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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A construção da identidade profissional na matemática: reflexões e projetos(2025-03-26) SANTOS, Andreza Magalhães dos; NUNES, Renato Germano Reis; http://lattes.cnpq.br/4662907821707953; https://orcid.org/0000-0001-7052-2152O presente portfólio acadêmico aborda a construção da minha identidade profissional como professora de matemática, sob orientação do Prof. Dr. Renato Germano Reis Nunes, com base na aplicação de três projetos pedagógicos que utilizam metodologias inovadoras e práticas interdisciplinares. Cada projeto é fundamentado em um artigo específico, sendo eles: “Modelagem matemática no aluguel de casas: previsão de preços e tendências” que explora o uso da modelagem matemática para analisar o tempo necessário para adquirir uma casa própria, considerando diferentes valores de aluguéis. O estudo conecta conceitos matemáticos e problemas do cotidiano, incentivando os alunos a desenvolverem habilidades práticas e pensamento crítico. “Problemas enfrentados por alunos do 6° ano no aprendizado de fração: uma solução com base no jogo matemático Dominó de frações” que propõe a aplicação de um jogo educativo para facilitar a compreensão de conceitos como razão e proporção, com objetivo principal de tornar o aprendizado mais lúdico e acessível. E “Medição do coeficiente de restituição através da análise sonora: uma abordagem experimental com modelagem matemática” este apresenta uma abordagem experimental para calcular o coeficiente de restituição de bolas quicando em superfícies rígidas. Utilizando o aplicativo Phyphox, o artigo demostra como ferramentas tecnológicas de baixo custo podem integrar conceitos de física e matemática. Os três projetos apresentados refletem diferentes formas de articular teoria e prática no ensino da matemática, contribuindo para a construção da identidade profissional do educador. Cada experiência enfatiza a relevância de metodologias interativas, a aplicação prática do conhecimento e a conexão com o cotidiano dos estudantes. Assim, este portfólio evidencia como a prática reflexiva e a inovação pedagógica fortalecem o papel do professor e ampliam as possibilidades de ensino e aprendizagem da matemática.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A importância do uso do design centrado no usuário (DCU) no desenvolvimento de softwares webs para e-commerce(2023-12-12) SANTOS, John Helder Cardoso dos; HARB, Maria da Penha de Andrade Abi; http://lattes.cnpq.br/9096423264882104; https://orcid.org/0000-0002-1873-143XEsta pesquisa foi elaborada com objetivo de apresentar a importância do design centrado no usuário aplicado ao segmento de e-commerce e foca no desenvolvimento de interfaces webs. O intuito é propor o uso de conceitos que utilizem o usuário como ponto central de projetos que buscam criar ferramentas de vendas online, e assim desenvolver lojas virtuais que atendam às necessidades de todos os públicos. Além disso, a acessibilidade é tratada como circunstância essencial para o processo de construção de layouts inclusivos e eficientes. Ademais, são abordadas algumas técnicas de elaboração de designers focadas em usuários com o intuito de agregar valor à pesquisa, ao método centrado no usuário e principalmente aos desenvolvedores de softwares.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A resolução de problema no processo de ensino e aprendizagem de matemática em turmas do 6º ano escolar em Capanema-PA(2024-10-29) CHAVES, Bruna Santiago; THIJM, Gerlândia de Castro Silva; http://lattes.cnpq.br/9934039543357877O trabalho aborda “A Resolução de Problemas no processo de ensino e aprendizagem de Matemática em turmas do 6º ano escolar em Capanema – PA”, com objetivo de compreender de que modo esta metodologia está presente no ensino-aprendizagem de Matemática a partir dos relatos de experiência e prática pedagógica de professoras que atuam com a disciplina neste nível de ensino. Para o desenvolvimento do trabalho foi utilizada a revisão da literatura pertinente e trabalho de campo com aplicação de questionário. As informações coletadas foram analisadas qualitativamente. Os resultados evidenciaram que é de suma importância o trabalho docente na disciplina de Matemática com suas experiências e didáticas que auxiliam no desenvolvimento educacional dos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. Ressalta-se a importância de se observar o desenvolvimento dos alunos diante ao incentivo de sua aprendizagem e criatividade no ato de pensar e praticar a Matemática. Especificamente, a resolução de problemas, como uma opção metodológica em meio a outras, se mostra promissora na prática docente, embora haja necessidade de um conhecimento maior sobre a metodologia. Outros fatores, contudo, mesmo não tendo ganhado ênfase aqui, interferem no processo de ensino-aprendizagem que estão para além do emprego de metodologias diferenciadas e que vão desde a capacitação docente, ambiente de trabalho e condição socioeconômica do estudante.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Uma abordagem sobre a segurança da informação no mundo atual(2022) MENDES, Joyce de Andrade; CARVALHO, Tássio Costa de; http://lattes.cnpq.br/4772364162256162Na última década a tecnologia tem se tornado parte essencial do dia-a-dia das organizações e está cada vez mais presente na vida das pessoas, atualmente é um dos principais meios de comunicação. Desta forma, a quantidade de dados processados ou armazenados é imensurável e vão desde simples mensagens de texto até dados bancários e, para as organizações, seus dados representam um dos bens mais valiosos, sendo fundamental para a continuidade do negócio. Assim, a segurança da informação se torna fundamental não só no âmbito empresarial, mas também para a sociedade. Neste trabalho de conclusão de curso é abordado o tema de segurança da informação, seu conceito, finalidade, princípios, suas vulnerabilidades e o seu papel no mundo atual.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Abordagem videocirúrgica na terapêutica de hérnias umbilicais em bezerros(2024-06-21) CARVALHO, Lucas Santos; TEIXEIRA, Pedro Paulo Maia; http://lattes.cnpq.br/8807940650929492; https://orcid.org/0000-0001-8828-8675As onfalopatias são um dos principais problemas enfrentados durante a criação de bezerros, sendo as hérnias umbilicais as que mais acometem esses animais. Sua principal forma de correção é por meio da herniorrafia umbilical de maneira convencional. Desse modo, o objetivo deste trabalho foi estabelecer uma nova abordagem cirúrgica para o tratamento de hérnias umbilicais, criando um modelo de estudo em fetos bovinos, e avaliar a viabilidade da técnica de correção percutânea videoassistida em comparação com a técnica convencional. Foram utilizados 16 fetos bovinos de vacas gestantes abatidas no matadouro para o experimento, dividindo-os em dois grupos: o grupo de controle representou a cirurgia aberta, de abdominorrafia por laparotomia (GA=8) e o grupo videocirúrgico (GV=8), com sutura percutânea videoassistida com 3 acessos no flanco direito. Dividido em duas etapas, a etapa 1 consistiu em realizar o acesso e exploração da base umbilical, ressecção das estruturas umbilicais e criação da lesão abdominal e etapa 2, consistindo na abdominorrafia por laparotomia no GA e sutura percutânea nas bordas da lesão no grupo GV e exploração final até reversão dos acessos. Ao analisar os dados, foi possível observar que não houve diferença estatística significante entre os grupos na E1. Entretanto, no E2 ouve diferença estatística substancial entre os dois grupos (p < 0,0001), sendo o grupo GA com o maior tempo cirúrgico (33.10±0.43 minutos) comparado ao grupo GV (10.13±0.68 minutos) e o tempo cirúrgico total foi maior no grupo GC (38,48 ± 0,35 minutos) em relação ao grupo GV (15,86 ± 0,67 minutos). A correção de hérnia utilizando a abordagem laparoscópica permitiu, de maneira satisfatória, a criação de um modelo de estudos para sutura percutânea videoassistida com três portais em menor tempo cirúrgico em relação à técnica convencional.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A acessibilidade de usuário de cadeira de rodas em academias de musculação: impasses e viabilidades(2021-06-23) MORAES, Marlon Souza; MONTEIRO, Elren Passos; http://lattes.cnpq.br/0920248966438368; https://orcid.org/0000-0001-7757-6620O presente trabalho, trata-se de um artigo para conclusão de curso, intitulado “A acessibilidade de usuários de cadeira de rodas em academias de musculação”. O objetivo do estudo é revisar, por meio da literatura, quanto aos impasses e as viabilidades de pessoas com deficiências(PcDs) em relação à pratica de musculação tendo em vista limitações clínicas, regras de engenharia dos prédios aos quais se instalam as academias. Além disso, verificar-se de fato as academias se encontram aptas para receber esta população. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com coleta de dados a partir de uma pesquisa bibliográfica, e, por fim, o relato de Fernando Souza, 43 anos, campeão de natação, com paraplegia dos membros inferiores ocasionados por acidente automobilístico, frequentador de academias, que encontrou na atividade física, a motivação para viver e pôde, elucidar, as experiências vividas em academia de musculação com a sua cadeira de rodas. Pode-se concluir que o usuário de cadeira de rodas ainda encontra algum tipo de barreira, seja ela arquitetônica ou profissional ao acesso á prática de exercício físico.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Acidente ofídico em equídeos no Bioma Amazônico, Pará, Brasil(2024-06-26) SERRUYA, Analiel; SILVEIRA, Natália da Silva e Silva; http://lattes.cnpq.br/7512206773380526; https://orcid.org/0000-0002-0270-8948Bothrops atrox é a serpente mais comum na Amazônia, e seu veneno provoca alterações locais e sistêmicas. Este relato descreve os achados clínico-patológicos e laboratoriais de ofidismo por Bothrops em seis equídeos no Pará, Brasil. Os animais, que pertenciam a cinco propriedades rurais diferentes, apresentaram sinais clínicos de apatia, anorexia e aumento da sensibilidade ao toque em áreas de aumento de volume. Três animais foram picados na parte distal dos membros pélvicos e três na região da cabeça. Os animais afetados na área dos membros pélvicos apresentaram edema acentuado que se estendia do boleto até a coxa e exibiam dificuldade de locomoção. Aqueles afetados na região da cabeça exibiam aumento de volume que conferia a aparência de uma "cabeça de rinoceronte", bem como escurecimento da mucosa dos lábios e gengivas. Todos os animais apresentaram taquicardia e taquipneia, e os achados laboratoriais de dois animais evidenciaram anemia, leucocitose, aumento do tempo de coagulação e aumento das enzimas hepáticas (AST e GGT) e renais (ureia e creatinina). O tratamento foi ineficaz, e três dos quatro animais tratados faleceram. A necropsia foi realizada em três animais e foi observada hemorragia extensa no tecido dos locais da picada da serpente e líquido sanguinolento incoagulável nas cavidades. Observou-se congestão no diafragma, na serosa do intestino delgado e áreas mais claras na superfície renal. A histopatologia mostrou degeneração muscular, necrose, necrose tubular aguda, hemorragia e cilindros hialinos nos rins. Este relato destaca os achados clínico-patológicos de picada de serpente em equídeos. Além disso, este é o primeiro relato de envenenamento por Bothrops em uma mula no Brasil.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Ações de inclusão social no ensino médio para o ingresso na universidade: perfil do estudante e proposta extensionista(2025-04-03) REIS, Ruam Waldiney Santos dos; THIJM, Gerlândia de Castro Silva; http://lattes.cnpq.br/9934039543357877O trabalho analisa os impactos do projeto Mostra Itinerante Universidade e Inclusão Social: o perfil do estudante para o ingresso na universidade e ações de intervenção, da Faculdade de Matemática do campus universitário de Castanhal da Universidade Federal do Pará, sobre a decisão dos estudantes do Ensino Médio e de cursinhos em prosseguir com os estudos em nível superior, com breves considerações sobre as representações de estudantes sobre a Matemática. Parte do princípio de que a transição do Ensino Médio para o Ensino Superior para estudantes de escolas públicas, é marcada por diversas adversidades. Nesse sentido, é importante realizar uma orientação profissional no percurso formativo a partir da oferta de atividades que coloquem em interação o público da escola básica com a universidade. O trabalho de campo foi subdividido em dois momentos: a efetivação da proposta de intervenção e a coleta de dados por meio de uma abordagem qualitativa descritiva que tomou como instrumento de coleta o questionário com o uso da plataforma Google Forms para entender melhor os desafios enfrentados por estudantes do Ensino Médio que desejam ingressar na universidade. O Resultado, analisado por amostragem estatística, destacou a importância de trabalhar o aspecto emocional dos estudantes que manifestaram, dentre outras emoções, medo em relação ao acesso ao Ensino Superior, com destaque às representações sociais sobre a Matemática. Além disso, a falta de preparação em seminários, cálculos e leitura durante o ensino básico os coloca em risco de abandonar os cursos universitários. Finalmente, os resultados enfatizam as dificuldades de políticas enfrentadas pelos estudantes das escolas durante o ingresso no Ensino Superior, evidenciando a necessidade de um suporte mais eficaz para esses alunos. Como impacto positivo do projeto extensionista está o próprio processo formativo ministrado nas feiras, nos seminários e palestras, nas cartilhas e portifólios e, principalmente, na interação do Estudante do Ensino Médio e o do Ensino Superior por meio das ações realizadas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Acompanhar e acolher uma criança autista na escola: relatos de uma experiência de formação(2017-11-29) DAMASCENO, Simone Santana; DIAS, Luiz Carlos de Carvalho; http://lattes.cnpq.br/4414879898224594O presente trabalho apresenta as incursões do Acompanhamento Terapêutica Escolar (ATE) de uma professora, acadêmica do curso Licenciatura Plena em Pedagogia da Faculdade de Pedagogia, Campus Universitário de Castanhal/UFPA, na educação fundamental menor de um aluno autista. A inclusão pedagógica e social da criança no ambiente escolar e a capacitação da professora para acolher, integrar e incluí-lo deram-se em um período de três anos. A diferenciação e a ampliação dos conceitos de integrar e incluir foram um dos demarcadores de observação, estudo, pesquisa, intervenções colocadas em movimento nesse período de aprendizagem e formação. Para alcançar os objetivos propostos nesta experiência de formação, que segundo Larossa (2002) é o que nos passa, o que nos acontece, o que nos toca (1) faremos relatos de experiência de acompanhamento/facilitação/intervenção em momentos educacionais, (2) descreveremos algumas atividades e expedientes burocráticos e analíticos que fizeram parte dos instrumentos de observação e, (3) enredado a esses momentos, faremos ensaio de análise e interpretação da ação das intervenções pedagógicas do acompanhamento deste trabalho. Utilizados como leitura base ao Acompanhamento Terapêutico Escolar foram estudados os trabalhos de Assali (2006); Kupfer (1997; 2006; 2007); Franguas e Berlinck (2001); Riviére (2004); Barros e Brandão (2011); Sereno (2006). No tópico "Autismo e Educação", quatro autores destacam-se: Reviérie (2004); Simbenberg (1998); Fráguas (2004); Laznik (2004). As reflexões no campo da "Inclusão Social e Escolar" foram referendados por Matos & Dinis (2014); Assali (1999); Relatórios – Brasil/MEC (2007, 2008); Salomão (1998); Prieto (2005); Lajonquíere (2001). Nossos parâmetros metodológicos se balizaram nas pesquisas de cunho qualitativo tendo o estudo de caso como parâmetro metodológico em autores como Teschi (1990); Bogdan & Biklen (2003) e Yin (2001). Essa experiência nos encaminha a pensar que a ação significativa para incluir/facilitar alunos com autismo num ambiente escolar pode ser mediada cognitiva, afetiva e social pelo ATE. Importantes intervenções ao desenvolvimento e aprendizagens, sugere que professores ou pedagogos que tenham formação, supervisão e orientações podem fazer essa tarefa dentro da escola.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Afecções cirúrgicas do sistema urinário de cães e gatos atendidos no Hospital Veterinário da Universidade Federal do Pará (2017-2023)(2024-07-15) MONTEIRO, Alanna Maria de Oliveira; RODRIGUES, Danilo Ferreira; http://lattes.cnpq.br/5091316856829953Este estudo objetivou realizar uma análise abrangente das afecções cirúrgicas do sistema urinário em cães e gatos atendidos no Hospital Veterinário da Universidade Federal do Pará entre janeiro de 2017 e dezembro de 2023. Foram analisados dados provenientes de fichas médicas dos animais submetidos a procedimentos cirúrgicos, incluindo data do atendimento, espécie, idade, sexo, raça, diagnóstico da afecção e procedimento cirúrgico. No total, 49 animais foram diagnosticados com afecções do sistema urinário que necessitam de cirurgia, tendo 56 procedimentos cirúrgicos realizados, correspondendo a 3,19% do total de cirurgias executadas pelo Hospital Veterinário. Dos procedimentos do sistema urinário 54% dos casos envolveu a espécie canina e 46% os felinos. A cistolitíase foi a afecção mais prevalente, com 69% dos casos, seguida pela obstrução uretral, que representou 9%. As cistotomias foram as cirurgias mais frequentes, correspondendo a 72% dos procedimentos, seguidas pelas uretrostomias, com 11% dos casos. Esses resultados destacam a relevância dos hospitais veterinários universitários no ensino, pesquisa e extensão, além de evidenciar a importância de avanços na nefrologia veterinária e sua contribuição para a promoção da saúde animal.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Afetividade como dimensão do processo de ensino/aprendizagem: contribuições para o ensino dos anos iniciais em São Miguel do Guamá - PA(2018-10-04) ARRUDA, Monica dos Reis; ANJOS, Francisco Valdinei dos Santos; http://lattes.cnpq.br/5035093639365870Trata o presente estudo de uma pesquisa que teve como objetivo investigar as contribuições da afetividade no processo de ensino/aprendizagem nos anos iniciais em uma escola de São Miguel do Guamá. É um estudo que assume a abordagem qualitativa (CHIZZOTTI, 2001) com princípio e a pesquisa de campo como mecanismo de realização do estudo (GIL, 2008). Para a produção dos dados foi utilizado a entrevista estruturada com questões fechadas e abertas (SEVERINO, 2007), com três professores. Os dados foram analisados a partir da técnica de análise categorial temático, segundo Bardin (1977) e Franco (2008). Os autores de referência utilizados nesta pesquisa foram Henri Wallon, Claudio Saltini, Antônio Eugenio Cunha, Gabriel Chalita entre outros. A mesma aconteceu na Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Sátiro, na sede do município de São Miguel do Guamá-PA. O resultado da pesquisa demonstra que os professores entrevistados reconhecem a importância e contribuições da dimensão afetiva no processo de ensino/aprendizagem, além de identificarem as relações afetivas no contexto escolar.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A afetividade e as expressões de agressividade na educação infantil(2022-12-12) FERREIRA, Fernanda Rosiely Alves; GOMES, Geise do Socorro Lima; http://lattes.cnpq.br/1752787535007263O presente trabalho consistiu em analisar e compreender os sentidos produzidos sobre a afetividade na educação infantil, concernentes às expressões de agressividade e qual o papel da escola, família e sociedade nesse contexto. A literatura apontada nos diz que não deve haver a separação dos aspectos cognitivos e afetivos, pois a educação infantil deve se organizar de modo que as crianças desenvolvam suas capacidades cognitivas, afetivas, físicas, ética e estética. Reviso aqui, a importância das relações sociais e interpessoais na constituição da subjetividade do indivíduo e a influência do meio ambiente durante esse processo, sendo a escola, família e sociedade agentes responsáveis na formação da criança. Apoiada na pesquisa exploratória-descritiva e qualitativa, foram realizadas cinco entrevistas com o corpo docente de duas escolas distintas. As entrevistas foram conduzidas a fim de: compreender os sentidos produzidos pelos profissionais da educação infantil sobre afetividade e as expressões de agressividade, assim como compreender os sentidos sobre o papel da família e da escola como agentes envolvidos no processo de constituição e entendimento das diferentes formas da criança expressar suas emoções, além de compreender sobre a importância de ser trabalhada essa temática no meio educacional. Com isso, produzir material que contribuísse para alcançar o objetivo da pesquisa. Dessa forma, por meio desta pesquisa, observou-se que a afetividade é fundamental no desempenho educacional, no entanto as falas das participantes em consonância com o levantamento bibliográfico, consideram que as expressões de agressividade no ensino infantil se faz presente na atual conjuntura e é um “problema” social, logo faz-se necessário a realização de projetos e medidas de ação envolvendo o trabalho da escola em parceria com todos os agentes envolvidos, dado que o convívio social está diretamente relacionado a construção de valores que norteiam a ação das crianças.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Afetividade e educação respeitosa na creche: narrativas de professoras(2022-12-28) DIAS, Elizama Oeiras; SILVA, Adriano Sales dos Santos; http://lattes.cnpq.br/8379916014549431O presente estudo tem como objetivo central compreender como as relações afetivas e educação respeitosa entre professoras e estagiária podem influenciar no desenvolvimento dos bebês na faixa etária de um e dois anos de idade. O interesse em desenvolver esta pesquisa surgiu em decorrência de minha experiência de estágio em uma creche, visto que o mesmo contribuiu de forma significativa para minha formação. Desse modo, assumo a pesquisa narrativa como suporte epistemológico neste estudo, por esta compreender os processos de formação, de conhecimento e de aprendizagem pelos quais os sujeitos estão inseridos. Portanto, constitui o corpus desta pesquisa por meio de entrevistas com perguntas abertas gravadas em áudio, e posteriormente transcritas e analisadas. Os sujeitos da pesquisa são: duas professoras e uma estagiária, todas atuam na mesma instituição. Neste estudo utilizei como principal fonte teórica as obras da autora Jane Nelsen, precursora e principal idealizadora da Educação Respeitosa. Diante dos resultados obtidos a partir das narrativas das docentes e de minha própria vivência com essa abordagem prática e filosófica, constatei que a educação respeitosa e a afetividade andam juntas na construção de crianças responsáveis, cooperativas, e que tenham respeito por si e pelos outros. Além disso, auxiliam os adultos a lidarem com os desafios de colocar limites e, ao mesmo tempo, formar vínculos afetivos com as crianças.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Afetividade e processo de ensino e aprendizagem: narrativas sobre a prática docente(2022-12-28) BARBOSA, Hevelly Sousa; SILVA, Adriano Sales dos Santos; http://lattes.cnpq.br/8379916014549431O estudo tem como tema central a discussão sobre o papel da afetividade no processo de ensino e aprendizagem a partir da prática docente. Assumo os princípios teóricos e metodológicos da pesquisa narrativa, compreendendo que a narrativa é o melhor modo de entender e estudar o ambiente da vida real através dos relatos de experiências. Investigar os sentidos da afetividade na prática docente de professoras que atuam na Educação Infantil se constitui no objetivo geral e, especificamente, identificar aspectos de afetividade assumidos e presentes na interação entre professor e aluno na relação pedagógica, além de, investigar como as relações de afeto são utilizadas na pratica docente. Participaram da pesquisa três professoras que atuam na Educação infantil em uma instituição privada da cidade de Castanhal-PA. As entrevistas foram realizadas com finalidade de identificar a relevância da afetividade no processo de ensino aprendizagem para as docentes e de que modo às relações de afeto eram utilizadas pelas professoras dentro de sala de aula. Sendo assim, mediante esta pesquisa, constatou-se a importância dos afetos dentro do ambiente da sala de aula e, mais precisamente, na relação entre professor e aluno, pois a afetividade e cognição não se dissociam. Logo, os afetos permeados nesta relação interpessoal podem gerar impactos determinantes no processo de ensino e de aprendizagem.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Afetividade e suas implicações no processo de ensino e de aprendizagem em um centro de educação infantil no município de Castanhal (PA): uma análise a partir dos discursos docentes(2018-12-28) BRAZÃO, Ida Conceição de Nóvoa; FARIAS, Rubenixson Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/8419045279072945A presente pesquisa tem como tema central Afetividade e Suas Implicações no Processo de Ensino e de Aprendizagem em um Centro de Educação Infantil no Município de Castanhal (Pá): uma análise a partir dos discursos docentes. Nesse sentido, a minha pesquisa teve como objetivo principal abordar a importância da relação afetiva e entender como essa relação pode contribuir no processo de ensino e aprendizagem, considerando as teorias de alguns pesquisadores que muito contribuem nesse processo como Henri Wallon, Lev Vygotsky, Paulo Freire, Celson Antunes, Augusto Trivinos, Eugênio Cunha, entre outros. Para realizar nossa investigação, dispomos da pesquisa qualitativa, através de entrevista semiestruturada com duas professoras do segmento da educação infantil na faixa etária de quatro e cinco anos que fazem parte do referido CMEI Benedito Rufino em Castanhal. A análise e discussão dos dados construídos ao longo de minha pesquisa mostraram que tais reflexões contribuem significativamente para que esses profissionais voltem o seu olhar para o educando, deixando um pouco de lado a pressa em querer desenvolver os conteúdos para o cumprimento de metas e estatísticas e passem a observar a educação como algo mais amplo onde se constrói as relações humanas, onde educador e educando tem a oportunidade de se relacionarem quer seja com um olhar, quer seja com um abraço ou gesto de carinho. Diante do exposto evidencia-se que a afetividade contribui de forma efetiva para o desenvolvimento afetivo, social e não apenas o cognitivo como elementos fundamentais no desenvolvimento da criança como um todo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A afetividade nas práticas pedagógicas de alfabetização e letramento no ensino fundamental(2022-12-12) COSTA, Carla Gabriela do Lago; GOMES, Geise do Socorro Lima; http://lattes.cnpq.br/1752787535007263Esta pesquisa teve como propósito mostrar a importância da aplicabilidade da afetividade nas práticas pedagógicas de alfabetização e letramento dos anos iniciais do ensino fundamental. Para isto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, onde houve o levantamento de diversas obras de importantes autores que tratam da alfabetização e letramento e da relevância da afetividade para a educação e desenvolvimento tanto cognitivo, como de diversas outras habilidades das crianças. A partir das análises, fizemos algumas considerações com relação à algumas problemáticas e aspectos existentes com relação ao ensino aprendizagem da leitura e escrita e sobre as relações das interações sociais e da afetividade no desenvolvimento das crianças nas concepções de Jean Piaget, na qual, a partir das dadas considerações, analisamos e correlacionamos sobre o valor das interações sociais e da afetividade nas práticas dos docentes para o ensino da leitura e escrita das crianças. Por fim, podemos considerar que o processo de alfabetização e letramento é bastante complexo, possuindo diversas peculiaridades a serem consideradas neste processo, assim, é de grande relevância que os professores reconheçam e considerem estas variadas facetas, na qual, a afetividade será primordial para o desenvolvimento da aprendizagem das crianças.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Agenda virtual para o meio jurídico(2018-12-11) FERREIRA, Rodrigo da Silva; CARDOSO, Jorge Amaro de Sarges; http://lattes.cnpq.br/8483188010111086O presente trabalho tem como principal objetivo idealizar ferramenta tecnológica que auxilie no trabalho dos advogados e pessoas envolvidas na região paraense. O aplicativo tem como principal função o agrupamento das datas e horários das pautas de audiências dos diversos tribunais em que o usuário possa exercer suas atividades laborativas (Tribunal Regional do Trabalho, Tribunal de Justiça do Estado do Pará, Tribunal Regional Federal, etc.), alertando a proximidade dessas, visando o preparo antecipado dos envolvidos para o evento, desta forma o projeto auxiliará o profissional na organização de seu escritório, atentando-os as audiências, que de praxe são esquecidas ou lembradas apenas “em cima da hora”, ressalta-se também que é importante o profissional manter seu clientes informados, sobreaviso quanto ao esperado, evitando remarcações, atrasos no tramite do processo, tal como perdas significativas nas decisões judiciais.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Ajuda Pet: protótipo para adoção e apoio de animais abandonados(2022-06-22) MAIA, Fabio de Almeida; GOMES, Igor Ruiz; http://lattes.cnpq.br/5538297000388112; https://orcid.org/0000-0001-7391-1903Neste trabalho é apresentado uma proposta de sistema web que visa auxiliar na resolução do problema de animais abandonados e ou em situação de rua. A solução proposta é o desenvolvimento de um protótipo em formato de portal que dispõe de publicações, contendo informações sobre tais animais que necessitem de ajuda, sendo o principal objetivo a adoção destes animais. Para o desenvolvimento utilizou-se um conjunto de ferramentas modernas voltadas ao desenvolvimento web. A expectativa se dá na centralização dessas informações em um meio, pois elas estão dispersas em redes sociais, logo facilitar a comunicação entre usuários em um ambiente dedicado.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) “Além do amor”, além da poesia: a música da linguagem em Vinicius de Moraes(2018-10-09) MODESTO, Adriel Nadson da Silva; AQUINO, André Luís Valadares de; http://lattes.cnpq.br/6154486124272578O presente trabalho apresenta uma abordagem sobre o tema amoroso na obra de Vinicius de Moraes no que toca a relação entre poesia e música. Essa dialética na obra de Vinicius tem como síntese a vida. Isto é, a poesia pública - palavra cantada - de Vinicius associa de uma maneira inseparável a vida e a arte. A tese principal do estudo: a inconstância é um motor da criação de Vinícius, na medida em que são intercambiáveis as artes, a poesia e a música, a busca amorosa e a melancolia, a vida e a criação. Para tal leitura, foram importantes os ensaios de Eucanaã Ferraz (1991), José Castelo (1991;1994). Para pensar a relação entre as artes, poesia e música, na história, utilizou-se Segismundo Spina (1996), Giuliana Ragusa (2013), Massaud Moisés (1992), entre outros.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Alfabetização de crianças das séries iniciais pós pandemia em uma escola no município de Santa Izabel do Pará(2023-10-03) SOUZA, Camila Araújo de; LEAL, Milene Vasconcelos; http://lattes.cnpq.br/5815975948335387As transformações ocorridas pelo advento da pandemia no período da SARS-COV-2, mais conhecida como COVID-19, provocaram mudanças na educação. A alfabetização, uma das fases mais importantes do processo educacional sofreu mudanças, ocasionando desafios neste processo atualmente. Com isso, (a) esta pesquisa busca (ou) compreender os desafios na alfabetização de crianças das séries iniciais pós pandemia em uma escola municipal do estado do Pará. A fundamentação teórica deste artigo segue os conceitos clássicos de alfabetização em Soares (2020); Costa (2020); Freire (1988) e Ferreiro (1985). Utilizando-se também de uma abordagem qualitativa com característica exploratória, com observações no período de estágio não obrigatório, na alfabetização de alunos do 1° ao 5° ano e com duas professoras alfabetizadoras. Os resultados apontam que a alfabetização de crianças nas séries inciais na pós pandemia foi afetada, ocasionando uma lenta aprendizagem da leitura e escrita. Conclui-se que existem obstáculos nos caminhos educacionais das crianças, no entanto, há a relevância nos processos educativos variados para a obtenção de desenvolvimento educacional atual. O estudo realizado por meio das análises narrativas revelou a necessidade de repensar as propostas de currículo e abordagens metodológicas, criando assim, possibilidades e condições de aprendizagens que favoreçam o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita, uma vez que a maioria das crianças da rede pública não frequentaram as aulas de forma presencial em anos anteriores em decorrência da pandemia.