Faculdade de Ciências Naturais - FACIN/CBREVE
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Navegando Faculdade de Ciências Naturais - FACIN/CBREVE por Assunto "Água"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Água, saneamento básico e sua influência sobre a saúde : um estudo da população que habita as margens da praia de Portel-PA(2016-03-29) SANTOS, Vanessa Abreu dos; PINHEIRO, Luiz Marcelo de Lima; http://lattes.cnpq.br/7993323472325779; https://orcid.org/0000-0003-0406-2770A água é um recurso natural essencial para a sobrevivência de todas as espécies que habitam a Terra, encontrada na superfície ou no interior da Terra, é utilizada para inúmeros fins, porém apesar de saber de sua importância, não lhe é dispensada a devida atenção. Por conta das atividades antrópicas a água utilizada está sendo desperdiçada ou contaminada. A falta de água adequada para o consumo mostra o crescimento desordenado das cidades, a falta de planejamento adequado e falta de saneamento básico. O saneamento básico é o controle de todos os fatores do meio físico do homem que exercem ou podem exercer efeitos nocivos sobre o bem estar físico, mental e social. A água pode veicular um elevado número de enfermidades, essa transmissão de doenças esta relacionado à qualidade da água. Partindo deste ponto, este trabalho tem como objetivo descrever as condições ambientais em que vive a população da ponte beira mar no bairro do Bosque - município de Portel/PA, identificando as doenças que ocorrem com frequência no município. Foram realizadas pesquisas quantitativas com 20 famílias na cidade de Portel, a fim de adquirir informações pertinentes sobre o saneamento básico do bairro. Podemos concluir que a população esta residindo em uma área inapropriada, morando em casas de palafitas, na encosta da praia. Causando crescente degradação ambiental. Essa área ocupada desordenadamente mostra uma realidade com condições deficientes de higiene, abastecimento de água, esgotamento sanitário e de deposição inadequada dos resíduos sólidos, fatores esses que aumentam a exposição dos seus moradores a variados riscos ambientais e sociais. Nesse sentido, mais estudos devem ser incentivados sobre a temática explorada contribuindo para uma intervenção melhor podendo levar informações para melhoria de vida.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Aspectos envolvidos na abordagem do tema água por professores da educação básica do município de Breves- PA(2019-12-05) SILVA, Fabiane Oliveira da; FREITAS, Nívia Magalhães da Silva; http://lattes.cnpq.br/1600459523697661A água é um recurso indispensável para a sobrevivência das espécies animais e vegetais do planeta terra. Nos últimos anos, devido as inadequadas práticas assumidas pela sociedade, esse recurso está correndo sério risco de escassez, se não houver mudanças drásticas nos hábitos de consumo dos indivíduos. A presente pesquisa teve como objetivo apreender os aspectos relacionados à abordagem do tema “Água” por docentes do ensino fundamental dos anos finais. Trata-se de uma investigação de cunho qualitativo, onde foram escolhidas (3) três escolas públicas de ensino fundamental do município de Breves, localizadas na zona urbana. Para alcançar os objetivos da pesquisa, adotamos como estratégia de recolha de dados através da aplicação de questionários, contendo (7) sete questões abertas, onde participaram 8 docentes, mas optamos por analisar apenas (5) cinco questionários que se apresentaram mais significativos na compreensão dos fenômenos investigados. Optamos pela análise interpretativa para proceder a análise dos dados. Os resultados obtidos, evidenciaram que os professores apresentam concepções/abordagens similares sobre a temática água, fortemente baseadas na preservação/conservação desse recurso e que se utilizam de diversas estratégias de ensino para tratar o conteúdo. Acreditamos que trabalhar temáticas ambientais, como a água, em sala de aula é muito importante, considerando que a escola é o local ideal para construção do ser crítico, pensante, participante ativo nas decisões acerca das problemáticas ambientais no meio no qual se encontra inserido. É essencial que cada vez mais os professores das diferentes áreas, especialmente os de Ciências, possam inserir em suas práticas pedagógicas abordagens sobre temáticas ambientais, bem como a inserção de conteúdos adaptados para a realidade regional.