Curso de Teatro - ETDUFPA/ICA
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Navegando Curso de Teatro - ETDUFPA/ICA por Orientador "AMORIM, Ana Karine Jansen de"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) 1800 - O grito da família morta: a poética pessoal na encenação de um teatro performativo(2018-03-09) SANTOS JÚNIOR, Paulo César Sousa dos; AMORIM, Ana Karine Jansen de; http://lattes.cnpq.br/5875820201443540Este Trabalho de Curso é um memorial descritivo do processo de criação do espetáculo 1800 – o grito da família Morta desenvolvido no Zecas Coletivo de Teatro, no ano de 2017 em Belém-PA. O objetivo principal é organizar a metodologia de criação cênica desenvolvida durante este processo criativo. Para isso, ativaremos os escritos de Gaston Bachelard em A poética do devaneio e A poética do espaço aliando-os a Dramaturgia pessoal do ator de Wlad Lima e aos estudos de Josette Féral sobre o teatro-performativo. Esta escrita é desenvolvida do ponto de vista do encenador-performer deste espetáculo que utiliza de sua liberdade poética para dialogar com a persona que se exteriorizou durante este processo criativo, apresentando esse recorte de sua memória como um Flâneur, que observa e analisa sua trajetória. Neste memorial descritivo expõe-se consecutivamente em suas três seções: os devaneios poéticos autobiográficos antecedentes da criação cênica; os conceitos e metodologias escolhidas para este processo criativo; e as exemplificações da utilização da poética pessoal na encenação de um teatro performativo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Apiaká - Maytapu: uma performance sobre família e ancestralidade indígena(2023-06-15) SANTOS, Lena Carla Jardim dos; AMORIM, Ana Karine Jansen de; http://lattes.cnpq.br/5875820201443540No Brasil os indígenas eram donos dos territórios antes da invasão dos europeus. A partir da apropriação os povos originários passaram a sofrer com as imposições culturais por parte dos colonizadores, até os dias atuais, com as invasões de suas terras. A partir de uma pesquisa qualitativa, em que foram realizadas entrevistas com familiares a fim de descobrir a nossa ancestralidade, já que tomei conhecimento da origem de minha bisavó ser indígena, e, que vem de uma etnia do Baixo Amazonas, utilizo todas as informações que me foram dadaspara o enriquecimento do trabalho. Através da arte performática, pretendo construir saberes com meus consanguíneos acerca destas etnias indígenas. Como resultado final a performance trará, não só os conhecimentos que minha bisavó tinha, todavia, a experiência que terei e compartilharei sobre a cultura dos povos do Baixo Amazonas, pensando nos desdobramentos futuros tendo mais instigações sobre este tema.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Caboclada à libanesa: Experimento Cênico e Memorial Poético de Formação e Criação(2023-06-16) CAMPOS, Helane Cibele do Nascimento; AMORIM, Ana Karine Jansen deEste trabalho é um registro da minha história pessoal, da minha atividade docente e da minha formação em teatro, amalgamados num experimento cênico, a poética Caboclada à Libanesa. A escrita dessas vivências configurouse no meu objeto de estudo, partindo das ideias de memória coletiva de Durkheim e de memória e oralidade de Walter Benjamim, ressaltando a experiência na construção do conhecimento. O processo de construção da poética teve como referência a ideia de dramaturgia pessoal do ator e histórias de vida, de Wlad Lima, sobre a influência da história de vida no Teatro Brasileiro, método contemporâneo de criação teatral. A escrita teve como diálogo fundamental as memórias, percepções e análises poéticas da pesquisadora e orientadora Karine Jansen, além do trabalho com a artistaanalista Wlad Lima, que me instigou a escrever sobre o meu lugar de origem e sobre as pessoas que permitiram a minha constituição, a partir do programa Espirais do coração, dança da Boiúna, utilizadas no seu projeto Clínicas do Sensível. A pesquisa, durante o curso de Licenciatura em Teatro, ajudou-me a compreender melhor a história dos libaneses no Pará e toda história da minha família ribeirinha, contadas ao longo deste trabalho. Esta temática foi escolhida para minha pesquisa e elaboração poética por mover-me para dentro de mim e para o mundo. Foi a partir de minha relação com meu pai, que sempre esteve e ainda está muito presente com seu conhecimento de mundo, que consegui pensar sobre a existência de maneira poética, animando-me a alma.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Feminino e Feminismos: um encontro (im)possível com o teatro(2014-12-19) SOUSA, Érica Patrícia Ferreira de; AMORIM, Ana Karine Jansen de; http://lattes.cnpq.br/5875820201443540Este trabalho de pesquisa propõe através de uma abordagem narrativa um olhar sobre uma formação feminista, de um pouco mais de um ano, realizada na cidade de Coimbra, que se constitui em dois encontros. Pretende-se, neste, documentar o primeiro no contexto da Universidade de Coimbra, o segundo no contexto da cidade de Coimbra, considerando um diálogo em âmbito internacional, um debate feito na comparação da Teoria da Performatividade de Judith Butler com a Teoria de Simone de Beauvoir e a Política Feminista Contemporânea. Também pretende-se, neste registro, documentar a formação por uma docente no contexto da Universidade Federal do Pará e por militantes feministas no contexto da cidade de Belém. É através destes que serei capazes de dizer que um encontro com o feminino e os feminismos justifica as propostas deste estudo, uma vez que ajuda a um exercício de implicação e a abrir novas possibilidades.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Flores para Pietá: análise do processo transcultural de um corpo sagrado/subversivo e reflexões sobre performance e reperformance(2019-09-16) ROCHA, Raphael Andrade; SILVA, Cláudia do Socorro Gomes da; AMORIM, Ana Karine Jansen de; http://lattes.cnpq.br/5875820201443540Esta monografia é um processo descritivo do trabalho artístico performático intitulado: “Flores para Pietá”, performance esta que apresentei duas vezes em Belém do Pará e quatro vezes na Europa ocidental. Aqui, contextualizarei o caráter indefinido da noção de performance, bem como as instabilidades e transitoriedades encontradas no fulcro de seu entendimento e o relacionarei com a neologia reperformance, que serviu como base metodológica deste trabalho. Explicitarei, também, conceitos sobre sacralidade e subversão na ótica diacrônica e sincrônica e trarei questões referentes ao corpo e como o mesmo carrega uma potência que permite a conscientização das relações humanas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A marca da passagem de Córdelia: um memorial descritivo do espetáculo “Cordélia Brasil”(2019-12-18) ARAÚJO, Juliana Maria Ayres; AMORIM, Ana Karine Jansen de; http://lattes.cnpq.br/5875820201443540Este trabalho registra o processo criativo do espetáculo “Cordélia Brasil” no ano de 2019 pelo Grupo de Teatro “Casa de Shakespeare” que atua em Belém do Pará. Descreve os passos da produção de uma peça teatral por um grupo independente que não possui patrocínio. Os dados coletados são de um processo com duração de oito meses, com o início caracterizado pelo planejamento e execução de ensaios, enquanto o final foi reservado para a produção de figurino, cenografia, iluminação, divulgação e apresentação. Foi durante este processo que surgiu a proposta de criar um memorial descritivo que transmita os obstáculos de realizar um projeto teatral com orçamento reduzido.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Mulheres morae(i)s uma tríade da justiça cega, surda e muda: performance como (re) corte da violência geracional contra o feminino(2004-10-31) FALCÃO, Márcia Fernanda de Moraes; AMORIM, Ana Karine Jansen de; http://lattes.cnpq.br/5875820201443540Este resumo apresenta um estudo performático acadêmico que envolve histórias reais de três mulheres da mesma família em gerações diferentes. Trato então de uma violência geracional. O interesse pela arte ligada à performance e em falar das mulheres invisibilizadas pela violência doméstica se desenvolveu e foi se concretizando ao longo dos estudos acadêmicos. Tal interesse teve início em umas das primeiras disciplinas do curso de licenciatura em teatro, através de disciplinas ligadas à arte performática até se transformar em um trabalho de conclusão de curso. Na disciplina de performance tive a oportunidade de conhecer teóricos que trabalharam com conceitos performáticos entre eles Richard Schecner, autor que me deu embasamento teórico para outras pesquisas que viriam consequentemente sobre a mesma linha de pesquisa. Comecei a desenvolver minha pesquisa sobre a violência contra a mulher, fui buscando ainda mais outras mulheres que antecediam minha geração e é sobre essa violência geracional onde incluo minha vó materna, minha mãe e eu, mulheres que foram violentadas fisicamente e psicologicamente por seus companheiros durante algum tempo, o que irei relatar e expor no meu trabalho de conclusão de curso utilizando-me de recursos e estudos performáticos. O trabalho conta com um amplo estudo dentro da arte de performance e autores que me nortearão ao longo do processo escrito e atuante o trabalho de conclusão de curso, colocando em prática a vivencia dessas três mulheres que foram violentadas por seus companheiros. Exploro essa manifestação artística como ferramenta para provocar reflexões, o trabalho consiste em conscientizar mulheres e homens sobre a violência contra as mulheres em seus diversos aspectos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Performances no Twitter: um breve ensaio sobre formas de autorrepresentação contemporâneas(2004-11-04) CARVALHO, Marcos Adles de; AMORIM, Ana Karine Jansen de; http://lattes.cnpq.br/5875820201443540Este é um Trabalho de Conclusão de Curso, da Licenciatura em Teatro, na Universidade Federal do Pará, requisito para conclusão da disciplina de TCC II, e orientado pela professora Drª. Karine Jansen. O trabalho é uma investigação sobre atividades performativas na Rede Social da Internet (RSI) Twitter, atualmente conhecida como X. Aqui, faremos um breve histórico sobre as formas de autorrepresentação na História, da literatura até chegar à Internet, depois vamos explorar um pouco da história desta rede social, para então esmiuçar como as suas autorrepresentações, expressões e interações podem ser relacionadas com a teoria da performance e do jogo, propostas por Richard Schechner. Outros objetivos desta pesquisa são: contextualizar historicamente a Internet e debater as dinâmicas de funcionamento particulares do Twitter/X. Apesar de ser um trabalho eminentemente da área do Teatro, com foco na performance, pretendemos trazer outros campos do conhecimento, como a Comunicação, no sentido de enriquecer interdisciplinarmente a discussão proposta. Esta é uma pesquisa qualitativa e descritiva, feita no intuito de aprofundar as discussões sobre Teatro, Performance e Novas Mídias. Foram adotados procedimentos como a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo na rede social.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Teatro de serviço e adoração: um estudo sobre o processo criativo do artista-servo da Igreja Batista da Agulha, no Grupo de Teatro Renascer(2015-01-20) MOREIRA, Terezinha Cantanhede; AMORIM, Ana Karine Jansen de; http://lattes.cnpq.br/5875820201443540A presente pesquisa faz uma pequena demonstração histórica do cristianismo, realiza um panorama geral sobre a presença da Arte dentro das igrejas Batistas da cidade de Belém, podendo assim estabelecer comparações entre estas e a academia. Porém, tem como foco maior a produção artística da Igreja Batista da Agulha, a partir do grupo de Teatro Renascer. Expõe as diversas encenações realizadas pelo grupo, seus princípios criativos e o processo dos artistas-servos. A mesma está no universo qualitativo (SILVA; MENEZES, 2005). A técnica utilizada é estudo de caso (GIL, 2000), pois se realiza com fatos que já aconteceram. Alguns outros procedimentos metodológicos também são utilizados como, coleta de entrevistas dos pastores e/ou líderes das igrejas Batistas de Belém, dos atuais e antigos participantes do grupo e consequentemente com sua idealizadora, análise destas, catalogação de textos dramatúrgicos, fotos retiradas de fontes pessoais, do acervo do próprio grupo em posse de sua fundadora, de seus antigos participantes e de alguns membros da congregação em questão. Trabalhando com Fernando Peixoto (2007) para a conceituação de Teatro, Patrice Pavis (2007) para esclarecimento de conceitos e nomenclaturas; e Richard Schechner (2004) como autor determinante para o entendimento e análise dos princípios deste fenômeno teatral.