Curso de Teatro - ETDUFPA/ICA
URI Permanente para esta coleção
Escola de Teatro e Dança /
Bibliotecária: Rosemarie Costa
Fone: (91) 3212-5050
E-mail: bib_etdufpa@ufpa.br
Navegar
Navegando Curso de Teatro - ETDUFPA/ICA por Orientador "MAUÉS, Marton Sergio Moreira"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Dell Maluko: a comicidade de um marcador de quadrilha junina paraense(2021-03-02) RODRIGUES, Jonilson Lino; MAUÉS, Marton Sergio Moreira; http://lattes.cnpq.br/7788085281871242Esta monografia apresenta e analisa o trabalho de Dell Maluko, marcador de Quadrilha Junina Paraense, artista nascido no município de Santa Izabel do Pará, que atua fortemente no segmento cultural. Para elaborar esta pesquisa, foi utilizada como percurso metodológico a etnometodologia, além dos importantes postulados de Coulon (1995, 2005), que falam sobre as relações empíricas que um grupo social exerce através das suas próprias práticas culturais e artísticas. Inicio retratando a história e origem das festas e danças, perpassando pelas festas aristocráticas francesas e a consequente chegada da quadrilha junina no Brasil, que se torna aspecto fundamental na cultura junina até hodiernamente. Para reforçar estas afirmações, utilizo-me das colocações de Chianca (2006, 2013); Rangel (2008); Geertz (1989); Campos (2007); Guarinello (2001); Leal (2004); Cascudo (2001); Maffesoli (1996). Para entender o marcador junino e seu contexto de história e memórias, foram utilizados os aportes teóricos de Gomes (2008); Oliveira (2017); Teixeira (2012); Behlau (2005). O sujeito pesquisado Dell Maluko é colocado como o centro do seu processo e agir no espaço cênico na cultura paraense. Nesse sentido, conceituo o “joanino” para se entender a dimensão da cena popular pelo viés da dinamização da brincança e do improviso.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O drama por trás de uma promessa: uma vida anulada na casa ‘DUSZÔTRO’(2023-12-01) SOUSA, Bruno José Ferreira de; MAUÉS, Marton Sergio Moreira; http://lattes.cnpq.br/7788085281871242Este trabalho de conclusão de curso tem como proposta desenvolver uma dramaturgia baseada na história de vida de Rosa Maria Ferreira de Sousa, minha mãe, uma mulher ribeirinha que nasceu em abril de 1954 e em 1966, aos 12 anos de idade, deixou sua vida relativamente tranquila no interior do Marajó (PA) e migrou para Belém do Pará, sob a promessa de estudar e ter uma vida melhor. No entanto, ao chegar na cidade, ela foi surpreendida por uma realidade cruel: a exploração doméstica em condições análogas ao trabalho escravo. O processo de pesquisa envolve memórias minhas e uma entrevista com minha mãe. A dramaturgia a ser construída tem o objetivo de colocar em evidência uma história triste e ainda comum em nossa região, bem como denunciar a realidade da exploração doméstica, sobretudo de meninas pré-adolescentes. A obra não busca retratar de forma literal todos os desafios enfrentados por minha mãe, mas sim de criar cenas fortes inspiradas nas vivências pessoais e nas injustiças que ela também presenciou com outras domésticas que ousavam questionar as condições as quais eram submetidas e nas cenas que testemunhei enquanto filho de Dona Rosa, que foi apadrinhado por uma de suas patroas. Por meio dessa dramaturgia, que tem como título “Duszôtro”, busca-se convidar a reflexão do público sobre a existência da exploração doméstica e sua relevância no contexto social atual. A obra visa proporcionar uma reflexão sobre a desigualdade social, as violações dos direitos humanos e a importância de combater essa forma de exploração, além de incentivar ações de enfrentamento e políticas públicas voltadas para a proteção das vítimas e a promoção da igualdade de gênero.