Curso de Língua Espanhola - CABAE
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Navegando Curso de Língua Espanhola - CABAE por Assunto "Amazônia"
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) El estudio de la Lengua Española a través de las leyendas de Amazonía: una secuencia didáctica en clase con los estudiantes de la EJA(2016) COSTA, Lilian Nunes da; PINHEIRO JÚNIOR, Benedito Ubiratan de Sousa; http://lattes.cnpq.br/4768700645243361A Cultura amazônica é extensa, e já sofreu uma desvalorização significativa, devido à influência de outras culturas. Por esta razão, o trabalho das lendas da Amazônia em nossas escolas é uma forma atraente para descobrir e voltar a esta cultura, acreditamos que, com sua magia e encanto possamos despertar a vontade de adquirir um forte e um melhor conhecimento da região, e também fazer com que seja possível a realização de atividades dinâmicas que promovem a compreensão dos textos e do mundo da Amazônia a partir da perspectiva de cada aluno das turmas de educação de jovens e adultos (EJA). A pesquisa em questão pretende mostrar como a nossa cultura é rica e tem de ser avaliada, assim como estimular o interesse pela leitura, permitindo o conhecimento de lendas da região com o objetivo de despertar nos alunos uma visão crítica da realidade utilizando a sequência didática como suporte.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) El imaginário del hombre Amazónico: La explicación de la realidad por el fantasioso(2017-04) SANTOS, Vicente de Paulo Rodrigues dos; PINHEIRO JÚNIOR, Benedito Ubiratan de Sousa; http://lattes.cnpq.br/4768700645243361O presente trabalho tem o objetivo de apresentar e analisar o comportamento do homem amazônico mediante a explicação de sua própria realidade, por intermédio do imaginário proveniente do contato com a natureza e suas experiências de vida. O mundo fantástico e misterioso da Amazônia se tornou fonte das criações abstratas do homem dessa região, entretanto, buscando reaproximá-la dos acontecimentos reais do cotidiano. O conto “Acauã”, de Inglês de Souza, elucida de maneira fiel esse imaginário do homem amazônico, buscando explicar pelo fantasioso a origem e porque das coisas, definindo desse modo, a passagem atemporal de uma cultura rica em saberes da floresta, passada de geração a geração.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Narrativas literarias en la Amazonia: la perpetuación de las costumbres de la Amazonia hispanohablante(2017) NONATO, Simone Maciel; PINHEIRO JÚNIOR, Benedito Ubiratan de Sousa; http://lattes.cnpq.br/4768700645243361Este trabalho objetiva deslumbrar as diversas facetas que as narrativas amazônicas apresentam diante da função de perpetuar os costumes dos países que utilizam a língua espanhola como canal de comunicação e difusão de uma narrativa oral inspirada no território essencialmente amazônico. Narrativas orais que necessitam de registros escritos para que tantos conhecimentos interdisciplinares e multiculturais sejam eternizados para as futuras gerações. Dessa maneira, os registros são responsáveis pela difusão de saberes multiculturais em diversos países que fomentam assim, um respeito necessário entre culturas muitas vezes diferentes, no entanto essenciais para a construção e valoração da identidade cultural de cada leitor. Portanto, para representar este universo culturalmente repleto de grandes experiências, este trabalho apresenta a identidade amazônica impressa nas narrativas de Juan Rodríguez Pérez, com sua visão particular analisada por dois contos do livro “Nunca… me han gustado los lunes”. Narrativas que possuem o cenário amazônico como inspiração para as exposições das temáticas e para desenrolar das ações dos personagens, ou seja, um contexto muito propício para grandes possibilidades de inserção da literatura no processo de ensino da Língua Espanhola, tanto em aulas em escolas regulares quanto em aulas de Espanhol como Língua Estrangera.