Curso de Museologia - FAV/ICA

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  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Fratrimônios bioculturais e perspectivas museais do Projeto Brasil Índia da UFPA
    (2025-09-11) GÓES, Rayanne dos Santos; CORRÊA, Rosilene Barata Aleixo; ASSUNÇÃO , Susan Evelyn Pacheco; MELO, Diogo Jorge de; http://lattes.cnpq.br/1754263921921200; https://orcid.org/0000-0001-7266-2570; ORNELLAS, Valéria dos Santos Moraes; http://lattes.cnpq.br/1253485739454855
    Este artigo discute os fratrimônios bioculturais a partir da perspectiva do Projeto de Pesquisa Brasil-Índia, desenvolvido na Universidade Federal do Pará (UFPA), com o intuito de analisar as convergências e divergências entre os dois países em relação aos seus fratrimônios. O estudo tem como objetivo compreender os desafios enfrentados por comunidades tradicionais como o quilombo Genipaúba, no Baixo Acará, e as comunidades do Pesqueiro, Céu e Caju-Una, localizadas em Soure, na Ilha do Marajó, no processo de preservação, valorização e fortalecimento da resiliência de seus fratrimônios bioculturais. São desenvolvidos diálogos com percepções de membros da comunidade indiana na Amazônia e com alguns resultados obtidos em pesquisas de campo realizadas pelo Projeto Brasil-Índia com comunidades tradicionais indianas. A metodologia adotada incluiu pesquisa bibliográfica, entrevistas semiestruturadas, observação participante e atividades ecopedagógicas. Os resultados indicam a relevância da valorização dos saberes e práticas tradicionais na promoção da resiliência climática e na construção de novas concepções museais. Conclui-se que o fortalecimento dos fratrimônios bioculturais, tanto no Brasil quanto na Índia, contribui em processos de integração entre sociedade, cultura e natureza, podendo promover práticas sustentáveis e a regeneração ambiental.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Desafios e Oportunidades na Gestão de Coleções Universitárias: um Diagnóstico Inicial na UFPA
    (2025-08-20) LOPES, Camila Millena Pereira; GOMES, Diene Araújo; LIMA, Jéssica Tarine Moitinho de; http://lattes.cnpq.br/7093175809921548; https://orcid.org/0000-0002-2481-1225
    A preservação do patrimônio universitário é de valor inestimável e começa com o profundo conhecimento e entendimento das coleções que compõem esse legado. Este estudo analisa dados obtidos por meio de entrevistas realizadas com curadores de coleções da Universidade Federal do Pará (UFPA), investigando práticas de gestão, documentação, aquisição, descarte, valoração, comunicação, divulgação e acesso. O objetivo é realizar um diagnóstico dos pontos positivos e negativos identificados na obtenção das informações levantadas, com a intenção de otimizar essas instituições como um sistema integrado de redes. A metodologia quali-quantitativa envolveu a aplicação de questionários detalhados, abordando todos os aspectos da gestão dessas coleções e museus. A pesquisa revela que a maioria das coleções universitárias ainda enfrenta desafios significativos na digitalização, documentação e desenvolvimento de políticas de gestão adequadas. Este estudo destaca a necessidade urgente de desenvolver políticas robustas e práticas eficazes para melhorar a gestão, preservação e valorização das coleções universitárias, promovendo sua integração e relevância na comunidade acadêmica e na sociedade em geral.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    A questão da invisibilidade museológica: a Rede de Coleções e Museus da UFPA e o Museu de Anatomia
    (2025-09-01) SILVA, Julia Soares; LIMA, Jéssica Tarine Moitinho de; http://lattes.cnpq.br/7093175809921548; https://orcid.org/0000-0002-2481-1225
    Os museus e coleções universitárias desempenham um papel essencial na preservação da memória histórica, social e acadêmica, além de contribuir para o ensino e a difusão do conhecimento científico e cultural. No entanto, muitos enfrentam desafios de visibilidade, como o Museu de Anatomia da Universidade Federal do Pará (UFPA), cuja divulgação limitada restringe seu alcance ao público-alvo. Este artigo tem como objeto de estudo buscar compreender os fatores que contribuem para a invisibilidade desse museu e propor estratégias para ampliar sua acessibilidade e reconhecimento. A metodologia baseia-se na avaliação diagnóstica de coleções, utilizando questionário quali-quantitativo desenvolvido pela Rede de Coleções e Museus da UFPA. Os resultados apontam que a baixa visibilidade do museu decorre da ausência de uma política de divulgação consolidada, do público-alvo restrito a alunos da saúde e da falta de estratégias de acessibilidade. Embora o acervo esteja disponível online e conte com um site atualizado, a comunicação ainda é limitada. O estudo destaca a necessidade de fortalecer ações de divulgação e ampliar o acesso do museu, propondo estratégias viáveis com o suporte da Rede da UFPA. Além disso, reforça o papel das museólogas na organização e da necessidade de preservação do acervo, garantindo sua relevância acadêmica e social.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Documentar para visualizar: um estudo de caso sobre a importância da pesquisa da documentação museológica na coleção Funarte do acervo de arte da Casa das Onze Janelas
    (2025-09-12) CONCEIÇÃO, Rafaely Souza; BRITTO, Rosangela Marques de; http://lattes.cnpq.br/3188863381591509; https://orcid.org/0000-0001-9458-3515; CABRAL, Marcela Guedes; http://lattes.cnpq.br/1556125576890907
    O tema central deste Trabalho de Conclusão de Curso é a documentação museológica como uma ferramenta de pesquisa essencial para a gestão de acervos e coleções. O objeto de pesquisa refere-se à gestão de acervos de arte contemporânea, destacando a relevância da pesquisa aplicada a acervo artístico, tendo como análise a experiência da autora enquanto bolsista de iniciação à pesquisa no Projeto de Pesquisa e Documentação Museológica do Acervo de Artes Visuais no Espaço Cultural Casa das Onze Janelas, em Belém, Pará. O objetivo geral desta pesquisa é mostrar a importância da documentação museológica enquanto uma prática de pesquisa na gestão de acervos de arte. Os objetivos específicos incluem: identificar as etapas realizadas na documentação museológica, e considerar os impactos desse trabalho de documentação museológica na organização e valorização dos acervos. Pesquisa de natureza qualitativa, que inclui os tipos de pesquisa, bibliográfica, documental e de campo. A metodologia adotada combinou abordagens teórico-práticas; o instrumental aplicado foi análise de conteúdo dos relatórios advindos da experiência de bolsista, das etapas vivenciadas com o grupo de pesquisadores e no museu de arte, entre outros elementos advindos da pesquisa em rede. Nas considerações parciais, foi destacado o processo de documentação museológica, entendida não apenas como uma etapa do trabalho, mas como uma pesquisa fundamental em si mesma, pois permite um entendimento aprofundado das obras de arte contemporânea, de seu contexto de origem e de seu significado.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Comunicação Estratégica na Rede de Coleções e Museus da UFPA
    (2025-04-04) NASCIMENTO, Thais Nunes; LIMA, Jéssica Tarine Moitinho de; http://lattes.cnpq.br/7093175809921548; https://orcid.org/0000-0002-2481-1225
    A comunicação museológica é amplamente reconhecida como uma forma essencial de interação e diálogo entre o público e os espaços museológicos. Este artigo investiga o uso das redes sociais, como Instagram, Podcast e YouTube, como ferramentas de divulgação e comunicação entre o Programa de Extensão Rede de Coleções e Museus da Universidade Federal do Pará (UFPA) e o público em geral. O principal objetivo é analisar o impacto das mídias sociais na visibilidade e interação do programa, utilizando metodologias quantitativas e qualitativas para conduzir essa análise. Os resultados iniciais indicam que, embora o público interaja com o conteúdo, a eficácia dessa interação varia de acordo com o tipo de material divulgado. O foco do estudo recai sobre a comunicação das coleções universitárias, seja com o público acadêmico ou leigo, destacando a importância de uma comunicação estratégica para garantir a visibilidade e o reconhecimento adequado dessas coleções. Conclui-se que o uso estratégico das redes sociais pelo Programa de Extensão é fundamental para potencializar a interação com o público. No entanto, a efetividade dessa comunicação está diretamente ligada à adequação do conteúdo às expectativas e interesses dos diferentes segmentos do público, o que evidencia a necessidade de um planejamento comunicacional cuidadoso e adaptado às particularidades de cada plataforma.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Análise da musealização do acervo paleontológico da coleção didática Emília Snethlage: documentação, conservação e extroversão
    (2022-02-11) FERREIRA, Erika Mourão; COSTA, Sue Anne Regina Ferreira da; http://lattes.cnpq.br/3629751361208856; https://orcid.org/0000-0002-3314-5148
    Este trabalho pretende analisar o processo de Musealização do acervo de Paleontologia da Coleção Didática Emília Snethlage. Nesse sentido, foram consideradas como etapas de Musealização a conservação, documentação e a extroversão. As análises foram realizadas com base em autores (as) como Camargo Moro (1985); Souza e Froner (2008); Cury (1999,2005); Secco e Carvalho (2019). Constatamos que a coleção possuía apenas etapa da aquisição das peças. Portanto, sucederam algumas ações de conservação preventiva, arrolamento dos fósseis e réplicas de invertebrados e vertebrados, propomos e aplicamos fichas catalográficas. Concretizada a documentação prévia da coleção, foi elaborado uma atividade de extroversão que pode ser utilizada de modo impresso e virtual cujo conteúdo apresenta de forma lúdica a coleção e diferentes informações sobre Paleontologia, auxiliando na democratização dos patrimônios salvaguardados pela instituição.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Diagnóstico de coleções universitárias: uma metodologia de gestão museológica
    (2024-11-12) COELHO, Yasmin Corrêa; LIMA, Jéssica Tarine Moitinho de; http://lattes.cnpq.br/7093175809921548; https://orcid.org/0000-0002-2481-1225
    O diagnóstico de coleções universitárias é fundamental para uma gestão eficiente, especialmente na Amazônia, onde o patrimônio cultural e histórico é vasto e diversificado. Este trabalho propõe uma metodologia inovadora para avaliar coleções museológicas na Universidade Federal do Pará, buscando identificar desafios relacionados à preservação e gestão. Utilizando o curso de Museologia como suporte, a metodologia do estudo, que inclui revisão bibliográfica e análise de dados coletados entre 2022 e 2023, oferece uma base teórica sólida e atualizada. Os resultados revelam que essa abordagem é eficiente e capaz de ser adotada por outras instituições, fortalecendo as práticas museológicas e contribuindo para a preservação do patrimônio cultural e histórico da região, além de promover uma gestão mais eficiente e sustentável das coleções.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A importância dos pensamentos feministas para novas construções de narrativas expográficas nos museus de Belém: Vivências de uma discente mediadora no MABE (Museu de Arte de Belém)
    (2019-12-07) PANTOJA, Silvia Raquel de Souza; FERREIRA, Luzia Gomes; http://lattes.cnpq.br/7045722681867926
    Enveredo por caminhos que partem da minha experiência enquanto discente-mediadora, nos espaços do curso de Museologia da UFPA e Museu de Arte de Belém, que demonstram algumas confluências entre teoria e prática na minha formação acadêmica, minhas influências para esta pesquisa, a forma com que eu lidava a respeito da mediação, a ausência da disciplina de Educação Museal no curso e sua ausência como metodologia de trabalho no estágio. Dessa forma, eu narro, falando de mim a partir do conceito de escrevivência de Conceição Evaristo. A seguir, encaminho à relação entre sociomuseologia e estudos de gênero tendo como referência a tese de Aida Rechena, isto posto, avanço para discussões nas quais pretendo demonstrar a importância dos diversos movimentos feministas para novas construções de narrativas expográficas de maneira a representar as diversas mulheres, assim, caminho para uma breve análise sob a produção entre Museologia e Gênero no Brasil a partir de igualmente uma perspectiva local dessa produção. Por fim, realizo análise expográfica da exposição de longa duração do MABE Janelas do passado, espelhos do presente: Belém do Pará, arte, imagem e história, como foco no terceiro eixo narrativo intitulado Os construtores da Cidade: um olhar sobre o povo, com isso, utilizando o catálogo da exposição como fonte de dados e análise, destaquei seis pinturas do núcleo expositivo para analisar como as mulheres negras foram representadas na narrativa adotada para a exposição, e estabeleço relações para se discutir a partir do Feminismo Negro, utilizando como ferramenta metodológica o conceito de Interseccionalidade; além disso, também faço parâmetros com a atual exposição em vigência no MABE para saber se as práticas de representação dessas mulheres continuam as mesmas ou se modificaram.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Formação do museólogo: a acessibilidade cultural no Curso de Bacharelado em Museologia da Universidade Federal do Pará
    (2017-04-07) MENDES, Christie Jemilly de Aquino; BRITTO, Rosangela Marques de; http://lattes.cnpq.br/3188863381591509; https://orcid.org/0000-0001-9458-3515
    Este trabalho tem o objetivo de refletir sobre a importância de um debate maior do tema da acessibilidade cultural dentro da UFPA e do Curso de Bacharelado em Museologia, criado em 2009. Este debate gerou a discussão e a reflexão sobre a relevância de se trabalhar interdisciplinarmente o assunto, e estudou a possibilidade da inclusão de uma nova disciplina que contemple a reflexão sobre o tema. A pesquisa de abordagem qualitativa e quantitativa realizada no âmbito do campo disciplinar da Museologia, nela foram abordadas questões conceituais acerca do objeto da pesquisa que versou sobre a formação do museólogo entre a teoria e prática dos desenhos curriculares. O estudo sobre o tema da acessibilidade cultural e a perspectiva de um museu inclusivo possibilitou a compreensão sobre a importância da temática, análises exploratórias dos desenhos curriculares de outros cursos de graduação em museologia no Brasil, buscando saber se eles apresentam disciplinas específicas voltadas para a acessibilidade, e ainda análise do projeto político-pedagógico do curso de Museologia da UFPA. A metodologia da pesquisa adotou como instrumental a realização de entrevistas e questionários aplicados aos discentes, egressos e docentes do curso, buscando atentar para opinião deles sobre essa discussão.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O Museu de Arte de Belém em tempos de pandemia e suas redes sociais (Facebook e Instagram)
    (2022-02-22) SOUSA, Suellen Oliveira; MELO, Diogo Jorge de; http://lattes.cnpq.br/1754263921921200; https://orcid.org/0000-0001-7266-2570
    O trabalho parte do levantamento de informações das redes sociais do Museu de Arte de Belém (Facebook e Instagram) entre maio de 2019 a julho de 2021, nos períodos antes do inicio do surgimento da pandemia COVID-19 e depois dos afrouxamentos das restrições causadas pela pandemia. Com o objetivo de estabelecer parâmetros de comparação das práticas museais do MABE em suas redes sociais. As metodologias adotadas durante a pesquisa foram o bibliográfico e pesquisa qualitativa e quantitativa. E para complementar as informações levantadas nas redes sociais do MABE, foram realizadas conversas, com perguntas estruturadas para duas servidoras da instituição. Os resultados mostram que os perfis das publicações mudaram conforme diversos acontecimentos ocorridos em virtude do aumento dos casos de COVID-19 em Belém e pelo período de estar em obras de revitalização na sede do museu. Ao manter as redes sociais do museu dinâmico, trazendo informações de eventos e de exposições, possibilitou um alcance significativo para que as pessoas conhecessem mais sobre o museu e o seu acervo.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Patrimônios (in) visíveis experiências museológicas na comunidade de Fortalezinha/Pará
    (2016) SOUZA, Flávia Suanny Santana de; MENEZES NETO, Hugo
    A pesquisa em questão é uma reflexão sobre as ações museológicas desenvolvidas na comunidade de Fortalezinha (PA) através do projeto “Patrimônios (In) Visíveis – A fotografia documental como processo de investigação artística”, cujo produto final foi a exposição Patrimônios (In) Visíveis – Fortalezinha. O projeto se constituiu numa pesquisa/ação de extensão universitária realizadas durante o ano 2015/2016 na referida Vila e foi vencedor do IV Prêmio Proex de Arte e Cultura. A discussão ao qual ele se vincula pensa patrimônio para além do tombamento e dos registros pelos órgãos competentes, iluminando a autodeterminção, a ideia dos próprios grupos sociais do que pode ser tido como patrimônio na sua experiência social, abrindo precedentes para todas as expressões materiais e imateriais. A fotografia foi a ferramenta de registro visual desses patrimônios eleitos pela comunidade, porém o seu papel no projeto vai além de mero registro documental, pois é pensada também como uma forma de salvaguarda desses patrimônios. Para obter tais registros foi imprescindível a vivência na e com a comunidade, participando do cotidiano dos moradores, assim como também a gravação de suas falas através de entrevistas e conversas, para buscar as raízes daquilo que viria a ser fotografado.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Curadoria museológica de microfósseis a coleção de Ictiólitos do Museu Paraense Emilio Goeldi
    (2014) SANTOS, Christiane Sofhia Godinho; COSTA, Sue Anne Regina Ferreira da; http://lattes.cnpq.br/3629751361208856
    Este trabalho se trata de um estudo de caso referente aos processos de curadoria utilizados em acervos de microfósseis, mais especificamente Ictiólitos - fragmentos esqueletais microscópicos de peixes -, com o objetivo de desenvolver um protocolo de armazenamento e documentação destes exemplares em acervos de paleontologia, tendo como base a coleção do MPEG. Com vistas a este objetivo, o trabalho apoiou-se não só nos princípios da Conservação Preventiva e Documentação Museológica, como também em entrevistas com pesquisadores e curadora que trabalham com microfósseis como forma de compreender especificidades deste tipo de coleção. Os Ictiólitos do acervo de Paleontologia do MPEG reuniam-se em mais de 2.000 exemplares tombados por lotes, dispostos de maneira inadequada em lâminas escavadas dentro de caixas de papelão, dificultando a manipulação, facilitando a perda e impossibilitando o acesso individual aos exemplares. Foram então analisados formas de armazenagem, fixadores e documentação para esta coleção. Os exemplares foram colados em lâminas quadriculadas, utilizando adesivo padrão a base de PVA – fixador de fácil acesso e que possibilita a retirada do material das lâminas sem causar dano. Para a documentação foram elaboradas fichas catalográficas contendo dados gerais e específicos, possibilitando além do registro o acesso ao material sem constante manuseio. A partir destas práticas se elaborou um Protocolo para a Curadoria de Microfósseis de Vertebrados – Ictiólitos, a fim de auxiliar trabalhos voltados a esta tipologia de coleção e padronizar ações de curadoria referentes aos mesmos. O uso destas técnicas de curadoria foram importantes para a promoção de guarda e conservação do patrimônio fossilífero da Amazônia, possibilitando o melhor armazenamento dos microfósseis, acesso a coleção e também a disponibilização dos dados para pesquisas.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Diagnóstico e manejo integrado de pragas (MIP) na coleção de fungos do herbário João Murça Pires (MG)
    (2018-12-21) SOUZA, Carla Vitória Lobo de; SOTÃO, Helen Maria Pontes; http://lattes.cnpq.br/4569590439918954; COSTA, Sue Anne Regina Ferreira da; http://lattes.cnpq.br/3629751361208856
    Este trabalho visa compreender a importância da Conservação Preventiva no combate as pragas para as coleções biológicas no âmbito dos museus de ciência. Como objeto de estudo teve-se a Coleção de fungos do Herbário João Murça Pires (MG), do Museu Paraense Emílio Goeldi, importante referência para Amazônia que por preservar espécimes de composição orgânica que pode se tornar alvo de pragas. Com o intuito de preservá-la mediante sua importância, estabeleceu-se como objetivo principal, assim, o desenvolvimento de uma proposta de Manejo Integrado de Pragas (MIP) para a Coleção, para o alcance do mesmo a metodologia se dividiu em três frentes: a primeira consistiu na análise do espaço e das práticas de conservação utilizadas, a segunda na analise do macroclima (uso do datalogger modelo HT-70) e a terceira na identificação de pragas (a olho nu ou com auxílio de lupa, em parceria com entomólogos). Com os dados obtidos, verificou-se que a manutenção do herbário, na medida do possível, inclui ações que ajudam no combate deste agente biológico como a proibição de alimentos, a regulação da climatização (Temperatura entre 21º a 30º C e UR a 35%), a limpeza (mesmo que de forma superficial) e o uso do envenenamento (por gás fosfina). Todavia devido a outros problemas como a presença de vegetação ao redor e a não vedação de portas, janelas e armários, ainda ocorre a entrada de pragas no acervo, sendo encontrado durante este estudo um total de 25 insetos divididos entre as ordens Blattodea, Coleoptera, Diptera, Ephemeroptera e Hymenoptera. Deste modo, com o intuito de tomar medidas que sejam eficazes no combate as pragas e benéficas tanto para a coleção quanto para os profissionais que nela trabalham (evitando a utilização do gás fosfina, altamente tóxico ao ser humano) propôs-se um Manejo Integrado de Pragas (MIP) com propostas e sugestões contra a entrada e permanência de pragas na coleção. Este estudo ressalta a importância da conservação preventiva em acervos micólogos, garantindo a integridade de espécimes que podem suportar diversos tipos de estudos com contribuições à ciência significantes.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A conservação preventiva da coleção de paleoinvertebrados do Museu Paraense Emílio Goeldi: análise de microambiente
    (2014-02-28) TRINDADE, Doriene Monteiro; COSTA, Sue Anne Regina Ferreira da; http://lattes.cnpq.br/3629751361208856
    A reserva técnica é espaço onde as coleções de Museus passam a maior parte do tempo e, portanto, é importante que ela obedeça aos princípios da Conservação Preventiva - ações indiretas de preservação do acervo que visam minimização dos agentes de degradação de acervos museológicos nos diferentes ambientes - macro (ex: o acervo, a área expositiva) ou micro (ex: armários, vitrines, embalagens). Este trabalho visa à análise dos microambientes encontrados na coleção de Paleoinvertebrados do Museu Paraense Emilio Goeldi que, por estarem isolados do meio externo, apresentam características climáticas distintas. Com o auxílio de datalogger, programado para recolher dados a cada 30 minutos, foram monitoradas umidade e temperatura durante dois meses nas gavetas, e duas semanas dentro de uma das embalagens plásticas utilizadas para armazenagem dos fósseis. Cinco embalagens e dois tipos de esponja passaram por testes químicos, para verificação da presença de compostos impróprios em sua composição: teste com frascos de vidro, para estabilidade química, e com fio de cobre, para a detecção de PVC, material impróprio para uso em acervos. O valor médio de temperatura nos armários foi de 23,2°C, com variação média de 4,8°C. Dentro da embalagem, a temperatura media foi 23,6°C com variação de 3,9°C; a umidade relativa dentro dos armários foi de 51,6%, com variação de 4,3%. Dentro da embalagem plástica, a umidade média foi 49,1%, com variação de 2%. Ao compararmos os valores em ambos os microambientes, foi possível concluir que estes possibilitaram a criação de um microclima mais estável, o que favorece a conservação, visto que a variação climática é atualmente considerada um dos maiores agentes de degradação em acervos. Com relação aos testes químicos, das 7 estruturas de suporte testadas, apenas uma apresentou PVC em sua composição, entretanto, com relação a estabilidade química das mesmas, todas foram considerados instáveis, sendo inadequadas para o uso no acervo. Portanto, nas condições atuais, o microclima do acervo de Paleoinvertebrados do MPEG apresenta estabilidade climática, o que favorece a preservação dos fósseis, pois evita a aceleração das possíveis reações químicas que ocorreriam em decorrência das embalagens inadequadas. Entretanto, faz-se necessário a troca das embalagens por materiais mais estáveis, como por exemplo, polietileno, diminuindo ainda mais os riscos de danos ao patrimônio fossilífero da Amazônia.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Museologia e comunicação: um estudo do potencial museológico do Theatro da Paz
    (2017-04-18) BRAGA, Bruno Braga; SILVA, Paula
    A presente pesquisa teve por objetivo analisar o Theatro da Paz a partir da perspectiva da Museologia, considerando a musealização como um elemento significativo que proporcione a sua preservação referente às ações de comunicação, tendo como foco as visitas guiadas desenvolvidas pela instituição e a forma como são compreendidas, no que tange ao seu possível processo de musealização. A justificativa do estudo compreende o Theatro da Paz como um patrimônio que apresenta potencial para ser musealizado, com o propósito de fomentar e intensificar sua preservação, levando-se em consideração a expressividade de suas ações de comunicação, destacando-se as visitações guiadas promovidas pela instituição somadas ao seu conjunto de obras permanentemente encontradas no espaço e apresentadas ao público junto à história do local com o intento de comunicar. Os resultados alcançados por este trabalho foram a proposta de musealização do teatro por meio de um estudo das potencialidades museológicas presentes nas visitas guiadas considerando elementos da comunicação que discutem questões museológicas, assim como a obtenção de dados que puderam revelar aproximações e distanciamentos deste espaço cultural a bens musealizados.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Museu, educação e público: um estudo no Museu de Arte Sacra de Belém
    (2013) NASCIMENTO, Elinelma Pereira do; HAMOY, Idanise Sant’Ana Azevedo; http://lattes.cnpq.br/0136019251243788
    O estudo de público é um importante instrumento de avaliação e criação de novas estratégias de recepção de públicos em museus, e apresenta dados que permitem compreender qual a relação que os indivíduos estabelecem com um museu. Nessa pesquisa se desenvolve um estudo de público na área de entorno e no Museu de Arte Sacra de Belém (MAS), para se identificar ações educativas que podem ser desenvolvidas nesse museu que favoreçam o aumento significativo e o interesse dos visitantes. Para tanto se fez necessário um estudo de público com o público real e potencial do museu para dá subsídios para os direcionamentos da construção do Projeto Educativo do Museu (PEM). O Museu de Arte Sacra de Belém foi escolhido como local deste estudo, por ser um dos museus mais visitados da cidade de Belém do Pará. Com o objetivo de conhecer o público real e potencial desse museu, o projeto de extensão da Universidade Federal do Pará, “Ex Ducere: criando laços entre Museu, Universidade e Comunidade” realizou um estudo de público através de entrevistas com mil pessoas moradoras e/ou trabalhadores no entorno do museu, utilizando questionários tipo survey e a colaboração de 26 voluntários. Os dados foram analisados a partir de uma abordagem fenomenológica-hermenêutica, para compreensão dos motivos pelos quais essas pessoas não vêm ao museu e criar novas estratégias de mediação e comunicação entre museu e comunidade, tendo por base os conhecimentos teóricos do campo da Museologia e a partir dessas interlocuções propor novas ações educativas do museu.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Por onde o mar passou: a relevância de se Musealizarin situ os Afloramentos Fossilíferos da praia do Atalaia, em Salinópolis - PA
    (2014) OLIVEIRA JUNIOR, Emanoel Fernandes de; COSTA, Sue Anne Regina Ferreira da; http://lattes.cnpq.br/3629751361208856
    Um dos grandes desafios para as nações contemporâneas é repensar modelos de desenvolvimento econômico e social a partir de suas próprias realidades, demanda cuja participação efetiva de diferentes atores é fator preponderante para seu sucesso.Nesse contexto, museus e patrimônio cultural se configuram como coadjuvantes na conformação de uma nova agência política, uma vez que se constituem como espaços de aprendizado e interação entre diferentes públicos. Partindo dessa premissa,o estudo em questão se propõe a analisar como o patrimônio fossilífero da Praia do Atalaia, município de Salinópolis, nordeste paraense, pode auxiliar no desenvolvimento da comunidade local. Encontrado em uma área de intensa atividade turística e expansão urbana, tal patrimônio é formado por afloramentos de rochas carbonáticas que pertencem à Formação Pirabas, unidade geológica que remonta há 23 milhões de anos atrás (Oligo-Mioceno) e cujo valor informacional é mencionadopela literatura científica desde o final do século XIX, mas ainda desconhecido por parte do grande público. Assim, a proposta de musealização in situ desse registro paleontológico se insere tanto no âmbito da conservação de sua capacidade documental quanto no da comunicação de sua importância junto àspessoas do redor, visando que tal espaço possa se constituir como área de diálogo entre a academia, com sua visão peculiar sobre o patrimônio, e a população, que possui maneiras distintas de apropriação do mesmo, de modo que uma gestão compartilhada do sítio possa ser pensada a partir de seu potencial pedagógico e econômico.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Documentos herdados: um estudo a partir do acervo Edson Diniz sobre o grupo Thenetehara-Guajajara
    (2018) DINIZ, João Vitor Correa; CABRAL, Marcela Guedes; http://lattes.cnpq.br/1556125576890907
    Este Trabalho de Curso – TCC intitulado Documentos Herdados: uma Reflexão a Partir do Acervo de Edson Diniz Sobre o Grupo Thenetehara-Guajajara, tem como objeto central o estudo do acervo pessoal de Edson Diniz, bem como os documentos e produções sobre os Tenetehara-Guajajara, elaborados por ele. Edson Soares Diniz (1934 – 2012) foi um etnólogo indigenista, com uma intensa trajetória profissional-acadêmica durante as décadas de 1960 à 1990, muitos de suas produções e memórias cruzam-se com momentos emblemáticos da antropologia brasileira. Sobre o grupo Tenetehara, tomou-se conhecimento de que este é tido como um termo geral para abranger os Guajajara do estado do Maranhão e aos Tembé do Pará, estes indivíduos compunham um dos grupos estudados por Edson ao longo de sua carreira. Dessa forma, propõe-se aqui uma leitura tanto sobre os Tentehara-Guajajara, quanto sobre Edson Diniz a partir de seu acervo pessoal. Análises e apontamentos, através da ótica da documentação museológica serão feitos, levando em consideração o potencial de musealização do acervo. Deste modo, serão apresentados os esforços investidos neste intento, com vistas a difundir este acervo, tornando-o disponível à sociedade.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Público familiar no parque zoobotânico do Museu Paraense Emílio Goeldi
    (2014) SANTOS, Emilly Cristine Barbosa dos; COSTA, Luiz Tadeu da; http://lattes.cnpq.br/5300479682462031
    Dentro da cadeia de visitantes do Parque Zoobotânico Museu Paraense Emílio Goeldi destaca-se o público familiar, com o qual o Museu apresenta um forte laço. O Parque do Museu Goeldi, localizado no centro de Belém, capital do Pará, se constitui para o público familiar como um espaço de construção da identidade sociocultural. Esse processo é engendrado a partir das singularidades de um ambiente bucólico que o Parque apresenta com a fauna e flora típicas da região amazônica inserido no contexto urbano. Além disso, as ações educativas desenvolvidas desde a direção de Emílio Goeldi na instituição, as quais apresentavam como principal objetivo atrair o público geral para a visitação ao Museu também foram importantes para a construção desse vínculo. Nesse sentido, a pesquisa buscou apontar as representações do público familiar sobre o Museu Goeldi a partir das experiências de visitas, para, desse modo, compreender como as famílias percebem o Museu Goeldi. De modo geral, as entrevistas com os participantes da pesquisa possibilitaram notar como o Museu Goeldi está presente no cotidiano das famílias belenenses, constituindo-se como um lugar suscetível de múltiplas experiências e lembranças, criando, conseguintemente, múltiplos significados e representações. Apreende-se com isso que as primeiras visitas ao Parque Zoobotânico se iniciam no seio familiar, desde a infância, sendo isso, um hábito passado de geração para geração, engendrado por meio de experiências dinâmicas e espontâneas. Família, liberdade, tranquilidade, reflexão são algumas das representações atribuídas ao Museu Goeldi, a partir das quais compreende-se que as práticas de sociabilidades no Parque Zoobotânico se desenvolvem a partir do compartilhamento familiar de saberes e experiências.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O patrimônio edificado e a instituição museal: uma questão de preservação: o estudo de caso do Museu Casa das Onze Janelas (Belém - PA)
    (2018-01-28) TRINDADE, Estefani Mikaela Batista; PALÁCIOS, Flávia Olegário; http://lattes.cnpq.br/8614368897751867
    Os projetos de requalificações tem sido a solução para edificações históricas que, diante de uma paisagem urbana que está em constante e rápida mudança, tem se tornado construções obsoletas em meio a edifícios modernos e o Palacete Casa das Onze Janelas, localizado em Belém, Pará, se enquadra neste contexto. Após o projeto Feliz Lusitânia, o edifício passou a abrigar o museu de arte contemporânea Museu Casa das Onze Janelas que lhe conferiu, para além de uma nova utilização, um significado que se somou à sua importância enquanto patrimônio. Apesar disto, e por mais que os museus sejam reconhecidos como instituições máximas quanto se trata de salvaguarda, a relação entre edifício histórico e instituição de arte contemporânea apresenta determinados questionamentos referendes principalmente a preservação da construção. É partindo deste ponto que este trabalho se justifica ao se pesquisar como a instituição está gerindo este bem imóvel e até que ponto o museu está interferindo ou não na leitura do palacete. O objetivo geral é estudar o vínculo entre a edificação histórica e o museu de discurso contemporâneo dentro de um contexto de requalificação. Apoiado por uma metodologia que parte de pesquisa in situ e de referências primárias e secundarias, este trabalho busca compreender questões voltadas para a preservação e utilização deste bem por parte da instituição museológica.