Navegando por Assunto "Museology"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Auto do Círio: a organização da informação sobre um patrimônio construído pela Universidade Federal do Pará(2018-08-15) BITTENCOURT, Nicolle Manuelle Bahia; ALVES, Tarik Coelho; http://lattes.cnpq.br/2465456653624433; https://orcid.org/0000-0001-5065-7076; CABRAL, Marcela Guedes; http://lattes.cnpq.br/1556125576890907; https://orcid.org/0000-0002-6997-452XO Círio de Nazaré é uma celebração tradicional paraense que tem a sua principal procissão realizada na cidade de Belém no mês de outubro, oficialmente, desde 1793. Teve seu Registro como Patrimônio Imaterial realizado em 2004. O espetáculo Auto do Círio, criado em 1993 por professores da Universidade Federal do Pará como uma forma de ocupar as ruas da Cidade Velha homenageando Nossa Senhora de Nazaré através da arte; já é parte da agenda cultural das festividades do Círio, sendo conhecido por ser uma manifestação cultural que atrai milhares de pessoas na sexta-feira que antecede a procissão do Círio de Nazaré. O presente trabalho tem como objetivo recuperar e organizar parte das informações sobre a construção do Patrimônio que é o Auto do Círio, possibilitando o estudo sobre o caráter patrimonial e musealizável do mesmo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Conservação preventiva na Reserva Técnica Curt Nimuendajú(2016) VICENTE, Bianca Cristina Ribeiro; COSTA, Sue Anne Regina Ferreira da; http://lattes.cnpq.br/3629751361208856O objeto etnográfico é produzido de forma manual por diversas culturas ao longo do tempo. Dentro do museu esse material é base para estudos antropológicos e culturais e, ao passar pelo processo científico da musealização, estes devem ser preservados. O Museu Paraense Emilio Goeldi salvaguarda na Reserva Técnica Curt Nimuendajú um enorme acervo de Etnografia com mais de 14 mil objetos de origem indígena, africana e regional. Nesta reserva técnica há um sistema alternativo de climatização que controla com uso de ventiladores insufladores, exaustores e desumidificadores a umidade relativa. Para a preservação de objetos museológicos, umas das práticas correntes nos museus é a Conservação Preventiva a qual visa prolongar as boas condições físicas e químicas do acervo, atuando na prevenção contra os agentes de deterioração, tais como temperatura e umidade relativa inadequadas. Baseando-se nesta disciplina, realizou-se o monitoramento das condições ambientais da reserva técnica objetivando analisar a temperatura e umidade relativa (UR) dos ambientes macro (sala) e micro (armários, gavetas e embalagens) durante cinco meses. Três dataloggers foram programados para coleta a cada duas horas, em dez diferentes lugares da reserva para o macro ambiente e doze para o micro. Também foram utilizados um termo higrômetro e um termômetro infravermelho durante cinco dias. A média de temperatura do macro foi de 30,25 °C e UR de 55,90%, com variações de 1,34°C e 5,31%, respectivamente. O micro ambiente obteve a média 29,97°C de temperatura e 54,82% de UR, com variações de 1,28°C e 4,64%. As médias de umidade relativa, tanto no macro quanto no micro ambiente se encontram de acordo com os padrões internacionais de Conservação Preventiva, por outro lado a temperatura mostrou-se muito elevada. Entretanto, as variações apresentaram valores baixos o que proporciona maior estabilidade às peças as quais sofrem menores alterações de dimensionais. Porém, deve-se ressaltar que a Amazônia apresenta características peculiares e que estes padrões considerados inadequados na literatura podem não ter o mesmo efeito em materiais acostumados as altas temperaturas amazônicas, portanto, percebe-se a necessidade da realização de estudos mais aprofundados direcionados ao reconhecimento dos constituintes dos objetos, para acompanhar se estão ocorrendo reações químicas e em quais velocidades. Destaca-se a importância de pensar medidas de conservação preventiva que reflitam e respeitem a realidade climática e museológica da região.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Diagnóstico e manejo integrado de pragas (MIP) na coleção de fungos do herbário João Murça Pires (MG)(2018-12-21) SOUZA, Carla Vitória Lobo de; SOTÃO, Helen Maria Pontes; http://lattes.cnpq.br/4569590439918954; COSTA, Sue Anne Regina Ferreira da; http://lattes.cnpq.br/3629751361208856Este trabalho visa compreender a importância da Conservação Preventiva no combate as pragas para as coleções biológicas no âmbito dos museus de ciência. Como objeto de estudo teve-se a Coleção de fungos do Herbário João Murça Pires (MG), do Museu Paraense Emílio Goeldi, importante referência para Amazônia que por preservar espécimes de composição orgânica que pode se tornar alvo de pragas. Com o intuito de preservá-la mediante sua importância, estabeleceu-se como objetivo principal, assim, o desenvolvimento de uma proposta de Manejo Integrado de Pragas (MIP) para a Coleção, para o alcance do mesmo a metodologia se dividiu em três frentes: a primeira consistiu na análise do espaço e das práticas de conservação utilizadas, a segunda na analise do macroclima (uso do datalogger modelo HT-70) e a terceira na identificação de pragas (a olho nu ou com auxílio de lupa, em parceria com entomólogos). Com os dados obtidos, verificou-se que a manutenção do herbário, na medida do possível, inclui ações que ajudam no combate deste agente biológico como a proibição de alimentos, a regulação da climatização (Temperatura entre 21º a 30º C e UR a 35%), a limpeza (mesmo que de forma superficial) e o uso do envenenamento (por gás fosfina). Todavia devido a outros problemas como a presença de vegetação ao redor e a não vedação de portas, janelas e armários, ainda ocorre a entrada de pragas no acervo, sendo encontrado durante este estudo um total de 25 insetos divididos entre as ordens Blattodea, Coleoptera, Diptera, Ephemeroptera e Hymenoptera. Deste modo, com o intuito de tomar medidas que sejam eficazes no combate as pragas e benéficas tanto para a coleção quanto para os profissionais que nela trabalham (evitando a utilização do gás fosfina, altamente tóxico ao ser humano) propôs-se um Manejo Integrado de Pragas (MIP) com propostas e sugestões contra a entrada e permanência de pragas na coleção. Este estudo ressalta a importância da conservação preventiva em acervos micólogos, garantindo a integridade de espécimes que podem suportar diversos tipos de estudos com contribuições à ciência significantes.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Documentação museológica e paleontologia: elaboração de ficha de catalogação para o cervo de paleoinvertebrados do Museu Paraense Emílio Goeldi(2015-12-02) CARVALHO, Raul de Azevedo; MELO, Diogo Jorge de; http://lattes.cnpq.br/1754263921921200A documentação em museus busca atuar como auxílio do tratamento informacional das coleções, desde o seu registro em campo até as informações referentes à “vida” do objeto dentro da instituição. Dessa forma, acaba-se construindo um sistema que atende as demandas informacionais da instituição. Entretanto, nem sempre os museus de História Natural possuem um sistema de documentação mais elaborado, com suportes informacionais que permitam designar todos os processos decorridos com seus objetos museológicos e acabam por sofrer com uma escassez de registros em seus acervos. Neste sentido, aponta-se a necessidade da construção de sistemas documentais museológicos e de catalogação que proporcionem a maximização na recuperação e uso da informação. No caso específico deste trabalho, elaborou-se uma ficha catalográfica e seu manual de preenchimento para a Coleção de Paleoinvertebrados do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) para a ação de salvaguarda do acervo e disseminação do conhecimento, contribuindo na sua construção e preservação, destacando que esse acervo é uma grande fonte de pesquisa e de conhecimento sobre a diversidade paleobiológica da região Amazônica. No entanto sabe-se que a elaboração da ficha de catalogação desta coleção é apenas um dos passos preliminares para implementação de um sistema documental mais complexo, com sistemas de recuperação de informação e até para futuramente uma melhor disponibilidade informacional em rede, facilitando a pesquisa paleontológica e a difusão de conhecimentos científicos à comunidade. Este trabalho aponta para uma boa relação do cruzamento dos conhecimentos da Museologia com a Paleontologia, principalmente em relação a documentação museológica, para a gestão e manutenção de coleções paleontológicas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Formação do museólogo: a acessibilidade cultural no Curso de Bacharelado em Museologia da Universidade Federal do Pará(2017-04-07) MENDES, Christie Jemilly de Aquino; BRITTO, Rosangela Marques de; http://lattes.cnpq.br/3188863381591509; https://orcid.org/0000-0001-9458-3515Este trabalho tem o objetivo de refletir sobre a importância de um debate maior do tema da acessibilidade cultural dentro da UFPA e do Curso de Bacharelado em Museologia, criado em 2009. Este debate gerou a discussão e a reflexão sobre a relevância de se trabalhar interdisciplinarmente o assunto, e estudou a possibilidade da inclusão de uma nova disciplina que contemple a reflexão sobre o tema. A pesquisa de abordagem qualitativa e quantitativa realizada no âmbito do campo disciplinar da Museologia, nela foram abordadas questões conceituais acerca do objeto da pesquisa que versou sobre a formação do museólogo entre a teoria e prática dos desenhos curriculares. O estudo sobre o tema da acessibilidade cultural e a perspectiva de um museu inclusivo possibilitou a compreensão sobre a importância da temática, análises exploratórias dos desenhos curriculares de outros cursos de graduação em museologia no Brasil, buscando saber se eles apresentam disciplinas específicas voltadas para a acessibilidade, e ainda análise do projeto político-pedagógico do curso de Museologia da UFPA. A metodologia da pesquisa adotou como instrumental a realização de entrevistas e questionários aplicados aos discentes, egressos e docentes do curso, buscando atentar para opinião deles sobre essa discussão.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Informações ausentes e desinformações presentes: coleção etnográfica Xikrín do Cateté(2018-12-17) SILVA, Valéria Costa; FERREIRA, Luzia Gomes; http://lattes.cnpq.br/7045722681867926Este trabalho apresenta um estudo sobre a coleção Etnográfica Xikrín do Cateté, que está sobre a guarda do Laboratório de Antropologia Arthur Napoleão, na Universidade Federal do Pará (UFPA), trazendo um pouco a história do Laboratório, da coleção, como ela foi formada e seu pesquisador, além de tratar diretamente sobre os objetos com fotos e um arrolamento. A partir da observação das dificuldades encontradas com a visibilidade do Laboratório, informações sobre a coleção, sobre a reserva etnográfica, desenvolveu-se este trabalho. Atrelado a isso, fez-se uma análise sobre o curso de Museologia, sua origem, seus caminhos e descaminhos, frente às mudanças de paradigmas. Para isso, foram feitas pesquisas sobre estudos de cultura material, e termos como: colonialismo, coleção e colecionismo; não se esquecendo de observar como os Museus de Belém tem se portado com esta realidade; e como outros Museus venceram a dificuldade de aceitação social do patrimônio indígena. Conjuntamente, ponderou-se como a Museologia ajudou nesse processo de construção, trazendo a matriz curricular do curso, tanto a antiga (2009) quanto a atual (2012). Com este trabalho, espera-se que a visibilidade para o laboratório e essa coleção sejam maiores, assim como, as reflexões acerca da questão indígena no nosso estado seja uma das problemáticas mais pesquisadas dentro deste curso, que se estabelece como o representante da Região Norte.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) As memórias de "um maestro demasiado humano": museologia e as correspondências de Waldemar Henrique(2018-02-05) NASCIMENTO, Sônia Regina Silva do; MENEZES NETO, Hugo; http://lattes.cnpq.br/9993809791372280; COUSTON JÚNIOR, John Fletcher; http://lattes.cnpq.br/7793272958380509Esta pesquisa teve por objetivo reencontrar o Maestro Waldemar Henrique (1905-1995), por intermédio de cartas escritas por ele. Em 1995, no ano de sua morte, seu acervo foi doado ao Governo do Estado do Pará com mais de 15.000 peças. A princípio foi confiado ao Teatro da Paz, mas o acervo ficou sob responsabilidade do Museu do Estado do Pará a partir de 1998. E em 2005, foi doado oficialmente ao Museu da Imagem e do Som e ao Sistema Integrado de Museus e Memoriais. O maestro foi um músico reconhecido internacionalmente. Em 23 de março de 2010, na cidade de Belém, foi lançado o DVD Coleção Waldemar Henrique, composto de parte do acervo do maestro. O estudo concentra-se nas “Cartas Enviadas” que o maestro tinha o hábito de escrever durante suas viagens pessoais e em turnês artísticas, aos amigos e familiares. Foram acessadas cinquenta e nove cartas que fazem parte do DVD Coleção Waldemar Henrique. Sendo assim, norteia-se, na Antropologia, relações à temática da intersubjetividade e do patrimônio; tangencia-se a História, por trazer debates e aportes concernentes à memória; toca-se a Literatura, pois cartas são narrativas em que se mesclam o real, o ficcional e o poético; e projeta-se a Museologia, ao propor um arrolamento específico e uma ficha de categorização temática, de acordo com aportes atuais de pesquisa. Através deste olhar multidisciplinar, haverá uma reflexão e talvez uma ressignificação a respeito do lugar dos objetos na vida do maestro, buscando os valores pessoais, seu potencial de se reverter em emoções e lembranças significativas. Também propomos que todo o conteúdo deste DVD seja disponibilizado via internet.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Minicoleções de fósseis: uma ferramenta museológica para a divulgação dos conteúdos de Paleontologia no ensino de Ciências(2015) CARDOSO, Maria Bernadete da Silva; COSTA, Sue Anne Regina Ferreira da; http://lattes.cnpq.br/3629751361208856; PEREIRA, Ana Paula Linhares; http://lattes.cnpq.br/8369046011837903Os museus têm importante papel na construção da formação científica do cidadão e os profissionais atuantes têm o papel de estabelecer estratégias didáticas para divulgação do conhecimento, sendo intermediadores na comunicação entre o museu e seu público. Contudo, o acesso às coleções em museus é algo distante da realidade da maior parte da população, muito do conhecimento produzido em acervos científicos de museus de história natural, incluindo coleções paleontológicas, ficam restritos a uma minoria, sendo pouco potencializado o papel educativo dessas instituições. Por outro lado, o conhecimento da Paleontologia é uma ferramenta importante para a compreensão da biologia e das geociências, por isso, a sua divulgação necessita ser ampliada, em especial no ensino fundamental. Esta proposta surgiu da questão em relação ao Acervo de Paleontologia, da Coordenação de Ciências da Terra e Ecologia (CCTE), do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), onde o material depositado é proveniente, principalmente, de coletas realizadas por paleontólogos que realizam excussões de campo. Depois de coletados, os exemplares são tratados e selecionados para compor as coleções, que servirão para auxiliar na pesquisa científica. Contudo, parte do que é coletado não pode compor as coleções científicas e assim, observou-se a necessidade de dar um destino a estes exemplares, apresentando o material fóssil à comunidade escolar, e para isto, foram confeccionadas minicoleções com fósseis da Formação Pirabas (Estado do Pará), tornando estas, parte dos recursos didáticos da escola que poderão ser manuseados por professores e alunos, tornando seu acesso fácil e dinâmico. Esta iniciativa permitiu extrapolar a função dos fósseis, não sendo apenas alvo para pesquisas, mas servindo de meio para a divulgação da concepção de Museologia e facilitando a compreensão dos alunos sobre o passado geológico da Terra e como os fósseis podem contar esta história. Acredita-se que esta experiência do contato material direto com os fósseis poderá estabelecer um vínculo educacional favorável e consistente.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Musealização de objetos arqueológicos: estudo de caso sobre as louças do Sítio Engenho do Murutucu em Belém-PA(2017-03-08) PINA, Amanda Daltro de Viveiros; MENEZES NETO, Hugo; http://lattes.cnpq.br/9993809791372280; COSTA, Diogo Menezes; http://lattes.cnpq.br/3938588690473816; https://orcid.org/0000-0003-4220-8232A Arqueologia Histórica e a Museologia trabalham de forma interdisciplinar visando a salvaguarda do patrimônio histórico através da musealização. Este artigo, portanto, problematiza conceitos do campo da Museologia aplicados ao contexto arqueológico. Teremos como estudo de caso os vestígios de louça provenientes das escavações do Sítio Engenho do Murutucu. Com base nesse material, poderemos colaborar com os debates sobre processos de musealização e analisar uma possível musealização voltada às louças arqueológicas em território amazônico.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Museologia e comunicação: um estudo do potencial museológico do Theatro da Paz(2017-04-18) BRAGA, Bruno Braga; SILVA, PaulaA presente pesquisa teve por objetivo analisar o Theatro da Paz a partir da perspectiva da Museologia, considerando a musealização como um elemento significativo que proporcione a sua preservação referente às ações de comunicação, tendo como foco as visitas guiadas desenvolvidas pela instituição e a forma como são compreendidas, no que tange ao seu possível processo de musealização. A justificativa do estudo compreende o Theatro da Paz como um patrimônio que apresenta potencial para ser musealizado, com o propósito de fomentar e intensificar sua preservação, levando-se em consideração a expressividade de suas ações de comunicação, destacando-se as visitações guiadas promovidas pela instituição somadas ao seu conjunto de obras permanentemente encontradas no espaço e apresentadas ao público junto à história do local com o intento de comunicar. Os resultados alcançados por este trabalho foram a proposta de musealização do teatro por meio de um estudo das potencialidades museológicas presentes nas visitas guiadas considerando elementos da comunicação que discutem questões museológicas, assim como a obtenção de dados que puderam revelar aproximações e distanciamentos deste espaço cultural a bens musealizados.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Museu Parque Seringal, Ananindeua, Pará: um patrimônio, múltiplas possibilidades(2018) SILVA, Ana Daniela Nogueira da; ALMEIDA, Marcia Bezerra de; http://lattes.cnpq.br/1085631337892211Este estudo tem como objetivo refletir sobre a institucionalização do Museu Parque Seringal (MUPS), localizado no município de Ananindeua, região metropolitana de Belém, Amazônia paraense, e seu reflexo nas relações estabelecidas entre as comunidades locais e o patrimônio presente ali. O MUPS foi alvo de políticas públicas de proteção ambiental, visando a preservação das seringueiras (Hevea brasiliensis) como patrimônio natural e cultural do município. A metodologia usada foi o levantamento bibliográfico sobre as categorias museu, parque e patrimônio para refletir sobre as suas relações; levantamento histórico da construção territorial do lugar; pesquisa nos documentos de criação da instituição disponibilizados nos sites da prefeitura de Ananindeua; visitas a campo para observar o cotidiano da instituição e das comunidades, e, assim, compreender as relações ali existentes. As técnicas adotadas foram: entrevistas gravadas e questionários semiestruturados, que permitiram reunir informações para análise que subsidiaram as reflexões. Os resultados revelam que o MUPS é considerado pelos funcionários e pelas comunidades como parque ambiental associado a um Museu. As relações entre a comunidade e a instituição são voltadas para o aspecto natural do patrimônio, cabendo ao Museu apenas abrigar uma exposição permanente cuja atividade encontra-se comprometida por falta de manutenção estrutural do mesmo, o que causa o esmaecimento da face museológica do MUPS. Este problema provavelmente acontece pela pouca reflexão sobre o conceito de museu, o que pode ser solucionado por meio da implementação das práticas museológicas necessárias para que o MUPS possa atuar, integralmente, junto às comunidades.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Museus e coleções da UFPA: os espaços existentes no Instituto de Ciências Biológicas (ICB)(2018-02-05) SANTOS, Manuela Soutello Mendes da Fonseca; COSTA, Sue Anne Regina Ferreira da; http://lattes.cnpq.br/3629751361208856A partir das investigações, iniciadas em 2016, acerca dos museus universitários existentes no campus Belém da Universidade Federal do Pará (UFPA), identificamos mais de cinco espaços. Para este trabalho centramos nos museus localizados no Instituto de Ciências Biológicas (ICB): Museu de Anatomia Humana e Museu de Zoologia. Discutimos como esses espaços se auto representam e os analisamos com base nos conceitos de museu e coleção universitária, coletados de bibliografias sobre o tema. Destacamos, também, se há visibilidade dos espaços dentro da universidade e qual o papel da museologia e dos museólogos nesses locais.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O patrimônio arqueológico e as práticas preservacionistas dos moradores da Vila de Joanes, Ilha do Marajó – Brasil(2013) AIROZA, Maíra Santana; FERREIRA, Luzia Gomes; http://lattes.cnpq.br/7045722681867926Este trabalho investiga e analisa as práticas preservacionistas dos moradores da Vila de Joanes, Ilha do Marajó, Brasil. A Vila de Joanes, localizada na porção leste da ilha, possui cerca de 2000 habitantes e é distrito do município de Salvaterra. O Sítio de Joanes (PA-JO-46) compõe a paisagem cultural desta pequena comunidade. No local, há ruínas da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, além de fragmentos de metais, louças, ossos e cerâmicas, que indicam ocupação pré-colonial, dada antes do estabelecimento da missão religiosa de Joanes. A partir do contato com a Vila de Joanes e seus moradores, foi possível a observação, investigação e análise das práticas preservacionistas a partir da teoria museológica. Assim, foi possível refletir sobre as relações estabelecidas entre os moradores e o patrimônio arqueológico local assim como sobre a ausência de uma parceria entre as comunidades e as instituições responsáveis pela preservação do patrimônio arqueológico.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Pontos de memória: uma via conceitual de museu no bairro da Terra Firme(2014) GIESE, Silvia Guerreiro; MELO, Diogo Jorge de; http://lattes.cnpq.br/1754263921921200Este estudo faz uma análise do Programa Ponto de Memória,mais especificamente da sua experiência no bairro da Terra Firme -enfocando na ótica da Museologia e em algumas teorias sobre movimentos sociais. A partir destas abordagens será possível delimitar alguns traços que definem o Programa como uma política pública, dentro do campo dos museus. Lembrando, que a onda de pensamento que se alastrou pelo mundo nas décadas de 1960 e 1970, fruto do movimento de maio de 1968, tiveram relação direta com criação de estruturas ideológicas dentro da Museologia, que passou a reivindicar um museu do povo e uma museologia popular. A “Nova Museologia”, nesse sentido, influenciou uma serie de políticas públicas em diversos países. No Brasil os Pontos de Memória foram criados em 2009, e até o momento é o programa máximo do governo federal para fomentação da memória social e ações museológicas em comunidades historicamente excluídas da lógica hegemônica de cultura construída pelas elites e representada na maioria dos museus tradicionais. O Ponto de Memória da Terra firme, localizado na periferia de Belém,é uma dessas ações, que em parceria com o Museu Paraense Emílio Goeldi vem construindo atividades pautadas na formação e fortalecimento da cultura da comunidade. Contudo as novas formas de museu estão cheias de contradições, enfrentam as barreiras legais, a falta de investimento financeiro e os problemas sociais. Estas são algumas considerações que se encontram em sintonia com a dificuldade de se compreender o Museu Integral, alimentando uma crise dos sujeitos individuais e coletivos com o museu.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A relação interdisciplinar entre museologia e arqueologia: uma perspectiva de preservação e socialização patrimonial do sítio histórico do engenho Murutucu(2014) AZULAI, Luciana Cristina de Oliveira; COSTA, Diogo Menezes; http://lattes.cnpq.br/3938588690473816A partir de uma abordagem interdisciplinar da relação entre Museologia e Arqueologia, este trabalho objetivou refletir e discutir sobre o patrimônio cultural e a sua preservação e socialização. A pesquisa tomou como objeto de estudo o Sítio Histórico do Engenho Murutucu no qual este é um importante patrimônio cultural que está localizado na cidade de Belém-PA. Apesar deste sítio ser um patrimônio tombado, isso não impede que haja problemas relacionados à gestão e proteção pelos órgãos públicos responsáveis. Por isso, busca-se refletir sobre a importância de preservar este patrimônio através de uma relação com a comunidade que vive no entorno do mesmo. Como metodologia da pesquisa foram aplicadas entrevistas com os visitantes de um grupo de funcionários da CEASA, durante o trabalho de campo realizado na escavação ocorrida no sítio em julho de 2014. Dessa forma, a partir das análises das entrevistas foram elaboradas propostas de ações patrimoniais e educacionais que possam ser instauradas futuramente no sítio, visando a sua preservação e valorização junto à sociedade.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Teoria museológia aplicada a acervos particulares: o caso das famílias da chacina de Belém(2018) LEÃO, Andrey Manoel Leão de; NETO MENEZES, Hugo; http://lattes.cnpq.br/9993809791372280A pesquisa interessou-se em discutir teoria museológica para além dos muros de instituições como os museus. Refletindo sobre aquisição, salvaguarda, exposição, e teoria dos objetos, buscou-se analisar a construção de acervos particulares constituídos de objetos que pertenceram a familiares mortos. Baseado nisso, fez-se um recorte e foram escolhidas mortes em eventos críticos, no caso, ligados a violência urbana. Selecionou-se vítimas do caso conhecido como Chacina de Belém, evento ocorrido em Novembro de 2014, tendo como resultado a morte de 10 pessoas. Com a ajuda do grupo Tela Firme, grupo militante do bairro da Terra Firme, foram contatadas 4 das 10 famílias vítimas da Chacina. As entrevistas ocorreram nas casas dos entrevistados e foram gravadas pelo Núcleo de Experimentações Cinematográficas do curso de Cinema da UFPa. As perguntas feitas nas entrevistas visavam saber sobre como se deu a constituição desses acervos. O que foi guardado? Por que foi guardado? Como está guardado? Onde está guardado? Quando é acessado? Como é exposto? E outras questões.