Faculdade de Língua Portuguesa - CCAST
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) “Além do amor”, além da poesia: a música da linguagem em Vinicius de Moraes(2018-10-09) MODESTO, Adriel Nadson da Silva; AQUINO, André Luís Valadares de; http://lattes.cnpq.br/6154486124272578O presente trabalho apresenta uma abordagem sobre o tema amoroso na obra de Vinicius de Moraes no que toca a relação entre poesia e música. Essa dialética na obra de Vinicius tem como síntese a vida. Isto é, a poesia pública - palavra cantada - de Vinicius associa de uma maneira inseparável a vida e a arte. A tese principal do estudo: a inconstância é um motor da criação de Vinícius, na medida em que são intercambiáveis as artes, a poesia e a música, a busca amorosa e a melancolia, a vida e a criação. Para tal leitura, foram importantes os ensaios de Eucanaã Ferraz (1991), José Castelo (1991;1994). Para pensar a relação entre as artes, poesia e música, na história, utilizou-se Segismundo Spina (1996), Giuliana Ragusa (2013), Massaud Moisés (1992), entre outros.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Alteridade e literatura: compreensões sobre a proposta antropofágica oswaldiana(2018-07-30) MELO, Arlen Maia de; TRUSEN, Sylvia Maria; http://lattes.cnpq.br/1704721088122823O presente trabalho tem como objetivo analisar a proeminência da temática da alteridade e seus desdobramentos na obra O Manifesto Antropófago (1928), de Oswald de Andrade. Para isso, desdobra-se este objetivo geral em especificidades, sendo estas: a necessidade de reconhecer como se configura a relação desse outro/prisioneiro com a figura do sujeito selvagem; compreender a noção de alteridade e a proposta antropofágica na literatura modernista brasileira; refletir sobre o legado deixado pelos estudos modernistas de Oswald de Andrade e como eles se consolidam numa ressignificação atual do homem antropófago. O método utilizado para o desenvolvimento deste trabalho consiste em estudo bibliográfico. Para tanto, utilizam-se os trabalhos de Candido (1997), Fausto (2011), Kiening (2014), Nunes (1979), entre outros estudiosos. A contribuição modernista de Oswald de Andrade e sua produção no cenário literário brasileiro são importantes e significativas para o reconhecimento da identidade nacional. Com isso, a propagação do verdadeiro "homem antropófago" colabora com o pensamento de um Brasil do novo, moderno, e até mesmo, autêntico. Um país constituído pela diferença, mas que muitas vezes foi, e ainda é, marcado pela constante negação deste "outro".Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise linguística e o diagnóstico das questões epilinguísticas e metalinguísticas dos alunos do 6º ano do ensino fundamental(2019-07-23) LIMA, Mariélen Ferreira de; PAIVA, Zilda Laura Ramalho; http://lattes.cnpq.br/3059800888421594Este trabalho está vinculado ao Projeto de pesquisa “Práticas de Linguagem e Formação Docente”, à luz da concepção de linguagem como forma de interação. A pesquisa em questão tem por objetivo geral refletir sobre o trabalho com a análise linguística (AL) a partir do gênero discursivo Conto de Fadas de forma a contribuir para o processo de ensino e aprendizagem da língua portuguesa. Traz como objetivos específicos: Elaborar questões de análise linguística a partir do gênero conto de fadas; Analisar de que forma os alunos respondem as questões de análise linguística a partir do gênero conto de fadas. Para isso desenvolvemos uma pesquisa qualitativo-interpretativa, de cunho etnográfico e de natureza aplicada. Além disso, para a realização desse trabalho, adotamos alguns passos metodológicos como: adaptação de uma sequência didática de conto de fadas; elaboração de atividades de análise linguística a partir desse gênero discursivo; aplicação do material junto a alunos do 6º ano. Dessa forma, o trabalho em questão tem como base teórica a perspectiva de Bakhtin/Volochinov (2010), Bakhtin (1997), e de outros autores que seguem essa vertente, como Geraldi (1997), Ohuschi e Paiva (2014). Os resultados apontam para o fato de que: a) os alunos possuem dificuldade em compreender o funcionamento da língua; b) a maioria dos alunos demonstra problemas de leitura, como, por exemplo, compreensão de texto, e isso dificultou que eles respondessem adequadamente as questões epilinguísticas, principalmente aquelas que exigiam compressão global do texto; c) A maioria dos alunos não conseguiu responder as questões metalinguísticas. De maneira geral, os discentes demostraram dificuldade em refletir sobre as regras gramaticais que regem a classe dos adjetivos; d) o ensino de gramática descontextualizado dificulta a compreensão dos alunos para responderem as atividades metalinguísticas; e) os alunos se prendem ao comando das questões e a ideias explicitas no texto.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) As comunidades linguísticas de São Caetano de Odivelas: a presença do português como língua não materna em uma escola pública do município(2024-11-27) DAMASCENO, Brenda Silva; ABREU, Inéia Damasceno; http://lattes.cnpq.br/9753152928546622Este trabalho, vinculado ao projeto de pesquisa “Português Língua Não Materna (PLNM): Formação do Professor de Português para a Diversidade Linguística e Cultural” – Portaria nº 082/2022, tem como tema: a Diversidade Linguística e Cultural (DLC) do município de São Caetano de Odivelas, no estado do Pará. A pesquisa tem como objetivo identificar as comunidades linguísticas que compõem a DLC do município para que, a partir do diagnóstico apresentado nesta pesquisa, futuramente se possa propor ações para o ensino de Língua Portuguesa como língua não materna. Como embasamento teórico, utilizamos os pressupostos teóricos de Ançã (2002), Ançã (2003), Canen, (2001), Carvalho (2021), Flores (2021), Grosso (2010), Gil (2010), Oliveira e Jesus (2018), Moraes (2023), Müller (2018), Palha (2024). Para o desenvolvimento do trabalho, metodologicamente classificamos esta pesquisa como qualitativa de cunho etnográfico, com base em autores como Lüdke e André (1986) e Nascimento (2016). Diante disso, a partir da aplicação de questionários online, verificamos que os resultados da pesquisa apontam que os professores não têm capacitações e qualificações especificas para atenderem os alunos de PLNM; a instituição também não conta com políticas direcionadas a alunos e a professores de PLNM; e observou-se que os professores, embora tenham contato com alunos que não têm o português como língua materna (LM), tem dificuldades em externar suas opiniões sobre quais contribuições a instituição de ensino pode oferecer para o desenvolvimento de políticas educacionais voltadas para o público em questão. Os resultados da pesquisa também mostraram que tanto os professores quanto a coordenação não têm experiencia na área, mas reconhecem a importância de aderir a práticas educacionais voltadas para a DLC de alunos que tem o PLNM.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) As dificuldades do ensino de leitura e escrita no contexto pós pandêmico: um estudo bibliográfico(2024-08-27) GASPAR, Leidiane dos Anjos; SOUZA, Ivan Pereira de; http://lattes.cnpq.br/8428374955029323Um dos maiores desafios no contexto escolar está diretamente relacionado com as dificuldades de leitura e escrita, principalmente nos anos iniciais. Este desafio, que sempre esteve em evidência, após o período da Pandemia do Covid-19 ficou mais acentuado devido às circunstâncias de aulas remotas com grande precariedade, assim como a falta de preparo das unidades escolares para utilizar as ferramentas tecnológicas durante o processo de alfabetização. O objetivo desta pesquisa é discutir acerca das dificuldades enfrentadas pelos docentes para dar continuidade no ensino de leitura e escrita no contexto pós-pandêmico frente a todas as limitações humanas e psicológicas ocasionadas no contexto mundial devido ao isolamento social. Tal discussão será realizada por meio da contextualização do processo de alfabetização e do resgate bibliográfico de 3 (três) estudos concernentes com o tema, nos quais será possível visualizar o ponto de vista de autores distintos acerca dos impactos causados no ensino da leitura e escrita pós-pandemia.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Aula lúdica: o jogo pedagógico como instrumento para o desenvolvimento do capital lexical(2019-07-22) SILVA, Elluane Raissa Oliveira da; PAIVA, Zilda Laura Ramalho; http://lattes.cnpq.br/3059800888421594Este trabalho vincula-se ao grupo de estudo denominado “A Ludicidade no processo de ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa”, coordenado pela professora Dra. Zilda Laura Ramalho Paiva, na Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus Castanhal e evidencia a importância da ludicidade para o ensino da Língua Portuguesa. Dessa maneira, nossos estudos centram-se nas perspectivas teóricas de Luckesi (2014), Almeida (2007), Fortuna (2011), Fiorin (2012), Duarte el al. (2011) e entre outros. Neste sentido, essa pesquisa tem como objetivo geral refletir sobre a ludicidade em sala de aula, mais precisamente, o jogo pedagógico como instrumento para o desenvolvimento do capital lexical de alunos do Ensino Fundamental; e como objetivos específicos: 1) elaborar um jogo pedagógico para auxiliar no desenvolvimento do capital lexical de alunos do Ensino Fundamental e 2) verificar se os jogos pedagógicos podem proporcionar o desenvolvimento do capital lexical de forma reflexiva. Para alcançar nossos objetivos, desenvolvemos uma pesquisa que se caracteriza como qualitativo-interpretativa de natureza aplicadaTrabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A completude do ser: vivendo o amor em “Amor – pois que é palavra essencial” e “Era manhã de setembro” de Drummond(2019-02-15) PEREIRA, Luanna Heloisa Silva; AQUINO, André Luís Valadares de; http://lattes.cnpq.br/6154486124272578O presente trabalho tem por objetivo compreender a maneira de formar o conteúdo sexual em poemas do livro O amor natural de Carlos Drummond de Andrade. Para tanto, levantou-se aspectos gerais da obra do poeta mineiro e aspectos particulares debatidos nos estudos críticos em torno daquele seu livro póstumo. As noções de erotismo, obscenidade e pornografia foram levantadas na teoria literária e cultural para ao fim e ao cabo de uma análise de poemas drummondianos poder classificar e situar a sua criação libertina numa tradição de uso da palavra interdita. A presente leitura dialoga com os ensaios de José Guilherme Merquior, Eliane Moraes, Lynn Hunt, entre outros estudiosos, que permitem entender o recurso às noções de obsceno, erótico e pornográfico na história da literatura e do pensamento. A poesia de Drummond joga com as noções de obsceno, pornográfico e erótico de uma maneira cambiante e inquieta (uma inquietude na poesia de Drummond, como defende Antonio Candido), elevando a linguagem libertina, desempenhando no leitor uma função de formação do desejo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Conjunções na estrutura do texto: um estudo do uso de conectivos em textos dissertativo-argumentativos(2019-09-02) SILVA, Eric de Jesus da; FREITAS, Simone Negrão de; http://lattes.cnpq.br/7636553045346872O presente estudo investigou o uso de conectivos do tipo conjunção em textos dissertativo-argumentativos, com o objetivo de verificar aspectos quantitativos e qualitativos dessas ocorrências, como os padrões de uso. O problema aqui abordado encaixa-se no campo teórico dos estudos da língua em uso, surgidos em meados dos anos 1960, cujo quadro conceitual e metodológico continua sendo bastante produtivo para os estudos do texto (MODESTO, 2006), muito aplicados à descrição linguística e à educação. Na revisão da literatura, incluiu-se o estudo da taxonomia de conectivos e conjunções, segundo Houaiss (2001), Villar (2001), Castilho (2017), Cunha (2017) e Savioli (2007); bem como o ponto de vista de Koch (2017) e outros, que consideram que os conectivos do tipo conjunção impactam de forma importante na construção do sentido no texto. Utilizou-se como corpus 10 redações escolhidas aleatoriamente do banco de dados de 1000 redações do projeto de pesquisa “Avaliação automática de respostas a questões não-objetivas através de métodos inteligentes”, UFPA, 2017- 2018. As redações foram seccionadas de acordo com a estrutura organizacional do texto dissertativo-argumentativo, como descrita por Fiorin (2018): introdução, desenvolvimento e conclusão; em cada seção, uma vez identificadas as ocorrências de conjunções, foi isolado o período de cada ocorrência de forma a observarem-se, em cada caso, aspectos da coerência da construção. Foram construídas tabelas e gráficos, que permitiram apreciar achados qualitativos e quantitativos. Os resultados apontaram que as conjunções ocorrem com maior frequência no desenvolvimento das redações e, com frequência mais baixa, na conclusão, seguida da introdução; foram frequentes ocorrências das formas “quando”, “mas”, “pois”, “contudo”, “portanto”, “também” e “ou...ou”. Por fim, considerou-se que os períodos isolados, em geral, estão de acordo com condições de coerência local; quanto à coerência global, certos usos de conjunções conclusivas indicaram sentido de causa, justificativa, consequência e retomada, apontando para a multifuncionalidade desses conectivos textuais.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Écfrase e literatura fantástica nos contos de Edgar Allan Poe, Lygia Fagundes Telles e Maria Judite de Carvalho: um estudo comparado(2024-08-27) SANTOS, Jemima Monteiro dos; CARDOSO, Luciana Chagas; FERREIRA, George Hamilton Pellegrini; http://lattes.cnpq.br/7750629560808467Este trabalho realiza uma análise comparativa da écfrase e da literatura fantástica nos contos “O Retrato Oval” de Edgar Allan Poe, “A Caçada” de Lygia Fagundes Telles e “A Floresta em Sua Casa” de Maria Judite de Carvalho. O estudo investiga como a descrição de obras de arte nessas narrativas atua como ponto de convergência entre o real e o sobrenatural, utilizando a écfrase para criar tensões que desestabilizam as percepções dos personagens e leitores. A análise fundamenta-se na teoria do fantástico de Tzvetan Todorov (1981), que classifica o gênero como a hesitação entre o natural e o sobrenatural, e nos conceitos de écfrase como elaborados por Praz (1982) e Heffernan (1991). Em “O Retrato Oval”, a pintura de uma jovem leva à morte da modelo, evidenciando a obsessão do artista pela perfeição. Em “A Caçada”, a tapeçaria provoca uma fusão entre a memória e a fantasia, envolvendo o protagonista em uma narrativa ambígua. No conto de Carvalho, o desaparecimento dos animais em uma pintura reflete eventos trágicos no mundo real, aprofundando o mistério e a tensão entre as dimensões ficcionais e reais. A pesquisa destaca como a interação entre as artes visuais e a literatura pode intensificar o efeito fantástico, ampliando as possibilidades de interpretação dos leitores. Assim, a écfrase, nos contos analisados, serve como um meio de explorar os limites da percepção e da imaginação, oferecendo uma reflexão estética sobre a relação entre arte e vida.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Ensino de língua portuguesa na modalidade escrita: práticas docentes através da visão de alunos surdos(2019-06-18) MELO, Elaine Aragão da Silva; ARAÚJO, Mara Cristina Lopes Silva; http://lattes.cnpq.br/8650957521962537; FARO, Rubens Alexandre de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/1447087682728044Este trabalho discute as práticas de ensino da língua portuguesa a partir da visão de alunos surdos. Para compreendermos melhor, faremos um percurso pela história do ensino de língua materna, abordando os principais pensamentos acerca da linguagem e relacionando-os com as práticas docentes de cada época, tanto para ouvintes quanto para surdos. Após estas abordagens discorreremos, de maneira resumida, sobre as principais leis de inclusão, enfatizando seus pontos principais. A pesquisa se caracteriza como exploratória, com uma abordagem qualitativa, de cunho bibliográfico, na qual foram entrevistados 4 alunos surdos que concluíram o ensino médio em períodos diferentes. A partir das contribuições de autores, como, Volochinov e Bakhtin (2006); Lodi (2005); Zanini (1999); entre outros, analisaremos os dados coletados, dando ênfase na forma como as teorias educacionais, voltadas para o ensino de língua portuguesa na modalidade escrita, estavam sendo empregadas. Levaremos em consideração também, durante as análises, se as leis de inclusão, efetivadas no Brasil, estão sendo praticadas nas escolas inclusivas, pois percebe-se inúmeras dificuldades que os alunos surdos enfrentam para compreender os conteúdos da disciplina de língua portuguesa, principalmente na modalidade escrita. Percebe-se, através das respostas às indagações que, mesmo com novas metodologias de ensino criadas, leis que defendem a acessibilidade na comunicação e que exigem qualificação do profissional para atuar em escolas inclusivas, alunos ainda enfrentam barreiras que deixam lacunas no seu aprendizado. Essas barreiras começam a existir desde o primeiro contato do surdo com a família e perpassam sua trajetória escolar, prejudicando o aprendizado e deixando marcas de carência na alfabetização.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Um estudo sobre os topônimos de etimologia não tupi no município de Inhangapi-PA(2018-02-22) COLARES, Eluanne Alessandra de Azevedo; RODRIGUES, Carmen Lúcia Reis; http://lattes.cnpq.br/2766837148466800; https://orcid.org/0000-0003-2643-1178Este trabalho, apresenta um estudo acerca da análise dos topônimos de etimologia não tupi do município de Inhangapi-Pa, tendo como objeto de estudo as comunidades do referido município. Para tanto, propõe-se como objetivo geral é analisar os topônimos de etimologia não tupi que nomeiam as comunidades do município de Inhangapi-Pa, situado ao norte do município de Castanhal. E como objetivos específicos: busca-se descrever a etimologia dos topônimos de origem não tupi do município de Inhangapi-Pa, levando em consideração os dicionários etimológicos de Bechara (2011); Cunha (2010); Guerios (1973) e Machado (1984). Apresentar a descrição morfológica dos topônimos e Classificar os designativos pesquisados de acordo com a classificação taxeonômica sugerida por Dick (1990). O trabalho está fundamentado na perspectiva teórica de Dick (1990) e em trabalhos pesquisados que seguem a mesma linha de pesquisa teórico-metodológica na área da pesquisa toponímica, como Andrade (2006), Dargel e Ribeiro (2014), entre outros. Para o desenvolvimento do trabalho, foram seguidas algumas etapas, a saber: a) a identificação e a seleção do objeto de estudo; b) a análise etimológica; c) análise estrutural e d) classificação toponímica, ancorada na proposta de Dick (1990). A partir dos resultados da pesquisa, a estrutura morfológica mais recorrente foi a composta, dentre os 20 topônimos analisados. Em se tratando da classificação taxeonômica, a taxe mais produtiva foi do hodotopônimo, tendo relação semântica as vias de comunicação rural ou urbana, sendo de natureza Antropo-cultural. Isso mostra que a cultura do homem local, foi a base para o ato de nomeação das referidas comunidades.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Estudo toponímico dos nomes das comunidades de São Caetano de Odivelas-Pará: topônimos de etimologia indigena(2024-08-07) COSTA, Lívia Soares da; SOUZA, Ivan Pereira de; http://lattes.cnpq.br/8428374955029323Esta pesquisa tem como objetivo realizar uma análise toponímica dos nomes das comunidades rurais do Município de São Caetano de Odivelas-PA, com foco especial nos topônimos de etimologia indígena. Metodologicamente, a pesquisa foi conduzida por meio de uma revisão bibliográfica, fundamentada principalmente no pressuposto teóricos de Dick (1990). A coleta de dados incluiu a obtenção de um documento da Secretaria de Planejamento e Gestão, que registrava os nomes das 37 comunidades rurais. Os resultados revelaram a presença significativa de topônimos de origem tupi, evidenciando a influência indígena no município. Verificou-se que os nomes das comunidades não são apenas marcos geográficos, mas também refletem a identidade, a cultura e a história dos povos que habitam a região.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Estudo toponímico: uma análise acerca dos topônimos de origem indígena identificados no município de Inhangapi-PA(2018-02-22) FERREIRA, Rafaela Carla de Souza; RODRIGUES, Carmen Lúcia Reis; http://lattes.cnpq.br/2766837148466800; https://orcid.org/0000-0003-2643-1178Este trabalho apresenta uma pesquisa voltada para a Toponímia, disciplina que, inserida na área da Linguística, tem como objeto de estudo os topônimos, isto é, os nomes designados pelo homem para batizar os lugares ou acidentes geográficos. Dessa forma, o presente trabalho tem como principal objetivo analisar e refletir acerca dos topônimos de origem indígena (tupi) que batizam comunidades, ramais, fazendas e igarapés situados no município de Inhangapi-PA, localizado na Mesorregião Nordeste Paraense. Intentamos, a partir daí, descrever a etimologia dos topônimos, a partir dos dicionários etimológicos de Bueno (1998), Sampaio (1987), Tibiriçá (1984, 1985) e Cunha (1998); analisar a sua estrutura morfológica, identificando-os como simples, simples híbrido, composto e composto híbrido; averiguar as mudanças fonéticas e fonológicas dos designativos; e classificá-los segundo o modelo taxionômico desenvolvido por Dick (1990). A metodologia empregada segue as seguintes etapas: levantamento bibliográfico; coleta, seleção e análise dos dados, os quais foram retirados do mapa do município, fornecido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE. Para a concretização deste trabalho, nos apoiamos nos pressupostos teóricos e metodológicos desenvolvidos por Dick (1990), assim como em outros autores que também desenvolveram seus estudos na área da Toponímia, como Carvalhinhos (2003, 2008), Carvalho (2003, 2010), Isquerdo (2008) e Andrade (2006, 2010). Os resultados obtidos nesta análise mostram que, em se tratando da estrutura morfológica, a maioria dos topônimos apresenta estrutura simples. Já em relação à classificação taxeonômica, evidenciou-se a predominância da taxe Fitotopônimo, a qual reúne os Topônimos de procedência vegetal. Com isso, comprovamos que as características referentes à flora, foram causas motivacionais que mais influenciaram o denominador no processo de nomeação das localidades que fazem parte do município em foco.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) As formas do mal nas galáxias de Haroldo de Campos(2019-07-18) MOURA, Naedson Rodrigues; AQUINO, André Luís Valadares de; http://lattes.cnpq.br/6154486124272578Este estudo resultou de uma pesquisa intitulada As formas do mal nas Galáxias de Haroldo de Campos que teve como principal objetivo analisar as obras Galáxias (2004) e Un coup de dés (2006) no sentido de averiguar a hipótese de uma tradução literária, e como objetivos secundários caracterizar a dissipação da autoria do texto. Além disso, analisar a presença de um modo operante do mal presente na tradução literária e verificar até que ponto Haroldo de Campos é submisso a Mallarmé na poesia. Dessa forma, foi realizada uma análise de dados, com caráter qualitativo, das obras Galáxias, de Haroldo de Campos, e Un coup de dés, do poeta francês Stéphane Mallarmé. Os resultados foram analisados à luz dos teóricos, como Walter Benjamin, o próprio Haroldo de Campos e Augusto de Campos, além de críticos, citados durante o trabalho, que discutem a temática investigada.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Gênero memórias literárias: uma análise dialógica do enunciado "lata d'agua na cabeça, lá vou, Maria"(2024-08-27) PEREIRA, Déborah de Brito; OHUSCHI, Márcia Cristina Greco; http://lattes.cnpq.br/3038449011739174; https://orcid.org/0000-0001-8292-9806À Luz da Linguística Aplicada (LA), esta pesquisa se constitui em um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e busca desenvolver um estudo teórico-analítico, de cunho qualitativo-interpretativo, sobre as axiologias sociais, em um enunciado do gênero memórias literárias, e suas refrações identitárias, sociais e culturais. Tem como objetivo geral refletir sobre os conceitos axiológicos de extraverbal, entonação e juízo de valor mobilizados em um enunciado do gênero discursivo memórias literárias. Nesse viés, o estudo apoia-se na concepção dialógica de linguagem e língua e sua abordagem sociológica, valorativa, cultural e ideológica, a partir dos estudos do Círculo de Bakhtin (Volóchinov, 2017[1929]; 2019 [1926]; Bakhtin, 2016[1979]). A investigação parte dos seguintes percursos metodológicos: 1. seleção do gênero e do enunciado a ser trabalhado; 2. análise dialógica, a contemplar a sua dimensão social e verbal. Desse modo, selecionamos o enunciado intitulado “Lata d’água na cabeça, lá vou, Maria”, de Evellyn Isabelle Lima Vale, aluna finalista da 6ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa de 2019. Os resultados obtidos decorreram da análise que abrange as dimensões social e verbal do gênero e seus elementos constituintes, como: conteúdo temático, construção composicional e estilo. Assim, consideramos os aspectos enunciativo-discursivos e linguísticos do enunciado, os quais suscitam reflexões acerca de problemáticas sociais, como: exploração do trabalho infantil, rejeição, solidão, a resiliência humana e a superação. Com isso, a imersão nos aspectos valorativos da linguagem e as relações dialógicas com o já-dito “Lata D’água”, de Jota Junior e Luis Antônio, possibilitaram a percepção do colorido expressivo sob as expressões mobilizadas pela enunciadora que emergem sua intenção e motivação discursiva, a fim de estabelecer uma interação com seu interlocutor. Logo, constatamos que os elementos axiológicos extraverbais, entonativos e juízos de valor, presentes no texto-enunciado conceberam efeitos de sentidos e valorações significativas para a compreensão do enunciado analisado.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A intervenção docente no processo de produção textual: uma análise sobre as práticas de professores em formação inicial do curso de Língua Portuguesa(2017-09-29) BARBOSA, Patrícia Negrão; PAIVA, Zilda Laura Ramalho; http://lattes.cnpq.br/3059800888421594Há muito tempo, estudantes do ensino básico vem demonstrando dificuldades em utilizar a língua escrita para expressar-se, no entanto, essa dificuldade relacionada à escrita não é só dos alunos, também o professor encontra dificuldades, mas do outro lado do processo textual, isto é, no processo de correção dos textos produzidos em sala de aula. Nesse sentido, para compreender como o professor em formação inicial intervém nos textos dos alunos, realizamos uma pesquisa qualitativo-interpretativa de cunho etnográfico e de natureza aplicada, cujo objetivo geral é “refletir sobre o processo de produção textual a partir das intervenções dos mediadores, professores em formação”; os objetivos específicos são: identificar os tipos de intervenção realizados nos textos dos alunos; verificar que modificações são realizadas pelos alunos a partir das intervenções; e verificar a linguagem utilizada pelos corretores durante a intervenção. Para alcançar nossos objetivos, desenvolvemos, durante a disciplina de Estágio Supervisionado do Ensino Médio, a aplicação de uma Sequência Didática (SD) em formato de Minicurso, em uma escola Estadual da cidade de Castanhal-Pa. No decorrer da aplicação, realizamos observações e anotações acerca das atividades em sala, referentes às atividades da SD, as conversas com alunos e professores, além de selecionarmos os textos para análise. Como referencial teórico, tomamos Bakhtin (2014), Geraldi (2012), Passarelii (2012), Ruiz (2015), Sercundes (2004), Travaglia (1996), Menegassi (2010), entre outros autores. A partir das tipologias de correção apresentadas por Ruiz (2015), observamos, durante a análise de dados, que os professores utilizaram em maior frequência a correção indicativa; quanto à resposta dos alunos às intervenções no processo de reescrita, na maioria dos dados os alunos buscaram seguir as correções, mas demonstraram dificuldades ao reescrever o texto deixando alguns problemas sem correção, cometendo novos erros na reescrita. O que nos levou a refletir que a dificuldade na reescrita está relacionada ao tipo de linguagem utilizada pelos professores no processo da correção, visto que, as informações acrescentadas nos textos estavam voltadas para os termos gramaticais.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Jogos didáticos como instrumento para aprendizagem da ortografia da língua portuguesa: a relação entre oralidade e a escrita(2019-09-27) CABRAL, Francisca Silva Carolino de Jesus; PAIVA, Zilda Laura Ramalho; http://lattes.cnpq.br/3059800888421594O trabalho intitulado “Jogos didáticos como instrumento para aprendizagem da ortografia da Língua Portuguesa: a relação entre oralidade e a escrita” surgiu a partir de discussões realizadas no âmbito do projeto de pesquisa “A ludicidade no ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa”, sob a coordenação da professora Dra. Zilda Paiva. Nesses debates, ressaltou-se o fato de que as dificuldades ortográficas dos alunos acontecem em diferentes níveis de ensino (do básico ao ensino superior) e que a forma como este tema é ensinado nas salas de aula, de maneira geral, não possibilita a reflexão ou a ludicidade. Nesse sentido, abordar esta temática se torna importante devido compreender que as atividades lúdicas podem oferecer aos discentes uma estrutura indispensável para seu desenvolvimento, como: ações na esfera imaginativa, motivações, criatividade e interação com o outro. Assim, definimos como objetivo geral refletir sobre a utilização de jogos didáticos no processo de ensino e de aprendizagem da ortografia de LP e, como objetivos específicos,1) elaborar um jogo didático para auxiliar no processo de ensino e de aprendizagem da ortografia, 2) verificar se os jogos didáticos podem proporcionar a aprendizagem da ortografia de forma reflexiva. Como forma de alcançar nossos objetivos, desenvolvemos uma pesquisa do tipo qualitativo-interpretativa e de natureza aplicada com base nos teóricos: Teixeira (2008), Oliveira (2009), Lüdke e André (1986) entre outros. Os resultados apontam para o fato de que os jogos educativos sobre a relação oralidade e escrita nas questões de dúvidas ortográficas podem auxiliar no desenvolvimento de uma aprendizagem reflexiva.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Jogos educativos como ferramenta de aprendizagem da acentuação tônica da língua portuguesa(2019-07-22) SILVA, Maria Luana Viana da; PAIVA, Zilda Laura Ramalho; http://lattes.cnpq.br/3059800888421594Este trabalho encontra-se vinculado ao Projeto de pesquisa “A Ludicidade no processo de ensino e de aprendizagem da Língua Portuguesa” (UFPA-Campus Castanhal) e aborda a importância da construção de instrumentos lúdicos para o ensino da Língua Portuguesa. Para tanto, usamos como base teórica os pressupostos de Almeida (2003, 2007), Bechara (2017), Cunha (2017), Fortuna (2011), Luckesi (2014), Kishimoto (2001), Lee (1997), Ney (2012), entre outros. Nesse sentido, temos como objetivo geral refletir sobre a utilização de jogos educativos no processo de ensino e de aprendizagem da acentuação tônica da Língua Portuguesa; e como objetivos específicos: 1) Elaborar um jogo educativo para auxiliar no processo de ensino e de aprendizagem da acentuação tônica; 2) Verificar se os jogos educativos podem proporcionar a aprendizagem da acentuação tônica de forma reflexiva. Dessa forma, nossos procedimentos metodológicos estão pautados numa pesquisa do tipo qualitativo-interpretativa e de natureza aplicada com base nos teóricos: Gil (2006), Lüdke e André (1986) e Ohuschi (2006). Dentre os resultados alcançados, destaca-se a constatação de que por meio dos jogos educativos há a facilitação da aprendizagem do assunto acentuação tônica, além da interação prazerosa e reflexiva.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O legado de Vicente Sales: critérios e métodos de abordagem literária em seu chão(2017-12-29) COSTA, Márcio Bruno Reis da; AQUINO, André Luís Valadares de; http://lattes.cnpq.br/6154486124272578Esta pesquisa tem por objetivo identificar os critérios e os métodos de análise da literatura e da vida amazônica na obra de crítica literária de Vicente Salles, intelectual paraense de atuação científica multifacetada do ponto de vista disciplinar. Para tanto, o ponto de partida é um de seus ensaios mais conhecidos no meio acadêmico/literário, o Chão de Dalcídio (1978), com o intuito de identificar qual a herança deixada por Vicente Salles para os estudos da literatura no Pará. Para tal empreendimento, o aporte teórico consistiu na Estética da Recepção, escola de teoria literária que visou destacar a atividade de leitura historicamente constituída, basicamente os volumes publicados no Brasil sob os seguintes títulos: A História da literatura como provocação à Teoria literária (2002), de Hans Robert Jauss; A literatura e o leitor (2002), org. de Luiz Costa Lima; e Estética da Recepção e História da Literatura (1989), de Regina Zilberman. Sobre a obra de Vicente Salles, foram úteis os estudos de Karla Aléssio Oliveto, dissertação de mestrado Vicente Salles: trajetória pessoal e procedimentos de pesquisa em Música (2007); e os estudos de Roseane Silveira de Souza, artigo Vicente Juarimbu Salles (1931-2013): o tempo vence o homem, não a obra (2013), entre outros. Levanta-se que os principais critérios de Vicente Salles em seu Chão são os elementos locais da Amazônia paraense e a apropriação do material folclórico observado pelo crítico no romance de Dalcídio Jurandir; os métodos são híbridos e interdisciplinares, operam uma dialética entre o estético e sociológico, tipo de operação da crítica literária mais importante do século XX, na medida em que, por esse método, a história é analisada no seio da linguagem e os processos sociais são analisados em processo de formalização estética.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A literatura como lugar de memória: uma análise da obra “a máquina de fazer espanhóis,” de Valter Hugo Mãe(2019-06-26) PANTOJA, Edirlene Costa; BARRETO, Mêrivania Rocha; http://lattes.cnpq.br/1459427386342187Em a máquina de fazer espanhóis a narrativa se constrói a partir do ponto de vista do narrador memorialista, António Jorge Silva, no momento em que este se vê abandonado pelos filhos após a morte da esposa. No intuito de preservar a identidade, o velho homem passa a narrar suas memórias e escutar as memórias de outros velhos homens que se encontram no asilo na mesma situação que ele, os outros “Silvas”. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo analisar o papel da memória no romance a máquina de fazer espanhóis de Valter Hugo Mãe. Para tanto, partimos da seguinte pergunta de pesquisa: até que ponto a memória individual reflete em um conjunto de memórias coletivas das vivências dos idosos do lar? Para responder a essa questão, realizamos uma pesquisa cujo objetivo geral é: analisar o papel da memória na narrativa a máquina de fazer espanhóis de Valter Hugo Mãe, e os respectivos objetivos específicos: identificar o papel da memória individual; estabelecer a inter-relação entre memória individual e memória coletiva; apontar a confluência entre memória individual e coletiva para a reconstrução de um passado comum aos personagens do romance. Esta pesquisa tem como embasamento teórico Benjamim (1987), Derrida (1997), Derrida (2001), Freud (1976), Halbwachs (2003), Ricouer (2007), entre outros. O percurso metodológico utilizado na pesquisa foi de caráter bibliográfico. A análise aponta para a memória, na narrativa de ficção, como elemento fundamental para a compreensão de um passado coletivo.