Faculdade de Educação - FACED/CBRAG
URI Permanente para esta coleção
Campus de Bragança /
Bibliotecária: Vivyanne Ribeiro das Merces Neves
Fax: (91)3425-1593
E-mail: bibbraganca@ufpa.br
Navegar
Navegando Faculdade de Educação - FACED/CBRAG por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 171
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Alfabetização e letramento: procedimentos e recursos no planejamento e prática pedagógica na perspectiva construtivista(2022-12-09) LIMA, Alessandra Cristina da Silva; CARMO, Maria da Conceição Ferreira do; SOUZA, Maria Vitória Pimentel; SOUZA, Sônia Helena da Silva; SOUSA, Neide Maria Fernandes Rodrigues de; http://lattes.cnpq.br/1962639091204837O presente trabalho tem como objetivo apresentar procedimentos e recursos para prática pedagógica que auxiliem a construção da leitura e escrita de crianças do 1º ano do ensino fundamental com base na perspectiva construtivista e verificar a motivação das crianças para as atividades pedagógicas. Inicialmente foi feito uma reflexão sobre construtivismo enquanto perspectiva teórica que fundamenta a construção da leitura e da escrita. A alfabetização e o letramento, apesar de distintos, se complementam e interligam, como elementos primordiais, no desenvolvimento da leitura e da escrita. As ações pedagógicas foram realizadas com crianças do 1º ano do ensino fundamental em uma escola pública. Foram elaborados vários recursos e atividades de construção de leitura e escrita por meio de jogos e brincadeiras (por exemplo, construção de frases com rótulos, caça palavras, etc.). O trabalho gerou a produção de uma cartilha.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Alfabetização na conteporaneidade: um estudo das concepções teóricas mais difundidas no Brasil nas últimas décadas(2022-06-28) SANTOS, Jheovanda de Almeida; CARDOSO, Maria Gorete Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/2012685775215935Considerando que a alfabetização tem um papel de suma importância na vida social de qualquer ser humano, este estudo tem por objetivo mapear as abordagens teóricas de alfabetização de maior circulação no contexto acadêmico e educacional brasileiros a partir da década de 1980 e analisar as aproximações e distanciamentos existentes entre elas. Desta forma, a metodologia adotada na pesquisa fundamentou-se em uma análise bibliográfica e exploratória, baseada em autores referenciais para a discussão do tema. Assim, o estudo está fundamentado em Soares (2018,2002); Frade (2007); Mortatti (2006); Ferreiro e Teberosky (1985); Smolka (2018); Andrade (2017); Kleiman (2002); Tfouni (2006); Goulart (2006); Rojo (2009); Carvalho (2010). A partir da análise dos dados bibliográficos identificamos semelhanças e diferenças entre as concepções de alfabetização discutidas, assim como na compreensão de aprendizagem da leitura e escrita inerente a cada uma delas.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O Aluno com deficiência visual e o processo de inclusão no ensino superior(2022-11-11) VILELA, Thatiana do Socorro Borges; JESUS, Carla Thalia Bastos de; SOUSA, Neide Maria Fernandes Rodrigues de; http://lattes.cnpq.br/1962639091204837Esta pesquisa tem como objetivo verificar a percepção de universitários com deficiência visual sobre a inclusão no ensino superior. A UFPA por meio do seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) procura garantir condições para que pessoas com deficiência consigam não somente ingressar, mas também, concluir a trajetória acadêmica. Para sustentar nossa pesquisa utilizamos autores como Castanho, Sousa, Glat, dentre outros. Participaram da pesquisa três estudantes com deficiência visual de um campus do interior da Universidade Federal do Pará. O levantamento foi realizado por meio de entrevista semiestruturada com roteiro pré-estabelecido; as questões envolveram as temáticas a inclusão educacional, o acesso a educação superior, o apoio institucional e pedagógico, contexto psicossocial e a acessibilidade. Nos resultados os participantes indicaram que o ensino-aprendizagem fica comprometido por questões como: material pouco acessível; atraso na entrega de material digitalizado; no início do curso não havia pessoal de apoio; quantidade grande de leituras e material pouco acessível; pouca acessibilidade física no campus e despreparo dos profissionais. Conclui-se que apesar da política específica de acesso ao ensino superior, é necessário um conjunto de ações planejadas e sistemáticas para se garantir a efetiva inclusão e o sucesso na vida acadêmica ; na situação estudada sugere-se ações sistematicas que garantam de fato uma educação inclusiva no ensino superior como por exemplo: formação continuada dos professores, preparo maior dos profissionais envolvidos, materiais didaticos apropriados e em mãos dentro de um prazo correspondente ao tempo da materia ministrada.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Aprendizagem significativa: conexão de saberes na educação de jovens e adultos(2023-09-09) SILVA, Débora Regence Ribeiro e; ROSA, Edilene do Socorro Silva da; http://lattes.cnpq.br/9120740950516393Este ensaio textual surge a partir de reflexões levantadas a partir das experiências enquanto docente na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Pará Campus Bragança, bem como da atuação na Coordenação Pedagógica da Educação de Jovens e Adultos na Secretaria Municipal de Educação do referido município, considerando também o contexto da educação ligada a Pesquisa em Sustentabilidade Cultural ligada ao Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Tópico Úmido (UFPA/NAEA), apresentando neste momento reflexões sobre a aprendizagem significativa, aqui dialogada na visão de AUSUBEL(2003) relacionadas no contexto da Educação de Jovens e Adultos, apresentando questões conceituais, sociais relacionadas a práxis pedagógica. Para isso, reflete-se também sobre o contexto sócio histórico da Educação no Brasil, para se pensar em atividades de estudos e pesquisas futuras, propostas de investigação e realização de oficinas que possam vir a contribuir na qualidade da Educação de Jovens e Adultos no Município, bem como, no desenvolvimento profissional de estudantes das Licenciaturas que precisam compreender e atuar na E.J.A.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Atendimento educacional especializado (AEE) e ensino regular: avanços, limites e desafios na prática docente do município de Bragança-Pa(2019-09-06) MOURA, Ana Paula Abreu; OLIVEIRA, Francisco Pereira de; http://lattes.cnpq.br/6672819410146078; https://orcid.org/0000-0003-1327-8362O presente estudo partiu da seguinte pergunta: quais os avanços, limites e desafios na prática docente no AEE e no ensino regular do município de Bragança-PA? Nesse sentido, os objetivos que demandaram o corpus da presente pesquisa foram: estudar sobre os avanços, limites e desafios na prática docente do AEE e do ensino regular do município de Bragança-PA, assim como identificar as principais práticas pedagógicas desenvolvidas no ambiente escolar, concernentes aos alunos com deficiência e sua inclusão no processo de ensino e de aprendizagem, e, analisar o processo de Atendimento Educacional Especializado na escola pública de Bragança. Metodologicamente, o estudo imprimiu a abordagem qualitativa, com resguardo ao instrumento questionário com perguntas semiestruturadas. Ademais, a análise ocorreu por meio da interpretação da análise de conteúdo, assim como pela análise documental. Os principais resultados apontam que há uma prática docente voltada ao atendimento do estudante com deficiência, embora haja limitações devido à ausência do apoio familiar, da formação limitada à educação especial, assim como a ausência de espaço físico e materiais adaptados para cada deficiência. Conclusivamente, constata-se que o Atendimento Educacional Especializado ocorre nas escolas públicas de Bragança com limitações que fogem à prática docente, em que as limitações estão para outras questões.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Atividades de leitura e escrita na prática do letramento linguístico na escola E.M.E.F. Jorge Daniel Ramos após a pandemia da COVID-19(2022-12-02) MATOS, Maria Laiane do Carmo; SOUZA, Ana Paula Vieira e; http://lattes.cnpq.br/8840758628880141; https://orcid.org/0000-0003-3340-1866O Letramento é uma das principais etapas para o conhecimento do educando, e a partir disso se compreende que para se desenvolver o letramento, as práticas de leitura e escrita são de suma importância. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo analisar e compreender as práticas de letramento do professor do 5º ano de uma escola pública municipal do após a pandemia da covid-19. Nessa realidade, busca-se analisar os conhecimentos construídos em relação à leitura, escrita e proporcionar práticas de ensino voltadas para a alfabetização por meio do letramento. Isso se deu a partir atividades do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Trabalho e Educação (GEPTE) e pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (NEAB)1 realizadas com crianças desse contexto Escolar antes da pandemia da covid-19. O campo de investigação é a Escola E.M.E.F Jorge Daniel Ramos que está relacionada a alguns momentos da minha trajetória acadêmica no Curso de Pedagogia. A pesquisa se respaldou em uma abordagem qualitativa. As técnicas de coleta das informações da pesquisa consistiram em observação participante de eventos do ensino na sala de aula, sendo utilizado registrados em diário de campo. Mediante a esses procedimentos, foi dialogado sobre o processo de letramento no contexto de cada área de conhecimento, partindo do respaldo teórico, de suas significações principalmente de Soares (1995; 1998; 2003; 2004; 2012) e Kleiman (1995; 2003; 2008; 2010). As concepções vivenciadas e analisadas, possibilita afirmar que o letramento se dá nas interações, diálogos, isto é, não apenas da leitura e escrita apesar da sua importância, compreendemos que a leitura e escrita deve ser uma prática sistemática que vise a partir dela proporcionar a criticidade dos alunos mediante o que está sendo estudado.Trabalho de Curso - Graduação - Capítulo de Livro Acesso aberto (Open Access) Avaliação como instrumento propulsor do ensino e aprendizagem(2022-11-05) RIBEIRO, Williames FaroObjetivo: O artigo discute a Avaliação Educacional na perspectiva de uma professora do 1° ciclo (3° ano) do Ensino Fundamental de uma escola do município de Capanema-Pará, com o objetivo de investigar como se dá o processo de avaliação da aprendizagem na prática educativa no 1° ciclo (3° ano) do Ensino Fundamental. Métodos: A abordagem é de cunho qualitativo, sendo efetivado no processo método lógico a pesquisa bibliográfica e de cam¬po, utilizando a entrevista semiestruturada como instrumento para a coleta de dados, que serão analisados dialogando como autores que discutem o tema. Resultados: Na visão da docente, deve ser diagnóstica processual e contínua, pois possibilita acompanhar o aluno, perceber suas eventuais dificuldades e intervir, de forma que este aluno possa superar es¬sas dificuldades e evoluir na aprendizagem. Conclusão: A avaliação como propulsora da aprendizagem, assume um caráter fundamental no processo educativo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Avaliação no ciclo de alfabetização: reflexões sobre os processos avaliativos no contexto da prática(2019-09-10) AVIZ, Cynthia Santos de; CARDOSO, Maria Gorete Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/2012685775215935Este estudo é resultado de uma pesquisa desenvolvida em uma escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Rede Municipal de Bragança-Pará que teve como objeto de estudo a avaliação da aprendizagem no contexto do Ciclo de Alfabetização. O objetivo geral da pesquisa foi compreender como a escola desenvolve a avaliação no ciclo de alfabetização e as percepções das professoras com relação às mudanças operadas nas suas práticas avaliativas com a implantação do sistema de ciclos na escola. Os objetivos específicos visaram entender como a avaliação está estabelecida nos documentos orientadores do Ciclo de Alfabetização no contexto da Rede Municipal de Ensino e da escola; analisar a percepção das professoras quanto à prática da avaliação no Ciclo de Alfabetização, enfatizando as mudanças ocorridas e os desafios enfrentados. O presente estudo está ancorado na abordagem qualitativa de pesquisa, com a articulação de dois instrumentos de coleta de dados: a análise documental e o questionário aberto. Os autores que subsidiaram estudo foram: Barreto e Mitrulis (1999), (2001), Mainardes (2006), (2007), Fernandes (2007), (2009), Fetzner (2007) e Hoffmann (2011). Nesse sentido apontamos como resultados uma certa clareza dos objetivos e finalidades da avaliação na nova proposta de organização do ensino fundamental e ciclos nos documentos da Rede Municipal de ensino e da escola, mas as professoras ainda encontram dificuldades no processo avaliativo em relação aos instrumentos e centralidade em algumas áreas de conhecimentos.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Brincar de crianças em educação infantil como princípio pedagógico do Instituo Santa Terezinha.(2020-11-23) SILVA, Daniela Caroline da Silva e; SOUZA, Ana Paula Vieira e; http://lattes.cnpq.br/8840758628880141; https://orcid.org/0000-0003-3340-1866Esta pesquisa analisa as discursividades de professoras e crianças sobre o brincar em Educação Infantil como princípio pedagógico do Instituto Santa Terezinha, do setor privado do Município de Bragança, Estado do Pará, tendo como problema de estudo, de que forma o brincar é manifestado nas falas de crianças e professoras no espaço escolar do IST? A abordagem é do tipo qualitativa, com observação participativa, questionário e roda de conversa. Na análise dos dados buscou-se destacar as discursividades de professoras e crianças sobre o brincar. O resultado mostra que o brincar do IST é intencional e direcionado pelas práticas pedagógicas das professoras. E, para as crianças prevalece o brincar em todo o processo de interação na Escola. Conclui-se que a pesquisa mostra o brincar como princípio pedagógico, em que as professoras planejam as atividades com intenção pedagógica, consideram o brincar, as interações e brincadeiras no processo educativo de crianças visando o desenvolvimento pleno dos aspectos do cognitivo, social, afetivo, cultural. Ainda, é possível dizer que nas observações da pesquisa a formação do pedagogo reitera uma prática do cuidar e educar com base nas legislações educacionais. O brincar e brincadeiras como princípio pedagógico promovem o processo de ensino e aprendizagem em Educação Infantil no IST.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O Brincar na educação infantil inclusiva(2021-03-22) MONTEIRO JUNIOR, Celso Luiz dos Reis; SILVA, Joel Cardoso da; http://lattes.cnpq.br/6918547599708778Esse trabalho de cunho bibliográfico tem o objetivo de refletir sobre o brincar na educação infantil inclusiva tendo como foco o público-alvo da Educação Especial (PAEE). As brincadeiras são atividades naturais das crianças. Infância e brincadeira estão intrinsicamente inter-relacionados. Pesquisas realizadas sugerem que a criança percebe o mundo através do brincar. O lúdico na infância possibilita a criança construir sua identidade, autonomia e estimula o desenvolvimento cognitivo, motor e sócio afetivo. A educação infantil inclusiva, é a primeira etapa da Educação básica. Documentos oficiais asseguram o brincar como um direito da criança e deve ser exercido em diferentes espaços, inclusive nos espaços da creche e pré-escola . A Educação Especial Inclusiva a educação infantil focaliza alunos público-alvo da Educação Especial (PAEE). Na perspectiva da Educação Especial o brincar auxilia as crianças PAEE na construção de habilidades cognitiva, linguísticas, motoras e sócio- emocional.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Comunidade Quilombola de Itamoari: identidade e saberes que circundam a Escola Petronília do Carmo(2023-12-11) BATISTA, Auriete de Gois; FREITAS, Maria Natalina Mendes; http://lattes.cnpq.br/0533783211813029; https://orcid.org/0000-0003-0034-5618O presente artigo problematizou a educação em interface com o currículo da escola Petronília do Carmo, localizada no município de Cachoeira do Piriá, nordeste do estado do Pará. Objetivou analisar como o currículo da escola aborda as questões identitárias e multiculturais da comunidade de Itamoari em seu fazer pedagógico. O estudo é de abordagem qualitativa do tipo bibliográfica e pesquisa de campo. A pesquisa foi realizada uma turma multisseriada de Educação Infantil e Ensino Fundamental anos iniciais. Os sujeitos participantes foram: oito alunos na faixa etária de 4-10 anos de idade; um professor/gestor; quatro sujeitos da comunidade, sendo eles três mães e um pai. Como técnica de coleta de dados, utilizamos a entrevista semiestruturada com o professor/gestor e com os pais dos alunos. O período de coleta de dados ocorreu entre outubro de 2022 a fevereiro de 2023, com ida a campo, a realização das entrevistas, observações e registros no diário de campo para subsidiar nossa análise. Os resultados revelaram, que, apesar dos avanços com relação à temática abordada e da legislação que trata das populações quilombolas, os saberes culturais destas comunidades ainda são pouco afirmados e trabalhadas, tanto no currículo, quanto na prática pedagógica. Entendemos que a identidade e os saberes se manifestam no simbolismo do tempo e na cultura de transmissão de conhecimentos, e compreendemos o currículo como documento estruturante do fazer educativo. Nesse sentido, é preciso concentrar os esforços tanto das políticas públicas, quanto da gestão escolar, no que diz respeito ao entrelaçamento dos conteúdos escolares com os saberes históricos da vida cotidiana da comunidade quilombola na organização do trabalho pedagógico. Dessa forma, este trabalho visa contribuir com as reflexões que vem sendo construídas sobre a valorização do saber/fazer advindo dos mais velhos, e concentra-se no desenvolvimento de novos caminhos a trilhar no sentindo de aproximar, por meio da pesquisa, Identidades e Saberes que circundam a E.M.E.F. Petronília do Carmo.Trabalho de Curso - Graduação - Capítulo de Livro Acesso aberto (Open Access) Contação de histórias: uma prática vivenciada no PIBID como ferramenta na alfabetização e letramento no ensino fundamental(2022-10-20) MARTINS, Laydijane da Silva; CARDOSO, Maria Gorete Rodrigues CARDOSOTrabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Contribuições da monitoria em educação especial inclusiva na formação do pedagogo: um relato de experiência(2021-02-24) DEUS, Odinilton Pacheco de; SOUSA, Neide Maria Fernandes Rodrigues de; http://lattes.cnpq.br/1395665137149101A monitoria acadêmica auxilia na construção de um conjunto de habilidades e competências para o exercício da docência, configurando-se como uma ferramenta na formação inicial. Esse trabalho tem o objetivo de relatar as experiências da monitoria de um estudante de pedagogia na disciplina Educação Especial Inclusiva. Para tanto, será apresentado as vivências do monitor na disciplina e sua atuação junto a professora responsável. o trabalho foi organizado em duas etapas: Planejamento da atividade curricular e Práticas pedagógicas do monitor na disciplina da Educação Inclusiva. na fase de planejamento foi feito Pesquisa bibliográfica e sessões de estudo organização do plano e cronograma da disciplina. Na fase das práticas pedagógicas o monitor auxiliou o professor nas aulas expositivas dialogadas, nas discussões em sala, na preparação dos recursos metodológicos, e nas práticas avaliativas. Conclui-se que a monitoria como iniciação à atividade docente promoveu a experiência e desenvolvimento de processos pedagógicos na área de educação especial inclusiva, proporcionando habilidades e capacidades importantes para a formação inicial docente.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Contribuições do gênero poema para as práticas de alfabetização e letramento nos anos iniciais do ensino fundamental: uma experiência tecida em um núcleo PIBID do curso de Pedagogia da UFPA(2022-06-23) SANTOS, Silmara dos Remédios; CARDOSO, Maria Gorete Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/2012685775215935Este trabalho de conclusão de curso discorre sobre a experiência de planejamento e implementação de uma proposta de ensino de linguagem, com a utilização do gênero textual poema, durante o estágio de iniciação à docência desenvolvido no âmbito do subprojeto Práticas Interdisciplinares de Alfabetização e Letramento no Ensino Fundamental, integrante do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e implementado pelo Núcleo de Pedagogia da UFPA em Capanema, no período de 01 agosto de 2018 a 30 janeiro de 2020. A pesquisa tem como objetivo analisar as contribuições do gênero textual poema no processo de alfabetização e letramento de crianças integrantes de uma turma de quarto ano do ensino fundamental com base na experiência de uma sequência didática realizada como ação de intervenção didática no estágio de iniciação à docência favorecido pelo PIBID. Para dar conta da consecução deste objetivo, a pesquisa toma como base os registros feitos pela estagiária nos momentos de planejamento e implementação da referida proposta de ensino. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa do tipo descritiva e explicativa, já que pretende descrever as experiências vivenciadas e analisar os resultados alcançados com a proposta de ensino focalizada. A abordagem da pesquisa é de natureza qualitativa, pois se valeu da técnica da observação participante como procedimento básico de coleta de dados, juntamente com as notas registradas no diário de campo durante o desenvolvimento do estágio de iniciação à docência. A pesquisa bibliográfica também foi importante para a construção do referencial teórico e para analisar os dados e discutir os resultados apresentados neste trabalho. Com base nos resultados obtidos asseveramos que utilizar os diferentes gêneros textuais nos anos iniciais do ensino fundamental é bastante produtivo para desenvolver a alfabetização como um contínuo processo de letramento, pois o trabalho com os gêneros contribui para despertar no aluno o interesse pela aprendizagem, assim como possibilita o desenvolvimento da leitura, da escrita e oralidade de forma mais significativa e contextualizada. Em relação ao gênero utilizado na experiência discutida, reiteramos que proporcionou o aperfeiçoamento da alfabetização (articulada ao letramento) e se constitui um interessante recurso pedagógico, tendo em vista que os alunos alcançaram os objetivos propostos para as aulas e conseguiram aprimorar a leitura, interpretação, produção textual e oralidade.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O CRAS como lugar de práticas educativas em prol da qualidade de vida dos idosos(2018-10-01) FREITAS, Joseane do Socorro Ferreira de; SOUSA, José de Moraes; http://lattes.cnpq.br/8774077381855219Este artigo é resultado de um trabalho de Conclusão de Curso que tinha como foco práticas educativas do Centro de Referência e Assistência Social – CRAS de Viseu-Pará, cujo objetivo consistiu em analisar as ações educativas desenvolvidas pelo CRAS de Viseu, com os idosos, focando a relação entre estas e a valorização do idoso e sua qualidade de vida como direito de cidadania. E quanto a problemática desta pesquisa, configuramos uma questão que pode ser traduzida na seguinte indagação: Como se configuram as práticas educativas do CRAS de Viseu-Pará voltadas para idosos, tendo em vista a valorização deles e sua qualidade de vida? Trata-se de uma pesquisa qualitativa, por meio de estudos bibliográficos e entrevistas semiestruturadas, que resultou em asserções que caracterizam o CRAS como um espaço de educação não formal que desenvolve ações socioeducativas voltadas para diferentes públicos, embora neste trabalho nos voltemos para os idosos, sendo assim a pesquisa mostra que são desenvolvidas várias práticas educativas que convergem para a melhoria da saúde e qualidade de vida das pessoas da terceira idade, numa perspectiva em que essas pessoas são vistas como cidadãs. Portanto o trabalho representa uma construção que pode contribuir para problematizarmos pensamentos e atitudes que minimizam a cidadania dos idosos, assim como sinaliza um trabalho que pode servir de estímulos para outras propostas, inclusive para serem trabalhadas na escola no sentido de educar as novas gerações para respeitarem e valorizarem os idosos.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A Criança com Transtorno do Espectro Autista e a educação infantil: o estado de conhecimento nas dissertações(2022-02-08) MESCOUTO, Samanta Beatriz do Rosário; SOUSA, Neide Maria Fernandes Rodrigues de; http://lattes.cnpq.br/1962639091204837A proposta deste trabalho é apresentar algumas produções acadêmicas do tipo dissertações realizadas nos últimos cinco anos com a temática autismo ou Transtorno de Espectro Autista e Educação Infantil. Nos baseamos na análise de resumos de dissertações em Programas de Pós- Graduação em Educação de 2016 a 2020, utilizando como descritor - Autismo ou Transtorno do Espectro Autista e Educação Infantil. A abordagem foi qualitativa com um caráter descritivo, pois, buscamos, mapear, interpretar e organizar as produções acadêmicas. O levantamento foi realizado nos portais: Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-CAPES e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Os dados foram organizados em quadros-síntese na intenção de identificar o objetivo, as metodologias empregadas e os principais resultados das dissertações. Foram encontrados uma pluralidade de subtemáticas nos resultados, a saber: inclusão escolar da criança com TEA, rotina de atividades de alunos autistas, relação família-escola, subjetividade materna da criança com TEA, políticas públicas educacionais inclusivas na educação infantil para a criança autista formação docente e possibilidades de capacitações colaborativas, entre outros. Alguns trabalhos indicam que ainda há grandes dificuldades na educação inclusiva das crianças com TEA. Por fim, o trabalho sugere que se faz necessário avançar em políticas públicas exitosas e práticas pedagógicas mais assertivas a esse público alvo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Crianças, pesca artesanal, trabalho e escola no contexto da Comunidade da Pontinha do Bacuriteua da Amazônia bragantina(2019-08-14) OLIVEIRA, Marcos Vinicius Sousa de; SOUZA, Ana Paula Vieira e; http://lattes.cnpq.br/8840758628880141; https://orcid.org/0000-0003-3340-1866A pesquisa analisa nos discursos de crianças os sentidos e significados sobre a pesca artesanal, trabalho e escola em uma Comunidade pesqueira da Amazônia bragantina. O estudo é de abordagem qualitativa do tipo etnofotográfica. A pesquisa tem como lócus de investigação a Comunidade Tradicional da Pontinha do Bacuriteua, localizada no entorno de manguezais da Reserva Extrativista Marinha de Caeté-Taperaçu (RESEX-MAR), situada no município de Bragança, Pará. O estudo utiliza como procedimentos de coleta de dados a observação participante, roda de conversa, painel do trabalho, atividade de leitura e escrita e registro fotográfico. A análise dos dados é sustentada na técnica de análise do discurso em Bakhtin, no uso da categoria polifonia. Participaram da pesquisa 11 (onze) crianças com idades entre 08 a 12 anos, matriculadas em escolas da rede municipal de Bragança. Os achados da pesquisa apontam para uma intensa produção das culturas infantis. Revela uma ampla interação das crianças com a pesca artesanal, trabalho e a escola na Comunidade. Enunciam saberes tradicionais articulados os saberes escolares, revelando a existência do trabalho como princípio educativo. A pesca artesanal apresentada no discurso das crianças é o lugar da alegria, do brincar e da formação da existência humana por meio do conteúdo e da forma, negando a condição aviltante do trabalho infantil. Os enunciados discursivos se alinham as experiências sociais de cada criança na interação com a Comunidade e no meio ambiente em que vivem. Concluímos que a singularidade das crianças concernente à pesca artesanal, permite perceber que o caráter formativo da pesca está na relação entre os saberes pesqueiros e conhecimentos escolares, afirmando a presença do trabalho como formador da vida social no contexto da Comunidade da Pontinha do Bacuriteua.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A Cultura afro-brasileira nas escolas bragantinas: candomblé e umbanda(2022-11-04) SILVEIRA, Dailton Silas Sousa; SOUSA, Luan Batista Silva de; MACIEL, Rogerio Andrade; http://lattes.cnpq.br/4171802049479343; https://orcid.org/0000-0003-1673-5215O Brasil em sua diversidade territorial agrega diferentes culturas, ideologias e laços históricos, onde estão imersos uma gama de saberes e práticas culturais que dialogam com o contexto escolar, dentre estas pode-se destacar o Candomblé. O presente trabalho tem por objetivo ressaltar a importância da cultura afrodescendente (Candomblé e Umbanda) dentro do município de Bragança, como vertente de produção de conhecimento no cotidiano escolar. Os referenciais teóricos que dialogam com este trabalho são: (Barbosa, 2011), (Barbosa Junior, 2011), (Barbosa, 2017), (Candau, 2008), (Candau, 2011), (Cunha Junior, 2009), (Hage, 2016). Metodologicamente este trabalho perpassa por dois momentos: o primeiro, do contato com a disciplina “Educação e Diversidade na Amazônia, dentro da sala de aula com pesquisa de referenciais teóricos e o segundo com entrevistas, questionários e pesquisa de campo. A análise dos dados nos permitiram identificar que apesar das determinações legais da Lei 10.639/03 e da lei 11.645/08, que consolidam enquanto políticas de afirmações para as escolas, nota-se que nelas não há o incentivo de materiais didáticos que exploram e valorizam tais práticas culturais, bem como de práticas pedagógicas voltadas ao tema. Na primeira seção buscou-se apresentar os marcos legais que fundamentam o trabalho das relações étnico-raciais e os desafios da materialização nas escolas. Em seguida tenta-se mostrar a disparidade entre a ciência e a efetiva prática das leis no amparo legal da cultura afrodescendente no ambiente escolar, pontuando a implementação de projetos e currículo escolar, a formação dos profissionais docentes, além da interação e influência da comunidade sobre o desenvolver da cultura africana do Candomblé. Assim constatamos que é preciso estimular a cultura afrodescendente, mesmo havendo diferenças.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O Currículo escolar e o sistema multisseriado na Comunidade Quilombola Bela Aurora-PA.(2022-12-08) SILVA, Maísa Eveline Duarte da; SOUSA, Neide Maria Fernandes Rodrigues de; http://lattes.cnpq.br/1962639091204837A escola enquanto espaço de construção de valores sociais e compartilhamento de conhecimentos, carrega em sua totalidade aspectos relevante para sua funcionalidade, a ela são atribuídos diversos fatores pessoais, culturais político, econômicos e sociais que permeiam não só em seu interior, mas também seus arredores, já que a mesma advém de um sistema considerável e amplo. Nesse sentido, este trabalho visa compreender o currículo escolar de uma escola multisseriada na Comunidade Quilombola Bela Aurora-Pa. Os aportes conceituais apresentam o Currículo Quilombola seus aportes legais e políticos, além de versar sobre Currículo e as Classes Multisseriadas nas Escolas de Campo. O estudo se caracteriza dentro de uma abordagem qualitativa de pesquisa elencando o percurso metodológico, lócus e participantes que contribuíram para a aquisição dos objetivos almejados. Os resultados da pesquisa sinalizam para a falta de comprometimento e necessidade de construir políticas curriculares em conformidade com as demandas escolares de escolas em que prevalece a Educação Escolar Quilombola, atentando para a construção e valorização de uma educação mantenedora dos saberes culturalmente construídos e legitimados.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Da teoria à prática do estágio supervisionado no ensino fundamental: caminhos necessários para sua consecução(2022-12-15) OLIVEIRA, Ronaldo do Nascimento; SOUSA, Gamaliel Tarsos deO Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental é um componente obrigatório dentro do curso de licenciatura em Pedagogia. Sendo ofertado no 7º semestre do curso. Possibilita ao educando experimentar de forma prática momentos teorizados em sala de aula, ao tempo que constrói novas habilidades e competências, ratificando sua vocação para o magistério. Dessa maneira, esse trabalho de pesquisa busca de forma teórica descrever a partir de experiências concretas, como o Estágio Supervisionado se desenvolve de forma prática. Analisa os diversos elementos necessários para sua condução no campo de aplicação, evidenciando cada uma dessas etapas. O trabalho é uma pesquisa-ação, com abordagem quali-quantitativa, ancorada em pesquisas bibliográficas, observação participante, fotografias, questionários e desenvolvimento de atividades pedagógicas. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola no município de Bragança/PA, envolveu alunos e uma professora do 5º ano do ensino fundamental. Os resultados mostram a importância da organização sistemática e do envolvimento pedagógico entre estagiário, professara e alunos como essencial para o êxito do trabalho e como ferramenta de encaminhamento emancipatório do futuro educador.