, em uma perspectiva que vai muito além da cultura material. Usando os critérios da ecologia cultural e referenciais teóricos etnobiológicos, este trabalho teve como objetivo analisar a relação do homem com o meio ambiente na comunidade quilombola do Torres, Tracuateua-PA, e suas manifestações culturais. Os dados foram coletados através de entrevistas guiadas por um questionário semiestruturado, aplicados a moradores mais antigos da comunidade, e submetidos a Análise Textual Discursiva e ao Software Iramuteq. As análises levaram a conclusão que as duas metodologias foram complementares e demonstraram que houve perdas significativas nos aspectos culturais em que a comunidade está envolvida (artesanato, caça, pesca, agricultura e extrativismo). Apesar do interesse dos moradores no resgate da cultura local, nenhum trabalho está sendo realizado na comunidade com essa finalidade.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Estudo sobre Educação Ambiental Diferenciada na comunidade quilombola do Campo Novo, Tracuateua-Pa(2023-12-08) ROSA, Maria Tatiane Araújo da; ORNELLAS, Valéria dos Santos Moraes; http://lattes.cnpq.br/1253485739454855A Educação Ambiental Crítica visa transformar pensamentos, através do engajamento na forma de atitudes e ações, que integrem a construção de outro padrão de sociedade. Ela é culturalmente diferenciada quando planejada em perspectiva intercultural, sendo executada para e com povos indígenas, quilombolas e/ou comunidades tradicionais. O presente trabalho teve sua base teórica e epistemológica construída a partir da análise de material bibliográfico, para então se desenvolver uma pesquisa com gestores e professores das três escolas que atendem à Comunidade Quilombola Campo Novo, Tracuateua – PA. Foram realizadas entrevistas com eles, além de se ter analisado os PPPs das mesmas instituições de ensino. Adicionalmente, fez-se um estudo em torno do Projeto Farinha sem Lenha, que faz uso de biogás para a fabricação de farinha na comunidade. Os gestores e professores demonstraram interesse em participar de atividades interativas entre escola e comunidade. Então, se planejou uma sequência didática envolvendo o processo do biogás e a produção de energia por ação de microrganismos. Considera-se que, com a continuidade do Plano de Ação, que nasce do presente trabalho, poderá haver de fato ressignificação de ideias e valores, fortalecendo elos dos alunos com a Comunidade Quilombola.