Faculdade de Educação - FACED/CBRAG
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Alfabetização e letramento: procedimentos e recursos no planejamento e prática pedagógica na perspectiva construtivista(2022-12-09) LIMA, Alessandra Cristina da Silva; CARMO, Maria da Conceição Ferreira do; SOUZA, Maria Vitória Pimentel; SOUZA, Sônia Helena da Silva; SOUSA, Neide Maria Fernandes Rodrigues de; http://lattes.cnpq.br/1962639091204837O presente trabalho tem como objetivo apresentar procedimentos e recursos para prática pedagógica que auxiliem a construção da leitura e escrita de crianças do 1º ano do ensino fundamental com base na perspectiva construtivista e verificar a motivação das crianças para as atividades pedagógicas. Inicialmente foi feito uma reflexão sobre construtivismo enquanto perspectiva teórica que fundamenta a construção da leitura e da escrita. A alfabetização e o letramento, apesar de distintos, se complementam e interligam, como elementos primordiais, no desenvolvimento da leitura e da escrita. As ações pedagógicas foram realizadas com crianças do 1º ano do ensino fundamental em uma escola pública. Foram elaborados vários recursos e atividades de construção de leitura e escrita por meio de jogos e brincadeiras (por exemplo, construção de frases com rótulos, caça palavras, etc.). O trabalho gerou a produção de uma cartilha.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Alfabetização na conteporaneidade: um estudo das concepções teóricas mais difundidas no Brasil nas últimas décadas(2022-06-28) SANTOS, Jheovanda de Almeida; CARDOSO, Maria Gorete Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/2012685775215935Considerando que a alfabetização tem um papel de suma importância na vida social de qualquer ser humano, este estudo tem por objetivo mapear as abordagens teóricas de alfabetização de maior circulação no contexto acadêmico e educacional brasileiros a partir da década de 1980 e analisar as aproximações e distanciamentos existentes entre elas. Desta forma, a metodologia adotada na pesquisa fundamentou-se em uma análise bibliográfica e exploratória, baseada em autores referenciais para a discussão do tema. Assim, o estudo está fundamentado em Soares (2018,2002); Frade (2007); Mortatti (2006); Ferreiro e Teberosky (1985); Smolka (2018); Andrade (2017); Kleiman (2002); Tfouni (2006); Goulart (2006); Rojo (2009); Carvalho (2010). A partir da análise dos dados bibliográficos identificamos semelhanças e diferenças entre as concepções de alfabetização discutidas, assim como na compreensão de aprendizagem da leitura e escrita inerente a cada uma delas.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O Aluno com deficiência visual e o processo de inclusão no ensino superior(2022-11-11) VILELA, Thatiana do Socorro Borges; JESUS, Carla Thalia Bastos de; SOUSA, Neide Maria Fernandes Rodrigues de; http://lattes.cnpq.br/1962639091204837Esta pesquisa tem como objetivo verificar a percepção de universitários com deficiência visual sobre a inclusão no ensino superior. A UFPA por meio do seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) procura garantir condições para que pessoas com deficiência consigam não somente ingressar, mas também, concluir a trajetória acadêmica. Para sustentar nossa pesquisa utilizamos autores como Castanho, Sousa, Glat, dentre outros. Participaram da pesquisa três estudantes com deficiência visual de um campus do interior da Universidade Federal do Pará. O levantamento foi realizado por meio de entrevista semiestruturada com roteiro pré-estabelecido; as questões envolveram as temáticas a inclusão educacional, o acesso a educação superior, o apoio institucional e pedagógico, contexto psicossocial e a acessibilidade. Nos resultados os participantes indicaram que o ensino-aprendizagem fica comprometido por questões como: material pouco acessível; atraso na entrega de material digitalizado; no início do curso não havia pessoal de apoio; quantidade grande de leituras e material pouco acessível; pouca acessibilidade física no campus e despreparo dos profissionais. Conclui-se que apesar da política específica de acesso ao ensino superior, é necessário um conjunto de ações planejadas e sistemáticas para se garantir a efetiva inclusão e o sucesso na vida acadêmica ; na situação estudada sugere-se ações sistematicas que garantam de fato uma educação inclusiva no ensino superior como por exemplo: formação continuada dos professores, preparo maior dos profissionais envolvidos, materiais didaticos apropriados e em mãos dentro de um prazo correspondente ao tempo da materia ministrada.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Análise das práticas pedagógicas utilizadas no atendimento educacional especializado de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA)(2025-10-14) CAVALCANTE, Samily de Sousa; CONCEIÇÃO, Letícia Carneiro da; http://lattes.cnpq.br/1868930226340778; LIMEIRA , Carolline Septimio; http://lattes.cnpq.br/8071086559074635Este trabalho tem como objetivo analisar as práticas pedagógicas utilizadas no Atendimento Educacional Especializado (AEE) de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi realizada por meio de entrevista semiestruturada com a professora responsável pelo AEE em uma escola pública municipal. Foram investigadas as práticas adotadas pela docente, os recursos pedagógicos utilizados, no planejamento das atividades considerando as individualidades dos alunos, o uso de tecnologias assistivas e os desafios enfrentados no atendimento. Os resultados indicam que a professora adapta as atividades conforme os interesses e necessidades dos alunos, utiliza jogos e aplicativos educativos, além de manter contato constante com os professores da sala regular para garantir a inclusão. Este estudo busca responder de que maneira as práticas pedagógicas da professora, no uso dos recursos do AEE, promovem condições de acesso, participação e aprendizagem para crianças com TEA no ambiente escolar, bem como identificar obstáculos que dificultam a inclusão. Durante a entrevista, destacou-se a necessidade de maior parceria com as famílias e ampliação dos recursos disponíveis. Conclui-se que o AEE exerce papel significativo no desenvolvimento e inclusão das crianças com TEA, estimulando suas habilidades cognitivas e sociais. Espera-se que este estudo contribua para a reflexão sobre práticas inclusivas e para o fortalecimento de estratégias pedagógicas mais eficazes no atendimento educacional especializadoTrabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Aprendizagem significativa: conexão de saberes na educação de jovens e adultos(2023-09-09) SILVA, Débora Regence Ribeiro e; ROSA, Edilene do Socorro Silva da; http://lattes.cnpq.br/9120740950516393Este ensaio textual surge a partir de reflexões levantadas a partir das experiências enquanto docente na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Pará Campus Bragança, bem como da atuação na Coordenação Pedagógica da Educação de Jovens e Adultos na Secretaria Municipal de Educação do referido município, considerando também o contexto da educação ligada a Pesquisa em Sustentabilidade Cultural ligada ao Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Tópico Úmido (UFPA/NAEA), apresentando neste momento reflexões sobre a aprendizagem significativa, aqui dialogada na visão de AUSUBEL(2003) relacionadas no contexto da Educação de Jovens e Adultos, apresentando questões conceituais, sociais relacionadas a práxis pedagógica. Para isso, reflete-se também sobre o contexto sócio histórico da Educação no Brasil, para se pensar em atividades de estudos e pesquisas futuras, propostas de investigação e realização de oficinas que possam vir a contribuir na qualidade da Educação de Jovens e Adultos no Município, bem como, no desenvolvimento profissional de estudantes das Licenciaturas que precisam compreender e atuar na E.J.A.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Arte e resistência: o artesanato de Maria como expressão da Cultura e identidade quilombola(2025-10-22) PEREIRA, Paula Roberta da Silva; CARDOSO, Maria Gorete Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/2012685775215935Este artigo analisa como o artesanato, enquanto prática cultural, contribui para a preservação da identidade quilombola. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter descritivo, com revisão bibliográfica, que utilizou a entrevista biográfica realizada de forma online, via WhatsApp, com a artesã Maria, residente na comunidade remanescente de quilombo de Jacarequara. A análise das respostas abertas foi realizada por meio da técnica de análise de conteúdo. Os resultados indicam que o artesanato de barro atua como elemento articulador de ancestralidade, tradição, pertencimento e sobrevivência simbólica e econômica, fortalecendo a identidade cultural da comunidade. Conclui-se que discutir o artesanato como estratégia de resistência cultural e valorização patrimonial é fundamental, evidenciando sua contribuição para a visibilidade da comunidade e para o desenvolvimento do turismo local.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Atendimento educacional especializado (AEE) e ensino regular: avanços, limites e desafios na prática docente do município de Bragança-Pa(2019-09-06) MOURA, Ana Paula Abreu; OLIVEIRA, Francisco Pereira de; http://lattes.cnpq.br/6672819410146078; https://orcid.org/0000-0003-1327-8362O presente estudo partiu da seguinte pergunta: quais os avanços, limites e desafios na prática docente no AEE e no ensino regular do município de Bragança-PA? Nesse sentido, os objetivos que demandaram o corpus da presente pesquisa foram: estudar sobre os avanços, limites e desafios na prática docente do AEE e do ensino regular do município de Bragança-PA, assim como identificar as principais práticas pedagógicas desenvolvidas no ambiente escolar, concernentes aos alunos com deficiência e sua inclusão no processo de ensino e de aprendizagem, e, analisar o processo de Atendimento Educacional Especializado na escola pública de Bragança. Metodologicamente, o estudo imprimiu a abordagem qualitativa, com resguardo ao instrumento questionário com perguntas semiestruturadas. Ademais, a análise ocorreu por meio da interpretação da análise de conteúdo, assim como pela análise documental. Os principais resultados apontam que há uma prática docente voltada ao atendimento do estudante com deficiência, embora haja limitações devido à ausência do apoio familiar, da formação limitada à educação especial, assim como a ausência de espaço físico e materiais adaptados para cada deficiência. Conclusivamente, constata-se que o Atendimento Educacional Especializado ocorre nas escolas públicas de Bragança com limitações que fogem à prática docente, em que as limitações estão para outras questões.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Atividades de leitura e escrita na prática do letramento linguístico na escola E.M.E.F. Jorge Daniel Ramos após a pandemia da COVID-19(2022-12-02) MATOS, Maria Laiane do Carmo; SOUZA, Ana Paula Vieira e; http://lattes.cnpq.br/8840758628880141; https://orcid.org/0000-0003-3340-1866O Letramento é uma das principais etapas para o conhecimento do educando, e a partir disso se compreende que para se desenvolver o letramento, as práticas de leitura e escrita são de suma importância. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo analisar e compreender as práticas de letramento do professor do 5º ano de uma escola pública municipal do após a pandemia da covid-19. Nessa realidade, busca-se analisar os conhecimentos construídos em relação à leitura, escrita e proporcionar práticas de ensino voltadas para a alfabetização por meio do letramento. Isso se deu a partir atividades do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Trabalho e Educação (GEPTE) e pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (NEAB)1 realizadas com crianças desse contexto Escolar antes da pandemia da covid-19. O campo de investigação é a Escola E.M.E.F Jorge Daniel Ramos que está relacionada a alguns momentos da minha trajetória acadêmica no Curso de Pedagogia. A pesquisa se respaldou em uma abordagem qualitativa. As técnicas de coleta das informações da pesquisa consistiram em observação participante de eventos do ensino na sala de aula, sendo utilizado registrados em diário de campo. Mediante a esses procedimentos, foi dialogado sobre o processo de letramento no contexto de cada área de conhecimento, partindo do respaldo teórico, de suas significações principalmente de Soares (1995; 1998; 2003; 2004; 2012) e Kleiman (1995; 2003; 2008; 2010). As concepções vivenciadas e analisadas, possibilita afirmar que o letramento se dá nas interações, diálogos, isto é, não apenas da leitura e escrita apesar da sua importância, compreendemos que a leitura e escrita deve ser uma prática sistemática que vise a partir dela proporcionar a criticidade dos alunos mediante o que está sendo estudado.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Autoavaliação institucional no ensino superior: percepções sobre o Avalia- Graduação no Curso de Pedagogia do Campus Bragança-UFPA(2025-10-17) FERREIRA, Lenilze da Silva; COSTA, Antonio Vinícius Silva da; http://lattes.cnpq.br/6300262323676372; OLIVEIRA, Francisco Pereira de; http://lattes.cnpq.br/6672819410146078; https://orcid.org/0000-0003-1327-8362O presente estudo analisa as percepções de docentes e discentes acerca da autoavaliação institucional no ensino superior, com foco no instrumento Avalia-Graduação aplicado ao curso de Pedagogia da Faculdade de Educação do Campus Universitário de Bragança da Universidade Federal do Pará. A investigação foi conduzida por meio de uma abordagem exploratória descritiva e quanti-qualitativa, utilizando questionários semiestruturados aplicados a docentes e discentes do Curso, cujas respostas foram sistematizadas em tabelas e figuras para análise comparativa. Os resultados revelam que, embora o Avalia seja reconhecido como um mecanismo relevante de acompanhamento e diagnóstico, sua efetividade na indução de mudanças concretas é percebida de forma limitada. Os dados indicam que grande parte dos participantes não identifica transformações significativas no curso a partir dos resultados do instrumento, o que evidencia um distanciamento entre a prática avaliativa e as demandas formativas específicas da Pedagogia. Essa constatação reforça a necessidade de ressignificação do processo de autoavaliação, de modo que ele se torne mais participativo, contextualizado e capaz de contribuir efetivamente para a melhoria da qualidade acadêmica e para a democratização da gestão universitária.Trabalho de Curso - Graduação - Capítulo de Livro Acesso aberto (Open Access) Avaliação como instrumento propulsor do ensino e aprendizagem(2022-11-05) RIBEIRO, Williames FaroObjetivo: O artigo discute a Avaliação Educacional na perspectiva de uma professora do 1° ciclo (3° ano) do Ensino Fundamental de uma escola do município de Capanema-Pará, com o objetivo de investigar como se dá o processo de avaliação da aprendizagem na prática educativa no 1° ciclo (3° ano) do Ensino Fundamental. Métodos: A abordagem é de cunho qualitativo, sendo efetivado no processo método lógico a pesquisa bibliográfica e de cam¬po, utilizando a entrevista semiestruturada como instrumento para a coleta de dados, que serão analisados dialogando como autores que discutem o tema. Resultados: Na visão da docente, deve ser diagnóstica processual e contínua, pois possibilita acompanhar o aluno, perceber suas eventuais dificuldades e intervir, de forma que este aluno possa superar es¬sas dificuldades e evoluir na aprendizagem. Conclusão: A avaliação como propulsora da aprendizagem, assume um caráter fundamental no processo educativo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Avaliação da aprendizagem no contexto da Educação de Jovens e Adultos e práticas avaliativas dos(as) professores(as), Tracuateua-PA(2025-10-09) RAMOS , Graciane Pereira; SOUZA, Ana Paula Vieira e; http://lattes.cnpq.br/8840758628880141; https://orcid.org/0000-0003-3340-1866O Trabalho de Conclusão de Curso resulta de uma pesquisa realizada nas turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Município de Tracuateua, Estado do Pará, sobre a avaliação da aprendizagem e as práticas avaliativas desenvolvidas pelos professores(as) na etapa da Educação Básica. O objetivo principal foi analisar de que maneira as avaliações eram aplicadas nas turmas da EJA, considerando as falas dos professores(as) e alunos. A pesquisa assumiu uma abordagem qualitativa, fundamentada na revisão bibliográfica e na pesquisa de campo, realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com docentes e discentes das turmas das 2ª, 3ª e a 4ª etapas. Os resultados da pesquisa evidenciaram, que, embora ainda haja as avaliações através das provas, trabalhos escritos e de pesquisa, há uma movimentação por partes dos docentes em propor as avaliações pensadas no aluno como sujeito ativo no processo avaliativo. As falas dos alunos evidenciaram que o cuidado é parte integrante desse processo, ou seja, os professores(as) valorizam os seus conhecimentos e as suas leituras de mundo. Conclui-se, que quando as avaliações são realizadas de forma contínua, diagnóstica e inclusiva, contribui para a permanência dos estudantes e facilita o seu aprendizado. Fortalecendo a sua autonomia e possibilitando a inserção do sujeito jovem e adulto na sociedade.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Avaliação no ciclo de alfabetização: reflexões sobre os processos avaliativos no contexto da prática(2019-09-10) AVIZ, Cynthia Santos de; CARDOSO, Maria Gorete Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/2012685775215935Este estudo é resultado de uma pesquisa desenvolvida em uma escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Rede Municipal de Bragança-Pará que teve como objeto de estudo a avaliação da aprendizagem no contexto do Ciclo de Alfabetização. O objetivo geral da pesquisa foi compreender como a escola desenvolve a avaliação no ciclo de alfabetização e as percepções das professoras com relação às mudanças operadas nas suas práticas avaliativas com a implantação do sistema de ciclos na escola. Os objetivos específicos visaram entender como a avaliação está estabelecida nos documentos orientadores do Ciclo de Alfabetização no contexto da Rede Municipal de Ensino e da escola; analisar a percepção das professoras quanto à prática da avaliação no Ciclo de Alfabetização, enfatizando as mudanças ocorridas e os desafios enfrentados. O presente estudo está ancorado na abordagem qualitativa de pesquisa, com a articulação de dois instrumentos de coleta de dados: a análise documental e o questionário aberto. Os autores que subsidiaram estudo foram: Barreto e Mitrulis (1999), (2001), Mainardes (2006), (2007), Fernandes (2007), (2009), Fetzner (2007) e Hoffmann (2011). Nesse sentido apontamos como resultados uma certa clareza dos objetivos e finalidades da avaliação na nova proposta de organização do ensino fundamental e ciclos nos documentos da Rede Municipal de ensino e da escola, mas as professoras ainda encontram dificuldades no processo avaliativo em relação aos instrumentos e centralidade em algumas áreas de conhecimentos.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Brincar de crianças em educação infantil como princípio pedagógico do Instituo Santa Terezinha.(2020-11-23) SILVA, Daniela Caroline da Silva e; SOUZA, Ana Paula Vieira e; http://lattes.cnpq.br/8840758628880141; https://orcid.org/0000-0003-3340-1866Esta pesquisa analisa as discursividades de professoras e crianças sobre o brincar em Educação Infantil como princípio pedagógico do Instituto Santa Terezinha, do setor privado do Município de Bragança, Estado do Pará, tendo como problema de estudo, de que forma o brincar é manifestado nas falas de crianças e professoras no espaço escolar do IST? A abordagem é do tipo qualitativa, com observação participativa, questionário e roda de conversa. Na análise dos dados buscou-se destacar as discursividades de professoras e crianças sobre o brincar. O resultado mostra que o brincar do IST é intencional e direcionado pelas práticas pedagógicas das professoras. E, para as crianças prevalece o brincar em todo o processo de interação na Escola. Conclui-se que a pesquisa mostra o brincar como princípio pedagógico, em que as professoras planejam as atividades com intenção pedagógica, consideram o brincar, as interações e brincadeiras no processo educativo de crianças visando o desenvolvimento pleno dos aspectos do cognitivo, social, afetivo, cultural. Ainda, é possível dizer que nas observações da pesquisa a formação do pedagogo reitera uma prática do cuidar e educar com base nas legislações educacionais. O brincar e brincadeiras como princípio pedagógico promovem o processo de ensino e aprendizagem em Educação Infantil no IST.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O Brincar na educação infantil inclusiva(2021-03-22) MONTEIRO JUNIOR, Celso Luiz dos Reis; SILVA, Joel Cardoso da; http://lattes.cnpq.br/6918547599708778Esse trabalho de cunho bibliográfico tem o objetivo de refletir sobre o brincar na educação infantil inclusiva tendo como foco o público-alvo da Educação Especial (PAEE). As brincadeiras são atividades naturais das crianças. Infância e brincadeira estão intrinsicamente inter-relacionados. Pesquisas realizadas sugerem que a criança percebe o mundo através do brincar. O lúdico na infância possibilita a criança construir sua identidade, autonomia e estimula o desenvolvimento cognitivo, motor e sócio afetivo. A educação infantil inclusiva, é a primeira etapa da Educação básica. Documentos oficiais asseguram o brincar como um direito da criança e deve ser exercido em diferentes espaços, inclusive nos espaços da creche e pré-escola . A Educação Especial Inclusiva a educação infantil focaliza alunos público-alvo da Educação Especial (PAEE). Na perspectiva da Educação Especial o brincar auxilia as crianças PAEE na construção de habilidades cognitiva, linguísticas, motoras e sócio- emocional.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Comunidade Quilombola de Itamoari: identidade e saberes que circundam a Escola Petronília do Carmo(2023-12-11) BATISTA, Auriete de Gois; FREITAS, Maria Natalina Mendes; http://lattes.cnpq.br/0533783211813029; https://orcid.org/0000-0003-0034-5618O presente artigo problematizou a educação em interface com o currículo da escola Petronília do Carmo, localizada no município de Cachoeira do Piriá, nordeste do estado do Pará. Objetivou analisar como o currículo da escola aborda as questões identitárias e multiculturais da comunidade de Itamoari em seu fazer pedagógico. O estudo é de abordagem qualitativa do tipo bibliográfica e pesquisa de campo. A pesquisa foi realizada uma turma multisseriada de Educação Infantil e Ensino Fundamental anos iniciais. Os sujeitos participantes foram: oito alunos na faixa etária de 4-10 anos de idade; um professor/gestor; quatro sujeitos da comunidade, sendo eles três mães e um pai. Como técnica de coleta de dados, utilizamos a entrevista semiestruturada com o professor/gestor e com os pais dos alunos. O período de coleta de dados ocorreu entre outubro de 2022 a fevereiro de 2023, com ida a campo, a realização das entrevistas, observações e registros no diário de campo para subsidiar nossa análise. Os resultados revelaram, que, apesar dos avanços com relação à temática abordada e da legislação que trata das populações quilombolas, os saberes culturais destas comunidades ainda são pouco afirmados e trabalhadas, tanto no currículo, quanto na prática pedagógica. Entendemos que a identidade e os saberes se manifestam no simbolismo do tempo e na cultura de transmissão de conhecimentos, e compreendemos o currículo como documento estruturante do fazer educativo. Nesse sentido, é preciso concentrar os esforços tanto das políticas públicas, quanto da gestão escolar, no que diz respeito ao entrelaçamento dos conteúdos escolares com os saberes históricos da vida cotidiana da comunidade quilombola na organização do trabalho pedagógico. Dessa forma, este trabalho visa contribuir com as reflexões que vem sendo construídas sobre a valorização do saber/fazer advindo dos mais velhos, e concentra-se no desenvolvimento de novos caminhos a trilhar no sentindo de aproximar, por meio da pesquisa, Identidades e Saberes que circundam a E.M.E.F. Petronília do Carmo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) “Conseguiu se tornar o que sempre sonhou?”: planejamento de carreiras profissional e acadêmica por concluintes do Ensino Médio em Capanema (PA)(2025-10-17) LIVRAMENTO, Isabela Gonçalves do; CORRÊA, Antonio Matheus do Rosário; http://lattes.cnpq.br/1887266348453061; https://orcid.org/0000-0002-3503-963XSinopse: O documentário “Conseguiu se tornar o que sempre sonhou?” revela, por meio de relatos de estudantes e profissionais da educação da Escola Estadual Oliveira Brito, os desafios enfrentados e as possibilidades vislumbradas no período de conclusão do Ensino Médio na cidade de Capanema, Estado do Pará. Nesse cenário, a produção explora o processo de construção de projetos de vida em perspectivas profissional e acadêmica, a partir de contextos socioculturais, expectativas de trabalho e sonhos que refletem a função da escola, da família e da sociedade no processo de planejamento de carreira.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A construção das relações de gênero entre crianças na educação básica em Bacuriteua, Bragança-PA(2025-10-31) SILVA , Eliziane Nascimento da; VIEIRA, Norma Cristina; http://lattes.cnpq.br/0195364822232443; https://orcid.org/0000-0003-2618-3346Esta pesquisa se propõe a visibilizar e analisar os lugares estruturantes de gênero a partir das narrativas das crianças de 4 a 5 anos da comunidade de Bacuriteua, Bragança-Pará. Os eixos de referência para a investigação serão: Relações de gênero e Infâncias. A pesquisa tem abordagem qualitativa com pesquisa de campo, além de pesquisa bibliográfica. Podemos constatar que as crianças estão embebecidas culturalmente destes lugares constituídos de gênero, e já os reproduzem, através de objetos, brincadeiras, comportamentos, e na maioria das vezes seguem o “padrão” do que lhes é ensinado como aceitável a seu gênero. E caso tente atravessar outro mundo que não o seu, é violentado. É fundamental uma educação libertadora, dialógica, permissiva, que rompesse, a princípio, com as amarras daquilo que se acredita “ser de menino”, “ser de menina”.Trabalho de Curso - Graduação - Capítulo de Livro Acesso aberto (Open Access) Contação de histórias: uma prática vivenciada no PIBID como ferramenta na alfabetização e letramento no ensino fundamental(2022-10-20) MARTINS, Laydijane da Silva; CARDOSO, Maria Gorete Rodrigues CARDOSOTrabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A contribuição das tecnologias digitais no processo de ensino aprendizagem(2025-10-08) REIS, Bernardo Silva Noronha; COSTA, Norma Cristina Vieira; http://lattes.cnpq.br/0195364822232443; https://orcid.org/0000-0003-2618-3346Este trabalho analisa a contribuição das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) no processo de ensino-aprendizagem, destacando tanto suas potencialidades quanto os desafios enfrentados pelas instituições escolares e professores. As TDICs demonstram capacidade de dinamizar práticas pedagógicas, promover maior interatividade, favorecer o protagonismo discente e personalizar o aprendizado. Além disso, evidenciam-se como ferramentas estratégicas em situações emergenciais, como na pandemia da Covid-19, quando possibilitaram a continuidade escolar. Contudo, os resultados também revelam entraves significativos, como a precariedade da infraestrutura tecnológica, a desigualdade no acesso, a ausência de políticas públicas consistentes e a insuficiência da formação docente. Esses fatores limitam a efetividade do uso pedagógico das tecnologias e, em alguns contextos, reforçam desigualdades históricas, especialmente em regiões amazônicas, rurais e ribeirinhas. Para superar tais barreiras, o estudo aponta caminhos concretos: investimento em infraestrutura tecnológica e conectividade, formação docente continuada e contextualizada, integração curricular que valorize os saberes e culturas locais e políticas públicas de equidade digital. Além disso, defende-se o uso crítico e responsável das TDICs, de modo a manter o professor como mediador central no processo de ensino-aprendizagem. Conclui-se que as TDICs, quando utilizadas de forma planejada e crítica, possuem grande potencial de inclusão e inovação pedagógica. No entanto, sua efetiva contribuição depende da articulação entre infraestrutura, políticas públicas e práticas educativas transformadoras, de forma a promover uma educação mais democrática, significativa e alinhada às demandas contemporâneas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Contribuições da monitoria em educação especial inclusiva na formação do pedagogo: um relato de experiência(2021-02-24) DEUS, Odinilton Pacheco de; SOUSA, Neide Maria Fernandes Rodrigues de; http://lattes.cnpq.br/1395665137149101A monitoria acadêmica auxilia na construção de um conjunto de habilidades e competências para o exercício da docência, configurando-se como uma ferramenta na formação inicial. Esse trabalho tem o objetivo de relatar as experiências da monitoria de um estudante de pedagogia na disciplina Educação Especial Inclusiva. Para tanto, será apresentado as vivências do monitor na disciplina e sua atuação junto a professora responsável. o trabalho foi organizado em duas etapas: Planejamento da atividade curricular e Práticas pedagógicas do monitor na disciplina da Educação Inclusiva. na fase de planejamento foi feito Pesquisa bibliográfica e sessões de estudo organização do plano e cronograma da disciplina. Na fase das práticas pedagógicas o monitor auxiliou o professor nas aulas expositivas dialogadas, nas discussões em sala, na preparação dos recursos metodológicos, e nas práticas avaliativas. Conclui-se que a monitoria como iniciação à atividade docente promoveu a experiência e desenvolvimento de processos pedagógicos na área de educação especial inclusiva, proporcionando habilidades e capacidades importantes para a formação inicial docente.