Faculdade de Ciências Biológicas - FBIO/CBRAG
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Navegando Faculdade de Ciências Biológicas - FBIO/CBRAG por Orientador "ARAÚJO, Rafaela Lebrego"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Aprendendo com a prática: como o Residência Pedagógica contribuiu para a minha formação docente(2025-04-01) SANTOS, Matheus Mendes dos; ARAÚJO, Rafaela Lebrego; http://lattes.cnpq.br/4956904563500916O presente trabalho de conclusão de curso se constitui em um relato de experiência intitulado “Aprendendo com a Prática: como o Residência Pedagógica contribuiu para minha formação docente”. Nele, abordo uma das experiencias vividas no âmbito do Programa de Residência Pedagógica (PRP) núcleo E. E. E. F. M Prof.ª Yolanda Chaves, programa que tem como objetivo contribuir com a formação de professores e auxiliar em seu crescimento profissional. Desta forma, este trabalho tem como objetivo relatar atividades vividas no programa de Residência Pedagógica, os desafios enfrentados e os saberes adquiridos. Em destaque, está a aplicação e desenvolvimento do projeto “Descarte de medicamentos”, que tem seu objetivo voltado a compreensão dos impactos ambientais causados pelo descarte inadequado de medicamentos, bem como abordar a temática da educação ambiental na educação básica. Além disso, cabe destacar a importância deste trabalho por trazer como temática a importância do Programa de Residência Pedagógica como impulso para a formação de professores, permitindo que graduandos de licenciatura tenham a real experiência do que é e como é ser docente na educação básica. A pesquisa relata o quão importante foi o PRP para meu crescimento profissional e desenvolvimento de melhores métodos pedagógicos de ensino, o que expandiu minha visão crítica como professor em formação. Portanto, este relato de experiência não tem apenas o intuito de descrever atividades realizadas no programa, mas também despertar em outros graduandos de licenciatura a importância da prática docente para a formação de cidadãos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Construção da identidade docente: pertencimento e autonomia como professora de Biologia(2023-12-06) LISBOA, Luana Oliveira; ARAÚJO, Rafaela Lebrego; http://lattes.cnpq.br/4956904563500916O presente relato tem como objetivo demonstrar as expectativas e anseios vivenciados dentro do meu processo formativo, assim como apresentar a construção da minha identidade profissional e como ela está cercada de desafios, advindos desde a falta de conexão com algumas áreas específicas da biologia, até a angústia de não saber se serei uma boa professora. Com isso, o relato pauta-se nas descrições de experiências vivenciadas até o presente momento no Programa Residência Pedagógica (PRP), e como elas têm transformado o meu pensar acerca de minha profissão, o quanto também tem sido significativo passar por todos os desafios para que pudesse ter uma ampla reflexão sobre o que é ser uma professora de Biologia.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) (Des)encontros entre expectativas na EJA e realidade das vivências: experiências no estágio supervisionado(2023-12-11) BIZERRA, Antonia Jamille Santos; COSTA, William Lima da; ARAÚJO, Rafaela Lebrego; http://lattes.cnpq.br/4956904563500916O Estágio Supervisionado é marcado pela relação entre teoria e prática e a construção de memórias com os sujeitos da escola, momento essencial para a compreensão e reflexão de aspectos pertinentes ao campo de atuação profissional, contribuindo para a construção de identidades docentes e o desenvolvimento de práticas educativas. Neste relato trazemos nossas experiências de estágio, enfatizando os processos formativos presentes na formação inicial. As experiências vividas permeiam inúmeras reflexões acerca dos anseios, expectativas e lacunas existentes durante nosso percurso como estagiários na EJA. As vivências atravessam desde a busca e o primeiro contato com a EJA, passando pelas práticas educacionais da professora colaboradora, até as relações entre a universidade-escola, que implicam em subsídios para o fazer pedagógico. Apesar dos (des)encontros que marcaram nossa identidade como docentes em formação, pontuamos a importância destas experiências para refletir criticamente acerca do percurso formativo, quer seja de exemplos e/ou contraexemplos para se inspirar.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Desafios e experiência no Programa Residência Pedagógica: um relato de formação(2023-12-13) RODRIGUES, Jaqueline Thalia Brito; ARAÚJO, Rafaela Lebrego; http://lattes.cnpq.br/4956904563500916O Programa Residência Pedagógica (PRP) é de suma importância para a carreira de futuros professores, pois ajuda no “aprender a docência”, gerando experiências ao longo da caminhada acadêmica. Por meio desse programa, nós residentes, temos contato com o ensino médio e conhecemos a realidade da escola campo, aprimorando o conhecimento juntamente com o professor preceptor. Este trabalho tem como objetivo apresentar as experiências vivenciadas no âmbito do programa Residência Pedagógicas (PRP), no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Discorremos sobre o trabalho em duas turmas, 2°ano/ 203 e 1°ano/107, atuando em uma escola campo da Cidade de Bragança (PA), no coletivo com a preceptora, que ministra a disciplina Biologia, relatando as diferenças encontradas em ambas as turmas, o modo de adaptação ao longo do processo e as diferentes metodologias utilizadas, considerando os conhecimentos prévios dos alunos que contribuem para o funcionamento das aulas. Também objetivamos apresentar o desenvolvimento de algumas aulas, usando diversos materiais didáticos como maquetes, aulas práticas no laboratório e visitas à universidade. Por esses e outros motivos, podemos aprimorar nosso conhecimento na escola básica focando sempre em melhorar a forma de ensinar o aluno. Com o apoio do PRP podemos ser cada dia melhores profissionais. Ao longo do tempo os professores tiveram o desafio de dominar e se ater ao conteúdo esperado, corrigir provas e preparar alunos para a faculdade. Hoje essas funções são mais amplificadas, pois, uma das várias dificuldades que eu encontrei nessa formação, é aguçar o interesse dos alunos para com a matéria apresentada, no entanto com a ajuda da minha preceptora conseguimos conciliar matéria práticas e conteúdo juntando esses dois modos para uma melhor experiência em sala de aula, com esse aluno compreendendo mais facilmente a matéria e se envolvendo com o assunto exposto.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Experienciando a prática docente em Biologia por intermédio do estágio supervisionado: experiências e reflexões sobre a regência na educação básica(2025-04-02) SANTOS, Camila Cristina Pereira; MIRANDA, Jaíne Fernanda Jaques; http://lattes.cnpq.br/0856668039889754; ARAÚJO, Rafaela Lebrego; http://lattes.cnpq.br/4956904563500916Este estudo tem como objetivo apresentar e refletir sobre a experiência vivenciada no âmbito do estágio supervisionado no ensino médio para então compreender como se deu a participação, planejamento e a regência durante o processo. A escola provedora da nossa experiência durante o estágio foi a E.E.E.F.M Luiz Paulino Mártires, localizada no município de Bragança-PA, durante o período de agosto a novembro de 2024. Apresentaremos e discutiremos a abordagem do conteúdo Gametogênese desde a ideia inicial até a experiência de regência durante o estágio supervisionado na educação básica. Essa pesquisa abre a possibilidade de refletirmos e pensarmos os estágios supervisionados como espaço importante para produção de conhecimento e para que o licenciando vivencie a realidade da profissão, desenvolva e mobilize saberes que estão associados à prática pedagógica, levando o que aprendeu na universidade para a realidade da sala de aula. Finalizamos esta experiência compreendendo ainda mais a importância da inserção de nós, futuros professores, no ambiente escolar, onde tudo vai sendo construído aos poucos e cada vez que preparamos uma aula podemos refletir, descobrir e aprender algo novo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Experiências com atividades práticas no Programa de Residência Pedagógica: reflexões de uma professora em formação.(2025-04-01) FEITOSA, Luana Águeda Pantoja; ARAÚJO, Rafaela Lebrego; http://lattes.cnpq.br/4956904563500916Este trabalho tem como objetivo relatar e refletir sobre as experiências vivenciadas no Programa de Residência Pedagógica (PRP) e sua influência na formação docente. O PRP, uma iniciativa da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), proporciona aos licenciandos um contato mais intenso com a realidade escolar, permitindo o desenvolvimento de habilidades e reflexões sobre a prática pedagógica. O trabalho foi realizado a partir da minha participação no programa, especificamente na Escola Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral Prof. Bolívar Bordallo da Silva, em Bragança – PA, no qual atuei como residente durante o começo de novembro de 2022 até abril de 2024, resultando no total de 18 meses. O estudo destaca duas experiências pedagógicas marcantes: “a extração de DNA de frutas”, atividade prática desenvolvida em laboratório para aprofundar os conteúdos de genética; e a “nuvem de palavras”, metodologia participativa utilizada para avaliar os conhecimentos prévios e adquiridos pelos alunos sobre um determinado tema. Os resultados indicam que as atividades práticas desempenham um papel fundamental no processo de ensino aprendizagem, estimulando o interesse dos alunos e tornando a construção do conhecimento mais significativa. Além disso, o seguinte trabalho evidencia a importância da experiência docente para a construção da identidade profissional do professor, reforçando a necessidade de práticas reflexivas e ativas no contexto educacional.Trabalho de Curso - Graduação - Resumo expandido Acesso aberto (Open Access) O uso do jardim escolar para a construção de teia alimentar: experiências no ensino de ecologia(2025-02-10) TORRES , Milena Sousa; ARAÚJO, Rafaela Lebrego; http://lattes.cnpq.br/4956904563500916O presente trabalho de Conclusão de Curso se constitui em um resumo expandido intitulado O USO DO JARDIM ESCOLAR PARA A CONSTRUÇÃO DE TEIA ALIMENTAR: EXPERIÊNCIAS NO ENSINO DE ECOLOGIA, o qual foi apresentado no evento “II SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO e VI SIMPÓSIO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, que ocorreu de forma presencial nos dias 05 a 07 de novembro de 2024 em Castanhal-PA. A realização dessa atividade foi possível através do Programa Residência pedagógica (PRP), que é vinculado à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoa de Nível Superior (CAPES), tendo como objetivo principal a inserção de licenciandos para vivenciar à educação básica, assim como a contribuição na identidade profissional e a experiência precoce do discente no espaço escolar. Com isso, meu objetivo geral foi reforçar o meu desejo em poder contribuir com o aprendizado dos alunos na escola e aprimorar cada vez mais minha experiência em sala de aula, uma vez que esse processo, contribui bastante não apenas para o processo formativo, como também auxilia na identificação de outras vertentes educacionais. No contexto do programa, vivenciei etapas como a imersão no cotidiano escolar, a elaboração de planos de aula, materiais didáticos para utilizar nas aulas ou mesmo em ações; possibilitando assim, uma atuação em atividades de regência e intervenções pedagógicas em parceria com a professora preceptora; para posterior elaboração do relato de experiência, no intuído de produzir baseado na realidade dos alunos e dos acontecimentos cotidianos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Pandemia da covid-19 e a formação de professores: visão do impacto da pandemia na atuação dos pibidianos do subprojeto PIBID Biologia/UFPA campus Bragança(2022-07-16) FARIAS, Erlik Lucas Rodrigues; ARAÚJO, Rafaela Lebrego; http://lattes.cnpq.br/4956904563500916A pandemia do novo Coronavírus (COVID-19) trouxe uma reviravolta em diversos setores da sociedade e o ramo educacional teve que se adaptar a nova realidade, neste sentido foi adotado na maior parte do mundo o ensino remoto emergencial (ERE) – onde os professores tiveram que adaptar abruptamente sua prática pedagógica frente a essa nova realidade. Nesse contexto, as readaptações também alcançaram o Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID), regulamentado e executado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), onde os licenciandos são apresentados a experiência pedagógica em ambientes escolares ainda na graduação. Sendo assim, esta pesquisa apresenta-se com uma investigação das vivências e construções realizadas por um grupo de pibidianos do subprojeto Pibid – Biologia/Bragança, durante a implementação do ensino remoto emergencial no contexto da pandemia da COVID-19. Os resultados apontam que as maiores dificuldades estão relacionadas à adaptação de materiais/metodologias; acesso a internet precário, tanto por parte dos pibidianos quanto dos alunos; dificuldade na utilização das ferramentas digitais e a falta de contato presencial. O “choque” com essa nova realidade também permitiu amadurecimento e estimulou a criatividade dos pibidianos; além de terem a oportunidade de aprender com profissionais especialistas em ferramentas digitais. Os licenciandos foram desafiados a elaborar materiais didáticos; aprender a lidar com as ferramentas digitais e trabalhar em equipe. Portanto, a partir desta investigação foi possível delinear com clareza e de maneira objetiva as duas facetas apresentadas na adoção do ERE à partir da visão dos pibidianos.Trabalho de Curso - Graduação - Memorial Acesso aberto (Open Access) Vivências do estágio: conhecendo caminhos e realidades para a construção de saberes(2023-12-13) BRITO, Marcos Manoel Dias; ARAÚJO, Rafaela Lebrego; http://lattes.cnpq.br/4956904563500916O Estágio Supervisionado Docente é uma etapa de formação crucial na formação docente, pois permite aproximar o licenciando do seu futuro local de atuação profissional, ao mesmo tempo em que possibilita estreitar laços entre universidade e a escola. Nesse sentido, os estágios no Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA) possuem papel relevante na formação qualificada dos professores, sendo necessário análises sobre os processos formativos que envolvem estas etapas de ensino para uma compreensão mais ampla. Este memorial objetivou analisar as experiências vivenciadas em ambos os estágios, tendo como base os episódios (momentos) significativos experienciados. A experiência na EJA mostrou os desafios impressos historicamente nesta modalidade de ensino, os quais elenco a prática docente simplista e baseada em técnicas que desconsideram a realidades destes estudantes, fazendo com que os alunos não demonstrem interesse nas aulas e sim em outras nuances da sua realidade, como jogos escolares; além disso, a falta de incentivos para permanência e desenvolvimento dos estudantes, os quais são amparados pela legislação no seu direito de acesso à educação. A experiência no Ensino Médio me permitiu visualizar as práticas pouco significativas e descontextualizadas desenvolvidas pelo docente preceptor, que somadas ao cenário pandêmico vivenciado no Brasil, cujas consequências ainda são sentidas, tinham pouca eficácia na aprendizagem dos estudantes; cabe destacar, ainda, os desafios vivenciados pelos estudantes de localidades mais distantes e que moram no campo, pois a dinâmica inefetiva do transporte público faz com que estes discentes se ausentem precocemente das aulas, interferindo no seu acesso ao conhecimento. Desse modo, com as análises destas vivências fica claro que os alunos precisam de um olhar sensível da esfera governamental, na tentativa de que seja ofertado um ensino de qualidade que proporcione melhorias na sua formação plena; de tal modo, deve-se considerar e reconhecer que a escola é um ambiente para esse desenvolvimento dos educandos, sendo necessário que os professores tenham oportunidades para se reinventar e fortalecer os aspectos positivos, quer seja em conteúdos pedagógicos ou técnicas para a promoção qualitativa do ensino.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Vivências no Programa Residência Pedagógica e contribuições para a Formação Docente(2025-04-01) SANTOS, Beatriz de Oliveira dos; ARAÚJO, Rafaela Lebrego; http://lattes.cnpq.br/4956904563500916Este trabalho relata minha experiência como residente bolsista do Programa Residência Pedagógica, com o objetivo de compartilhar e analisar as vivências e concepções construídas ao longo desse processo, contribuindo para a formação docente. A experiência prática possibilitou um olhar aprofundado sobre a complexidade da profissão, destacando desafios como a gestão de sala de aula e a resolução de conflitos. A conclusão evidencia que a prática docente não apenas complementa os conhecimentos teóricos, mas também impulsiona um contínuo processo de crescimento profissional e pessoal. Além disso, ressalta-se que o Programa Residência Pedagógica vai além de uma experiência profissional, configurando-se como uma jornada de autodescoberta que fortalece o compromisso com a educação.