Curso de Teatro - ETDUFPA/ICA
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Escola de Teatro e Dança /
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Navegando Curso de Teatro - ETDUFPA/ICA por Orientador "CHARONE, Olinda Margaret"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O Auto da Vaca-Bumbá Rosinha Cheirosa: O Manejar da Encenação da Companhia Teatral Quixotes Del grão Pará(2019-07-04) SANTOS, Murilo Ferreira; CHARONE, Olinda MargaretEste trabalho tem como tema: O Auto Da Vaca-Bumbá Rosinha Cheirosa: O Manejar da Encenação da Companhia Teatral Quixotes Del grão Pará. No qual se investiga através da observação participativa os processos da encenação do Auto da Vaca-Bumbá Rosinha Cheirosa. Cria-se como identidade cultural através da etnometodologia poética em conformidade com a memória do dramaturgo/diretor Admilson Medeiros como mote para o surgimento do grupo e posteriormente do Auto. O projeto se compõe em três momentos: O manejar dos piquetes, compreender o manejamento da construção do Auto e o papel da encenação nesse contexto tendo como autor principal o diretor do grupo; O pasto, tendo a compreensão do processo de encenação da dramaturgia do cortejo à observação participante dialogando com o roteiro de encenação junto com o texto dramatúrgico, das descrições das atividades, entrevista com o diretor/encenador do Auto da Vaca-Bumbá, dos brincantes, coisas ouvidas, sentidas. Contrapartida faço uma ponte com Viola Spolin - Improvisação para o teatro descobrindo métodos possivelmente utilizado pelo encenador e O Leite da Vacabumbá Rosinha Cheirosa, trazendo a compreensão de “comunidade” do livro O Tempo das Tribos – O Declínio do individualismo nas sociedades de massa de Michel Maffesoli, fazendo com que o assunto tenha uma aproximação dinâmica, pois tende a uma visão mais aguçada da criação de novas sociabilidades imaginárias e referente a micro sociedade pós-moderna, onde a comunidade (tribos) se forma em redes pela própria vontade de se divertirem e criam compartilhamento de opiniões, valores e gostos estéticos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Cafeto: café com afeto e a dialética do cuidado do si(2019-07-05) FERREIRA, Lorena Priscila da Costa; CHARONE, Olinda Margaret; http://lattes.cnpq.br/6158077424278917Este Trabalho de Curso visa relatar o processo de criação e execução da performance denominada “Cafeto”. Nesse processo narro a importância do cuidado do si e como esse cuidado interno se estabelece em relação ao outro com base no desenvolvimento performático. O termo “Cafeto” nasce da união de duas palavras: café e afeto. Onde utilizo o café para ativar memórias dos participantes e a partir dos relatos de vida, construir uma relação de cuidado do si para com o outro, evidenciando que toda história de vida tem significância não apenas para o emissor, mas, também, para o receptor. Além disso, essa pesquisa aborda minha relação com as pessoas que ajudaram nesse processo criativo, pois teatro é uma das poucas artes que não se faz sozinho. Nesta pesquisa encontra-se fundamentação teórica para a realização da performance com Renato Cohen. Em relação ao cuidado do si, dialogo com as ideias de Michel Foucault e George Gurdjieff. Outros autores da poesia que me auxiliaram nessa pesquisa como Flavio Venturini, Renato Russo, Leandro Flores, Fátima Araujo, Manoel de Barros, Martha Zamora e com cartas apaixonadas de Frida Kahlo que me auxiliaram na construção da escrita poético-acadêmica. Assim como, se faz presente no desenvolvimento da metodologia de pesquisa a história de vida de Waldir Abreu.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O Teatro em cuidado de si: práticas de autoconhecimento na vivências de um corpo ansioso(2019-12-16) LINHARES, Amanda de Mendonça; CHARONE, Olinda Margaret; http://lattes.cnpq.br/6158077424278917Esta monografia tem como tema O Teatro em Cuidado de Si: Práticas de Autoconhecimento nas Vivências De um Corpo Ansioso. Nesta é narrada uma trajetória do meu corpo em suas vivências pessoais e coletivas, em conflito ou não, com o transtorno de ansiedade. É experimentado em mim e transbordado como proposta para grupos em cenas, jogos ou performances, buscando em uma trajetória experimental do estado “ansioso” em diferentes corpos. Tão quanto fatos entrelaçados (embora interconectados), em um rizoma, persisto, a cada capítulo, no intuito de explorar territórios. Compõe-se em três vivências: experimentações pessoais, no ministério Floreat e com o grupo de teatro universitário “Mulher em Cuidado de Si”. Para esta pesquisa, uso como meus autores de base: Gilberto Icle, Jean Vanier e Viola Spolin.