Faculdade de Matemática - FAMAT/CCAST
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Navegando Faculdade de Matemática - FAMAT/CCAST por Orientador "NUNES, Renato Germano Reis"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise da série temporal do índice pluviométrico da cidade de Belém-PA entre 1950 até 2019: padrões, tendências e previsões(2023-06-21) FRANÇA, Luan Matheus Sá; NUNES, Renato Germano Reis; http://lattes.cnpq.br/4662907821707953O presente estudo foi escrito e estruturado no formato de um Portfólio Acadêmico, como objetivo de analisar os índices pluviométricos da Cidade de Belém-Pa no intervalo de 1950 a 2019, através de séries temporais utilizando como investigação para coleta e análise dos dados padrões, tendências e sazonalidades. Sendo verificado por meio da decomposição sazonal que a série apresentou componentes de tendência, sazonalidade e resíduos na série, possibilitando uma compreensão mais profunda dos índices pluviométricos ao longo dos anos. Ademais, com esses dados foi possível utilizar um dos métodos mais eficazes para elaboração de previsões futuras estatísticas, nesse caso índice pluviométrico. Com os resultados do modelo ARIMA, obteve-se valiosos parâmetros que podem ser utilizados para os mais variados estudos, como exemplo planejamento urbano, tomadas de decisões relacionadas ao clima, compreensão do comportamento das chuvas em Belém-PA e base para futuras investigações sobre fenômenos climáticos na região. De maneira que, o Trabalho de Curso, no formato de Portfólio, está consolidado em uma proposta organizacional do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Licenciatura em Matemática, do Campus Universitário de Castanhal, na modalidade publicação, que foi aprovada pela Resolução nº 5.044, de 17 de maio de 2018.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise dos fatores associados à evasão escolar: um estudo na E. M. E. F. Rafael Gonzaga no período de 2000 a 2022(2023-08-30) SILVA, Cleidenilton Albuquerque da; NUNES, Renato Germano Reis; http://lattes.cnpq.br/4662907821707953Este trabalho discute a evasão escolar e seus fatores determinantes a partir da realidade da Escola Municipal de Ensino Fundamental Rafael Gonzaga no município de Portel-PA. Objetivou-se especificamente: compreender os antecedentes históricos da evasão escolar e as políticas públicas educacionais brasileiras; discutir alguns aspectos educacionais associados à evasão escolar, bem como evidenciar os fatores determinantes deste fenômeno, a partir da análise da realidade educacional da Escola Rafael Gonzaga. Os procedimentos metodológicos foram: pesquisa de abordagem quanti-qualitativa, com levantamento e estudo bibliográfico e documental, somado à pesquisa de campo e análise de conteúdo. A pesquisa aponta, conforme a coleta de dados obtida através dos arquivos internos da escola, um registro de 4.577 desistências de 2000 a 2022. De 2018 a 2022 percebe-se uma ligeira queda nesses números, no entanto ainda continua sendo uma realidade preocupante. Diante desta amostragem surge a seguinte problemática: Quais fatores estão associados a evasão nesta unidade escolar? Para responder à questão, o trabalho objetiva conhecer os motivos que levam os alunos a abandonarem a escola. Optou-se pela abordagem qualitativa, com importância dos dados quantitativos. Para a coleta das informações realizou-se observação, entrevistas e aplicação de questionário aos alunos, professores e diretora da escola. O resultado desta pesquisa sugere que os fatores determinantes estão associados ao trabalho, à maternidade, à desmotivação pelos estudos, causas que levam os estudantes ao abandono escolar.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise estatística e de séries temporais na modelagem matemática da inadimplência no SERASA(2023-08-30) BARBOSA, Júlia Rodrigues; NUNES, Renato Germano Reis; http://lattes.cnpq.br/4662907821707953A presente pesquisa tem com o objetivo de apresentar uma modelagem matemática para a análise do índice de inadimplentes do Serasa, com ênfase na diferenciação por gênero e idade dos consumidores, como exemplo de aplicação para um curso de Licenciatura em Matemáticas. Utilizando dados históricos para construir modelos estatísticos destinados a descrever a evolução da inadimplência ao longo do tempo. Ao empregar técnicas de regressão e análise de variância, o estudo se esforça para descobrir padrões e tendências nos dados. Isso é obtido por meio de análises estatísticas e representações gráficas, aprimorando a clareza e a intuitividade da visualização dos dados. Essas descobertas denotam a presença de recorrências ou estruturas consistentes dentro de um conjunto de dados, além de oferecer percepções para tomada de decisão informada, previsão de comportamento futuro e compreensão de fatores de influência nos dados estudados. Deste modo, a aplicação da modelagem matemática ao referido objeto de estudo oferece aos alunos a oportunidade de mergulhar em conceitos matemáticos avançados dentro de um contexto pertinente, expandindo assim sua compreensão da utilidade da matemática nas ciências sociais e financeiras. Ao permitir que os alunos se envolvam com esses conceitos matemáticos avançados em uma estrutura do mundo real, suas habilidades analíticas e de resolução de problemas podem ser refinadas. Esta aplicação prática a um cenário relevante e tangível dentro da sociedade contemporânea nutre ainda mais suas capacidades.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Aplicação de modelo matemático na difusão de inovação tecnológica através das equações diferenciais ordinárias(2023-03-03) ALBUQUERQUE, Ederson Gonçalo Lima; NUNES, Renato Germano Reis; http://lattes.cnpq.br/4662907821707953; https://orcid.org/0000-0001-7052-2152A difusão de inovação tecnológica estudada através de modelos que em sua compo- sição usa as equações diferenciais ordinárias como o modelo matemático logístico que será usado para modelar o comportamento dos dados bibliográficos da netflix e whatsapp e com isso se dará o estudo de caso sobre essas duas empresas. Dessa forma, o desenvolvimento dessa pesquisa poderá levar mais pessoas a desenvolver novos trabalhos com modelos matemáticos para analisar ou fazer previsões acerca do fenômeno contemporâneo estudado. O estudo de caso será uma abordagem quantita- tiva onde a pesquisa dos dados das empresas serão coletados por meio da internet e com isso ter uma análise fenomenológica da difusão de inovação tecnológica a partir das equações diferenciais ordinárias onde os dados bibliográficos serão analisados e interpretados a partir dos gráficos construído através do software Qtiplot para obter os resultados dos parâmetros da função sigmoide quando for ajustada aos dados das empresas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Aplicações das equações diferenciais e integrais no estudo do trabalho e energia da física(2022-04-29) VARELA, Mauro Irineu; NUNES, Renato Germano Reis; http://lattes.cnpq.br/4662907821707953O presente trabalho de conclusão de curso trata das aplicações das Equações Diferenciais e Integrais na Física, onde se objetiva mostrar por meio de exemplos como se aplica tais ferramentas matemáticas na disciplina Física. Metodologicamente, utilizou de uma abordagem qualitativa, mediante um referencial bibliográfico onde a contribuição de inúmeros autores serviu de norteamento para este estudo. Como resultado, observou-se que o assunto é de suma importância para o ensino da Física, pois serve de base para o ensino de Mecânica Quântica, Física Moderna e Física no estado sólido.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Ensino das operações matemáticas fundamentais: a linguagem Scratch como estratégia a partir de um jogo digital(2021-05-04) SANTOS JUNIOR, Gerson Trindade dos; NUNES, Renato Germano Reis; http://lattes.cnpq.br/4662907821707953Esta pesquisa tem como intuito apresentar uma sugestão para o ensino da Matemática por meio de um jogo digital. Impulsionado pelo cenário de isolamento provocado pela pandemia da COVID-19 e associado à necessidade de adaptação às tecnologias, elaboramos um jogo como proposta educativa auxiliar para o ensino das quatro operações fundamentais da Matemática. Criado por meio da linguagem de programação Scratch, o jogo intitulado “Matemática Game Show” é um jogo de perguntas e respostas sobre adição, subtração, multiplicação e divisão. Devido ao afastamento físico-social vivenciado, o jogo teve que ser testado virtualmente com a maioria dos 30 alunos do ensino fundamental e médio de uma escola do município de Marituba, Estado do Pará, onde foi feita a pesquisa, e a partir de um questionário obtivemos os resultados da relação dos alunos com a Matemática e os jogos digitais. Através da análise desses resultados, observamos que os alunos não se sentem estimulados a aprender Matemática apenas com métodos de ensino tradicionais, porém houve grande aceitação do aprendizado através de jogos digitais como explicitam os gráficos da pesquisa. Por meio de uma metodologia de pesquisa experimental, o contato com o jogo e sua programação trouxe um ambiente novo aos alunos, tornando o processo mais divertido e motivador, já que se tornaram parte ativa no processo de ensino e aprendizagem.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Etnomatemática e o saber matemático na produção da pimenta do reino(2024-02-15) AMARAL, Rivandson Rocha; NUNES, Renato Germano Reis; http://lattes.cnpq.br/4662907821707953; https://orcid.org/0000-0001-7052-2152A pesquisa parte da indagação sobre a articulação dos conhecimentos formais e informais da produção da pimenta do reino, a sua origem e objetiva identificar saberes matemáticos tradicionais da agricultura familiar na agrovila do Candeua em Curuçá/PA, a partir da cultura da produção da pimenta do reino e sua articulação ao saber escolar. Buscou especificamente, 1) investigar no dia a dia da agrovila do Candeua em Curuçá/PA, aspectos dos conhecimentos matemáticos utilizados na prática do cultivo da pimenta do reino; 2) relacionar os saberes matemáticos natos ou não formais aos conhecimentos ensinados pela escola. Os sujeitos da pesquisa são agricultores que têm o ensino fundamental incompleto, residentes na agrovila do Candeua. Buscando demonstrar essa relação dos saberes matemáticos informais (empírico) com os formais (erudito) a pesquisa seguiu a abordagem qualitativa, aproximando-se dos conhecimentos Etnomatemático de Ubiratan D’Ambrósio (1987) (2011). No decorrer do trabalho foram desenvolvidos cálculos que demonstram com base teórica a prática que os agricultores utilizam no dia a dia, que muitos destes são produzidos de modo formal pelos agricultores, mas que muitas vezes desconhecem do que se trata. Os resultados estão implícitos na vida em sociedade e são experimentados cotidianamente nas vivências campesinas e no ensino e aprendizagem escolar.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Física, experimentos e modelagem: um relato de experiência acadêmica(2023-03-03) MATOS, Robson Ayrton da Silva; NUNES, Renato Germano Reis; http://lattes.cnpq.br/4662907821707953; https://orcid.org/0000-0001-7052-2152Este trabalho é apresentado na estrutura de um portfólio acadêmico e tem como ênfase trabalho que mostram a minha evolução como acadêmico e experiência que tive com a modelagem matemática. Neste trabalho são apresentadas três produções científicas desenvolvidas durante minha trajetória acadêmica, entre os anos de 2018 a 2023, no curso de Licenciatura em Matemática, amparando-se na Resolução nº 5.044, de 17 de maio de 2018, que aprova a proposta do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Licenciatura em Matemática, do Campus Universitário de Castanhal, quanto a formulação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) neste formato. O objetivo desse portfolio é integrar a modelagem matemática junto a experimentos de baixo custo e simulações envolvendo linguagem de programação para o ensino. A primeira produção mostra o início das experiências acadêmicas utilizando a física e a matemática, a evolução da escrita acadêmica e a gama de conhecimento adquirida. Já a segunda produção surge a partir de reflexões sobre a primeira produção, é um trabalho mais completo, com aplicação, uma versão aprimorada do primeiro. Por fim o último elemento desde portfólio é uma chance de poder mostrar que toda a minha caminhada como acadêmico foi valiosa, os primeiros trabalhos mostram o real amadurecimento como acadêmico, e isso aparece no último trabalho, um pouco de matemática, física e modelagem matemática.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Neurociência e o ensino da matemática: uma revisão bibliográfica(2021-06-03) SILVA JÚNIOR, Elias Araújo da; NUNES, Renato Germano Reis; http://lattes.cnpq.br/4662907821707953O presente trabalho busca tratar sobre neurociência aplicada ao campo da matemática, isso porque a educação deve ser priorizada e ter em si a aplicação de métodos pedagógicos e neuropsicopedagógicos, no sentido de beneficiar o aluno no seu processo de aprendizagem. O objetivo do presente trabalho é buscar analisar as principais teorias de ensino e aprendizagem, baseando-se na neurociência, no intuito de contribuir com um aprendizado cada vez mais aprofundado na linguagem matemática pelos discentes. Para atingir o objetivo geral em questão, tem-se como objetivos específicos: Conceituar neurociência e neurociência cognitiva; investigar a ligação entre a neurociência e o processo de aprendizagem de um indivíduo, principalmente na área da matemática; analisar as principais teorias da aprendizagem e dentre estas, destacar qual possui um maior vínculo com o ensino e a aprendizagem, baseados na neurociência. A escolha do presente tema justifica-se na importância do exercício das atividades cotidianas como conferir trocos e a conta bancária, auxiliar as crianças em suas tarefas escolares, bem como, dar sentido a dados estatísticos e entender notícias sobre saúde e economia, pois, a matemática faz parte do nosso dia a dia. Em geral, as pessoas tomam as suas decisões com base em informações numéricas, assim, saber interpretá-las, permite que o indivíduo faça melhores escolhas ao longo de sua vida. A metodologia de pesquisa será a de pesquisa bibliográfica pautada na análise documental e revisão literária. Conseguiu-se apresentar ao longo do trabalho aspectos evolutivos do cérebro humano, a neurociência e sua aplicação na cognição e o ensino da matemática no Brasil.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Proposição de uso do Scratch para o ensino de operações básicas no 6º ano do ensino fundamental(2024-02-29) GOMES, Adhir Araken dos Santos; NUNES, Renato Germano Reis; http://lattes.cnpq.br/4662907821707953; https://orcid.org/0000-0001-7052-2152A proposta central deste trabalho é desenvolver um jogo educativo utilizando o software Scratch, com o intuito de fortalecer o aprendizado das quatros operações Matemáticas entre os estudantes do Ensino Fundamental Maior. O jogo foi concebido com o objetivo de estimular o engajamento dos estudantes, ampliando sua motivação e compreensão em relação aos conceitos matemáticos. O processo deste trabalho se desdobrará em duas etapas fundamentais. Inicialmente, será dedicada uma fase à criação do jogo, seguida pela segunda fase, que consistirá na proposição da sua aplicação aos estudantes do 6º ano. Para embasar essa iniciativa, foi conduzida uma pesquisa básica descritiva, fundamentada na teoria do Construcionismo de Seymour Papert, que enfatiza a importância dos próprios jogadores construírem seus conhecimentos. Através da interação com os jogos digitais, observa-se uma notável elevação na motivação, concentração e habilidade dos estudantes em resolver problemas matemáticos. Adicionalmente, essa abordagem se mostra eficaz na promoção de uma relação mais positiva com a disciplina de Matemática, contribuindo para um ambiente de aprendizado mais envolvente e significativo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Xadrez e análise combinatória: a matemática do jogo(2023-12-22) NEVES, Flávio de Lima das; NUNES, Renato Germano Reis; http://lattes.cnpq.br/4662907821707953; https://orcid.org/0000-0001-7052-2152A seguinte pesquisa tem por objetivo ilustrar o jogo do xadrez e Análise Combinatória, e mostrar de que forma o xadrez pode ser influenciável positivamente na vida dos estudantes, no desenvolvimento cognitivo dos estudantes, colaborando na redução dos prejuízos causados à aprendizagem do ensino da matemática, ocasionado pelo período pandêmico, e assim fundamentar a correlação do jogo com a Matemática. A pesquisa foi realizada no ensino fundamental maior, com os alunos do 6º ano, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Profª. Maria Madalena Ribeiro da Luz, no interior de Curuçá, região nordeste paraense. Para o procedimento metodológico, foi usado a abordagem qualitativa, na qual se fez através de observações em sala. Os estudantes foram os protagonistas desse estudo investigativo, onde foram excepcionais para o desenvolvimento da pesquisa. A elaboração e realização do projeto foi pensada e minimamente adaptada para eles, desde a abordagem do Jogo até a Análise Combinatória. Traz como resultados, a adaptação dos estudantes durante o projeto, a inquietação e curiosidade para aprender, e o desejo de ensinar o que se aprendeu. Essa conclusão foi feita através da conversa, percepção e questionário. Tendo como base esse resultado, o jogo se faz como modelo para a elaboração de aulas de matemáticas mais dinamizadas, sem perder o foco e tendo participação ativa dos estudantes.