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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O CRAS como lugar de práticas educativas em prol da qualidade de vida dos idosos(2018-10-01) FREITAS, Joseane do Socorro Ferreira de; SOUSA, José de Moraes; http://lattes.cnpq.br/8774077381855219Este artigo é resultado de um trabalho de Conclusão de Curso que tinha como foco práticas educativas do Centro de Referência e Assistência Social – CRAS de Viseu-Pará, cujo objetivo consistiu em analisar as ações educativas desenvolvidas pelo CRAS de Viseu, com os idosos, focando a relação entre estas e a valorização do idoso e sua qualidade de vida como direito de cidadania. E quanto a problemática desta pesquisa, configuramos uma questão que pode ser traduzida na seguinte indagação: Como se configuram as práticas educativas do CRAS de Viseu-Pará voltadas para idosos, tendo em vista a valorização deles e sua qualidade de vida? Trata-se de uma pesquisa qualitativa, por meio de estudos bibliográficos e entrevistas semiestruturadas, que resultou em asserções que caracterizam o CRAS como um espaço de educação não formal que desenvolve ações socioeducativas voltadas para diferentes públicos, embora neste trabalho nos voltemos para os idosos, sendo assim a pesquisa mostra que são desenvolvidas várias práticas educativas que convergem para a melhoria da saúde e qualidade de vida das pessoas da terceira idade, numa perspectiva em que essas pessoas são vistas como cidadãs. Portanto o trabalho representa uma construção que pode contribuir para problematizarmos pensamentos e atitudes que minimizam a cidadania dos idosos, assim como sinaliza um trabalho que pode servir de estímulos para outras propostas, inclusive para serem trabalhadas na escola no sentido de educar as novas gerações para respeitarem e valorizarem os idosos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Violência de gênero e a atuação da delegacia da mulher na Amazônia paraense(2018-12-13) NEVES, Luciana Carvalho das; OLIVEIRA, Marcelo do Vale; http://lattes.cnpq.br/2841179890845657; COSTA, Norma Cristina Vieira; http://lattes.cnpq.br/0195364822232443Trata-se de pesquisa acerca da violência de gênero no município de Bragança, Amazônia Paraense e das práticas da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) Bragança/PRO PAZ Integrado – 6ª Região Integrada de Segurança Pública (RISP) Caeté. Assim, o objetivo geral é de analisar a prática dos agentes do Estado mediante as denúncias de violência de gênero, no ano de 2017. Constatamos que a DEAM Bragança, desde sua implantação, tem trabalhado no combate a violência de gênero no município de Bragança-PA; que o atendimento maioritário das profissionais da instituição pesquisada é voltado para as mulheres que se encontram em vulnerabilidade social e ressalta-se que a implantação dessa instituição no município pesquisado é um marco para a questão do combate à violência doméstica contra mulheres, crianças, adolescentes, idosos e idosas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O Movimento Escoteiro em Bragança - Pará, como ambiente de educação não formal(2019-03-21) BRANDÃO, José Rick Moreira; SOUSA, José de Moraes; http://lattes.cnpq.br/8774077381855219Este trabalho tem como foco o Movimento Escoteiro e a Educação não Formal, especificamente sobre os Grupos Escoteiros Sebastião Pereira 85/PA e Jorge Ramos 45/PA, ambos situados na cidade de Bragança - Para, Brasil. O objetivo geral consistiu em analisar as práticas educativas desenvolvidas nos grupos de escoteiros da referida cidade, tendo em vista sua identificação como espaços de educação não formal. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com técnicas metodológicas como estudos bibliográficos, entrevista semiestruturada e análise documental. Os resultados da pesquisa indicam que o Movimento Escoteiro em Bragança-PA, representa um ambiente expressivo no que diz respeito a práticas de educação não formal, que podem convergir para a formação de cidadãos críticos e participativos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Política curricular e relações raciais: a Lei 10.639/2003 nos discursos de documentos oficiais da educação básica e ensino superior na Amazônia Bragantina-Pa(2019-08-01) GUIMARÃES, Deidiane Costa; SANTOS, Raquel Amorim dos; http://lattes.cnpq.br/3387666784015912O presente estudo tem como objetivo analisar os discursos de documentos oficiais acerca da implementação da Lei nº 10.639/2003 no currículo da Educação Básica e Ensino Superior, a partir dos Órgãos executores SEDUC, SEMED, UFPA e fiscalizadores (Conselho Estadual de Educação do Pará e Conselho Estadual de Bragança). A pesquisa é de abordagem qualitativa. O procedimento metodológico utilizado no estudo foi a análise documental do Plano Estadual e Municipal de Educação, Resoluções do Conselho de Educação do Estado do Pará e Conselho Municipal de Educação de Bragança e os Projeto Pedagógico de Curso das Licenciaturas da UFPA. Os dados foram analisados a partir da análise do discurso com base no dialogismo discursivo de Bakhtin e bibliografia especializada acerca da temática. Os resultados revelam ações sobre a formação continuada dos profissionais da educação, valorização da cultura afro-brasileira e africana, políticas afirmativas, materiais didáticos sobre a temática, referente à implementação da Lei nº 10.639/2003, no que concerne o Plano Estadual de Educação, Plano Municipal de Educação, Legislações do Conselho Estadual e Municipal de Educação, e Projetos Curriculares de Cursos de Licenciaturas da Universidade Federal do Pará. Ademais, ressaltamos ainda a ampliação da discussão sobre a Lei 10.639/2003 de forma que a contribuir para a construção de uma educação democrática e antirracista, que respeite, reconheça e valorize as singularidades e diferenças de cada grupo sociocultural, principalmente sobre a cultura afro-brasileira e africana concernente aos contextos educacionais e sociais. Concluímos sobre a implementação da lei nº 10.639/2003 por meio das ações evidenciadas nos documentos que versam sobre a Educação Básica e Superior no município de Bragança-PA, com medidas e estratégias importantes com vista a construção de um currículo de multicultural, de valorização da diversidade cultural, especificamente sobre a valorização da cultura negra.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Representações sociais de crianças negras sobre a cor no contexto escolar em Bragança-Pa(2019-08-02) CORRÊA, Antonio Matheus do Rosário; SANTOS, Raquel Amorim dos; http://lattes.cnpq.br/3387666784015912Este estudo analisa as representações sociais de crianças negras sobre a cor no contexto escolar. A pesquisa é de abordagem qualitativa, com aplicação da pesquisa de campo por meio de observação participante (diário de campo) e entrevista com grupo focal, em que foram utilizadas a dinâmica das bonecas, contação de história e a técnica projetiva, com 17 crianças de uma escola de Bragança-PA. A análise dos dados foi realizada por meio da Teoria das Representações Sociais com base em Moscovici (1978) e no dialogismo discursivo de Bakhtin (2011). O referencial teórico se baseia em Silva (2007), Gomes (2005), Ianni (2004), Santos (2009), dentre outros, para trato das relações raciais; Feitosa (2012), Gomes e Araújo (2014), Del Priore (2012, 2015), para a discussão sobre crianças negras no Brasil. Os resultados revelam a presença de estigmas e estereótipos raciais nas representações sociais das crianças, assim como racismo no cotidiano escolar. As crianças buscam atribuir representações por autocategorização racial e gradações de cor de pele, que se apresentam nos saberes do senso comum dos grupos sociais que integram na escola. Conclui-se que as representações sociais sobre a cor no contexto escolar influenciam significativamente em atitudes e discursos das crianças, ocasionando reprodução de práticas racistas e reconhecimento de pertença a grupos raciais.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Relações étnico-raciais e de gênero: identidade da mulher negra e professora da educação básica no Nordeste do Pará(2019-08-02) PEREIRA, Thyele Siqueira; SANTOS, Raquel Amorim dos; http://lattes.cnpq.br/3387666784015912Esse estudo objetivou analisar a identidade de professoras negras na Educação Básica no município de Tracuateua-PA. Para tanto, elaboramos o seguinte problema de pesquisa: Como a identidade de professoras negras foi/está sendo construída na Educação Básica no município de Tracuateua-PA? O estudo esteve pautado na pesquisa de abordagem qualitativa, com aplicação em pesquisa de campo, o instrumento de coleta de dados foi o questionário semiestruturado. A amostragem foi constituída por 15 (quinze) professoras negras. Os dados coletados foram analisados a partir da análise do discurso ideológico (BAKHTIN/VOLOCHÍNOV, 2014), dando ênfase aos discursos mais expressivos. Os resultados evidenciam que as professoras negras de Tracuateua no nordeste do Pará se auto identificaram como mulheres negras (pretas e pardas), suas identidades foram construídas em meio a uma realidade social marcada pelas relações de discriminação racismo e segregação. Esse estudo revela ainda que a escola é permeada pelo racismo e discriminação, vivenciados diariamente pelos sujeitos envolvidos no processo educativo. A principal conclusão desse estudo revela que algumas mulheres negras e professoras sofreram discriminações e preconceitos durante sua trajetória de vida, isso marcou a construção de sua identidade étnico-racial e as fizeram compreender a importância da luta por uma Educação antirracista.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Crianças, pesca artesanal, trabalho e escola no contexto da Comunidade da Pontinha do Bacuriteua da Amazônia bragantina(2019-08-14) OLIVEIRA, Marcos Vinicius Sousa de; SOUZA, Ana Paula Vieira e; http://lattes.cnpq.br/8840758628880141; https://orcid.org/0000-0003-3340-1866A pesquisa analisa nos discursos de crianças os sentidos e significados sobre a pesca artesanal, trabalho e escola em uma Comunidade pesqueira da Amazônia bragantina. O estudo é de abordagem qualitativa do tipo etnofotográfica. A pesquisa tem como lócus de investigação a Comunidade Tradicional da Pontinha do Bacuriteua, localizada no entorno de manguezais da Reserva Extrativista Marinha de Caeté-Taperaçu (RESEX-MAR), situada no município de Bragança, Pará. O estudo utiliza como procedimentos de coleta de dados a observação participante, roda de conversa, painel do trabalho, atividade de leitura e escrita e registro fotográfico. A análise dos dados é sustentada na técnica de análise do discurso em Bakhtin, no uso da categoria polifonia. Participaram da pesquisa 11 (onze) crianças com idades entre 08 a 12 anos, matriculadas em escolas da rede municipal de Bragança. Os achados da pesquisa apontam para uma intensa produção das culturas infantis. Revela uma ampla interação das crianças com a pesca artesanal, trabalho e a escola na Comunidade. Enunciam saberes tradicionais articulados os saberes escolares, revelando a existência do trabalho como princípio educativo. A pesca artesanal apresentada no discurso das crianças é o lugar da alegria, do brincar e da formação da existência humana por meio do conteúdo e da forma, negando a condição aviltante do trabalho infantil. Os enunciados discursivos se alinham as experiências sociais de cada criança na interação com a Comunidade e no meio ambiente em que vivem. Concluímos que a singularidade das crianças concernente à pesca artesanal, permite perceber que o caráter formativo da pesca está na relação entre os saberes pesqueiros e conhecimentos escolares, afirmando a presença do trabalho como formador da vida social no contexto da Comunidade da Pontinha do Bacuriteua.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Práticas de alfabetização e letramento nos anos iniciais do ensino fundamental(2019-08-18) SANTOS, Maila Fernanda Rosa dos; CARDOSO, Maria Gorete Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/2012685775215935A alfabetização concebida como um sistema restrito de aquisição relacionado a somente ao ato de decodificar e codificar, começa a sofrer críticas e inquietar professores, que passam a compreender que somente saber ler e escrever não é suficiente para que as pessoas possam dar conta daquilo que as práticas letradas na sociedade atual exigem delas. Nesse sentido, o presente estudo tem por objetivo compreender como se organizam e se desenvolvem as práticas de alfabetização nos anos iniciais do ensino fundamental na Escola Municipal de Ensino Fundamental Profa. Júlia Quadros Peinado. Dessa forma, buscando conhecer a concepção de alfabetização que orienta as práticas de professores alfabetizadores e perceber em que sentido estas se aproximam ou se distanciam da perspectiva epistemológica do letramento, bem como se relacionam com a proposta curricular da escola. A pesquisa concentra-se em uma abordagem qualitativa de cunho etnográfico, para coleta de dados empíricos utilizou-se observação participante e aplicação de questionário a duas professoras do ensino fundamental, sendo 1º e 4º anos. Os resultados desta pesquisa evidenciaram que as práticas das professoras estão articuladas a proposta curricular da escola, no entanto, suas práticas ao mesmo tempo que se aproximam do letramento, tendem a se distanciar, pois, o modelo antigo de alfabetização, concentrado somente na leitura e escrita ainda é muito presente no contexto escolar.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Práticas curriculares de letramento nos anos iniciais do ensino fundamental: experiências na Escola Josefa Alvão(2019-08-19) SANTOS, Janiely Cavalcante dos; CARDOSO, Maria Gorete Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/2012685775215935No atual contexto educacional são perceptíveis as inúmeras discussões acerca da alfabetização e do letramento, em vista a sua complexidade, quanto mais ciente estiver o professor de como se dá o processo de aquisição de conhecimento, melhor será sua prática em sala de aula. Diante disso, o trabalho ora apresentado, tem como objetivo investigar in loco as práticas curriculares de letramento realizadas pelas professoras regentes do 1º e 3º ano do Ensino Fundamental, na Escola Municipal Josefa Alvão, no município de Bragança/PA. Nesse sentido, a pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, envolvendo a pesquisa de campo com observação participante em duas turmas 1º e 3º ano, realização de entrevistas com as professoras das respectivas turmas e análise documental. Para análise do tema em estudo buscou-se o embasamento teórico em Street (2014), Soares (1998, 2009, 2010), Mortatti (2006), entre outros. Os resultados evidenciam que as professoras possuem um significativo conhecimento acerca do letramento, buscam estratégias para utiliza-lo nas suas práticas curriculares, embora em alguns momentos apresentem fragilidades que necessitam ser reconhecidas, a partir das formações continuada.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Representações sociais dos professores sobre a inclusão escolar de deficientes na EJA(2019-08-20) CONDE, Joyce Maria da Silva; NEVES, Joana d’Arc de Vasconcelos; http://lattes.cnpq.br/5658289632563411; https://orcid.org/0000-0002-3110-3649Esse estudo analisa as representações sociais dos professores sobre a inclusão escolar de alunos com deficiência na EJA. O referencial teórico-metodológico baseia-se na Teoria das Representações Sociais, no campo processual de Jodelet (2001). Assim, para atender os objetivos proposto, esse estudo se desenvolveu em duas etapas: Levantamento documental (dados estatísticos) e entrevista com cinco professoras da rede Municipal de Bragança-PA. Desse modo, para a organização do campo de analise, considerou-se as três dimensões constituidoras das Teorias das Representações Sociais (sujeitos, contextos e sentidos). Os resultados revelam: Os sujeitos professoras da EJA que constroem sua identidade, com a inclusão a partir do tempo de docência da EJA. No contexto de circulação das representações os indicadores apresentam a queda significativa no número de matrículas da EJA (Brasil/ Pará/ Regiões dos caetés/ Bragança). Esses dados confirmam não só o processo de exclusão vivenciado na Educação de Jovens e Adultos, como também o descaso do serviço público nessa modalidade de ensino, além da negação dos direitos, em relação aos sujeitos da EJA. Os sentidos que apresentam os discursos das professoras sobre a inclusão dos alunos com deficiência na Educação de Jovens e Adultos possibilitaram a construção da figura imagética que possibilitou a identificação dos sentidos construídos pelas professoras sobre a inclusão na EJA, das imagens que são construídas sobre o fazer docente para inclusão da pessoa com deficiência na EJA e por fim, as práticas construídas a partir dos sentidos de inclusão e das imagens construídas sobre o fazer docente em turmas de EJA com alunos com deficiência.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Imagens, sentidos e TDAH: representações sociais dos professores acerca da inclusão de alunos com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade na Amazônia Bragantina(2019-08-21) RIBEIRO, Carla Talita Alves; NEVES, Joana d’Arc de Vasconcelos; http://lattes.cnpq.br/5658289632563411; https://orcid.org/0000-0002-3110-3649O presente estudo tem como objetivo analisar as representações sociais dos professores da região dos caetés sobre o aluno com TDAH e as implicações na prática de ensino na Região Amazônica. Como suporte teórico-metodológico, adotamos a Teoria das Representações Sociais a partir tridimensionalidade de Moscovici: conceito, imagens e atitudes para construção de um campo representacional, no qual cada dimensão se configurou como estrutura condutora e campo de análise, onde se destacou as objetivações e ancoragens constituidoras dessa representação. Participaram do estudo 05 professoras que atuam no Ensino Fundamental da cidade de Bragança-PA. A problemática investigada e quais são os processos constituidores das representações sociais dos professores sobre a pratica de ensino para os alunos com TDAH? Para a realização do estudo, foram utilizados os seguintes instrumentos: a) Questionário sociodemográfico; b) Teste de Associação Livre de Palavras (TALP); e c) Roteiro de Entrevista Semiestruturada. A pesquisa é de natureza qualitativa e descritiva. Os resultados nos mostram que as professoras são peças fundamentais nesse processo de inclusão, desde o ensino aprendizagem dos alunos, para superar as dificuldades encontradas através do transtorno, á buscar de estratégias, onde as docentes são as mediadoras do conhecimento, buscando sempre inovação e empenho ao elaborar suas aulas. Chegamos à conclusão de que os professores precisam conhecer o aluno com TDAH, e não apenas o transtorno e por meio de intervenções pedagógicas, ajuda esses discentes a superar as dificuldades, potencializando as suas habilidades.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Representações sociais de professores sobre a inclusão de alunos autistas nos anos iniciais do ensino fundamental(2019-08-23) OLIVEIRA, Luane de Cássia Carvalho de; SOUSA, Neide Maria Fernandes Rodrigues de; http://lattes.cnpq.br/1962639091204837Este estudo objetiva compreender as representações sociais de professores em uma escola pública do município de Bragança-PA sobre a inclusão de alunos autistas nos anos iniciais do ensino fundamental. Com uma abordagem qualitativa, participaram da pesquisa quatro docentes de turmas regulares inclusivas com alunos autistas, o levantamento ocorreu por meio de entrevista semiestruturada e questionário socioeconômico. A análise dos dados foi realizada por meio da Teoria das Representações Sociais de Moscovici (2015) e da análise do conteúdo de Bardin (2011). Os resultados sugerem que as Representações Sociais (RS) das professoras sobre a inclusão de alunos autistas são permeadas por preocupações em interagir o aluno autista com a turma e envolve-lo nas atividades, com uma percepção do TEA caracterizado por questões cognitivas, de aprendizagem e relacional, destacam o preconceito de pais de crianças não deficientes e a dificuldade das práticas pedagógicas inclusivas, seja pela falta de formação em serviço ou pela falta de condições nas escolas (recursos, materiais, metodologias, apoio); assim as RS são marcadas por anseios, preocupações e insegurança sobre o autismo. Conclui-se que essas RS influenciam diretamente na realização de práticas pedagógicas inclusivas exitosas na escola e estão diretamente relacionadas a uma politica educacional inclusiva deficitária.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Impactos da formação inicial do curso de pedagogia PARFOR nas práticas curriculares de docentes da educação infantil(2019-08-23) BEZERRA, Hévila dos Santos; CARDOSO, Maria Gorete Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/2012685775215935O presente trabalho traz resultados da pesquisa Impactos da formação inicial no curso de Pedagogia PARFOR nas práticas curriculares de docentes da educação Infantil. O objetivo é analisar se as práticas curriculares dos docentes em exercício na Educação Infantil estão passando por alterações significativas em razão da formação inicial recebida, em nível superior. Os dados foram coletados por meio de memoriais de formação e profissionalização docentes elaborados pelos participantes durante o componente curricular da disciplina Didática e Formação Docente, aplicação de questionário semiaberto, constituído dos eixos perfil profissional, prática curricular anterior ao ingresso no curso e percepção das mudanças ocorridas, e entrevistas semiestruturas. Os resultados apontam que uma das mudanças mais evidentes nas práticas pedagógicas dos professores participantes da pesquisa, com base na percepção dos mesmos, foi com relação à metodologia de ensino, tendo em vista que esta constava como uma das principais dificuldades enfrentadas no planejamento pedagógico antes do ingresso no curso. Outra alteração percebida foi com relação ao conhecimento das teorias educacionais que os docentes não tinham entendimento, enquanto contavam apenas com a formação de magistério em nível médio, o que nos permite considerar que esta formação se seu deu de forma precária. As permanências prevaleceram com relação ao método de avaliação através de pareceres, as organizações das turmas permanecem entre divisão de grupos ou individual de acordo com a proposta de cada atividade, e as sequências didáticas e projetos continuam sendo a principal forma de organização de conteúdos de ensino.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O Transtorno mental na educação inclusiva: uma experiência com a esquizofrenia na Educação de Jovens e Adultos em Bragança-PA(2019-08-30) SILVA, Hanna Rodrigues da; CASTRO, Ana Cláudia Ribeiro deO direito à educação de pessoas com deficiência tem concedido diálogos em diferentes âmbitos. Neste sentido, o presente trabalho aborda como objetivo geral uma análise sobre a educação de pessoas com transtorno do espectro da esquizofrenia, enquanto relato de experiência resultante do subprojeto PIBID, realizado em uma turma de 1º etapa da EJA, numa escola municipal na cidade de Bragança – Pa. O texto discorre situando a esquizofrenia no cenário educacional bragantino apresentando um levantamento documental do Centro de Referência em Atendimento Terapêutico e Educacional Especializado - Moendy Akã, partindo para as argumentações da/para inclusão da esquizofrenia mediante a gestão democrática, a interdisciplinaridade da atuação docente, a intervenção matemática e o papel da família. Considerando assim, que a experiência na EJA frente ao TEE conduziu a um novo olhar ao processo da aprendizagem significativa para este sujeito, nesse sentido, obteve-se como necessidade a alteração das práticas pedagógicas que proporcionou à aluna a assimilação do conteúdo e consequentemente, a sua participação diante da atividade proposta.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Os Jogos digitais para os alunos com TEA: a tecnologia assistiva como ferramenta de intervenção no AEE no centro Moendy Akã, Bragança-PA(2019-08-30) VINAGRE, Swany Furtado; ROSÁRIO, Adriana da Conceição Barros do; http://lattes.cnpq.br/1582199833244487; CASTRO, Ana Cláudia Ribeiro de; http://lattes.cnpq.br/0513878271743181O presente estudo tem por objetivo analisar a utilização dos jogos digitais como ferramenta de intervenção no Atendimento Educacional Especializa com alunos com Transtorno do Espectro Autista. Tendo como objetivos específicos: identificar os benefícios dos jogos digitais como recurso pedagógico no Atendimento Educacional Especializado (AEE), construir e aplicar os jogos digitais, como metodologias inovadoras de interação no ensino e aprendizagem, perceber como se dá a interação doas alunos ao utilizar os jogos digitais no processo de ensino e aprendizagem, a partir da abordagem metodológica qualitativa levantamento bibliográfico, pesquisa documental. A construção dos jogos se deu por meio de observação participante no AEE no Centro de Referência de Atendimento Terapêutico Educacional Especializado (CRATEE) – Moendy Akã no município de Bragança-PA e entrevistas com as professoras de AEE que atuam no Centro. A partir da coleta de dados, iniciamos a construção de três jogos: jogo das cores por meio da corrida dos carros, jogo das vogais e jogo da família silábica, utilizando o editor de apresentação Power Point, nesta construção utilizando músicas, imagens e temas de preferência dos alunos e os conteúdos a serem trabalhados. As aplicações dos jogos ocorreram no período de abril a junho de 2019, com quatro crianças com TEA, que realizam o atendimento no CRATEE-Moendy. Os resultados obtidos nos fizeram perceber que as crianças com TEA interagiram de forma significativa com os jogos principalmente com aqueles que tiveram em seu desenvolvimento elementos como imagem e música de sua preferência.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Educação de jovens e adultos: uma escuta dos desafios docente na prática da inclusão no ensino fundamental nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática em Bragança-PA(2019-08-30) VILA NOVA, Jennifer Damiane Baia; CASTRO, Ana Cláudia Ribeiro de; http://lattes.cnpq.br/0513878271743181O estudo aqui apresentado objetivou averiguar como ocorre as práticas educativas de inclusão para alunos da EJA em uma escola de Ensino Fundamental nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, uma vez que à literatura vem levantando discussões sobre a grande dificuldade pedagógica do professor em desenvolver no aluno com deficiência a aprendizagem para sua habilidade social. O estudo foi realizado em uma turma de 3ª Etapa do Ensino Fundamental com dois professores das disciplinas especificas (Português e Matemática) e a professora do AEE. Foram realizadas observações no cotidiano de sala de aula, assim como entrevistas narrativas com esses profissionais, suas narrativas estão ancorando a tessitura desenvolvida no estudo. Os traçados metodológicos encontram-se ancorados a pesquisa qualitativa nas concepções de BOGDAN E BINKLEN (1994), CASTRO (2017) e LUKDE e ANDRÉ (2015). As informações foram coletadas por meio de: observação das práticas pedagógicas dos professores no contexto da inclusão na EJA, entrevistas narrativas e documentação fornecida pela professora do AEE. Os resultados obtidos revelam a grande dificuldade dos docentes em desenvolver estratégias para contemplar o ensino do alunos com necessidades educativas na modalidade da EJA, uma vez que esses professores não encontram apoio em seus parceiros de trabalho e não tem formação voltada para a Educação inclusiva.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Narrativa sobre memórias educacionais e as interfaces no processo de formação profissional (docente), Bragança-Pa(2019-09-06) SILVA, Alina de Fátima do Carmo Miranda; OLIVEIRA, Francisco Pereira de; http://lattes.cnpq.br/6672819410146078; https://orcid.org/0000-0003-1327-8362O presente estudo intitulado “Narrativa sobre memórias educacionais e as interfaces no processo deformação profissional (docente)” nasce da inquietude impressa por mim: quais as minhas memórias concernentes ao percurso estudantil, desde a educação até ao ensino superior? Logo, objetivou-se descrever as minhas memórias do percurso estudantil e suas interfaces no processo acadêmico, assimcomo analisar o processo de experiências e aprendizagens adquiridas no decorrer desse tempo para a constituição de minha identidade como ser humano. Inicialmente, posso ressaltar que não me subsidiei de metodologias científicas para traçar o presente estudo, logo, a narratologia impressa estabeleceu-se às minhas lembranças com maior expressividade, deixando algumas etapas sem evidências para que não houve o retorno de sofrimentos psicossocial. Nesse viés, salienta-se que as descrições fizeram um sobrevoo desde a minha infância até a minha vida adulta, estabelecendo as interfaces a partir do processo de escolarização pelo qual passara e passo. Ficou evidente que as narrativas expressas foram as de maiores impactos tanto no meu processo de vida pessoal quanto estudantil, e, conclusivamente, saliento que todos os percalços da vida pessoal em âmbitos sociais e econômicos foram de suma importância para aferir a minha luta estudantil até os dias atuais.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A Educação básica nas escolas das áreas costeiras de Bragança e o ecossistema de manguezal: análise investigativa do planejamento escolar, desenho curricular e saberes ecológicos locais(2019-09-06) SILVA, Iris Nayara da Silva e; OLIVEIRA, Francisco Pereira de; http://lattes.cnpq.br/6672819410146078; https://orcid.org/0000-0003-1327-8362O presente trabalho teve como objetivo investigar a relação entre os recursos ambientais dos manguezais e a educação básica das escolas públicas situadas em áreas costeiras do município de Bragança. Envolveu as comunidades Bonifácio, Castelo, Acarajó, América, Bacuriteua, Taperaçu-Campo, Taperaçu-Porto e Tamatateua (n=8). Nesse sentido, o projeto tem como procedimento metodológico a pesquisa de campo com a aplicação de entrevistas por meio de um questionário para a gestão (n=6), coordenação pedagógica (n=8) e docentes (n=33) das escolas públicas de educação, situadas nas comunidades estuarino-costeiras. Adicionalmente, ocorreu estudo documental dos projetos político-pedagógicos do desenho curricular, do planejamento escolar, dos projetos educativos e das práticas pedagógicas desenvolvidas pelas escolas. O processo de análise ocorreu por meio de tabulação dos dados e análises quantitativa e qualitativa. Foram identificados diante os procedimentos metodológicos três tipos resultados, intitulados “projetos e trabalhos”, "meio ambiente”, e "indiretamente" que demostram como as escolas se organizam nessa relação curricular e saberes ecológicos locais dessas comunidades, a proposta educacional está pautada em Paulo Freire e tem como finalidade considerar os conhecimentos dos educandos e das comunidades locais.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Atendimento educacional especializado (AEE) e ensino regular: avanços, limites e desafios na prática docente do município de Bragança-Pa(2019-09-06) MOURA, Ana Paula Abreu; OLIVEIRA, Francisco Pereira de; http://lattes.cnpq.br/6672819410146078; https://orcid.org/0000-0003-1327-8362O presente estudo partiu da seguinte pergunta: quais os avanços, limites e desafios na prática docente no AEE e no ensino regular do município de Bragança-PA? Nesse sentido, os objetivos que demandaram o corpus da presente pesquisa foram: estudar sobre os avanços, limites e desafios na prática docente do AEE e do ensino regular do município de Bragança-PA, assim como identificar as principais práticas pedagógicas desenvolvidas no ambiente escolar, concernentes aos alunos com deficiência e sua inclusão no processo de ensino e de aprendizagem, e, analisar o processo de Atendimento Educacional Especializado na escola pública de Bragança. Metodologicamente, o estudo imprimiu a abordagem qualitativa, com resguardo ao instrumento questionário com perguntas semiestruturadas. Ademais, a análise ocorreu por meio da interpretação da análise de conteúdo, assim como pela análise documental. Os principais resultados apontam que há uma prática docente voltada ao atendimento do estudante com deficiência, embora haja limitações devido à ausência do apoio familiar, da formação limitada à educação especial, assim como a ausência de espaço físico e materiais adaptados para cada deficiência. Conclusivamente, constata-se que o Atendimento Educacional Especializado ocorre nas escolas públicas de Bragança com limitações que fogem à prática docente, em que as limitações estão para outras questões.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O Estado do conhecimento sobre os cuidadores escolares de crianças autistas no ensino regular e suas práticas educativas(2019-09-06) CONDE, Larissa Fernanda Alves; SOUSA, Neide Maria Fernandes Rodrigues de; http://lattes.cnpq.br/1962639091204837Esse artigo tem o objetivo de levantar e analisar produções que versam sobre cuidadores de crianças autistas em Programas de Pós-Graduação no Brasil na área de Educação entre 2014 e 2018. O levantamento foi realizado nas plataformas: Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), no Portal de Periódicos da CAPES e no Google Acadêmico. Primeiramente levantou-se as produções com a palavra-chave cuidador escolar e em seguida cuidador escolar e autismo. Os resultados indicaram ínfima produção nos estudos sobre cuidadores escolares de crianças com TEA, foram encontradas seis produções que se concentraram em duas categorias: (a) Cuidador Escolar e Autismo; (b) Cuidador Escolar. Considera-se a necessidade de ampliação de pesquisas sobre a temática abordada.