Faculdade de Matemática - FAMAT/CCAST
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Faculdade de Matemática - FAMAT/CCAST por Orientador "MORAES, Jones Souza"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) As contribuições dos estágios supervisionados na formação dos licenciandos em Matemática da UFPA/Campus Castanhal(2023-09-29) OLIVEIRA, Higor Lameira de; MORAES, Jones Souza; http://lattes.cnpq.br/5378200116050651; https://orcid.org/0000-0001-9328-5591Este texto tem como objetivo analisar as contribuições que as disciplinas de estágios supervisionados proporcionam na prática docente dos alunos da Universidade Federal do Pará – UFPA, campus de Castanhal, especificamente do curso de Licenciatura em Matemática. Entre outras questões que nos impulsionaram à escrita desta pesquisa, temos como pergunta de estudo: Quais as possíveis contribuições que as disciplinas de estágios supervisionados podem trazer à formação e à prática docente dos licenciandos em Matemática? Para isto, como aporte teórico, apoiamo-nos em Rocha (2019); Gatti (2014); Fiorentini (2013); Valente; Bertini e Morais (2017); e Itale Luciane Cericato (2016). Tais autores compreendem a sala de aula como um espaço de diálogos, de prática docente e de construção da identidade do docente. No que se refere ao desenvolvimento do presente estudo, optamos por uma pesquisa qualitativa, por compreendermos esta como um meio fluído, que se dedica a interpretar e compreender os resultados de modo flexível. Assim, realizamos entrevistas com futuros docentes estes licenciandos da UFPA, campus de Castanhal de modo a buscar compreender por meio dessas narrativas dos entrevistados como estes concebem a disciplina de Estágio Supervisionado na formação do licenciando em Matemática. Em nossas conclusões, a interpretação das entrevistas nos aponta que a disciplina de Estágio Supervisionado é de suma importância para o futuro docente, sendo assim, essencial para os cursos de licenciatura.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Estágio supervisionado: reflexões da observação e regência em uma turma do Ensino Médio na cidade de Castanhal(2023-06-26) LOPES, Geiza das Mercês; MORAES, Jones Souza; http://lattes.cnpq.br/5378200116050651Este trabalho tem como objetivo analisar e refletir sobre os aspectos constituintes do Estágio Supervisionado em Matemática para a formação do professor. Para tal, foi utilizado como metodologia a abordagem qualitativa acrescida da pesquisa bibliográfica para fundamentar a perspectiva de estágio e as relações estabelecidas nesse processo. Nesse sentido, analiso o relatório final da disciplina de Estágio IV, a fim de compreender o processo da relação escola-estágio-universidade, bem como a importância do estágio na formação da identidade profissional e docente do então licenciando. Como resultado, encontramos que o Estágio é essencial para construção da identidade, da postura profissional e dos saberes essenciais para docência.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Reflexões sobre o estágio supervisionado no ensino fundamental EJA na escola José Henrique / Castanhal - PA(2023-02-28) MOURA, Lucielma Rocha de; MORAES, Jones Souza; http://lattes.cnpq.br/5378200116050651; https://orcid.org/0000-0001-9328-5591O estágio supervisionado além de ser exigência dos cursos de licenciaturas é também um momento de aproximação do estagiário do seu futuro ambiente de trabalho. Por isso este trabalho visa relatar e refletir as experiências vividas durante o estágio Supervisionado do curso de matemática na turma da 3ª Etapa do Ensino Fundamental na modalidade da Educação de Jovens e Adultos na escola José Henrique de Araújo, que está localizada na Agrovila Castelo Branco, meio rural do município de Castanhal-PA. Abordamos questões importantes como a prática pedagógica do professor de matemática na 3ª Etapa do Ensino Fundamental e na turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e as dificuldades para a realização de um bom estágio, como também o que ele nos proporciona enquanto futuros docentes. Tudo isso partindo de leituras de autores que trabalham nessa perspectiva, como por exemplo Carvalho (2019), entre vários autores. Mas, também a partir da nossa vivência de estágio, mostrando o que foi possível observar durante o período do estágio, que ocorreu de Agosto a Dezembro de 2012. Abordaremos alguns aspectos importantes do estágio, como por exemplo, as dificuldades encontradas durante esse processo, a observação e a regência de aulas e o contato com a escola, mostrando o quanto o estágio é importante na formação de um bom professor de matemática.