Faculdade de Educação - FACED/CBRAG
URI Permanente para esta coleção
Campus de Bragança /
Bibliotecária: Vivyanne Ribeiro das Merces Neves
Fax: (91)3425-1593
E-mail: bibbraganca@ufpa.br
Navegar
Navegando Faculdade de Educação - FACED/CBRAG por Assunto "Alfabetização"
Agora exibindo 1 - 19 de 19
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Avaliação no ciclo de alfabetização: reflexões sobre os processos avaliativos no contexto da prática(2019-09-10) AVIZ, Cynthia Santos de; CARDOSO, Maria Gorete Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/2012685775215935Este estudo é resultado de uma pesquisa desenvolvida em uma escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Rede Municipal de Bragança-Pará que teve como objeto de estudo a avaliação da aprendizagem no contexto do Ciclo de Alfabetização. O objetivo geral da pesquisa foi compreender como a escola desenvolve a avaliação no ciclo de alfabetização e as percepções das professoras com relação às mudanças operadas nas suas práticas avaliativas com a implantação do sistema de ciclos na escola. Os objetivos específicos visaram entender como a avaliação está estabelecida nos documentos orientadores do Ciclo de Alfabetização no contexto da Rede Municipal de Ensino e da escola; analisar a percepção das professoras quanto à prática da avaliação no Ciclo de Alfabetização, enfatizando as mudanças ocorridas e os desafios enfrentados. O presente estudo está ancorado na abordagem qualitativa de pesquisa, com a articulação de dois instrumentos de coleta de dados: a análise documental e o questionário aberto. Os autores que subsidiaram estudo foram: Barreto e Mitrulis (1999), (2001), Mainardes (2006), (2007), Fernandes (2007), (2009), Fetzner (2007) e Hoffmann (2011). Nesse sentido apontamos como resultados uma certa clareza dos objetivos e finalidades da avaliação na nova proposta de organização do ensino fundamental e ciclos nos documentos da Rede Municipal de ensino e da escola, mas as professoras ainda encontram dificuldades no processo avaliativo em relação aos instrumentos e centralidade em algumas áreas de conhecimentos.Trabalho de Curso - Graduação - Capítulo de Livro Acesso aberto (Open Access) Contação de histórias: uma prática vivenciada no PIBID como ferramenta na alfabetização e letramento no ensino fundamental(2022-10-20) MARTINS, Laydijane da Silva; CARDOSO, Maria Gorete Rodrigues CARDOSOTrabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Diagnóstico da alfabetização e letramento no 1° ano do ensino fundamental: possibilidades pedagógicas a partir de atividades lúdicas.(2025-10-30) SILVA, Paula de Cassia Pires da; CARDOSO, Maria Gorete Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/2012685775215935O presente estudo analisou o processo de alfabetização e letramento em uma turma do 1º ano do ensino fundamental por meio de uma sequência didática baseada no conto Chapeuzinho Vermelho. Realizado a partir de uma abordagem qualitativa, teve como objetivo geral analisar as possibilidades pedagógicas do uso de atividades lúdicas no desenvolvimento da alfabetização e do letramento. Especificamente, buscou investigar como o professor pode integrar o lúdico ao planejamento pedagógico, refletir sobre sua contribuição para o desenvolvimento da leitura e da escrita e compreender as influências dessas práticas a partir dos resultados do diagnóstico e do planejamento de atividades decorrentes desses dados. Dessa forma, a partir de um diagnóstico inicial foi possível planejar e aplicar a sequência, na qual durante a aplicação observou-se que a familiaridade com a narrativa favoreceu a participação ativa dos estudantes, estimulando a expressão oral, a compreensão do enredo e a construção de hipóteses sobre a escrita. A análise dos resultados, à luz de Carvalho (2005), Vygotsky (1991), Soares (2004), Pereira e Bonfim (2015), destacou a importância da mediação docente, do planejamento flexível e da utilização de estratégias lúdicas contextualizadas, capazes de atender à diversidade da turma e promover aprendizagens significativas. Em síntese, a sequência didática aplicada demonstrou que intervenções planejadas, fundamentadas em diagnósticos prévios e orientadas por atividades lúdicas, constituem recursos eficazes para o desenvolvimento do letramento inicial e para a formação docente no ensino fundamental.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Estudo dos processos de alfabetização e letramento em uma classe multisseriada na Escola Municipal de Ensino Infantil E Fundamental Professora Mercedes Costa de Loureiro no município de Santarém Novo/ PA(2023-07-13) FERREIRA, Maria Gislanne de Sousa Silva; SANTOS, Raul da Silveira; http://lattes.cnpq.br/8857084478164330; https://orcid.org/0000-0001-5217-9450Este trabalho tem como objetivo investigar os processos de alfabetização e letramento em uma classe multisseriada na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Professor Mercedes Costa de Loureiro, localizada em Santarém Novo, Pará. A metodologia utilizada é qualitativa, com base em estudos de Brandão (1981), Libâneo (2013), Beltrame (2009), Hage (2010) e outros teóricos. O estudo constatou que a Educação do Campo, especialmente as turmas multisseriadas, enfrenta dificuldades de visibilidade nas políticas públicas. A pesquisa encontrou obstáculos para acessar informações relevantes, como o Censo Escolar e avaliações da qualidade da educação, que acabam excluindo das avaliações turmas com poucos alunos na Educação Básica. Além das dificuldades enfrentadas pelas escolas rurais, a heterogeneidade das turmas, com alunos de diferentes faixas etárias, contribui para a redução da qualidade do ensino nesse modelo. Apesar dos desafios, a maioria dos profissionais e das famílias envolvidas demonstra interesse em melhorar o ensino e facilitar a aprendizagem. Apesar dos avanços na educação do Campo no Brasil, ainda existem dificuldades e desafios diários para atender às necessidades desses alunos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A formação do professor alfabetizador no curso de Pedagogia: concepções e abordagens priorizadas nos PPCs da UFPA multicampi(2023-08-31) MARTINS, Maykon Elias Moura de; CARDOSO, Maria Gorete Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/2012685775215935As concepções teóricas e metodológicas que têm fundamentado a formação e as práticas de professores alfabetizadores representam um dos fatores que merecem atenção especial por parte dos estudos e das pesquisas que procuram enfocar a relação entre formação de professores, currículo e práticas de alfabetização. Nesse sentido, este estudo tem como objeto de investigação a formação do professor(a) alfabetizador(a) realizada no contexto dos cursos de Pedagogia da UFPA. O objetivo da pesquisa é mapear nos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) as tendências e abordagens epistemológicas, teóricas e metodológicas de alfabetização priorizadas na formação inicial do pedagogo. A pesquisa configura-se como um estudo documental e focaliza os componentes curriculares que contemplam em suas ementas e bibliografia básica e complementar o tema da alfabetização e do letramento. O recolhimento dos PPCs foi realizado nos sites das unidades/subunidades dos campi de Abaetetuba, Altamira, Belém, Bragança, Breves, Cametá e Castanhal. Os resultados indicam a existência de um reduzido número de componentes curriculares relativos à preparação teórico prática do professor(a) para o ensino da alfabetização, assim como sinalizam que abordagem dominante tem sido a do letramento e multiletramentos, com uma tímida presença de componentes voltados aos estudos da psicogênese da língua escrita e da teoria discursiva.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Formação teórico-prática do professor alfabetizador em cursos Pedagogia da UFPA(2023-10-30) SANTOS, Fernanda de Cassia Ribeiro dos; CARDOSO, Maria Gorete Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/2012685775215935Considerando os variados aspectos que vêm sendo enfatizados nas discussões contemporâneas sobre a formação do professor alfabetizador, esta pesquisa intenciona analisar essa formação no contexto dos cursos de Pedagogia ofertados pela Universidade Federal do Pará (UFPA), nos diferentes campi situados no interior do estado do Pará. O objetivo geral é analisar as respostas que os Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs) têm dado às novas exigências colocadas à formação inicial dos professores alfabetizadores frente ao redimensionamento da alfabetização compreendida como um amplo, complexo, multifacetado processo de letramento. A pesquisa é de abordagem qualitativa e se utiliza de procedimentos metodológicos próprios das pesquisas bibliográfica, documental e de campo para a constituição dos dados. No que se refere à pesquisa bibliográfica, o estudo se referenciou nos seguintes autores: Moraes (2012); Ferreiro (1996); Ferreiro e Teberosky (1986); Kleiman (2008; 1995); Soares (2003; 2004; 2009; 2010); Street (1984), entre outros. A coleta dos dados documentais foi realizada nos sites das diferentes unidades/subunidades acadêmicas da UFPA e se ateve aos componentes curriculares relacionados ao tema da alfabetização e letramento, que compõem a matriz curricular dos PPCs de Pedagogia. Além disso, foi aplicado um questionário eletrônico aos dirigentes dos cursos em tela para conhecer as percepções desses sujeitos sobre o problema abordado. Os resultados revelam a existência de um número bastante limitado de disciplinas dedicadas aos estudos da alfabetização e do letramento no âmbito dos PPCs, além da ausência de componentes que focalizem os multiletramentos. Os dirigentes enfatizam a necessidade de atualizar os PPCs incorporando novas concepções e abordagens contemporâneas que ampliam as perspectivas dos estudos da alfabetização e dos letramentos, bem como, criar parcerias colaborativas com as redes de ensino, de modo a aprimorar a formação dos graduandos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Percepções pibidianas acerca das práticas de alfabetização e letramento(2022-10-21) MATOS, Thais do Socorro do Nascimento; PORTILHO, Luana Coelho; MESCOUTO, Talita Cristina do Rosário; CARDOSO, Maria Gorete Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/2012685775215935O presente trabalho foi desenvolvido a partir da experiência proporcionada pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) junto à escola parceira Prof.ª Julia Quadros Peinado, localizada no município de Bragança-PA. Enquanto acadêmicas de Pedagogia da Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus Bragança, e bolsistas/estagiárias do PIBID/CAPES, foi observadas práticas pedagógicas no cotidiano escolar que se tornam enriquecedoras para nossa formação inicial, além de nos fazer compreender e articular teoria e prática escolar. Pois, Pimenta e Lima (2004) ressaltam que o momento do estágio possibilita entender que teoria e prática caminham juntas, em uma mesma direção, enriquecendo os conhecimentos adquiridos no decorrer da formação. O interesse pela temática surgiu após meses de observação na escola e de estudo teórico no grupo PIBID. O estágio permitiu compreender as implicações entre a teoria e a prática docente, possibilitando conhecer e interagir com nosso futuro campo de atuação e com os desafios da sala de aula. Neste sentido, este trabalho tem como objetivo apresentar e discutir as práticas pedagógicas de alfabetização e letramento observadas durante nosso estágio de iniciação à docência em turmas do 1° e 3° anos do Ensino Fundamental.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Práticas curriculares de letramento nos anos iniciais do ensino fundamental: experiências na Escola Josefa Alvão(2019-08-19) SANTOS, Janiely Cavalcante dos; CARDOSO, Maria Gorete Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/2012685775215935No atual contexto educacional são perceptíveis as inúmeras discussões acerca da alfabetização e do letramento, em vista a sua complexidade, quanto mais ciente estiver o professor de como se dá o processo de aquisição de conhecimento, melhor será sua prática em sala de aula. Diante disso, o trabalho ora apresentado, tem como objetivo investigar in loco as práticas curriculares de letramento realizadas pelas professoras regentes do 1º e 3º ano do Ensino Fundamental, na Escola Municipal Josefa Alvão, no município de Bragança/PA. Nesse sentido, a pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, envolvendo a pesquisa de campo com observação participante em duas turmas 1º e 3º ano, realização de entrevistas com as professoras das respectivas turmas e análise documental. Para análise do tema em estudo buscou-se o embasamento teórico em Street (2014), Soares (1998, 2009, 2010), Mortatti (2006), entre outros. Os resultados evidenciam que as professoras possuem um significativo conhecimento acerca do letramento, buscam estratégias para utiliza-lo nas suas práticas curriculares, embora em alguns momentos apresentem fragilidades que necessitam ser reconhecidas, a partir das formações continuada.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Práticas de alfabetização e letramento nos anos iniciais do ensino fundamental(2019-08-18) SANTOS, Maila Fernanda Rosa dos; CARDOSO, Maria Gorete Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/2012685775215935A alfabetização concebida como um sistema restrito de aquisição relacionado a somente ao ato de decodificar e codificar, começa a sofrer críticas e inquietar professores, que passam a compreender que somente saber ler e escrever não é suficiente para que as pessoas possam dar conta daquilo que as práticas letradas na sociedade atual exigem delas. Nesse sentido, o presente estudo tem por objetivo compreender como se organizam e se desenvolvem as práticas de alfabetização nos anos iniciais do ensino fundamental na Escola Municipal de Ensino Fundamental Profa. Júlia Quadros Peinado. Dessa forma, buscando conhecer a concepção de alfabetização que orienta as práticas de professores alfabetizadores e perceber em que sentido estas se aproximam ou se distanciam da perspectiva epistemológica do letramento, bem como se relacionam com a proposta curricular da escola. A pesquisa concentra-se em uma abordagem qualitativa de cunho etnográfico, para coleta de dados empíricos utilizou-se observação participante e aplicação de questionário a duas professoras do ensino fundamental, sendo 1º e 4º anos. Os resultados desta pesquisa evidenciaram que as práticas das professoras estão articuladas a proposta curricular da escola, no entanto, suas práticas ao mesmo tempo que se aproximam do letramento, tendem a se distanciar, pois, o modelo antigo de alfabetização, concentrado somente na leitura e escrita ainda é muito presente no contexto escolar.Trabalho de Curso - Graduação - Capítulo de Livro Acesso aberto (Open Access) Práticas de alfabetização e letramento: uma experiência vivenciada no PIBID da UFPA - Campus Bragança(2022-10-20) SILVA, Raiane Ribeiro dos Santos; FREITAS, Yasmin Suany Tavares; CARDOSO, Maria Gorete RodriguesO presente trabalho foi produzido a partir do subprojeto PIBID Pedagogia Braganca/Capanema, que promove a formação inicial dos discentes de licenciatura, desenvolvendo aprendizagens interativas, reflexivas e significativas em escolas públicas dos municípios de Braganca e Capanema, estado do Para; procurando desenvolver um processo formativo que contemple a observação, a problematização e a investigação de questões e demandas escolares, o que gera a interação tanto por parte dos alunos bolsistas, quanto dos professores da escola de Educação Básica. O referido subprojeto foi realizado em três escolas que ofertam os anos iniciais do Ensino Fundamental, sendo duas no município de Braganca e uma no município de Capanema. Em cada escola, atuaram 8 bolsistas e 2 voluntários, contribuindo com os processos de ensino e aprendizagem, exercitando a docência nesses contextos escolares. O lócus deste trabalho foi a escola municipal Josefa Alvão, localizada no bairro do Jiquirí, cidade de Braganca-PA. Iniciamos o projeto com a formação sistemática dos bolsistas para preparação, ambientação e inserção no contexto educacional da escola. Nesse movimento, vivenciamos o momento de chegada na escola, de estabelecimento de vínculo com os professores, gestores, servidores e alunos. A receptividade da escola ao projeto e aos bolsistas criou um clima favorável e de motivação, deixando os estagiários mais confiantes e confortáveis. No decorrer do período de ambientação e observação, foi possível participarmos dos eventos e atividades escolares, o que promoveu, ainda mais, a aproximação com a comunidade escolar, permitindo caracterizar o contexto educacional, conhecer o perfil da turma e analisar a pratica da professora atuante no ciclo inicial do ensino fundamental. O presente trabalho tem como tema central a alfabetização e o letramento, e como objeto de estudo, as práticas de alfabetização e letramento desenvolvidas junto a turma. O objetivo geral e analisar como a implementação da sequência didática formulada pelos estagiários do PIBID favoreceu o processo de alfabetização e letramento dos alunos do 2o ano do ensino fundamental da escola Josefa Alvão, tendo como objetivos específicos: caracterizar a aprendizagem e desenvolvimento da oralidade, escrita e leitura dos alunos durante o estágio; identificar as estratégias de letramento que facilitaram a aprendizagem dos alunos ao longo do projeto; relatar as experiências vivenciadas durante o plano de intervenção.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Práticas pedagógicas em alfabetização e letramento: experiências didáticas no 2º ano do Ensino Fundamental(2025-10-23) COSTA, Vanderlei Oliveira da; CARDOSO, Maria Gorete Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/2012685775215935Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada no contexto do 2º ano do Ensino Fundamental da Escola Santos Dumont, em Bragança-PA, com o objetivo de analisar práticas pedagógicas voltadas à alfabetização e ao letramento. A investigação se baseou em observações sistemáticas e na execução de atividades de leitura e escrita, incluindo a produção de textos como bilhetes, articulando teoria e prática pedagógica. Os resultados evidenciam que a mediação docente, aliada a estratégias lúdicas e diferenciadas, contribui significativamente para o desenvolvimento das competências linguísticas, cognitivas e sociais dos estudantes, favorecendo o engajamento e a aprendizagem significativa. Destaca-se ainda a importância da convivência harmoniosa e do respeito às diferenças individuais, elementos essenciais para a construção de práticas inclusivas e efetivas de ensino da leitura e escrita. Por fim, a pesquisa indica que o letramento deve ser compreendido como um processo social, crítico e contínuo, que integra o domínio técnico da linguagem ao desenvolvimento de competências comunicativas e éticas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Práticas pedagógicas para alfabetização de crianças com autismo(2025-10-16) SOUSA, Letícia dos Reis; SOUSA, Neide Maria Fernandes Rodrigues de; http://lattes.cnpq.br/1962639091204837O objetivo deste trabalho foi compreender as práticas curriculares e pedagógicas de alfabetização de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em uma sala de aula regular. A pesquisa foi realizada em uma turma do 1° ano do ensino fundamental de uma escola municipal localizada na cidade de Capanema, PA. Adotou-se uma abordagem qualitativa na pesquisa. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas e observação. Os resultados indicam que as práticas pedagógicas na sala de aula regular revelam a necessidade de condições mais inclusivas. Especificamente, é necessário implementar estratégias e recursos que atendam às necessidades individuais dos alunos com autismo, promovendo um ambiente de aprendizagem mais inclusivo. O processo de alfabetização do aluno com TEA, está ocorrendo, apesar das dificuldades e desafios.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Os quadrinhos como recurso pedagógico no processo de alfabetização e letramento(2025-08-08) PAIXÃO, Milan Emanuel Mesquita da; SARAIVA, Luis Junior Costa; http://lattes.cnpq.br/8517177215677066; https://orcid.org/0000-0002-3938-7658Desde a infância, os quadrinhos fazem parte do meu universo de leitura, despertando meu interesse pela leitura e escrita, mesmo sem eu perceber seu potencial educacional. Obras como a Turma da Mônica, HQs de super-heróis e mangás japoneses mostraram que os quadrinhos diferem de outros gêneros literários, envolvendo leitores de forma única. No ambiente escolar, percebi que poucos colegas utilizavam quadrinhos em trabalhos, muitas vezes por receio da rejeição de professores. Na universidade, compreendi que os quadrinhos podem ser recursos pedagógicos valiosos no processo de alfabetização e letramento. Eles promovem motivação, leitura crítica, produção textual e aprendizagem significativa, ao integrar texto, imagem e cultura popular. Projetos práticos, como Escritores da Amizade, evidenciam a inclusão e o protagonismo dos alunos.Apesar de desafios como resistência de professores e falta de materiais, os quadrinhos representam uma estratégia inovadora e eficaz, capaz de aproximar a aprendizagem da realidade cultural dos estudantes, tornando o ensino mais dinâmico, criativo e inclusivo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Relatório de atividade: 2018/2020, Programa DEB, Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID. Uma prática de letramento no 5º ano do ensino fundamental com o gênero literário cordel: relato de uma experiência no PIBID.(2022-10-20) ROSÁRIO, Marceli Silva Ribeiro do; CARDOSO, Maria Gorete Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/2012685775215935Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Relatório de atividades: 2018/2019, Programa DEB, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID.(2022-08-22) MESCOUTO, Talita Cristina do Rosário; CARDOSO, Maria Gorete Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/2012685775215935; MORBACH, Joelma; http://lattes.cnpq.br/2722941200825071Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Relatório de atividades: 2018/2020, Programa DEB, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID(2022-08-22) SILVA JÚNIOR, Nadilson Costa da; CARDOSO, Maria Gorete Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/2012685775215935; MORBACH, Joelma; http://lattes.cnpq.br/2722941200825071Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Relatório de projeto de intervenção no campo da gestão e coordenação escolar - Letramento literário: uma proposta de alfabetização e letramento para alunos do 4º ano do ensino fundamental da EMEF Maria José dos Santos Martins em Bragança - PA(2022-12-08) PIRES, Gustavo Sousa; MACIEL, Rogerio Andrade; http://lattes.cnpq.br/4171802049479343; https://orcid.org/0000-0003-1673-5215Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Saberes das terras e das águas no Clube de Ciências do Campus Universitário de Bragança(2023-01-03) RIBEIRO, Alana Camila Furtado; SOUSA, José de Moraes; http://lattes.cnpq.br/8774077381855219O referido trabalho tem como finalidade expor os resultados das atividades desenvolvidas no Clube de Ciências, projeto do CPADC (Centro Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Cientifico) da UFPA (Universidade Federal do Pará), que tem por finalidade promover a alfabetização científica de crianças nas séries iniciais do ensino fundamental da rede pública e dessa forma, desmistificar que o ensino de ciências é algo autônomo, ou seja, que este não pode caminhar junto com a cultura e os demais saberes que contribuem para a formação cidadã na atual sociedade. Com relação ao projeto inicial modificamos algumas temáticas de acordo com as necessidades encontradas na escola.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O texto em sala de aula: práticas de linguagem, alfabetização e letramento (s) nos anos iniciais(2025-10-17) BARROS, Brena de Cássia do Mar; CARDOSO, Maria Gorete RodriguesA alfabetização e o letramento permanecem como desafios centrais no cenário educacional brasileiro, mesmo com a implementação de políticas públicas voltadas para superar o analfabetismo. Dados do Sistema Paraense de Avaliação Educacional (2023) revelam que cerca de 60% dos alunos do 5º ano apresentam baixo desempenho em Língua Portuguesa, indicando fragilidades desde os anos iniciais. Nesse contexto, o estudo da Psicogênese da Língua Escrita (Ferreiro; Teberosky, 1986) e a perspectiva de alfabetizar letrando (Soares, 2020) oferecem fundamentos para compreender os processos de apropriação do sistema alfabético e da inserção social da escrita. Os gêneros textuais, entendidos como práticas discursivas (Marcuschi, 2010), tornam-se recursos pedagógicos que aproximam as crianças das funções sociais da linguagem. Este trabalho, realizado em uma escola pública de Capanema-PA, analisa a presença e a utilização dos gêneros textuais em práticas de alfabetização no 1º ano do Ensino Fundamental. A pesquisa, de abordagem qualitativa e natureza pesquisa-ação, utilizou observação participante e diário de bordo como instrumentos de coleta. Os resultados evidenciam práticas ainda marcadas pela ênfase na decodificação, em contraste com as orientações da BNCC, que propõe o texto como unidade central do ensino. Conclui-se que o uso significativo de gêneros textuais pode potencializar a aprendizagem, favorecendo o desenvolvimento das competências de leitura e escrita.