Faculdade de Matemática - FAMAT/CCAST
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Faculdade de Matemática - FAMAT/CCAST por Orientador "SILVA, Aline Costa da"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Estratégias didáticas usadas em videoaulas no youtube para o estudo de conteúdos matemáticos(2019-11-25) VIANA, Luiz Felipe Ribeiro; SILVA, Aline Costa da; http://lattes.cnpq.br/4042913704698890Este estudo apresenta uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa. Tem por objetivo analisar as estratégias usadas por professores/tutores em videoaulas de dois canais do YouTube para o ensino de conceitos de conjuntos. Para tanto, foram traçados os seguintes objetivos específicos: identificar as estratégias usadas pelos professores do site, e constatar a efetividade das referidas aulas com base nos comentários postados nos vídeos. Da análise, observou-se que os recursos utilizados para o ensino de conjuntos nos dois canais, um canal faz uso de caneta e papel e o outro de um software de escrita, os canais apresentam o conteúdo de uma forma simples e detalhadas, essa videoaulas evidenciaram que os alunos/ usuários utilizam elas para relembrar, repor, buscar, esclarecer dúvidas e aprimorar seus conhecimentos sobre conjuntos, mostrando que as videoaulas podem contribuir para auxiliar, instigar, incentivar e o ensino e aprendizagem de conjuntos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Resolução de problema para o estudo de geometria plana(2019-12-10) MARQUES, Paulo Wesley Ferreira; SILVA, Aline Costa da; http://lattes.cnpq.br/4042913704698890O trabalho foi desenvolvido numa abordagem qualitativa em torno de uma prática realizada com alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental, objetivou analisar possíveis contribuições para aprendizagem sobre o estudo de geometria plana a partir de resolução de problema (resumo e introdução) e especificamente: “discutir os conceitos de perímetro, área medidas de comprimento; identificar indícios de compreensão de conceitos apresentados a partir da prática desenvolvida; realizar um feedback para identificar indícios de aprendizagem a partir das falas dos alunos”. Foi possível perceber a relevância do estudo da Geometria a partir da resolução de problemas para o desenvolvimento do raciocínio dedutivo do aluno, uma vez que ela desenvolve a capacidade investigativa, permite que o aluno sinta-se capaz de fazer e falar utilizando conceitos da matemática. Os estudos apontam também que, é fundamental que o professor faça reflexões e adote uma postura exploratória durante suas aulas, redirecionando algumas atividades, diversificando suas metodologias de ensino, desvinculando-se das aulas convencionais. Igualmente é preciso que o professor proponha novas estratégias de ensino com intuito de aproximar o conteúdo científico do cotidiano do aluno, e permita que ele associe o que aprendeu com situações rotineiras de sua vida fora da escola.