Faculdade de Ciências Biológicas - FBIO/CBRAG
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Navegando Faculdade de Ciências Biológicas - FBIO/CBRAG por Orientador "ARAÚJO, Rafaela Lebrego"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Aprendendo com a prática: como o Residência Pedagógica contribuiu para a minha formação docente(2025-04-01) SANTOS, Matheus Mendes dos; ARAÚJO, Rafaela Lebrego; http://lattes.cnpq.br/4956904563500916O presente trabalho de conclusão de curso se constitui em um relato de experiência intitulado “Aprendendo com a Prática: como o Residência Pedagógica contribuiu para minha formação docente”. Nele, abordo uma das experiencias vividas no âmbito do Programa de Residência Pedagógica (PRP) núcleo E. E. E. F. M Prof.ª Yolanda Chaves, programa que tem como objetivo contribuir com a formação de professores e auxiliar em seu crescimento profissional. Desta forma, este trabalho tem como objetivo relatar atividades vividas no programa de Residência Pedagógica, os desafios enfrentados e os saberes adquiridos. Em destaque, está a aplicação e desenvolvimento do projeto “Descarte de medicamentos”, que tem seu objetivo voltado a compreensão dos impactos ambientais causados pelo descarte inadequado de medicamentos, bem como abordar a temática da educação ambiental na educação básica. Além disso, cabe destacar a importância deste trabalho por trazer como temática a importância do Programa de Residência Pedagógica como impulso para a formação de professores, permitindo que graduandos de licenciatura tenham a real experiência do que é e como é ser docente na educação básica. A pesquisa relata o quão importante foi o PRP para meu crescimento profissional e desenvolvimento de melhores métodos pedagógicos de ensino, o que expandiu minha visão crítica como professor em formação. Portanto, este relato de experiência não tem apenas o intuito de descrever atividades realizadas no programa, mas também despertar em outros graduandos de licenciatura a importância da prática docente para a formação de cidadãos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Construção da identidade docente: pertencimento e autonomia como professora de Biologia(2023-12-06) LISBOA, Luana Oliveira; ARAÚJO, Rafaela Lebrego; http://lattes.cnpq.br/4956904563500916O presente relato tem como objetivo demonstrar as expectativas e anseios vivenciados dentro do meu processo formativo, assim como apresentar a construção da minha identidade profissional e como ela está cercada de desafios, advindos desde a falta de conexão com algumas áreas específicas da biologia, até a angústia de não saber se serei uma boa professora. Com isso, o relato pauta-se nas descrições de experiências vivenciadas até o presente momento no Programa Residência Pedagógica (PRP), e como elas têm transformado o meu pensar acerca de minha profissão, o quanto também tem sido significativo passar por todos os desafios para que pudesse ter uma ampla reflexão sobre o que é ser uma professora de Biologia.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) (Des)encontros entre expectativas na EJA e realidade das vivências: experiências no estágio supervisionado(2023-12-11) BIZERRA, Antonia Jamille Santos; COSTA, William Lima da; ARAÚJO, Rafaela Lebrego; http://lattes.cnpq.br/4956904563500916O Estágio Supervisionado é marcado pela relação entre teoria e prática e a construção de memórias com os sujeitos da escola, momento essencial para a compreensão e reflexão de aspectos pertinentes ao campo de atuação profissional, contribuindo para a construção de identidades docentes e o desenvolvimento de práticas educativas. Neste relato trazemos nossas experiências de estágio, enfatizando os processos formativos presentes na formação inicial. As experiências vividas permeiam inúmeras reflexões acerca dos anseios, expectativas e lacunas existentes durante nosso percurso como estagiários na EJA. As vivências atravessam desde a busca e o primeiro contato com a EJA, passando pelas práticas educacionais da professora colaboradora, até as relações entre a universidade-escola, que implicam em subsídios para o fazer pedagógico. Apesar dos (des)encontros que marcaram nossa identidade como docentes em formação, pontuamos a importância destas experiências para refletir criticamente acerca do percurso formativo, quer seja de exemplos e/ou contraexemplos para se inspirar.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Desafios e experiência no Programa Residência Pedagógica: um relato de formação(2023-12-13) RODRIGUES, Jaqueline Thalia Brito; ARAÚJO, Rafaela Lebrego; http://lattes.cnpq.br/4956904563500916O Programa Residência Pedagógica (PRP) é de suma importância para a carreira de futuros professores, pois ajuda no “aprender a docência”, gerando experiências ao longo da caminhada acadêmica. Por meio desse programa, nós residentes, temos contato com o ensino médio e conhecemos a realidade da escola campo, aprimorando o conhecimento juntamente com o professor preceptor. Este trabalho tem como objetivo apresentar as experiências vivenciadas no âmbito do programa Residência Pedagógicas (PRP), no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Discorremos sobre o trabalho em duas turmas, 2°ano/ 203 e 1°ano/107, atuando em uma escola campo da Cidade de Bragança (PA), no coletivo com a preceptora, que ministra a disciplina Biologia, relatando as diferenças encontradas em ambas as turmas, o modo de adaptação ao longo do processo e as diferentes metodologias utilizadas, considerando os conhecimentos prévios dos alunos que contribuem para o funcionamento das aulas. Também objetivamos apresentar o desenvolvimento de algumas aulas, usando diversos materiais didáticos como maquetes, aulas práticas no laboratório e visitas à universidade. Por esses e outros motivos, podemos aprimorar nosso conhecimento na escola básica focando sempre em melhorar a forma de ensinar o aluno. Com o apoio do PRP podemos ser cada dia melhores profissionais. Ao longo do tempo os professores tiveram o desafio de dominar e se ater ao conteúdo esperado, corrigir provas e preparar alunos para a faculdade. Hoje essas funções são mais amplificadas, pois, uma das várias dificuldades que eu encontrei nessa formação, é aguçar o interesse dos alunos para com a matéria apresentada, no entanto com a ajuda da minha preceptora conseguimos conciliar matéria práticas e conteúdo juntando esses dois modos para uma melhor experiência em sala de aula, com esse aluno compreendendo mais facilmente a matéria e se envolvendo com o assunto exposto.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Experienciando a prática docente em Biologia por intermédio do estágio supervisionado: experiências e reflexões sobre a regência na educação básica(2025-04-02) SANTOS, Camila Cristina Pereira; MIRANDA, Jaíne Fernanda Jaques; http://lattes.cnpq.br/0856668039889754; ARAÚJO, Rafaela Lebrego; http://lattes.cnpq.br/4956904563500916Este estudo tem como objetivo apresentar e refletir sobre a experiência vivenciada no âmbito do estágio supervisionado no ensino médio para então compreender como se deu a participação, planejamento e a regência durante o processo. A escola provedora da nossa experiência durante o estágio foi a E.E.E.F.M Luiz Paulino Mártires, localizada no município de Bragança-PA, durante o período de agosto a novembro de 2024. Apresentaremos e discutiremos a abordagem do conteúdo Gametogênese desde a ideia inicial até a experiência de regência durante o estágio supervisionado na educação básica. Essa pesquisa abre a possibilidade de refletirmos e pensarmos os estágios supervisionados como espaço importante para produção de conhecimento e para que o licenciando vivencie a realidade da profissão, desenvolva e mobilize saberes que estão associados à prática pedagógica, levando o que aprendeu na universidade para a realidade da sala de aula. Finalizamos esta experiência compreendendo ainda mais a importância da inserção de nós, futuros professores, no ambiente escolar, onde tudo vai sendo construído aos poucos e cada vez que preparamos uma aula podemos refletir, descobrir e aprender algo novo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Experiências com atividades práticas no Programa de Residência Pedagógica: reflexões de uma professora em formação.(2025-04-01) FEITOSA, Luana Águeda Pantoja; ARAÚJO, Rafaela Lebrego; http://lattes.cnpq.br/4956904563500916Este trabalho tem como objetivo relatar e refletir sobre as experiências vivenciadas no Programa de Residência Pedagógica (PRP) e sua influência na formação docente. O PRP, uma iniciativa da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), proporciona aos licenciandos um contato mais intenso com a realidade escolar, permitindo o desenvolvimento de habilidades e reflexões sobre a prática pedagógica. O trabalho foi realizado a partir da minha participação no programa, especificamente na Escola Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral Prof. Bolívar Bordallo da Silva, em Bragança – PA, no qual atuei como residente durante o começo de novembro de 2022 até abril de 2024, resultando no total de 18 meses. O estudo destaca duas experiências pedagógicas marcantes: “a extração de DNA de frutas”, atividade prática desenvolvida em laboratório para aprofundar os conteúdos de genética; e a “nuvem de palavras”, metodologia participativa utilizada para avaliar os conhecimentos prévios e adquiridos pelos alunos sobre um determinado tema. Os resultados indicam que as atividades práticas desempenham um papel fundamental no processo de ensino aprendizagem, estimulando o interesse dos alunos e tornando a construção do conhecimento mais significativa. Além disso, o seguinte trabalho evidencia a importância da experiência docente para a construção da identidade profissional do professor, reforçando a necessidade de práticas reflexivas e ativas no contexto educacional.Trabalho de Curso - Graduação - Memorial formativo Acesso aberto (Open Access) O uso do jardim escolar para a construção de teia alimentar: experiências no ensino de ecologia(2025-02-10) TORRES , Milena Sousa; ARAÚJO, Rafaela Lebrego; http://lattes.cnpq.br/4956904563500916O presente trabalho de Conclusão de Curso se constitui em um resumo expandido intitulado O USO DO JARDIM ESCOLAR PARA A CONSTRUÇÃO DE TEIA ALIMENTAR: EXPERIÊNCIAS NO ENSINO DE ECOLOGIA, o qual foi apresentado no evento “II SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO e VI SIMPÓSIO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, que ocorreu de forma presencial nos dias 05 a 07 de novembro de 2024 em Castanhal-PA. A realização dessa atividade foi possível através do Programa Residência pedagógica (PRP), que é vinculado à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoa de Nível Superior (CAPES), tendo como objetivo principal a inserção de licenciandos para vivenciar à educação básica, assim como a contribuição na identidade profissional e a experiência precoce do discente no espaço escolar. Com isso, meu objetivo geral foi reforçar o meu desejo em poder contribuir com o aprendizado dos alunos na escola e aprimorar cada vez mais minha experiência em sala de aula, uma vez que esse processo, contribui bastante não apenas para o processo formativo, como também auxilia na identificação de outras vertentes educacionais. No contexto do programa, vivenciei etapas como a imersão no cotidiano escolar, a elaboração de planos de aula, materiais didáticos para utilizar nas aulas ou mesmo em ações; possibilitando assim, uma atuação em atividades de regência e intervenções pedagógicas em parceria com a professora preceptora; para posterior elaboração do relato de experiência, no intuído de produzir baseado na realidade dos alunos e dos acontecimentos cotidianos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Pandemia da covid-19 e a formação de professores: visão do impacto da pandemia na atuação dos pibidianos do subprojeto PIBID Biologia/UFPA campus Bragança(2022-07-16) FARIAS, Erlik Lucas Rodrigues; ARAÚJO, Rafaela Lebrego; http://lattes.cnpq.br/4956904563500916A pandemia do novo Coronavírus (COVID-19) trouxe uma reviravolta em diversos setores da sociedade e o ramo educacional teve que se adaptar a nova realidade, neste sentido foi adotado na maior parte do mundo o ensino remoto emergencial (ERE) – onde os professores tiveram que adaptar abruptamente sua prática pedagógica frente a essa nova realidade. Nesse contexto, as readaptações também alcançaram o Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID), regulamentado e executado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), onde os licenciandos são apresentados a experiência pedagógica em ambientes escolares ainda na graduação. Sendo assim, esta pesquisa apresenta-se com uma investigação das vivências e construções realizadas por um grupo de pibidianos do subprojeto Pibid – Biologia/Bragança, durante a implementação do ensino remoto emergencial no contexto da pandemia da COVID-19. Os resultados apontam que as maiores dificuldades estão relacionadas à adaptação de materiais/metodologias; acesso a internet precário, tanto por parte dos pibidianos quanto dos alunos; dificuldade na utilização das ferramentas digitais e a falta de contato presencial. O “choque” com essa nova realidade também permitiu amadurecimento e estimulou a criatividade dos pibidianos; além de terem a oportunidade de aprender com profissionais especialistas em ferramentas digitais. Os licenciandos foram desafiados a elaborar materiais didáticos; aprender a lidar com as ferramentas digitais e trabalhar em equipe. Portanto, a partir desta investigação foi possível delinear com clareza e de maneira objetiva as duas facetas apresentadas na adoção do ERE à partir da visão dos pibidianos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Vivências no Programa Residência Pedagógica e contribuições para a Formação Docente(2025-04-01) SANTOS, Beatriz de Oliveira dos; ARAÚJO, Rafaela Lebrego; http://lattes.cnpq.br/4956904563500916Este trabalho relata minha experiência como residente bolsista do Programa Residência Pedagógica, com o objetivo de compartilhar e analisar as vivências e concepções construídas ao longo desse processo, contribuindo para a formação docente. A experiência prática possibilitou um olhar aprofundado sobre a complexidade da profissão, destacando desafios como a gestão de sala de aula e a resolução de conflitos. A conclusão evidencia que a prática docente não apenas complementa os conhecimentos teóricos, mas também impulsiona um contínuo processo de crescimento profissional e pessoal. Além disso, ressalta-se que o Programa Residência Pedagógica vai além de uma experiência profissional, configurando-se como uma jornada de autodescoberta que fortalece o compromisso com a educação.