Faculdade de Letras - Língua Portuguesa - CBRAG
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Navegando Faculdade de Letras - Língua Portuguesa - CBRAG por Assunto "Avaliação"
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Explorando a palavra falada nas aulas de Língua Portuguesa: desafios na abordagem e avaliação da oralidade(2023-12-18) LIMA, Antonia Samires do Rosário; AZEVÊDO, Maria da Conceição; http://lattes.cnpq.br/9715229565151370; https://orcid.org/0000-0002-3648-5578Este artigo resulta de estudo em que se buscou investigar os desafios encontrados na abordagem da oralidade e sua avaliação nos anos finais do ensino fundamental, na percepção de professores de Língua Portuguesa. O estudo se concentrou em compreender a forma como os docentes definem e ensinam a oralidade, quais gêneros orais são abordados em sala de aula e como se dá sua avaliação. A pesquisa, de base qualitativa, foi desenvolvida por meio de questionários e os dados coletados evidenciaram diferentes perspectivas entre os sujeitos colaboradores. Como referencial teórico, utilizaram-se as contribuições de Melo e Cavalcante (2007), Antunes (2003), Suassuna (2006), bem como consulta à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (BRASIL, 2018). Os resultados mostram a importância de considerar tanto os aspectos linguísticos quanto os contextuais ao enfocar a oralidade em sala de aula, bem como a necessidade de abordagens diversificadas para promover uma aprendizagem eficaz.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Leitura e avaliação da compreensão leitora: reflexões sobre as percepções de estudantes de ensino fundamental(2023-12-18) COSTA, Bianca Lima; OLIVEIRA, Vagner Teixeira de; AZEVÊDO, Maria da Conceição; http://lattes.cnpq.br/9715229565151370; https://orcid.org/0000-0002-3648-5578Este trabalho se originou de uma pesquisa realizada durante atividades desenvolvidas na disciplina “Oficina de Avaliação do Ensino-aprendizagem de Língua Materna” e envolveu duas turmas do 9° ano do ensino fundamental de duas escolas públicas do município de Capanema/Pará. O estudo teve como objetivo geral investigar as percepções de estudantes sobre a leitura e sua importância, bem como sobre a avaliação da sua compreensão leitora. A abordagem adotada tem base qualitativa (PRODANOV; FREITAS, 2013) e o método utilizado para coleta de dados foi a aplicação de questionário. Quanto à fundamentação teórica, o estudo foi subsidiado por contribuições dos autores Normanda Beserra (2007), Gonçalves (2010), Almeida e Cerigato (2016) e Kramer (2010). A pesquisa revelou que os alunos percebem a leitura de forma positiva, porém, têm dificuldades variadas, seja em não saber explicar o que leram, em concentrar-se, como também não entender significados de algumas palavras. Esses dados podem ajudar a refletir sobre o que é necessário para um melhor aproveitamento da leitura em sala de aula e o êxito nessa atividade.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Uma reflexão sobre as práticas avaliativas de produções textuais nas aulas de língua portuguesa: desafios e perspectivas(2023-12-07) TRINDADE, Brenna Camile Sousa; NASCIMENTO, Maria Daniela da Silva; AZEVÊDO, Maria da Conceição; http://lattes.cnpq.br/9715229565151370; https://orcid.org/0000-0002-3648-5578O presente artigo evidencia uma reflexão sobre as práticas avaliativas da produção textual escrita nas aulas de Língua Portuguesa, abordando os desafios enfrentados pelos educadores e suas perspectivas. Foi realizado um estudo com o objetivo de compreender as percepções de professores sobre os métodos avaliativos utilizados e sua eficácia na avaliação de textos escritos, bem como seus impactos no processo de ensino e aprendizagem. A metodologia utilizada adotou uma abordagem qualitativa, norteada por revisão bibliográfica da literatura baseada em pesquisas sobre avaliação no ensino básico e na área de Língua Portuguesa (LIBÂNEO, 1994; LUCKESI, 2008; HAYDT, 1998; MARCHUSCHI, 2004; 2007; SANTANA, 2005; ANTUNES, 2006; SUASSUNA, 2007) e na aplicação de questionário a professores que atuam no ensino fundamental. A pesquisa revelou informações pertinentes para a compreensão dos fatores que norteiam a avaliação de textos escritos no contexto educacional pesquisado.