Faculdade de Língua Portuguesa - CCAST
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Navegando Faculdade de Língua Portuguesa - CCAST por Assunto "Análise textual comparativa"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Rimas e ridicularização: análise comparativa entre as batalhas da aldeia e as cantigas de maldizer da literatura portuguesa medieval(2024-08-06) SOUSA, Antonio Gelcione Santos de; SANTOS, Fernanda Soeiro dos; FERREIRA, George Hamilton Pellegrini; http://lattes.cnpq.br/7750629560808467Este artigo propõe uma análise comparativa entre as letras das composições de improviso do grupo cultural Batalha da Aldeia e as cantigas de maldizer da literatura portuguesa medieval. A expressão artística através da palavra rimada tem raízes antigas e, nas últimas décadas, as batalhas de rimas emergiram como uma forma vibrante de expressão nas ruas e praças. Paralelamente, as cantigas de maldizer da literatura medieval portuguesa destacaram-se como veículos de crítica social e política. A comparação entre essas formas poéticas revela não apenas semelhanças em elementos linguísticos e poéticos, mas também evidencia a continuidade e a evolução da expressão artística ao longo do tempo. As dinâmicas sociais e culturais de seus respectivos contextos históricos e geográficos exercem influências significativas sobre as estruturas das rimas. Enquanto as cantigas de maldizer refletem aspectos específicos da sociedade medieval portuguesa, como críticas sociais e políticas, as batalhas contemporâneas refletem dinâmicas culturais, políticas e sociais do presente, muitas vezes ligadas à urbanidade, à cultura de rua e à diversidade linguística e cultural. A metodologia utilizada neste estudo é de natureza descritiva e qualitativa, baseando-se em levantamentos bibliográficos, análise documental e de texto. Após a coleta de dados, foi realizada uma análise comparativa das características textuais presentes nas composições de improviso e nas cantigas de maldizer, destacando-se os resultados alcançados na pesquisa. Este estudo contribui não apenas para uma compreensão mais profunda das estruturas das rimas nas batalhas contemporâneas e nas cantigas de maldizer, mas também para uma reflexão mais ampla sobre a relação entre a expressão artística e as dinâmicas sociais e culturais em diferentes contextos históricos e geográficos.