Faculdade de Língua Portuguesa - CCAST

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  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Écfrase e literatura fantástica nos contos de Edgar Allan Poe, Lygia Fagundes Telles e Maria Judite de Carvalho: um estudo comparado
    (2024-08-27) SANTOS, Jemima Monteiro dos; CARDOSO, Luciana Chagas; FERREIRA, George Hamilton Pellegrini; http://lattes.cnpq.br/7750629560808467
    Este trabalho realiza uma análise comparativa da écfrase e da literatura fantástica nos contos “O Retrato Oval” de Edgar Allan Poe, “A Caçada” de Lygia Fagundes Telles e “A Floresta em Sua Casa” de Maria Judite de Carvalho. O estudo investiga como a descrição de obras de arte nessas narrativas atua como ponto de convergência entre o real e o sobrenatural, utilizando a écfrase para criar tensões que desestabilizam as percepções dos personagens e leitores. A análise fundamenta-se na teoria do fantástico de Tzvetan Todorov (1981), que classifica o gênero como a hesitação entre o natural e o sobrenatural, e nos conceitos de écfrase como elaborados por Praz (1982) e Heffernan (1991). Em “O Retrato Oval”, a pintura de uma jovem leva à morte da modelo, evidenciando a obsessão do artista pela perfeição. Em “A Caçada”, a tapeçaria provoca uma fusão entre a memória e a fantasia, envolvendo o protagonista em uma narrativa ambígua. No conto de Carvalho, o desaparecimento dos animais em uma pintura reflete eventos trágicos no mundo real, aprofundando o mistério e a tensão entre as dimensões ficcionais e reais. A pesquisa destaca como a interação entre as artes visuais e a literatura pode intensificar o efeito fantástico, ampliando as possibilidades de interpretação dos leitores. Assim, a écfrase, nos contos analisados, serve como um meio de explorar os limites da percepção e da imaginação, oferecendo uma reflexão estética sobre a relação entre arte e vida.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    As dificuldades do ensino de leitura e escrita no contexto pós pandêmico: um estudo bibliográfico
    (2024-08-27) GASPAR, Leidiane dos Anjos; SOUZA, Ivan Pereira de; http://lattes.cnpq.br/8428374955029323
    Um dos maiores desafios no contexto escolar está diretamente relacionado com as dificuldades de leitura e escrita, principalmente nos anos iniciais. Este desafio, que sempre esteve em evidência, após o período da Pandemia do Covid-19 ficou mais acentuado devido às circunstâncias de aulas remotas com grande precariedade, assim como a falta de preparo das unidades escolares para utilizar as ferramentas tecnológicas durante o processo de alfabetização. O objetivo desta pesquisa é discutir acerca das dificuldades enfrentadas pelos docentes para dar continuidade no ensino de leitura e escrita no contexto pós-pandêmico frente a todas as limitações humanas e psicológicas ocasionadas no contexto mundial devido ao isolamento social. Tal discussão será realizada por meio da contextualização do processo de alfabetização e do resgate bibliográfico de 3 (três) estudos concernentes com o tema, nos quais será possível visualizar o ponto de vista de autores distintos acerca dos impactos causados no ensino da leitura e escrita pós-pandemia.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    O ensino da língua portuguesa como língua não materna para surdos: uma proposta de ensino usando o gênero fábula
    (2024-08-07) MONTEIRO, Aprizia Caroline de Sousa; PINHEIRO, Eduardo Molica; ABREU, Inéia Damasceno; http://lattes.cnpq.br/9753152928546622
    Este trabalho está vinculado ao projeto de pesquisa “Português como Língua Não Materna: Formação de Professores de Português para a Diversidade Linguística e Cultural”, portaria 082/2022, coordenado pela professora Ma Inéia Damasceno Abreu, na Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus Castanhal. A pesquisa visa propor um método de ensino que não apenas introduza a língua portuguesa (LP) aos alunos surdos de maneira eficaz, mas também os ajude a compreender e apreciar o gênero literário fábula. A proposta de ensino foi adaptada para atender às necessidades desses alunos, considerando suas particularidades linguísticas e culturais. Especificamente, a pesquisa tem como objetivo geral apresentar uma proposta de ensino com base no português como língua não materna (PLNM) para surdos, destinada ao 6º ano do ensino fundamental por meio do gênero fábula. Metodologicamente, a pesquisa se configura como qualitativa de natureza aplicada. Esse trabalho não só pretende contribuir no preenchimento de lacunas existente na educação de surdos em relação ao aprendizado do português como língua não materna, mas também enriquecer a formação desses alunos através do contato com a literatura e suas diversas formas de expressão.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Representações do imaginário coletivo, da memória e do fantástico em Paulo Cordeiro
    (2024-08-07) SANTOS, Daniele Oliveira dos; BRAGA, João Paulo da Silva; ABREU, Inéia Damasceno; http://lattes.cnpq.br/9753152928546622; SILVA, Camila Bastos Lopes da; http://lattes.cnpq.br/9888004779280277
    O presente artigo procura analisar a obra “Representações do imaginário Coletivo: Do siribabo da Matinta Perera a outros Mitos na cidade de Vigia” de um historiador natural do município de Vigia-PA, Raimundo Paulo Cordeiro. O autor, em seu livro, elenca alguns mitos e lendas representados nos imaginários e memórias coletivas dos seus entrevistados, moradores de Vigia. Entre os objetivos desta pesquisa, de análise literária, está o enquadramento da obra deste autor no gênero literário “fantástico”, baseado nos estudos de Todorov (1980). Além disso, utiliza-se como ponte teórica os estudos da memória e do imaginário coletivo, baseados na compreensão de diversos autores como Maurice Halbwachs (1968) e Anaz et al (2018) que apresentam discussões sobre o pensamento de Bachelard, Durand, Maffesoli e Corbin. Desse modo, realiza se uma revisão bibliográfica a respeito desses temas, bem como uma entrevista com esse autor para a elaboração da investigação supracitada.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Gênero memórias literárias: uma análise dialógica do enunciado "lata d'agua na cabeça, lá vou, Maria"
    (2024-08-27) PEREIRA, Déborah de Brito; OHUSCHI, Márcia Cristina Greco; http://lattes.cnpq.br/3038449011739174; https://orcid.org/0000-0001-8292-9806
    À Luz da Linguística Aplicada (LA), esta pesquisa se constitui em um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e busca desenvolver um estudo teórico-analítico, de cunho qualitativo-interpretativo, sobre as axiologias sociais, em um enunciado do gênero memórias literárias, e suas refrações identitárias, sociais e culturais. Tem como objetivo geral refletir sobre os conceitos axiológicos de extraverbal, entonação e juízo de valor mobilizados em um enunciado do gênero discursivo memórias literárias. Nesse viés, o estudo apoia-se na concepção dialógica de linguagem e língua e sua abordagem sociológica, valorativa, cultural e ideológica, a partir dos estudos do Círculo de Bakhtin (Volóchinov, 2017[1929]; 2019 [1926]; Bakhtin, 2016[1979]). A investigação parte dos seguintes percursos metodológicos: 1. seleção do gênero e do enunciado a ser trabalhado; 2. análise dialógica, a contemplar a sua dimensão social e verbal. Desse modo, selecionamos o enunciado intitulado “Lata d’água na cabeça, lá vou, Maria”, de Evellyn Isabelle Lima Vale, aluna finalista da 6ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa de 2019. Os resultados obtidos decorreram da análise que abrange as dimensões social e verbal do gênero e seus elementos constituintes, como: conteúdo temático, construção composicional e estilo. Assim, consideramos os aspectos enunciativo-discursivos e linguísticos do enunciado, os quais suscitam reflexões acerca de problemáticas sociais, como: exploração do trabalho infantil, rejeição, solidão, a resiliência humana e a superação. Com isso, a imersão nos aspectos valorativos da linguagem e as relações dialógicas com o já-dito “Lata D’água”, de Jota Junior e Luis Antônio, possibilitaram a percepção do colorido expressivo sob as expressões mobilizadas pela enunciadora que emergem sua intenção e motivação discursiva, a fim de estabelecer uma interação com seu interlocutor. Logo, constatamos que os elementos axiológicos extraverbais, entonativos e juízos de valor, presentes no texto-enunciado conceberam efeitos de sentidos e valorações significativas para a compreensão do enunciado analisado.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Rimas e ridicularização: análise comparativa entre as batalhas da aldeia e as cantigas de maldizer da literatura portuguesa medieval
    (2024-08-06) SOUSA, Antonio Gelcione Santos de; SANTOS, Fernanda Soeiro dos; FERREIRA, George Hamilton Pellegrini; http://lattes.cnpq.br/7750629560808467
    Este artigo propõe uma análise comparativa entre as letras das composições de improviso do grupo cultural Batalha da Aldeia e as cantigas de maldizer da literatura portuguesa medieval. A expressão artística através da palavra rimada tem raízes antigas e, nas últimas décadas, as batalhas de rimas emergiram como uma forma vibrante de expressão nas ruas e praças. Paralelamente, as cantigas de maldizer da literatura medieval portuguesa destacaram-se como veículos de crítica social e política. A comparação entre essas formas poéticas revela não apenas semelhanças em elementos linguísticos e poéticos, mas também evidencia a continuidade e a evolução da expressão artística ao longo do tempo. As dinâmicas sociais e culturais de seus respectivos contextos históricos e geográficos exercem influências significativas sobre as estruturas das rimas. Enquanto as cantigas de maldizer refletem aspectos específicos da sociedade medieval portuguesa, como críticas sociais e políticas, as batalhas contemporâneas refletem dinâmicas culturais, políticas e sociais do presente, muitas vezes ligadas à urbanidade, à cultura de rua e à diversidade linguística e cultural. A metodologia utilizada neste estudo é de natureza descritiva e qualitativa, baseando-se em levantamentos bibliográficos, análise documental e de texto. Após a coleta de dados, foi realizada uma análise comparativa das características textuais presentes nas composições de improviso e nas cantigas de maldizer, destacando-se os resultados alcançados na pesquisa. Este estudo contribui não apenas para uma compreensão mais profunda das estruturas das rimas nas batalhas contemporâneas e nas cantigas de maldizer, mas também para uma reflexão mais ampla sobre a relação entre a expressão artística e as dinâmicas sociais e culturais em diferentes contextos históricos e geográficos.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    As comunidades linguísticas de São Caetano de Odivelas: a presença do português como língua não materna em uma escola pública do município
    (2024-11-27) DAMASCENO, Brenda Silva; ABREU, Inéia Damasceno; http://lattes.cnpq.br/9753152928546622
    Este trabalho, vinculado ao projeto de pesquisa “Português Língua Não Materna (PLNM): Formação do Professor de Português para a Diversidade Linguística e Cultural” – Portaria nº 082/2022, tem como tema: a Diversidade Linguística e Cultural (DLC) do município de São Caetano de Odivelas, no estado do Pará. A pesquisa tem como objetivo identificar as comunidades linguísticas que compõem a DLC do município para que, a partir do diagnóstico apresentado nesta pesquisa, futuramente se possa propor ações para o ensino de Língua Portuguesa como língua não materna. Como embasamento teórico, utilizamos os pressupostos teóricos de Ançã (2002), Ançã (2003), Canen, (2001), Carvalho (2021), Flores (2021), Grosso (2010), Gil (2010), Oliveira e Jesus (2018), Moraes (2023), Müller (2018), Palha (2024). Para o desenvolvimento do trabalho, metodologicamente classificamos esta pesquisa como qualitativa de cunho etnográfico, com base em autores como Lüdke e André (1986) e Nascimento (2016). Diante disso, a partir da aplicação de questionários online, verificamos que os resultados da pesquisa apontam que os professores não têm capacitações e qualificações especificas para atenderem os alunos de PLNM; a instituição também não conta com políticas direcionadas a alunos e a professores de PLNM; e observou-se que os professores, embora tenham contato com alunos que não têm o português como língua materna (LM), tem dificuldades em externar suas opiniões sobre quais contribuições a instituição de ensino pode oferecer para o desenvolvimento de políticas educacionais voltadas para o público em questão. Os resultados da pesquisa também mostraram que tanto os professores quanto a coordenação não têm experiencia na área, mas reconhecem a importância de aderir a práticas educacionais voltadas para a DLC de alunos que tem o PLNM.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O processo de aquisição de segunda língua por imigrantes/descendentes japoneses
    (2024-08-07) SOUZA, Aline Nataly Xavier de; PONTES, Larissa Leal; ABREU, Inéia Damasceno; http://lattes.cnpq.br/9753152928546622
    Este trabalho versa sobre como a exposição à língua e a interação com falantes nativos influenciam no processo de aquisição e aprendizagem de uma Segunda Língua (L2). O objetivo deste estudo é investigar o processo de aquisição de uma L2, focando em compreender como os indivíduos desenvolvem habilidades linguísticas em um contexto não nativo. Além disso, busca-se também evidenciar quais os principais fatores que influenciam no processo de aquisição de uma L2. Ademais, para esta pesquisa foi utilizada a abordagem teórico metodológica qualitativa de cunho etnográfico, em que foram realizadas entrevistas presenciais e online com imigrante japonês e descendentes de japoneses, falantes dos idiomas português e japonês. O presente trabalho se baseia nos estudos de Krashen (1981), Figueiredo (1995) e Lima (2011) sobre o processo de aquisição da linguagem, no entanto, abordaremos especificamente o processo da aquisição de uma L2. Assim sendo, dentre os principais resultados dessa pesquisa, destaca-se a forma como os falantes adquirem a L2, podendo ocorrer de forma natural ou formal. Além do mais, foi possível perceber a influência linguística e cultural dos japoneses no Brasil, particularmente no estado do Pará, o que contribui para a diversidade linguístico-cultural do país.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Estudo toponímico dos nomes das comunidades de São Caetano de Odivelas-Pará: topônimos de etimologia indigena
    (2024-08-07) COSTA, Lívia Soares da; SOUZA, Ivan Pereira de; http://lattes.cnpq.br/8428374955029323
    Esta pesquisa tem como objetivo realizar uma análise toponímica dos nomes das comunidades rurais do Município de São Caetano de Odivelas-PA, com foco especial nos topônimos de etimologia indígena. Metodologicamente, a pesquisa foi conduzida por meio de uma revisão bibliográfica, fundamentada principalmente no pressuposto teóricos de Dick (1990). A coleta de dados incluiu a obtenção de um documento da Secretaria de Planejamento e Gestão, que registrava os nomes das 37 comunidades rurais. Os resultados revelaram a presença significativa de topônimos de origem tupi, evidenciando a influência indígena no município. Verificou-se que os nomes das comunidades não são apenas marcos geográficos, mas também refletem a identidade, a cultura e a história dos povos que habitam a região.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Território entremeado: espaços da memória e travessias identitárias em Ponte do galo e Órfãos do Eldorado
    (2018-03-26) BONFIM, Maissa Taís da Silva; MOREIRA, Alex Santos; http://lattes.cnpq.br/2578091616234286
    No presente trabalho, objetivamos fazer uma análise sobre os processos de formação identitária na Amazônia, a partir do estudo comparativo das obras Ponte do Galo (1971), de Dalcídio Jurandir e Órfãos do Eldorado (2008), de Milton Hatoum. Para tanto, com o enlace temático entre memória e identidade, pretendemos mostrar como as relações e deslocamentos dos sujeitos-protagonistas dessas narrativas refletem um território amazônico plural e heterogêneo. Conscientes da existência de uma tradição literária de representação amazônica, apoiamo-nos em pesquisadores como Ana Pizarro (2012), Marli Furtado (2002), Edilson Pantoja (2006), José Alonso Freire (2006), Maria Zilda Cury (2007), dentre outros, com o objetivo de entendermos como as obras de Dalcídio Jurandir e Milton Hatoum se deslocam na contramão dessa lógica, desestabilizando conceitos associados a uma noção de identidade plena e una. Propomos ainda, a partir da perspectiva teórica de Stuart Hall, em seu livro A identidade cultural na pósmodernidade (2015), uma leitura da construção das identidades das personagens nas narrativas que, articulada a uma dimensão subjetiva temporal desses sujeitos, são sempre postas em questão. Tendo em vista a noção destacada por Hall de uma crise dos valores identitários, cujos referenciais encontram-se em processo de fragmentação, entendemos que tanto Jurandir quanto Hatoum, não somente reconstroem marcas identitárias locais, como também esfacelam essas marcas mediante a condição em que se colocam suas personagens, como sujeitos descentrados, tal qual se observa no contexto da pós-modernidade.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Alteridade e literatura: compreensões sobre a proposta antropofágica oswaldiana
    (2018-07-30) MELO, Arlen Maia de; TRUSEN, Sylvia Maria; http://lattes.cnpq.br/1704721088122823
    O presente trabalho tem como objetivo analisar a proeminência da temática da alteridade e seus desdobramentos na obra O Manifesto Antropófago (1928), de Oswald de Andrade. Para isso, desdobra-se este objetivo geral em especificidades, sendo estas: a necessidade de reconhecer como se configura a relação desse outro/prisioneiro com a figura do sujeito selvagem; compreender a noção de alteridade e a proposta antropofágica na literatura modernista brasileira; refletir sobre o legado deixado pelos estudos modernistas de Oswald de Andrade e como eles se consolidam numa ressignificação atual do homem antropófago. O método utilizado para o desenvolvimento deste trabalho consiste em estudo bibliográfico. Para tanto, utilizam-se os trabalhos de Candido (1997), Fausto (2011), Kiening (2014), Nunes (1979), entre outros estudiosos. A contribuição modernista de Oswald de Andrade e sua produção no cenário literário brasileiro são importantes e significativas para o reconhecimento da identidade nacional. Com isso, a propagação do verdadeiro "homem antropófago" colabora com o pensamento de um Brasil do novo, moderno, e até mesmo, autêntico. Um país constituído pela diferença, mas que muitas vezes foi, e ainda é, marcado pela constante negação deste "outro".
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Produção textual: uma análise da construção argumentativa em texto de alunos do ensino médio em uma escola estadual de Castanhal-PA
    (2019-05-13) SOUSA, Carmendilce Silva; MORAES, Márcia Alves de; http://lattes.cnpq.br/0407156147184123
    No Brasil, nota-se que o domínio da Língua Portuguesa nos alunos das etapas finais do ensino básico tem sido algo problemático, o que se percebe quando os mesmos necessitam fazer as redações necessárias para a entrada no Ensino Superior, ou exigidas pelos concursos públicos. Ocorre que a dificuldade na produção textual dos alunos de Ensino Médio torna-se um grande empecilho, já que definirá, de certa forma, o futuro destes enquanto cidadãos e profissionais. Percebe-se, então, que um dos principais desafios para esses estudantes é a construção argumentativa de seus textos, o que requer a presença de dois elementos em seu conteúdo: a coesão e a coerência. Para que haja coesão e coerência nos textos, há a necessidade de saber aplicar adequadamente os conectivos, itens que servem para dar sentido a toda a argumentação exposta na produção escrita. Nesse sentido, a presente pesquisa teve como objetivo geral refletir sobre a construção argumentativa em textos de alunos de uma turma do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual de Castanhal/PA. Para alcançar esse objetivo, foi realizada uma pesquisa qualitativa interpretativa e de natureza aplicada. Utilizamos como aporte teórico estudiosos como Val (2006), Koch (1992; 1995; 2005), Travaglia (1990) e Geraldi (1997). Desta forma, ministramos uma aula sobre “conectivos textuais” para alunos de Ensino Médio da escola e os alunos fizeram uma atividade de “produção textual”, em que tiveram de escrever um artigo de opinião sobre o uso do celular em sala de aula, a fim de verificar se eles sabiam usar as conjunções corretamente. A partir dessa produção, foram escolhidos sete textos para uma reflexão geral e três textos para uma análise mais detalhada. Os resultados obtidos mostram, em linhas gerais, que: os alunos envolvidos nesta pesquisa, embora apresentem pontos de vistas em relação a determinado tema, possuem dificuldades em relação à construção argumentativa textual, devido não possuírem o domínio adequado do uso dos principais mecanismos de coesão e coerência – as conjunções. Portanto, consideramos baixo o domínio da escrita nas séries finais (3º ano do Ensino Médio).
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    As formas do mal nas galáxias de Haroldo de Campos
    (2019-07-18) MOURA, Naedson Rodrigues; AQUINO, André Luís Valadares de; http://lattes.cnpq.br/6154486124272578
    Este estudo resultou de uma pesquisa intitulada As formas do mal nas Galáxias de Haroldo de Campos que teve como principal objetivo analisar as obras Galáxias (2004) e Un coup de dés (2006) no sentido de averiguar a hipótese de uma tradução literária, e como objetivos secundários caracterizar a dissipação da autoria do texto. Além disso, analisar a presença de um modo operante do mal presente na tradução literária e verificar até que ponto Haroldo de Campos é submisso a Mallarmé na poesia. Dessa forma, foi realizada uma análise de dados, com caráter qualitativo, das obras Galáxias, de Haroldo de Campos, e Un coup de dés, do poeta francês Stéphane Mallarmé. Os resultados foram analisados à luz dos teóricos, como Walter Benjamin, o próprio Haroldo de Campos e Augusto de Campos, além de críticos, citados durante o trabalho, que discutem a temática investigada.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Os nomes de escolas municipais na cidade de Igarapé-Açu: um estudo toponímico
    (2019-10-17) LIMA, Maria Leane do Espirito Santo; RODRIGUES, Carmen Lúcia Reis; http://lattes.cnpq.br/2766837148466800; https://orcid.org/0000-0003-2643-1178
    A toponímia, ciência que estuda os nomes próprios de lugares, se desponta como uma das mais importantes áreas linguísticas atuantes na recuperação de histórias vivas de nomes de comunidades, escolas, rios. Traz consigo o conhecimento histórico, social e cultural de uma região. Neste trabalho, propomo-nos a fazer um estudo toponímico dos nomes escolares da cidade de Igarapé-Açu, alcançando sua história social contida na toponímia do lugar. Objetivamos, neste trabalho, apresentar o levantamento dos nomes das escolas municipais de Igarapé-açu, incluindo duas creches e duas unidades municipais de ensino; identificar a etimologia desses nomes; analisar a estrutura morfológica; e realizar a classificação taxeonômica dos referidos topônimos segundo as taxeonomias de Dick (1990a, 1990b). A fim de ampliar as discussões a respeito da toponímia, este trabalho justifica-se pela necessidade de um maior conhecimento da toponímia da região Igarapé-açuense, já que, quase não existem trabalhos referentes a essa área de estudo na referida região. Para a fundamentação teórica da pesquisa, seguiu-se os referenciais teórico-metodológicos propostos por Dick (1990a, 1990b), pesquisadora que embasa grande parte da pesquisa, incluindo-se também, Andrade (2006), Antiqueira (2010), Gomes Neta (2016), Isquerdo (2006), Maeda (2006) e Zamariano (2012). O método utilizado para o levantamento do corpus, foi o da consulta documental realizada junto ao banco de dados da SEMED_ Secretaria Municipal de Educação e o IBGE_ Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. A análise dos dados nos revelou que a maioria dos nomes escolares pertencem às taxes dos antropotopônimos, aqueles topônimos relativos aos nomes próprios de pessoas, e a maior parte de natureza é antropocultural, o que indica os traços socioculturais da identidade do povo igarape-açuense. Acreditamos que os nomes próprios individuais refletem a forma de reverenciar alguém que tinha ligação com o local a ser nomeado.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Conjunções na estrutura do texto: um estudo do uso de conectivos em textos dissertativo-argumentativos
    (2019-09-02) SILVA, Eric de Jesus da; FREITAS, Simone Negrão de; http://lattes.cnpq.br/7636553045346872
    O presente estudo investigou o uso de conectivos do tipo conjunção em textos dissertativo-argumentativos, com o objetivo de verificar aspectos quantitativos e qualitativos dessas ocorrências, como os padrões de uso. O problema aqui abordado encaixa-se no campo teórico dos estudos da língua em uso, surgidos em meados dos anos 1960, cujo quadro conceitual e metodológico continua sendo bastante produtivo para os estudos do texto (MODESTO, 2006), muito aplicados à descrição linguística e à educação. Na revisão da literatura, incluiu-se o estudo da taxonomia de conectivos e conjunções, segundo Houaiss (2001), Villar (2001), Castilho (2017), Cunha (2017) e Savioli (2007); bem como o ponto de vista de Koch (2017) e outros, que consideram que os conectivos do tipo conjunção impactam de forma importante na construção do sentido no texto. Utilizou-se como corpus 10 redações escolhidas aleatoriamente do banco de dados de 1000 redações do projeto de pesquisa “Avaliação automática de respostas a questões não-objetivas através de métodos inteligentes”, UFPA, 2017- 2018. As redações foram seccionadas de acordo com a estrutura organizacional do texto dissertativo-argumentativo, como descrita por Fiorin (2018): introdução, desenvolvimento e conclusão; em cada seção, uma vez identificadas as ocorrências de conjunções, foi isolado o período de cada ocorrência de forma a observarem-se, em cada caso, aspectos da coerência da construção. Foram construídas tabelas e gráficos, que permitiram apreciar achados qualitativos e quantitativos. Os resultados apontaram que as conjunções ocorrem com maior frequência no desenvolvimento das redações e, com frequência mais baixa, na conclusão, seguida da introdução; foram frequentes ocorrências das formas “quando”, “mas”, “pois”, “contudo”, “portanto”, “também” e “ou...ou”. Por fim, considerou-se que os períodos isolados, em geral, estão de acordo com condições de coerência local; quanto à coerência global, certos usos de conjunções conclusivas indicaram sentido de causa, justificativa, consequência e retomada, apontando para a multifuncionalidade desses conectivos textuais.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Reminiscências de um passado: memória de um ancião em leite derramado, de Chico Buarque
    (2019-02-26) MORAES, Solange Cesar de; ALVES, Sérgio Afonso Gonçalves; http://lattes.cnpq.br/1764295577353651
    O objetivo deste trabalho é analisar de que forma a memória influencia na reconstrução do eu fragmentado do narrador em leite derramado, e de que maneira o mesmo lida com o tempo presente, estando preso ao seu passado de recordações. Com isso, o ato de esquecer lhe possibilitará uma nova versão de fatos ao passado vivido. A obra parte de uma narrativa fragmentada e desconexa presente na fala do narrador, sendo entregue pelo próprio título do livro “leite derramado”. São as memórias de Eulálio que jorram sem parar, independente de possuir ouvinte, contaas e reconta-as com o intuito de propagá-las e possivelmente eternizá-las. Partimos do pressuposto da relevância da memória para construção da narrativa que se dá na fronteira entre o tempo passado e presente, analisando a relação que se estabelece entre lembrar e esquecer, e a percepção de Eulálio frente a esse dilema. Para tanto, teremos como base de análise os conceitos de Ecléa Bosi, Walter Benjamim, Proust e Bérgson, além de outros estudos pertinentes.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Ensino de língua portuguesa na modalidade escrita: práticas docentes através da visão de alunos surdos
    (2019-06-18) MELO, Elaine Aragão da Silva; ARAÚJO, Mara Cristina Lopes Silva; http://lattes.cnpq.br/8650957521962537; FARO, Rubens Alexandre de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/1447087682728044
    Este trabalho discute as práticas de ensino da língua portuguesa a partir da visão de alunos surdos. Para compreendermos melhor, faremos um percurso pela história do ensino de língua materna, abordando os principais pensamentos acerca da linguagem e relacionando-os com as práticas docentes de cada época, tanto para ouvintes quanto para surdos. Após estas abordagens discorreremos, de maneira resumida, sobre as principais leis de inclusão, enfatizando seus pontos principais. A pesquisa se caracteriza como exploratória, com uma abordagem qualitativa, de cunho bibliográfico, na qual foram entrevistados 4 alunos surdos que concluíram o ensino médio em períodos diferentes. A partir das contribuições de autores, como, Volochinov e Bakhtin (2006); Lodi (2005); Zanini (1999); entre outros, analisaremos os dados coletados, dando ênfase na forma como as teorias educacionais, voltadas para o ensino de língua portuguesa na modalidade escrita, estavam sendo empregadas. Levaremos em consideração também, durante as análises, se as leis de inclusão, efetivadas no Brasil, estão sendo praticadas nas escolas inclusivas, pois percebe-se inúmeras dificuldades que os alunos surdos enfrentam para compreender os conteúdos da disciplina de língua portuguesa, principalmente na modalidade escrita. Percebe-se, através das respostas às indagações que, mesmo com novas metodologias de ensino criadas, leis que defendem a acessibilidade na comunicação e que exigem qualificação do profissional para atuar em escolas inclusivas, alunos ainda enfrentam barreiras que deixam lacunas no seu aprendizado. Essas barreiras começam a existir desde o primeiro contato do surdo com a família e perpassam sua trajetória escolar, prejudicando o aprendizado e deixando marcas de carência na alfabetização.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Jogos educativos como ferramenta de aprendizagem da acentuação tônica da língua portuguesa
    (2019-07-22) SILVA, Maria Luana Viana da; PAIVA, Zilda Laura Ramalho; http://lattes.cnpq.br/3059800888421594
    Este trabalho encontra-se vinculado ao Projeto de pesquisa “A Ludicidade no processo de ensino e de aprendizagem da Língua Portuguesa” (UFPA-Campus Castanhal) e aborda a importância da construção de instrumentos lúdicos para o ensino da Língua Portuguesa. Para tanto, usamos como base teórica os pressupostos de Almeida (2003, 2007), Bechara (2017), Cunha (2017), Fortuna (2011), Luckesi (2014), Kishimoto (2001), Lee (1997), Ney (2012), entre outros. Nesse sentido, temos como objetivo geral refletir sobre a utilização de jogos educativos no processo de ensino e de aprendizagem da acentuação tônica da Língua Portuguesa; e como objetivos específicos: 1) Elaborar um jogo educativo para auxiliar no processo de ensino e de aprendizagem da acentuação tônica; 2) Verificar se os jogos educativos podem proporcionar a aprendizagem da acentuação tônica de forma reflexiva. Dessa forma, nossos procedimentos metodológicos estão pautados numa pesquisa do tipo qualitativo-interpretativa e de natureza aplicada com base nos teóricos: Gil (2006), Lüdke e André (1986) e Ohuschi (2006). Dentre os resultados alcançados, destaca-se a constatação de que por meio dos jogos educativos há a facilitação da aprendizagem do assunto acentuação tônica, além da interação prazerosa e reflexiva.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Relação entre o nível lexical dos alunos e a coesão referencial em textos argumentativos: uma experiência com o terceiro ano do ensino médio da Escola Lameira Bittencourt - Castanhal/PA
    (2019) SANTOS, Joelson Gama dos; CUNHA, Marcos André Dantas da; http://lattes.cnpq.br/0195316299643772
    Este trabalho inserido na área da Linguística Textual tem como objetivo geral analisar o conhecimento coesivo e lexical dos discentes de uma turma do 3º ano do Ensino Médio, de uma escola pública estadual, da cidade de Castanhal/PA, relacionando este com o desenvolvimento de coesão referencial. De forma específica, objetiva examinar o nível lexical e a ocorrência de mecanismos de coesão referencial em textos argumentativos. Esta pesquisa tem como embasamento teórico Koch (2010), Fávero (2003), Marcuschi (2012), Val (2006), Cançado (2015), Basilio (1995), Cardoso (1999), dentre outros autores que se dedicaram aos estudos da linguística, da linguagem humana, em seus vários aspectos. A referida pesquisa segue os métodos qualitativos e quantitativos, podendo ser classificada como descritiva e explicativa, sendo realizada em três etapas: 1) Coleta de material para compor o corpus de pesquisa, por meio da aplicação de duas atividades: uma produção textual e uma atividade de compreensão e produção lexical; 2) Pesquisa bibliográfica; 3) Análise e interpretação do corpus e dos dados obtidos. Os resultados alcançados apontaram que a “limitação” lexical aparece como fator adverso ao desempenho dos alunos com relação à utilização dos mecanismos de coesão referencial por reiteração, de ordem lexical, em textos dissertativo-argumentativos.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A literatura como lugar de memória: uma análise da obra “a máquina de fazer espanhóis,” de Valter Hugo Mãe
    (2019-06-26) PANTOJA, Edirlene Costa; BARRETO, Mêrivania Rocha; http://lattes.cnpq.br/1459427386342187
    Em a máquina de fazer espanhóis a narrativa se constrói a partir do ponto de vista do narrador memorialista, António Jorge Silva, no momento em que este se vê abandonado pelos filhos após a morte da esposa. No intuito de preservar a identidade, o velho homem passa a narrar suas memórias e escutar as memórias de outros velhos homens que se encontram no asilo na mesma situação que ele, os outros “Silvas”. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo analisar o papel da memória no romance a máquina de fazer espanhóis de Valter Hugo Mãe. Para tanto, partimos da seguinte pergunta de pesquisa: até que ponto a memória individual reflete em um conjunto de memórias coletivas das vivências dos idosos do lar? Para responder a essa questão, realizamos uma pesquisa cujo objetivo geral é: analisar o papel da memória na narrativa a máquina de fazer espanhóis de Valter Hugo Mãe, e os respectivos objetivos específicos: identificar o papel da memória individual; estabelecer a inter-relação entre memória individual e memória coletiva; apontar a confluência entre memória individual e coletiva para a reconstrução de um passado comum aos personagens do romance. Esta pesquisa tem como embasamento teórico Benjamim (1987), Derrida (1997), Derrida (2001), Freud (1976), Halbwachs (2003), Ricouer (2007), entre outros. O percurso metodológico utilizado na pesquisa foi de caráter bibliográfico. A análise aponta para a memória, na narrativa de ficção, como elemento fundamental para a compreensão de um passado coletivo.