Faculdade de Letras - Língua Portuguesa - CBRAG
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O perfil do judeu sefardita em terras Amazônicas, em “Brasil, terra da promissão”, de Sultana Levy Rosenblatt(2023-08-08) CASTRO, Carla Vitória Gomes de; SILVA, Alessandra Fabrícia Conde da; http://lattes.cnpq.br/8747999892547499; https://orcid.org/0000-0003-2731-8708Este trabalho volta-se para o estudo do perfil do judeu sefardita retratado na crônica “Brasil: terra de promissão”, presente no livro Papéis (1999) de Sultana Levy Rosenblatt. A escritora belenense pertenceu a uma tradicional família judia e dedicou-se a escrever contos, crônicas e romances. Dentre esses textos, está a crônica Brasil, Terra da Promissão, que será objeto de estudo dessa pesquisa. Esta obra retrata os caminhos de luta e conquista pelos quais passaram os imigrantes judeus que, a partir do final do século XIX, chegaram à Amazônia, em busca de liberdade religiosa e atraídos pelas riquezas da região. Utilizaremos as obras de Samuel Benchimol (2009), Henrique Veltman (2005), Reginaldo Jonas Heller (2010), entre outros, como referencial teórico.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A presença libanesa na Amazônia em Vila Rica das Queimadas de Paulo Jacob(2023-08-08) MELO, Isabela Nascimento; SILVA, Alessandra Fabrícia Conde da; http://lattes.cnpq.br/8747999892547499; https://orcid.org/0000-0003-2731-8708Este trabalho estuda no romance Vila Rica das Queimadas, de Paulo Jacob, publicado em 1976, os personagens de origem sírio-libanesa, considerando os fatores culturais em seu processo de adaptação em território amazônico. Nesse contexto, utilizaremos as considerações de alguns autores como Cury (2006), Benchimol (2009), Buchabqui (2011) e Souza (2015), entre outros, para construir a base teórica e analisar historicamente os processos que ocorreram para a vinda dos imigrantes para a Amazônia.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A mãe escrava em "A lição do paleographo", de Marques de Carvalho, e "Mãe Preta", de Leão Pacífico Esaguy(2023-08-08) CRUZ, Marta Antonia Ribeiro da; SILVA, Alessandra Fabrícia Conde da; http://lattes.cnpq.br/8747999892547499; https://orcid.org/0000-0003-2731-8708No conto "A lição de paleographo", do escritor paraense Marques de Carvalho, publicado na coletânea Contos Paraenses (1889), conta a história da separação da escrava Josepha de sua filha Isaura, que promove a necessidade de Josepha aprender a ler, tornando qualquer outro aspecto externo, que não sejam os sentimentos maternais, indiferentes para a personagem. É o caso, por exemplo, no conto de Carvalho, da comemoração por ocasião da Abolição da Escravidão em 1888, em que Josepha isola-se dos demais na cozinha para continuar as lições do paleógrafo, no intuito de aprender a lição de leitura o mais rápido possível para se comunicar, através de cartas com a filha que está em outro país, ignorando a própria libertação. No poema "Mãe Preta", do judeu Leão Pacífico Esaguy, que integra a reunião de contos e poemas presente no livro Nas noites indormidas e na solidão (1995), os diálogos entre a ama de leite e a filha dos senhores manifesta, com intensidade, os laços afetivos e maternos gestados no âmbito das relações entre escravos e senhores de escravos nos idos do século XVIII e XIX, na Amazônia. Tanto o conto de Marques de Carvalho quanto o poema de Esaguy centralizam-se a partir das figuras femininas observadas sob o ponto de vista da maternidade. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é verificar como se constrói, no contexto escravista brasileiro, a figura materna da escrava no conto "A lição de paleographo", de Marques de Carvalho, e no poema "Mãe Preta", de Leão Pacífico Esaguy. Dessa forma, utilizaremos Franco-Junior (2009), no que diz respeito ao estudos dos elementos da narrativa; para análise da estrutura do poema de Leão Pacífico Esaguy, utilizaremos os apontamentos sobre poesia feitos por Massaud Moisés (2000); e, no que concerne ao estudo do tema, apoiamo-nos em Kayser (1976) e Trousson (1988).Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Listas poéticas no romance Sementes do sol de Ademar Ayres do Amaral.(2023-08-08) NASCIMENTO, Tedson Rennyson Souza do; SILVA, Alessandra Fabrícia Conde da; http://lattes.cnpq.br/8747999892547499; https://orcid.org/0000-0003-2731-8708Este trabalho investiga a presença das listas em Sementes do sol de Ademar Ayres do Amaral. No romance, cujo pano de fundo, é a imigração japonesa para a Amazônia receitas culinárias surgem encaixadas nas narrativas que as referenciaram. A listagem dessas receitas, objetos, etc. evidenciariam algo mais que uma lista prática, desaguaria no poético, conforme a concepção de Umberto Eco (2010). De igual modo, outras listas, como as de livros ou citações literárias que o narrador apresenta no desenrolar da história são operadores da prática intertextual. Qual a razão das enumerações de objetos, informações documentais e científicas, citações literárias, receitas culinárias em Sementes do sol? Que efeito de sentido podem mostrar? Este estudo, para responder a essas questões, se ampara nos estudos de Antoine Compagnon (1996), Fusako Tsunoda (1988), Maria Esther Maciel (2022), Márcio Souza (2019), Samuel Benchimol (2009), Tiphaine Samoyault (2008), Umberto Eco (1985) e (2010), entre outros.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa no Ensino Médio: concepções de discentes e docentes acerca da linguagem, língua e fala(2023-09-25) RODRIGUES, Evana Kelly dos Santos; SOUSA, Paulo Santiago de; http://lattes.cnpq.br/1577428069017007; https://orcid.org/0000-0003-4113-1085Este trabalho tem por objetivo investigar as concepções de discentes e docentes acerca do processo de ensino-aprendizagem de língua portuguesa no Ensino Médio, especificamente em relação aos conceitos da tríade da comunicação (língua, linguagem e fala). A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, com coleta de dados por meio da aplicação de um questionário a alunos e professores de uma escola pública do município de Capanema - PA. Quanto à fundamentação teórica, nos apoiamos nos estudos de Saussure (1916), Bagno (1999), Travaglia (2000), Soares (2002), Antunes (2003, 2008), Geraldi (2005, 2008), entre outros, pois suas pesquisas abordam teorias linguísticas que discorrem desde a análise estruturalista e textual às interações linguísticas em contextos socioeducacionais. Os resultados da pesquisa revelam que as percepções sobre língua, linguagem e fala apresentam variação quando se verifica a perspectiva mais estruturalista e normativa nas respostas dos alunos, e uma abordagem mais sociolinguística e comunicativa na concepção dos professores. Concluímos, portanto, que as divergências e convergências observadas nas perspectivas dos participantes da pesquisa podem ter influências sociais, culturais e educacionais.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Paradigma tradicional de ensino: analisando o presente para compreender o passado e mudar realidades futuras(2023-10-30) CAMPOS, Ariel Sharon de Castro; SILVA, Francisco Almir Lima; SOUSA, Rosângela do Socorro Nogueira de; http://lattes.cnpq.br/9922481132027268; https://orcid.org/0000-0003-0429-9700; AZEVÊDO, Maria da Conceição; http://lattes.cnpq.br/9715229565151370; https://orcid.org/0000-0002-3648-5578Com as mudanças observadas no mundo contemporâneo, principalmente em razão do uso das tecnologias digitais, as escolas têm sido estimuladas a repensar suas práticas pedagógicas e adotar novos paradigmas para a superação do modelo de ensino tradicional, porém, em observações feitas durante experiências de estágio supervisionado na licenciatura em Letras Língua Portuguesa, são comuns os relatos de que este paradigma ainda é predominante na maioria das escolas públicas. Tendo isso em vista, este trabalho resulta de estudo realizado durante o Estágio Supervisionado II: Língua Portuguesa e suas Literaturas no Ensino Fundamental (6º ao 9º Ano), com o objetivo de verificar quais fatores contribuem para as práticas de ensino ainda se pautarem em uma abordagem tradicional. As atividades do estágio foram realizadas em uma escola pública da rede estadual de ensino do município de Capanema, PA. Para o alcance do objetivo mencionado, os procedimentos metodológicos consistiram em utilização de observação participante, anotações em diário de campo, entrevista e análise de livros didáticos. Restou evidente que apesar de a revolução digital ter gerado mudanças significativas em diversas áreas, incluindo a educação, e as tecnologias terem alterado a forma de comunicar, portanto, de ensinar, aprender e avaliar, podendo contribuir para a gestão escolar, as práticas de ensino e a aprendizagem dos estudantes, ainda há enormes dificuldades relacionadas à utilização das ferramentas digitais, em virtude da complexidade da realidade escolar no contexto pesquisado, ainda distante das necessidades adequadas para que sejam colocadas em prática.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Avaliação da produção textual no material didático de Língua Portuguesa do Programa Brasil na Escola: a perspectiva de monitores(as) de instituições de ensino em Capanema, PA(2023-10-30) QUADROS, Andreia Queiroz; AZEVÊDO, Maria da Conceição; http://lattes.cnpq.br/9715229565151370; https://orcid.org/0000-0002-3648-5578Desenvolvido com o intuito de auxiliar a garantir a permanência e as aprendizagens de forma isonômica e na idade adequada, o Programa Brasil na Escola dirige-se a estudantes dos anos finais do ensino fundamental das escolas públicas estaduais e municipais do país. Como parte da proposta do programa, o corpo docente é formado por monitores(as) voluntários(as) que ocupam funções administrativas e/ou pedagógicas. Ao atuar como docentes, esses(as) monitores(as) recebem um material didático personalizado, previamente elaborado a partir dos resultados de avaliações governamentais, de acordo com os níveis em que os(as) alunos(as) se encontram. O material didático de Língua Portuguesa fundamenta-se em uma concepção de língua, ensino e texto de base sociointeracional e compreende os eixos de leitura, oralidade, análise linguística e produção textual. Assim sendo, neste trabalho, objetivou-se verificar como algumas propostas de produção e avaliação textual estão apresentadas nesse material e quais são as perspectivas dos(as) monitores(as) voluntários(as) sobre o processo de produção textual no âmbito do programa, considerando o contexto educacional em que as práticas textuais se inserem na realidade das escolas estaduais e municipais onde atuam. Para o alcance desses objetivos, realizou-se um levantamento de dados por meio da aplicação de um questionário a três monitores(as) que atuam no Programa Brasil na Escola, em instituições de ensino diferentes da região de Capanema, PA, a partir da sua experiência com a utilização do material didático em sala de aula. Verificou-se que o material didático fornecido pelo programa referido, no eixo da produção textual, conflitua com as concepções de língua e texto adotadas e com as condições da estrutura escolar das instituições de ensino em que atuam os(as) monitores(as) respondentes do questionário de pesquisa e, dessa forma, encontram percalços na sua efetiva orientação e aplicação.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Dimensão afetiva no ensino de Língua Portuguesa: um recurso contra a evasão escolar no contexto educacional da Educação de Jovens e Adultos (EJA)(2023-11-22) SANTOS, Antonia Adriana Gonçalves dos; AZEVÊDO, Maria da Conceição; http://lattes.cnpq.br/9715229565151370; https://orcid.org/0000-0002-3648-5578; SOUSA, Paulo Santiago de; http://lattes.cnpq.br/1577428069017007; https://orcid.org/0000-0003-4113-1085O presente trabalho tem como objetivo discutir a importância da afetividade no processo de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa, como ferramenta para combater a evasão escolar na EJA. Busca-se analisar empiricamente de que maneira a dimensão afetiva contribui positivamente para a permanência dos estudantes nessa modalidade de ensino, ao mesmo tempo em que se explora a sua relevância no processo de ensino-aprendizagem. Foram utilizadas contribuições de Freire (1996), Rego (1995), Oliveira (2006) e Arroyo (2005) para dar embasamento teórico a este estudo. A metodologia da pesquisa é de cunho qualitativo, realizada em uma escola pública do município de Capanema-PA durante o estágio supervisionado. Os resultados mostram a importância da afetividade no contexto educacional, revelando que ela desempenha um papel fundamental no processo de aprendizagem, assim como, revelam que as relações afetivas entre alunos e professores têm um impacto significativo no desempenho escolar dos estudantes.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Uma reflexão sobre as práticas avaliativas de produções textuais nas aulas de língua portuguesa: desafios e perspectivas(2023-12-07) TRINDADE, Brenna Camile Sousa; NASCIMENTO, Maria Daniela da Silva; AZEVÊDO, Maria da Conceição; http://lattes.cnpq.br/9715229565151370; https://orcid.org/0000-0002-3648-5578O presente artigo evidencia uma reflexão sobre as práticas avaliativas da produção textual escrita nas aulas de Língua Portuguesa, abordando os desafios enfrentados pelos educadores e suas perspectivas. Foi realizado um estudo com o objetivo de compreender as percepções de professores sobre os métodos avaliativos utilizados e sua eficácia na avaliação de textos escritos, bem como seus impactos no processo de ensino e aprendizagem. A metodologia utilizada adotou uma abordagem qualitativa, norteada por revisão bibliográfica da literatura baseada em pesquisas sobre avaliação no ensino básico e na área de Língua Portuguesa (LIBÂNEO, 1994; LUCKESI, 2008; HAYDT, 1998; MARCHUSCHI, 2004; 2007; SANTANA, 2005; ANTUNES, 2006; SUASSUNA, 2007) e na aplicação de questionário a professores que atuam no ensino fundamental. A pesquisa revelou informações pertinentes para a compreensão dos fatores que norteiam a avaliação de textos escritos no contexto educacional pesquisado.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Criações neológicas no cenário político brasileiro nas eleições de 2018 e 2022.(2023-12-18) AMORIM, Lucas Wallace Menezes; SILVA, Tabita Fernandes da; http://lattes.cnpq.br/9538950148899879; https://orcid.org/0000-0001-8453-5018O presente artigo tem por objetivo descrever os sentidos dos principais neologismos criados nas eleições brasileiras de 2018 e 2022, a partir das teorias linguísticas voltadas à lexicologia, e, para que a pesquisa tenha embasamento teórico, considera-se as autoras Alves (2003), Correa e Almeida (2012). O trabalho elenca e analisa algumas das novas construções lexicais relacionadas aos movimentos de direita e esquerda que, ao agregar adeptos extremistas, causaram uma polarização (afetiva) política no Brasil. A partir das análises, concluiu-se que novos termos criados em contextos políticos tendem a estar impregnados de convicções ideológicas ligadas ao enaltecimento ou depreciação de candidatos e movimentos, o que demonstra apoio ou reprovação frente a eles, além disso, evidenciam a capacidade morfológica e semântica que a língua tem de mudar.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Explorando a palavra falada nas aulas de Língua Portuguesa: desafios na abordagem e avaliação da oralidade(2023-12-18) LIMA, Antonia Samires do Rosário; AZEVÊDO, Maria da Conceição; http://lattes.cnpq.br/9715229565151370; https://orcid.org/0000-0002-3648-5578Este artigo resulta de estudo em que se buscou investigar os desafios encontrados na abordagem da oralidade e sua avaliação nos anos finais do ensino fundamental, na percepção de professores de Língua Portuguesa. O estudo se concentrou em compreender a forma como os docentes definem e ensinam a oralidade, quais gêneros orais são abordados em sala de aula e como se dá sua avaliação. A pesquisa, de base qualitativa, foi desenvolvida por meio de questionários e os dados coletados evidenciaram diferentes perspectivas entre os sujeitos colaboradores. Como referencial teórico, utilizaram-se as contribuições de Melo e Cavalcante (2007), Antunes (2003), Suassuna (2006), bem como consulta à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (BRASIL, 2018). Os resultados mostram a importância de considerar tanto os aspectos linguísticos quanto os contextuais ao enfocar a oralidade em sala de aula, bem como a necessidade de abordagens diversificadas para promover uma aprendizagem eficaz.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Leitura e avaliação da compreensão leitora: reflexões sobre as percepções de estudantes de ensino fundamental(2023-12-18) COSTA, Bianca Lima; OLIVEIRA, Vagner Teixeira de; AZEVÊDO, Maria da Conceição; http://lattes.cnpq.br/9715229565151370; https://orcid.org/0000-0002-3648-5578Este trabalho se originou de uma pesquisa realizada durante atividades desenvolvidas na disciplina “Oficina de Avaliação do Ensino-aprendizagem de Língua Materna” e envolveu duas turmas do 9° ano do ensino fundamental de duas escolas públicas do município de Capanema/Pará. O estudo teve como objetivo geral investigar as percepções de estudantes sobre a leitura e sua importância, bem como sobre a avaliação da sua compreensão leitora. A abordagem adotada tem base qualitativa (PRODANOV; FREITAS, 2013) e o método utilizado para coleta de dados foi a aplicação de questionário. Quanto à fundamentação teórica, o estudo foi subsidiado por contribuições dos autores Normanda Beserra (2007), Gonçalves (2010), Almeida e Cerigato (2016) e Kramer (2010). A pesquisa revelou que os alunos percebem a leitura de forma positiva, porém, têm dificuldades variadas, seja em não saber explicar o que leram, em concentrar-se, como também não entender significados de algumas palavras. Esses dados podem ajudar a refletir sobre o que é necessário para um melhor aproveitamento da leitura em sala de aula e o êxito nessa atividade.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Uma análise do padrão de comportamento femininos nas canções de Gaby Amarantos(2023-12-20) FRANÇA, Débora Cristina Almeida de; SOUSA, Rosângela do Socorro Nogueira de; http://lattes.cnpq.br/9922481132027268; https://orcid.org/0000-0003-0429-9700Esse artigo se propõe a analisar a representação da mulher dentro de um contexto musical específico, buscando entender como a mulher é inserida, retratada e percebida nesse cenário. As letras podem abordar como as identidades de gênero interagem com outras dimensões da identidade, permitindo a percepção da representação de questões de interseccionalidade, como raça, classe e orientação sexual. Além disso, a análise de letras de músicas do gênero “tecnobrega” é fundamental para compreender como as representações de gênero estão interligadas com a cultura e a sociedade. Trata-se, metodologicamente, de uma abordagem qualitativa, na qual, das 56 músicas interpretadas pela cantora Gaby Amarantos, foram retiradas cinco músicas do seu segundo álbum lançado em 2021 intitulado “Purakê”, sendo elas: "Selfie”, "Amor Fake”, "Última Lágrima”, "Vênus em Escorpião” e “Tchau”. As músicas foram selecionadas por serem todas de autoria da cantora e por tratarem de temas necessários que devem ser foco de discussões futuras como dependência emocional, o cuidado com relações virtuais e a libertação de relações tóxicas. Este estudo oferece uma perspectiva sobre como as representações de mulheres na música popular podem influenciar/traduzem as percepções sociais de gênero e as relações interpessoais. Ele contribui para o diálogo mais amplo sobre igualdade de gênero, destacando a importância de reconhecer como a cultura popular influencia e é influenciada por questões de gênero.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O olhar do narrador infantil sobre os amigos da escola no romance Bom dia, camaradas de Ondjaki(2023-12-21) TEIXEIRA, Larissa Oliveira; BARROS, Liliane Batista; http://lattes.cnpq.br/5105849089228320; https://orcid.org/0000-0002-4051-7579O escritor angolano Ondjaki apresenta um momento único e muito relevante na vida do ser humano no romance Bom dia, camaradas (2003): a infância. Neste artigo será observado através do olhar de um narrador infantil as nuances vividas pelas crianças no período da guerra civil angolana. As relações de amizade construídas na escola, e os momentos de crise e camaradagem que contribuirão para a mudança de perspectiva do jovem narrador no romance. É nesse aspecto que o presente artigo construiu a análise. Chamou a nossa atenção como o narrador protagonista retrata, através de um olhar infantil puro e inocente, os problemas econômicos e as desigualdades sociais destacadas através das relações afetivas no ambiente escolar e nos momentos de encontro das crianças fora da escola, demonstrando a dura realidade do país com humor e beleza. O método utilizado no estudo foi conduzido por meio de uma leitura atenta e sistemática do livro Bom dia, camaradas (2003). O presente artigo é uma análise crítica de cunho bibliográfico e utilizamos como suporte teórico principal as contribuições de Adorno (2003), Bosi (1996) e Auerbach (2002)Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Escrita de Testemunho e Resistência de Carolina Maria de Jesus na obra Quarto de Despejo: Diário de uma favelada.(2023-12-21) SANTOS, Francyelle Ribeiro; BARROS, Liliane Batista; http://lattes.cnpq.br/5105849089228320; https://orcid.org/0000-0002-4051-7579O presente trabalho propõe-se a discutir sobre o testemunho e a resistência na escrita de Carolina Maria de Jesus, uma mulher negra e pobre, que rompeu com as barreiras sociais e culturais de sua época ao escrever de maneira muito simples a obra Quarto de Despejo: Diário de uma favelada. Esta obra, publicada pela primeira vez em 1960, é decorrência do testemunho convincente das vivências da escritora e dos moradores da favela do Canindé em São Paulo. Os relatos escritos no diário da catadora de papel são uma poderosa manifestação de resistência contra as condições adversárias nas quais ela e sua comunidade enfrentaram na época. Este artigo analisará como a escrita de Carolina Maria de Jesus representa uma forma significativa de testemunho e resistência explorando o contexto social e cultural em que a autora viveu, os temas envolvidos em sua obra e o impacto de sua escrita na literatura brasileira.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O olhar sobre a identidade da criança negra: uma leitura do livro O Cabelo de Lelê e Amor de Cabelo(2023-12-21) SILVA, Alana Gandra da Luz da; BARROS, Liliane Batista; http://lattes.cnpq.br/5105849089228320; https://orcid.org/0000-0002-4051-7579O presente trabalho tem como objetivo geral analisar de que maneira o livro O Cabelo de Lelê, de Valéria Belém, e Amor de Cabelo, de Matthew A. Cherry, retratam as questões raciais. Enseja-se analisar nas obras literárias a questão da identidade e da valorização das crianças negras. É do conhecimento geral que as crianças negras sofrem preconceitos relacionados com os seus traços fisionômicos, por não estarem inseridas no padrão europeu. Nesse contexto, o cabelo crespo e cacheado é visto de modo estereotipado, sendo associado, portanto, à dupla significação de ruim e feio. Diante disso, este artigo realiza uma análise dos livros dos autores Valéria Belém e Matthew A. Cherry, a fim de refletir acerca dos preconceitos engendrados ao cabelo afro-brasileiro. Busca-se discutir, ainda, a importância da construção identitária das crianças por meio das obras literárias destinadas ao público infantil e presentes no contexto escolar. Para abordar as questões mencionadas, o aporte teórico utilizado baseia-se em: Marisa Lajolo e Regina Zilberman (2007), que trarão contribuições a respeito da formação da literatura infantil; Philippe Ariès (2004), o qual aborda a concepção de infância no decorrer dos séculos; Kabengele Munanga (1990), que reflete a respeito da valorização da identidade negra; e, por fim, Antonio Cândido (2007), vislumbrando a literatura como um bem que todos deveriam acessar.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Vísceras expostas de uma Amazônia urbana: a literatura contemporânea de Edyr Augusto Proença e Marçal Aquino(2024-06-19) SANTOS, Helano Barreto dos; SOUSA, Tiane de Jesus Silva; http://lattes.cnpq.br/8488298505594166; https://orcid.org/0000-0001-7095-676X; CHAVES, Sérgio Wellington Freire; http://lattes.cnpq.br/0611100086518274; https://orcid.org/0000-0003-2623-2371Resumo: A ficcionalização da Amazônia é, historicamente, tributária do imaginário aquoso e vegetal instituído pelas narrativas de viajantes e exploradores, amplamente difundido na literatura sobre a região. Nesse sentido, este artigo, fazendo uso da perspectiva comparada, intenta pôr em diálogo as obras Eu receberia as piores notícias de seus lindos lábios (2005) – Marçal Aquino –, e Selva Concreta (2012) – Edyr Augusto Proença –, por meio da construção da Amazônia enquanto tema literário, afim de compreender qual perspectiva sobre a região amazônica tem sido abordada na literatura contemporânea. Para tanto, recorreu-se a estudiosos como Carvalhal (2006), Schollhammer (2009), Hardman (2007), Godim (1994), Borges (2006), entre outros. Contribui-se, dessa forma, com as investigações que visam discutir a Amazônia em uma perspectiva atual, observando a manutenção ou o distanciamento da habitual representação exótica ou fantasiosa. Em oposição à literatura canônica sobre a região, constatou-se que os autores constroem uma Amazônia urbana complexa e conflituosa, que a aproxima de qualquer centro urbano da contemporaneidade, marcados, entre outros, pela desigualdade social, violência e corrupção. Há, portanto, a abertura a novas possibilidades de se pensar e de ficcionalizar este espaço, considerando especialmente a complexidade social e cultural da região.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O trabalho com textos, movimentos literários e temáticas que retratem mais sobre a questão indígena na educação básica(2024-06-19) COSTA, Pietra Gabrielle Fernandes da; PINHEIRO JÚNIOR, Benedito Ubiratan de Sousa; http://lattes.cnpq.br/4768700645243361A presente pesquisa objetiva discorrer sobre a necessidade de se desenvolver de forma mais acentuada, no processo de ensino-aprendizagem, o trabalho com temáticas/movimentos literários/textos que abordem a figura do indígena, suas lutas, desafios e preconceitos vividos, para que a partir dos inúmeros conhecimentos presentes nestes tópicos os estudantes possam compreender melhor alguns aspectos relevantes, tais como: de que forma se deu o processo de "descobrimento" do Brasil, como o indígena é mostrado dentro dos movimentos literários, os estereótipos construídos acerca desses povos ao longo do tempo e a relação que tudo isso tem com a contemporaneidade, vislumbrando, para que isso se faça possível na educação básica, abordagens didático contextualizadas. A metodologia deste trabalho se configura como uma pesquisa bibliográfica e a sua fundamentação teórica está respaldada em Libâneo (2013), Ferreira (2021), Souza (1999), Freitas (2020), Carvalhal (2006), Brito (2009) e Ribeiro (2022), que abordarão sobre a didática e as problemáticas que giram em torno do ensino de literatura, os estudos comparativos literários e a valorização da cultura indígena na educação. Além disso, a pesquisa também se utiliza de textos pertencentes a alguns movimentos literários para discutir sobre a imagem criada acerca dos povos tradicionais, a saber: “Carta de Pero Vaz de Caminha” (Quinhentismo), “Os Timbiras” (Romantismo), “Erro de Português” (Modernismo) e “As coisas como elas são” (Contemporaneidade). Dessa forma, pretende-se, com este estudo, fazer com que o passado, o presente e o futuro dos povos originários seja mais visto, entendido e inserido no ambiente da sala de aula, principalmente levando em consideração a ainda superficialidade e invisibilidade do seu trato na educação brasileira.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A solidão na novela “Tanta gente, Mariana”, de Maria Judite de Carvalho.(2024-06-19) MORAES, Keli Risuenho; CHAVES, Sérgio Wellington Freire; http://lattes.cnpq.br/0611100086518274; https://orcid.org/0000-0003-2623-2371A solidão é uma experiência humana que não faz distinção entre suas vítimas, atingindo inúmeras pessoas, de diversas idades, em diferentes épocas e lugares. E devido a isso, tem sido continuamente explorada na produção literária. Diante disso, este trabalho tem como objetivo analisar esse tema na novela “Tanta gente, Mariana” (1959), de Maria Judite de Carvalho. Quanto à metodologia, este estudo é conduzido por meio de pesquisa bibliográfica, de caráter analítico da obra, de maneira crítico-reflexiva e tem como fundamentação teórica Freitas (2011), Gancho (2002), Pinheiro e Tamayo (1984), Cova e Pinto (1997), entre outros. Nos resultados, demonstra-se através de fragmentos da obra, o sentimento de isolamento que acompanha a protagonista Mariana e reflete-se sobre as causas que a levaram ao estado de extrema solidão.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Literatura, consciência social e reflexões no ensino de Língua Portuguesa: experiência de estágio docente vivenciada em uma turma de ensino médio da EJA-Pro do SESI/SENAI-Bragança(2024-06-19) ROSÁRIO, Juliane Alves do; AZEVEDO, Maria Conceição; http://lattes.cnpq.br/9715229565151370; https://orcid.org/0000-0002-3648-5578Este trabalho é resultado das experiências vivenciadas durante o Estágio Supervisionado III: Língua Portuguesa e suas literaturas em contextos de inclusão, em uma turma de Educação de Jovens e Adultos Profissionalizante (EJA-Pro), ofertada pelo Serviço Social da Indústria (SESI), situado no polo do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), no município de Bragança-PA. O trabalho objetiva apresentar um recorte da proposta didática desenvolvida junto à turma, demonstrando que as atividades com os textos literários contribuem para a melhoria da criticidade dos discentes enquanto sujeitos sociais. Do ponto de vista metodológico, realizou-se a imersão na escola campo de estágio e a utilização dos seguintes procedimentos: observação participante, registro das experiências vivenciadas em um diário de campo e pesquisa bibliográfica. Considerando que o período de regência na classe coincidiu com o mês que celebra o Dia da Consciência Negra, foi elaborado um plano de aula evidenciando a importância da literatura como instrumento de denúncia do racismo, da violência e das injustiças sociais enfrentadas por pessoas negras, assim como, a partir da pesquisa bibliográfica, buscou-se enfocar o ensino da literatura numa perspectiva antirracista. Esta proposta foi fundamentada na Matriz de Referência Curricular/SESI (2022) e nas reflexões de autores como Cândido (2006), Campos (2023), Mota (2021), Pimenta e Lima (2010), entre outros. Dessa forma, é possível mostrar como a literatura assume formas de crítica e denúncia social, proporcionando um ensino engajado e capaz de provocar reflexões e mudanças nos indivíduos.